Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Item EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE(Universidade Estadual do Paraná, 07/04/2022) PROMOCENA, Igor Fernando Basílio; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/4952584511756196; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; André Mauricio Brinatti; http://lattes.cnpq.br/6646179684977811; Hercilia Alves Pereira de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/6902808363799194Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa documental sobre as escolas Waldorf. O objetivo foi investigar se a pedagogia Waldorf é um possível caminho para promover a Educação Ambiental, EA para a sustentabilidade, como viés da EA crítica. As políticas públicas educacionais apontam, por meio de documentos norteadores, que a EA deve ser promovida em todas as séries e em todas as disciplinas. No entanto, estes documentos não apontam quais procedimentos metodológicos legitimam a Educação Ambiental. E, como aponta a literatura pertinente, nas escolas regulares, esta formação é deficitária. De modo geral, a apresentação dos conteúdos é fragmentada, desconexa e equivocada. Assim, pesquisamos as matrizes curriculares, as atividades práticas realizadas e a logística do processo ensino e aprendizagem para crianças de 6 a 13 anos das escolas Waldorf. Também identificamos onde se localizam. Utilizamos como fonte de pesquisa primária, os dados disponíveis no site da Federação das Escolas Waldorf do Brasil. Os resultados mostram que estas escolas, presentes em 11 estados brasileiros, utilizam a ecopedagogia para promover a EA. Os currículos das escolas Micael de Fortaleza – CE e João Guimarães Rosa de Ribeirão Preto -São Paulo, por serem mais detalhados, foram analisados. As análises apontam que a pedagogia Waldorf valoriza a educação para a sustentabilidade por meio de práticas lúdicas e concretas, além de uma abordagem holística dos conteúdos com ênfase nas Artes. O espaço físico destas escolas privilegiam práticas que valorizam a terra e incentivam vivências com o meio ambiente. A estrutura organizacional das escolas incentiva a participação da comunidade escolar que, por meio das associações mantenedoras, tomam decisões conjuntas. Por fim, podemos dizer que as escolas Waldorf apresentam condições favoráveis para promover a EA crítica com ações para a sustentabilidade.Item POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL A PARTIR DE 2000: A PERSPECTIVA DA UNESCO(Universidade Estadual do Paraná, 2015/06/12) RODRIGUES, Adriana Aparecida; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/6770567160476471; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Ângela Mara de Barros Lara; http://lattes.cnpq.br/9373145087387951; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Esta pesquisa tem como objeto de estudos as políticas públicas para a formação de professores no Brasil a partir do ano 2000, analisando-as sob a perspectiva idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para a educação do século XXI. Parte do princípio que a educação e a formação docente devem ser compreendidas a partir de uma vertente totalizante, na qual se estabelece uma relação com as questões maiores, como a economia e a política, percebendo, dessa maneira, as contradições e as ideologias presentes nas políticas educacionais gerais. A preocupação do estudo é responder à seguinte questão: qual a relação existente entre as propostas da UNESCO e as políticas nacionais atuais destinadas à formação docente no Brasil? Partimos do pressuposto que, desde o final do século XX, a UNESCO influencia as políticas educacionais dos países em desenvolvimento e, por conseguinte, as políticas para a formação docente, que fazem parte desse contexto. O desenvolvimento da pesquisa se deu a partir de estudos bibliográficos e documentais e sua fundamentação teórica está pautada no materialismo histórico e dialético, a fim de mostrar que a educação está imbricada com a produção e a reprodução da vida material humana, sendo constituída pelas mudanças socioeconômicas e políticas de um período determinado. Trabalhamos com duas categorias essenciais que são a totalidade e a contradição, tendo como âncora a pesquisa qualitativa cujo enfoque histórico estrutural nos garante uma ampla visão do problema, assinalando possibilidades de compreensão das relações que o nosso objeto estabelece com as questões maiores dentro de um contexto socioeconômico e político. Para a análise de conteúdo dos documentos estudados, também consideramos os acontecimentos sociais em curso no período da sua promulgação. Os resultados encontrados durante o desenvolvimento da pesquisa estão organizados em três momentos, a saber: primeiro destacamos o papel do Estado nas políticas públicas para a educação; em seguida apresentamos as políticas públicas aprovadas no final do século XX no Brasil, destacando as de formação docente e, por último, apontamos, em alguns documentos, as recomendações da UNESCO para a formação docente no Brasil. Os resultados mostraram que as determinações existentes nos documentos estudados, no lugar de proporem uma formação acadêmica teórica e consistente, complementada pelo domínio das metodologias didático-pedagógicas necessárias ao desempenho da profissão, propõem uma formação que prioriza as habilidades e competências do professor, pautadas no saber fazer, como premissa para o trabalho docente.Item A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DO CAMPONÊS NO ESTADO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/03) FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/5218559034897879; Elias Canuto Brandão; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; Bernardo Mançano Fernades; http://lattes.cnpq.br/2836764800084585; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336O objetivo desta pesquisa é compreender a trajetória histórico-política do ensino na Educação do Campo no Paraná. Para cumprir tal meta, foi levantado um histórico dos problemas sociais, nos quais o ensino está inserido, envolvendo as questões agrárias no Brasil e Paraná, desde suas mais remotas origens. Optou-se por este recorte porque a Educação do Campo está historicamente ligada aos problemas sociais causados pela má distribuição das terras brasileiras. Os dados apontaram que o modelo de divisão das terras brasileiras, desde 1500, levou à concentração fundiária, à desigualdade social e no ensino. Indicaram ainda que o ensino dos camponeses nunca foi prioridade para o Estado brasileiro nem do Paraná. No Brasil, esta situação começou a ser debatida criticamente, e na perspectiva dos camponeses, a partir da década de 1990 com as realizações de eventos em nível nacional. Assim, a pesquisa buscou responder algumas indagações: A Educação do Campo visa superar o modelo de ensino atual, em que as escolas urbanas são ―valorizadas‖ em detrimento das escolas do campo? Há diferenças entre a Educação do Campo e a educação do campo do agronegócio? O Estado do Paraná incluiu ou cooptou o conceito de Educação do Campo nas Diretrizes e nas escolas? Para respondermos, apoiamo-nos em dados oficiais e não-oficiais, bem como na revisão bibliográfica. No que se refere à análise, embasamo-nos em autores que buscam referências teóricas no materialismo histórico. Os resultados indicaram que – desde o Brasil Colônia – a concentração de terras no Brasil impactou diretamente na exclusão do camponês ao ensino, e que continua com as políticas de fechamento de escolas no campo em pleno início do século XXI, momento em que se discute o ensino na Educação do Campo. Destacamos, porém, que o conceito Educação do Campo ainda está em construção, e que, por isso, podem-se observar limites em seus aspectos teóricos e metodológicos, bem como nas tentativas de implementação de políticas públicas de ensino na Educação do Campo do Paraná. Nessa linha, a presente pesquisa buscou demonstrar que o Estado brasileiro e o Estado do Paraná estão cooptando o conceito ―Educação do Campo‖ em detrimento dos movimentos sociais, e, como afirmam alguns autores, cooptando também muitos de seus intelectuais. Concluímos que, embora o ensino na Educação do Campo sequer tenha completado dezoito anos no debate nacional, ainda carece de profundas reflexões sobre os limites que o Estado burguês está impondo à mesma.Item POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE OBRAS CLÁSSICAS NO ENSINO: CÁRCEL DE AMOR E LA VIDA DE LAZARILLO DE TORMES(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/03) MALAVASI, Silvana; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/5959834378816015; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060A proposta nesta dissertação é analisar duas obras clássicas da literatura espanhola medieval: Cárcel de Amor, escrita no século XV por de Diego de San Pedro, e La vida de Lazarillo de Tormes, romance anônimo escrito no século XVI. Com a finalidade de entender o ensino nesses dois séculos, a análise será realizada com base na contextualização histórica da Península Ibérica nos séculos XV e XVI, a qual tornou possível a compreensão dos aspectos sócio/educacionais, políticos, econômicos e religiosos dos períodos mencionados. Os objetivos da pesquisa são: estudar o contexto histórico, relacionando-o aos aspectos sócio/educacionais presentes na sociedade da época em que as obras foram escritas; analisar qual a contribuição dos ensinamentos dos romances para a sociedade em questão; refletir sobre a importância do estudo de obras clássicas para a atualidade. Com base na bibliografia, consideramos que o estudo de obras clássicas auxilia-nos a entender melhor o presente. As teorias clássicas são um importante apoio para que tanto os professores formadores quanto os futuros professores compreendam as questões contemporâneas práticas de sala de aula. Logo, para essa compreensão histórica sobre o ensino, nos fundamentaremos em autores que contribuem para o entendimento do homem em sua totalidade, entendê-los em seu tempo,compreendendo as relações que permeiam as questões econômicas, sociais e educacionais. A reflexão sobre o contexto histórico das obras selecionadas para análise leva-nos a entender as prioridades educacionais de nossa época. Desse modo, considerando a relevância da compreensão tanto do período histórico das obras analisadas quanto do atual, propusemo-nos a refletir acerca do ensino e da formação dos homens. Com base no entendimento de que as questões educacionais são específicas de cada período histórico, propomos que o ensino seja analisado nas relações humanas interdisciplinares, o que envolve os aspectos educacionais, econômicos, políticos e religiosos que representam a formação completa dos homens em sociedade.Item FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/30) OLIVEIRA, Helen Cristina de; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952; Renan Bandeirante Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Domingos Leite Lima Filho; http://lattes.cnpq.br/1113538527015820; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.Item PEER INSTRUCTION: DISCUSSÕES QUE PERMEIAM A FORMAÇÃO REFLEXIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/31) DUARTE, Bruna Marques; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/7237406150714469; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Andrea Paesano Júnior; http://lattes.cnpq.br/6072625760455113; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646Este trabalho objetiva discutir alguns aspectos relevantes para o Ensino de Ciências, enfatizando o ensino de Física. Como parte integrante deste contexto, apresentamos e discutimos os resultados da aplicação do método Peer Instruction ou PI, idealizado por um professor de Física da Universidade de Harvard, Eric Mazur. O referido método evidencia as concepções espontâneas dos estudantes em conflito com as concepções ditas científicas. Portanto, conhecer essas concepções espontâneas ou alternativas é parte fundamental para o sucesso da aplicação desse método. Neste trabalho, o público alvo foram os acadêmicos do último ano do curso de Ciências - Licenciatura Plena da UNESPAR - campus de Paranavaí. Assim, além de identificar quais são as concepções alternativas destes alunos sobre os conteúdos de eletrostática e eletricidade, também discutimos como essas concepções podem interferir na atividade profissional deles. Inserido nesse contexto, apresentamos uma discussão sobre o ensino de Ciências no Brasil e a importância da epistemologia da Ciência no processo ensino-aprendizagem de forma a contextualizar o Método Peer Insctruction, correlacionado-o com a prática metodológica comumente empregada. O trabalho é de campo, possuindo um intuito quanti-qualitativo, e seus levantamentos de dados ocorreram por meio de aplicação de questionários e observações. A análise dos resultados é representada por gráficos que mostram a porcentagem de acertos antes e depois da aplicação do método. Esses dados forneceram subsídio para o cálculo do ‘ganho’ (g) obtido, conforme apresentado pelo autor do método. Os resultados mostraram que os índices de ganho alcançados são compatíveis com a literatura existente sobre o assunto, afirmando o sucesso do método para o ensino conceitual. As análises dos resultados permitem considerar que o método pode ser utilizado para promover o processo de formação reflexiva que deve ser instalada desde a formação profissional dos futuros professores.Item DESENHANDO-ME COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS: CONCEPÇÃO ANTES E DEPOIS DO CONTATO COM A SALA DE AULA.(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/14) FRAQUETTA, Flávio; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1881912703343114; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Maria Júlia Corazza Nunes; http://lattes.cnpq.br/3018298062282452; Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591A concepção que discentes em Formação Inicial em Ciências Naturais constrói a cerca do papel do professor no contexto atual é fator determinante para o seu processo profissional. Podemos considerar o estágio supervisionado como contribuinte efetivo para essa visão formadora, pois é a partir do contato direto com a sala de aula, que os futuros professores vivenciarão a sua carreira futura e serão levados a uma reflexão a partir da experiência docente no processo de observação, participação e regência atribuídas ao estágio supervisionado. O objetivo geral desse trabalho é investigar as reflexões sobre o que é ser professor, antes e depois do contato com a sala de aula, este proporcionado pelo estágio supervisionado obrigatório dos cursos de Licenciatura. Para tal, foram pesquisados um grupo de professores em formação inicial, acadêmicos do terceiro ano do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí no ano de letivo de 2014, que poderão atuar como professor da disciplina de Ciências nas escolas de Ensino Fundamental II. Assim, o processo de investigação desenvolveu se a partir da interação entre pesquisador e membros das situações investigadas, com a finalidade de ilustrar o seguinte questionamento: Que tipo de professor gostaria de ser e para que sociedade? Assim como, a elaboração de um desenho que delineasse o significado que tem para o acadêmico em ser um professor de Ciências. Para que haja a efetivação desse trabalho, foram analisados os discursos dos futuros professores apresentado nos dados coletados para discutir as reflexões sobre o ser professor e tornar-se professor, a complexidade do ser professor, do estar em sala de aula e o tamanho da responsabilidade que colocam em nossos ombros, segundo a concepção dos professores de Ciências em formação.Item USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ-PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/17) STEFANI, Divaldo de; PIRES, Marilene Mieko Yamamoto; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; http://lattes.cnpq.br/4921439028386315; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591; Marcos Cesar Danhoni Neves; http://lattes.cnpq.br/6514146095003486; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646As tecnologias da informação e comunicação, as mídias digitais e a popularização das redes sociais com o seu uso cada vez mais frequente no cotidiano da comunicação em rede, através da internet, assim como os aplicativos de computador, tablets, celulares, smartphones e os smartwatchs inserem a população mundial na comunicação digital, graças aos novos recursos tecnológicos desenvolvidos. Vivemos em uma época da tecnologia e da comunicação digital, falada, escrita, digitalizada e concretizada por imagens, audiovisual e em tempo quase real, e nessa perspectiva moderna, temos jovens que nasceram e cresceram diante da tecnologia e internet, os “nativos e imigrantes digitais”, e o professor que necessita criar novas alternativas didáticas e metodológicas para lidar com esses jovens conectados e que vivem num mundo de informações e comunicação rápida e coletiva. O objetivo desse estudo foi analisar como a tecnologia digital, internet e redes sociais interagem com a prática docente e investigar o perfil dos professores diante dessa tecnologia. A metodologia foi baseada em pesquisa aplicada através de ferramenta online (google docs), com a elaboração de formulário de pesquisa e encaminhado ao professores do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí-Pr. Na análise da pesquisa observamos que os professores utilizam restrita e aleatoriamente as TICs, e possuem conhecimento limitado com relação ao uso das tecnologias e computadores, e em sua formação as TICs não foram contempladas. Conclui-se que a tecnologia digital, e os recursos tecnológicos oferecidos pela Internet e as redes sociais, devem ser mais utilizadas pelos professores, pois servem de apoio à sua prática docente interdisciplinar e que a academia deve ter um olhar voltado à formação dos professores com a incorporação das tecnologias em sua formação.Item PEDAGOGIA DOS JOGOS ELETRÔNICOS: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/28) JUNIOR, Cleber Mena Leão; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/9906584266337547; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Osvaldo Luiz Ferraz; http://lattes.cnpq.br/4060802439463452; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060O uso das tecnologias e jogos eletrônicos na educação e, especialmente na Educação Física, tem ganhado espaço de estudo acadêmico. Porém, o fato de não haver uma metodologia de ensino que utilize os jogos eletrônicos como proposta didática pedagógica na escola, em decorrência de não ser estudada, disseminada e, além disso, aplicada pelos pesquisadores brasileiros, sobretudo os da área de Educação Física, configura-se como justificativa desta pesquisa. Por isso, o objetivo desse estudo foi propor uma metodologia de ensino para os conteúdos da Educação Física escolar utilizando o videogame de movimento corporal como recurso didático pedagógico. O estudo se desenvolveu na disciplina de Educação Física, em uma turma de sétimo ano, do Colégio Estadual de Paranavaí, no Paraná, constituído por 26 participantes, sendo 13 meninos e 13 meninas, com idade entre 11 e 18 anos e média de 12,30 (±1,46) anos. Para a realização do estudo foi necessária a revisão da literatura, a análise documental e, posteriormente a pesquisa de caráter aplicado e observação, bem como a aplicação de questionário e entrevista semiestruturada para o desenvolvimento da pesquisa. Os resultados da aplicação do questionário diagnóstico demonstram que a preferência dos alunos por aulas de Educação Física com Videogames foi de 69,2%, em relação às aulas de Educação Física Tradicionais. As justificativas apontam que 34,6% dos alunos “gostam”, e também as consideram “divertida”, ou seja, sobressaindo-se à Tradicional, que teve 19,3% para os mesmos motivos. Os resultados da entrevista semiestruturada geraram duas categorias: a Influência do Videogame na Educação Física Escolar e as Contribuições de uma Metodologia de Ensino com Videogames na Educação Física Escolar. Na primeira categoria, constatou que os videogames geram uma participação efetiva, por isso, quanto maior a vivência na utilização desse recurso em sala de aula, maior a familiarização com a tecnologia e, portanto, a aproximação do grupo implica no envolvimento dos alunos nas aulas. Aos que acreditam que as tecnologias direcionam para o sedentarismo, no grupo estudado, o movimento foi o fator constante na realização das atividades. Na segunda categoria, constatou-se que a utilização do videogame não foi um empecilho por parte da escola, pois houve o interesse da escola pela aquisição de um videogame igual ao modelo utilizado na pesquisa. Acerca do desenvolvimento da metodologia, foi descrito um paralelo com os dedos da mão para fixar os passos, bem como a sua sequência. Em relação ao entendimento proporcionado aos alunos, por meio dos jogos eletrônicos, temos como satisfatório especialmente pelo tempo de aplicação reduzido, e em relação ao fato de que os alunos ainda não haviam vivenciado o estilo de dança Hip Hop, o aprendizado se fez presente. Por fim, este estudo mostra que os jogos eletrônicos de videogames podem ser inseridos como uma importante ferramenta de ensino e, a escola, deve se apropriar dessa ferramenta para melhorar, inovar ou até mesmo, por se mostrar mais interessante e eficiente do que a aula tradicional para os alunos do século XXI.Item “NESTA ESCOLA NÃO HÁ LUGAR PARA BICHINHAS [...]”: DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA NO AMBIENTE ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2015/08/31) SIQUEIRA, Marcos da Cruz Alves; CAMPOI, Isabela Candeloro; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; http://lattes.cnpq.br/8097738870620043; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; MAIO, Eliane Rose; http://lattes.cnpq.br/9562371036022440; Ivana Guilherme Simili; http://lattes.cnpq.br/8673193550460700O objetivo deste estudo é compreender as práticas no tratamento à diversidade sexual por parte das equipes das escolas pesquisadas, que foram analisadas em consonância às políticas públicas educacionais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que teve como sujeitos 55 profissionais de colégios da rede estadual de Ensino Médio localizados na cidade de Paranavaí/PR. O método utilizado para a pesquisa pautou-se na aplicação de questionários semiestruturados, seguido da análise dos dados coletados. A própria proposta desta investigação possibilitou, por meio da reação dos(as) convidados(as) a participarem, a sistematização de evidências que foram problematizadas no texto. Após a coleta das informações, foi possível verificar quantitativamente o nível de preparo dos(as) profissionais participantes para o enfrentamento da homofobia nas escolas. O exame do material obtido gerou reflexões sobre as políticas públicas direcionadas à diversidade sexual, relações de gênero, sexualidade e homofobia no âmbito escolar. Para tanto, foi feita uma discussão teórica sobre a temática e sua aplicação nos estudos acadêmicos. Verificou-se diferentes opiniões e representações sobre a diversidade sexual e a homofobia nas respostas dos(as) entrevistados(as), a partir das quais se constatou a afirmação dos estereótipos que têm proporcionado diversas formas de violência enfrentadas pelos alunos e alunas LGBTT. A partir da análise dos últimos relatórios sobre as violências homofóbicas no Brasil, averiguou-se que, apesar das políticas públicas estaduais e nacionais criadas para o enfrentamento da violência homofóbica, os discursos contidos nas respostas minimizam os sujeitos que fogem do padrão heteronormativo.Item EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03(Universidade Estadual do Paraná, 2015/11/23) SANTOS, Celso José dos; MENDES, Claudinei Magno Magre; OLIVEIRA, Eduardo David; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/4774266304230055; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Eduardo David Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5201908900947666; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Essa pesquisa registra os limites e potencialidade das Equipes Multidisciplinares instituídas nas unidades escolares de educação básica da Rede Estadual Pública de Educação no Noroeste do Paraná, como mecanismo de política pública de ação afirmativa educacional voltada para dar efetividade à Lei 10.639/03 e à Educação das Relações Étnico-Raciais. Foi desenvolvida sob o olhar de um pesquisador participante, militante sindical e do movimento social negro. A análise desse objeto iniciou com o processo histórico que produziu exclusão e o grave quadro de vulnerabilidade educacional da população negra, bem como processo de conquista de políticas públicas de ações afirmativas educacionais em favor da população negra paranaense, que culminaram na instituição das Equipes Multidisciplinares. O cerne da investigação, a partir do estudo de caso das equipes multidisciplinares do município de Paranavaí, possibilitou identificar elementos de limitação e de potencialidades dessas Equipes Multidisciplinares. O método de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica e de estudo de caso, contou com uma farta documentação obtida pelo Ministério Público do Paraná que desencadeou um Processo Administrativo para monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 na educação paranaense, bem como junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, às Unidades Escolares, cujas Equipes foram investigadas e junto aos movimentos sociais afetos a essa causa. Numa abordagem interdisciplinar e multicultural crítica, o objeto foi investigado a partir de um referencial teórico articulando uma perspectiva histórica, crítica e multicultural, tendo a raça e classe como categorias fundantes no processo de formulação de políticas públicas educacionais para a população negra.Item UMA DÉCADA DEPOIS: A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PARANAVAÍ (2003-2014)(Universidade Estadual do Paraná, 2015/12/18) DUARTE, Angelina; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/5275789313096937; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Ivana Guilherme Simili; http://lattes.cnpq.br/8673193550460700; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223Nesta dissertação procuramos analisar, de que forma a lei 10.639/2003 está sendo implementada no currículo escolar, nos materiais didáticos e nas ações cotidianas dos (as) professores (as) e professores de História que atuam no Núcleo Regional de Paranavaí /PR. Partindo do princípio que uma das principais dificuldades para a implementação da mesma é a permanência do modelo eurocêntrico, falta de uma formação acadêmica e continuada adequada e o mito da democracia racial presente no professor. O foco da pesquisa se centra na disciplina de História pelo seu campo de atuação e sua função sendo por isto um lugar privilegiado para o cumprimento da lei e por ser considerado a ―carteira de identidade de país‖. É uma pesquisa qualitativa fizemos uma revisão bibliográfica demonstrando a relação entre as ausências e presenças da História e Cultura da África dos africanos e afrodescendentes nos currículos e nos livros didáticos de História e os fatores que influenciaram para a obrigatoriedade da inserção da temática. Analisamos também as abordagens presentes nos livros e materiais didáticos adotados pelos professores de História do município de Paranavaí no tocante à História da África, no período de 2003-2013. Identificamos as estratégias e ações de formação e capacitação docente que o Estado do Paraná tem ofertado aos docentes para a implementação da lei 10.639/2003. E através de um questionário semi estruturado buscamos as representações dos docentes sobre o ensino de História da África e da cultura afro brasileira perceber como as insere na sua prática. Após a pesquisa concluímos que os professores possuem pouca ou nenhuma formação para implementar os conteúdos relativos à História da África. Muitos professores não consideram importante o aprofundamento dos conteúdos relativos à História da África. Os livros didáticos não oferecem o devido espaço ao tema, contribuindo assim para que estes conteúdos sejam deixados de lado; Ao trabalhar pontualmente a história africana e afro-brasileira como tem sido feito nas escolas tem na verdade contribuído para a ―folclorização‖ da História da África, na medida em que deixam de discutir profundamente o assunto. O trabalho aponta que ainda que houve avanços como a inserção da temática no currículo, livros com capítulos específicos sobre a África, aumento de cursos de capacitação ofertados e um novo olhar de alguns professores sobre a temática ainda a um longo caminho a trilhar afinal ainda é muito presente no ensino de história o eurocentrismo e o mito da democracia racial. Um dos nós desta questão é a formação acadêmica haja vista que a inserção da temática nas Universidades é lenta contribuindo para uma formação de professores com uma visão conservadora e preconceituosa.Item ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA SOVIÉTICA AO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: vivência efetiva para o desenvolvimento da imaginação criadora(Universidade Estadual do Paraná, 2015/12/21) MÁXIMO, Maria José; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3317443858230454; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Sonia Mari Shima Barroco; http://lattes.cnpq.br/0910185283511592; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060O presente estudo teve como objetivo analisar o papel formativo do ensino da arte no desenvolvimento integral da criança na educação infantil, a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. Os avanços promovidos pela lei de diretrizes e bases para a educação nacional n° 9.394 de 1996, na qual a educação infantil foi instituída como primeira etapa da educação básica e o ensino da arte como conteúdo curricular obrigatório com vista à formação integral da criança. Contudo, nos documentos orientadores da educação infantil identificam-se a concepção espontânea da construção do conhecimento como do desenvolvimento da criança. Os encaminhamentos pedagógicos propostos no trabalho com a arte corroboram para a manutenção de práticas pedagógicas superficiais, limitadas ao conhecimento cotidiano, que privilegia a livre expressão. Concepção que encontra respaldo no discurso pelo não ensino a essa faixa etária. Em decorrência da ausência de uma concepção teórica que verse em favor da transmissão da cultura, científica e artística mais elaborada à criança, constata-se tanto a desvalorização do conteúdo artístico quanto a frágil formação do professor dessa área. Em contraposição à concepção natural do desenvolvimento humano, este estudo buscou nos pressupostos da teoria histórico-cultural confirmar a contribuição do papel formativo da arte no desenvolvimento da criança. Para tanto, realizamos um estudo de caráter documental e bibliográfico, fundamentado no método materialista histórico e dialético, a fim de examinar nos documentos orientadores e diretivos a concepção de educação, bem como o ensino da arte na educação infantil. Ancorados nesses pressupostos teóricos, verificamos a concepção de desenvolvimento da criança e da atividade educativa, concepções que também buscamos identificar nos textos clássicos da psicologia russa, que analisam a temática em questão, nos quais constatamos orientação contrária à identificada nos documentos oficiais, tanto no que se refere à concepção do desenvolvimento da criança, quanto à essencialidade da educação para seu desenvolvimento. O referencial em questão, ao esclarecer a natureza social do desenvolvimento psíquico da criança, do coletivo para o individual, do externo para o interno, do concreto para o abstrato, do sensível para o cognitivo, apresentou a lei zona de desenvolvimento, como a atividade que potencializa o processo, a atividade guia. E mostra que se trata de um processo, de natureza dialética, mediado pelo signo e motivado pelo fenômeno afetivo, onde o desenvolvimento da unidade, afetivo cognitivo, que constitui a estrutura psíquica, encontra-se na dependência de vivências efetivas. Nesse sentido, identificamos a contribuição do ensino da arte na educação infantil, em virtude tanto do elemento emotivo, parte constitutiva da arte como da atividade guia, como por se constituir um signo, um conteúdo ideal no sentido pedagógico, que dada a sua constituição traz em si altas potencialidades humanas cristalizadas. A apropriação desses elementos na atividade de imitação bem como na atividade criadora, decorrente da assimilação dos elementos que a constituem, estabelece vivências efetivas, consequentemente, o desenvolvimento inicial das funções psíquicas como um todo. Assim, podemos concluir que, da qualidade do signo artístico, como da mediação do professor, depende o nível de desenvolvimento que essa pode vir a promover na criança.Item A PROPOSTA EDUCACIONAL DE FRIEDRICH FROEBEL: DOS JARDINS DE INFÂNCIA À ATUAL EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL(Universidade Estadual do Paraná, 2016/05/12) SANTOS, Juliara Dias dos; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/5901542369404921; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Heloisa Toshie Irie Saito; http://lattes.cnpq.br/2902881020655837; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Este trabalho apresenta um estudo sobre a proposta educacional de Friedrich Froebel estabelecendo uma relação entre o surgimento dos Jardins de Infância, o contexto histórico no qual eles foram criados e a influência dessas ideias nas propostas atuais para a Educação Infantil no Brasil. A criação dos jardins de infância está associada às mudanças que ocorreram na sociedade capitalista do século XIX. Não obstante, com o desenvolvimento do capital, novas perspectivas educacionais surgiram ao longo do século seguinte, em especial para a educação da infância. Assim, perguntamos: qual a relação de Froebel com o ensino nas atuais escolas de Educação Infantil? Partimos do pressuposto que parte das ideias e dos princípios educacionais ligados ao ensino (lúdico, jogos, brincadeiras, trabalho de observação do professor) idealizados por Froebel, embora ressignificados, ainda estão presentes nas propostas atuais para a Educação Infantil brasileira. Para tanto propomos este estudo, cujo desenvolvimento se justifica pelo fato de entendermos melhor a origem da educação pré-escolar e as propostas educacionais atuais para o ensino nas escolas de Educação Infantil. O estudo teve como âncora a pesquisa qualitativa cujo enfoque histórico-estrutural nos garante uma ampla visão do problema, assinalando possibilidades de compreensão das relações que o nosso objeto de estudos estabelece com as questões maiores dentro de um contexto socioeconômico e político e se utilizou de fontes bibliográficas e documentais, com o intuito de contribuir para o aumento do conhecimento na área das políticas para a educação infantil no Brasil. A partir desse contexto o texto está organizado em três momentos, a saber: a seção dois ordena as informações acerca da economia e da política, justamente para que, na seção seguinte se possa entender a proposta de criação dos jardins de infância dentro de um contexto de mudanças, a partir do qual foi necessário preparar os indivíduos para a vida em sociedade e para o mundo do trabalho. Foram utilizadas como fontes de pesquisa nessa seção, os textos do historiador britânico Eric Hobsbawm, dentre outros. A seção três tem por objetivo explicar o surgimento dos jardins de infância, evidenciando o pensamento filosófico e pedagógico de Froebel ao preocupar-se com o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos e nela foi utilizada como fonte primária a obra “A Educação do Homem” de Froebel, além de autores que discutem a sua vida e obra, como Alessandra Arce e outros, que serviram como revisão de literatura. A seção quatro teve por finalidade realizar uma aproximação da pedagogia dos Jardins de Infância de Froebel com as propostas educacionais atuais para a Educação Infantil. Para tanto, foram utilizadas como fontes primárias para análise a obra Educação: um tesouro a descobrir, idealizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). Os documentos analisados foram selecionados devido à sua relevância enquanto norteadores das propostas educacionais para a educação do novo século. Os resultados da análise apontaram que, parte das ideias de Froebel ainda está presente nas propostas atuais para a educação infantil do Brasil.Item BLENDER 3D OPEN SOURCE: PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA AO ENSINO DE BOTÂNICA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/07/21) DEMIZU, Fabiana Silva Botta; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/8616720476558911; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Yandre Maldonado e Gomes da Costa; http://lattes.cnpq.br/5111623148244343; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646O uso das tecnologias na educação, em especial a Internet e o computador, tem se ampliado nesse novo cenário do século XXI. Dentre essas tecnologias que atendem ao sistema educacional como um todo, é possível destacar aquelas que fornecem interatividade entre os docentes e discentes. Neste trabalho, desenvolvemos um aplicativo interativo composto por imagens tridimensionais produzidas com o software Blender 3D open source e com a inserção de atividades propostas no moodle. Apresentamos um software livre e gratuito com a finalidade de apoiar o ensino e a aprendizagem de conceitos fundamentais de botânica, sendo esses propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Na perspectiva de buscar delimitações, bem como potencializar ações, o objetivo geral desta pesquisa foi a criação de um aplicativo educacional interativo com imagens em 3ª dimensão, na área estrutural e funcional de botânica, visando a uma nova metodologia para o Ensino Médio. Culminou-se, portanto, abordar o uso de tecnologias na formação de professores, relacionando-as ao ensino; descrever o processo de construção do aplicativo educacional; apresentação das contribuições metodológicas que o aplicativo pode proporcionar ao ensino e; análise da avaliação dos resultados deste material. Assim, para a realização do estudo, utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e, posteriormente, a pesquisa de caráter aplicado e de observação, bem como o uso do aplicativo nas turmas de ensino técnico do ensino médio do Instituto Federal do Paraná, Campus de Paranavaí. A fundamentação teórica foi motivada no uso da tecnologia sobre o material instrucional, a fim de questionar as potencialidades deste como um possibilitador de aprendizagem significativa, do conteúdo de botânica, relacionado ao conteúdo curricular do ensino médio. Durante os estudos apresentados, a pesquisa ocorreu em quatro seções: na primeira, mencionamos o papel das tecnologias na educação, no ensino de Ciências abrangendo a biologia e a botânica, em que apresentamos, de forma sintetizada, uma contextualização histórica a respeito da inserção da tecnologia destinada à educação e à formação docente no cenário brasileiro no início do século XXI; em seguida, apontamos as TICs no sistema educacional, enfatizando o compartilhamento de informações tecnológicas que contribuirão para o ensino-aprendizagem; na terceira seção, descrevemos a metodologia direcionada dos conteúdos propostos no aplicativo, e por último, foram desenvolvidos uma análise de dados. Diante dos resultados obtidos a partir da aplicação do software durante as atividades realizadas, poder-se-á dizer que, o uso da ferramenta é capaz de contornar as dificuldades apresentadas, possibilitando aos estudantes desenvolver habilidades necessárias para o uso da nova metodologia.Item DISCUTINDO A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/03) SANTOS, Diego Marlon; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/1739031666447757; Lucila Akiko Nagashima; ttp://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Marcelo Pimentel da Silveira; http://lattes.cnpq.br/4957252344122086; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Neste trabalho procurou-se pesquisar o processo formativo dos professores que lecionam a disciplina de Química nos colégios públicos da região noroeste do estado do Paraná, tendo como objetivo a identificação das necessidades e suas práticas pedagógicas, podendo dessa forma contribuir na formação mais eficiente e efetiva dos professores. Realizando um mapeamento mais atual das necessidades formativas, observamos que há uma grande carência de professores nessa área do conhecimento e os resultados obtidos podem servir como base para discussões envolvendo propostas da formação inicial e continuada. A análise destacou nas entrevistas com os professores de Química, a questão do que se deve “saber” e “saber fazer” para ministrar uma docência de qualidade. As falas dos professores foram importantes para se discutir os conhecimentos que precisam ser adquiridos, proporcionando uma visão rica e complexa da atividade docente. Por esse motivo, há necessidade de uma ruptura com o modelo da racionalidade técnica, que aumente os domínios dos professores sobre os saberes que implicam as necessidades formativas, havendo uma articulação de conhecimentos, para que possam relacionar a teoria e prática. Nesta investigação utilizou-se uma pesquisa de campo, descritiva e de cunho quali-quantitativo para analisar os dados referentes aos professores que lecionam a disciplina de Química no Ensino Médio nas instituições de ensino de abrangência do Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR. A coleta de dados foi realizada por meio do encaminhamento de questionários e entrevistas em três momentos distintos: no primeiro, optou-se pelo encaminhamento do questionário aos diretores, obtendo informações sobre a instituição de ensino, visando investigar o perfil dos colégios públicos, totalizando desta forma, 34 questionários encaminhados. No segundo momento, foram encaminhados 48 questionários aos professores de Química, obtendo informações sobre a sua formação e as práticas pedagógicas. No terceiro momento, optou-se em realizar uma entrevista também com 10 professores, porém, residentes no município de Paranavaí, para investigar e discutir a formação de professores de Química e as suas necessidades formativas. Por fim, o estudo detalhado abre possibilidades para a continuidade de pesquisas em torno desta temática, que poderão contribuir para a consolidação do papel docente.Item AS REFLEXÕES DE AGOSTINHO EM DE MAGISTRO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) ERZINGER, Tatiane Palmiéri; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/7456889184582816; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Sezinando Luis Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758Esta dissertação tem como objetivo examinar as possibilidades da obra de Agostinho, especialmente De Magistro, para a reflexão acerca da formação docente. Examinando os problemas e os diagnósticos da educação no Brasil da atualidade, acreditamos que, para a solução, pelo menos em parte, da formação docente, duas são as atitudes a serem tomadas. A primeira, a formação continuada; a segunda, que faz parte, em certos aspectos, da primeira, é a leitura dos clássicos. Daí nos valermos da obra De Magistro como um texto que pode estimular a reflexão acerca da função docente. Para o exame da obra de Agostinho, estudaremos o contexto da incisiva atuação do cristianismo na reconstrução e no desenvolvimento da Europa Ocidental após a derrocada do Império Romano, a partir do retomada de momentos distintos, mas complementares e extremamente relevantes não só para a época, como também para os dias atuais, procurando, assim, constituir uma base para refletirmos sobre a formação que temos provido na atualidade, bem como a inexpressividade de indivíduos e instituições formadoras sobre a nossa sociedade. Também pretendemos evidenciar aspectos pedagógicos de Agostinho e como ocorria o processo ensino-aprendizagem entre ele e seu filho. O mestre da igreja conclamava o educador a ter amor à sua profissão, lecionar com dedicação e compromisso. Posto isso, cabe ressaltar que elegemos o autor em destaque, porque a educação agostiniana incentivava a formação integral e estimulava o domínio do conhecimento como uma condição da boa aprendizagem, por meio de atitudes que demandavam compromisso e autonomia. Destacamos a obra De Magistro, tendo em vista o homem e sociedade cristã agostiniana. Em seguida, a partir desse entendimento, buscaremos identificar a expressividade da formação docente que auxilie uma prática com o compromisso e responsabilidade com o processo educativo. Para tanto, os escritos de Agostinho (1973), Gilson (2010), Novaes Filho (2009), Le Goff (2005), Duby (1982), Guizot (1999), Nunes (1978), Gatti e Barreto (2009), entre outros, nos auxiliarão a conhecer os benefícios da leitura dos clássicos na constituição de um professor pesquisador e a entender a contribuição da obra agostiniana, De Magistro, para a formação docente. Assim sendo, acreditamos que a abrangência do presente estudo é bastante salutar, tanto para nosso aprimoramento pessoal, quanto para a reflexão de questões sociais e educativas do momento vigente.Item UMA ANÁLISE DO ENSINO NO SÉCULO XIII A PARTIR DE UM ESTUDO DA OBRA CLÁSSICA O ROMANCE DA ROSA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/22) BATISTA, Viviane da Silva; PERIN, Conceição Solange Buttion; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/1271151080789859; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Terezinha Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7525108577501517; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196Este estudo tem por objetivo a análise do comportamento social dos homens dos séculos XIII e XIV e do ensino que eles recebiam na Idade Média. Para tanto, se vale do contexto histórico, bem como da interpretação e estudo do clássico francês O Romance da Rosa (2001), escrito por Guillaume de Lorris e Jean de Meun. A problematização atentou-se à influência religiosa no saber medieval, às transformações advindas do comércio e às relações entre fé e razão que conduziram o homem a uma nova concepção de mundo, perpassando também por uma reflexão acerca dos pecados capitais vinculados à natureza do homem medieval, estabelecendo ainda um paralelo com a noção entre certo e errado para a sociedade contemporânea. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade e a importância dos clássicos literários no ensino crítico, bem como na formação humana. O método de pesquisa empreendido foi de cunho histórico e nos levou a concluir que o homem medieval sentia-se confuso em relação às transformações sociais, econômicas e intelectuais, e que os ensinamentos necessários para a superação das adversidades poderiam ser encontrados na literatura produzida no próprio período de transição. A produção clássica e literária, como é o caso da obra analisada, instiga o imaginário ao mesmo tempo em que discute os aspectos sociais, ensinando o homem a se portar, conhecer e agir socialmente perante os valores que configuram-se historicamente.Item PROLETARIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NA CONTEMPORANEIDADE.(Universidade EStadual do Paraná, 2016/08/26) RIBEIRO, Amanda Cristina; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/6469646290776952; Renan Bandeirante Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Aparecida Darc de Souza; http://lattes.cnpq.br/2810210345273332; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169O objetivo deste estudo qualitativo é compreender criticamente, com base numa pesquisa bibliográfica e documental, o teor dos cursos voltados para os processos formativos continuados dos docentes da Educação Básica em atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná – SEED/PR. Analisaremos os conteúdos e metodologias adotados nos cursos ofertados a partir do ano de 2005, mais especificamente, nos eventos denominados “Formação em ação” e “Semana Pedagógica”, ambos desenvolvidos no primeiro e segundo semestre de cada ano letivo. Na primeira seção deste trabalho, a partir do estudo da literatura existente sobre educação e trabalho na contemporaneidade, analisamos as transformações do trabalho docente no contexto das mudanças globais ocorridas a partir da década de 1970. Na segunda seção, procuramos compreender as linhas de ação governamental adotadas no cenário nacional a partir da década de 1990, ressaltando aspectos da reforma do Estado brasileiro, bem como, a respectiva influência nas reformas educacionais empreendidas no período. Ainda nesta seção, abordamos o cenário político, econômico e educacional que emergiu da transição da década de 1990 para a década de 2000, mais especificamente, os novos governos federal e estadual do Paraná após as eleições de 2002. Para tal intento, apoiamo-nos no estudo da literatura existente e no estudo de alguns documentos e relatórios oficiais produzidos no período, tal qual o Plano Nacional de Educação – PNE (2001) e o Plano Estadual de Educação – PEE (2005b), entre outros. Na terceira seção, realizamos a análise teórico-metodológica dos cursos ofertados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná – SEED/PR, pelos eventos “Formação em ação” e “Semana Pedagógica”, a partir de material fornecido pela Coordenação de Formação Continuada do Estado e dos registros de avaliação docente sobre os referidos cursos, no período compreendido entre os anos de 2005 a 2014. Foi possível verificar que esses encontros têm tido como característica predominante um empobrecimento teórico exponencial, seja pelo conteúdo em si ou pela própria forma que inviabiliza o conteúdo, por exemplo, na insuficiência de tempo propício para reflexão intelectual crítica sobre os dilemas escolares, pelas atividades fragmentadas elaboradas pela Secretaria Estadual de Educação, pela jornada de trabalho sobrecarregada dos professores, pela sobrecarga de trabalho do “professor/oficineiro”, pelo incremento das atribuições das escolas, sob o slogan da autonomia escolar, mas que não fornece as condições efetivas e necessárias para tal autonomia, resultando na desmotivação docente com tais encontros, na sobrecarga de trabalho da rotina escolar e, em síntese, na precarização da formação continuada docente.Item O ENFRENTAMENTO À HOMOFOBIA EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA(Universidade Estadual do Paraná, 2016/08/29) LOPES, Lucio de Lima; CAMPOI, Isabela Candeloro; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; http://lattes.cnpq.br/7704699824994718; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; Patrícia Lessa dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0448687457717277; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Esta dissertação tem como foco o conteúdo contemporâneo de diversidade sexual, com o recorte da problemática em torno da homofobia, de acordo com o que solicitam as diretrizes curriculares do Estado do Paraná para o Ensino Médio, quanto ao enfrentamento às violências de sexualidade e gênero. Discute-se o tema permeado por questões conceituais e culturais de gênero, orientação e identidade sexuais. O problema de pesquisa foi formulado a partir das experiências como docente na Educação Básica. Perguntou-se em que medida a abordagem pedagógica a respeito da homofobia na escola pode contribuir para a desestabilização de preconceitos impedindo discriminações a sujeitos LGBT, promovendo, ao mesmo tempo, a diversidade e qualidade na educação. Esta dissertação foi construída por meio de uma discussão teórica e análise de dados obtidos em intervenção pedagógica, que trabalhou a questão da homofobia na disciplina de filosofia, nos meses de junho e julho de 2015, no Colégio Estadual Prof. Bento Munhoz da Rocha Neto, na cidade de Paranavaí – PR. O estudo baseou-se em aportes teóricos que ajudaram a refletir sobre a relação cultura e educação frente ao problema da homofobia. Os aportes teóricos e os dados da pesquisa de campo evidenciaram, desde a reflexão sobre a homofobia em conexão a outras formas de discriminações, que a escola é um espaço profícuo para a promoção dos direitos humanos no enfrentamento a todas as formas de violências almejando a desconstrução de preconceitos arraigados na cultura pelos códigos simbólicos hierarquizadores. A homofobia é um problema cultural que precisa ser racionalizado e combatido por meio das contribuições científicas, e a escola não pode omitir o seu relevante papel nessa tarefa. Na discussão teórica constatou-se que professores (as) necessitam de formação inicial e continuada com foco na diversidade e deles depende a organização de um trabalho pedagógico coletivo de enfrentamento à homofobia, alicerçado na perspectiva da construção histórica e social. Percebeu-se a escola como espaço reprodutor de estigmas, de discriminações, de mecanismos de negação das diferenças, mas também como um lócus onde os educandos expressam uma latente tolerância, porque não dizer excepcional, para debater o tema . Essa abertura de consciência e espírito tornou-se o elemento generalizável de nossa pesquisa. Verificou-se ainda que, novos olhares a partir de processos pedagógicos, podem favorecer o empoderamento dos sujeitos escolares LGBT.