Repositório Institucional UNESPAR

O Repositório Institucional da Universidade Estadual do Paraná – RI-UNESPAR, visa gerir e disseminar a produção intelectual institucional. Compreende-se por produção intelectual institucional toda e qualquer produção técnico-científico-cultural oriunda do meio acadêmico. O conteúdo estará disponível para consulta e acesso, ampliando, publicizando a produção intelectual e promovendo a visibilidade institucional. Os documentos disponíveis no Repositório Institucional UNESPAR são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UNESPAR:

Teses e Dissertações

As dissertações defendidas na Unespar a partir de 2019 serão disponibilizadas gradativamente em nosso acervo digital.

  • Missão: Reunir, registrar, sistematizar e preservar a produção intelectual institucional.
  • Objetivo: Preservar a memória e ampliar a visibilidade institucional.
  • Documentos Disponíveis: Focará toda e qualquer produção intelectual dos servidores, avaliada por pares.
  • Benefícios: Facilitar acesso a toda e qualquer produção intelectual institucional.
 

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Submissões Recentes

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A suspensão do espaço escolar como kairós/scholé: o Ensino da História como metodologia na Educação Infantil
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-20) Silva, Greiciane Farias da; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/4045473989322196; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Picoli, Bruno Antonio; http://lattes.cnpq.br/0720220622377411
O presente estudo buscou apresentar possibilidades de inserção do Ensino de História na Educação Infantil, partindo da temática “Tempo”. Conceito que foi abordado a partir de análises de como a criança abstrai a passagem do tempo. Deste modo, foram estabelecidas relações entre a disciplina de História e os Campos de Experiências que compilam os conteúdos próprios do ensino infantil. Além disso, aportes à História da Educação Infantil foram realizados e documentos norteadores e curriculares foram analisados. Deste processo originou-se um recurso com diferentes intervenções em um formato de sequência didática problematizadora, as quais foram protagonizadas por dezoito crianças que cursavam o Infantil III do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Feliz, do município de Campo Mourão, Paraná, tendo entre três e quatro anos. Esta pesquisa procura refletir sobre a prática realizada por meio de conceitos como scholé, kairós, tempo-do-agora, experiência e infância, em um apelo a necessidade de entender as crianças como seres humanos plenos que se encontram em processo de formação.
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EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ
(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) TRAVAIN, Alessandra Lourenço da Silva; NOVAK, Maria Simone Jacomini; DAMBROS, Aline Roberta Tacon; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/1264141299791156; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Aline Roberta Tacon Dambros; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; Dorcely Isabel Bellanda Garcia; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549
Os alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE estão acessando cada vez mais o Ensino Superior em busca de aprofundar seus conhecimentos. Diante desse cenário, esta pesquisa objetiva identificar os principais desafios enfrentados pelos professores nos processos inclusivos, a fim de refletir sobre possíveis intervenções que fortaleçam a perspectiva inclusiva no Ensino Superior na Unespar – campus de Paranavaí. O estudo inicia-se com uma análise das políticas educacionais inclusivas em âmbito nacional e estadual, bem como das ações implementadas pela instituição investigada que orientam o processo de inclusão dos alunos PAEE, destacando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso da Unespar – campus de Paranavaí, adotando uma abordagem mista que combina dados quantitativos, como o número de alunos matriculados e as respostas dos questionários, e dados qualitativos, fundamentados em documentos legais, como leis e normativas, além dos estudos sobre defectologia de Vigotski e colaboradores. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural – THC, que enfatiza a mediação como elemento central para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, discutem-se fatores que interferem no processo inclusivo na instituição de ensino superior, como a formação de professores, a adaptação curricular e o atendimento educacional especializado, bem como as principais dificuldades relatadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos PAEE. Os resultados revelam que as principais barreiras relatadas pelos professores envolvem quatro unidades conceituais: Conhecimento, acessibilidade, capacitismo e comprometimento. Essas unidades foram estabelecidas e organizadas com base nas palavras-chave mais frequentes nas respostas dos professores participantes. Dessa forma, busca-se elucidar a seguinte questão: como contribuir para o processo de inclusão dos alunos PAEE no Ensino Superior? Identificou-se que a falta de recursos para a contratação de profissionais especializados, reformas arquitetônicas e capacitação dos profissionais da instituição são os principais obstáculos à efetivação do direito dos alunos PAEE ao Ensino Superior. Conclui-se que a superação desses desafios requer mudanças estruturais e culturais na IES, com foco na garantia de recursos adequados e na promoção de práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos e transformem as universidades em espaços que respeitem e valorizem a diversidade.
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Literatura no ensino de História: uma proposta de tolerância e liberdade nas atividades escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão - PR
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-14) Machado, Camila Bairos; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/9091378704924751; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Prado, Anderson; http://lattes.cnpq.br/5675445137146369
Este trabalho tem como objetivo explorar as conexões entre literatura, história e expressão artística para aprimorar a compreensão dos movimentos de resistência na América Latina, promovendo a reflexão sobre os conceitos de liberdade e tolerância, entre os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. O foco principal se atém aos processos de resistência de personagens histórico-ficcionais na formação da América Latina presentes no conto Fragmentos da Amazônia, de Bernardin de Saint-Pierre. A literatura no ensino de história é uma ferramenta pedagógica, usada tanto em sala de aula regular como por meio do programa complementar Mais Aprendizagem que visa desenvolver “habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas” sócio-formativos. A partir de autores que abordam a ideia de educação libertadora, questionadora e amorosa; e também a relação entre literatura e história e o ensino de história, a pesquisa segue uma proposta de conectar a literatura francesa com a sala de aula e as problemáticas enfrentadas atualmente no ambiente escolar. É possível observar as produções criativas dos alunos ao trabalhar com a fonte durante as aulas, pensando sobre os movimentos de resistência no espaço escolar e comunitário de Francisco Beltrão-PR a partir do conto Fragmentos da Amazônia , de Bernardin de Saint-Pierre. A produção final é a tradução, adaptação e ilustração deste conto inédito na língua portuguesa.
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INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/17) CORDEIRO, Irismar de Fátima; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/7260328740564439; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Caroline Elizabel Blaszko; http://lattes.cnpq.br/7383240071679937; Sandra Salete de Camargo Silva; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478
Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a neurological development disorder that can affect the triad of language, communication, and social interaction. Early diagnosis is of utmost importance for children with autism, from an early age, so that they can be included in kindergarten and have their specific needs met in the comprehensive education path. In light of the above, the guiding question of the research arises: What do scientific publications reveal about the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education? The present research had as its general objective to investigate the contributions of the academic literature on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, with a view to identifying challenges and opportunities for more inclusive educational policies and practices. In order to achieve the general objective proposed in this dissertation, the following specific objectives were listed: Contextualize Early Childhood Education, school inclusion, and autism spectrum disorder; to map and categorize the main theoretical and practical contributions of academic publications on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, focusing on the most commonly used pedagogical approaches and teaching strategies; to identify gaps and opportunities for improvement in pedagogical practices aimed at the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, based on the analysis of contributions from academic literature. As a methodological substrate, the research is anchored in the systematic literature review using the BuscAd tool together with digital databases: Capes Journal Portal of Theses and Dissertations, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Scientific Electronic Library Online (Scielo), carried out with a time frame from 2014 to 2024. The descriptors used were “Autism Spectrum Disorder”, “Early Childhood Education” and “School Inclusion”. This is a theoretical bibliographical study that seeks to offer a consolidated view of the studies already carried out on the inclusion of autistic children in the first stage of Basic Education: Early Childhood Education. The research conducted using the BuscAd tool resulted in the initial identification of 68 published scientific papers; after the automatic exclusion of eight duplicate records by the tool and three duplicate records removed in the authors' analysis, 57 records were selected. Based on the refinement and application of eligibility criteria, 17 more papers that did not present thematic alignment with the focus were excluded. Thus, the present research is composed of 40 scientific papers, 13 articles, 25 dissertations and two theses. The amount analyzed reveals an incipient number of studies on the subject, especially considering the territorial dimension of Brazil. The data highlight the need to expand specific research on ASD in Early Childhood Education. The scientific publications analyzed reaffirm the relevance of inclusive pedagogical practices as one of the main foundations of school inclusion of children with ASD.
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ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO E NEOLIBERALISMO: ANÁLISE CRÍTICA DO PNE 2014-2024 E DO PL Nº 2614/24
(Universidade Estadual do Paraná, 2025/02/27) HEIDRICH, Maria Jaqueline Giovanini; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3560586573311074; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850
A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Formação Docente Interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná. O estudo analisa criticamente o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e o Projeto de Lei nº 2614/24, que propõe o PNE 2024-2034, com ênfase na qualidade da aprendizagem e no financiamento educacional, comparando-os no contexto político, econômico e ideológico atual para identificar suas implicações para a educação pública nacional. A pesquisa examina o processo de expansão educacional no Brasil, evidenciando sua relação com os modelos produtivos hegemônicos (taylorismo, fordismo e toyotismo) e a consolidação do tecnicismo educacional. Além disso, investiga a influência de organismos multilaterais na formulação das políticas educacionais brasileiras, particularmente no que diz respeito à adaptação da educação às demandas do capitalismo contemporâneo. O estudo também discute o impacto das políticas de austeridade fiscal no financiamento da educação, analisando como a limitação de investimentos públicos e a priorização do ajuste fiscal afetam a implementação das metas educacionais. Metodologicamente, o estudo baseia-se em análise bibliográfica e documental, adotando uma abordagem dialética para compreender as interações entre educação, mercado de trabalho e acumulação de capital. A dissertação também discute as políticas públicas educacionais desde o processo de industrialização brasileiro, nas décadas de 1950 1970, até as reformas neoliberais dos anos 1990 e seus desdobramentos na atualidade. A análise crítica do PL nº 2614/24, revela as diretrizes que orientam a formulação do novo Plano Nacional de Educação, permitindo identificar possíveis avanços e retrocessos em relação ao PNE 2014-2024. Os resultados indicam que as políticas educacionais permanecem subordinadas à lógica da empregabilidade e da inserção dos jovens da escola pública no mercado de trabalho precarizado. Sob a influência do capital, essas políticas estruturam currículos tecnicistas, centrados no desenvolvimento de competências e habilidades mensuráveis, alinhados a avaliações de larga escala. Paralelamente, o financiamento educacional é restringido pela manutenção de políticas de austeridade fiscal, que limitam os investimentos na área e reforçam a lógica da eficiência gerencialista na gestão da educação. Esse modelo gerencial transfere para as unidades escolares a responsabilidade pelos resultados educacionais, sem garantir condições estruturais adequadas para o cumprimento das metas estabelecidas. Esse enfoque utilitarista, incorporado nas políticas educacionais, no planejamento escolar, nos currículos e na prática docente, reduz a concepção de qualidade da educação à satisfação de demandas imediatas do mercado, afastando se de uma perspectiva mais ampla de qualidade social e cultural, voltada para a emancipação humana.