Repositório Institucional UNESPAR

O Repositório Institucional da Universidade Estadual do Paraná – RI-UNESPAR, visa gerir e disseminar a produção intelectual institucional. Compreende-se por produção intelectual institucional toda e qualquer produção técnico-científico-cultural oriunda do meio acadêmico. O conteúdo estará disponível para consulta e acesso, ampliando, publicizando a produção intelectual e promovendo a visibilidade institucional. Os documentos disponíveis no Repositório Institucional UNESPAR são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UNESPAR:

Teses e Dissertações

As dissertações defendidas na Unespar a partir de 2019 serão disponibilizadas gradativamente em nosso acervo digital.

  • Missão: Reunir, registrar, sistematizar e preservar a produção intelectual institucional.
  • Objetivo: Preservar a memória e ampliar a visibilidade institucional.
  • Documentos Disponíveis: Focará toda e qualquer produção intelectual dos servidores, avaliada por pares.
  • Benefícios: Facilitar acesso a toda e qualquer produção intelectual institucional.
 

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DOCUMENTÁRIO MILITANTE NA AMÉRICA LATINA E O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO FILME BOM DIA PRESIDENTE OU O CORAÇÃO DA BRASILEIRA
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-24) José Eduardo Silva Pereira; Eduardo Tulio Baggio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/9174303100077901; BAGGIO, Eduadrdo; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; NOGUEIRA, Juslaine Abreu; http://lattes.cnpq.br/5283169846765859; GRUNER, Clóvis Mendes; http://lattes.cnpq.br/4400370278287507
Este trabalho situa-se em uma interface de simultaneidade entre a pesquisa acadêmica e a realização cinematográfica documental. O objetivo desta dissertação foi desenvolver subsídios teóricos e referenciais para encaminhar a finalização de um filme documentário de longa metragem, que se encontra na etapa da montagem. Em um primeiro movimento, investigamos características ético-estéticas de um corpus de “documentários de orientação militante” latino-americanos, examinando como as obras se aproximam ou se afastam de parâmetros conceituais desenvolvidos a partir das reflexões teóricas de cineastas e pesquisadores(as). As obras que compõem o corpus são: Comício: São Paulo a Luis Carlos Prestes (1945), Tire Dié 1962), Araya (1959), A Batalha de Chile (1975 1979), A Classe Roceira (1985) e Martírio (2016). Em um segundo movimento, analisamos criticamente e desenvolvemos o processo de criação do documentário de longa-metragem Bom Dia Presidente ou o Coração da Brasileira, sob duas diferentes perspectivas. Na primeira perspectiva, apresentamos uma Crítica Ecológica das Tomadas em cinema documentário, utilizando uma analogia com conceitos da Ecologia Evolutiva, de modo a provocar uma reflexão teórico-crítica acerca dos modos como foram feitas as tomadas em Bom Dia Presidente ou o Coração da Brasileira. Por fim, na segunda perspectiva, a partir de coleta e organização de documentos de criação, seguimos alguns procedimentos analíticos do processo de criação artística como “redes”, conforme proposto por Cecília Salles em seu livro Redes de Criação (2006). Nossa investigação aponta que um documentário intensifica a sua orientação militante conforme aumenta o seu compromisso com os coletivos das lutas sociais em que se engaja. Assim, a forma fílmica resulta da mediação artística deste compromisso, ou seja, se apresenta mais como uma consequência do compromisso de luta, do que como um propósito artístico em si.
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REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: A QUEM INTERESSA A REFORMA?
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-06) DIAS, Gislei Rodrigues; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5451391485426795; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro; PAULA, Rafael Freire de
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).
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A REALIZAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO: CONCEITOS, CRÍTICA DE PROCESSO E NOVOS OLHARES PARA O FILME “OUTROS ABRIGOS”
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) Thiago Henrique Cardoso; Cristiane do Rocio Wosniak; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/9361964897923112; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; GARCIA, Alexandre Rafael; http://lattes.cnpq.br/3895949501024669; MOCARZEL, Evaldo Sérgio Vinagre; http://lattes.cnpq.br/8579970491143931
A dissertação intitulada “A realização de um documentário: conceitos, crítica de processo e novos olhares para o filme ‘Outros Abrigos’”, vincula-se ao Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), especificamente à linha de pesquisa Processos de Criação no Cinema e nas Artes do Vídeo e ao Grupo de Pesquisa CineCriare – cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/Unespar/CNPq). O objetivo geral é a análise reflexiva acerca do processo de criação ou realização autoral do documentário Outros Abrigos. A pesquisa, de natureza qualitativa e indutiva, adota como abordagem metodológica a Crítica de Processos, a partir dos pressupostos de Cecília Almeida Salles, tendo, por fontes primárias, o próprio filme documental, além dos documentos do processo de criação: anotações, pré-roteiros, argumento, esboços, planilhas, dispositivos digitais de montagem – mapas online, com a finalidade de compreender o percurso de possíveis escolhas estéticas, técnicas e operacionais para a execução do filme. Acredita-se que, a análise criteriosa da construção artística da obra de arte, em cotejamento e aos métodos, materiais e anotações empregados pelos artistas, é essencial para o estudo processual de uma poética autoral. O estudo parte das seguintes questões norteadoras: i) quais são os formatos de registros materiais do processo de criação do documentário Outros Abrigos? ii) de que forma a análise dos documentos, rastros, vestígios e fontes primárias do processo de criação do objeto empírico da presente investigação pode dar a ver possíveis atos teóricos e vislumbres estéticos e técnicos do autor/realizador? O foco da investigação é a crítica do processo criativo do referido documentário, optando-se por um estudo de caso com o intuito de perceber, descrever, analisar e interpretar a situação ou fenômeno criativo, associado à Revisão de Literatura sobre o tema documentário. O referencial teórico encontra-se ancorado nos pressupostos de Bill Nichols, Evaldo Mocarzel, Fernão Pessoa Ramos, Jean-Louis Comolli, Roger Odin e Eduardo Tulio Baggio, no que se refere a conceitos, tipologia e estética documentária, além de Fayga Ostrower, para dar conta dos conceitos de acaso, percepção e formas de expressividade nas artes e Cecília de Almeida Salles no que se refere à Crítica de Processos Criativos.
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“CINEASTAS DA VOZ NA ANIMAÇÃO BRASILEIRA: A SONORIDADE VOCAL DE PERLIMPS”
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) Felipe Renã Golim Stocco; Débora Regina Opolski; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; http://lattes.cnpq.br/9361964897923112; OPOLSKI, Débora Regina; http://lattes.cnpq.br/5694754137339356; BARONE, Luciana; http://lattes.cnpq.br/1382401194487314; SCHIRIGATTI, Elisangela; http://lattes.cnpq.br/8259244507971412
Cineastas da voz na animação brasileira: a sonoridade vocal de Perlimps. 2025. 166 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo) ― Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Curitiba, 2025. A pesquisa tem como objetivo discutir os processos de criação de vozes para longas de animação brasileiros, adotando o trabalho vocal em seu cerne, de maneira a fazer com que artistas de voz sejam reconhecidos pela sua contribuição autoral sobre a obra, considerando a inventividade e criatividade que a eles cabe. O estudo alicerça-se na Teoria de Cineastas (Penafria et al., 2016), que introduz a possibilidade de verter o pensamento expresso pelos cineastas em conteúdo enquadrável na teoria do cinema. Para aprofundar essa abordagem, foram realizadas entrevistas com os artistas de voz Giulia Benite e Lorenzo Tarantelli, que interpretam os protagonistas de Perlimps (2022), além de Melissa Garcia, diretora de voz do filme, Viviane Guimarães, assistente de direção, e Alê Abreu, diretor do filme. A análise adota a metodologia de observação da imagem espectral (Opolski; Carreiro, 2022), examinando como a materialidade sonora e a performatividade vocal se inscrevem na narrativa fílmica. A discussão sobre a vocalidade Perlimps, nosso objeto de análise, afunila-se em uma cena que exemplifica a voz mobilizada como ação, compreendendo esse elemento sonoro a partir do conceito de ação vocal e partitura vocal desenvolvidos por Gayotto (1997).
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HELOÍSA PASSOS E O DOCUMENTÁRIO EM PRIMEIRA PESSOA: UM ESTUDO DOS FILMES CONSTRUINDO PONTES E ENEIDA
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-30) Fernando Cavazotti Coelho; Fábio Noronha; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/1322679253331030; NORONHA, Fábio; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; WOSNIAK, Cristiane; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BRASIL, Marcus; http://lattes.cnpq.br/6772709289246483
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a produção cinematográfica autoral de Heloísa Passos, consagrada cineasta paranaense que lançou seus dois primeiros longas-metragens, os documentários autobiográficos Construindo Pontes em 2017 e Eneida em 2022. O objetivo geral consiste em analisar esses dois filmes a fim de compreender a lógica narrativa interna de suas obras, além de identificar como a diretora representa os aspectos subjetivos com construções poéticas e também articula questões íntimas, familiares, com uma dimensão histórica do país e do lugar social da mulher. Metodologicamente, a pesquisa se inspirou no modelo de análise fílmica desenvolvido por Ismail Xavier, no qual o autor investiga um filme a partir de seus próprios elementos cinematográficos, além de situar a obra diante dos temas abordados e contexto histórico de realização. O princípio de seu método é dividir o filme em blocos narrativos para analisar as características cinematográficas de cada segmento. Quanto ao referencial teórico, a pesquisa fundamenta-se em autores que permitem localizar os filmes de Heloísa na questão de gênero cinematográfico como Fernão Ramos (2008) e Bill Nichols (2005) que se propõem definir o conceito geral de documentário e as diferentes formas de expressão deste gênero. Dentre as formas do documentário em primeira pessoa, também chamado de autobiográfico ou subjetivo, buscou-se fundamentação na pesquisa de Pablo Piedras (2013), Jim Lane (2010) e Gabriel Tonelo (2017), e a autora Catherine Portuges (1988), que articula a relação entre autobiografia e cinema. A cineasta Maya Deren contribui como fundamentação teórica na análise da lógica interna dos filmes de Heloísa, uma vez que os textos da autora contribuíram (e ainda contribuem) para pensar o cinema como linguagem poética. Do estudo da obra de Heloísa Passos concluiu-se que há nela uma unidade enriquecedora entre o gênero documentário autobiográfico, conforme a literatura, e o emprego criativo de recursos poéticos que fomentam a interlocução estética e sensório-emocional com o público.