Repositório Institucional UNESPAR

O Repositório Institucional da Universidade Estadual do Paraná – RI-UNESPAR, visa gerir e disseminar a produção intelectual institucional. Compreende-se por produção intelectual institucional toda e qualquer produção técnico-científico-cultural oriunda do meio acadêmico. O conteúdo estará disponível para consulta e acesso, ampliando, publicizando a produção intelectual e promovendo a visibilidade institucional. Os documentos disponíveis no Repositório Institucional UNESPAR são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UNESPAR:

Teses e Dissertações

As dissertações defendidas na Unespar a partir de 2019 serão disponibilizadas gradativamente em nosso acervo digital.

  • Missão: Reunir, registrar, sistematizar e preservar a produção intelectual institucional.
  • Objetivo: Preservar a memória e ampliar a visibilidade institucional.
  • Documentos Disponíveis: Focará toda e qualquer produção intelectual dos servidores, avaliada por pares.
  • Benefícios: Facilitar acesso a toda e qualquer produção intelectual institucional.
 

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Submissões Recentes

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Patrimônio Territorial de Araruna-PR: Análise das dinâmicas e do desenvolvimento
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-30) SOUZA, Cicera de Fatima Fernandes; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0619673967334680; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; DALLABRIDA, Valdir Roque; CHIES, Cláudia
A pesquisa objetiva analisar as dinâmicas de formação e evolução do patrimônio territorial, entendido como sedimentos materiais e imateriais, composto por paisagens, manifestações culturais, referências identitárias e valores simbólicos que conferem sentido ao território e às práticas sociais ali desenvolvidas. Os elementos imateriais ou abstratos, ligados às tradições, cultura, costumes e práticas do local; saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; lugares (como mercados, feiras e santuários), também integram esse patrimônio. A pesquisa aborda as dinâmicas do patrimônio territorial do município de Araruna em suas múltiplas dimensões, com vistas ao desenvolvimento, permeando as articulações historicamente construídas, a partir das formas, processos, estruturas e funções do território, levantando seus potenciais econômicos, organizacionais, institucionais e de gestão, que contribuem para diminuir as desigualdades de acesso aos bens e serviços e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população. O presente estudo faz uma abordagem qualitativa em torno do patrimônio territorial sob a interpretação multi e interdisciplinar, utilizando os aportes epistêmico-teóricos do Projeto (ProPAT), propondo os indicativos representados pelas variáveis, integrados ao modelo do Índice Multidimensional da Ativação do Patrimônio Territorial (IMAP), em especial as contribuições científicas do Professor Doutor Valdir Roque Dallabrida. Como procedimentos operacionais, realizaram-se levantamentos de dados junto a órgãos públicos e privados, além de dados secundários do IBGE, Ipardes e Prefeitura. Para detalhamento, foram aplicados questionários e entrevistas semiestruturadas junto a organizações institucionalizadas. Do resultado, busca-se compreender o funcionamento das estruturas patrimoniais, com vista a identificar as necessidades da população, as potencialidades das infraestruturas e as regulamentações das associações e conselhos locais. A pesquisa ainda visa levantar elementos que possam servir de parâmetro para possíveis mudanças nas organizações e serviços públicos prestados à população. Em síntese, a pesquisa, por meio das diferentes dimensões do patrimônio territorial, sob olhar crítico, apresenta indicativos para o planejamento do futuro desejado territorialmente.
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Sonatina para piano de Edino Krieger: o gesto musical como meio balzador para a construção de uma performance técnico-expressiva
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-20) FABRI, Vinícius de Bruno; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/4299682451102467; BRAGAGNOLO, Bibiana Maria; http://lattes.cnpq.br/6620836755250182; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395
A performance de uma obra não está limitada apenas ao conhecimento relacionado à decodificação do texto musical e ao domínio de habilidades motoras, mas também se situa na identificação e performance dos elementos expressivos que compõem o texto musical. O gesto, neste contexto, desempenha um papel fundamental como um meio de transmissão de significados, transcendendo a produção sonora tornando-se uma ferramenta de expressividade. O objetivo geral desta pesquisa é verificar como uma abordagem gestual pode ser um meio balizador para a construção de uma performance técnico-expressiva da Sonatina para piano de Edino Krieger. Os objetivos específicos são: investigar a intersecção entre interpretação e gesto musical, a partir dos elementos composicionais que estruturam a obra; avaliar como uma abordagem gestual pode propiciar o aprimoramento do processo interpretativo na performance pianística; e verificar se uma abordagem gestual promove recursos técnicos-pianísticos que favoreçam a obtenção de conforto e bem-estar. Para a definição de gesto me fundamento nos trabalhos de Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010); Launay (2013) e Malysse (s.d.), enquanto para a definição do gesto musical em Zagonel (1992); Godøy e Leman (2010) e Madeira (2017). Já os autores Jensenius et al. (2010) e Cadoz e Wanderley (2000) fundamentam as categorizações dos gestos instrumentais, nas quais explorei os gestos facilitadores e os gestos de modificação para orientar a estruturação das categorizações dos gestos pianísticos — Gestos corporais-sensoriais e Gestos de expressão — que foram aplicados no campo de pesquisa para a construção da performance da Sonatina. A partir de uma abordagem qualitativa, o percurso investigativo se inicia com a contextualização do compositor Edino Krieger e de seus períodos composicionais no repertório para piano, fundamentados pelos apontamentos de Barancoski e Gandelman (1999); Paz (2012, v. 1 e 2); e Egg (2015). Em seguida, apresento considerações sobre a abordagem de um texto musical e acerca das práticas interpretativas sugeridas por Cook (2006) e Silveira e Winter (2006). A metodologia do campo de pesquisa adotada possui delineamento autoetnográfico, fundamentado em Versiani (2005); López-Cano e Opazo (2014); Ballestero (2020); e López-Cano (2024), através de três fases cíclicas: planejamento — desconstrução dos elementos composicionais e expressivos para critérios de análise ancorados em White (1994); sessões de estudos — sessões de prática ao piano com recursos de registros audiovisuais e diários de estudo, através de processos de prática deliberada conforme proposição de Plant et al. (2004); feedback — avaliação sob a ótica da abordagem gestual da funcionalidade e eficiência do processo de construção da performance. A organização e categorização temática dos dados coletados no campo de pesquisa utilizou a proposição de Bardin (2016) sobre a análise de conteúdo (unidades de registro e unidades de contexto) para posterior interpretação dos dados emergentes de acordo com o arcabouço conceitual elencado sobre gesto musical. O resultado obtido foi a estruturação de um memorial descritivo do processo de construção interpretativa da Sonatina para piano de Edino Krieger, avaliando a contribuição de uma abordagem gestual como meio balizador para a construção técnico-expressiva da obra. Como produto do percurso investigativo, uma performance da obra está disponibilizada por meio de um link na dissertação.
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Ensino de violão utilizando aplicativos: uma revisão de literatura
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-07-30) MACHADO, Luiz Eduardo Barros; VAGETTI, Gislaine Cristina; http://lattes.cnpq.br/8495637038816664; http://lattes.cnpq.br/2684354753496901; ARRUDA, Mariana Lacerda; http://lattes.cnpq.br/8189459100604298; VICENTE, Rodrigo Aparecido; http://lattes.cnpq.br/4162161037283075
A integração de recursos tecnológicos com a educação musical tem impulsionado inovações nas metodologias pedagógicas, impactando também as práticas violonísticas. O ensino de violão ainda mantém metodologias consolidadas, porém aplicativos e plataformas digitais estão reconfigurando esse cenário. O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e desafios ao integrar aplicativos digitais com o ensino de violão. Como metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como revisão de literatura e utilizou a pesquisa bibliográfica como procedimento para obtenção dos dados. Foram realizadas abordagens complementares e articuladas entre si: uma revisão narrativa; uma revisão de escopo orientada pelo método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs, estruturado com base no PRISMA-ScR; e uma etapa de identificação de aplicativos e seus recursos, seguido de uma reflexão acerca das possíveis contribuições dos aplicativos para o processo pedagógico de um método de ensino de violão. A pesquisa adotou a metodologia de Abel Carlevaro como referencial para examinar possíveis convergências dos aplicativos com esse método. Como resultado, a revisão de escopo apresentou cinco artigos que evidenciaram o crescente potencial dos aplicativos no ensino de violão, destacando que a eficácia no uso dos aplicativos, depende de uma integração planejada e equilibrada. O levantamento realizado na plataforma Google Play Store identificou trinta aplicativos que corresponderam aos critérios de seleção. A análise desse recorte evidenciou uma recorrência de recursos semelhantes em diferentes aplicativos, como afinadores, metrônomos e dicionário de acordes, podendo refletir uma preocupação dos desenvolvedores em atender às demandas primárias dos usuários. Ao relacionar os recursos presentes nos aplicativos com os princípios do método de Abel Carlevaro, a pesquisa revelou que aspectos mais complexos da técnica violonística e os princípios fundamentais propostos por Carlevaro não são plenamente atendidos por esses aplicativos. No entanto, essas limitações não impedem que esses aplicativos sejam utilizados de maneira produtiva em contextos educacionais mais amplos. A pesquisa concluiu que os aplicativos desenvolvidos para o ensino de violão são reconhecidos como ferramentas pedagógicas e apresentam um potencial para enriquecer o processo educativo. Contudo, sua utilização e os efeitos pedagógicos ainda carecem de investigações mais aprofundadas.
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Noisebox: a "caixa de ruídos" como instrumento eletroacústico na luteria experimental
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-04) CADORE, Fábio; RIBEIRO, Felipe de Almeida; http://lattes.cnpq.br/6663867531677263; http://lattes.cnpq.br/4545369523193412; OBICI, Giuliano Lamberti; http://lattes.cnpq.br/8206621049682279; HOLMES, Bryan; http://lattes.cnpq.br/7000657659880416
Este trabalho pretende apresentar a noisebox como um instrumento eletroacústico construído com microfones de contato piezoelétricos. Busca encontrar na história da música do século XX, em especial as correntes estéticas ligadas à luteria de novos instrumentos musicais, pistas para formulação de hipóteses de sua gênese. Será proposto uma definição da noisebox a partir da análise de vídeos do YouTube de instrumentos que são assim nomeados pelos seus construtores, onde se levantam as características comuns a tais instrumentos. O microfone de contato, construído com discos piezoelétricos, será investigado, assim como seu uso por músicos a partir do pós guerra nos Estados Unidos e Europa.
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Registros audiovisuais como ferramenta autorregulatória de processos interpretativos pianísticos: um estudo de caso com três estudantes de graduação em música
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-08-11) ALMEIDA JUNIOR, Elcio Antônio de; MILANI, Margareth; http://lattes.cnpq.br/0684117469305242; http://lattes.cnpq.br/8502221888621135; ARAÚJO, Rosane Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/6547336486805388; RAMOS, Danilo; http://lattes.cnpq.br/1983152191839493
A performance musical está interligada a uma complexa rede de domínios que abrange desde os conhecimentos teóricos musicais aplicados em contextos estéticos e estilísticos diversos, passando pelo uso de práticas pianísticas eficientes e criativas, e pela conexão com dimensões extramusicais permeadas pela experiência sociocultural e idiossincrática do intérprete. Esta complexa rede de expedientes envoltas no fazer da performance musical também se apresenta atrelada à necessidade de abordagens que possam fomentar a autonomia de processos interpretativos nas mais diferentes fases formativas do intérprete, em especial na formação de nível superior, momento em que as competências musicais são exercidas e instituídas em profundidade e de maneira a garantir uma atuação profissional, acadêmica e artística em níveis profícuos. Tendo em vista tais demandas, este trabalho teve como objetivo geral o de verificar a influência do uso de registros audiovisuais como ferramenta balizadora para o desenvolvimento de processos interpretativos pianísticos autorregulados no contexto do ensino superior. Os objetivos específicos buscaram analisar quais subprocessos do ciclo de autorregulação da aprendizagem são potencialmente mais favorecidos pela incorporação sistemática de registros audiovisuais como ferramenta de mediação no estudo pianístico; examinar como a incorporação dos registros audiovisuais pode promover transformações nas rotinas de estudo e nas estratégias adotadas pelos estudantes de piano. A partir de uma natureza qualitativa, o campo de pesquisa teve o delineamento de um estudo de caso, realizado com três pianistas matriculados no Curso de Superior em Instrumento do Campus de Curitiba I – Embap, da Universidade Estadual do Paraná – Unespar. O percurso investigativo compreendeu a realização de cinco encontros com esses estudantes, no intuito de acompanhar a aplicação de um protocolo de uso de registros audiovisuais e coletar dados a partir de duas entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram que o uso sistemático de registros audiovisuais contribuiu significativamente para a ampliação de constructos diagnósticos (principalmente aos que estavam atrelados à fase prévia e de autorreflexão do mecanismo autorregulatório) dos estudantes em relação às próprias performances, promovendo reflexões sobre aspectos técnicos, expressivos e de estruturação da performance. Os participantes relataram ganhos de autonomia, maior clareza na identificação de demandas interpretativas e tiveram percepções bastante precisas a respeito de suas melhorias ao longo da adoção do protocolo de uso dos registros audiovisuais em suas práticas. No entanto, constatou-se que apesar dos avanços nos processos autorregulatórios, a adoção de estratégias de prática pianística mais diversificadas nem sempre acompanhou o uso do protocolo, sugerindo a importância de intervenções didáticas complementares para o desenvolvimento mais eficaz de competências autorregulatórias. A pesquisa reafirmou, assim, o potencial dos registros audiovisuais como recurso balizador da aprendizagem musical autorregulada, abrindo horizontes para que este ferramental também seja explorado em novas pesquisas que transcendam o contexto de estudo de um repertório em sua fase inicial, mas em momentos em que o intérprete já se encontra em um estágio avançado de interpretação de modo a ensejar processos autorregulatórios em ambientes de performance propriamente dita.