Repositório Institucional UNESPAR

O Repositório Institucional da Universidade Estadual do Paraná – RI-UNESPAR, visa gerir e disseminar a produção intelectual institucional. Compreende-se por produção intelectual institucional toda e qualquer produção técnico-científico-cultural oriunda do meio acadêmico. O conteúdo estará disponível para consulta e acesso, ampliando, publicizando a produção intelectual e promovendo a visibilidade institucional. Os documentos disponíveis no Repositório Institucional UNESPAR são de propriedade e responsabilidade de seus autores, conforme a legislação que rege o direito autoral no país (Lei nº 9.610, de 19.02.98). Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UNESPAR:

Teses e Dissertações

As dissertações defendidas na Unespar a partir de 2019 serão disponibilizadas gradativamente em nosso acervo digital.

  • Missão: Reunir, registrar, sistematizar e preservar a produção intelectual institucional.
  • Objetivo: Preservar a memória e ampliar a visibilidade institucional.
  • Documentos Disponíveis: Focará toda e qualquer produção intelectual dos servidores, avaliada por pares.
  • Benefícios: Facilitar acesso a toda e qualquer produção intelectual institucional.
 

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Análise Dialógica do Discurso Jurisprudencial Penal do Crime de Racismo.
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-10) SILVA, Ricardo Américo Barreto de Almeida e; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/2195250054666016; POLATO, Adriana Delmira Mendes; COQUEIRO, Wilma dos Santos; PEREIRA, Rodrigo Acosta; JUNIOR, Albino Gabriel
O presente trabalho responde ao objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da ONU, que prima por paz, justiça e instituições eficazes. Numa abordagem interdisciplinar, coaduna-se referenciais do direito, dos estudos sobre racismo no Brasil e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujo desenvolvimento alavancado por pesquisadores brasileiros se arraiga nos pressupostos do dialogismo de Bakhtin e o Círculo. A ADD é compreendida como ferramenta da linguística social aplicada apta à problematização de narrativas jurídicas, que podem fundamentar a jurisprudência de Tribunais Superiores, servindo para fortalecer o racismo estrutural sistêmico, que reflete uma certeza social da impunidade àqueles que cometem o crime correlato. O objetivo geral do trabalho é analisar dialogicamente o discurso jurisprudencial penal do crime de racismo no Brasil. Na análise dos dados, emergem categorias em diferentes dimensões dialógicas: Identificam-se o cronotopo fático-concreto, o cronotopo dispositivo e o cronotopo hermenêutico-deliberativo, aplicados ao racismo cibernético e algorítmico, racismo religioso, racismo xenofóbico e racismo LGBTQIAPN+. Analisa-se o direito intuído/enformado pela Acusação e pela Defesa, bem como o direito intuído/enformado/informado pelo Juiz ou Tribunal. Destacam-se a ideologia cotidiana racista e antirracista materializadas na conduta típica e a ideologia antirracista informada pelo Estado por meio dos dispositivos legais. Examina-se a valoração das provas e dispositivos legais que enformam a norma geral e individual, abstrata e concreta, aplicável aos casos analisados. Observa-se a influência do sistema axiológico garantista e suas interações com o discurso jurisprudencial penal do crime de racismo. Na esfera do Direito, identifica-se os gêneros judicial normativa/retórico, político dispositivo/legal e social racista/antirracista que estruturam/fundamentam as decisões jurídicas. Dessa forma, o trabalho des(re)vela as nuances, formas de composição, pressupostos e discursos que entretecem as decisões judiciais relacionadas ao crime de racismo, bem como os elementos que reforçam ou desafiam o racismo sistêmico no sistema jurídico brasileiro.
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Pobreza e Desigualdade de Renda: Uma análise Interdisciplinar do Brasil Contemporâneo
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-30) LIMA, Kennan Dyogo dos Santos; FERREIRA, Jorge Leandro Delconte; http://lattes.cnpq.br/3357182386926221; http://lattes.cnpq.br/9978491147121287; FERREIRA, Jorge Leandro Delconte; PANCERA, Aline de Queiroz Assis Andreotti; COSTA, Fábio Rodrigues da
A pobreza e a desigualdade de renda são fenômenos interligados e persistentes, que impõem obstáculos significativos ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Esta dissertação adota uma abordagem interdisciplinar, combinando referenciais teóricos da economia, sociologia e geografia, com o objetivo de analisar a distribuição espacial desses fenômenos em nível municipal, entre os anos de 2000 e 2010. A pesquisa utiliza dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplica técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), com destaque para o uso dos índices FGT (Foster, Greer e Thorbecke), Gini e da estatística I de Moran. A análise permite identificar padrões territoriais de concentração, dependência espacial e formação de clusters de pobreza e desigualdade de renda. Os resultados revelam que tais clusters são persistentes ao longo do tempo, com destaque para a manutenção das desigualdades nas regiões Norte e Nordeste. Verificou-se, ainda, correlação estatística positiva entre pobreza e desigualdade, indicando que municípios com maior incidência de pobreza tendem a apresentar também níveis mais elevados de desigualdade de renda. Mesmo com variações positivas nos indicadores sociais no período analisado, os padrões regionais se mantiveram. Conclui-se que o território exerce um papel ativo na reprodução da pobreza e da desigualdade, sendo fundamental que políticas públicas incorporem a dimensão espacial como eixo estruturante de suas estratégias de intervenção e promoção da equidade social.
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Teatro em Sala de Aula: Uma Possibilidade Metodológica para o Ensino de História
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-06-05) Ribeiro, Celito; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/8577457538991837; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Wanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk; http://lattes.cnpq.br/2084993373301484
Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional (Profhistória) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), investiga o uso do teatro como metodologia no ensino de História, no Colégio Estadual São Judas Tadeu (Quinta do Sol, PR). O objetivo principal é analisar a aplicação do teatro como ferramenta pedagógica como recurso principalmente para o ensino de história, buscando identificar seu potencial para estimular a observação e a análise comparativa de diferentes culturas ao longo do tempo. A pesquisa explora como o teatro pode tornar os alunos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, promovendo uma articulação dinâmica com o conteúdo histórico e o ensino-aprendizagem da História. Adicionalmente, são examinados os desafios e as possibilidades associados à utilização do teatro como metodologia de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de 2ª série, uma do Ensino Médio e outra de Formação de Docentes . O produto final da dissertação é a produção e encenação de uma peça teatral que apresenta a história da humanidade em ordem cronológica. O Tempo é o personagem central, representando as mudanças, transformações, rupturas e permanências da experiência humana. A encenação abrange desde os primórdios da humanidade, passando pela Pré-história, História Antiga (Egito, Grécia, Roma), Idade Média, Renascimento, e culmina no encontro entre portugueses e povos originários. A elaboração do roteiro, figurinos e adereços visa aprimorar a colaboração e a receptividade dos alunos em relação ao ensino de História. A proposta busca incentivar a reflexão sobre o passado, enfatizar o respeito pelas estruturas temporais e estimular a construção de uma sociedade mais consciente no presente e no futuro.
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POR DENTRO DA HISTÓRIA. Livro Didático e Tecnologia: Os opostos se atraem?
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-30) Miranda, Patricia de Souza; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6632410399601767; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Caimi, Flávia Eloisa; http://lattes.cnpq.br/1558926679940968
Com enfoque no uso da tecnologia para o ensino de História e sem abrir mão de recursos ditos tradicionais, como o livro didático, essa pesquisa se dedicou a analisar a maneira como os estudantes podem desenvolver o gosto pelo aprendizado histórico com o uso de recursos tecnológicos para a gravação de um vídeo – nomeado Por Dentro da História - https://www.youtube.com/watch?v=PZfC-icMcPI (link de acesso ao vídeo) como uma ferra-menta pedagógica na construção do conhecimento histórico elaborado por alunos do 7° ano do ensino fundamental. As discussões teóricas se pautam em alguns pontos cruciais para se pensar o ensino de história dentro dessa pesquisa, como as dificuldades dos estudantes em assimilar o conteúdo histórico, a importância do livro didático e a forma como ele é utilizado por professores e alunos a busca por novas metodologias de ensino envolvendo o uso da tecnologia e o potencial do YouTube, não como fonte de pesquisa, mas como uma atividade prática que envolva os estudantes na aprendizagem histórica. O referencial teórico foi embasado em pesquisas realizadas pela Professora Dr, Flavia Eloisa Caimi, a Professora Dr. Circe Maria Fernandes Bittencourt em diálogos com outros autores da área. A base metodológica se dividiu da seguinte forma: Pesquisa no livro didático com complemento da plataforma LRCO – Livro de Registro de Classe Online, da Secretaria de Educação do Estado do Paraná - elaboração do roteiro, gravação, edição e hospedagem do produto final no YouTube e demais redes sociais. A conclusão é que o Por Dentro da História se mostrou uma metodologia exequível e os resultados alcançaram as expectativas esperadas. Contudo, o produto como uma atividade interdisciplinar abre espaço para que estudos futuros dediquem esforços quanto a sua efetividade. Como resultado final dessa pesquisa, a produção do Por Dentro da História ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.
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Memórias e narrativas dos professores na relação com espaços públicos da cidade de Promissão/SP: uma formação pela via estética
(Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-09) Monteiro, Emily Vitória Neves; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/3821050901208551; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Cunha, Nara Rúbia de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4787129577624171
Este trabalho tem como objetivo produzir conhecimentos históricos educacionais em diálogo com as memórias de professores do Ensino Básico da cidade de Promissão – SP. Partindo da compreensão de que a modernidade capitalista atrelada à aceleração dos acontecimentos, propõe-se um movimento a contrapelo desse fluxo, refletindo sobre as experiências passadas e presentes da cidade em que os professores estão inseridos. A cidade será abordada como um campo de experiências e, por meio de uma formação docente, investigaremos como os docentes estabelecem suas relações com o espaço em que vivem. Para compreender essa ideia, iremos dialogar com o filósofo Walter Benjamin (1985) que, entre seus diversos trabalhos, analisa o avanço da modernidade capitalista como um dos fatores para a perda da narrativa e da experiência, ao mesmo tempo em que estimula reinventar outras formas de narrar e viver nesse tempo com mais qualidade e experiências coletivas. Para isso, desenvolvi um projeto de formação docente que foi fundamentado em práticas de rememoração, expressas em narrativas orais, escritas e iconográficas, que revelam as imagens de como os professores se relacionam com a cidade em que vivem. As narrativas foram elaboradas em mônadas, aporte teórico-metodológico benjaminiano que, por meio de fragmentos de memórias, apresenta imagens do mundo em miniatura (cidade de Promissão-SP) articulado com as experiências mais amplas da cultura. Além disso, o trabalho envereda pela área de História Pública ao propor um conhecimento produzido com o público (Professores) a partir do princípio da autoridade compartilhada (Frisch, 2016) e ao construir caminhos para uma formação docente dialógica, colaborativa, inventiva e criativa (Galzerani, 2008, França, 2015, Cunha, 2016).