Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Item A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR STEAM NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DAS TECNOLOGIAS ROBÓTICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2024/05/16) RODRIGUES, Gesinelly Kellen dos Santos; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5945893190459692; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Jonathan Andrés Mosquera; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474; Caroline Oenning de Oliviera; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Etiane Ortiz Paiva; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741A Educação Ambiental Crítica (EAC) tem como proposta promover a transformação da realidade social, contrapondo-se à produção capitalista, tendo em vista a grande exploração dos recursos naturais para o fomento da produção de bens e serviços para satisfazer o consumo exacerbado da sociedade em prol do conforto ou pseudoconforto. Neste enfoque, a abordagem STEAM e a Robótica apresentam-se como possibilidades de abordagens inovadoras e eficazes para integrar a EAC ao currículo escolar. Em razão disso, propomos como objeto de investigação, a abordagem STEAM, à luz dos pressupostos da EAC, articulada à Robótica e outras disciplinas correlatas, visando uma abordagem interdisciplinar. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a relevância do STEAM e da Robótica como estratégias para o ensino da EAC, destacando seus benefícios e potenciais, aplicações práticas em relação às questões ambientais que impactam a comunidade escolar e os alunos participantes do estudo. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando a observação participante como modalidade de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários em formato de formulários e relatos textuais dos protótipos robóticos, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual do município de Nova Esperança, Paraná. Para análise do corpus empregou-se a Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin, dentre outras contribuições teóricas. Como resultado, identificamos a frequência de termos e expressões ligados a EAC como “Cidadania”, “Consumo e Consumo Consciente”, “Compromisso/engajamento”, “Degradação”, “Exploração/explorar/Capitalismo”, “Problema socioambiental”, “Sustentabilidade socioambiental”, “Transformação “socioambiental”, entre outros, dos quais, mostraram de forma clara a evolução do pensamento dos alunos de forma crítica e engajada. Dessa forma, obtivemos uma compreensão de forma positiva a ascensão da EAC, por intermédio do método STEAM e da Robótica, estratégia que permitiu aos discentes o desenvolvimento do diálogo, da cidadania e da criticidade, aspectos que contribuíram para a transformação do pensamento dos alunos em relação às questões ambientais. Além disso, foi criado um produto pedagógico no formato de Sequência Didática (SD), com intuito de guiar e apoiar outros professores a desenvolver por meio do ensino de Robótica a EAC. A experiência não se limitou apenas no campo dos objetivos da pesquisa, mas inspirou alunos a se tornarem agentes de mudança contribuindo positivamente para um mundo em transformação. Esperamos que esta pesquisa contribua para estudantes, professores e pesquisadores, inspirando a realização de outros trabalhos na mesma linha de investigação.Item A AQUISIÇÃO DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR E O EXERCÍCIO DO PENSAMENTO COMPLEXO: DOIS CAMINHOS EM BUSCA DA TOTALIDADE PERDIDA E DA “CABEÇA BEM-FEITA”(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/07) SILVA, Salete da; MENDES, Claudinei Magno Magre; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; http://lattes.cnpq.br/3282202486682906; Claudinei Magno Magre Mendes; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196; Sani de Carvalho Rutz da Silva; http://lattes.cnpq.br/5694972079639390; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058A presente pesquisa busca investigar a interdisciplinaridade como uma das alternativas viáveis para confrontar a visão fragmentada e reducionista do conhecimento, em busca da totalidade perdida. Investigaremos, também, a teoria da complexidade de Morin, analisando os princípios que a fundamentam, verificando qual é a sua contribuição para a construção da proposta interdisciplinar. Será discutido, ainda, qual é o perfil necessário para o educador que deseja trabalhar nessa perspectiva, contextualizando este elemento a uma análise das bases filosóficas e teóricas que orientam o trabalho desenvolvido no Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino- PPIFOR, voltado para a Formação Docente Interdisciplinar, desenvolvido pela UNESPAR, Campus de Paranavaí. As implicações desse novo paradigma na formação dos professores, rumo a uma sociedade do conhecimento, precisam ser consideradas, no sentido de se obter um novo redimensionamento da função destes profissionais. Fundamentados pelos estudos realizados, faremos a análise de três dissertações, produzidas por alunos da turma I, ano 2013, do referido Mestrado, buscando descobrir se a interdisciplinaridade foi abordada, qual foi a abordagem apresentada e a relevância que foi dada ao tema. Para o desenvolvimento de nosso trabalho, optamos pela pesquisa bibliográfica e documental, sendo que, para o referencial teórico, escolhemos nos fundamentar em Moraes (1997), que indica que o foco de nosso estudo é de natureza construtivista, interacionista, sócio-cultural e transcendente, considerando que o conhecimento deve ser compreendido como um processo que está sempre em construção, pela ação do indivíduo no mundo e do sujeito sobre o objeto, em um processo dialético, pelo qual o homem transforma a si mesmo e ao outro, por meio da interação com o mundo físico e social e com a sua própria realidade. Nesta trajetória humana, o sujeito deve sempre buscar superar-se, transcender-se, entrar em comunhão com a totalidade indivisível, compreendendo se como parte integrante do universo. Constatamos que professores e alunos do PPIFOR abraçaram este desafio, no sentido de empreenderem discussões e pesquisas (e por que não práticas?), que os conduzam pelos caminhos da interdisciplinaridade, no exercício do pensamento complexo sobre o conhecimento. Estas ações representam orientações a serem seguidas, na atualidade, na busca da formação integral do homem, do sujeito consciente da sua condição humana e identidade terrena. Em nossa visão, esta aí a essência da ―cabeça-bem-feita‖, apregoada por Morin.Item A ATIVIDADE DO DESENHO NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL(Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/22) STEINHEUSER, Débora Buss; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/4692362344444142; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Marta Sueli de Faria Sforni; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Lucinéia Maria Lazaretti; http://lattes.cnpq.br/7146481573883908Esta pesquisa teve como foco o estudo do desenho e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Visto que é recorrente encontrar o desenho nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, sendo utilizado apenas como recurso, constituiu-se como objetivo desta pesquisa analisar o desenvolvimento do desenho como linguagem, a fim de compreendê-lo como atividade pedagógica. Com base no aporte da Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa compôs-se, além dos dados coletados na pesquisa de campo, de uma revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Mukhina, Elkonin e demais pesquisadores que, de alguma forma, contribuíram para o entendimento da atividade do desenho e da teoria. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola localizada no Noroeste do Paraná, em uma turma de Educação Infantil, com crianças em idade pré-escolar, ocorrida em dois momentos durante o ano de 2019. Na busca de compreender a finalidade do desenho para crianças em idade pré escolar, ora como conteúdo, ora como recurso, foi preciso, a princípio, entender o que é o desenho nos preceitos da teoria adotada, assim como o que essa atividade pode proporcionar às crianças em relação ao desenvolvimento de Funções Psíquicas Superiores. Fez-se, desse modo, um percurso de compreender os estudos de Vigotski, o qual pontua quatro estágios do desenho: estágio de esquemas, estágio do surgimento do sentimento da forma e da linha, estágio das representações verossímeis e estágio das representações plásticas. Foram selecionados seis desenhos de cada observação realizada, totalizando doze desenhos, sendo eles das mesmas crianças. O intuito foi analisar se houve desenvolvimento dos estágios. Os resultados apontam que, diante dos estudos e dos dados coletados, se pode considerar que o desenho vem sendo trabalhado apenas como recurso, utilizado como pretexto de outros conteúdos ou, ainda, passatempo. Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou conhecer o desenho não só como um recurso, mas como uma linguagem, uma atividade produtiva, um conteúdo que está em processo de desenvolvimento e que o ensino precisa estar atento, a fim de desenvolvê-lo e promover, nas crianças, na qualidade de alunos, as condições de humanizarem-se.Item A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O PROCESSO DE UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/18) GOTARDO, Cleissiane Aguido; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3526740845798482; Renan Bandeirante Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Rodrigo Davi Almeida; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Sergio César da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, analisa a BNCC do Ensino Médio na sua relação com mundo do trabalho flexível contemporâneo, em acordo com o trabalho de organização Toyotista afeito à indústria 4.0. Homologada em dezembro de 2018 sob o governo de Michel Temer, trata-se de um documento de caráter normativo que servirá de referência para a construção dos currículos de escolas públicas e particulares. Parte da premissa que, ao definir as aprendizagens consideradas essenciais, expressas em dez competências gerais, nega as formas clássicas da educação escolar e mantém o foco pragmático. Os docentes deverão centrar os conteúdos nas competências estabelecidas por esse documento, e a prática pedagógica é direcionada para a busca de resultados, uma vez que sua produtividade é avaliada em larga escala. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a BNCC do Ensino Médio e o mundo do trabalho reestruturado, conforme os cânones da indústria 4.0 e suas implicações no trabalho docente. Trata se de uma pesquisa documental e bibliográfica que se baseia no pressuposto teórico metodológico do materialismo histórico. Inicialmente discute a reestruturação produtiva de predominância Toyotista, iniciada em 1980 nos países capitalistas centrais, e no Brasil a partir de 1990, buscando romper com a rigidez do fordismo keynesianismo, e visando a adequar os processos produtivos e gerenciamento da força de trabalho ao capital. O neoliberalismo é articulado ao modo de produção Toyotista, e esses processos combinados com a implementação da indústria 4.0, estruturada a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, e das plataformas tecnológicas implicam as transformações no mundo do trabalho e, consequentemente, na prática pedagógica. Posteriormente, este estudo analisa o processo de implementação da BNCC do Ensino Médio, bem como o ensino proposto por esse documento, conforme o disposto na Lei 13.415/2017. Verifica que, ao flexibilizar os currículos escolares, a BNCC sofre influência do pensamento pós moderno e se apropria dos pressupostos que norteiam as pedagogias do aprender a aprender, cujo foco concentra-se na formação de competências e habilidades. Por fim, identifica, na BNCC do Ensino Médio, a preocupação em instrumentalizar o aluno para o uso das tecnologias, de forma que estejam preparados para as exigências da nova estrutura do capitalismo de plataforma. Desse modo, com as mudanças no mundo do trabalho e o avanço tecnológico, os docentes da rede pública do Paraná têm incorporado obrigatoriamente elementos do trabalho uberizado, e ao realizarem suas atividades com intermédio de plataformas tecnológicas, têm sua prática controlada e perdem autonomia. A investigação evidencia que a BNCC do Ensino Médio propõe um currículo escolar esvaziado de conteúdo científico em consonância com o desenvolvimento de competências e habilidades. Esses fatores apresentados têm impactado o trabalho dos professores, que é controlado. Esses profissionais tornam se flexibilizados e reduzidos a organizar tarefas e operar plataformas digitais, dispensando uma atuação docente qualificada e integral e, ao perder o sentido do seu trabalho, ocorre uma (des) formação docente.Item A BNC-FORMAÇÃO E O IDEÁRIO POLÍTICO-EDUCACIONAL DA UNESCO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/25) FERREIRA, Sandra Tais Gomes; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/4789361347104973; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Sonia Maria Chaves Haracemiv; http://lattes.cnpq.br/1257464125778276; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Este texto realiza uma investigação sobre as políticas educacionais atuais relacionando a nova proposta de formação de professores para a educação básica brasileira, chamada de BNC-Formação, com as mudanças ocorridas nas questões socioeconômicas e políticas. Busca-se relacionar essa proposta formativa com os antecedentes políticos e, sobretudo, com as determinações que vêm sendo impostas pelos organismos internacionais das Nações Unidas, como a Unesco e o Banco Mundial. Por conseguinte, este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa com fontes bibliográficas e documentais, e o método é dialético. Na percepção de Lara e Molina (2011), esse tipo de pesquisa permite uma compreensão maior do objeto estudado ao se estabelecer a relação entre a parte e o todo. Esse movimento dialético, que vai do objeto de estudos às questões maiores, possibilita a compreensão das determinações sócio-históricas. Por essa razão, ao se estabelecer a relação da educação e da formação docente com a economia e a política do período estudado, tem se a síntese de múltiplas determinações, isto é, compreende-se a formação de professores como parte de um processo social utilizado para formar indivíduos capazes de contribuir para a solução de problemas sociais, colaborando para a reprodução do capital e o acúmulo das classes já privilegiadas pela divisão social do trabalho. Essas determinações estão impostas pela nova ordem mundial ao definir as bases epistemológicas para a educação do século XXI, a partir das injunções feitas pelo Banco Mundial que trabalha com índices de desenvolvimento e financiamento para os países periféricos, assim como a Unesco que, ao determinar a base epistemológica para a educação do novo século, cria categorias pautadas em habilidades e competências individuais e procura formar indivíduos autônomos para responder às necessidades imediatas de reprodução social. Essas categorias também estão presentes na BNCC e na BNC-formação que regulamenta a formação de docentes no Brasil a partir de 2019, com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Os estudos apontaram que, a formação de professores, que deveria se constituir na identidade de um profissional capaz de mediar o conhecimento por intermédio de um ensino esclarecedor, o que constitui o trabalho educativo, vai aos poucos deixando essa função para contribuir para a formação de indivíduos de acordo com os interesses do capital.Item A BNCC DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE QUÍMICA NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2023/04/28) CALDAS, Gabriel Ribeiro; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7311564282985230; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Cezar de Alencar Arnaut de Toledo; http://lattes.cnpq.br/2085468611285004; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O conhecimento químico instituiu-se como fundamental para o avanço técnico e científico na modernidade, sendo essencialmente incorporado aos processos de desenvolvimento industrial em todo mundo. No capitalismo, o Ensino de Química progride a partir do vínculo entre o conhecimento químico e os processos produtivos, em outras palavras, pode-se compreender que o Ensino de Química avança em consonância com o desenvolvimento técnico-científico. Sendo assim, este trabalho visa situar o Ensino de Química na sua correlação com o desenvolvimento econômico brasileiro de modo a compreender os fatores de desarticulação entre a Ciência, em especial, a Química, e o processo formativo na Educação Básica através de um estudo de caso da rede estadual de educação do Paraná. Nesse sentido, a questão orientadora que guia a presente dissertação de mestrado refere se à desarticulação da disciplina de Química nos currículos formativos referenciados pela BNCC. Tendo em vista essa problemática o presente estudo tem por objetivo analisar o processo histórico de desenvolvimento do Ensino de Química e suas relações com os diferentes projetos de desenvolvimento nacional ao longo dos séculos XX e XXI. O caminho metodológico percorrido fundamentou-se em uma revisão bibliográfica e documental de carácter qualitativo. A análise possibilitou demonstrar que a inserção dos ideais neoliberais e mercadológicos na educação descaracterizaram a disciplina de Química, secundarizando seus conhecimentos quais assumem, nos currículos norteados a partir da BNCC, uma natureza adjutória das demais Ciências.Item A BNCC DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO E TRABALHO DOS PROFESSORES(Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/18) PEREIRA, Karla Cristina Prudente; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/5686223110599328; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Sérgio César da Fonseca; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, busca investigar as demandas que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio ocasiona à formação e ao trabalho dos professores. Recém aprovada e em fase de adequação pelas instituições de ensino de todo o país, públicas e particulares, a BNCC promove uma nova estrutura para o Ensino Médio e aprofunda a perspectiva de ensino disseminada no Brasil pelo “neoescolanovismo”, na década de 1990. Movimento esse que resgata alguns princípios educacionais da Escola Nova, como a aprendizagem baseada no fazer. É nesse período que os princípios da flexibilização toyotista chegam ao Brasil, permitindo a reestruturação produtiva, que foi iniciada em 1970 nos países de capital desenvolvido. Fundamentados nesse contexto, os ideais formativos defendidos a partir de 1990 no país primam por um ensino centrado no aluno e suas experiências individuais, privilegiando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem pela ação com vistas à implantação de um novo modelo de organização da produção, que tenciona adequar as concepções pedagógicas às novas necessidades produtivas. Essas relações vêm se aprofundado e, atualmente, possuem um caráter mais ofensivo, dessa forma, é preciso buscar apreender, com muita cautela, de que forma a BNCC se insere nesse contexto, para tanto, se faz indispensável uma análise que supere sua aparência. Partindo dessa necessidade de aprofundamento de análise e pautado no materialismo histórico-dialético, o objetivo desse estudo é investigar a BNCC do Ensino Médio empenhando-se para desvelar o perfil de professor necessário para a sua efetivação. Para tanto, incialmente apresentamos uma discussão acerca do processo de reestruturação produtiva no Brasil, que possibilitou a nova organização de produção toyotista, rompendo com a rigidez fordista e instaurando o princípio da flexibilização – aspectos esses que foram incorporadas aos preceitos educacionais, resultando na difusão das pedagogias do “aprender a aprender” que, justamente, pensam o ensino como ferramenta para formação de sujeitos flexíveis. Na sequência, examinamos as alterações que essa flexibilização, tanto produtiva quanto educacional, causou à formação e ao trabalho docente, que foram racionalizados e perderam seu caráter formativo, considerando que o professor passou a ser compreendido como o profissional responsável por organizar as atividades práticas necessárias para que o aluno desenvolva seu próprio conhecimento. Assim, tendo relacionado a BNCC ao processo de flexibilização do ensino, passamos à análise das suas áreas de conhecimento e das orientações apresentadas, que servirão como base para elaboração dos itinerários formativos do Ensino Médio. A investigação evidencia o caráter pragmatista e liberal das atuais políticas educacionais, incluindo a BNCC. O documento defende a implementação de um currículo esvaziado de conteúdo, que se preocupe com o desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos e os prepare para ingresso imediato nos postos de trabalho flexibilizado. Desse modo, a organização do ensino deve promover a autonomia dos alunos, que serão responsabilizados por seu processo de ensino e o professor passa a ser um sujeito secundário e desprovido de conteúdo formativo. Logo, sem a necessidade de transmissão dos conhecimentos específicos das disciplinas, a nova configuração do Ensino Médio permite que a atuação docente se dê por profissionais não licenciados que atestarem “notório saber” na área. Se o processo de reestruturação produtiva contribuiu para a difusão de um novo perfil de professor e foi responsável pelo esvaziamento dos conteúdos de sua formação, as novas reformas políticas contribuirão para o acirramento dessas relações e o barateamento dos cursos de formação de professor.Item A BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/02/21) SARAIVA, Ellyn Vieira de Souza; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/5402606022626953; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Heloisa Toshie Irie Saito; http://lattes.cnpq.br/2902881020655837; Cassiana Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4143702372700862; Najela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, e tem como objetivo analisar a importância da brincadeira de papéis sociais para o desenvolvimento psíquico da criança de quatro a cinco anos de idade e sua organização pedagógica. No cenário educacional, muito se debate sobre a importância da brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil, porém nossa hipótese é que existe uma lacuna conceitual e teórica sobre a importância dessa atividade. Dessa forma ainda nos deparamos com a seguinte questão: como a brincadeira de papéis sociais pode contribuir para o desenvolvimento psíquico das crianças de quatro a cinco anos de idade? Para responder a esta inquietação, analisamos os documentos oficiais do Ministério da Educação, que embasam a organização pedagógica na Educação Infantil os quais servem de suporte para o trabalho dos professores dessa etapa de ensino, com a finalidade de entender como a brincadeira de papéis sociais é abordada nesses documentos. Na sequência, tomamos como referência a Teoria Histórico-Cultural, realizando uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico-bibliográfico, a partir dos pressupostos teóricos das obras de Vigotski, Luria, Leontiev, Elkonin, dentre outros, que se dedicaram a estudar sobre o desenvolvimento psíquico, a periodização do desenvolvimento humano e as atividades dominantes de cada período, no intuito de compreendermos a brincadeira de papéis sociais e sua importância para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. A partir dos estudos documentais e teóricos, apresentamos possibilidades de intervenções, extraídas das obras de Elkonin (2009) e Brigatto (2018), com o propósito de contribuir com o trabalho pedagógico, almejando o desenvolvimento das funções psíquicas da criança do período da idade pré-escolar. Podemos considerar que os resultados desta pesquisa indicam que a organização intencional e planejada do trabalho docente, no que tange à intervenção pedagógica, é elemento fundamental que promove os processos imbricados nessa atividade. Percebemos a relevância da formação inicial e continuada do professor, para que ele atue, de forma consciente, em relação à própria importância educativa frente à brincadeira de papéis sociais. Com este trabalho, espera-se subsidiar a ressignificação das brincadeiras de papéis sociais, garantindo práticas pedagógicas objetivadas dessa atividade, em que as crianças tenham elementos necessários para aprimorar a brincadeira de papéis sociais, engendrando avanços em seu psiquismo.Item A COMPREENSÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS SABERES DOCENTES NO ENSINO DE CIÊNCIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/21) SPERANDIO, Mariana Ataides e Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4695699690017513; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Marcelo Carlos de Proença; http://lattes.cnpq.br/9198626057262085; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058Nos últimos tempos, a formação de professores tem sido alvo de muitas pesquisas e indagações, com intuito de melhorar e auxiliar o desenvolvimento destes profissionais. Ao analisar um professor formado em Pedagogia ou Magistério, que pode atuar nos anos iniciais do ensino fundamental, logo se pensa em sua ampla formação, que é preparado para atuar em várias funções e também ensinar muitos conteúdos. Em meio a essa realidade, surgem os saberes docentes, como conhecimentos que são necessários para a profissão docente e também com a função de auxiliarem a aprendizagem dos alunos. Por esse motivo, nesta dissertação, propomos responder: Qual a compreensão dos professores dos Anos Iniciais sobre os saberes docentes, em relação ao ensino de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou entender quais saberes essenciais julgam os professores ao desempenho de sua atividade, como profissionais do ensino. Para o desenvolvimento da pesquisa foi aplicado um questionário na rede municipal de Educação, da cidade de Loanda, Paraná, contendo vinte e quatro questões, objetivas e discursivas, com uma abordagem qualitativa no qual participaram trinta e sete professores. A forma de análise dos dados foi a análise de conteúdo de Bardin. Desse modo as interpretações foram baseadas nos principais autores: Perrenoud, Antônio Nóvoa, Gauthier, Tardif e Shulman. Podemos compreender por meio das respostas dos participantes que a profissão docente é um ofício feito de saberes, no qual identificamos vários deles nesta pesquisa, como por exemplo os saberes disciplinares, experienciais, curriculares, da formação profissional, estudados por Tardif, Gauthier e Shulman e também diversas competências estudadas por Perrenoud. Em conjunto, observamos os conhecimentos que são necessários ao professor, como o pedagógico da matéria e do conteúdo discutido por Shulman. Foi identificada também, a importância quanto à formação contínua, relacionando com as pesquisas de Nóvoa. Após análise do questionário foi realizada ainda uma entrevista com três professores que já haviam participado da etapa anterior, em busca de mais informações para completar a análise dessa pesquisa. Nesta etapa foi possível perceber que os professores reconhecem a importância do ensino de ciências, utilizam com frequências as atividades experimentais, porém se sentem inseguros para lecionar essa disciplina. Portanto compreendemos que os resultados encontrados contribuirão para um entendimento mais significativo do trabalho docente, pois os professores necessitam ter esses conhecimentos tão importantes, que vem para acrescentar e melhorar suas práticas docentes.Item A CRIAÇÃO DA FAFI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PARANAVAÍ, REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ (1965-1972)(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/30) SILVA, Beatriz Fernanda Almeida da; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/1832021346967299; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Ednéia Rossi Moraes; http://lattes.cnpq.br/5959151437435278; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036Nesta pesquisa objetivamos compreender como a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí/PR (FAFI), contribuiu para a formação de professores em Paranavaí e região. A investigação delimita-se entre 1965 (ano em que a FAFI foi criada) e 1970 (ano em que a primeira turma de formandos colou grau). Ao longo de sua existência a FAFI passou por mudanças nas denominações, as quais serão discutidas ao longo do texto. Concebemos que instituições educacionais, em particular as de ensino superior, tem um papel ímpar no desenvolvimento de uma cidade e região, por isso torna-se necessário estudar e conhecer como foi organizada. Justificamos a seguinte pesquisa demonstrando que a FAFI nasceu como parte de projetos mais amplos, de cunho socioeducacional e político, graças a pessoas que sonharam e lutaram para que ela existisse e a transformação que esta instituição trouxe para a vida de muitas pessoas que por ali passaram, logo, esta pesquisa tem o intuito de contribuir para a escrita da história da educação regional e nacional. A narrativa que organizamos se pauta em fontes documentais localizadas no arquivo do campus, as quais revelam aspectos da trajetória desta instituição, bem como de práticas nela desenvolvidas, ou seja, da micro-história dessa instituição. Essas fontes documentais se entretecem com a pesquisa realizada através da escuta de histórias contadas por antigos alunos da instituição, evidenciando suas memórias e representações, assim como as notícias que circularam entre leitores da cidade e região, via Diário do Noroeste. Essas fontes foram fundamentais para conhecermos a instituição com os olhos da sociedade, ou seja, com um olhar macro. A pesquisa, de cunho sócio histórico pauta-se na análise documental, bibliográfica e também registros de memórias educacionais, arquivos institucionais e privados, dentre eles livros, atas, fotografias, jornais e noticias da internet. Organizamos a narrativa com base na história sociocultural, a partir de Chartier (1990) e Le Goff (1990), entre outros. Buscamos também amparo em outras pesquisas, como de Anísio Teixeira (1989), para entendermos a organização do Ensino Superior no Brasil. A pesquisa possibilitou estudar aspectos da história desta Instituição de Ensino Superior, e se aproximarmos da realidade e demandas locais para a formação de professores que atuaram em escolas primárias e secundárias, as quais estavam sendo construídas naquela época.Item A DINÂMICA DO PIBID E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/12/13) ROEDEL, Susane Closs da Silva; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/2773391607657302; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; André Luis de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2543491078465374; Marilene Mieko Yamamoto Pires; http://lattes.cnpq.br/1502083011424591Contemporaneamente, em razão das transformações nas relações sociais, no mercado de trabalho e pela midiatização, demasiadas responsabilidades são incumbidas ao sistema educativo e, consequentemente, ao professor. Desse modo, são comuns e numerosas as discussões e pesquisas voltadas à formação docente, apontando a questão da qualidade do cotidiano escolar e sua relação à figura do professor. Nesse sentido, no tocante à formação inicial docente, distintos autores afirmam, unanimemente, que esta encontra-se em déficit e a maioria pontua a ausência do exercício prático da profissão, a vivência da realidade escolar, como uma das principais lacunas existentes. Por essa razão, nesta dissertação, propomos responder: de que forma a ausência ou a insuficiência da articulação entre teoria e prática compromete/limita a formação de professores de Ciências? Com efeito, ao atentar-se a esta questão, a presente pesquisa almejou investigar um dos subprojetos do programa que busca contribuir nesse sentido, propiciando a convivência do acadêmico de licenciatura com a realidade de seu futuro ofício, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, surgiu mais um questionamento: De que forma o PIBID tem contribuído para a articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia? Entretanto, para que a pesquisa obtivesse informações referentes à ação do programa na prática, foram aplicados questionários, previamente elaborados pelas pesquisadoras, com os integrantes (acadêmicos, supervisores e coordenadores) do subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID de uma universidade paranaense, selecionada para a pesquisa. Ademais, devido aos dados obtidos por meio da aplicação desses questionários com os integrantes deste subprojeto, enfatizamos, também, a articulação teoria-prática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto união entre fundamentação teórica e experimentação. Por sua vez, com o intuito de obtermos uma visão holística e abrangente, recorremos, como método de análise da pesquisa, à Análise Textual Discursiva, contemplando as etapas de unitarização e categorização, enveredando-nos para a elaboração de metatextos que pudessem representar e validar os fenômenos investigados. Todavia, verificamos que o PIBID é uma política pública efetiva, que tem oportunizado muitos acadêmicos a adquirirem experiência em sala de aula, a obterem contato com a realidade escolar. Assim, o abreviamento da distância entre o âmbito de formação e o de trabalho docente têm sido determinante para um direcionamento mais contundente e preparatório para os licenciandos, auxiliando-os a desmistificar hipóteses e mitos acerca do trabalho docente, explorar aptidões didático pedagógicas, melhorar e ampliar os procedimentos metodológicos, vislumbrando quais são efetivos na prática e quais não são.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO E OS POSSÍVEIS REFLEXOS DA SUA APLICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2020/07/28) OLIVEIRA, Elaine Toná de; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/9846791763588825; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; María Rocio Pérez Mesa; https://scienti.minciencias.gov.co/cvlac/visualizador/generarCurriculoCv.do?cod_rh=0000963518; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) revela, ainda hoje, uma fragilidade diante da promoção de práticas fragmentadas, descontextualizadas e pontuais na educação formal. A coexistência das correntes conservadora e crítica da EA, somadas a deficiente formação inicial oferecida ao professor quanto aos temas ambientas, a superficialidade teórica acerca da EA, a dificuldade de seleção de materiais, além do campo de disputas no qual está inserida a escola, são apontados como os motivos para a não consolidação da EA na Educação Básica (EB) no país. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento torna-se o principal mecanismo orientador obrigatório para a EB, o que refletirá nas ações pedagógicas para a EA nos próximos anos. Observou-se uma tendência de silenciamento da EA nas versões da BNCC para Educação Infantil (EI) e Ensino Fundamental (EF). Isto posto, o presente estudo buscou responder os questionamentos: Como está constituída a EA na BNCC para o EM? Que concepções fundamentaram sua construção? Defende uma EA conservadora ou crítica? A quem está endereçada? Poderá contribuir para a superação da visão fragmentada e reducionista acerca dos problemas socioambientais nos ambientes escolares? A pesquisa teve por objetivo analisar o conteúdo, promover reflexões e evidenciar qual o espaço e abordagem da EA na BNCC, delimitando-se ao trecho voltado ao EM. Para isso, realizou-se uma análise de conteúdo (BARDIN, 2016). As palavras-chave buscadas no documento foram “educação ambiental”, “ambiental”, “conservação ambiental”, “contextualização ambiental”, “ordem ambiental”, “socioambiental”, “ética socioambiental”, “sustentabilidade socioambiental”, “desenvolvimento sustentável”, “consciência socioambiental” e “sustentabilidade”. Constatou-se que o termo EA não foi mencionado nenhuma vez no recorte do documento e que as palavras-chave mais citadas contemplam as categorias socioambiental e de sustentabilidade. Comprovou-se a tendência de silenciamento da EA também na etapa do EM, demonstrando que a restrição ocorreu em todo o conteúdo da BNCC. Verificou-se uma preferência pela perspectiva da sustentabilidade em detrimento aos pressupostos da EA crítica, representando um alinhamento das políticas públicas de educação aos compromissos firmados com as organizações internacionais que conceberam o conceito de desenvolvimento sustentável. A distribuição das palavras-chave não é equitativa no documento concentrando-se nas áreas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, demonstrando uma valorização da concepção disciplinar no tratamento da EA, fato considerado um retrocesso frente as legislações anteriores que orientam uma abordagem interdisciplinar. A BNCC para o EM revelou-se como um exemplo de conservadorismo dinâmico, por apresentar-se como um documento inovador e adequado as demandas atuais no processo formativo, porém na prática efetiva-se como um conjunto de orientações voltado a manutenção da estrutura desigual, injusta e predatória. Conclui-se que a EA é tratada de maneira limitada, ao ser entendida como um mecanismo utilitarista com a finalidade de promover atitudes conservacionistas e recursistas, o que aponta a necessidade de os educadores posicionarem-se como verdadeiros sujeitos de seu fazer pedagógico mediante uma ação reflexiva de todos os elementos que compõem o processo formativo.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E A PRÁTICA DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/28) SILVA, Patrícia Francisco da; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5180512080026714; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Josê Cândido de Souza Filho; http://lattes.cnpq.br/3257433508202176; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350A Educação Ambiental (EA) tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de hábitos sustentáveis e socioambientais, devendo, portanto, estar presente, de forma articulada e contínua, na educação formal, em todos os seus níveis e modalidades. Nesse contexto, a abordagem de temas, pela escola, sob essa perspectiva, é um dos possíveis caminhos para a formação de cidadãos com atitudes e valores éticos voltados à consciência ambiental. Sendo assim, devido à importância do tema para a sociedade contemporânea, esta pesquisa tem como proposta identificar se a EA foi comtemplada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na fase final do Ensino Fundamental, em três instituições públicas estaduais do noroeste do Paraná. A investigação ocorreu entre os meses de fevereiro a julho de 2020. Para a realização da pesquisa as principais fontes foram os Livros Registros de Classe On Line (LRCO), sendo que as palavras chave buscadas em tais documentos foram “educação ambiental”, “conservação ambiental”, “conservação dos recursos naturais”, “preservação ambiental”, “impactos ambientais”, “saneamento ambiental”, “socioambiental”, “sustentabilidade”, “desenvolvimento sustentável” e “meio ambiente”. As palavras-chave foram escolhidas por representarem temas estratégicos para a abordagem da EA crítica. O escopo de verificação é composto pelos registros do LRCO de três instituições estaduais da região noroeste do Paraná, nas disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências e Inglês. Aplicando a Análise de Conteúdo de Bardin, obtivemos 4.110 registros, dentre os quais certificou-se que o termo EA não foi mencionado nem uma vez nas aulas ministradas. Foi averiguado, também, que a distribuição das palavras-chave não é homogênea entre as disciplinas da grade curricular, concentrando-se em Ciências, Geografia e História. Diante disso, constata-se um retrocesso frente à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), que orienta a perspectiva inter-, multi- e transdisciplinar para promover a EA crítica. Os registros do LRCO revelaram que os conteúdos abordados no espaço escolar do EF da EJA ainda trazem consigo correntes conservadoras, reducionistas e disciplinares da EA, indicando que este tema ainda é tratado de maneira limitada e pontual, em apenas três componentes curriculares: Ciências, Geografia e História.Item A EDUCAÇÃO DOS NEGROS NO DISCURSO ABOLICIONISTA DE ANDRÉ REBOUÇAS (1871-1888)(Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/01) PINA, Carolina Biasi; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/2729051077653158; RICARDO TADEU CAIRES SILVA; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Otávio Ribeiro Chaves; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004; Eulália Maria Aparecida de Moraes; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375Em nossa pesquisa discorremos sobre as propostas de educação, contidas no interior do discurso do engenheiro e abolicionista André Rebouças. Analisamos os discursos publicados em jornais e revistas, seu diário pessoal compilado e sua obra sobre economia nacional no contexto do século XIX, “Agricultura Nacional: Estudos Econômicos, propaganda abolicionista e democrática” principal fonte de análise desse trabalho. Demonstramos a partir de uma análise interdisciplinar, as complexidades daquilo que discursou André Rebouças e suas múltiplas perspectivas, levando em conta seus aspectos globais e cotidianos da história. Tivemos então que as propostas de educação por André Rebouças tratam-se de um fragmento que compõe uma magna obra, na qual visava contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil no século XIX, a partir da visão desenvolvimentista eurocêntrica, sobretudo a Inglaterra. Como parte desse processo era necessário abolir a escravidão e pensar a condição dos negros libertos, contexto a qual evidenciamos o olhar da educação do negro no discurso abolicionista de Rebouças visando proporcionar as bases para uma nova vida social e para o trabalho livre, assalariado e muito mais técnico. Por fim esperamos que os resultados trazidos pela pesquisa, permitam demonstrar as contribuições de André Rebouças e quão necessário se faz, maiores verticalizações para análise de seus escritos, e quão presente se faz seus debates e proposições.Item A EDUCAÇÃO MULTICULTURAL NA PERSPECTIVA DE PETER McLAREN(Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/10) MANFREDO, Yasmin Coelho Figueiredo; SILVA, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/3314192721678628; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Sandra Regina Cassol Carbello; http://lattes.cnpq.br/9572589473763780; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223Esta pesquisa buscou compreender a proposta de educação multicultural na perspectiva do educador canadense Peter McLaren, para quem a educação escolar e a práxis docente devem ser compreendidas a partir de uma vertente crítica para a construção de um multiculturalismo revolucionário que promova, de fato, a transformação social. Para tanto, buscamos compreender o advento do movimento multiculturalista e sua relação com a educação. Também abordamos a polissemia do termo e os seus diferentes usos, para, em seguida, situarmos o referido autor e sua proposta de educação multicultural. O desenvolvimento da pesquisa realizou-se a partir da reconstrução da trajetória intelectual, seguida da análise crítica das obras de Peter McLaren. Crítico ferrenho do capitalismo e da globalização, McLaren denuncia que o projeto neoliberal tem voltado os olhos para a educação escolar como forma de reconfigurar as relações de exploração e dominação da classe trabalhadora. Nesse sentido, defende que os processos que envolvem as relações de classe, etnia, gênero devam ser pensados organicamente, posto que estas últimas podem introduzir mudanças nas condições para as transformações nas primeiras, ou seja, a análise de classe deve incluir os processos sociais e culturais. Em se tratando da cultura dos grupos subalternos ou marginalizados, é fundamental que suas vozes sejam ouvidas para que a educação escolar não continue a cumprir apenas uma função reprodutiva da escolaridade na sociedade capitalista tardia.Item A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA, FÍSICA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRESENTES NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS, COM SEDE NO NORTE CENTRAL E NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ(Universidade EStadual do Paraná, 2017/03/29) SANTINELO, Paulo Cesar Canato; NAGASHIMA, Lucila Akiko; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; http://lattes.cnpq.br/4332776593365591; Lucila Akiko Nagashima; http://lattes.cnpq.br/2610416037040646; Sezinando Luiz Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350Refletir sobre o currículo e a formação inicial de professores de ciências da natureza (física, química e biologia) nos remete a um espaço em que existem muitos e profundos embates. Nessa perspectiva nos colocamos em um campo de estudos que é complexo e desafiador, pois envolve muitas ideologias e modos de pensar. As diferentes linhas ideológicas, em determinadas situações, podem se convergir e até mesmo se complementar, porém na maioria dos casos são antagônicas, exigindo, dessa forma, uma atenção especial na abordagem das peculiaridades de cada uma delas, buscando, evitar que se incorram erros primários de interpretação. Sabendo que as ideologias dominantes em relação ao processo formativo no ensino superior perpassam os documentos reguladores e norteadores do trabalho docente, o debate sobre o currículo e a formação inicial de professores definitivamente é necessário. É certo que a existência de um currículo forte e consistente permite a formulação de documentos coerentes e que podem determinar a qualidade dos cursos superiores. Partindo do princípio que as ementas norteiam o processo formativo dos diferentes cursos das instituições de ensino superior, devemos pensá-las e repensá-las constantemente. Uma das diversas discussões relevantes em relação ao currículo dos cursos de física, química e biologia na atualidade, e que é objetivo central de estudo deste trabalho, refere-se à inserção de conteúdos que abordam a epistemologia da ciência. Pensar epistemologicamente nos leva a uma análise histórica e filosófica da ciência e sobre a busca e construção do conhecimento científico. Nessa perspectiva, o enfoque é dado no processo de formação do conhecimento, tanto ao longo da história da humanidade quanto da vida escolar e universitária, saindo, assim, de uma visão restritiva do estudo do conteúdo pelo conteúdo. Isso inverte consideravelmente o significado dado às licenciaturas, que muitas vezes são vistas como uma segunda categoria em relação ao bacharelado, e leva à formação e consolidação de uma identidade forte, que certamente possibilita um novo olhar sobre o ensino de ciências da natureza. Para tanto, neste trabalho investigativo de natureza qualiquantitativa, o desenvolvimento se deu por meio da técnica de levantamento de documentação indireta, com pesquisa e análise crítica documental de arquivos públicos, disponibilizados pelo MEC e pelas instituições de ensino pesquisadas, e por meio de pesquisa e revisão bibliográfica. Destacamos, contudo, que a presença da epistemologia, e principalmente a epistemologia da ciência, ainda é muito discreta nos currículos dos cursos estudados, fragilizando, assim, o processo de formação inicial de professores e tornando precária a efetividade de sua aplicação no contexto escolar.Item A ESCASSEZ DA DOCÊNCIA MASCULINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2022/11/30) SANTANA, Junior Neto; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/1720519950435809; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Ângela Mara de Barros Lara; http://lattes.cnpq.br/9373145087387951; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre “Educação, História e Formação de professores” do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí. Também está vinculada à linha “História da Infância e Educação Infantil no Brasil” do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Estado, Políticas e Educação, cadastrado no DGP-CNPq. A abordagem escolhida como tema para dissertação é um estudo sobre a ausência expressiva de docentes masculinos na Educação Infantil, haja vista o predomínio docente de mulheres nessa etapa da educação básica. Inquietado com o baixíssimo número de docentes homens na educação da infância, o objeto do estudo consiste em investigar e analisar a escassez da docência masculina na Educação Infantil na rede municipal de educação do município de Paranavaí-PR, que se encontra intimamente relacionada à diversos discursos sociais estereotipados que, relacionados ao modo de produção da vida material, sustentam a ideia de não pertencimento. Para tanto, a investigação implica na realização de uma pesquisa de natureza qualitativa com fontes bibliográficas, fundamentada no materialismo histórico-dialético, tendo como categorias de análise: totalidade e contradição. No entanto, seu direcionamento implica em um estudo de caso acompanhado de análise documental e sua realização inclui a aplicação de questionários a acadêmicos do curso de Pedagogia da Unespar e a profissionais já atuantes na Educação Infantil. Busca compreender a relação existente entre a historicidade da educação da infância com o desenvolvimento do capitalismo, a partir do século XIX na Europa. Na sequência discute o processo de feminização do magistério como decorrente das mudanças desencadeadas pela Revolução Industrial. Considera os dados estatísticos dos últimos Censos da Educação Básica e do Ensino Superior buscando esclarecer a realidade atual, em nível nacional e estadual. Afinal, é preciso saber se a atual escassez masculina predomina desde os cursos de formação de professores voltados para a infância, o que acarreta na quase ausência desses profissionais nos campos de atuação. Por fim, estuda-se a realidade da rede municipal de Educação Infantil de Paranavaí- Pr, a partir de levantamento de dados na secretária de Educação do município - SEDUC e na interpretação das informações obtidas por meio dos questionários aplicados, tanto à estudantes homens de Pedagogia, como a professores/as já atuantes na primeira etapa da educação básica. A partir disso, compreendemos que o número escasso de docentes homens é resultado de concepções sobre: mulher, homem, docência e sociedade, perpetuados ao longo do processo histórico, desencadeado com a ascensão do sistema capitalista e a instauração da sociedade burguesa no século XIX, que se estende até os dias atuais. A escassez da docência masculina na Educação Infantil se perpetua na medida em que a dinâmica da vida material influencia a subjetividade humana, provocando o entendimento de que a educação da infância é mais propicia para mulheres e a atuação masculina é questionável, conforme reforçam os estereótipos.Item A EVASÃO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NA PERSPECTIVA DOS EVADIDOS(Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/20) RAMOS, Antoneli da Silva; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/1235609959200540; Paulo César Gomes; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; Luciano Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1855466912397758; Maria Luisa Furlan Costa; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335A evasão é um fenômeno que atinges instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas em todo o país. Os estudantes desligam-se de seus cursos por inúmeras e distintas razões que nem sempre são adequadamente investigadas pelos gestores e administradores. Nossos objetivos nesta dissertação de mestrado pretenderam: (a) mapear e identificar o perfil do estudante evadido e suas principais motivações para o abandono da Licenciatura em Matemática ofertada na modalidade a distância numa IES privada; (b) compreender o fenômeno da evasão e seus determinantes a partir das perspectivas dos evadidos. Trata-se de uma Pesquisa Mista do tipo quali quantitativa, com procedimento metodológico construído em duas etapas distintas. Nossas investigações iniciais partiram de um estudo do tipo Survey, com a aplicação de um questionário online dirigido aos 2.200 participantes evadidos no período de 2014 a 2018 e oriundos de diferentes cidades e estados brasileiros. Posteriormente, investigamos questões acerca da evasão a partir de entrevistas abertas, mediadas pelo App Skype. Estas buscaram contextualizar os dados obtidos na etapa inicial e também dar voz aos participantes. Visando conhecer as reais motivações e dimensões pessoais que levaram estes estudantes a deixar o curso. Em conjunto trata-se de um estudo exploratório e descritivo, no qual os dados, a depender de sua natureza, foram analisados em dimensões estatísticas (primeira etapa) e ou por meio da Análise Textual Discursiva (segunda etapa). Nossos resultados sugerem que os estudantes evadidos são prevalentemente: homens casados; com renda de 2 a 4 salários mínimos; que possuem filhos e têm faixa etária entre 20 e 40 anos de idade; atuam como professores e moram na região sul do Brasil. Tratam-se de participantes que: gostam e se identificam com o curso de Licenciatura em Matemática; têm habilidades com informática e nos usos dos recursos tecnológicos; leram e averiguaram informações do curso antes da matrícula e que a flexibilidade dos horários foi um dos atrativos centrais na escolha do curso. Os resultados sugerem ainda que os licenciandos evadidos não tiveram dificuldades com as disciplinas pedagógicas ou na realização dos estágios supervisionados; que conseguiram conciliar os estudos com suas atividades profissionais e mesmo momentos com suas famílias. Contudo, destacaram que abandonaram o curso, mormente por dificuldades assim elencadas: a ausência do contato presencial com professores e colegas, da falta de apoio do tutor presencial, por problemas em cursar disciplinas da área da Matemática (Álgebra, Cálculo, Estatística, Geometria Analítica, entre outras), manter rotinas pessoais e de estudo, por graves motivações financeiras e até mesmo em receber auxílio online dos professores.Item A FANFARRA ESTUDANTIL PÓLO DE PARANAVAÍ /PR NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS E FORMAÇÃO HUMANA (1998 – 2015)(Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/26) LIONES, Vera Rodrigues da Silva; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/5058063723614284; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Ana Paula Peters; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; Simone do Rocio Cit; http://lattes.cnpq.br/3816254088917789Esta pesquisa tem como objetivo investigar a história da Fanfarra Estudantil Pólo do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Ensino Fundamental Médio e Profissional de Paranavaí, analisando as suas contribuições para a formação humana e musical como parte da cultura escolar, entre 1998 e 2015. Em 1998 houve a troca de instrumentos e em 2015 a fanfarra deixou de participar de campeonatos. Neste período as fanfarras eram muito valorizadas na formação cultural dos estudantes, contribuindo para a formação humana e musical como parte da cultura escolar. As fanfarras davam visibilidade para a escola. Embora haja outros estados da federação em que ainda exista, nas escolas públicas, apoio para as fanfarras, no Paraná elas não são tão comuns em escolas públicas estaduais da educação básica. Porém alguns municípios apresentam estímulo para esta atividade como projetos em contraturno e extracurriculares. Para a realização da pesquisa, buscamos a conexão entre a música e a cultura escolar, tendo como base a música nas relações socioeducacionais afetas ao ensino e a formação humana dos estudantes participantes desses coletivos. Este estudo tem como base fatos históricos e socioeducacionais. Buscamos relacionar o particular (o singular, o dado empírico) com o geral, isto é, estabelecer conexão entre a fanfarra, a escolarização e a organização da sociedade. Entre os principais autores que utilizamos estão Roger Chartier (2002), para analisar as representações construídas acerca da Fanfarra; Augustin Escolano Benito (2017) que aborda a cultura escolar como parte do processo histórico de escolarização; Jacques Le Goff (2003) trata das memórias e sua relação com o tempo histórico, e Edward Palmer Thompson (1998) quando aborda inter-relações entre a sociedade, as experiências e a formação cultural, entre outros. A pesquisa foi qualitativa, bibliográfica e documental visando analisar em contexto sócio-histórico e cultural, as origens das fanfarras escolares e do estudo da música em escolas públicas. Como resultados, conhecemos o processo histórico de criação da Fanfarra Estudantil Pólo, a sua relação com o currículo escolar e a sociedade, explorando as memórias e representações sobre o processo de educação e formação da cultura musical nela desenvolvida. A pesquisa trata das relações da música na escola promovendo um ambiente socioeducativo em que a música esteve presente como um dos alicerces formativos, para a vida em sociedade. A Fanfarra é um valioso recurso para o ensino da música nas escolas públicas, especialmente com os projetos de fanfarras estudantis.Item A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA DO CAPITAL: UM DESAFIO PARA A EFETIVAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/13) POLIDO, Aline Maestre; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7110704575876200; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Maria Luiza Furlan Costa; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a formação continuada de professores como um desafio para a efetivação da pedagogia histórico-crítica e as suas contribuições como ferramenta de formação humana e transformação social. Sob o aporte teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético e da teoria histórico-crítica, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram selecionadas fontes relevantes para contemplarmos o objetivo proposto. O estudo foi organizado em três seções: na primeira seção apresentamos os conceitos marxistas, fundamentais para a compreensão da estrutura social da modernidade capitalista, e a importância de uma educação crítica como ferramenta do desenvolvimento consciente do indivíduo, por meio da apropriação das objetivações para si. Na segunda seção, apresentamos a pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo no campo da educação, a fim de cunhar esta teoria pedagógica como a teoria educacional que visa ao desenvolvimento dos indivíduos buscando a superação da alienação e o pleno desenvolvimento do homem enquanto gênero humano. Ainda nesta seção discutimos a questão da formação continuada em âmbito nacional, apontando-a como um possível obstáculo que pode impossibilitar a efetivação da pedagogia histórico-crítica no espaço escolar. Na terceira seção, sob um olhar crítico, analisamos a capacitação de professores, oferecida pela rede de ensino do Estado do Paraná. Para essa análise, apresentamos os roteiros disponibilizados para os cursos de formação que ocorrem anualmente nas escolas. Os resultados indicam que estamos diante de um desafio a ser enfrentado, qual seja, a formação continuada, amparada na prática reflexiva, no pragmatismo, no cotidiano escolar, fomentando os profissionais da educação a se adaptarem à realidade em busca de soluções imediatistas. Amparada na perspectiva neoliberal, a formação continuada está desvinculada da práxis. Consideramos que, diante desse contexto, a formação que almejamos está centrada no desenvolvimento do gênero humano, em indivíduos que possam transformar a sociedade na luta permanente das contradições. Nos limites das análises, nosso esforço foi no sentido de assegurar que, na perspectiva da teoria histórico-crítica, a formação continuada seja repensada e reorganizada de maneira que o professor não reproduza apenas o conhecimento, mas faça de seu próprio trabalho um espaço de transformação.