Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR

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    APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/23) SILVA, Rodrigo Polo Calazan da; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning de; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/2666426786768219; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Luiz Otávio Rodrigues Mendes; http://lattes.cnpq.br/8661805143319375; Etiane Ortiz Paiva; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741
    O cenário educacional contemporâneo enfrenta o desafio de formar cidadãos críticos e atuantes frente às complexas questões socioambientais do século XXI. Neste contexto marcado por crises ecológicas e desigualdades estruturais, a Educação Ambiental Crítica emerge como abordagem essencial para superar visões reducionistas e promover uma compreensão sistêmica das relações sociedade natureza. Sob este enfoque, o objetivo deste estudo consistiu em evidenciar as percepções de estudantes do Ensino Médio ao participarem de aulas na perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares sobre Consumo e Produção Sustentáveis. A metodologia adotada caracterizou-se como pesquisa aplicada de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola pública paranaense com 27 discentes do 2° ano do Ensino Médio. A intervenção consistiu na elaboração e aplicação de uma Sequência Didática Interdisciplinar de seis módulos, integrando a interdisciplinaridade. O processo investigativo utilizou como instrumentos: questionários diagnósticos e avaliativos, observação participante, análise documental das produções discentes e registros em diário de campo. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo, permitindo identificar categorias emergentes, padrões de comportamento e recorrências nas falas e produções dos participantes, o que possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos fenômenos observados no contexto educacional estudado. Como principais resultados, destacam-se a significativa evolução conceitual dos estudantes, que passaram de uma compreensão fragmentada para uma visão mais alinhada com um perspectiva crítica e sistêmica das questões ambientais; o desenvolvimento de projetos práticos como horta comunitária sustentável e produção de papel artesanal, que demonstraram a capacidade dos alunos em articular teoria e prática; e a constatação de que a abordagem interdisciplinar potencializou a compreensão das múltiplas dimensões da sustentabilidade. Os dados revelaram que 78% dos participantes ampliaram sua capacidade de análise crítica sobre problemas socioambientais após a intervenção. O estudo conclui que a integração entre Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto da Educação Ambiental Crítica constitui uma estratégia pedagógica proeminente para superar a fragmentação do conhecimento escolar; promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas reais; e desenvolver competências essenciais para atuação cidadã no século XXI. O elevado índice de engajamento (82%) e as produções dos estudantes comprovam o potencial transformador desta abordagem, que se mostra adequada para conectar a educação formal aos desafios da contemporaneidade.
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    MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA: análise crítica à luz dos determinantes do capital
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/31) SOUZA, Maria Eduarda Rissatti de; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; http://lattes.cnpq.br/0495026467292820; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Joana D’Arc Vaz; http://lattes.cnpq.br/3621077753025961; Ademir Quintilio Lazarini; http://lattes.cnpq.br/0049894245206872; Adriana Aparecida Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6770567160476471
    Este estudo analisa a atuação e os objetivos do Movimento Todos Pela Educação (TPE) na Educação Básica brasileira à luz dos determinantes da sociedade capitalista, verificando suas motivações e consequências para a escola pública. Utiliza abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e pesquisa documental, e delineia a investigação sob os pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico. O intuito é contribuir para uma compreensão mais ampla das dinâmicas que organizam o sistema educacional brasileiro, sob uma perspectiva fundamentada na teoria marxista. Compreende-se o TPE como produto de um movimento organizado da sociedade civil, parte de um fenômeno socioeconômico multifacetado que é determinado por interesses do capital, e que opera na Educação Básica brasileira por intermédio de variadas estratégias. Para revelar seus interesses e origens, abordam-se os antecedentes históricos e econômicos que levaram à sua criação, situando-os perante o movimento de reestruturação do capital e o avanço do neoliberalismo global, evidenciando, em seguida, sua penetração ativa na elaboração das políticas educacionais brasileiras. São discutidas as formas de organização do trabalho a partir do século XX, destacando o taylorismo, o fordismo e o toyotismo, e sua funcionalidade para a economia capitalista. Os efeitos políticos desse processo são abordados em meio às diretrizes neoliberais mundiais, cujos princípios influenciaram a adequação da educação pública à lógica do mercado. Nessa conjuntura, as estratégias de atuação do TPE nas políticas públicas educacionais são examinadas, destacando a simbiose entre os governos brasileiros e a iniciativa privada, especialmente na implementação de políticas como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a recente Reforma do Ensino Médio. São problematizadas as formas de ação coordenada do TPE na educação pública, tanto na difusão da lógica empresarial quanto na elaboração de políticas públicas, evidenciando seus desdobramentos na formação humana. Para propiciar uma análise crítica dos fundamentos das políticas educacionais contemporâneas impulsionadas pelo TPE, analisam-se as origens concretas desse movimento em meio à dinâmica do capital, a partir da matriz teórica e explicativa das categorias analíticas da obra O Capital, de Karl Marx (2013), com o auxílio de autores desse campo teórico, como Netto e Braz (2006), Tumolo (2018, 2005), Lazarini (2015), dentre outros. Evidencia se o projeto em curso, de coerção da educação pública em um setor produtivo de capital, por intermédio da privatização de serviços, da venda de produtos educacionais e da captação de fundos públicos pelo setor privado. A apresentação de dados empíricos possibilita constatar como o discurso de qualidade educacional propagado pelo TPE oculta o processo real de subordinação da escola ao mercado, exigindo compromisso teórico-político coletivo para denunciar os efeitos desse processo e combater a hegemonia do capital na educação pública.
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    USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE DIVISÃO CELULAR NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/24) SOUZA, Eloiny Fernanda de; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1247653550780081; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Caroline Oenning de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Zélia Ferreira Caçador Anastácio; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior; http://lattes.cnpq.br/3766552181829432
    O ensino da divisão celular apresenta alguns desafios significativos devido à sua natureza abstrata, tornando-se um obstáculo para a compreensão por parte dos estudantes. Em um cenário educacional que está em constante evolução devido aos avanços científicos e tecnológicos, é pertinente adotar estratégias pedagógicas inovadoras e contemporâneas para oferecer uma formação de qualidade que atenda às necessidades atuais. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) utilizando Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs), que integram animações e simulações, com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa (AS) no ensino da divisão celular, focando especialmente nos processos de mitose e meiose. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujos procedimentos a caracterizam como uma observação participante. A implementação ocorreu em uma escola estadual de Paranavaí, Paraná, envolvendo 27 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio na disciplina de Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e análise de mapas conceituais iniciais e finais. A análise dos dados foi conduzida com base nos princípios da análise de conteúdo de Bardin, garantindo uma interpretação meticulosa e detalhada dos achados. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a implementação da UEPS demandasse um tempo mais prolongado em comparação às abordagens tradicionais, os materiais utilizados se mostraram potencialmente significativos. Estes materiais conseguiram estabelecer conexões relevantes e apropriadas com os conhecimentos prévios dos estudantes, evidenciando mudanças cognitivas significativas. Observou-se a presença dos princípios da Diferenciação Progressiva e da Reconciliação Integrativa, que são centrais para a AS. Ademais, 37% dos alunos demonstraram uma assimilação de novos significados relacionados à divisão celular, enquanto 59% foram capazes de explicar os conteúdos adquiridos e 74% aplicaram os conhecimentos em novos contextos, mostrando uma compreensão aprofundada e aplicável dos conceitos ensinados. Tais resultados reforçam a eficácia da abordagem implementada e sugerem sua adoção por professores de Biologia que desejam promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, favorecendo não apenas a memorização, mas a compreensão real e a aplicação dos conteúdos.
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    JARDIM BOTÂNICO DE NOVA ESPERANÇA/PR COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/31) FRANÇA, Allexandder Fernandes; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/3313560740006400; Paulo César Gomes; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; André Santachiara Fossaluza; http://lattes.cnpq.br/3805159159913056; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    O objetivo desta pesquisa foi investigar se a narrativa histórica de implantação do parque florestal urbano do município de Nova Esperança – Paraná, um espaço não- formal e a exploração de seus recursos naturais poderiam configurar-se na e para a promoção da Educação Ambiental Crítica. Buscamos investigar as narrativas históricas e o processo de implantação e formação do Parque Florestal Jardim Botânico (PFJB) e os recursos no município mencionado. Para nossas análises utilizamos o materialismo histórico-dialético de Marx como referencial teórico. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativa do tipo documental e bibliográfica. As discussões decorrem da compreensão de Educação Ambiental Crítica tomadas a partir de autores como Loureiro (2012), Sorrentino (2003), Tozoni- Reis (2008), dentre outros. Os resultados apontam que as narrativas e documentos históricos analisados caracterizam a importância histórica no âmbito da constituição do parque – e do combate a uma grande erosão – se mostra condizente para promoção da Educação Ambiental Crítica. Essa perspectiva teórica tomada a partir dos recursos advindos desse local pode ser explorada e utilizada e conjunto com o acervo do parque para despertar a consciência crítica da preservação ambiental vislumbrando uma possibilidade de Educação Ambiental Crítica.
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    IMPLICAÇÕES DAS RESOLUÇÕES CNE/CP 02/2015; 02/2019 E 04/2024 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNESPAR PARANAVAÍ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/28) RODRIGUES, Maria de Lourdes de Souza; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/8328802422315262; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Vânia de Fátima Matias de Souza; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058
    Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, Ensino e Formação de Professores do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí. Ela também está ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, História, Políticas e Educação – Gepehpe, vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. O estudo investiga os impactos das Resoluções CNE/CP 002/015; 02/2019 e 04/2024 no Projeto Pedagógico dos Cursos de Pedagogia e, em especial, do PPC do Curso de Pedagogia da Unespar do Campus de Paranavaí. O tema formação docente ganhou mais notoriedade a partir da década de 1990, momento no qual o Brasil passou por ajuste na economia e na política e, portanto, promoveu novas adequações da educação e da formação de professores. Contudo, devemos destacar que as políticas públicas, vigentes em nosso país, são influenciadas e regidas por tendências internacionais, e operam a partir de aspectos econômicos e mercadológicos em detrimento de melhorias para a educação. Nessa ordem está a erradicação da pobreza como função da escola, dentre outros aspectos que países em desenvolvimento acumulam, ao direcionarem a educação com a globalização e a reprodução do capital. O objetivo do estudo é analisar as consequências para o Curso de Pedagogia a partir da implementação da Resolução CNE/CP nº 004/2024, estabelecendo uma comparação entre os atuais documentos que o embasam e essa nova proposta de adequação curricular. Trata-se de uma pesquisa com base nos pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa. A pesquisa fundamenta-se no Materialismo Histórico Dialético, por estudar a formação humana em seu processo histórico na sociedade vigente. O método é dialético e parte do objeto de estudos estabelecendo uma relação desse objetivo com as determinações históricas que são socioeconômicas e políticas. Ao realizar o movimento que vai da parte (objeto) com o todo (questões sociais) fazemos o movimento dialético que nos leva à síntese de múltiplas determinações. Para a coleta de dados utilizamos fontes bibliográficas e documentais. Fundamentamos essas análises em estudos de autores como: Saviani (2007), Dourado (2016), Freitas (2012), Gatti (2010) e Alves (2006). Os resultados apontam que, as propostas de formação de professores contidas nas Resoluções 02/2019 e 04/2024 seguem na perspectiva de estabelecer na formação docente aquilo que já se faz na formação humana, em nível de educação básica. Para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, uma reforma nos currículos que atenda a essas determinações, tende a privilegiar o domínio das práticas pedagógicas, priorizando as técnicas do saber fazer transformando o professor em um profissional mais prático e menos intelectual.
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    EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA UNESPAR – CAMPUS DE PARANAVAÍ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/27) TRAVAIN, Alessandra Lourenço da Silva; NOVAK, Maria Simone Jacomini; DAMBROS, Aline Roberta Tacon; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/1264141299791156; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Aline Roberta Tacon Dambros; http://lattes.cnpq.br/2307124220169027; Dorcely Isabel Bellanda Garcia; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549
    Os alunos Público-Alvo da Educação Especial – PAEE estão acessando cada vez mais o Ensino Superior em busca de aprofundar seus conhecimentos. Diante desse cenário, esta pesquisa objetiva identificar os principais desafios enfrentados pelos professores nos processos inclusivos, a fim de refletir sobre possíveis intervenções que fortaleçam a perspectiva inclusiva no Ensino Superior na Unespar – campus de Paranavaí. O estudo inicia-se com uma análise das políticas educacionais inclusivas em âmbito nacional e estadual, bem como das ações implementadas pela instituição investigada que orientam o processo de inclusão dos alunos PAEE, destacando-se a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 e a Lei Brasileira de Inclusão de 2015. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso da Unespar – campus de Paranavaí, adotando uma abordagem mista que combina dados quantitativos, como o número de alunos matriculados e as respostas dos questionários, e dados qualitativos, fundamentados em documentos legais, como leis e normativas, além dos estudos sobre defectologia de Vigotski e colaboradores. A pesquisa está fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural – THC, que enfatiza a mediação como elemento central para o desenvolvimento humano. Nesse contexto, discutem-se fatores que interferem no processo inclusivo na instituição de ensino superior, como a formação de professores, a adaptação curricular e o atendimento educacional especializado, bem como as principais dificuldades relatadas pelos professores no processo de inclusão dos alunos PAEE. Os resultados revelam que as principais barreiras relatadas pelos professores envolvem quatro unidades conceituais: Conhecimento, acessibilidade, capacitismo e comprometimento. Essas unidades foram estabelecidas e organizadas com base nas palavras-chave mais frequentes nas respostas dos professores participantes. Dessa forma, busca-se elucidar a seguinte questão: como contribuir para o processo de inclusão dos alunos PAEE no Ensino Superior? Identificou-se que a falta de recursos para a contratação de profissionais especializados, reformas arquitetônicas e capacitação dos profissionais da instituição são os principais obstáculos à efetivação do direito dos alunos PAEE ao Ensino Superior. Conclui-se que a superação desses desafios requer mudanças estruturais e culturais na IES, com foco na garantia de recursos adequados e na promoção de práticas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos e transformem as universidades em espaços que respeitem e valorizem a diversidade.
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    INCLUSÃO ESCOLAR DAS CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/17) CORDEIRO, Irismar de Fátima; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/7260328740564439; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Caroline Elizabel Blaszko; http://lattes.cnpq.br/7383240071679937; Sandra Salete de Camargo Silva; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478
    Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a neurological development disorder that can affect the triad of language, communication, and social interaction. Early diagnosis is of utmost importance for children with autism, from an early age, so that they can be included in kindergarten and have their specific needs met in the comprehensive education path. In light of the above, the guiding question of the research arises: What do scientific publications reveal about the school inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in Early Childhood Education? The present research had as its general objective to investigate the contributions of the academic literature on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, with a view to identifying challenges and opportunities for more inclusive educational policies and practices. In order to achieve the general objective proposed in this dissertation, the following specific objectives were listed: Contextualize Early Childhood Education, school inclusion, and autism spectrum disorder; to map and categorize the main theoretical and practical contributions of academic publications on the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, focusing on the most commonly used pedagogical approaches and teaching strategies; to identify gaps and opportunities for improvement in pedagogical practices aimed at the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education, based on the analysis of contributions from academic literature. As a methodological substrate, the research is anchored in the systematic literature review using the BuscAd tool together with digital databases: Capes Journal Portal of Theses and Dissertations, Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Scientific Electronic Library Online (Scielo), carried out with a time frame from 2014 to 2024. The descriptors used were “Autism Spectrum Disorder”, “Early Childhood Education” and “School Inclusion”. This is a theoretical bibliographical study that seeks to offer a consolidated view of the studies already carried out on the inclusion of autistic children in the first stage of Basic Education: Early Childhood Education. The research conducted using the BuscAd tool resulted in the initial identification of 68 published scientific papers; after the automatic exclusion of eight duplicate records by the tool and three duplicate records removed in the authors' analysis, 57 records were selected. Based on the refinement and application of eligibility criteria, 17 more papers that did not present thematic alignment with the focus were excluded. Thus, the present research is composed of 40 scientific papers, 13 articles, 25 dissertations and two theses. The amount analyzed reveals an incipient number of studies on the subject, especially considering the territorial dimension of Brazil. The data highlight the need to expand specific research on ASD in Early Childhood Education. The scientific publications analyzed reaffirm the relevance of inclusive pedagogical practices as one of the main foundations of school inclusion of children with ASD.
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    ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO E NEOLIBERALISMO: ANÁLISE CRÍTICA DO PNE 2014-2024 E DO PL Nº 2614/24
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/02/27) HEIDRICH, Maria Jaqueline Giovanini; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3560586573311074; Renan Bandeirante de Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Lilian Fávaro Alegrâncio Iwasse; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850
    A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Formação Docente Interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná. O estudo analisa criticamente o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e o Projeto de Lei nº 2614/24, que propõe o PNE 2024-2034, com ênfase na qualidade da aprendizagem e no financiamento educacional, comparando-os no contexto político, econômico e ideológico atual para identificar suas implicações para a educação pública nacional. A pesquisa examina o processo de expansão educacional no Brasil, evidenciando sua relação com os modelos produtivos hegemônicos (taylorismo, fordismo e toyotismo) e a consolidação do tecnicismo educacional. Além disso, investiga a influência de organismos multilaterais na formulação das políticas educacionais brasileiras, particularmente no que diz respeito à adaptação da educação às demandas do capitalismo contemporâneo. O estudo também discute o impacto das políticas de austeridade fiscal no financiamento da educação, analisando como a limitação de investimentos públicos e a priorização do ajuste fiscal afetam a implementação das metas educacionais. Metodologicamente, o estudo baseia-se em análise bibliográfica e documental, adotando uma abordagem dialética para compreender as interações entre educação, mercado de trabalho e acumulação de capital. A dissertação também discute as políticas públicas educacionais desde o processo de industrialização brasileiro, nas décadas de 1950 1970, até as reformas neoliberais dos anos 1990 e seus desdobramentos na atualidade. A análise crítica do PL nº 2614/24, revela as diretrizes que orientam a formulação do novo Plano Nacional de Educação, permitindo identificar possíveis avanços e retrocessos em relação ao PNE 2014-2024. Os resultados indicam que as políticas educacionais permanecem subordinadas à lógica da empregabilidade e da inserção dos jovens da escola pública no mercado de trabalho precarizado. Sob a influência do capital, essas políticas estruturam currículos tecnicistas, centrados no desenvolvimento de competências e habilidades mensuráveis, alinhados a avaliações de larga escala. Paralelamente, o financiamento educacional é restringido pela manutenção de políticas de austeridade fiscal, que limitam os investimentos na área e reforçam a lógica da eficiência gerencialista na gestão da educação. Esse modelo gerencial transfere para as unidades escolares a responsabilidade pelos resultados educacionais, sem garantir condições estruturais adequadas para o cumprimento das metas estabelecidas. Esse enfoque utilitarista, incorporado nas políticas educacionais, no planejamento escolar, nos currículos e na prática docente, reduz a concepção de qualidade da educação à satisfação de demandas imediatas do mercado, afastando se de uma perspectiva mais ampla de qualidade social e cultural, voltada para a emancipação humana.
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    A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR STEAM NO CONTEXTO DA INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E DAS TECNOLOGIAS ROBÓTICAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/05/16) RODRIGUES, Gesinelly Kellen dos Santos; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5945893190459692; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Jonathan Andrés Mosquera; http://lattes.cnpq.br/5366052042545474; Caroline Oenning de Oliviera; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; Etiane Ortiz Paiva; http://lattes.cnpq.br/0254124494971741
    A Educação Ambiental Crítica (EAC) tem como proposta promover a transformação da realidade social, contrapondo-se à produção capitalista, tendo em vista a grande exploração dos recursos naturais para o fomento da produção de bens e serviços para satisfazer o consumo exacerbado da sociedade em prol do conforto ou pseudoconforto. Neste enfoque, a abordagem STEAM e a Robótica apresentam-se como possibilidades de abordagens inovadoras e eficazes para integrar a EAC ao currículo escolar. Em razão disso, propomos como objeto de investigação, a abordagem STEAM, à luz dos pressupostos da EAC, articulada à Robótica e outras disciplinas correlatas, visando uma abordagem interdisciplinar. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar a relevância do STEAM e da Robótica como estratégias para o ensino da EAC, destacando seus benefícios e potenciais, aplicações práticas em relação às questões ambientais que impactam a comunidade escolar e os alunos participantes do estudo. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, utilizando a observação participante como modalidade de pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários em formato de formulários e relatos textuais dos protótipos robóticos, envolvendo alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual do município de Nova Esperança, Paraná. Para análise do corpus empregou-se a Análise de Conteúdo (AC) de Laurence Bardin, dentre outras contribuições teóricas. Como resultado, identificamos a frequência de termos e expressões ligados a EAC como “Cidadania”, “Consumo e Consumo Consciente”, “Compromisso/engajamento”, “Degradação”, “Exploração/explorar/Capitalismo”, “Problema socioambiental”, “Sustentabilidade socioambiental”, “Transformação “socioambiental”, entre outros, dos quais, mostraram de forma clara a evolução do pensamento dos alunos de forma crítica e engajada. Dessa forma, obtivemos uma compreensão de forma positiva a ascensão da EAC, por intermédio do método STEAM e da Robótica, estratégia que permitiu aos discentes o desenvolvimento do diálogo, da cidadania e da criticidade, aspectos que contribuíram para a transformação do pensamento dos alunos em relação às questões ambientais. Além disso, foi criado um produto pedagógico no formato de Sequência Didática (SD), com intuito de guiar e apoiar outros professores a desenvolver por meio do ensino de Robótica a EAC. A experiência não se limitou apenas no campo dos objetivos da pesquisa, mas inspirou alunos a se tornarem agentes de mudança contribuindo positivamente para um mundo em transformação. Esperamos que esta pesquisa contribua para estudantes, professores e pesquisadores, inspirando a realização de outros trabalhos na mesma linha de investigação.
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    MULHERES INDÍGENAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESPAR: POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) MARCOLINO, Edlaine Anazar; NOVAK, Maria Simone Jacomini; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/0592277568324633; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Rosângela Célia Faustino; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    Esta pesquisa traz as reflexões sobre a presença das mulheres indígena no ensino superior. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, na linha de “Educação, história e formação de professores”. O objetivo consiste em discutir a presença indígenas no ensino superior público do Paraná, com recorte na Universidade Estadual do Paraná–UNESPAR, com foco nas mulheres indígenas que buscam a formação de professoras, a partir do ingresso nos Cursos de Licenciatura da instituição. A problemática decorre da necessidade de discutir como ocorrem as políticas de acesso e as ações de permanência das estudantes indígenas, nos Cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná? O acesso à educação ao nível superior para a formação dos povos indígenas, de forma mais sistematizada, data de finais do século XX, sobretudo a partir dos anos 1990, com a formulação de políticas de inclusão que ganharam espaço no início dos anos 2000. As orientações internacionais corroboraram na elaboração das políticas educacionais e de legislações nacionais para essa temática. No Estado do Paraná, as iniciativas materializam-se em 2001, através da lei Estadual n.º 13.134, destinou vagas em todas as Universidades Públicas Estaduais. O acesso à universidade ocorre por meio do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, organizado pela Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA), responsável também pelo acompanhamento dos indígenas ao adentrarem as universidades. A pesquisa ampara-se na abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, e também de entrevistas, fundamentada e embasada no materialismo histórico. Tendo em vista compreender a política e a realidade das mulheres indígenas nas universidades. As relações econômicas, sociais, políticas e culturais, ou seja, as diversas relações dos povos indígenas com o Estado e a sociedade podem ser entendidas, a partir do movimento indígena, cujas lideranças estabeleceram práticas de negociações com o poder público, definindo as estratégias de ação coletiva. A participação das mulheres indígena nos espaços públicos de discussão aumentou nas últimas décadas, trazendo questões como reação aos enfrentamentos contra a expropriação de terra, acesso às decisões e organizações políticas, melhoria nas políticas de saúde e de educação. Com relação a sua formação de nível superior, houve avanços, a partir da reivindicação desse espaço, dentre outros, como um movimento para a atuação docente em suas comunidades. Concluímos que a Unespar faz parte da política de acesso para estudantes indígenas nos cursos de licenciatura, em conformidade com a política estadual. No entanto, é necessário aprimorar as ações de permanência, a fim de possibilitar que esses estudantes alcancem a formação acadêmica e possam atuar como professores indígenas, articulando seus saberes étnico-culturais com os conhecimentos universitários adquiridos.
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    INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/12/18) FIM, Verediana Fernandes Sobradiel; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/2577044365115147; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Vânia de Fátima Matias de Souza; http://lattes.cnpq.br/7642081335847897; Rita de Cássia Pizoli Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8835078921002360
    Esta pesquisa faz parte da linha de estudos sobre Educação, Ensino e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino - Formação Docente Interdisciplinar - da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranavaí. Definiu-se como objetivo de estudos analisar a introdução das avaliações em larga escala na educação infantil no Brasil a partir de 2019, considerando os contextos político, econômico e histórico-social. Compreendendo que esse contexto foi criado pelas organizações internacionais, sobretudo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como a sua implementação e consolidação nas políticas educacionais do Brasil a partir dos anos 1990, que se fortaleceu neste novo século em termos globais e locais. Os rumos das políticas educacionais contemporâneas são entendidos como um movimento global planejado para atender às necessidades do capital. As constantes reformas e mudanças na educação nacional, como a Constituição Federal de 1988, a implementação do Saeb e a consolidação da BNCC (2017), introduzindo as avaliações em larga escala na educação infantil de forma amostral a partir de 2019, impulsionadas por pressupostos neoliberais e atreladas aos princípios da teoria do capital humano. A composição do texto está organizada em três segmentos: na seção dois, realizamos um panorama sobre o desenvolvimento e o percurso histórico da Educação Infantil no Brasil, a partir do contexto socioeconômico e político do século XXI. Na seção três, são abordadas as influências que os organismos internacionais e as políticas mundiais exercem na infância do século XXI, sobretudo a OCDE, a partir dos estudos sobre as questões da Aprendizagem precoce. Na seção quatro, apresenta-se um discurso analítico para elucidar a maneira pela qual as avaliações em larga escala foram introduzidas no Brasil, particularmente a partir dos anos 2000, período no qual o Brasil se alinhou estreitamente com a OCDE, aderindo ao PISA. Posteriormente, em 2019, aderiu ao Baby Pisa de forma amostral, materializando os postulados do PNE de 2014/2024, em consonância com a BNCC, possibilitando o avanço exponencial do Estado Avaliador. Os resultados da pesquisa demonstram que as avaliações em larga escala na educação infantil revelam as verdadeiras intenções subjacentes às políticas públicas educacionais, assim como também o poder de indução dos organismos internacionais, sobretudo da OCDE, consolidando-se como um instrumento de regulação e de controle educacional desde a mais tenra idade da criança. Essa organização propõe uma educação subserviente que visa à produtividade máxima, de forma que contribuía para a acumulação do capital, visando a manter as relações sociais hegemônicas vigentes em detrimento de uma formação desenvolvente da criança, enquanto sujeito histórico-social. Considera-se, assim, que a introdução da avaliação em larga escala na educação infantil é a materialização do Estado avaliador, quando as políticas educacionais nacionais alinham-se com as globais, seguindo as condicionalidades da OCDE para os países periféricos, a fim de perpetuar a educação infantil como investimento futuro, visando ao desenvolvimento e à ascensão do sistema econômico e à acumulação do capital mundial.
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    A FANFARRA ESTUDANTIL PÓLO DE PARANAVAÍ /PR NO ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS E FORMAÇÃO HUMANA (1998 – 2015)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/26) LIONES, Vera Rodrigues da Silva; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/5058063723614284; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Ana Paula Peters; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; Simone do Rocio Cit; http://lattes.cnpq.br/3816254088917789
    Esta pesquisa tem como objetivo investigar a história da Fanfarra Estudantil Pólo do Colégio Estadual Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – Ensino Fundamental Médio e Profissional de Paranavaí, analisando as suas contribuições para a formação humana e musical como parte da cultura escolar, entre 1998 e 2015. Em 1998 houve a troca de instrumentos e em 2015 a fanfarra deixou de participar de campeonatos. Neste período as fanfarras eram muito valorizadas na formação cultural dos estudantes, contribuindo para a formação humana e musical como parte da cultura escolar. As fanfarras davam visibilidade para a escola. Embora haja outros estados da federação em que ainda exista, nas escolas públicas, apoio para as fanfarras, no Paraná elas não são tão comuns em escolas públicas estaduais da educação básica. Porém alguns municípios apresentam estímulo para esta atividade como projetos em contraturno e extracurriculares. Para a realização da pesquisa, buscamos a conexão entre a música e a cultura escolar, tendo como base a música nas relações socioeducacionais afetas ao ensino e a formação humana dos estudantes participantes desses coletivos. Este estudo tem como base fatos históricos e socioeducacionais. Buscamos relacionar o particular (o singular, o dado empírico) com o geral, isto é, estabelecer conexão entre a fanfarra, a escolarização e a organização da sociedade. Entre os principais autores que utilizamos estão Roger Chartier (2002), para analisar as representações construídas acerca da Fanfarra; Augustin Escolano Benito (2017) que aborda a cultura escolar como parte do processo histórico de escolarização; Jacques Le Goff (2003) trata das memórias e sua relação com o tempo histórico, e Edward Palmer Thompson (1998) quando aborda inter-relações entre a sociedade, as experiências e a formação cultural, entre outros. A pesquisa foi qualitativa, bibliográfica e documental visando analisar em contexto sócio-histórico e cultural, as origens das fanfarras escolares e do estudo da música em escolas públicas. Como resultados, conhecemos o processo histórico de criação da Fanfarra Estudantil Pólo, a sua relação com o currículo escolar e a sociedade, explorando as memórias e representações sobre o processo de educação e formação da cultura musical nela desenvolvida. A pesquisa trata das relações da música na escola promovendo um ambiente socioeducativo em que a música esteve presente como um dos alicerces formativos, para a vida em sociedade. A Fanfarra é um valioso recurso para o ensino da música nas escolas públicas, especialmente com os projetos de fanfarras estudantis.
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    A FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE IDEAL DE THOMAS MORE: ANÁLISE DA OBRA UTOPIA (1515)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/27) VASCONCELOS, Thamiris Dias; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/4644064911964789; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Cássia Regina Dias Pereira; http://lattes.cnpq.br/0247177328518148; Airton José Vinholi Junior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; Neide Almeida Lança Galvão; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Rita de Cássia Pizoli Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8835078921002360
    A Utopia, o não-lugar ou lugar nenhum, assim como a República de Platão, é a idealização perfeita da melhor das repúblicas. Nela, não há propriedade privada, os homens são bons e virtuosos, as leis são poucas, simples, mas sobretudo justas. Não há privilégios ou privilegiados, tudo o que é produzido por todos é igualmente dividido por todos. Apesar de ser um mártir católico, em sua Utopia, defende a laicidade; apesar de advogado e chanceler inglês, defende a simplicidade das leis; apesar de nobre, defende o acesso à educação e à cultura para todo o povo. Thomas More mostra-nos, em sua Utopia, que é com educação, respeito e cultura que se faz terrena a sociedade celestial. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de analisar como ocorre a formação humana na ilha de Utopia. Para isso, a metodologia empregada foi a análise bibliográfica por meio de revisão da literatura sobre o tema, com o cuidado de não fazer analogias ou tirar conclusões além das condições oferecidas pelo período e realidade histórica estudada. A pesquisa tem como base teórica a História Social, que estuda seus personagens dentro de seu contexto e realidade próprios, e lança mão do conceito de longa-duração, entendendo que há continuidades e rupturas no decorrer de todo o processo histórico. A obra Utopia, escrita em 1515, e publicada em 1516 é interpretada por alguns estudiosos como a idealização da cidade divinal, considerando o fato de seu autor ser um dos mais conhecidos humanistas cristãos, para outros ela seria apenas uma crítica satírica a Inglaterra do século XVI. A análise da obra nos permitiu uma aproximação sobre o que era uma sociedade ideal para um intelectual versado nas leis e profundamente religioso. Thomas More, apesar de religioso, idealiza a melhor das repúblicas não como um milagre, mas tomando a educação como base para o estabelecimento dela. Sendo assim, ele nos mostra que é por meio de uma educação que promova a formação humana, buscando desenvolver integralmente o indivíduo que se estabelece uma sociedade justa, igualitária e fraternal.
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    ESTIMULAÇÃO COGNITIVA PARA PESSOAS IDOSAS A PARTIR DO USO DO SOROBAN
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/26) AGUILAR, Silvana Regina; NOVAK, Maria Simone Jacomini; BORGES, Fábio Alexandre; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; http://lattes.cnpq.br/7914558487080570; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036; Fábio Alexandre Borges; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311; Marcus Bessa de Menezes; http://lattes.cnpq.br/7719250848803909; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478
    Atualmente, constata-se a ocorrência de uma mudança demográfica em nosso país, havendo um aumento na expectativa de vida, e, por consequência, o envelhecimento da população. Esse quadro gera a necessidade de proporcionar aos idosos as condições de envelhecer mantendo sua autonomia. Durante o processo de vida, o ser humano passa por fases distintas, nas quais diferentes habilidades são desenvolvidas, aprimoradas e, em determinadas etapas/condições, também podem ser perdidas. Por muito tempo, acreditou-se que, depois da infância, a anatomia do cérebro era imutável. Com o desenvolvimento da Neurociência e surgimento de tecnologias avançadas, novos panoramas se configuraram e a plasticidade cerebral foi comprovada. Diante de tal contexto, o objetivo dessa pesquisa foi discutir o impacto do uso do Soroban como ferramenta para a estimulação cognitiva de pessoas idosas. O trabalho fundamenta-se, teoricamente, em estudos científicos que evidenciam que o potencial plástico neural pode continuar ocorrendo até a velhice, e que o estímulo/treinamento pode minimizar o declínio cognitivo associado à idade. Os participantes da pesquisa integram um grupo assistido pela Secretaria de Ação Social de um município da Região Norte do Paraná. A produção dos dados ocorreu por meio da realização de encontros semanais de sessenta minutos, nos quais foram desenvolvidas atividades envolvendo cálculos matemáticos, com uso do Soroban. Os resultados apontados são decorrentes da realização de uma análise qualitativa dos processos de operacionalização do Soroban desenvolvidos durante os encontros. Como resultados, obtivemos evidências de que a realização de cálculos a partir do uso do Soroban caracteriza-se como uma importante ferramenta a ser utilizada no processo de estimulação cognitiva de pessoas idosas, contribuindo para a manutenção de competências como a concentração, raciocínio e engajamento dos sujeitos com a atividade.
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    A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA CONTEMPORÂNEA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS CURSOS EM TI NO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/28) BURDIN, Renata Pereira Garcia; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/8657631252461349; Renan Bandeirante Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Sezinando Luiz Menezes; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; Helen Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952
    O presente trabalho foi realizado mediante o Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente a proposta pedagógica em TI no Paraná e a relação entre economia e mundo do trabalho originadas pela restruturação toyotista, cujos reflexos alcançaram o ensino profissionalizante em Informática até nos tempos atuais. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, foram levantados os aspectos que originaram o Sistema Toyota de produção, suas implicações, repercussões e sua sistematização para além do tapete fabril, com vistas a identificar e compreender os avanços e os retrocessos que a gênese desse sistema de produção incorreu também sobre as políticas públicas para o Ensino Médio, sobretudo em TI. Na primeira seção, foram abordados os aspectos e eventos que deram origem ao Sistema de produção Toyotista, sua sistematização e como se disseminou no Brasil. Na segunda seção, a partir da literatura existente, discorreu-se sobre de que modo as mudanças oriundas da reestruturação no modo de produção implicaram em modificações sobre as bases e fundamentos da Educação Profissional, principalmente sobre os dois momentos do Curso Técnico em Informática que, a partir de reformulações e da “nova” reforma do Ensino Médio, em 2017, culminou, em 2022, no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, a nível mediano. Assim sendo, foi feita uma análise das matrizes curriculares desde 2004, quando da implantação do curso em TI, em suas modificações, até a atual matriz curricular proposta em 2022, já com a “reforma” da proposta para o Curso Desenvolvimento de Sistemas. Revela-se que, da matriz proposta em 2004, o objetivo era capacitar mão de obra flexível e apta ao manuseio de hardwares e softwares, para a formalidade profissional. Conforme o mercado sofre mudanças, as alterações foram alcançando os objetivos para a parte específica da matriz curricular a qual fora, em 2009, tripartida. No entanto, mediante o processo do capital sobre o mundo do trabalho e da educação profissional, as habilidades e as competências se moldaram para promover no educando um “senso de empreendedorismo”, de uberização, para o manuseio de plataformas digitais, impelindo o estudante à não formalização laboral contemporânea. Dessa forma, por meio da pesquisa, apreendeu-se criticamente que a estratégia de flexibilização apresentada pelo modelo de produção da Toyota atendeu às demandas do mercado, levando os recém-formados do Ensino Médio "reformulado" para a informalidade e para a uberização.
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    VÍDEOS INFANTIS NO YOUTUBE: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DA CRIANÇA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/30) BASSETTO, Rebeca Barbosa; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/9422386418486546; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; Rosângela Trabuco Malvestio da Silva; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371; Cássia Regina Dias Pereira; http://lattes.cnpq.br/0247177328518148
    Esta pesquisa se insere na linha de estudos sobre Educação, Ensino e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Acadêmico em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí. O estudo realiza uma discussão sobre os vídeos infantis disponíveis no YouTube e sua influência no desenvolvimento psíquico das crianças. Apoia-se nos fundamentos da Teoria Crítica a partir do pensamento de autores como Theodor W. Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) que, baseados na concepção materialista-histórica e tentando explicar a influência da mídia sobre o comportamento das pessoas na sociedade industrial, criaram o termo “Indústria Cultural”. Além da Teoria Crítica, o estudo também se utiliza das categorias da Teoria Histórico-Cultural para explicar como ocorre o desenvolvimento psíquico na infância, por intermédio dos postulados do psicólogo soviético Lev Vygotsky (1896-1934) e seus colaboradores. Apesar das mudanças ocasionadas na forma de organização social, por meio da economia e da política mundial, o final do século XX e o início do século XXI foram marcados por um desenvolvimento tecnológico acelerado que impulsionou, sobremaneira, a forma de os indivíduos se relacionarem com as informações de modo rápido e instantâneo. Esse frenético consumo de conteúdo na internet absorve uma boa parte do tempo das pessoas, adultos e crianças estão cada dia mais direcionando seu foco atencional para as redes de distribuição das novas tecnologias visuais. Nesta pesquisa destacamos as transmissões do canal Youtube direcionadas ao público infantil. As escolas, por sua vez, passaram a competir com esse universo de informações com o qual a criança se comunica. A facilidade e precocidade do acesso aos meios digitais feitos pelas crianças tem despertado preocupação entre pais e educadores. Essa apreensão se deve ao fato da necessidade de entender em que medida essas informações podem repercutir no desenvolvimento psíquico delas. Por essa razão, esta pesquisa busca responder à seguinte questão, a saber: Quais são as influências dos vídeos infantis veiculados no youtube para o desenvolvimento psíquico das crianças? O objetivo geral deste estudo é analisar a influência dos vídeos infantis veiculados no Youtube no desenvolvimento psíquico da criança, recorrendo a essas duas teorias, anteriormente citadas. Para a realização dos estudos, têm-se como base os pressupostos do materialismo histórico e dialético que concebem que um objeto não pode ser compreendido fora de seu contexto socioeconômico e político. Por conseguinte, para a compreensão desse fenômeno e para a realização da síntese de múltiplas determinações do nosso objeto de estudos, organizamos o desenvolvimento do texto em três seções. Os resultados deste estudo reafirmam a importância de uma mediação consciente e criteriosa por parte de pais, educadores e da sociedade em geral. O YouTube e outras plataformas digitais desempenham um papel significativo no cotidiano das crianças e, por isso, a supervisão do que é consumido e a busca por conteúdos mais educativos e menos comerciais são fundamentais para garantir um desenvolvimento psíquico saudável.
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    A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E O SISTEMA DIDÁTICO-DESENVOLVIMENTAL ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/01) BONZANINI, Rayza Lima; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/0087755019565680; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Flávia da Silva Ferreira Asbahr; http://lattes.cnpq.br/0992862282815480; Maria Christine Berdusco Menezes; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    A presente pesquisa encontra-se inserida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar, Mestrado Acadêmico em Formação Docente - área de concentração: Educação, História e Ciências, oferecido pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. A proposta de estudo aborda a questão do livro didático, que se configura como uma das ferramentas de trabalho pedagógico presente na realidade das escolas públicas, as quais seguem as propostas do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa está ancorada nos pressupostos do Sistema Didático Desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin, com foco na escolarização e no ensino, sendo que, por meio destes, formulam-se processos psicológicos e culturais, os quais podem atuar significativamente no desenvolvimento psíquico dos estudantes. Neste espaço de reflexões e análises, estruturamos a problemática da pesquisa buscando questionar: quais elementos precisam ser analisados em um livro didático de maneira a avaliar se o material pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva adotada? Para responder essa questão, a pesquisa objetivou verificar se as formulações de conteúdo do livro didático do componente curricular de Língua Portuguesa do 2º ano do ensino fundamental apresentam propostas que assegurem o desenvolvimento da formação do pensamento teórico nos estudantes. Para tanto, procurando atender às demandas deste objetivo, a pesquisa utiliza o tratamento de dados com base no Materialismo Histórico-Dialético, que se volta na direção do trabalho social dos homens e nas propriedades adquiridas historicamente. Sendo assim, o estudo aborda as questões relacionadas à consolidação do Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, descrevendo seu percurso histórico e a importância da Teoria da Atividade de Estudo. Na sequência, discute-se o desenvolvimento do pensamento teórico e do pensamento empírico direcionando as questões para o ensino escolar, mais precisamente a uma das ferramentas utilizadas nas escolas, qual seja, o livro didático. Posteriormente, apresentamos as abordagens relacionadas ao material didático, o modelo adotado para análise da presente pesquisa, verificando as formulações de conteúdo do livro didático do componente curricular de Língua Portuguesa e como se apresentam suas propostas vistas sob a perspectiva teórica adotada. A pesquisa revelou que os conteúdos e atividades propostas no livro didático por si só não são o suficiente para desenvolver nos estudantes o desenvolvimento do conhecimento teórico, fazendo-se preciso propor ações de aprendizagem aos estudantes. Nesse viés, o livro didático configura-se como um auxílio no processo de formação da atividade de estudo, tendo como principal característica o sentido dialógico. Contudo, vale mencionar que esperamos que este estudo contribua para uma reflexão mais elaborada em que as análises possam permear as práticas de desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas.
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    PLUTARCO E A FORMAÇÃO DO HOMEM: REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/19) SILVA, Raquel Lima da; PERIN, Conceição Solange Bution; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/3124747004373654; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Maria Eunice França Volsi; http://lattes.cnpq.br/8463153135595970; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Silvana Malavasi Huszcz; http://lattes.cnpq.br/5959834378816015
    Esta pesquisa analisa teoricamente o tratado moral Da educação das crianças, escrito por Plutarco na Antiguidade, no século I d.C., tendo por intencionalidade discorrer sobre como se deve educar um indivíduo em seu aspecto físico, moral e intelectual, envolvendo a figura dos pais e os professores no processo de ensino e aprendizagem. Para descrever este trabalho, a visão plutarquiana, foi organizado um projeto educacional que perpassa as diferentes fases do ser humano: infância, adolescência e juventude, dentro dos preceitos da educação grega. O objetivo da pesquisa é analisar como Plutarco considerou a formação moral e educacional do homem, em suas diferentes fases de vida. Para o aporte teórico e metodológico utilizado para o desenvolvimento desta investigação, recorreu-se à História Social indicada por Marc Bloch (2001), que estuda o homem social no tempo histórico entre passado e presente. Esse conceito fornece base para compreender como se instaurou a formação educacional do homem nos conceitos de periodização da história. De natureza qualitativa e bibliográfica, para fundamentar esta pesquisa, autores historiográficos que abordam sobre antiguidade e formação humana foram utilizados, como Silva (2006), Funari (2002), Werner (1994), Marrou (1973), entre outros. Este estudo atentou-se em explicitar como ocorre a formação educacional do homem na Idade Antiga, elencando os aspectos históricos no período greco-romano. A transição do Período Clássico ao Período Helenístico foi marcada pelo domínio do Império Romano sobre a Grécia Antiga, o que ocasionou a incorporação, em âmbito cultural e educacional, dos gregos aos latinos. Essa incorporação tornou propício que as tradições da Grécia Antiga não se perdessem com o decorrer do tempo, por causa e efeito dos pensamentos de Plutarco, que sendo grego e fiel a seu país, induziu os romanos a adotarem os princípios da cultura grega. Partindo desse pressuposto teórico-metodológico, os resultados apresentados segmentam uma abordagem prescrita de como a educação na Antiguidade ocorria, por meio de uma formação contínua de caráter científico e ético-moral.
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    ENSINO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO EDITH EBINER ECKERT (EIEF), CHÁCARAS JARAGUÁ, PARANAVAÍ / PR (1974-2023)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/29) MATARUCO, Neiriane Aparecida Cattelan; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/6527434251942156; Marcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; Maria Cristina Gomes Machado; http://lattes.cnpq.br/3874168724032825; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa objetiva compreender o impacto da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert (EIEF) no ensino e formação sociocultural das crianças da comunidade Chácaras Jaraguá, em Paranavaí/Paraná. A história desta escola está vinculada à existência da comunidade. Ela foi criada pelo município como escola rural multisseriada em 1967. Resistiu ao desmantelamento das instituições isoladas pelos poderes públicos. Atualmente, existem somente duas escolas do campo em Paranavaí. Esta instituição tem centralidade na vida das pessoas, sendo lugar de aprendizagens, de formação de memórias, de manutenção de tradições e de integração sociocultural. Muitas histórias de vida foram conformadas nesse lugar e representações sociais foram constituídas sobre essa instituição. Atualmente ela funciona em tempo integral. Oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental, até o 5º ano. Portanto, o estudo histórico acerca de sua existência torna-se necessário, uma vez que instituições dessa natureza impactaram a vida de inúmeras famílias. Ao longo dos 57 anos de existência, ela ocupou um importante papel no ensino das crianças e, por conseguinte, na conformação sociocultural na comunidade local, por meio de diferentes atividades, em particular as festividades escolares e cívicas como parte do ensino. Trabalhamos na perspectiva da história socioeducacional e cultural, analisando aspectos do contexto macro e micro, considerando as inter-relações que a escola estabelece com o seu entorno. Esta pesquisa tem por base autores que pesquisam sobre as múltiplas relações que se estabelecem entre sociedade e instituições educacionais, bem como na cultura que se produz em seu interior. Entre eles destacamos Roger Chartier (1990), Marc Bloch (2001), Jacques Le Goff (2003), e Edward Palmer Thompson (1981). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com questionário aplicado a um grupo-amostra composto por ex-alunos e um grupo focal composto por ex-professores e uma ex-cozinheira. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unespar e foi aprovado pelo Parecer 6.499.668, em 10/11/2023. Os documentos estão localizados no arquivo da escola e na Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí. O movimento da sociedade em relação à organização da educação foi apreendido por meio de pesquisa no jornal Diário do Noroeste, onde buscamos por notícias sobre esta escola, considerando representações sociais sobre o papel da educação. Por meio desses procedimentos, construímos análises acerca do papel da escola na comunidade e no processo de ensino e aprendizagem das crianças das Chácaras Jaraguá, onde essa instituição foi muito valorizada e respeitada pela comunidade que lutou por sua permanência até o tempo presente. A escola pesquisada passou pelo processo de mudança de Escola Rural para Escola do Campo. Verificamos que a Cultura Escolar se manifesta no dia a dia da comunidade que está alicerçada na existência da própria escola que preserva as tradições e saberes locais.
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    PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: IMPACTOS E DESAFIOS NO TRABALHO DO PROFESSOR DO ESTADO DO PARANÁ
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/02) RAMOS, Luciana Rodrigues; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; http://lattes.cnpq.br/0120368177626953; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Renan Bandeirante De Araújo; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; Carolina Batista Israel; http://lattes.cnpq.br/6475608295644477
    A rápida expansão das tecnologias digitais e a emergência das plataformas educacionais têm reconfigurado significativamente as práticas pedagógicas e a gestão educacional. As plataformas, impulsionadas pela lógica neoliberal, transformam a educação em um serviço mercantilizado, prioriza eficiência na lógica capitalista e extirpa a autonomia pedagógica. Dada a extensão das interferências, podemos dizer que estamos vivendo um processo de “plataformização” da educação. Discutir este processo, implica em discutir, entre outras questões, abordagens gerenciais, onde a supervisão e o controle são amplificados e, por isso, não podem ser ignorados. Assim, esta pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e analítica, traz um levantamento bibliográfico, que subsidiou a elaboração de um questionário para professores do Estado do Paraná, cujas respostas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os 76 questionários respondidos pelos professores indicam que a plataformização compromete a qualidade do ensino e do trabalho docente. Os professores apontam a necessidade de revisar políticas educacionais para garantir equidade, autonomia pedagógica e o bem-estar dos educadores. Além disso, a falta de preparo dos alunos para lidar com essas tecnologias específicas e a pressão sobre os professores para cumprir metas de desempenho também são preocupações importantes. Somado a isto, a precária infraestrutura da internet das escolas estaduais, a necessidade de criar condições adequadas para que todos os alunos possam se beneficiar das oportunidades digitais e a precária ou ausente formação docente, também são preocupações de destaque entre os professores participantes. Diante deste contexto, é essencial repensar o sistema educacional paranaense no sentido de priorizar o desenvolvimento integral dos alunos e garantir acesso igualitário a uma educação de qualidade por meio da capacitação docente, sem a cobrança do uso das plataformas. Podemos destacar, como resultado final, que o tema em tela é recente e deve receber mais atenção dos pesquisadores, levando em consideração todos personagens envolvidos: governo, comunidade escolar, resultados de pesquisas e pesquisadores.