Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "ARAÚJO, Renan Bandeirante"
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Item A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E O PROCESSO DE UBERIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/18) GOTARDO, Cleissiane Aguido; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3526740845798482; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; ALMEIDA, Rodrigo Davi ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; FONSECA, Sergio César da ; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, analisa a BNCC do Ensino Médio na sua relação com mundo do trabalho flexível contemporâneo, em acordo com o trabalho de organização Toyotista afeito à indústria 4.0. Homologada em dezembro de 2018 sob o governo de Michel Temer, trata-se de um documento de caráter normativo que servirá de referência para a construção dos currículos de escolas públicas e particulares. Parte da premissa que, ao definir as aprendizagens consideradas essenciais, expressas em dez competências gerais, nega as formas clássicas da educação escolar e mantém o foco pragmático. Os docentes deverão centrar os conteúdos nas competências estabelecidas por esse documento, e a prática pedagógica é direcionada para a busca de resultados, uma vez que sua produtividade é avaliada em larga escala. O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a BNCC do Ensino Médio e o mundo do trabalho reestruturado, conforme os cânones da indústria 4.0 e suas implicações no trabalho docente. Trata se de uma pesquisa documental e bibliográfica que se baseia no pressuposto teórico metodológico do materialismo histórico. Inicialmente discute a reestruturação produtiva de predominância Toyotista, iniciada em 1980 nos países capitalistas centrais, e no Brasil a partir de 1990, buscando romper com a rigidez do fordismo keynesianismo, e visando a adequar os processos produtivos e gerenciamento da força de trabalho ao capital. O neoliberalismo é articulado ao modo de produção Toyotista, e esses processos combinados com a implementação da indústria 4.0, estruturada a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, e das plataformas tecnológicas implicam as transformações no mundo do trabalho e, consequentemente, na prática pedagógica. Posteriormente, este estudo analisa o processo de implementação da BNCC do Ensino Médio, bem como o ensino proposto por esse documento, conforme o disposto na Lei 13.415/2017. Verifica que, ao flexibilizar os currículos escolares, a BNCC sofre influência do pensamento pós moderno e se apropria dos pressupostos que norteiam as pedagogias do aprender a aprender, cujo foco concentra-se na formação de competências e habilidades. Por fim, identifica, na BNCC do Ensino Médio, a preocupação em instrumentalizar o aluno para o uso das tecnologias, de forma que estejam preparados para as exigências da nova estrutura do capitalismo de plataforma. Desse modo, com as mudanças no mundo do trabalho e o avanço tecnológico, os docentes da rede pública do Paraná têm incorporado obrigatoriamente elementos do trabalho uberizado, e ao realizarem suas atividades com intermédio de plataformas tecnológicas, têm sua prática controlada e perdem autonomia. A investigação evidencia que a BNCC do Ensino Médio propõe um currículo escolar esvaziado de conteúdo científico em consonância com o desenvolvimento de competências e habilidades. Esses fatores apresentados têm impactado o trabalho dos professores, que é controlado. Esses profissionais tornam se flexibilizados e reduzidos a organizar tarefas e operar plataformas digitais, dispensando uma atuação docente qualificada e integral e, ao perder o sentido do seu trabalho, ocorre uma (des) formação docente.Item A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E O TRABALHO DOCENTE SOB A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/28) VIEIRA, André Luiz; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9730776164329864; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; GASPARIN, João Luiz ; http://lattes.cnpq.br/9492108458166634; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAUSTINO, Rosângela Célia ; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165O trabalho educativo tem-se mostrado como um grande desafio na Educação Básica brasileira, sobretudo quando se objetiva uma educação crítica que promova a formação de um ser histórico, plural, desalienado e ciente da necessidade de luta de sua classe, com vistas à libertação da alienação, emancipação. Nesse sentido, o problema de pesquisa que norteia o presente estudo de dissertação de mestrado, se centra na questão norteadora: “Como repensar as propostas didáticas do Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica?”. Tendo em vista esta problemática, o presente estudo tem por objetivo analisar o Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. Para efetivação deste objetivo, o caminho metodológico percorrido pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e natureza básica, cujos procedimentos adotados consistiram de caráter bibliográfico e documental. A análise possibilitou repensar encaminhamentos educativos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura e no trabalho com o gênero crônica. Assim, a partir do estudo do LRCO, evidenciou-se que a base ideológica que os estruturam tem o mesmo caráter orientador dos livros didáticos, como a BNCC, com conteúdos apresentados de forma rarefeita e fragmentados que prezam o desenvolvimento de competências e habilidades, encaminhamentos didático-metodológicos estes que moldam o indivíduo às contínuas mudanças do mercado de trabalho e, consequentemente, de manutenção da hegemonia. Pensar criticamente tais materiais possibilitou também o desenvolvimento de uma proposta didática como uma via para a efetivação de um ensino pautado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular Língua Portuguesa a partir do gênero textual crônica. Conclui-se ressaltando a importância de se pensar criticamente o ensino e almejando que os encaminhamentos apresentados neste estudo possam orientar a didática em sala de aula a fim de que professores e professoras possam atuar contra toda e qualquer forma de alienação, em acordo com a perspectiva da política cultural contra hegemônica.Item A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA CONTEMPORÂNEA E A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS CURSOS EM TI NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/28) BURDIN, Renata Pereira Garcia; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/8657631252461349; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; MENEZES, Sezinando Luiz ; http://lattes.cnpq.br/4766535117564758; OLIVEIRA, Helen Cristina de ; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952O presente trabalho foi realizado mediante o Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. O objetivo deste estudo foi analisar criticamente a proposta pedagógica em TI no Paraná e a relação entre economia e mundo do trabalho originadas pela restruturação toyotista, cujos reflexos alcançaram o ensino profissionalizante em Informática até nos tempos atuais. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental, foram levantados os aspectos que originaram o Sistema Toyota de produção, suas implicações, repercussões e sua sistematização para além do tapete fabril, com vistas a identificar e compreender os avanços e os retrocessos que a gênese desse sistema de produção incorreu também sobre as políticas públicas para o Ensino Médio, sobretudo em TI. Na primeira seção, foram abordados os aspectos e eventos que deram origem ao Sistema de produção Toyotista, sua sistematização e como se disseminou no Brasil. Na segunda seção, a partir da literatura existente, discorreu-se sobre de que modo as mudanças oriundas da reestruturação no modo de produção implicaram em modificações sobre as bases e fundamentos da Educação Profissional, principalmente sobre os dois momentos do Curso Técnico em Informática que, a partir de reformulações e da “nova” reforma do Ensino Médio, em 2017, culminou, em 2022, no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, a nível mediano. Assim sendo, foi feita uma análise das matrizes curriculares desde 2004, quando da implantação do curso em TI, em suas modificações, até a atual matriz curricular proposta em 2022, já com a “reforma” da proposta para o Curso Desenvolvimento de Sistemas. Revela-se que, da matriz proposta em 2004, o objetivo era capacitar mão de obra flexível e apta ao manuseio de hardwares e softwares, para a formalidade profissional. Conforme o mercado sofre mudanças, as alterações foram alcançando os objetivos para a parte específica da matriz curricular a qual fora, em 2009, tripartida. No entanto, mediante o processo do capital sobre o mundo do trabalho e da educação profissional, as habilidades e as competências se moldaram para promover no educando um “senso de empreendedorismo”, de uberização, para o manuseio de plataformas digitais, impelindo o estudante à não formalização laboral contemporânea. Dessa forma, por meio da pesquisa, apreendeu-se criticamente que a estratégia de flexibilização apresentada pelo modelo de produção da Toyota atendeu às demandas do mercado, levando os recém-formados do Ensino Médio "reformulado" para a informalidade e para a uberização.Item AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NOS ANOS 2000(Universidade Estadual do Paraná, 2022/06/30) RAPOSO, Ingrid Rodrigues; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1998619861642217; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de ; http://lattes.cnpq.br/1153101691308425; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, busca analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002, 2015 e 2019, de modo a compreender o perfil requerido do professor que atua na Educação Básica a partir da análise das categorias: o que, como e porque ensinar. Considerado o contexto histórico, político e social, a pesquisa discorre sobre a concepção de formação de professores na sua relação com a lógica imanente à acumulação/expansão do capital e sua relação com os pressupostos das pedagogias do aprender a aprender, cuja formação do sujeito implica no ensino focado nas habilidades e competências dos alunos, processo que ocorreu independentemente das nuances que separam as orientações políticas de governos sociais/liberais (PT) ou liberais/ultraliberais (PSDB, DEM, PMDB). Amparada no materialismo histórico-dialético, essa pesquisa buscou analisar o objeto específico que são as DCNs no contexto das contradições contemporâneas mais amplas, particularmente a restruturação do mundo do trabalho. A pesquisa procura compreender a atuação dos Organismos Multilaterais enquanto força hegemônica que baliza e orienta as reformas educacionais, na perspectiva da formação do sujeito que saiba fazer, com vistas à criação da força de trabalho flexível adequada. A pesquisa analisa a implementação das políticas neoliberais e a difusão exacerbada da necessidade de um professor apto para atender as demandas do mercado de emprego reestruturado. Conforme a análise das diretrizes, ainda que a DCN de 2015 tenha procurado tentar conciliar contradições entre formação emancipatória e as necessidades do mercado, as DCNs mantiveram, em comum, o foco na teoria das competências. Isso ocorre porque as instituições multilaterais disseminam a tese de que os países em desenvolvimento devem organizar o sistema educacional com intuito de superar as dificuldades, incorporar-se à nova era do conhecimento, adequando o processo de ensino à formação do professor reflexível e competitivo, disposto a difundir uma formação com base nas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Por meio dessa pesquisa, concluiu-se que independente da matriz teórica que determinam as políticas públicas dos diferentes governos quanto da elaboração das DCNs (2002, 2015 e 2019), a política de formação de professores procura adequar-se as necessidades do mercado de emprego restruturado em acordo com a lógica da acumulação capitalista da contemporaneidade.Item EDUCAÇÃO E TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO: O PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DO DOCENTE DO COLÉGIO SESI PR(Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/06) MARCON, Jakeline Plácido; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2265169462344806; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda ; http://lattes.cnpq.br/4862416685441579; BRANDÃO, Elias Canuto ; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878A presente dissertação tem como finalidade compreender o perfil profissional/social do docente do Colégio Sesi PR e sua relação histórico-social com aspectos da reestruturação produtiva que emergiu no Brasil após os anos 1990. Para efeito do desenvolvimento desta pesquisa procuramos no materialismo histórico-dialético os fundamentos para a explicação do objeto de estudo. Identificamos os processos num movimento de abstração que vai para além da aparência e das factualidades, método que nos possibilitou desvendar as estruturas econômicas, sociais e políticas da formação para o trabalho na perspectiva da valorização do capital tal qual se caracteriza o ensino médio do Sesi. No desenvolvimento da pesquisa apreendemos que as habilidades e formações exigidas do professor do ensino médio do sistema indústria são intrínsecas ao processo sistêmico do corolário flexível de caraterística predominantemente toyotista, no qual a educação e, por consequência, o professor são convocados a formar um perfil de trabalhador correlato à nova ideologia de formação de capital humano, conceito tecnicismo que reiventado fundamenta-se na teoria do aprender a aprender. Desta forma, concluímos que na mesma medida em que a atuação docente exigida pelo Sistema S, busca adaptar os jovens para as novas circunstâncias do mundo do trabalho, ele deve adaptar-se às condições reestruturadas do trabalho flexível e suas contradições do tempo presente.Item EDUCAÇÃO E TRABALHO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL(Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/23) IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; http://lattes.cnpq.br/4862416685441579; MENDES, Claudinei Magno Magre ; http://lattes.cnpq.br/3032720343513196A presente pesquisa, vinculada à Linha de pesquisa Formação docente interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, teve como objetivo compreender o processo de expansão da escola pública de modo a demonstrar a intrínseca relação entre as mudanças na área da educação e as transformações do mundo do trabalho, bem como as questões relativas à tese do aprender a aprender e o lema “Educação para Todos”. Para alcançar esse objetivo, os seguintes objetivos específicos foram traçados: contextualizar historicamente a educação quanto ao seu processo de expansão e massificação; compreender os processos produtivos adotados no país após a década de 1930 (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo) e a relação destes com a educação; analisar como os organismos multilaterais influenciam as políticas públicas educacionais para a educação brasileira; apreender como a relação que envolve mundo do trabalho e políticas públicas (nacionais e internacionais) incide sobre a formação e o trabalho docentes. Procurou-se apreender as políticas de expansão/acumulação do capital brasileiro na contemporaneidade e a processualidade dialética da relação entre a educação, o mercado de emprego e a força de trabalho. Esta pesquisa, assim, pauta-se na fundamentação e na análise de estudos bibliográficos e documentais. Discorre-se sobre a expansão da educação escolar pública, processo iniciado na década de 1930 que acompanhou a industrialização brasileira entre as décadas de 1950 e 1970, até o advento das políticas neoliberais a partir de 1990. Na esteira da análise, as políticas públicas relacionadas aos paradigmas industriais, em atendimento às diretrizes dos organismos multilaterais, incidiram na concepção sobre a formação docente, procurando ressignificar o perfil do professor e a formação necessária, as suas condições pedagógicas, materiais e a infraestrutura disponibilizada para o exercício do trabalho docente.Item ENSINO PÚBLICO BRASILEIRO E NEOLIBERALISMO: ANÁLISE CRÍTICA DO PNE 2014-2024 E DO PL Nº 2614/24(Universidade Estadual do Paraná, 2025/02/27) HEIDRICH, Maria Jaqueline Giovanini; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/3560586573311074; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; ZANATTA, Shalimar Calegari; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; IWASSE, Lilian Fávaro Alegrâncio ; http://lattes.cnpq.br/7432731201234850A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Formação Docente Interdisciplinar e ao Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná. O estudo analisa criticamente o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e o Projeto de Lei nº 2614/24, que propõe o PNE 2024-2034, com ênfase na qualidade da aprendizagem e no financiamento educacional, comparando-os no contexto político, econômico e ideológico atual para identificar suas implicações para a educação pública nacional. A pesquisa examina o processo de expansão educacional no Brasil, evidenciando sua relação com os modelos produtivos hegemônicos (taylorismo, fordismo e toyotismo) e a consolidação do tecnicismo educacional. Além disso, investiga a influência de organismos multilaterais na formulação das políticas educacionais brasileiras, particularmente no que diz respeito à adaptação da educação às demandas do capitalismo contemporâneo. O estudo também discute o impacto das políticas de austeridade fiscal no financiamento da educação, analisando como a limitação de investimentos públicos e a priorização do ajuste fiscal afetam a implementação das metas educacionais. Metodologicamente, o estudo baseia-se em análise bibliográfica e documental, adotando uma abordagem dialética para compreender as interações entre educação, mercado de trabalho e acumulação de capital. A dissertação também discute as políticas públicas educacionais desde o processo de industrialização brasileiro, nas décadas de 1950 1970, até as reformas neoliberais dos anos 1990 e seus desdobramentos na atualidade. A análise crítica do PL nº 2614/24, revela as diretrizes que orientam a formulação do novo Plano Nacional de Educação, permitindo identificar possíveis avanços e retrocessos em relação ao PNE 2014-2024. Os resultados indicam que as políticas educacionais permanecem subordinadas à lógica da empregabilidade e da inserção dos jovens da escola pública no mercado de trabalho precarizado. Sob a influência do capital, essas políticas estruturam currículos tecnicistas, centrados no desenvolvimento de competências e habilidades mensuráveis, alinhados a avaliações de larga escala. Paralelamente, o financiamento educacional é restringido pela manutenção de políticas de austeridade fiscal, que limitam os investimentos na área e reforçam a lógica da eficiência gerencialista na gestão da educação. Esse modelo gerencial transfere para as unidades escolares a responsabilidade pelos resultados educacionais, sem garantir condições estruturais adequadas para o cumprimento das metas estabelecidas. Esse enfoque utilitarista, incorporado nas políticas educacionais, no planejamento escolar, nos currículos e na prática docente, reduz a concepção de qualidade da educação à satisfação de demandas imediatas do mercado, afastando se de uma perspectiva mais ampla de qualidade social e cultural, voltada para a emancipação humana.Item FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: O CASO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/11) SILVA, Cleverson Cirino Coelho da; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7478114533741111; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; COSTA, Maria Luisa Furlan ; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335O presente trabalho foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí. O objetivo deste estudo foi compreender criticamente, a partir da análise de dados disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Seed-PR, da pesquisa bibliográfica e documental, como se desenvolveu o processo do uso da tecnologia na prática pedagógica nas escolas estaduais paranaenses e sua articulação com as principais políticas públicas estaduais e federais de inserção tecnológica nos estabelecimentos de ensino, com vistas a identificar e compreender os avanços e os retrocessos dessas políticas públicas. Na primeira seção, foi feita uma introdução à discussão a ser realizada no decorrer do trabalho. Na segunda seção, a partir da literatura existente, discorreu-se sobre o conceito de tecnologia e sua aplicação no processo educacional. Na terceira seção, abordou-se a concepção de formação dos professores frente ao uso das tecnologias dentro do processo educacional. Por fim, na quarta seção, analisou-se o histórico das políticas públicas de inserção tecnológica nas escolas estaduais e a relação entre os professores e o uso das tecnologias na prática docente. Assim sendo, foi feita uma análise das políticas públicas de formação tecnológica de professores para o uso da tecnologia na sala de aula, bem como o atual panorama das escolas estaduais paranaenses frente às políticas de capacitação de professores quanto ao uso de tecnologias além das condições e dos equipamentos ofertados aos professores para efetivação do uso das tecnologias no processo educativo. Para tal intento, apoiou-se em relatórios oficiais produzidos pela Seed-PR entre os períodos de 2003 e 2017, que tratam do número de formações aos professores para o uso de tecnologias como também o panorama atual dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas estaduais paranaenses. Nesse sentido, pretendeu-se analisar os principais fatores impeditivos à efetivação do uso das tecnologias na prática docente, mais precisamente as condições infraestruturais e formativas. Dessa forma, por meio da pesquisa, apreendeu-se criticamente as possibilidades e os limites, nas últimas duas décadas, para o uso das tecnologias na prática docente nas escolas estaduais paranaenses.Item FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO: OS LIMITES DO ENSINO TECNICISTA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2019/06/27) FERNANDES, Cássia Maria França de Sousa; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1361071123357918; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; PIMENTEL, Tatiana Colombo ; http://lattes.cnpq.br/0563661629304425; STENZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação docente interdisciplinar e ao grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, objetivou compreender as nuances que compõem a implementação do trabalho docente do professor bacharel do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Para atingir esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar o processo histórico da ruptura entre a produção do conhecimento e a aplicação do conhecimento socialmente existente; identificar as contradições que permeiam a efetivação do Ensino Médio Técnico Integrado à Educação Profissional; identificar o perfil profissional docente do professor atuante no IFPR. Para a coleta de dados, realizou-se uma pesquisa qualitativa fundamentada na análise bibliográfica para a fundamentação teórica e documental. Assim sendo, nesta pesquisa, discorre-se sobre o processo histórico da formação profissional da classe trabalhadora considerando os aspectos marxianos e gramscianos. Destaca-se a concepção de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional proposta pelo IFPR e, ainda, os Projetos Pedagógicos dos cursos da modalidade mencionada, ofertados na mesorregião metropolitana de Curitiba, nos campi de Campo Largo, Colombo, Curitiba, Paranaguá e Pinhais, os quais foram investigados. As informações referentes à matriz curricular, os objetivos do curso e o perfil do egresso foram relacionadas à formação inicial do professor bacharel, tendo em vista as contradições que permeiam a oferta da Educação Básica integrada à formação profissional quanto aos aspectos da relação ciência, trabalho e cultura. Para o atendimento dessas especificidades, o IFPR possui docentes com formação inicial em bacharelado em diversas áreas de tecnologia, engenharias, saúde e, também, professores tecnólogos. Apreendeu-se, neste trabalho, que os Projetos Pedagógicos dos cursos analisados demonstraram que, nos campi pesquisados, a ênfase da formação centra-se no mercado de trabalho; desse modo, embora esta modalidade seja a última etapa da Educação Básica, o ensino é tecnicista e a carga horária dedicada às disciplinas do eixo Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia) são, em todos os casos, inferiores à formação do eixo Formação Técnica e Profissional. Reconhece-se a formação docente como uma das possibilidades para a efetivação de um Ensino Médio Técnico Integrado como cerne de uma educação profissional com vistas à emancipação humana, porém não foi identificada uma política de formação continuada para docentes bacharéis e tecnólogos nessa instituição. Por último, viu-se que o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do IFPR está sujeito à lógica do capital; por isso, não pode na mesma proporção contemplar formação técnica profissional e formação propedêutica na perspectiva omnilateral.Item FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO(Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/30) OLIVEIRA, Helen Cristina de; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FILHO, Domingos Leite Lima ; http://lattes.cnpq.br/1113538527015820; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.Item JUVENTUDE E TRABALHO: A QUESTÃO DO ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/09/29) SEGANTINE, Débora Baptista da Rocha; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1910554762282471; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540; FONSECA, Sergio Cesar da ; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O abandono escolar é um problema que está presente em todas as etapas da Educação Básica brasileira, mas que se acentua no Ensino Médio, conforme se pode observar através das taxas de rendimento escolar publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apesar dos índices oficiais de abandono escolar nesta etapa terem diminuído nos últimos anos, esse fenômeno é um entrave ao cumprimento das proposições do Plano Nacional de Educação (PNE) de universalizar o atendimento escolar. Nesse cenário, a presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí, tem como objetivo investigar as relações entre o abandono escolar, a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio com base na BNCC e seu vínculo com o mundo do trabalho contemporâneo. A fim de alcançar este objetivo, foi eleita a pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo, e sob a luz do materialismo histórico-dialético, procurou-se analisar o abandono escolar no Ensino Médio no Brasil entre os anos 2000 e 2020. Na busca por compreender o fenômeno abandono escolar e suas motivações, foi investigado o conceito de juventude, termo que deve ser pluralizado para juventudes, uma vez que contempla uma categoria social composta por jovens de diferentes identidades construídas em contextos históricos, culturais e sociais díspares. A pesquisa revelou também que o Ensino Médio, ainda que permeado de reformas educacionais, historicamente mostra se dual e excludente, tem a finalidade de preparar a classe dominante para a entrada no ensino superior e a camada popular para fomentar força de trabalho para suprir a demanda do mercado de emprego, o que se evidencia pela proposta de uma formação baseada em competências socioemocionais. A BNCC, que rege o Novo Ensino Médio, substancia uma formação alienada, negadora do acesso aos conteúdos científicos em prol do desenvolvimento de competências necessárias para a resolução de problemas cotidianos. Por fim, conclui-se que a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio, através dos Itinerários Formativos, a princípio, pode vir ao encontro dos anseios das juventudes que compõem a última etapa da Educação Básica, sobretudo dos jovens da camada mais pauperizada do proletariado que frequenta as escolas públicas e que, em tese, vislumbram a possibilidade futura de melhores condições salariais e de trabalho. Por outro lado, considerando que a questão socioeconômica se mostrou como a principal determinante para o abandono escolar, é possível que, para suprir suas necessidades de sobrevivência no complemento da renda familiar, manter-se na escola pode não ser a primeira opçãoItem PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ECLETISMO TEÓRICO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA INSTIUIÇÃO ESCOLAR DO NOROESTE PARANAENSE(Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/26) CALIXTO, Jeferson Eduardo; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/7656286313964884; SANTOS, Nilva de Oliveira Brito dos ; http://lattes.cnpq.br/3634121953936818; SFORNI, Marta Sueli de Faria ; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169Esta pesquisa tem como objetivo compreender os pressupostos teórico metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, identificando a concepção teórica presente em uma instituição escolar do Noroeste paranaense, que, em tese, adota princípios referentes à Pedagogia Histórico-Crítica. Faz-se uma análise do contexto histórico, político e social do Brasil, entre as décadas de 1970 e 1980, período da redemocratização e de debates acerca das questões educacionais, como a gestão escolar democrático-participativa e a importância dos projetos político-pedagógicos escolares, as quais constituem um eixo fundamental. Expõe-se, assim, a concepção do Projeto Político-Pedagógico da instituição analisada. Para a análise dos dados coletados, o Materialismo Histórico-Dialético constitui o método de investigação, pois considera que toda teoria surge a partir de uma base material, em que a realidade dos homens em sociedade implica a existência das classes sociais com interesses antagônicos. A dissertação está organizada em três seções: a primeira destaca o contexto político e social do Brasil em fins da década de 1970 e início de 1980, com a efervescência de uma pedagogia dotada de uma proposta de ensino e possibilidade de implantação de um novo trabalho didático. Autores como Sader (1998), Saviani (2012), Libâneo (1992), Gasparin (2012), Konder (1997), Marx e Engels (1998), Araújo (2002) e Oliveira (2015) são fundamentais para essa discussão. A segunda seção dedica-se à exposição do Projeto Político-Pedagógico, estruturação e concepção teórica. Para isso, Veiga (1995), Santos (2009), Silva (1999), Rodrigues (2012), Ferreira (2017) e as contribuições de Morin (2000), Delors (1998) e Duarte (2000) constituem referências. Na terceira seção, a partir das concepções analisadas no Projeto Político-Pedagógico e da realidade da instituição escolar, apoiadas em dados empíricos, apresenta-se de que forma a instituição, mesmo em um contexto social neoliberal, pode ofertar uma educação de qualidade, podendo contribuir para o processo de formação humana. Stoski e Gelbeck (2016), Bernardim (2016), Santos (2014) e Batista (2014) são contemplados nessa seção. O encaminhamento da pesquisa permite anunciar que a conjuntura educacional visa propostas educacionais neoliberais e não críticas. Consequentemente, a realização de um trabalho pedagógico na perspectiva histórico-crítica não é tarefa fácil. O que se observa é um ecletismo presente no texto do próprio Projeto Político-Pedagógico da instituição e na prática pedagógica exercida pelos professores. Contudo, em que pesem as dificuldades, há possibilidades de efetivação de um trabalho crítico, o qual deve ocorrer para além de uma efetivação legal da parte dos governantes. Ele deve dar-se no exercício da militância por uma educação contra a hegemonia.Item PROLETARIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE: A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANAENSE NA CONTEMPORANEIDADE.(Universidade EStadual do Paraná, 2016/08/26) RIBEIRO, Amanda Cristina; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/6469646290776952; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; SOUZA, Aparecida Darc de ; http://lattes.cnpq.br/2810210345273332; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169O objetivo deste estudo qualitativo é compreender criticamente, com base numa pesquisa bibliográfica e documental, o teor dos cursos voltados para os processos formativos continuados dos docentes da Educação Básica em atuação nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, realizados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná – SEED/PR. Analisaremos os conteúdos e metodologias adotados nos cursos ofertados a partir do ano de 2005, mais especificamente, nos eventos denominados “Formação em ação” e “Semana Pedagógica”, ambos desenvolvidos no primeiro e segundo semestre de cada ano letivo. Na primeira seção deste trabalho, a partir do estudo da literatura existente sobre educação e trabalho na contemporaneidade, analisamos as transformações do trabalho docente no contexto das mudanças globais ocorridas a partir da década de 1970. Na segunda seção, procuramos compreender as linhas de ação governamental adotadas no cenário nacional a partir da década de 1990, ressaltando aspectos da reforma do Estado brasileiro, bem como, a respectiva influência nas reformas educacionais empreendidas no período. Ainda nesta seção, abordamos o cenário político, econômico e educacional que emergiu da transição da década de 1990 para a década de 2000, mais especificamente, os novos governos federal e estadual do Paraná após as eleições de 2002. Para tal intento, apoiamo-nos no estudo da literatura existente e no estudo de alguns documentos e relatórios oficiais produzidos no período, tal qual o Plano Nacional de Educação – PNE (2001) e o Plano Estadual de Educação – PEE (2005b), entre outros. Na terceira seção, realizamos a análise teórico-metodológica dos cursos ofertados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná – SEED/PR, pelos eventos “Formação em ação” e “Semana Pedagógica”, a partir de material fornecido pela Coordenação de Formação Continuada do Estado e dos registros de avaliação docente sobre os referidos cursos, no período compreendido entre os anos de 2005 a 2014. Foi possível verificar que esses encontros têm tido como característica predominante um empobrecimento teórico exponencial, seja pelo conteúdo em si ou pela própria forma que inviabiliza o conteúdo, por exemplo, na insuficiência de tempo propício para reflexão intelectual crítica sobre os dilemas escolares, pelas atividades fragmentadas elaboradas pela Secretaria Estadual de Educação, pela jornada de trabalho sobrecarregada dos professores, pela sobrecarga de trabalho do “professor/oficineiro”, pelo incremento das atribuições das escolas, sob o slogan da autonomia escolar, mas que não fornece as condições efetivas e necessárias para tal autonomia, resultando na desmotivação docente com tais encontros, na sobrecarga de trabalho da rotina escolar e, em síntese, na precarização da formação continuada docente.