Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo - PPG CINEAV
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Item SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUIS BUÑUEL(Universidade Estadual do Paraná, 10/12/2020) SAUTHIER, Helio Ricardo; VASCONCELOS, Beatriz Ávila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/1814623528566340; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SILVA, Amábilis de Jesus da; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273O objeto de estudo desta pesquisa centra atenção na visualidade da personagem Séverine em A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), filme dirigido pelo cineasta espanhol Luis Buñuel e com figurinos criados pelo estilista francês Yves Saint Laurent. A leitura em perspectiva discursiva foi realizada com foco no figurino dessa personagem icônica, para discutir tal visualidade enquanto um discurso que atualiza representações da mulher casta e da mulher profana na iconografia da história da arte ocidental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, na qual trago como referência concepções de discurso desenvolvidas na perspectiva da Análise de Discurso Francesa (AD), especialmente num viés foucaultiano, no sentido de investigar a memória discursiva e a intericonicidade materializadas em Séverine e que compõem seus sentidos. Também lanço mão do método para análise fílmica fundamentado em fotogramas e do cruzamento de imagens da história da arte ocidental, para evidenciar as formações discursivas, a memória discursiva e a intericonicidade que inscrevem formações imaginárias no corpo da mulher e interagem no processo de (re)-produção de identidades. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a visualidade de Séverine remonta a um longo processo de construção icônica advinda especialmente do Classicismo e do Renascimento e que foi amplamente explorada pelos campos discursivos do cinema e da moda, influenciando as formações imaginárias e identitárias que costuram o sujeito pós-moderno à estrutura social e às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais.Item CONTE-ME SUA HISTÓRIA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 17/12/2020) SILVA, Eduardo Antonio Ramos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/4527159431649347; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; KRUGER, Cauê; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Essa dissertação é o resultado de aproximadamente três anos de experiências trocadas com jovens do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, denominada Escola Estadual Sagrada Família. Essas experiências foram potencializadoras da realização de uma pesquisa artísticaprocessual, cujo resultado foi a produção dessa escrita acadêmica, assim como a realização de um filme documentário. Os seis jovens estudantes na época foram selecionados a partir de suas histórias de vida –, proposta metodológica tomada de empréstimo das ciências sociais e aplicada em sala de aula –, que foram relatadas em uma carta escrita por alguns no começo de 2018 e por outros no começo de 2019. Essas cartas, portanto, constituíram-se como o ponta pé inicial dos desígnios assumidos posteriormente, visto que despertaram em mim um sentimento de empatia. Meus interesses principais com a pesquisa se moveram entre dois polos: o primeiro deles era entender as idiossincrasias de cada um desses estudantes e que por meio desse projeto eles (as) pudessem se expressar de uma maneira mais espontânea, ou seja, nos limites das dificuldades práticas dessa proposta, falassem com um grau de interferência menor do que o convencional; e o segundo propósito era experienciar aquilo que se passaria “em torno da câmera” (ROUCH, 1961), tornando esses estudantes também companheiros (as) no processo de realização. Para alcançar os objetivos propostos dialoguei com as teorias do campo temático do cinema documental em suas interfaces com as ciências sociais, a história, a educação e as artes, pois o cinema aqui é tratado como linguagem artística (SUPPIA, 2015, p. 118). Esses diálogos e/ou discussões teóricas se sucedem, principalmente, nos três primeiros capítulos da dissertação, enquanto no quarto capítulo me ocupo do tratamento de questões referentes às especificidades da criação do documentário, incluindo as imprevisibilidades do processo. Considero, no entanto, que embora no quarto capítulo eu descreva e avalie a sua realização, é fundamental o visionamento do resultado, o filme propriamente dito, para cotejá-lo com os relatos do processo, tendo em vista que eles se complementam no curso dos eventos. Esses encaminhamentos podem facilitar o entendimento do leitor e espectador no que tange a relação estética e ética estabelecida entre aquele que propôs o projeto (eu/professor) e aqueles que o aceitaram (eles e elas/estudantes), visto que foi após a conclusão dessas duas etapas que avaliei criticamente sua realização e busquei deixar vestígios de reflexão e reflexividade (COESSENS, 2014, p. 02).Item DESENHO, EROTISMO E AUDIOVISUALIDADES: A CRÍTICA GENÉTICA COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE INVESTIGAÇÃO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2020/10/21) ANNES, Luiz Rodolfo; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/8062317405583516; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; STOLF, Maria Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/5013920052280092Nesta dissertação, intitulada Desenho, erotismo e audiovisualidades: a crítica genética como possibilidade metodológica de investigação de processos de criação, tenho por objetivo identificar como a minha produção autoral de desenhos é contaminada pela noção de corpo e erotismo e, em consequência, de que formas e com que meios a minha produção audiovisual (stop motion, videogames, animação) é contaminada pelos traços matrizes dos desenhos que lhe dão suporte. O percurso analítico e investigativo apoia-se no tipo de pesquisa qualitativa e indutiva e, como abordagem metodológica, utiliza a Crítica Genética proposta por Cecília de Almeida Salles, para quem o processo de construção artística da obra de arte e o reconhecimento dos métodos, materiais, anotações empregados pelos artistas são essenciais para o estudo “arqueológico” da(s) obra(s). Parto das seguintes questões norteadoras: 1) De que forma e com que meios é possível verificar a relação entre desenho, corpo, traço, erotismo em meu percurso como produtor de poéticas (audio)visuais? 2) Como eu, enquanto criador, analiso, catalogo, recorto, investigo e crio protocolos de análise para o processo de criação de audiovisuais a partir de um mapeamento de materiais, anotações, registros, contaminação no/para o desenho que se (trans)forma em vídeo? Com base em hipóteses argumentativas que se empenham em atestar a existência de recorrências intertextuais em meu trabalho como artista audiovisual, verifico a existência de personagens predominantemente masculinos, cachorros, marcianos e também batatas, que poderiam ter sido extraídos de uma história em quadrinhos ou de um desenho animado alheio. Esses “personagens animados” serão, em algum momento da escrita de minha dissertação, redimensionados e investigados em seus processos de gênese. Como, por quê, de que formas e com que meios esses traçospersonagens são protótipos de meu processo de criação audiovisual? Na elaboração estética e formal do traço, do desenho e do encadeamento espaçotemporal das animações, verifico uma espécie de “desleixo/despojamento” – uma rugosidade ou ruído intencional na incorporação de “erros técnicos” que possivelmente aludem geneticamente a um tipo de traço/tratamento autoral. Como teóricos complementares na escrita da dissertação, recorro a Philippe Dubois e Arlindo Machado (artes do vídeo), Lev Manovich (linguagem das mídias digitais), Lucia Santaella (novos formatos para as audiovisualidades) e Kátia Canton (narrativas enviesadas).Item DOS PALCOS ÀS TELAS, O ESPETÁCULO DA (DES)HUMANIDADE: RELAÇÃO ENTRE OS FREAK SHOWS E VÊNUS NEGRA/2010(Universidade Estadual do Paraná, 2020/12/09) KRAMBECK, Isis Müller; PRIORI, Cláudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; http://lattes.cnpq.br/7751526076203047; PRIORI, Cláudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; JOHN, Valquíria Michela; http://lattes.cnpq.br/0028569012805646Este trabalho aborda como o controle e a representação sobre o corpo feminino são construídos ao longo do tempo, tanto pelos discursos médicoscientíficos, quanto pelas indústrias de entretenimento, sejam em tempos passados ou contemporâneos. Lançando um olhar para a história do cinema, buscamos discutir questões em torno do corpo com deficiência, problematizando como essas características foram produzidas e utilizadas para respaldar os espetáculos conhecidos como Freak Shows, os shows de horrores, assim como foram adotadas em várias produções cinematográficas, especialmente no filme Vênus Negra (2010). Temos ainda como objetivo compreender a posição e o tratamento dado ao corpo com deficiência seja pela sociedade ou pelos saberes da época, que embasavam sua diferenciação de maneira objetificada, para além das condições genéticas. Geralmente, ao corpo das mulheres com deficiência fora atribuído a condição de monstruosidade, e isso nos fez pensar e utilizar a categoria de “monstra” para melhor problematização desses atributos dispensados ao feminino. Nessa perspectiva, analisamos o longa-metragem Vênus Negra (2010) do diretor e roteirista franco-tunisino Abdellatif Kechiche, buscando compreender os discursos e representações sobre a vida e figura de Saartjie/Sarah Baartman, mulher negra, com deficiência e de origem africana (hotentote), que durante quatro anos teve seu corpo exposto a olhares europeus de maneira hipersexualizada e animalizada. Nossa análise tem como referenciais teórico-metodológicos, estudos propostos por múltiplos pensadores/as, dentre os/as quais Michel Foucault (2001;2004) e Guacira Lopes Louro (2018) para a compreensão da disciplinarização do corpo e entendimento dos conceitos normalidade/anormalidade. Para maior compreensão do feminismo negro, das interseccionalidades, da decolonialidade e da deficiência, utilizamos estudos das feministas Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí (2004), Angela Davis (2016), bell hooks (2013) e de Lélia Gonzalez (1982). Já na análise fílmica, nos pautamos nas propostas metodológicas da pesquisadora Manuela Penafria (2009), assim como na teoria feminista do cinema proposta pelas autoras Laura Mulvey (1983) e Elizabeth Ann Kaplan (1995), que versam sobre a análise da câmera masculina presente no filme. Desse modo, por meio da linguagem fílmica aliada a análise historiográfica de múltiplas fontes, constatamos como os discursos e representações que perpassam a imagem da protagonista no filme Vênus Negra (2010), ainda são amplamente reproduzidas em filmes, seriados e programas televisivos do século XXI – incluindo aqui o contexto brasileiro, no qual referenciamos Muniz Sodré (2002) para exemplificar o que o autor denomina de império do grotesco –, perpetuando desta forma uma visão de subalternidade descrita por Spivak (2010), de controle e dominação do corpo feminino, especialmente o da mulher negra, enquanto território de relações de poder.Item FICÇÃO ESPECULATIVA NO CINEMA NEGRO BRASILEIRO - A ESTÉTICA AFROFUTURISTA EM CURTAS-METRAGENS(Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/23) MARTINS, Kariny Felipe; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; http://lattes.cnpq.br/7449060366599475; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; FREITAS, Kênia Cardoso Vilaça de; http://lattes.cnpq.br/8714734814365421A presente pesquisa tem como objetivo entender no que concerne o afrofuturismo dentro do movimento do Cinema Negro brasileiro contemporâneo. Partindo da relação desse movimento inscrito em uma ideia de Film Blackness (GILLESPIE, 2016), a pesquisa entende o movimento para fora dos regimes de visibilidade. Tendo como princípio o caráter analítico, esta dissertação inicia com a análise de Alma no Olho (1974) como marcador do Cinema Negro brasileiro contemporâneo, entendendo que surge com ele a performance enquanto possibilidade de fuga. Trazendo as autoras Denise Ferreira da Silva (2019) e Leda Maria Martins (2020), é conceituada a ideia da performance da pretitude enquanto uma brecha, assim como a ficção especultativa como um mecanismo de saída e imaginação. Depois, entendemos as atribuições ao Afrofuturismo – do ponto onde nasce (1994) até os momentos atuais, compreendo a definição de Ytasha Womack (2013) como norteador da pesquisa. Logo, o afrofuturismo aqui perpassa a reelaboração do passado atrelada a críticas culturais, ou seja, é um movimento que se relaciona de uma outra forma com o Espaço-Tempo, uma vez que compreende a dinâmica diaspórica como parte essencial na construção do futuro. Tendo como corpus analítico os curtas-metragens Chico (Irmãos Cravalho, 2016), Inabitável (Matheus Farias e Enock Carvalho, 2019), Negrum3 (Diego Paulino, 2018) e Cartuchos de Supernintendo em Anéis de Saturno (Leon Reis, 2018), a pesquisa conclui que a estética empregada por Sun Ra – entendendo Kemet como essência – e a convicção de que o espaço é o lugar (Space is the place) são os elementos que estão presentes nessas narrativas, uma vez que, dentro da modernidade situada no Brasil, há de ser encontrar brechas para a realidade social, fugindo, assim, da colonialidade estendida até os tempos atuais. Logo, Afrofuturismo, aqui, é a fuga necessária para a criação de um outro mundo que possa ser habitável para corpos negros em diáspora.Item RITUAL DE BRUXARIA EM PROCESSO: O AUDIOVISUAL COMO UM CORPO EM PERFORMANCE(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/17) BUZZI, Karina; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/3342145531770665; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; CASTANHEIRA, Ludmila de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0014987556460591Esta pesquisa é e aborda o processo poético-investigativo da instalação audiovisual Coincidentia Oppositorum, que busca ativar uma experiência de bruxaria. O conceito de experiência é observado através de John Dewey em Arte como Experiência (1980), em conjunto com Walter Benjamin e Jorge Larrosa: um movimento que toma o nosso corpo como lugar de acontecimento. Utilizo a histórica figura da Bruxa para investigar por vias poéticas um olhar sobre o meu corpo em que a Performance, Cinema Expandido e Happening são usados como possibilidade de composição de um ritual. Faço a leitura de meus trabalhos anteriores e os aproximo de artistas como: Bruce Nauman, Pipilotti Rist, Letícia Parente e Maya Deren. Exploro as qualidades de uma performance para a câmera a partir do cinema expandido de Gene Youngblood, em que a fazedora de filmes investiga a si mesma enquanto seu filme. Tomo o cinema como proposição de rito: as concepções da primeira fase do cinema, como a heterogeneidade de sua exibição e o caráter formal das imagens, são base plástica para produzir esta experiência investigativa. Busco em Richard Schechner e Renato Cohen múltiplas possibilidades de criação através do corpo e observo o ritual contido na performance. Uso o conceito de happening, proposto por Allan Kaprow, que se refere a um experimento artístico que se personaliza, considerando o espaço e contexto de exibição. A escrita desta pesquisa foi elaborada a partir da teoria do corpo de Paul Preciado, a contrassexualidade - que se coloca fora de oposições como homem/mulher, masculino/feminino -, e assim, ativa o texto da pesquisa.Item PROCESSO DE CRIAÇÃO E INTIMIDADE EM DISSENSO NO DOCUMENTÁRIO CONSTRUINDO PONTES (2017) DE HELOISA PASSOS(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/18) MENDONÇA, Thaíse Jorge; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/1982770618515341; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; SILVA, Marcelo Carvalho da; http://lattes.cnpq.br/8437920851828294Essa dissertação parte da seguinte problemática: de que forma a visão de mundo e os limites éticos que os documentaristas se autoimpõem impulsionam os processos de criação nos documentários contemporâneos paranaenses, partindo do pressuposto de que mesmo quem cria espontaneamente reage a favor ou na contracorrente da concepção reinante de sua época? Desta forma, o objetivo da investigação é analisar o processo de criação da cineasta paranaense Heloisa Passos e o que se considera ser o conjunto de questões mais sensíveis e específicas da sua prática documental: a relação entre ética e estética estabelecida no ato de filmar com o outro, relação que tensiona todo o processo criativo, desde a construção do argumento ou roteiro que norteará as filmagens, no uso ou não de entrevistas e no nível de interferência e participação que os intervenientes/personagens terão no filme. O corpus se debruça especificamente sobre o filme Construindo Pontes (2017) dirigido por Heloisa Passos. A abordagem metodológica utilizada será a Teoria de Cineastas, além de uma intensa revisão de literatura sobre a trajetória do cinema documentário e sobre o seu papel na cinematografia paranaense. Salienta-se que a metodologia também inclui a análise fílmica e entrevista qualitativa com a realizadora.Item PROCESSOS DE CRIAÇÃO PÓS-PORNÔ: AUTOGESTÃO, EXIBICIONISMO E INTERNET(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/18) RIBEIRO, Bruno; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/6609198873036350; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; SIERRA, Jamil Cabral; http://lattes.cnpq.br/1989289031368586O objeto dessa pesquisa é meu processo criativo, no qual busco o desenvolvimento de obras pós-pornográficas nas linguagens do vídeo e do GIF pensados no ambiente online. Embasado principalmente pela publicação de Laura Milano (2014), nesse processo considera-se que a pós-pornografia pode ampliar as formas de representar o desejo, beneficiando o protagonismo de corpos desviantes. O conteúdo teórico investigado nesse estudo tem a função de expandir meu repertório e organizar o pensamento criativo. Desse modo, primeiramente contextuo o pornô gay no audiovisual, onde identifico a recorrência da mostração no início e na metade do século XX, característica que se perde na transição para o modelo heteronormativo e coitocentrado adotado a partir dos anos 1970 no processo de industrialização da pornografia. Sigo discutindo sobre como o pós-pornô surge no final dos anos 1980 em oposição a esse modo limitado de retratar o desejo, buscando uma ressignificação através das produções amadoras promovidas pelos sujeitos desviantes. É nesse sentido que as tecnologias de registro e distribuição online adentram o debate, resgatando a espetacularização do corpo através de obras em vídeo e em GIF publicadas em plataformas digitais como o Tumblr e o Twitter. Ao observar a pornografia amadora produzida nesse contexto, apresento o meu trabalho prático desenvolvido a partir da articulação desses temas.Item IMAGEM DA IMAGEM: OPACIDADE PROVOCATIVA EM BRIAN DE PALMA(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/19) SARI, Wellington Gilmar; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/3821952673235530; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; PINTO, Pedro Plaza; http://lattes.cnpq.br/4210264642096088; OLIVEIRA JÚNIOR , Luiz Carlos Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/6985782589830684Esta dissertação investiga, no cinema de Brian De Palma, a construção fílmica dependente de obras anteriores. Mais especificamente, de cenas originárias, que, no trabalho, são denominadas cenas-mãe. No primeiro capítulo, será feita a delimitação do conceito, a partir de exemplos retirados da filmografia do diretor. Em seguida, a própria pesquisa volta-se a um momento anterior e busca, primeiro na história da arte, em especial no maneirismo pictórico italiano do século XVI, a gênesa da atitude criativa que se fia em obras prévias. Permanecendo na Itália, a dissertação encontra no giallo um filone cinematográfico em que é possível identificar vestígios maneiristas e projeções que refletem no cinema de De Palma. Serão analisadas algumas obras como Olhos diabólicos (La ragazza che sapeva troppo, Mario Bava, 1963) e A morte caminha à meia-noite (La morte accarezza a mezzanotte, Luciano Ercoli, 1972). Realizador de gialli que servem de base para vários outros filmes do filone, Dario Argento terá três obras analisadas, que respondem, respectivamente, ao início, meio e fim do ciclo. Por figurar personagens que, depois de testemunhar determinada cena, retornam mentalmente, ou por meio de imagens acessórias, ao evento inicial, a análise dos filmes de Argento estrutura os conceitos seguintes, que serão trabalhados no terceiro e no quarto capítulo, novamente dedicados a De Palma. A investigação sobre o cinema do norte-americano volta-se majoritariamente a três filmes: Dublê de corpo (Body double, 1984), O pagamento final (Carlito’s way, 1993) e Femme fatale (2002). Diante destas três obras, o trabalho procura compreender como se comporta a figura do protagonista enquanto mediador da cena-mãe. A intenção é elucidar de que forma De Palma exibe, na tela, ações análogas ao seu próprio trabalho de diretor, em uma atitude provocativa, que procura revelar não só o dispositivo, mas também brincar com ele.Item APROPRIAÇÃO E VÍDEO: PENSAR AS IMAGENS DA VIOLÊNCIA E DA VIGILÂNCIA A PARTIR DE PROCESSOS ARTÍSTICO(Universidade Estadual do Paraná, 2021/03/19) ZAFANELLI, Lívia Nemer; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; http://lattes.cnpq.br/2742303983829471; NORONHA, Fábio Jabur de; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; PRANDO, Felipe Cardoso de Mello; http://lattes.cnpq.br/5869224825794054O que exatamente é violência e qual a sua origem? A vigilância pode ser entendida como uma forma de violência silenciosa? O sistema de vigilância que o Estado aplica em seu território pode ser considerado menos violento do que os já extintos suplícios públicos? O produto em vídeo da vigilância pode se tornar matéria de entretenimento na mídia? Tais questionamentos acerca de determinadas práticas de violência e de vigilância permeiam minha produção recente como artista visual e pesquisadora. Esta dissertação pretende mapear de que forma esses dois temas se entrelaçam com a minha prática artística, marcada pelo acolhimento do erro como potencial criativo, pela ideia de “imagem pobre” e pela constante apropriação de conteúdos e alimentação de um banco de dados particular. O texto é dividido em três blocos e propõe uma relação vetorial com o leitor, partindo da teoria para o processo. O primeiro bloco – Violência e Vigilância – é composto principalmente por articulações teóricas sobre os dois assuntos, com eventuais menções à minha produção. O segundo bloco – Erro, Imagem Pobre, Apropriação e Banco de Dados – é marcado pela intensificação de minha narrativa processual, ainda com articulações teóricas sobre tais temas e práticas, inspiradas nos textos de Hito Steyerl e Nicolas Bourriaud. Por fim, o último bloco – Sangue, Suor e Lágrimas, Domesticated Nights – tem como foco principal o meu processo e apresenta uma análise da criação dos vídeos produzidos ao longo dos dois últimos anos como discente regular do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná.Item O VIRIL E O VULNERÁVEL: IDENTIDADE E MASCULINIDADE DO HOMEM NEGRO NO CINEMA DE FICÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2021/06/06) SANTOS, Henrique dos; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; http://lattes.cnpq.br/7590723740909385; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; CAMPOS, Deivison Moacir Cezar de; http://lattes.cnpq.br/8332127774447991O cinema, pela via do discurso, cria representações, estabelece identificações e sustenta um imaginário sobre diversas coisas, sendo o homem negro uma delas. A partir do filme “Moonlight: Sob a luz do Luar”, de Barry Jenkins (2016), esta pesquisa visa analisar filmes que propõem uma reflexão sobre a construção desse imaginário e que de certa forma, defende-se, buscam em sua proposta desconstruí-lo. “O matador de Ovelhas” de Charles Burnet (1978) e “Os donos da rua” de John Singleton (1991) foram elencados para em análise juntamente com o filme de Jenkins comporem essa argumentação, interseccionada com os estudos de gênero, mais especificamente com as pesquisas sobre masculinidade(s), que exploram os conceitos de masculinidade hegemônica e subalterna, onde o homem negro, por não dispor dos mesmos privilégios do homem branco, pertenceria ao segundo grupo; entendendo que as questões identitárias e de representação do homem negro são intrínsecas à questão de gênero e considerando a hipótese de uma atual crise da masculinidade, onde a partir das mudanças ocorridas durante o século XX, principalmente no tocante aos movimentos feministas e LGBTQI+, o homem passa a perder sua identidade viril estabelecida e se encontraria num entremeio para a descoberta de novas possibilidades do exercício da mesma.Item A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CINEMA DE TERROR: HEREDITÁRIO (2018), IT: A COISA (2017) E INVOCAÇÃO DO MAL (2013)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/12) SANTOS, Luciana Cristina dos; MENDES ,Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; http://lattes.cnpq.br/4085135076264045; MENDES ,Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SALOMÉ, Josélia Schwanka; http://lattes.cnpq.br/8073499532259970A presente dissertação buscou demonstrar o papel desempenhado pelas personagens femininas no cinema de terror por meio da análise dos filmes Hereditário (2018), It: A Coisa (2017) e Invocação do Mal (2013). Realizou-se uma investigação sobre as representações das personagens femininas com o objetivo de evidenciar os arquétipos, os estereótipos e a linguagem cinematográfica utilizada para compor essas personagens. Neste sentido, também buscou-se identificar a influência do “olhar masculino”, conforme proposto pela teórica Laura Mulvey, nessas três produções. O primeiro capítulo deste estudo aborda a compreensão do terror como gênero cinematográfico de acordo com os escritos de Stephen King, Noël Carrol e Rick Worland; sua relação com o Expressionismo Alemão, conforme Siegfried Kracauer, Thomas Bohn, Richard Stromgren e Daniel Johnson; e a ascensão do gênero em Hollywood, segundo Edgar Morin e Elizabeth Ann Kaplan. O segundo capítulo observa questões acerca da identidade da mulher e sua presença no cinema, com base em Guacira Lopes Louro e Teresa de Lauretis; a utilização da psicanálise como ferramenta de investigação fílmica, segundo Elizabeth Ann Kaplan e Laura Mulvey, que também fundamenta, ao lado de Carol J. Clover, a seção sobre “olhar masculino”. O terceiro capítulo trata diretamente do objeto de estudo, observando a presença de arquétipos como a “Boa Mãe”, a “Mãe Castradora” e o conceito de “Má Mãe” nos filmes selecionados, conforme Erin Harrington, Sarah Arnold e Barbara Creed. O quarto capítulo retoma a teoria de Laura Mulvey e investiga a incidência do olhar masculino nas obras que compõem o objeto de estudo desta dissertação. A metodologia adotada, além da revisão bibliográfica, contou com uma análise crítica dos filmes. Dessa forma, foi possível atingir os objetivos estabelecidos por esta pesquisa.Item ÑANDUTI: MIGRAÇÕES E TERRITÓRIOS AFETIVOS NA TRÍPLICE FRONTEIRA(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/12) PASCHOAL, Camila Vital; PINTO, Pedro Plaza; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/4210264642096088; http://lattes.cnpq.br/4279047728502436; PINTO, Pedro Plaza; http://lattes.cnpq.br/4210264642096088; NORONHA, Fábio Jabur de.; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; DULCI, Tereza Maria Spyer; http://lattes.cnpq.br/3991418591681661Esta dissertação resulta do processo de concepção, pesquisa e período de filmagem de Ñanduti: migrações e territórios afetivos na tríplice fronteira e permeada na dualidade realizadora-pesquisadora. Para tal, no primeiro capítulo apresento o inventário do Ñanduti, o argumento do filme, paisagens, proposta estética, relatos de momentos de filmagem e sobre a impossibilidade do fazer que provocaram as reflexões e problematizações desenvolvidas na pesquisa. No capítulo seguinte, apresento uma discussão com foco nas teorias do cinema latino-americano, cinema comunitário e cinema universitário, utilizando aportes teóricos e manifestos produzidos por realizadores que fizeram parte do Nuevo Cine Latinoamericano em diálogo com a ideia de Cinema Comunitário, desenvolvida por Alfonso Gumucio Dagron, e as escolas de cinema implementadas por Fernando Birri, buscando traços que convergem e divergem ao analisar a formação, as narrativas e as práticas na realização dos curtasmetragem de estudantes e egressos do curso de graduação em Cinema e Audiovisual na América Latina da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). E por fim, no terceiro capítulo, analisamos outros cinco curtas-metragens produzidos por estudantes, que completaram todo o seu processo de pré-produção, produção e pós-produção, e que foram exibidos em festivais e mostras de cinema independentes e universitários. Esta construção buscou compreender, de maneira teórica e empírica, como a vivência na região transfronteiriça e a proposta acadêmica da universidade se fazem presentes nas construções narrativas e nos modos de produção desenvolvidos para a realização.Item DIÁRIOS PSICOGEOGRÁFICOS: LUGARES EM QUE NUNCA ESTIVE OU (PERAMBULAÇÕES POR MUNDOS DIGITAIS)(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/17) CARDOSO, Lucas Berthier; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; http://lattes.cnpq.br/1731592866486741; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BANDEIRA, Denise Adriana; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003A seguinte pesquisa tem como objetivo o relato e as reflexões de um processo artístico acadêmico por meio de uma pesquisa poética. A pesquisa em questão procura unir conceitos teóricos da arte como a teoria da deriva, psicogeografia, com teorias dos jogos em prol do desenvolvimento de um processo artístico envolvendo o ato do caminhar, perambular e estar à deriva dentro de ambientes digitais de jogos eletrônicos de mundo aberto. O processo se desenvolve por meio da análise dos campos teóricos citados e a sua apropriação nos ambientes dos jogos, com o objetivo da criação de vídeos experimentais em forma de diários poéticos. Para a realização de tais vídeos serão utilizadas capturas de vídeo de sessões de cinco jogos que compõe o recorte de mundos a serem caminhados. Tais capturas serão montadas para a composição de cinco partes que compõe um vídeo experimental que reflete sobre o caminhar, perambular e a deriva em diferentes mundos digitais. A presente pesquisa também faz parte de uma trajetória artístico acadêmica iniciada durante a graduação de Licenciatura em Artes Visuais. Trajetória esta que busca as reflexões da presença do sujeito artista-pesquisador em diferentes espaços.Item ATORIALIDADE LIMINAR NO CINEMA BRASILEIRO: CINESIAS ATORAIS(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/18) FERREIRA, Ricardo Di Carlo; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; http://lattes.cnpq.br/1648858898124541; TEIXEIRA, Rafael Tassi; http://lattes.cnpq.br/9074237042190064; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; RIBEIRO, Regiane Regina; http://lattes.cnpq.br/8502130807154602Essa dissertação dedica-se à investigação da atorialidade no cinema brasileiro, sobretudo, pela sua constatada condição liminar, explorando a extensão das cinesias perfiladas por essa classe artística para instar a sua presentificação operativa até os dias de hoje. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em caráter bibliográfico e prático, analisando, inicialmente, a tessitura historiográfica do intérprete cênico, isto é, suas cinesias – caminhos, movimentos e estratégias antropológicas e/ou operacionais para erigimento de suas carreiras (e permanência) no ofício de interpretação cinematográfica. Analisa, portanto, a transmissão de memórias escritas e reescritas nas obras artísticas, bem como os esforços de teorização praxeológica da área. Destarte, a suma dos esforços atorais no cinema estabeleceu um parâmetro norteador, ao qual eu adiro nesta pesquisa: a estética da cinematografização da linguagem atorial. Isso porque, os atores se formam no teatro e passam a atuar no cinema e no audiovisual. Diante disso, a pesquisa busca atualizar o entendimento acerca da comunicação e linguagem de ator, abordando a hipótese do uso da “equivalência”, uma técnica de interpretação teatral, como meio atorial de adaptação da atuação para a linguagem audiovisual, que preconiza o verossímil cinematográfico em filmes de ficção. Para tanto, ao fim eu apresento os resultados de dois experimentos práticos de instrumentalização atorais sob este viés. O primeiro em vídeo, abordando meios de aprendizagem da adaptação da atuação do ator, do teatro para o cinema. E, o segundo, em filme, no qual eu apresento essa possibilidade, corroborado da perspectiva de criação de um lugar próprio, não hegemônico, conquanto de interpretação, de criação e permanência no fazer atuacional ao ator contemporâneo em cinematografização.Item PROPOSIÇÕES DE CINEMA LÉSBICO EM BARBARA HAMMER(Universidade Estadual do Paraná, 2021/08/19) BORGONOVO, Débora Zanatta; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/0982241093182333; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; SOUSA, Ramayana Lira de.; http://lattes.cnpq.br/6350618099589876Esta dissertação apresenta proposições da cineasta Barbara Hammer para a realização de um cinema lésbico. A abordagem utilizada é a da Teoria de Cineastas, privilegiando como fontes da investigação os pensamentos, verbais e fílmicos, da diretora. No primeiro capítulo, apresento um panorama do cinema narrativo com temática lésbica, dividindo-o em três subcapítulos e evidenciando, a partir de algumas das principais obras teóricas produzidas a partir desses filmes, determinadas características recorrentes neste cinema. Este capítulo desempenha uma função balizadora para a compreensão do cinema ao qual Barbara Hammer se contrapõe ao falar sobre e realizar um cinema lésbico. O capítulo 2 discorre sobre a abordagem da Teoria de Cineastas e explicita o percurso metodológico traçado para a elaboração da pesquisa. O terceiro capítulo é dedicado propriamente às proposições de Barbara Hammer acerca de um cinema lésbico. A seção se desenvolve em torno de três eixos: a influência da cineasta Maya Deren e do cinema de vanguarda norte americano sobre a arte de Hammer, a formulação de uma estética lésbica e a concepção de cinema ativo. Objetivo, com este estudo, fornecer uma reflexão orientada acerca do pensamento verbal e cinematográfico de Barbara Hammer, a fim de, com isso, contribuir para destacar o seu papel na formulação de um pensamento e de uma estética de cinema lésbico.Item DIANTE DOS PEDAÇOS: A FRAGMENTAÇÃO DO CORPO N’A MONTANHA SAGRADA, DE ALEJANDRO JODOROWSKY(Universidade Estadual do Paraná, 2021/11/18) SOUZA, Lucas Soares de; MENDES, Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; http://lattes.cnpq.br/9209995112029617; MENDES, Maria Cristina; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273; MORAES, Eliane Robert; http://lattes.cnpq.br/3213373319012334; MIKOSZ, José Eliézer; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693A fragmentação e a destruição do corpo, em uma noção expandida, enquanto elemento de construção da experiência do Pânico é o foco de interesse na análise do filme A Montanha Sagrada (1973, 1h53min, cor). Dirigido pelo chileno Alejandro Jodorowsky, o filme apresenta uma construção imagética permeada por simbolismos místicos, artísticos e sociais, os quais contribuem para estabelecer a atmosfera Pânica. A questão principal, a partir da qual a dissertação se desdobra é: de que modo a fragmentação corporal presente no filme A Montanha Sagrada induz ao Pânico jodorowskyano? Para responder a essa questão, o objeto será analisado a partir de três aspectos do conceito de fragmentação. O primeiro aspecto se refere à fragmentação do corpo identificando como a representação de sua destruição é um elemento que instaura, por meio da experiência da abjeção, uma atmosfera de angústia diante das imagens do filme. A ideia de abjeção na teoria de Julia Kristeva é colocada em diálogo com a destruição do corpo no contexto das vanguardas modernistas, com destaque ao Movimento Surrealista. O segundo aspecto, a partir do pensamento de Robert Stam, relaciona as imagens do filme às temáticas da violência social, da catástrofe e do trauma coletivo, buscando apontar como a experiência Pânica se apresenta como um vetor decolonial de reconstrução do imaginário da latinidade. Busca-se pensar o cinema como uma possibilidade de resistência aos modos de funcionamento das lógicas colonizadoras, em sentidos simbólicos e políticos.O terceiro aspecto propõe uma leitura do cinema, enquanto dispositivo afetivo, como um fenômeno de criação de sensorialidades angustiantes, intrínsecas ao Pânico. São abordadas as teorias de Edgar Morin acerca dos processos de identificação e projeção no fenômeno cinematográfico, bem como a análise do cinema como um vestígio de pensamento mágico e simbólico presente na contemporaneidade. Em diálogo com Morin, são trabalhados textos críticos, poéticos e ensaísticos de Antonin Artaud nos quais ele analisa as relações entre forma, conteúdo, narrativa e os sistemas afetivos na linguagem cinematográfica, o que contribui na pesquisa para uma aproximação entre as teorias do cinema e uma leitura imagética pela perspectiva simbólica. São identificadas reverberações da ideia de Crueldade, desenvolvida por Artaud no final dos anos 1930, no filme de Jodorowsky, para compreender de que modo suas imagens dialogam com a opacidade e a psicologia do fenômeno cinematográfico. A metodologia utilizada é a análise textual e imagética, buscando identificar as teias simbólicas entre as imagens audiovisuais do filme (bem como as de outros objetos) e as imagens literárias dos autores com os quais dialogamos.Item A CONSTRUÇÃO DA RESISTÊNCIA COLETIVA EM A CLASSE ROCEIRA (1985): DOCUMENTÁRIO EM ALIANÇA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO PERÍODO DA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA NO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2021/12/17) URBAN, Rafael Wandratsch; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; http://lattes.cnpq.br/4298429507603773; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; KAMINSKI, Rosane; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245; MACHADO, Patrícia Furtado Mendes; http://lattes.cnpq.br/1387533506381579Esta pesquisa se interessa pelo contexto do surgimento de documentários engajados a movimentos sociais no Paraná, produzidos a partir de 1974 – primeiro ano do governo Geisel, em que o país veria os indícios iniciais de uma distensão política que culminou em 1988, ano da promulgação da Nova Constituição, a qual fortaleceu as bases para o debate social da redemocratização. Tomando como objeto A classe roceira (1985), de Berenice Mendes, que trata do surgimento do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) no Paraná, parte-se da premissa de que o cinema é agente ativo na história. Por isso, interessa investigar como A classe roceira, enquanto obra e fenômeno, alia-se às forças e formas de reorganização popular da sociedade paranaense no período de redemocratização do País. Nesta análise, orbitam, fundamentalmente, as reflexões de três pensadores: 1) A perspectiva crítico-política de JeanClaude Bernardet a respeito do documentário brasileiro; 2) O conceito de cinema engajado tal como pensado pela pesquisadora francesa Nicole Brenez; 3) Os pressupostos metodológicos formulados pelo chileno Patricio Guzmán, a partir de sua experiência como realizador, e sua ênfase na ideia de que é o enfrentamento histórico que guia todo processo criativo em documentário.Item O CINEMA DE PROCESSO, DISCUTIDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA AOS MODOS DE CRIAÇÃO DO PINTOR: ESTUDO DE CASO SOBRE CÉZANNE’S EYE (1982) DE MICHAEL MAZIÈRE(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03/11) GUSSO, Francisco Benvenuto; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/6095598202403403; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; MOCARZEL, Evaldo Sérgio Vinagre; http://lattes.cnpq.br/8579970491143931; Lucas de Castro MurariEssa dissertação intitulada O CINEMA EXPERIMENTAL DE PROCESSO, DISCUTIDO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA AOS MODOS DE CRIAÇÃO DO PINTOR: ESTUDO DE CASO SOBRE CÉZANNE’S EYE (1982) DE MICHAEL MAZIÈRE tem por objetivo refletir sobre processos de criação no cinema sob as lentes da pintura tentando estabelecer algumas pontes conectivas com um possível conceito de dispositivo que permeia ambas as linguagens. De que forma e com que meios a linguagem cinematográfica se torna uma extensão da linguagem pictórica, indo além, em sua busca da imagem em movimento, mas sem deixar que sua matriz, em muitos casos, ainda apresente uma vigorosa reminiscência proveniente dos postulados da pintura? A partir desta questão norteadora, a pesquisa de ordem qualitativa, aqui empreendida, encontra-se ancorada em uma meticulosa Revisão de Literatura Narrativa (RLN). A opção por este tipo de abordagem metodológica possibilita o recorte e acesso específico à produção de conhecimento de autores/as que já se debruçaram sobre o tema. A discussão teórica ancora-se em questões formais como os conceitos de figuração, mise-en-scène e dispositivo. Além disso, coloca-se em pauta o pensamento ou raciocínio de Paul Cézanne que contribuiu para a evolução da representação na pintura argumentando-se que este fator pode ter influenciado o desenvolvimento do olhar cinematográfico, aproximando ainda mais o cinema das artes visuais e vice-versa, contribuindo, desta maneira, para o surgimento da estética de fluxo e do cinema de dispositivo. Para dar conta de tecer algumas aproximações com o que denominamos de cinema de processo, optamos pelo método de análise fílmica de excertos do filme Cezanne’s Eye (1982) de Michael Mazière que se constitui em nosso objeto empírico de investigação, dando especial atenção aos aspectos da mise-en-scène. É no entre-lugar de campos interdisciplinares, portanto, que esta dissertação se situa ao trazer para o diálogo teóricos do cinema e da pintura.Item ESTRUTURAS DIMENSIONAIS DA NARRATIVA COMPLEXA NO CINEMA E NAS ARTES DO VÍDEO: O PROCESSO CRIATIVO NA ROTEIRIZAÇÃO DE ʽO CUBO DE METATRON: NA SEMIOSFERA DO TESSERATOʼ(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/15) ESTORILLIO, Rodrigo Dos Santos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/6859669317350330; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; LESNOVSKI, Ana Flávia Merino; http://lattes.cnpq.br/3092417894877397; CARNEIRO, Cesar Felipe Pereira; http://lattes.cnpq.br/0339792480599929Considerando nesta dissertação que a obra fílmica é ‘um mundo em si mesmo’, artificialmente construído para ser tensionado, reflexionado e interpretado em contraposição ao ‘mundo real’ em que vivemos, parti de uma problemática que se ancora em questões norteadoras específicas que intenta descobrir quais seriam as estruturas dimensionais de sistematização narratológica que se apresentam e/ou se (re)ordenam a partir da dinâmica dos mecanismos e ferramentas construídas no meio digital que operam processos de (re)produção criativa em tricotomia autor-obrareceptor no cinema e nas artes do vídeo. A dissertação intertextualiza a teoria e a prática de diferentes referências em autoria, crítica e análise processual de conteúdos artísticos expressivos, e conjuminando o saber imbricado em escrita criativa, com exposição dos motivos que me levam a teorizar a narrativa dimensional como modelo de criação hipertextual, dialogando crítica de processo de autoria criativa com pesquisa de revisão bibliográfica e filmográfica, indagando se há em curso um novo tratamento ético, poético e estético nos processos de criação em filmes de ficção. O recorte dessa pesquisa parte do processo de criação hipertextual em multitrama e seu tratamento em roteiro de ficção seriada e interativa hipermidiática desenvolvido por mim durante o curso de mestrado e intitulado ʽO cubo de Metatron: na semiosfera do tesseratoʼ — um filme-jogo que se projeta em perspectiva quadridimensional da cibercultura na semiosfera do tesserato, em articulação entre efeitos e recursos de interatividade no aparato e no dispositivo cinematográfico e das artes do vídeo, consubstanciada e transfigurada na interface do homem-máquina, na intersecção e conexão entre objetividade e subjetividade nas matrizes sonora, visual e verbal da linguagem e pensamento. Trata-se de um estudo de caso procedimental e metodológico sobre a narrativa dimensional dessa autoetnografia no meio digital, em bricolagem polifônica pós-moderna e paradigma pós-positivista, fazendo uso da crítica de processo. A questão central é saber como se operam entre suportes, ferramentas e aplicativos os elementos estruturais que integram os fundamentos semióticos da abertura de obra aos efeitos e recursos de interatividade e se configuram em narrativas de filmes de ficção no meio digital. Como ancoragem teórica, os autores trazidos para o estudo são, entre outros: Salles (2006); Bordwell (1986, 1989, 2019); Deleuze (1974, 1995, 1996, 2007); Peirce (2005); Bakhtin (1997, 2006, 2014); Santaella (2005, 2010), e Eco (1984, 2011, 2014, 2015).