Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES

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    AGINDO A FILOSOFIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885
    Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.
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    COISAS-RITUAIS: ESPAÇO, TEMPO E PRESENÇA EM PERFORMANCE ARTE
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/25) AMATO, Eduardo. Cardoso; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4082979510642647; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; PELED, Yiftah; http://lattes.cnpq.br/6130136128034985; NORONHA, Fabio Jabur; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595
    Este memorial dissertativo lida com relatos de experiências vividas em workshops, oficinas, encontros de artistas, rodas de conversas e cursos de curta duração, objetivando sublinhar a possibilidade de uma formação que se dá a partir do contato com as estratégias de criação, metodologias e procedimentos de diferentes artistas da performance arte. Nesse sentido, os aportes de reflexões são constituídos por manifestos, feedbacks, pequenos escritos compartilhados, textos e artigos publicados pelos/as artistas, e os estudos de pesquisadores/as e críticos/as sobre suas obras. Embora as descrições visem a totalidade dos acontecimentos, há um recorte que intenta o aprofundamento em três eixos: o espaço, o tempo e a presença. Tais eixos também se interligam com a última parte da pesquisa, aquela que trata das lembranças de rituais judaicos vividos no meu cotidiano, considerando-as, de igual modo, constituintes da minha formação.
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    À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717
    O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.
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    VETOR ENTRE VETORES: O ATOR NO LABORATÓRIO DE DRAMATURGIA IN VITRO PARA O COVEIRO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/19) MARCHIORO, Diego; GASPAR NETO; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/1710318058409636; GASPAR NETO; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; ROEL, Renata. Santos.; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; COSTA DE LIMA, FÁTIMA; http://lattes.cnpq.br/1024260240075344
    Esta pesquisa teórico prática pretende realizar uma pesquisa-criação autoetnográfica investigando a minha experiência como ator vetor, entre vetores, na prática de seis Laboratórios de Dramaturgia In Vitro para O Coveiro, ponto de partida para criação da peça solo O Coveiro, última montagem da tetralogia criada por mim em parceria com os artistas que desenvolvo trabalho continuado desde 2016. Uma dissertação escrita por um artista e produtor de teatro com objetivo de realizar uma especulação íntima de um processo, em processo, articulando modos de formular minha experiência prática como ator, pesquisador e escritor, afim de desvelar as metodologias, lógicas, procedimentos e estados de presença na ação em Laboratório. Minhas impressões, sensações, sentimentos e memórias são utilizadas aqui como coleta de material gerado em campo para compor esta dissertação, friccionar as relações que acontecem na prática e coloca-las em contato com o mundo.
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    A PERCEPÇÃO DIGITAL NA POÉTICA DE SERGIUS ERDELYI: SINESTESIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/28) Wozniack, Bruno Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1940146888777859; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; BASBAUM, Sergio; http://lattes.cnpq.br/0777127477216804; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526
    WOZNIACK, Bruno H. A Percepção Digital na poética de Sergius Erdelyi: sinestesia em processo de criação. Dissertação - UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2023. A seguinte dissertação propõe analisar o processo criativo do artista Sergius Erdelyi (1919-2015), criando um método de análise que busca as similaridades entre suas obras que apresentam cunho sensorial sinestésico com as características do conceito de Percepção Digital de Basbaum (2005), intrinsecamente relacionado a arte, a sinestesia, a tecnologia digital emergente na cultura contemporânea e a percepção, para assim responder a seguinte pergunta: Como o conceito de Percepção Digital de Basbaum pode contribuir para uma investigação do processo criativo sinestésico e dos diversos experimentos interativos e multissensoriais que estão presentes na obra de Sergius Erdelyi? A pesquisa tem caráter exploratório e faz uma análise qualitativa com método bibliográfico e estudo de caso, que investiga e expõem o trabalho do artista como representação desta forma perceptiva apresentada pelo conceito, buscando ampliar a capacidade reflexiva sobre as produções artísticas, as perspectivas do estudo científico a respeito do tema, assim como o reconhecimento do artista.
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    PROCESSOS DE CRIAÇÃO, RECRIAÇÃO E CIRCULAÇÃO DE UMA OBRA COREOGRÁFICA: ARTE CULTURA E NACIONALIDADE EM “A FLORESTA AMAZÔNICA” DE DALAL ACHCAR (1960-1975)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/21) CUNHA e Silva Filho, Antero; MARTIN, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/8390208884000444; MARTIN, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; SILVA, Renata Ribeiro Tavares; http://lattes.cnpq.br/1244708248830432
    Esta dissertação apresenta uma investigação que visa compreender e analisar o processo de criação do balé ‘A Floresta Amazônica’ da coreógrafa Dalal Achcar, levando em consideração o contexto histórico, político e social. Para tal, será utilizado o conceito de fórmulas de emoções pathosformeln, de Aby Warburg (2010) e Carlo Ginzburg (2014) como instrumento de análise das escolhas estéticas e expressivas, bem como das possíveis influências do conteúdo nacionalista no processo de criação. As metodologias empregadas para esta pesquisa são: i) a pesquisa qualitativa, que consiste em procedimentos de coleta de dados e análise realizada por meio de investigações; ii) pesquisa bibliográfica que, em concordância com Gil (2002), se utiliza de procedimentos de leitura, escolha criteriosa de volumes e apreciação dos dados; iii) entrevistas semiestruturadas com artistas que participaram do processo de construção da obra. Esta inquirição possui como autores que embasam as investigações: Pereira (2003), Ortiz (2003), Sucena (1988), Caminada (1999), Brasil (1975), Fausto (2010), dentre outros. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, pretende-se colaborar com as pesquisas desenvolvidas no âmbito da linguagem artística da Dança, em específico, do balé clássico e sua História no Brasil.
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    RESSIGNIFICÂNCIAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS NO CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICA - CJAP
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) CORRÊA, Amanda Juliete; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/6546300608317357; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; MEDEIROS, Ceres Luehring; http://lattes.cnpq.br/8042617987329882; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780
    O distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 provocou a aceleração do uso de tecnologias digitais no campo do ensino, como decorrência do trânsito do modelo de aulas presenciais para o formato on-line em diferentes áreas, entre elas, na Dança. Esta condição demandou uma rápida adaptação de docentes e estudantes de dança ao ambiente virtual de aprendizagem, expondo desafios aos processos de ensino e aprendizagem desta arte, particularmente com crianças e adolescentes. Diante deste contexto, o presente estudo tem como proposta investigar a percepção de um grupo de crianças de 7 a 11 anos, sobre aspectos referentes às suas experiências de aprendizagem em aulas de dança jazz no formato on-line. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões referentes à motivação, atenção e integração dos participantes, com o intuito de identificar e contextualizar o impacto do ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem da dança na infância. Para a análise qualitativa dos dados, optou-se por uma abordagem fenomenológica, intencionando o resgate dos significados atribuídos pelos sujeitos aos fenômenos sob investigação, a partir do relato dos próprios sujeitos, com o objetivo de buscar sua estrutura essencial. As entrevistas foram gravadas e transcritas para a análise de conteúdo por meio de três etapas, conforme a análise de dados proposta por Bardin (2016): 1. Pré-análise, que se refere à organização do material com o objetivo de torná-lo operacional; 2. Exploração dos dados e descrição analítica, que destaca o estudo aprofundado dos dados coletados, sempre orientado pelas hipóteses e pelos referenciais teóricos; 3. Tratamento, inferência e interpretação dos resultados, por meio de análise reflexiva e crítica dos dados. Os resultados do estudo evidenciam o perfil dinâmico dos nativos digitais em relação à adaptabilidade à Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no que se refere às categorias analisadas sobre a percepção dos/as participantes sobre estrutura das aulas no ambiente virtual, motivação, interação com a turma e aprendizagem. A dinamicidade e adaptabilidade apresentadas indicam mento de necessidade cada vez maior de aprimorar práticas docentes na relação com este perfil de estudantes, considerando a contribuição potencial das aulas de dança on-line no processo de ensino aprendizagem.
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    ENNIO MARQUES FERREIRA E A ARTE MODERNA NO PARANÁ: A TRAJETÓRIA DE UM ENTUSIASTA (1955-1964)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/29) UADA, Rafaella Shizuko; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/4294545758167032; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; BARRETO, Karoline Marianne; http://lattes.cnpq.br/1547370490094609; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245
    A pesquisa investiga as múltiplas atuações profissionais de Ennio Marques Ferreira (1926-2021) no desenvolvimento e afirmação da arte moderna no Paraná entre 1955 e 1964. Durante esse período, Ennio desempenhou diversos papéis na arte paranaense como artista, crítico, fundador da galeria Cocaco e diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Estado e Cultura (SEC). A pesquisa estrutura-se em quatro etapas principais: 1) analisar a inserção de Ennio no campo da arte; 2) avaliar o impacto da galeria Cocaco na formação de práticas artísticas modernistas no Estado; 3) identificar as especificidades visuais das primeiras produções artísticas de Ennio, além de analisar seus primeiros textos críticos; e 4) examinar as ações implementadas no Salão Paranaense de Belas Artes (SPBA) durante sua primeira gestão como diretor do Departamento de Cultura. A metodologia adotada baseia- se em pesquisas documentais (jornais, revistas, cartas, convites, catálogos, folders e documentos oficiais), considerando o contexto histórico e a questão sociopolítica dos autores e dos leitores da época. Além disso, utiliza-se pesquisa bibliográfica (livros, teses, dissertações e artigos científicos), incorporando contribuições de diversos autores relacionados ao tema, como Adalice Araújo, Maria José Justino, Geraldo Leão Veiga de Camargo e Artur Freitas, entre outros. A análise fundamenta-se também na teoria dos campos sociais do sociólogo francês Pierre Bourdieu, destacando a importância das interações e relações entre agentes. Ennio cultivou relações próximas com artistas, críticos e instituições, formando uma rede essencial para a promoção da arte moderna no Paraná. Portanto, a análise das condições extratextuais, como o contexto político e social, é crucial para entender como Ennio, enquanto agente do campo artístico, se inseriu e influenciou este campo de maneira multifacetada.
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    O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/31) LIMA, Rafaela Calil Mussi; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/4373506265751042; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; FAXINA, Elson; http://lattes.cnpq.br/0672272862905804; http://lattes.cnpq.br/4437145596805207; RIGO TRAMUJAS, PAULA
    Essa pesquisa analisa as potencialidades do uso do podcast como ferramenta midiática audiovisual de ensino e aprendizagem em espaços educativos. Considerando a ferramenta como uma mídia em constante crescente no Brasil, e entre o público jovem, de acordo com dados da AbPod (Associação Brasileira de Podcasters), ainda encontra-se uma lacuna nos estudos e pesquisas que amparam o uso do podcast como recurso pedagógico. A partir dessas considerações, esta pesquisa ampara-se nos estudos teóricos de (Jesus, 2014) e (Freire, 2014), sobre o uso da ferramenta no contexto escolar. A pesquisa também faz revisão de literatura de teóricos como: (Lévy, 1998), (Hall, 2006), (Jenkins, 2009), (Prensky, 2011) sobre a cultura da convergência no ciberespaço e na pós-modernidade, bem como a afinidade das novas gerações para as novas tecnologias. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é analisada como sustentação para as diretrizes e competências que devem ser adquiridas por alunos durante a fase escolar da educação básica. Espera-se que esta pesquisa discuta o potencial educativo da ferramenta podcast, bem como auxilie professores e alunos no processo de formação continuada para novas mídias, em um espaço multimídia.
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    PERCURSO CRÍTICO SOBRE A OBRA DE DANIEL SENISE E A QUESTÃO DO MEIO NA CONTEMPORANEIDADE
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/18) BERTIN, P. R. D. M; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/7833842429560678; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; DA SILVA, Anderson Bogéa; http://lattes.cnpq.br/5690969862394264; LIMA, Wagner Jonasson da Costa; http://lattes.cnpq.br/6387421009827388
    A presente pesquisa se propõe a construção de um percurso crítico, a fim de analisar exemplares de obras do artista Daniel Senise e a questão do meio na contemporaneidade. Com o intuito de compreender as novas produções artísticas características do campo contemporâneo, surgem os conceitos de intermídia, concebido pelo artista Dick Higgins, e transmídia, criado pelo filósofo Peter Osborne, concepções norteadoras da análise pretendida ao abordar as produções de Senise. A trajetória artística do artista carioca teve início nos anos 1980, no contexto do retorno à pintura, sendo este o meio eleito por ele para suas primeiras produções. Com o abandono do pincel e o adensamento de suas explorações, passou a adotar procedimentos ligados ao conceito de Sudário-Memória, alcançando o que se entende por obras intermidiáticas, representativas de uma genuína fusão entre diferentes mídias. Ampliado seus campos de exploração prática e poética, compreende-se o alcance por parte de Senise das condições que configuram obas pós-conceituais ou transmídia, relacionadas a uma mudança na ontologia da arte, conforme concebido por Osborne. Neste sentido, pretende-se, a partir do percurso crítico, compreender como e a partir de quais procedimentos práticos e poéticos os conceitos de meio, intermeio e transmeio se apresentam na produção do artista. A presente pesquisa tem por principais autores os acima mencionados, bem como Agnaldo Farias, Noël Carrol, Georges Didi-Huberman, Maria Iovino, Dawn Ades, Ivo Mesquita, Carolina Duprat Ruggeri, dentre outros.
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    CORPOS LONA E UM CIRCO DE MIL MULHERES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) PRADO, Marina de Almeida; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/5460085367396853; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; TUCUNDUVA, BRUNO BARTH PINTO; http://lattes.cnpq.br/4604344821447049
    Essa pesquisa surge de uma inquietude do e no corpo, de mulher, filha, mãe, professora, artista e pesquisadora. Tem como objetivo e desejo, compartilhar de forma poética, narrativas e memórias de mulheres de circo, atravessadas pelas memórias da autora dessa pesquisa. Considerando a importância de mulheres fazedoras de arte que representam e ocupam com seus corpos o cenário artístico e educacional, foram realizadas conversas sobre o ser mulher circense com cinco artistas convidadas, mediando com os estudos da historiadora circense Ermínia Silva (2007), com a pretensão de investigar e produzir materiais que reverberem essas memórias, histórias e saberes. Esse material será analisando a partir do olhar sobre “história” que tem o antropólogo britânico Tim Ingold (2012), com base na teoria do corpo sem órgãos do Filósofo Francês Gilles Deleuze e seu colaborador Félix Guattari (1997) e tateando os estudos sobre performatividade de gênero da autora Judith Butler (2018). Pretende-se dar voz a um termo que apresento nesta pesquisa, intitulado “Corpos Lona”, com o propósito de justificar um corpo como metáfora de uma lona em movimento, ligado às mulheres de circo. A partir do firmar desse termo, narro como foi o processo de criação da obra artística “Um circo de mil mulheres”, criada a partir dessa pesquisa de mestrado e que nos conta em movimento, o que discorro em palavras aqui. Para chegar a um recorte conclusivo, será posto em narrativas cruzadas, todas as conversas, o termo proposto corpos lona, a obra artística e uma vivência pessoal da autora, dentro de um circo tradicional. Reforçando que a memória é um dispositivo de resistência, e que a partir do momento em que revivemos e rememoramos, podemos transformar nosso entorno, construindo o presente atualizado a partir das lembranças corporalizadas.
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    NARRATIVAS CORPÓREAS: O ESTÍMULO COMPOSTO NA MEDIAÇÃO DE PRÁTICAS TEATRAIS ACESSÍVIS JUNTO A ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/28) LAURENTINO, Mariane de Cássia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0142806294050418; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; MENEGAZ, WELLINGTON; http://lattes.cnpq.br/4339892040710332; PINHEIRO, LUCAS; http://lattes.cnpq.br/9869389697175337
    A presente dissertação objetiva (re) visitar a metodologia do Estímulo Composto, desenvolvida por John Somers enquanto uma possibilitadora da construção de narrativas, abordando processos de achegamento para com as práticas teatrais, junto a pessoas cegas e com baixa visão. Para tal, tenciona-se analisar e conversar com diferentes perspectivas, passando pelas contribuições sobre o conceito de experiência de pesquisadores como John Dewey e Jorge Larrosa Bondía, assim como, a metodologia do Drama, fundamentado nos estudos de Beatriz Cabral e do Jogo Dramático de Peter Slade, passando ainda pelos trabalhos em mediação teatral de Flávio Desgranges, Robson Rosseto, Juliana Partyka e Ney Wendell. E é inspirado em Larrosa e seu conceito de sujeito da experiência que surge o personagem Zulmiro, o pirata em Curitiba. Persona real, ponto de partida para a criação do pacote de estímulo das experiências expostas nesta pesquisa e que, ganha vida ao entrelaçar- se com as histórias de estudantes cegos e com baixa visão, em idade adulta, que frequentam o Centro de Atendimento de Educação Especializado, mantido pelo Instituto Paranaense de Cegos - IPC, na cidade de Curitiba. Por conseguinte, o presente estudo, pretende compreender, como mediar movimentos que propiciem um achegar do corpo cego e baixa visão para com as práticas teatrais, convergindo o processo Drama e o jogo teatral. Ampliando, dessa forma, as relações e os repertórios das pessoas com deficiência visual para os signos teatrais, por meio de processos aproximadores como atravessamentos, travessias e (re) construção de práticas que, assim como, o peiratês de Larrosa Bondía, se perpassam por inquietações e deslocamentos.
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    O Objeto como Narrativa de Memória
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/10) SANTOS, Kelly Saraiva; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/6028119071748259; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; LOUSA, TERESA; http://lattes.cnpq.br/6929643155766414; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807
    Este Memorial é o resultado de uma pesquisa realizada com objetos de memória de um acervo pessoal. O objetivo geral desta pesquisa foi ressignificar os objetos de grande valor sentimental que estavam guardados em caixas para serem expostos a um ambiente onde tomassem forma de obra de arte e pudessem ser apreciadas por diferentes olhares. Vários objetivos específicos foram traçados: selecionar esses objetos para a criação de um ensaio fotográfico; catalogar fotografias da antiga moradia; pesquisa com a técnica de impressão 3D; estruturar as formas de planta baixa; readequar o espaço para acomodar os objetos de memória; e estruturar um livro de artista como um dos processos de criação, em busca de novas formas. O problema de investigação partiu do seguinte questionamento: como as memórias dos objetos de um acervo pessoal motivadas por uma mudança podem ser transformadas em objeto de estudo e matéria-prima criativa? Como resultado do estudo, houve uma reorganização dos objetos: alguns ganharam lugar de destaque na nova casa, enquanto outros foram acomodados em caixas de papelão e, conforme sua utilidade aparece na rotina diária, são levados de uma casa a outra. Neste memorial, descrevo a importância do ateliê do artista, que é um espaço mágico onde muitas obras de arte são planejadas e criadas. Como inovação ou contribuição ao fazer artístico, pude enxergar nos objetos sua utilidade e beleza estética, o que me despertou o interesse de realizar um levantamento gráfico a fim de verificar meios de transformá-los em objetos artísticos, ou na arte final que compõe este estudo. A metodologia utilizada incluiu a investigação e aplicação de técnicas como gravura e frottage, dando continuidade ao livro de artista. O resultado foi uma forma de display que acomodou as placas das imagens reveladas na impressora 3D, cobertas por acrílico. Esse trabalho culminou em uma exposição que entrou na categoria de livro de artista. Foi investigado dentro da metodologia escolhida a etnografia como experimento poético, ou seja, a auto etnografia é um método baseado em três orientações: a orientação metodológica, a orientação cultural e a orientação do conteúdo. Assim busco trazer memórias e objetos pessoais para o centro de uma pesquisa onde a matéria prima pode ser obra de arte, objeto de estudo criativo. Vale ressaltar que é importante continuar com a pesquisa, ampliando os formatos de composição dos objetos de memória.
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    CURADORIA DO ESPAÇO: UMA PROPOSTA EDUCATIVA EM CONTEXTO DRAMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/23) OBATA, Junior Ken Iti; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/4015411773069222; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VALE, FLÁVIA JANIASKI; http://lattes.cnpq.br/2394281053017478; PEREIRA, DIEGO DE MEDEIROS; http://lattes.cnpq.br/7952493975205748
    A presente pesquisa busca contribuir com a prática pedagógica de professores no âmbito da educação infantil, por meio da curadoria do espaço em contexto dramático. Entende-se por curadoria do espaço o cuidado na seleção de um espaço, integrando as materialidades e as linguagens que compõem esse espaço educativo, considerando-o como um educador. Ao criar este ambiente que busca convidar crianças a brincarem, se relacionarem, interagirem, socializarem e construírem conhecimento por meio da linguagem teatral, proporcionando aprendizagens derivadas da experiência. A ausência de materialidade ao compor um contexto dramático pode limitar as possibilidades lúdicas da criança durante a prática experimental. Além disso, a escolha intencional da prática educativa orienta a linguagem predominante na expressão e codificação das crianças, influenciando suas aprendizagens e desenvolvimento. Para abordar essas questões, foi estruturado um esquema metodológico denominado “Tríade da Experiência Dramática”, a estratégia de planejamento na criação do contexto dramático, considera três elementos fundamentais em sua concepção: a curadoria do espaço, a ação dramática do/a professor/a e os indutores dramáticos. A partir deste esquema metodológico, busca- se promover práticas educacionais influenciadas pelo conhecimento do Teatro e suas implicações no desenvolvimento infantil. A metodologia de pesquisa para a coleta de dados foi a pesquisa participante, realizada por meio da observação participante, registros de áudio e imagens. Esses registros documentaram as interações das crianças em contextos dramáticos propostos, sendo analisados qualitativamente. A pesquisa foi concentrada em quatro estratégias implementadas com crianças de quatro a seis anos na Educação Infantil durante o ano de 2023, em uma instituição de ensino particular em Curitiba-PR. A coleta de dados ocorreu in loco nas aulas da Oficina de Teatro ministrada pelo pesquisador, professor e autor desta pesquisa. O aporte teórico da pesquisa é fundamentado em diversos autores como António Damásio, Diego Pereira, Flávia Janiaski, Jorge Larrosa, Loris Malaguzzi, Manuel Jacinto Sarmento, Marcos Camargo, Peter Slade e William Corsaro. Os resultados indicam a possibilidade de experimentação em outros contextos do esquema metodológico da Tríade da Experiência Dramática como proposta educativa para crianças de quatro a seis anos de idade.
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    CONHECIMENTO CORPORIFICADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/29) LIMA, Jenifer; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/8649985024909449; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; TRIDAPALLI, Gladistoni dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2924820297611148; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615
    O presente estudo apresenta narrativas de experiências autobiográficas de pessoas que vivenciaram diferentes momentos da história do segundo Curso Superior de Dança criado no Brasil, atualmente inserido na Universidade Estadual do Paraná – Unespar, na cidade de Curitiba, Paraná. As narrativas são articuladas com dados bibliográficos sobre as principais alterações ocorridas na organização curricular e nos processos de ingresso neste curso ao longo do tempo. A pesquisa é orientada metodologicamente pela fenomenologia hermenêutica e pelo Método Interpretativo Biográfico proposto por Max van Manen, com foco na coleta de dados de memórias corporificadas como pressuposto de produção de conhecimento na área das Artes. O estudo foi realizado com dezesseis pessoas com idades entre 21 anos e 75 anos, diferentes identidades gênero, etnia e condição socioeconômica, as quais atuaram ou atuam neste curso como docentes e/ou discentes em diferentes momentos, ao longo de suas quase quatro décadas de existência. Durante as entrevistas, foi solicitado que as pessoas participantes relatassem memórias de experiências (positivas e negativas) que considerassem mais relevantes, relativas ao processo de aproximação inicial de cada pessoa com a dança, da experiência do ingresso no curso, nos processos de ensino e aprendizagem, nas mudanças curriculares vivenciados ao longo do tempo, procurando evidenciar as subjetividades das sensações e emoções corporais mais vivas na memória de cada pessoa entrevistada, assumindo as narrativas tais como foram contadas, como discursos corporificados produzidos pela memória autobiográfica, em ressonância com abordagens propostas por Francisco Varela e António Damásio. O estudo revelou uma forte conexão entre as narrativas das experiências vividas pelos(as) participantes, as alterações curriculares e os processos seletivos de ingresso, particularmente no que se refere à acessibilidade e inclusão da diversidade corporal e de diferentes manifestações de dança no âmbito do curso ao longo do tempo.
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    IMAGENS DE SÃO SEBASTIÃO: A CONSTRUÇÃO DE UMA ICONOGRAFIA QUEER
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/24) MADLENER, Francine; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1531732379555547; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748; CAMARGO, Marcos Henrique; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    A presente pesquisa investiga a representação de São Sebastião, mártir da igreja católica, que a partir do período Moderno se torna explicitamente parte da iconografia homoerótica presente até o momento na arte contemporânea. A pesquisa busca entender como São Sebastião se tornou um ícone e patrono não-oficial da comunidade gay. Partindo da ideia de que a representação do mártir durante o Renascimento já continha implicitamente um apelo erótico, vendo que certas escolhas estéticas na imagem do santo tendem a uma erotização do corpo jovem masculino, a expressão de prazer na inflição de dor e restrição física e uma aparência andrógina de São Sebastião. Assim, teríamos uma apropriação mútua do homoerotismo pela igreja católica e uma apropriação de artistas gays de um santo? Esta iconografia ainda se repete na obra de vários artistas brasileiros contemporâneos. Pretende-se fazer um levantamento de diferentes artistas que se apropriaram da imagem de São Sebastião – já fora de um contexto artístico exclusivamente cristão.
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    O CORRE DAS MINA DA PIXAÇÃO: A PRESENÇA FEMININA NAS RUAS COMO ATO DE SUBVERSÃO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/25) OLIVEIRA, Eduarda Gritten; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/5615518643073110; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; SIMÃO, Giovana Terezinha; http://lattes.cnpq.br/5443472238467447; BRUM LEITE GUSMÃO PINHEIRO, LARISSA; http://lattes.cnpq.br/0522237231215775
    A pixação, entendida como uma prática simbólica, geralmente realizada a partir da cultura periférica, consiste em uma manifestação estética e poética. Essa atividade artística continua sendo mal compreendida pela sociedade brasileira em geral e é considerada crime ambiental pelo Estado, de acordo com o artigo 65 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Provavelmente, por ser uma manifestação oriunda da periferia, as(os) artistas pixadoras(es), por sua condição de classe, recebem ameaças e ataques recorrentes. Nesta pesquisa, desejo explorar o pixo com um recorte específico: a pixação com engajamento social, pois pode ser realizada com as mais diversas finalidades e não necessariamente o engajamento social ou político. A partir deste objeto, existe aqui uma questão, o apagamento e a exclusão de mulheres pixadoras, que ocorrem dentro do próprio movimento. Essas artistas, além de sofrerem com os problemas sociais que a pixação traz, também lidam com situações de sexismo recorrentes dentro do campo da arte, nos meios acadêmicos e nas ruas. Diante desse quadro, essa pesquisa pretende analisar casos de 5 pixadoras, cada uma de uma região do Brasil, sendo sul, da cidade de Ponta Grossa, a artista Selva, sudeste, da cidade de São Paulo, a artista Jack Parceiros, do centro-oeste, da cidade de Gama, Distrito Federal, a artista Sapeka, da região norte, Manaus, a artista Injha e nordeste, de São Luís do Maranhão, a artista Trama. A hipótese do provável apagamento de pixadoras nos meios artísticos e acadêmicos será investigada por meio da sistematização e da análise de fontes e, para a construção deste trabalho de pesquisa, serão catalogados e elencados relatos das artistas, materiais audiovisuais (documentários e filmes), podcasts, textos de internet, relatos de pichadores masculinos, entre outros. Tais fontes serão cruzadas com a historiografia específica do tema, aqui entendida como o conjunto de dissertações, teses e artigos acadêmicos sobre pixação no Brasil. No âmbito teórico, esta pesquisa cruza, coteja e problematiza a teoria do sociólogo Pierre Bourdieu acerca das relações de poder e consagração simbólica no campo da arte com autoras feministas brasileiras, punks, negras, de periferia e acadêmicas, como Mikki Kendall, Virginie Despentes, bell hooks e Heloisa Buarque de Hollanda com ênfase no lugar social da mulher. Em termos historiográficos, a pesquisa privilegia os estudos de gênero e das mulheres na história das artes visuais, com destaque para os textos de Linda Nochlin, Gabriela Miranda Marques, Whitney Chadwick e Tamar Garb. No âmbito metodológico, a investigação baseia-se em pesquisa historiográfica de ordem bibliográfica e documental, com ênfase no cruzamento discursivo entre fontes textuais e iconográficas.
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    O DEGUSTAR DO RASABOXES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/10/04) LIMA, Daniele Cristina Mariano; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/0724058375267422; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; Luciana Paula Castilho Barone; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528; Cauê Kruger; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508
    Esta dissertação pretende estudar o método/exercício/jogo Rasaboxes, criado por Richard Schechner, que conjuga a teoria sobre o ator como atleta afetivo, de Antonin Artaud, com o Natya Shastra, o livro indiano mais antigo sobre a performance teatral. Partindo do Rasaboxes, busco compreender o processo de suspensão de emoções dentro da prática do jogo que se dá no tabuleiro afetivo. Deste modo utilizando o Atletismo Afetivo e os estudos de Schechner iremos articular o fazer do Rasaboxes com a compreensão da diferenciação entre emoção e afeto durante a prática que pode ser auxiliadora ao fornecer ferramentas para um equilíbrio emocional dos jogadores.
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    O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/08/02) Fernandes, Eloisa Maria; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/2379044697032969; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; BUCHMANN, LUCIANO PARREIRA; http://lattes.cnpq.br/1073258616943164
    A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.
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    DAIARA TUKANO: ARTE MIRACIONAL ORIGINÁRIA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/05) BRAVO, Bernardo Soares; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/5492064463003406; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; FERNANDA MENDONÇA; http://lattes.cnpq.br/7787231161770667; Marcos Camargo; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367
    Esta pesquisa de mestrado tem a intenção de investigar o trabalho de Daiara Tukano. A partir da constatação da presença indígena dentro da seara da arte contemporânea nos últimos anos (por meio de inúmeras exposições, com presença de trabalhos na 34a Bienal de São Paulo, exposições no Masp e na Pinacoteca de São Paulo) constatamos que, dentre os trabalhos acadêmicos apresentados, ainda não havia estudos suficientes sobre o trabalho desta artista Yepá Mahsã. A partir de um novo protagonismo que tem consciência das possíveis armadilhas existentes no sistema das artes, artistas indígenas como Daiara Tukano têm trazido para a arte contemporânea conceitos da cosmovisão de seus povos, como o hori, conceito do povo Yepá Mahsã (Tukano) cuja definição ultrapassa o conceito ocidental de arte. A partir dos estudos de José Eliézer Mikosz sobre arte a partir dos estados não-ordinários de consciência, dos estudos de João Paulo Tukano, de entrevistas com a própria artista Daiara Tukano, de textos de recentes catálogos expositivos de Museus voltados ao tema, de artigos científicos, de materiais publicados pela imprensa e de intensa bibliografia complementar, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de hori à luz de uma arte miracional originária (nomenclatura escolhida pela artista e explicada na dissertação), bem como de analisar os trabalhos de Daiara Tukano realizados até então como exemplos de uma ação cosmopotente que ocupa, revitaliza e questiona os paradigmas eurocentrados do fazer, do praticar e do estudar arte contemporânea na atualidade. A pesquisa foi realizada por meio de coleta de dados, entrevistas e análise documental.