Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Item PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ(Universidade Estadual do Paraná, 2021-02-15) VEIGA, André Barroso da; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/5111573295903191; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563Esta pesquisa reflete sobre o uso do cinema na educação, enfatizando a produção audiovisual como possibilidade de criação em sala de aula. Percorre um caminho teórico por autores como Bergala, Deleuze, Franco, Fresquet, Gardner, Kastrup, Kenski, Levy, Migliorin, Morin, Stecz e Vieira para criar um entendimento sobre a importância do cinema para uma educação, se utilizando das diversidades para criar conhecimentos coletivos, e que ativa o uso criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo pedagógico. Realizou-se um levantamento de possibilidades tecnológicas acessíveis à escola pública, destacando a realidade do Colégio Estadual do Paraná, com observações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Artes no ensino médio. Analisa as propostas de ensino aprendizagem com a linguagem cinematográfica e a estética audiovisual, que são enumeradas no decorrer dos anos de 2012 a 2019, mais especificamente em desenvolvimento durante o primeiro semestre do ano de 2020. Análise que foca nas práticas pedagógicas a partir do plano de trabalho pedagógico, nos planos de aula, nos Recursos Didáticos Digitais utilizados e com observação dos resultados que são as produções audiovisuais realizadas em sala de aula.Item MEDIAR UM ESPETÁCULO DE RUA? ABORDAGENS, EXPERIMENTAÇÕES E REFLEXÕES(Universidade Estadual do Paraná, 2021-03-23) CARLIM, VICTOR EMANUEL; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4738050857651393; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; GONÇALVES, Jean Carlos; http://lattes.cnpq.br/8274122800491884Esta dissertação objetiva realizar um estudo sobre propostas de mediação pensadas para espetáculos de rua. Na primeira fase da investigação, ao longo da revisão bibliográfica, os conceitos de mediação teatral são aprofundados a partir dos estudos que abordam a mediação no campo artístico. No Brasil, nos últimos tempos, a recepção teatral é foco de investigação de distintos pesquisadores, no entanto, o espectador do teatro de rua, o transeunte, ainda permanece à margem nas produções científicas no universo das artes cênicas. Neste estudo, a mediação é compreendida como uma experiência potencial para mobilizar as capacidades perceptivas do espectador, com base na relação cena/cidade/transeuntes/ruídos, para a instauração de um espaço de compartilhamento das relações estabelecidas e com os sentidos travados com a produção cênica. Nesse sentido, para além do acesso à obra artística, após o espetáculo assistido, o espectador transeunte teve a possibilidade para expressar, de maneiras diversas, as questões suscitadas pelo espetáculo. O trabalho apresenta conceitos de mediação no âmbito artístico, o papel do mediador em propostas de mediação teatral, bem como uma análise reflexiva sobre o espectador do teatro contemporâneo e o espectador transeunte do teatro de rua. Na experimentação prática, propostas de mediação foram desenvolvidas para o teatro de rua, com base nos espetáculos “O terreno baldio” e “Hi, Breasil”, do grupo “Olho Rasteiro”, na cidade de Curitiba. O resultado permitiu discutir as interações dos espectadores a partir dos procedimentos metodológicos de mediação aplicados e o papel do mediador na efetivação de um espaço de acolhimento aos transeuntes, promovendo reflexões, partilhas, provocações e afetos.Item PROJETO V E A ANÁLISE DOS FEMINISMOS ESTÉTICOS NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-12) LINHARES, Isabele; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/9382695129491248; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; SILVEIRA, LUCIANA MARTHA; http://lattes.cnpq.br/9969574876271040; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Esta dissertação é uma continuidade ao Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Escultura da EMBAP, defendido e aprovado em 2015, intitulado “Projeto V” onde se ampliou a análise para elementos estéticos do Feminino na tessitura histórica de representações artísticas do corpo feminino e da contemporaneidade. Desta maneira, aprofundou-se a compreensão dos elementos que abordam a temática da poética artística da autora. O estudo conduz a um questionamento conceitual acerca dos feminismos estéticos também presentes na arte contemporânea a partir da década de 1960 até a atualidade. Considerando-se as diversas influências sociais, culturais, políticas, étnicas e históricas, estabeleceu-se um fio condutor que ao levar a discussão acerca da expressão artística e suas relações com o problema de sexo, gênero e subjetividades femininas nos dias atuais, termina por apontar possíveis caminhos para a análise, compreensão e recepção de obras artísticas que versam sobre a narrativa do Feminino. Esta análise pretende dar destaque às representações do corpo feminino em sua nudez, especialmente às áreas conectadas à sexualidade, como a genitália. Tratando das poéticas artísticas do passado e do presente a partir das pistas que o valor simbólico do feminino pode prover, a presente dissertação procura abrir o debate sobre uma persistente e relevante estética feminista na história e na arte em direção às futuras expressões do pensamento artístico sobre as questões de gênero e subjetividades femininas.Item JUCHITÁN DE LAS MUJERES: O DOCUMENTÁRIO DE VÍNCULO NA FOTOGRAFIA DE GRACIELA ITURBIDE(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-14) POSSAMAI KONS, LUIZA; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/6004426268376653; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; SIMÃO, GIOVANA; http://lattes.cnpq.br/5443472238467447; VALLE, ISABELLA CHIANCA BESSA RIBEIRO; http://lattes.cnpq.br/2859317457070176Esta pesquisa analisa a terceira edição do livro Juchitán de las mujeres (2010), da fotógrafa mexicana Graciela Iturbide, por meio do que chamaremos de Documentário de Vínculo. Por Documentário de Vínculo, entende-se sobretudo o modo com que o corpo fotografado é tanto influenciado pelo ambiente, quanto é dele influenciador. Na prática, trata-se de compreender o processo de criação fotográfica como uma forma de estabelecer vínculos emocionais e relações intersubjetivas entre a fotógrafa e as fotografadas – processo esse que pressupõe o imaginário histórico e geográfico como parte essencial do fazer fotográfico, com efeitos concretos na materialização da obra e em seus consequentes desdobramentos nos processos de recepção. Para tanto, tem-se em mente o papel exercido pela inserção do corpo da fotógrafa num dado espaço sociocultural. Tal inserção, no caso de Iturbide, significa que o convívio real praticado e amadurecido com as fotografadas entre 1979 e 1988 é crucial para a concepção das obras. No total, o livro é composto por 104 páginas e 120 fotografias em preto e branco, que abordam mulheres zapotecas de Juchitán de Zaragoza, cidade localizada no estado de Oaxaca, ao sul do México. Essa cidade é tratada pelo imaginário local como um lugar em que prevalece uma cultura matriarcal, em contraste com o restante do país. Para o recorte dessa pesquisa, foram selecionadas 32 fotografias. A partir da relação dessas fotografias com o seu contexto histórico e geopolítico, a proposta central consiste em analisar o Documentário de Vínculo dessas imagens por meio de uma abordagem de gênero, conectada às especificidades próprias da região, com ênfase na ideia de matriarcado, bem como na inclusão de novas perspectivas críticas propiciadas pelo olhar da artista e pelas eventuais repercussões de seu livro. No âmbito teórico, foi utilizada a teoria do “corpomídia”, de Christine Greiner e Helena Katz, associada ao conceito de “imaginário”, de Gilbert Durand, e à ideia de “documentário imaginário” de Katia Lombardi.Item ASSOCIAÇÕES E A COMUNICAÇÃO DA ARTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL DA EXPOSIÇÃO “ENTREMUNDOS” PELA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE (ANT)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) CARLIN, Andrew Martins; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/7797146496029489; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VAZ, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2037918966512896Esta dissertação investiga a mediação cultural da exposição de arte “Entremundos” a partir da Teoria Ator-Rede (ANT), com base em autores como Bruno Latour (1994; 2000; 2001; 2012) e John Law (1992). A ANT é uma corrente de pesquisa em teoria social, cuja perspectiva teórica-metodológica pressupõe igualdade entre a agência de humanos e não humanos na formação de coletivos. Destacam-se entre os objetivos deste estudo: debater os conceitos de mediação e mediação cultural; apresentar a Teoria Ator-Rede enquanto ferramenta teórico-metodológica para estudos em mediação cultural e, por fim, aplicar suas orientações metodológicas em um estudo de caso. De acordo com o recorte escolhido, observou-se que o conceito de mediação cumpre o papel de destacar o efeito de articulação dos diversos elementos que formam os eventos comunicacionais (DAVALLON, 2007; DAVALLON; 2010; JEANNERET, 2009). Assim, a mediação cultural, de acordo com este recorte, designa um conjunto de ações comunicacionais que objetivam, por meio da ação de humanos, dispositivos e objetos, interferir no processo interpretativo dos destinatários de eventos culturais (DARRAS, 2009). Tendo em vista às orientações da ANT, neste trabalho optou-se por um estudo de caso cuja pesquisa de campo foi realizada na exposição “Entremundos”, apresentada no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), que integrou a programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (2019). Por conseguinte, o aporte da Teoria Ator-Rede, somado aos modos de apropriação do conceito de mediação cultural, permitiu a configuração do circuito expositivo investigado como um ordenamento social habitado por muitos actantes não humanos, potencialmente ignorados por outras abordagens metodológicas. Contudo, observa-se que um estudo pela perspectiva teórica e metodológica da ANT implica em uma série de dificuldades, entre as quais colocar em prática uma empiria radical dedicada a seguir de muito perto os atores. Em relação à mediação cultural da exposição investigada, evidencia-se que muitos dos actantes se comportaram como intermediários dos discursos curatoriais ou das disposições arquitetônicas pré-estabelecidas, tanto pela própria Instituição Cultural quanto pela expografia e a organização dos seus ambientes.Item AUDIOVISUALIDADES E CORPOS DIALÓGICOS: PRODUÇÃO DE CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) SANTOS JUNIOR, Odair Rodrigues dos; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/9906121888840774; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia voltada às(aos) professoras(es) e estudantes de cinema, para produção de audiovisual a partir do acesso ao discurso cinematográfico e da experiência estética no set de filmagem, considerando os espaços e tempos pedagógicos, a diversidade de corpos e suas manifestações de saberes adquiridos no contexto da escola pública. Para realizar esta investigação, será proposta a análise de material documental constituído por registros de processos de criação cinematográfica, documentos pedagógicos e produtos audiovisuais de estudantes dos ensinos fundamental e médio, resultantes de meu trabalho com cinema e educação, no período de 2015 a 2019, sob uma perspectiva da arte como catalisadora de conhecimentos e da relação entre corpos dialógicos. No presente trabalho, pretendo, ainda, apresentar a Lei 13006/14 que institui a exibição mínima de duas horas mensais de filme nacional na escola, como reflexão e incentivo à produção de audiovisual no ambiente do ensino básico. Para além da exibição de filmes, a partir da percepção do corpo como sujeito cognoscente, objetivo problematizar uma pedagogia que envolva a educação do olhar, do ouvir, da espacialidade e a organização do tempo cinematográfico; também o estudo das reações dos estudantes e docentes em diferentes funções do fazer fílmico como mobilizadores da criação artística e científica.Item A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COMO REDE COMPLEXA DE CRIAÇÃO: O CASO FAXINAL DAS ARTES (2002)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-20) VOESE, Jhon Erik; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/2862977098319115; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; REIS, PAULO R. O.; http://lattes.cnpq.br/7123959718032577; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003Item AUSTIN OSMAN SPARE: Arte, Magia e Estados Não Ordinários de Consciência(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-28) FIER, Lucas; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/4452155544946097; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; FRANCO, Edgar Silveira; http://lattes.cnpq.br/8415486629956081; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807Austin Osman Spare foi um artista inglês cujo trabalho está associado ao Simbolismo e ao Decadentismo, tendo sido apontado por vezes como precursor de alguns movimentos modernos, sobretudo do Surrealismo pela utilização da técnica do Desenho Automático. Apesar de ter tido algum reconhecimento em vida, sua obra caiu na obscuridade após a sua morte, e sua memória se manteve preservada principalmente por ocultistas, já que ele deu significativas contribuições à literatura deste meio, oferecendo métodos e uma visão teórica baseada na noção de Inconsciente e na experiência individual do praticante, influenciando de forma decisiva as próximas gerações de ocultistas. Através de uma pesquisa qualitativa de revisão de documentos, com base teóricointerpretativa, a presente dissertação pretende situar a obra de Spare em seu contexto, identificar influências e demonstrar que ela só pode ser devidamente compreendida se interpretada a partir do seu pensamento mágico, e que ele pode ser classificado como um artista visionário. A Arte Visionária é a arte produzida sob a influência ou a inspiração de estados não ordinários de consciência (ENOC), que podem ser obtidos a partir de diversos métodos, como técnicas respiratórias ou substâncias psicoativas, e proporcionam experiências que são interpretadas por um viés místico ou religioso em diversos sistemas de crença, e acredita-se que tenham sido a base de diferentes cosmologias. Embora muito antiga, a Arte Visionária ganhou o seu primeiro manifesto em 2001, de autoria do artista Laurence Caruana, que registrou a importância dos ENOC e suas interpretações místicoreligiosas para este fenômeno artístico. A dissertação também procura demonstrar a relação entre o horizonte conceitual da Arte Visionária e da magia, esta última como manifestação cultural de grande relevância, tendo se desenvolvido através de certos saberes tradicionais e se conectado aos dias de hoje ao que chamamos de ocultismo.Item MULHERIDADES, TEATRO DAS OPRIMIDAS E ESCOLA: EXPERIMENTOS, ERRÂNCIAS E PRÁTICAS POLÍTICAS ARTÍSTICAS PEDAGÓGICAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-28) LOMBA, Michelle dos Santos; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/0219153022060081; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VANNUCCI, ALESSANDRA; http://lattes.cnpq.br/3520307083162428Esta pesquisa se propõe ao aprofundamento da reflexão sobre as contribuições do teatro no âmbito escolar, sobretudo no processo de desestabilização de discursos voltados para as violências contra mulheres. Para tanto, esta investigação se fundamentou em autoras com estudos dedicados à Pedagogia do Teatro, à Educação, aos Estudos de Gênero e Feminismo. O escopo teórico se associou à pesquisa de campo, mais precisamente no Centro Educacional Unificado Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Dora Pino Pretini, localizado na região Leste da capital de São Paulo. Nesta instituição escolar, participaram mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em processos cênicos distintos com enfoque nas violências contra as mulheres. Ao longo deste trabalho, recorreu-se a improvisações e jogos teatrais pautados no Teatro do Oprimido desenvolvido por Augusto Boal, cabendo destacar as técnicas baseadas no Teatro Imagem e no Teatro Fórum. A sistematização do Laboratório das Madalenas Oprimidas, criado por Alessandra Vannucci e Bárbara Santos, com ênfase nas opressões de gênero e na emancipação feminina, também fez parte da metodologia utilizada nas atividades teatrais realizadas com as participantes. Considera-se fundamental a criação de espaços de permanentes debates associados à criação individual e coletiva comprometida com o questionamento de processos institucionais e discursivos fundantes nas relações sociais marcadas pelas desigualdades de gênero, raça, classe e sexualidade.Item A ALTERIDADE NA CRIAÇÃO CÊNICA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES NOS PROCESSOS COLABORATIVOS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-29) ROSA, Elisângela dos Santos; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/5910002013335448; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; MIRANDA, MARIA BRÍGIDA DE; http://lattes.cnpq.br/6580699080518678; BARONE, LUCIANA PAULA CASTILHO; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528Esta pesquisa tem como objetivo levantar reflexões acerca de como se dão as relações de criação em processos coletivos transversais. Como trabalhar e criar de maneira colaborativa respeitando alteridades? Como deixar a obra emergir das relações geradas no aqui agora a partir de uma percepção e construção coletiva que integra e potencializa todas as perspectivas envolvidas? Essa escrita busca percorrer as transformações ocorridas nos meus processos criativos nos últimos 30 anos, entender como processos predominantemente mais hierárquicos foram abrindo espaço para processos mais abertos e transversais. Partindo da minha prática como professora-diretora-atriz e relatando na pesquisa de campo a construção de um evento teatral realizado virtualmente, a peça “Resolução nº11: cantar e dançar durante a pandemia”, pretendo construir uma análise reflexiva de como as mudanças relacionais de um coletivo podem alterar os procedimentos e modos de produção na escrita cênica. Me apoio no pensamento do filósofo francês Michel Foucault e do filósofo e etnólogo também francês Pierre Clastres para refletir sobre o poder e as relações hierárquicas; Ancoram também a pesquisa a obra do coreógrafo português João Fiadeiro, que trabalha com a Composição em Tempo Real e da performer e antropóloga Fernanda Eugénio com o Modo Operativo AND. Também embasam a pesquisa teórica os trabalhos realizados pelo antropólogo britânico Tim Ingold, pelo filósofo e tecnólogo francês Gilbert Simondon e pela pesquisadora brasileira Christine Greiner.Item VISITA GUIADA: PROCEDIMENTOS DE ESCUTA PERFORMATIVA DE SI EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO-APRENDIZAGEM EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-30) MACHADO, Patrícia Natividade de Pinho; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/9675766910449186; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; ROEL, Renata Santos; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; KASPER, Kátia Maria; http://lattes.cnpq.br/5269068974290380Este estudo emerge de experiências de realização e atualização da performance de dança Visita Guiada, ao longo de nove anos, com pessoas de diferentes nacionalidades e contextos sociais, incluindo artistas/dançarinos(as) que fazem parte das companhias profissionais de dança brasileiras Balé Teatro Guaíra, Cia. Mario Nascimento e Curitiba Cia. de Dança; pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas, dançarinos(as) com deficiência; crianças em situação de extrema pobreza; crianças e adolescentes em situação de refúgio no Brasil, Haiti e Grécia e, mais recentemente, artistas independentes em situação de distanciamento social em razão da pandemia de COVID-19. Por meio do método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995), o estudo relacionou a feitura da performance nesses diferentes ambientes para reconhecer, mapear e sistematizar modos de organização dos fazeres, a fim de investigar uma possível mediação educacional performativa no/pelo fazer da obra. A pesquisa articula o processo de criação-aprendizagem de uma performance de dança como prática de reconhecimento e reinvenção de si. Concilia a experiência construída para aproximar os verbos criar e aprender ao assumir que o processo artístico pode ser, em si, um processo de ensino-aprendizagem. Para tal, apropria-se da noção de vontade performativa, proposta por Eleonora Fabião, dos conceitos de afeto, na abordagem de Gilles Deleuze e Felix Guattari, e de alteridade, em diálogo com Christine Grainer, tecendo possíveis fricções com a interdependência dos processos de criação e aprendizagem. A experiência de investigação de estratégias de mediação da performance Visita Guiada possibilitou o desenvolvimento de um procedimento de evocação de memórias e invenção de realidades, no contexto das subjetividades do encontro do(a) artista/pessoa consigo mesmo(a) e com o ambiente, denominado de escuta performativa de si. A sistematização do procedimento permitiu o reconhecimento de pistas provocativas de estados de corpo que emergem do fazer da performance e consideram a centralidade da escuta das pessoas e dos contextos, em suas diferenças, em interdependência com o entendimento de criação como potência de aprendizagem dos corpos em mediação educacional performativa.Item FIGURINO EM OBRAS FÍLMICAS: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS DE CRIAÇÃO E DE PRODUÇÃO DE FIGURINO NOS FILMES A TÍMIDA LUZ DE VELA DAS ÚLTIMAS ESPERANÇAS E CURITIBA ZERO GRAU(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-03) SANTOS, TANIA; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/4649491295311970; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563Neste trabalho, de caráter analítico e bibliográfico, objetiva-se investigar aspectos de criação e de produção de figurino em obras cinematográficas, mais especificamente, no contexto do cinema brasileiro, a partir da análise dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012), direção de Jackson Antunes, e Curitiba zero grau, (2010), direção de Elói Pires Ferreira. O primeiro foi realizado sem verbas provenientes de leis de incentivo à cultura, e o segundo, foi produzido com recursos oriundos do prêmio estadual de Cinema e Vídeo do Paraná. Destarte, pretende-se, também, refletir sobre a implicação da disponibilização de recursos para a produção de figurino no processo de criação das roupas e adereços necessários para as vivências ficcionais das personagens. Nesse diapasão, tornam-se relevantes estudos teóricos sobre cinema, com ênfase na direção de arte e figurino, dentre os quais, de André Bazin, Iafa Britz, Jane Barnwell, Marcel Martin, Pam Cook, Sidney Lumet e Vera Hamburger. Por fim, analisam-se os figurinos dos filmes A tímida luz de velas das últimas esperanças (2012) e Curitiba zero grau, (2010), cujas análises, em termos metodológicos, se constituem como estudo de caso, por abarcar entrevistas com os diretores e a reflexão sobre a experiência da figurinista – autora desta dissertação –, relativas ao processo de criação e de produção dos figurinos desses longasmetragens. Assim, no primeiro capítulo apresentam-se noções conceituais sobre o departamento da direção de arte no contexto da produção audiovisual; no segundo, articulam-se estudos teóricos e práticos inerentes aos processos de criação e produção de figurino em obras fílmicas; e, no terceiro capítulo, analisam-se os figurinos de dois filmes brasileiros, nos quais a autora atuou como figurinista.Item INSCRIÇÃO PERFORMATIVA NO CORPO DAS ESCRITURAS: AS POLÍTICAS DAS NARRATIVIDADES(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-06) DOMINONI, Thiago; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/9122201785894448; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; PESSOA, PATRICK; http://lattes.cnpq.br/8424738025426018; BAUMGÄRTEL, STEPHAN ARNULF; http://lattes.cnpq.br/8439378198120294Como movimento contínuo do processo criativo da escrita dramatúrgica, o presente trabalho reflete sobre a escuta ampla para um posicionamento ético, clínico e político diante da prática de escrita de dramaturgias. Através do processo cartográfico para a produção de dados, a pesquisa é um movimento teórico para acontecer um gesto dramatúrgico e vice-versa, conduzido pela produção de subjetividades desajustadas, estas desviantes, estas na mira do fim. Por estes aspectos a dissertação pergunta: Do que parte a criação de dramaturgias para a produção de subjetividades que afirmam a vida? Que estratégias são necessárias para escrever dramaturgias e sobreviver? Que estratégias fazem dramaturgias para as diferenças? Pode a língua ficcional fazer-se performativa? Desse modo, As Política das Narratividades, em ressonância conceitual com Luciana de Oliveira Pires Franco (2014), Eduardo Passos e Virginia Kastrup (2015), é vista como gesto e escritura de mundos, é uma força latente, desconhecida, experimentada, faz-se com o outro e não por ele. É uma operação de desajuste na norma, é uma operação especulativa que orienta a vida pelas rasuras, pelo estado de vulnerabilidade constante. Escrever dramaturgias para tornar-se uma agência ficcional de rasuras, performativa. A produção de escrita como prática de vida desejante. A rede conceitual trabalha pelas contribuições de Suely Rolnik (2018), com seu trabalho implicado na prática para produzir vidas não cafetinadas; Tatiana Salem Levy (2011), para aproximar o trabalho do conceito da experiência do fora; Félix Guattari e Gilles Deleuze (1975) para conhecer e propor devires de escrita com o trabalho sobre Literatura menor encontrando conceitos como o plano de imanência e atos de desterritorialização da língua, entre outros.Item MONTAÇÃO: CORPOREIDADES E PRESENÇAS DE UM OUTRO EU(Universidade Estadual do Paraná, 2021-05-13) CESAR, Bruno Nascimento da Silva; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/2368046057623910; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370; ROSA, ANDRÉ LUÍS; http://lattes.cnpq.br/9501085544751356Objetiva-se, com esta pesquisa, identificar como artistas transformistas alteram as percepções de si pelos processos de montação, seguindo de perto os apontamentos de Anna Paula Vencato sobre as etapas: antes, durante e pós-montagem. Busca-se, portanto, entender o ato de transformação dus drags, de um corpo que transita entre masculinidades e feminilidades, questionando artisticamente as expressões de gênero constituídas na sociedade. A pesquisa se divide em três capítulos para abarcar, primeiramente, as diferentes terminologias relacionadas à gênero e sexualidade, em conforme aos estudos de Jaqueline de Jesus; historicidade da arte transformista, a partir de Roger Baker; considerações sobre a disseminação advinda com eventos televisivos de grande alcance, segundo Lucas Bragança; bem como a alteração das corporeidades conforme Judith Butler e seus estudos de performatividade. Depois, nos estudos exploratórios, dedico-me à contextualização das distintas formas artísticas do transformismo na cidade de Curitiba, levando em consideração alguns momentos, sejam eles ligados à cena no palco ou em casas noturnas. As manifestações drag são visitadas para a identificação de procedimentos, servindo como aporte para reflexão da minha própria prática, e tendo por metodologia entrevistas, e análise de vídeos, fotos e documentos jornalísticos. Por último, a escrita autoetnográfica, termo tomado emprestado de Nelson Barros e Pedro Motta, serve como estrutura de apoio para a descrição e observação ativa das minhas vivências drags, estabelecendo diálogo com as práticas em esferas artísticas e não artísticas, e visando as alterações dos campos perceptivos. Assume-se, neste trabalho, um conjunto metodológico diverso, ao evocar a transitoriedade de estratégias indisciplinares, relativas às pesquisas em Artes.Item A POTÊNCIA DO SUSSURRO EM TEMPOS DE SILENCIAMENTO: MICROPOLÍTICA DISRUPTIVA NO RANGER DE UMA PEDRA MOVEDIÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-28) DONNIANNI, Maeza de Vasconcelos; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/2925181984043642; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; BASTOS, HELENA; http://lattes.cnpq.br/3013161373261896; DUENHA, MILENE LOPES; http://lattes.cnpq.br/5227467362015897A presente pesquisa é uma proposta de reflexão (e ação) sobre as potencialidades da prática artística no imbricamento arte-sociedade por meio da reconstrução de afetos que, ainda que sutilmente, possam vir a contribuir com possíveis dirupções no âmbito político-sociail. O corpus dessa pesquisa de caráter exploratório se move, portanto, no sentido de entrelaçar pedra, dança, cidade, artivismo e micropolítica, construindo pontes de interlocução com as discussões propostas por: Agamben (2007, 2009)), Clark(1976-1988), Esposito(2007), Evelin (2011, 2012, 2014), Lepecki (2010,2012,2013), Mesquita (2002,2008), Pelbart (2007,2008,2009,2013), Rancière (2005), Rolnik (2006,2018), Virno (2013), entre outras. A ideia é pensar a criação coletiva como potente ação dissidente no campo micropolítico, como um contradispositivo capaz de causar ruídos nas relações de poder constituintes da sociedade urbana contemporânea.Item A AUTONOMIA DA MULHER QUE DANÇA EM PARES: UMA RELEITURA PARA A ATUAÇÃO NAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE ENSINO(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-28) KEIBER, Tatiana Maria Asinelli da Luz; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/8578933815377529; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; SILVEIRA, PAOLA VASCONCELOS; http://lattes.cnpq.br/3028919467204319; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370Esta pesquisa discute o papel da mulher no ensino e em práticas das danças em pares, com ênfase no desenvolvimento da autonomia nas relações de domínio e de tomada de decisão entre homens e mulheres que praticam danças de salão, quer sejam alunos e alunas e/ou professores e professoras. Tem-se como questão de pesquisa: Como o ensino das danças de salão desenvolvido em escolas de dança de Curitiba favorece a autonomia de mulheres praticantes das danças em pares? Parte-se da premissa de que é necessário desenvolver autonomia para as mulheres nas relações de ensino-aprendizagem destas danças, em virtude de que os métodos de ensino ainda são, em grande parte, pautados em modelos tradicionais que reforçam o machismo estrutural e a binariedade na interação entre pares. Com o objetivo geral de conhecer os fatores que favorecem e os que dificultam a autonomia das mulheres nos ambientes de ensino e de prática das danças em pares. As participantes da pesquisa são noventa e cinco mulheres que frequentam aulas de dança de salão em escolas de dança de Curitiba. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado respondido de forma remota, visando a coleta de dados de pesquisa de caráter exploratório. A metodologia contempla ainda, relatos da autora desta dissertação e a revisão bibliográfica para trazer uma releitura do papel da mulher nas danças em pares, uma vez que as mulheres de hoje não são como as mulheres de cinquenta ou cem anos atrás. Para embasar a pesquisa e discutir os dados autores como Daniela Auad, Simone de Beauvoir, Guacira Lopes Louro, Alexandra Carter, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Paulo Freire, Jorge Albuquerque Vieira, dentre outros, se fazem presentes em diálogos possíveis e complementares. Como resultados e conclusões afirma-se a importância de se atualizar os modos como se dão as relações de poder e domínio, em relação às aulas de danças de salão e aos códigos de comportamento da sociedade, para fazer ajustes necessários e contribuir para que, ao longo do tempo, se equilibrem as relações de poder no ambiente de ensino das danças em pares e, consequentemente, em outros espaços de atuação das mulheres.Item CORPE - AMBIENTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO: PLANOS PARA A INSTAURAÇÃO DE PAISAGENS IN-TRANSITIVAS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-30) PRATAVIEIRA, ELIZA; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/7435584183937397; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; RIBEIRO, Valécia; http://lattes.cnpq.br/6831053453038742; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844Item MEDIAÇÕES CULTURAIS ENTRE O FESTIVAL DE CINEMA E A ESCOLA: um estudo de caso do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-26) ASSUNÇÃO, Morgana Souza; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; http://lattes.cnpq.br/3005835694947968; FRANCO, Marilia; http://lattes.cnpq.br/0746302324292563; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MACHADO, ELIANY SALVATIERRA; http://lattes.cnpq.br/9514076768463655Esta pesquisa teve por finalidade ampliar o debate sobre Cinema e Educação, discutindo a mediação cultural realizada nas escolas por festivais de cinema, em estudo de caso de duas ações formativas do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental FICA: o Se Liga no FICA (2016) e o FICA Atitude (2018). A mediação cultural em cinema foi abordada partindo das definições de mediação e das práticas de mediação cultural. Nos apoiamos na Hipótese-Cinema de Alain Bergala (2008), com seus conceitos de pedagogia de criação e análise de criação, para discutir o cinema na escola, da exibição à criação cinematográfica em contexto educativo. Pelas especificidade do FICA, a dissertação apresenta diferentes abordagens conceituais de meio ambiente e suas representações sociais; as classificações de educação ambiental; além dos usos do audiovisual na educação ambiental; o debate do cinema ambiental como gênero cinematográfico e a importância dos festivais de cinema temáticos sobre meio ambiente. Foram analisadas as mediações culturais no FICA de 2016 e 2018, atentando-se aos projetos Se Liga no FICA e no FICA Atitude, a partir de documentos (catálogos e editais de chamamento público) e dos vinte e sete filmes produzidos. Concluiu-se que a mediação cultural do cinema ambiental na escola reproduz a dicotomia entre cinema e meio ambiente/educação ambiental. Conforme a metodologia e/ou proposta pedagógica adotada, as representações sociais e apreensões de meio ambiente se distinguem. A experiência estética é potencializada quando a dimensão artística do cinema é centralizada.Item ENTRE A MILONGA E A SALA DE AULA, O TANGO CAMPO SOCIAL(Universidade Estadual do Paraná, 2021-08-15) TAQUES, Leonardo José; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/7962419981004783; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; SILVA, Silvana dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3853215781975811Esta dissertação tem como objeto discutir o tango pelo viés do conceito de Campo Social, conforme definido por Pierre Bourdieu. Objetiva compreender aspectos que fundamentam a estruturação social e cultural desta dança para analisar e verificar a hipótese de que esta relação entre os subcampos de prática social da milonga/baile e o das salas de aula, onde se ensinam o tango, ao mesmo tempo em que mantém protocolos e regras de comportamento para se dançar a dois, podem também ser disparadores de transformação de disposições e habitus, podendo ter o subcampo do ensino, uma influência maior de transformação do que o dos bailes. Entende-se que algumas disposições refletem padrões patriarcais e heteronormativos, que operam por vezes como violências simbólicas, excluindo e reduzindo outras possibilidades de entendimento sobre como podem se relacionar nesta dança, os distintos gêneros que dançam em pares. Para atestar a hipótese, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas destinadas a quatro artistas que apresentam perspectivas críticas e reflexivas sobre o ensino e a prática do tango, no que concerne ao binarismo e a heteronormatividade, sediados em diferentes países, nos quais se replicam e se transformam disposições sobre o tango, ao longo do tempo. Problematiza-se como determinado habitus perpetua-se em modelos de ensino, que não contribuem para a transformação das práticas e tampouco para a ampliação do acesso e do acolhimento das diferenças individuais, seja nas milongas ou nas salas de aula. Para essa discussão, a metodologia abrange uma revisão bibliográfica que inclui autores como Bourdieu e Setton para fundamentar a articulação do tango com conceitos como Campo e Habitus, e autores como Liska e Cáceres para contextos históricos do tango. Conclui-se que: a presença e iniciativas, que não as hegemônicas, nos espaços em diálogo com o espaço da milonga, provocam tensões e possíveis mudanças no campo, que já ocorrem, visto como exemplo o movimento do Tango Queer, presente no campo do tango.Item A NARRATIVA PÚBLICA DO ARTISTA LUIZ RETTAMOZO: PERFORMATIVIDADE E DISPOSITIVO MIDIÁTICO (1987)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-05) VIANA, Daniele Cristina; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/0223582344740167; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245; MORAES, EVERTON DE OLIVEIRA; http://lattes.cnpq.br/7818932710501334A partir das matérias de jornal “Retta rides again” e “Um Retta é bom, imagina dois, tchê!”, escritos por Rosirene Gemael e Adélia Maria Lopes, respectivamente, em Curitiba, em julho de 1987, eu busco compreender a narrativa pública do artista Luiz Rettamozo, que é tema e fonte das jornalistas. Sustenta a abordagem o conceito de “sociedade da comunicação” da filósofa Anne Cauquelin, bem como sua ideia de “rede”, em que existem pontos de conexão e vias múltiplas de interação entre conteúdos, objetos e agentes, levando-se em conta que ganha sentido social o conteúdo que mais realiza interações de forma múltipla e acelerada. O artista se apropria do modo com que a sociedade constrói e dissemina significados nos meios de comunicação; com isso, promove uma constante interação e conexão entre elementos, incluindo aí sua própria figura. Transfiro problemáticas essenciais ao campo da Arte, como “artista”, “obra”, “forma”, “materialidade” e “autoria” ao texto jornalístico, a fim de compreender a sensibilidade e o método do artista, cujas referências remetem ao neoconcretismo e à dimensão “antiarte”, em si, utópica, à medida que deseja transcender a própria relação entre “arte e vida”, algo que encontra possibilidades nas reflexões do filósofo Celso Favaretto. Trabalho a questão ficcional presente tanto no empenho das jornalistas quanto do artista, concluindo que ambos contribuem para a formalização de algo propício às leituras de mundo, consciência que se desenvolve numa “segunda realidade”, instância imaterial, conforme Cauquelin. Leituras que, por sua vez, inserem-se na realidade material. Para tanto, contribuem as críticas quanto à noção de ficção de Juan Saer e de Rosane Kaminski, também, a questão da “autoficção”, como é interpretada por Nelson Guerreiro. Ficções que conseguem desdobrar sentidos múltiplos, os quais ajudam a mensurar e se posicionar no real. Entre textualidade e sociabilidade do artista no espaço da capital, apoiada nos estudos dos filósofos John Langshaw Austin e Anderson Bogéa, proponho a observação do escrito como performativo que envolve o discurso, pois coloca em jogo uma prática por meio da linguagem. Assim também, há no texto a presença abstrata de um corpo sensibilizado pelas mudanças do meio, o qual, a partir de Christine Greiner e Paul Zumthor, contribui para a criação de uma unidade sensível entre artista e público. Com o intuito de compreender melhor as inserções performativas do artista que, na relação entre seu próprio cotidiano e discursos partilhados promove narrativa, analiso as performances “Quem tem Q.I. vai”, “Santíssima Trindade” e “Billy de Liar”, presente nas matérias de jornal enquanto notícias. Percebo a insistência do artista em ficcionar suas próprias sensações, buscando equilíbrio num momento de mudança, como é o final da década de 1980, período em que começa a se firmar a democracia no Brasil, após anos de ditadura militar. Entre as conclusões, observo narrativa na qual o artista compartilha com o público processos de si, quando insere a si mesmo em uma dimensão fluida, de crítica à instituição de arte e também o desejo utópico de transpor qualquer barreira.