Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Item A ALTERIDADE NA CRIAÇÃO CÊNICA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES NOS PROCESSOS COLABORATIVOS(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-29) ROSA, Elisângela dos Santos; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/5910002013335448; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; MIRANDA, MARIA BRÍGIDA DE; http://lattes.cnpq.br/6580699080518678; BARONE, LUCIANA PAULA CASTILHO; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528Esta pesquisa tem como objetivo levantar reflexões acerca de como se dão as relações de criação em processos coletivos transversais. Como trabalhar e criar de maneira colaborativa respeitando alteridades? Como deixar a obra emergir das relações geradas no aqui agora a partir de uma percepção e construção coletiva que integra e potencializa todas as perspectivas envolvidas? Essa escrita busca percorrer as transformações ocorridas nos meus processos criativos nos últimos 30 anos, entender como processos predominantemente mais hierárquicos foram abrindo espaço para processos mais abertos e transversais. Partindo da minha prática como professora-diretora-atriz e relatando na pesquisa de campo a construção de um evento teatral realizado virtualmente, a peça “Resolução nº11: cantar e dançar durante a pandemia”, pretendo construir uma análise reflexiva de como as mudanças relacionais de um coletivo podem alterar os procedimentos e modos de produção na escrita cênica. Me apoio no pensamento do filósofo francês Michel Foucault e do filósofo e etnólogo também francês Pierre Clastres para refletir sobre o poder e as relações hierárquicas; Ancoram também a pesquisa a obra do coreógrafo português João Fiadeiro, que trabalha com a Composição em Tempo Real e da performer e antropóloga Fernanda Eugénio com o Modo Operativo AND. Também embasam a pesquisa teórica os trabalhos realizados pelo antropólogo britânico Tim Ingold, pelo filósofo e tecnólogo francês Gilbert Simondon e pela pesquisadora brasileira Christine Greiner.Item A AUTONOMIA DA MULHER QUE DANÇA EM PARES: UMA RELEITURA PARA A ATUAÇÃO NAS RELAÇÕES SOCIAIS E DE ENSINO(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-28) KEIBER, Tatiana Maria Asinelli da Luz; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/8578933815377529; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; SILVEIRA, PAOLA VASCONCELOS; http://lattes.cnpq.br/3028919467204319; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370Esta pesquisa discute o papel da mulher no ensino e em práticas das danças em pares, com ênfase no desenvolvimento da autonomia nas relações de domínio e de tomada de decisão entre homens e mulheres que praticam danças de salão, quer sejam alunos e alunas e/ou professores e professoras. Tem-se como questão de pesquisa: Como o ensino das danças de salão desenvolvido em escolas de dança de Curitiba favorece a autonomia de mulheres praticantes das danças em pares? Parte-se da premissa de que é necessário desenvolver autonomia para as mulheres nas relações de ensino-aprendizagem destas danças, em virtude de que os métodos de ensino ainda são, em grande parte, pautados em modelos tradicionais que reforçam o machismo estrutural e a binariedade na interação entre pares. Com o objetivo geral de conhecer os fatores que favorecem e os que dificultam a autonomia das mulheres nos ambientes de ensino e de prática das danças em pares. As participantes da pesquisa são noventa e cinco mulheres que frequentam aulas de dança de salão em escolas de dança de Curitiba. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado respondido de forma remota, visando a coleta de dados de pesquisa de caráter exploratório. A metodologia contempla ainda, relatos da autora desta dissertação e a revisão bibliográfica para trazer uma releitura do papel da mulher nas danças em pares, uma vez que as mulheres de hoje não são como as mulheres de cinquenta ou cem anos atrás. Para embasar a pesquisa e discutir os dados autores como Daniela Auad, Simone de Beauvoir, Guacira Lopes Louro, Alexandra Carter, Michel Foucault, Pierre Bourdieu, Paulo Freire, Jorge Albuquerque Vieira, dentre outros, se fazem presentes em diálogos possíveis e complementares. Como resultados e conclusões afirma-se a importância de se atualizar os modos como se dão as relações de poder e domínio, em relação às aulas de danças de salão e aos códigos de comportamento da sociedade, para fazer ajustes necessários e contribuir para que, ao longo do tempo, se equilibrem as relações de poder no ambiente de ensino das danças em pares e, consequentemente, em outros espaços de atuação das mulheres.Item A Cor do Erro: Reconhecimento de padrões cromáticos na Glitch Art.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/14) FRANCISCO DA SILVA, RAPHAEL; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/7303505397950165; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; NORONHA, FABIO JABUR; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526O caráter randômico e ruidoso das obras da glitch art transmite a impressão de desordem ou impossibilidade de estabelecer um padrão formal de apresentação disponível para todas as obras deste gênero. Autores como Iman Moradi, Rebecca Jackson, Rosa Menkman, entre outros, encarregaram-se de listar os atributos mais comuns dessas imagens e suas relações com obras de arte do passado. Entretanto, a partir dessas investigações e metodologias notou-se uma lacuna a ser preenchida nessas abordagens uma vez que elas foram insuficientemente descritivas acerca das características e (possíveis) padrões cromáticos dessas obras. Esta pesquisa intenta, sob a luz desses autores e artistas, observar, analisar e listar, padrões cromáticos nas obras de arte digital inseridas no gênero glitch art a partir da apreciação de composições existentes e documentadas, contribuindo para a melhor compreensão e desenvolvimento do gênero. Mediante análise e apreciação pormenorizadas dessas composições visuais em conjunto com a descrição e relato dos artistas através de suas perspectivas colhidas através de um formulário bilíngue (apêndices A e B) aliadas ao uso de algoritmos de reconhecimento de padrões em imagem, pretendese estabelecer uma paleta de cores a fim de utilizá-la em composições pictóricas autorais (apêndice C). Ainda que o foco da pesquisa seja o aspecto cromático, a distribuição visual na superfície bidimensional pictórica também pretendeu incorporar outros atributos visuais relevantes deste gênero de arte já documentados a fim de estabelecer relações entre composições digitais e analógicas.Item A DOBRA DO PAPEL DA DANÇA NA INFÂNCIA: MANUALIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA VOLITIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/28) ALVES, Juliana Zelenski; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/1181721934691287; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; VASCONCELLOS, SÔNIA TRAMUJAS; http://lattes.cnpq.br/7124035497111005O presente estudo tem como proposta problematizar a dança na infância com foco nas relações entre o fazer manual e estratégias pedagógicas que colaborem para nutrir a volição da criança nos processos de ensino, aprendizagem e criação em dança a partir de uma metodologia de investigação viva em artes: a A/r/tografia na perspectiva de Rita Irwin. Contextualizo desdobramentos corporais impressos em trabalhos artísticos ao longo da minha atuação como artista-docente-pesquisadora em dança em interlocução com as artes manuais; articulo essas experiências com abordagens sistêmicas de conhecimento na perspectiva de Ludwig von Bertalanffy e Jorge Albuquerque Vieira, evidenciando particularmente o conhecimento tácito e suas relações com a volição em diálogo com Suely Rolnik. Discuto o desenvolvimento infantil sob uma perspectiva bioecológica na proposta de Urie Bronfenbrenner, apontando relações entre a infância e estratégias de ensino da dança a partir de um fazer artesanal e manufaturado. Estas relações são então contextualizadas com o desenvolvimento da noção de artista-docente-artesão(ã), a partir de abordagens de Richard Sennett e Isabel Marques. As questões de estudo são tecidas e discutidas a partir desses fios condutores e a dissertação é bordada na relação teórica com a experiência de uma diversidade de mulheres artistas-artesãs que, em suas experiências práticas e epistêmicas, colaboram para a construção de um pensar-fazer artesanal por uma dança volitiva na infância.Item A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS NA MEDIAÇÃO DE ESPECTADORES: O DITO E O QUE RESTA A DIZER(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) LUZ, Juliana. Correia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0643851715292605; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; NININ, ROBERTA; http://lattes.cnpq.br/1920667853739253; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154O presente trabalho investigou potencialidades de fotografias de espetáculos teatrais como recurso pedagógico de mediação de espectadores de teatro, propondo a inserção de fotógrafo de espetáculos no setor das ações educativas e suas contribuições às atividades de mediação. Para tanto, adota-se como base teórica as contribuições de autores como Flávio Desgranges, Maria Lúcia Pupo, Roberta Ninin, Robson Rosseto, no que tange aos estudos que envolvem o espectador e a mediação teatral. Especialmente Susan Sontag, colabora na reflexão acerca das práticas fotográficas. Emidio Luisi, Filomena Chiaradia e entrevistas realizadas com fotógrafos da cena teatral curitibana, contribuem sobre as particularidades da fotografia de espetáculos. Com vistas à relativização das fronteiras entre obra e espectador, o fotógrafo de teatro e o espectador são analisados como partícipes da obra teatral no que se refere aos processos de mediação. A pesquisa de campo é baseada na metodologia de um estudo exploratório que tem como subsídio a fotografia de cena como disparador no desenvolvimento de procedimentos metodológicos de mediação teatral. As propostas de mediação foram desenvolvidas com os espectadores do espetáculo A casa que nunca habitei, realizado em Curitiba, em 2022. Como resultado desta investigação, uma proposta artístico/pedagógica de mediação teatral é apresentada com base nas fotografias, considerando como ocorrem os processos de fruição de espectadores, também partícipes da obra teatral, e o envolvimento do fotógrafo, localizando este profissional em uma perspectiva de espectador e mediador teatral.Item A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CINEMA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURINHOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/26) Silva, Julya Gonçalves da; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/7447756447254136; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SILVA, ANALÍGIA MIRANDA DA; http://lattes.cnpq.br/6440145397352380; MOMOLI, DANIEL BRUNO; http://lattes.cnpq.br/7701594143194418; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717A presente pesquisa tem como finalidade discutir sobre o uso do cinema no contexto escolar, enfatizando sua natureza como linguagem artística, frequentemente negligenciada. Dessa forma, este estudo tem como intuito analisar as possibilidades de apresentação de filmes no espaço educacional em diferentes áreas do conhecimento, pensando o cinema a partir dele mesmo e na sua interface com a escola. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos/SP, onde entrevistamos 12 educadores e educadoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral é investigar e analisar de que forma o cinema, está presente nas práticas pedagógicas de professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: de que maneira as práticas pedagógicas de educadores e educadoras de diferentes componentes dos anos finais do ensino fundamental têm envolvido o cinema, nas escolas da cidade de Ourinhos? O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Alain Bergala (2008), Adriana Fresquet (2013), Rosália Duarte (2002), Marcos Napolitano (2019), Paulo Freire (1996) e Rosa Maria Bueno Fischer (2008). Realizamos a análise dos dados por meio da abordagem de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O estudo se classifica como bibliográfico, de natureza teóricoprática, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa utilizou a leitura bibliográfica para construção do referencial teórico-analítico e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados.Item À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.Item A NARRATIVA PÚBLICA DO ARTISTA LUIZ RETTAMOZO: PERFORMATIVIDADE E DISPOSITIVO MIDIÁTICO (1987)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-05) VIANA, Daniele Cristina; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/0223582344740167; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245; MORAES, EVERTON DE OLIVEIRA; http://lattes.cnpq.br/7818932710501334A partir das matérias de jornal “Retta rides again” e “Um Retta é bom, imagina dois, tchê!”, escritos por Rosirene Gemael e Adélia Maria Lopes, respectivamente, em Curitiba, em julho de 1987, eu busco compreender a narrativa pública do artista Luiz Rettamozo, que é tema e fonte das jornalistas. Sustenta a abordagem o conceito de “sociedade da comunicação” da filósofa Anne Cauquelin, bem como sua ideia de “rede”, em que existem pontos de conexão e vias múltiplas de interação entre conteúdos, objetos e agentes, levando-se em conta que ganha sentido social o conteúdo que mais realiza interações de forma múltipla e acelerada. O artista se apropria do modo com que a sociedade constrói e dissemina significados nos meios de comunicação; com isso, promove uma constante interação e conexão entre elementos, incluindo aí sua própria figura. Transfiro problemáticas essenciais ao campo da Arte, como “artista”, “obra”, “forma”, “materialidade” e “autoria” ao texto jornalístico, a fim de compreender a sensibilidade e o método do artista, cujas referências remetem ao neoconcretismo e à dimensão “antiarte”, em si, utópica, à medida que deseja transcender a própria relação entre “arte e vida”, algo que encontra possibilidades nas reflexões do filósofo Celso Favaretto. Trabalho a questão ficcional presente tanto no empenho das jornalistas quanto do artista, concluindo que ambos contribuem para a formalização de algo propício às leituras de mundo, consciência que se desenvolve numa “segunda realidade”, instância imaterial, conforme Cauquelin. Leituras que, por sua vez, inserem-se na realidade material. Para tanto, contribuem as críticas quanto à noção de ficção de Juan Saer e de Rosane Kaminski, também, a questão da “autoficção”, como é interpretada por Nelson Guerreiro. Ficções que conseguem desdobrar sentidos múltiplos, os quais ajudam a mensurar e se posicionar no real. Entre textualidade e sociabilidade do artista no espaço da capital, apoiada nos estudos dos filósofos John Langshaw Austin e Anderson Bogéa, proponho a observação do escrito como performativo que envolve o discurso, pois coloca em jogo uma prática por meio da linguagem. Assim também, há no texto a presença abstrata de um corpo sensibilizado pelas mudanças do meio, o qual, a partir de Christine Greiner e Paul Zumthor, contribui para a criação de uma unidade sensível entre artista e público. Com o intuito de compreender melhor as inserções performativas do artista que, na relação entre seu próprio cotidiano e discursos partilhados promove narrativa, analiso as performances “Quem tem Q.I. vai”, “Santíssima Trindade” e “Billy de Liar”, presente nas matérias de jornal enquanto notícias. Percebo a insistência do artista em ficcionar suas próprias sensações, buscando equilíbrio num momento de mudança, como é o final da década de 1980, período em que começa a se firmar a democracia no Brasil, após anos de ditadura militar. Entre as conclusões, observo narrativa na qual o artista compartilha com o público processos de si, quando insere a si mesmo em uma dimensão fluida, de crítica à instituição de arte e também o desejo utópico de transpor qualquer barreira.Item A PERCEPÇÃO DIGITAL NA POÉTICA DE SERGIUS ERDELYI: SINESTESIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/28) Wozniack, Bruno Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1940146888777859; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; BASBAUM, Sergio; http://lattes.cnpq.br/0777127477216804; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526WOZNIACK, Bruno H. A Percepção Digital na poética de Sergius Erdelyi: sinestesia em processo de criação. Dissertação - UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2023. A seguinte dissertação propõe analisar o processo criativo do artista Sergius Erdelyi (1919-2015), criando um método de análise que busca as similaridades entre suas obras que apresentam cunho sensorial sinestésico com as características do conceito de Percepção Digital de Basbaum (2005), intrinsecamente relacionado a arte, a sinestesia, a tecnologia digital emergente na cultura contemporânea e a percepção, para assim responder a seguinte pergunta: Como o conceito de Percepção Digital de Basbaum pode contribuir para uma investigação do processo criativo sinestésico e dos diversos experimentos interativos e multissensoriais que estão presentes na obra de Sergius Erdelyi? A pesquisa tem caráter exploratório e faz uma análise qualitativa com método bibliográfico e estudo de caso, que investiga e expõem o trabalho do artista como representação desta forma perceptiva apresentada pelo conceito, buscando ampliar a capacidade reflexiva sobre as produções artísticas, as perspectivas do estudo científico a respeito do tema, assim como o reconhecimento do artista.Item A POTÊNCIA DO SUSSURRO EM TEMPOS DE SILENCIAMENTO: MICROPOLÍTICA DISRUPTIVA NO RANGER DE UMA PEDRA MOVEDIÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2021-06-28) DONNIANNI, Maeza de Vasconcelos; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/2925181984043642; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; BASTOS, HELENA; http://lattes.cnpq.br/3013161373261896; DUENHA, MILENE LOPES; http://lattes.cnpq.br/5227467362015897A presente pesquisa é uma proposta de reflexão (e ação) sobre as potencialidades da prática artística no imbricamento arte-sociedade por meio da reconstrução de afetos que, ainda que sutilmente, possam vir a contribuir com possíveis dirupções no âmbito político-sociail. O corpus dessa pesquisa de caráter exploratório se move, portanto, no sentido de entrelaçar pedra, dança, cidade, artivismo e micropolítica, construindo pontes de interlocução com as discussões propostas por: Agamben (2007, 2009)), Clark(1976-1988), Esposito(2007), Evelin (2011, 2012, 2014), Lepecki (2010,2012,2013), Mesquita (2002,2008), Pelbart (2007,2008,2009,2013), Rancière (2005), Rolnik (2006,2018), Virno (2013), entre outras. A ideia é pensar a criação coletiva como potente ação dissidente no campo micropolítico, como um contradispositivo capaz de causar ruídos nas relações de poder constituintes da sociedade urbana contemporânea.Item A RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COMO REDE COMPLEXA DE CRIAÇÃO: O CASO FAXINAL DAS ARTES (2002)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-20) VOESE, Jhon Erik; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/2862977098319115; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; REIS, PAULO R. O.; http://lattes.cnpq.br/7123959718032577; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item Arte Contemporânea. Estigma. Perseguição Política. DNA de DAN. Maikon K.(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/25) MOSCO, Wanderson Barbieri; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/7372431828732263; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; GRUNER, Clóvis; http://lattes.cnpq.br/4400370278287507; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748A presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a criação, o percurso e as polêmicas que envolveram a obra DNA de DAN; produzido pelo artista curitibano Maikon K em 2012 o trabalho passou por perseguição política após apresentações em julho e outubro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi realizada uma busca por fontes primárias, majoritariamente encontradas em repositórios na internet. Já com o intuito de embasar questões técnicas a respeito de temas relativos ao processo criativo como o uso do corpo e o fato de o performer estar nu em sua apresentação, foi feito um levantamento de literatura especializada. Para isso foram abordadas questões como o uso do corpo na arte de performance, a objeção de moralistas em tornar relevante trabalhos artísticos que possuam nu masculino, além de relacionar peculiaridades da arte contemporânea. Assim, analisa-se, a partir da realização de um trabalho nu e de como esse trabalho foi recebido, a forma como os trabalhos que abordem, direta ou indiretamente, temas de gênero e sexualidade afetam a recepção da arte no público conservador. Incluindo a tentativa de associar esses produtores com crimes como pedofilia e intolerância religiosa, entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontam para o uso do discurso conservador como arma política e de freio contra avanços sociais conquistados por grupos minoritários nas últimas décadas. Essas campanhas difamatórias contribuíram para ampliar a estigmatização da arte produzida por pessoas LGBTQIA+ que, para manteremse em atividade, precisaram se adaptar e resistir a essas reações de forma poética e combativa.Item ASSOCIAÇÕES E A COMUNICAÇÃO DA ARTE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A MEDIAÇÃO CULTURAL DA EXPOSIÇÃO “ENTREMUNDOS” PELA PERSPECTIVA DA TEORIA ATOR-REDE (ANT)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) CARLIN, Andrew Martins; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/7797146496029489; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; VAZ, Adriana; http://lattes.cnpq.br/2037918966512896Esta dissertação investiga a mediação cultural da exposição de arte “Entremundos” a partir da Teoria Ator-Rede (ANT), com base em autores como Bruno Latour (1994; 2000; 2001; 2012) e John Law (1992). A ANT é uma corrente de pesquisa em teoria social, cuja perspectiva teórica-metodológica pressupõe igualdade entre a agência de humanos e não humanos na formação de coletivos. Destacam-se entre os objetivos deste estudo: debater os conceitos de mediação e mediação cultural; apresentar a Teoria Ator-Rede enquanto ferramenta teórico-metodológica para estudos em mediação cultural e, por fim, aplicar suas orientações metodológicas em um estudo de caso. De acordo com o recorte escolhido, observou-se que o conceito de mediação cumpre o papel de destacar o efeito de articulação dos diversos elementos que formam os eventos comunicacionais (DAVALLON, 2007; DAVALLON; 2010; JEANNERET, 2009). Assim, a mediação cultural, de acordo com este recorte, designa um conjunto de ações comunicacionais que objetivam, por meio da ação de humanos, dispositivos e objetos, interferir no processo interpretativo dos destinatários de eventos culturais (DARRAS, 2009). Tendo em vista às orientações da ANT, neste trabalho optou-se por um estudo de caso cuja pesquisa de campo foi realizada na exposição “Entremundos”, apresentada no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), que integrou a programação da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea (2019). Por conseguinte, o aporte da Teoria Ator-Rede, somado aos modos de apropriação do conceito de mediação cultural, permitiu a configuração do circuito expositivo investigado como um ordenamento social habitado por muitos actantes não humanos, potencialmente ignorados por outras abordagens metodológicas. Contudo, observa-se que um estudo pela perspectiva teórica e metodológica da ANT implica em uma série de dificuldades, entre as quais colocar em prática uma empiria radical dedicada a seguir de muito perto os atores. Em relação à mediação cultural da exposição investigada, evidencia-se que muitos dos actantes se comportaram como intermediários dos discursos curatoriais ou das disposições arquitetônicas pré-estabelecidas, tanto pela própria Instituição Cultural quanto pela expografia e a organização dos seus ambientes.Item AUDIOVISUALIDADES E CORPOS DIALÓGICOS: PRODUÇÃO DE CINEMA NO ESPAÇO ESCOLAR(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-16) SANTOS JUNIOR, Odair Rodrigues dos; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/9906121888840774; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia voltada às(aos) professoras(es) e estudantes de cinema, para produção de audiovisual a partir do acesso ao discurso cinematográfico e da experiência estética no set de filmagem, considerando os espaços e tempos pedagógicos, a diversidade de corpos e suas manifestações de saberes adquiridos no contexto da escola pública. Para realizar esta investigação, será proposta a análise de material documental constituído por registros de processos de criação cinematográfica, documentos pedagógicos e produtos audiovisuais de estudantes dos ensinos fundamental e médio, resultantes de meu trabalho com cinema e educação, no período de 2015 a 2019, sob uma perspectiva da arte como catalisadora de conhecimentos e da relação entre corpos dialógicos. No presente trabalho, pretendo, ainda, apresentar a Lei 13006/14 que institui a exibição mínima de duas horas mensais de filme nacional na escola, como reflexão e incentivo à produção de audiovisual no ambiente do ensino básico. Para além da exibição de filmes, a partir da percepção do corpo como sujeito cognoscente, objetivo problematizar uma pedagogia que envolva a educação do olhar, do ouvir, da espacialidade e a organização do tempo cinematográfico; também o estudo das reações dos estudantes e docentes em diferentes funções do fazer fílmico como mobilizadores da criação artística e científica.Item AUSTIN OSMAN SPARE: Arte, Magia e Estados Não Ordinários de Consciência(Universidade Estadual do Paraná, 2021-04-28) FIER, Lucas; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/4452155544946097; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; FRANCO, Edgar Silveira; http://lattes.cnpq.br/8415486629956081; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807Austin Osman Spare foi um artista inglês cujo trabalho está associado ao Simbolismo e ao Decadentismo, tendo sido apontado por vezes como precursor de alguns movimentos modernos, sobretudo do Surrealismo pela utilização da técnica do Desenho Automático. Apesar de ter tido algum reconhecimento em vida, sua obra caiu na obscuridade após a sua morte, e sua memória se manteve preservada principalmente por ocultistas, já que ele deu significativas contribuições à literatura deste meio, oferecendo métodos e uma visão teórica baseada na noção de Inconsciente e na experiência individual do praticante, influenciando de forma decisiva as próximas gerações de ocultistas. Através de uma pesquisa qualitativa de revisão de documentos, com base teóricointerpretativa, a presente dissertação pretende situar a obra de Spare em seu contexto, identificar influências e demonstrar que ela só pode ser devidamente compreendida se interpretada a partir do seu pensamento mágico, e que ele pode ser classificado como um artista visionário. A Arte Visionária é a arte produzida sob a influência ou a inspiração de estados não ordinários de consciência (ENOC), que podem ser obtidos a partir de diversos métodos, como técnicas respiratórias ou substâncias psicoativas, e proporcionam experiências que são interpretadas por um viés místico ou religioso em diversos sistemas de crença, e acredita-se que tenham sido a base de diferentes cosmologias. Embora muito antiga, a Arte Visionária ganhou o seu primeiro manifesto em 2001, de autoria do artista Laurence Caruana, que registrou a importância dos ENOC e suas interpretações místicoreligiosas para este fenômeno artístico. A dissertação também procura demonstrar a relação entre o horizonte conceitual da Arte Visionária e da magia, esta última como manifestação cultural de grande relevância, tendo se desenvolvido através de certos saberes tradicionais e se conectado aos dias de hoje ao que chamamos de ocultismo.Item BREAKING E ARTIFICAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/31) SOUZA, Raphael Fernandes de; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/1669576013141497; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; SILVA, ANA CRISTINA RIBEIRO; http://lattes.cnpq.br/6063987339232481; FREITAS, Vanilto Alves de; http://lattes.cnpq.br/0481385796591965O Breaking é um estilo de dança da cultura Hip Hop, presente no contexto periférico Brasileiro, visto como atividade artística, desportiva ou ainda de entretenimento, contudo está presente também em festivais e mostras de danças competitivas por todo país, sendo aceita neste formato pela classes com maiores poderes aquisitivos, visto em publicidade de marcas de roupas internacionais, relógios, câmeras fotográficas, bebidas e grandes indústrias alimentícias. É uma dança, além de um atividade de expressão da cultura corporal, que dialoga com ambientes formais e informais de ensino. A dança Breaking no século XXI, toma destaque na mídia, é apropriada pela publicidade e meios de comunicação em massa, principalmente pelo fenômeno das redes sociais, favorecendo uma ampla visibilidade desse estilo de dança. Por conta desses indicativos, esta pesquisa se atenta especialmente, a observar as alterações em processos pedagógicos do Breaking neste novo cenário. Levando em consideração a hipótese de que, assim como a sociedade altera seus costumes com o passar das gerações, conforme discutidos por Heinich e Shapiro (2013) sobre processo de artificação e institucionalização estética, ou em decorrência do fenômeno natural da transformação social, percebida pelo sociólogo francês Bourdieu (1989), o sociólogo Jamaicano Hall (2011), discutida também pelo sociólogo e filósofo polonês Bauman (2011), percebemos que a cultura Hip Hop, bem como a filosofia da dança Breaking ao conquistar espaços pedagógicos, caminha em processo de institucionalização estética, que a levará também a uma possível regularização profissional. Levando em consideração que a dança, bem como seus métodos de ensino, também estão em processo de reconfiguração, nesta dissertação a metodologia utilizou além de revisão bibliográfica, se estruturou por um questionário como instrumento de pesquisa, direcionado a 20 professores/instrutores de Breaking, atuantes na cena Hip Hop nacional, a fim de compreender como percebem as alterações nos seus modos de ensinar, comparativamente ao modo como aprenderam em décadas anteriores. Ao compararmos os dados e informações oferecidas aos participantes em articulação com a revisão bibliográfica, é possível encontrar diferenças e semelhanças entre o aprendizado clássico de meados de 1980, e modos utilizados por quem ensina nos anos 2020. O questionário semiestruturado contém perguntas fechadas e abertas e de natureza investigativa relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem do Breaking. A leitura e interpretação dos dados se pautou em análise quantitativa e, posteriormente, qualitativa. Para substanciar o debate, concluímos a pesquisa, observando os sinais de alterações que esta dança sofreu, bem como, aspectos dos métodos de ensino atuais, justamente como previsto pela proposta de Shapiro (2004) e Heinich e Shapiro (2013) sobre artificação e institucionalização estética da dança, principalmente com o anúncio de entrada do Breaking nas Olimpíadas de Paris em 2024. Deste modo, a cultura Hip Hop por intermédio da dança Breaking, também demonstrou serItem Carto(Coreo)Grafias: Corpoterritório como Potência de Criação em Dança em Abya Yala(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/26) Omoto, Adriana Sayuri; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; http://lattes.cnpq.br/5975122749992443; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844; Renata Santos Roel; http://lattes.cnpq.br/7281815410210961; Barbara Leite Matias; http://lattes.cnpq.br/2749154842005009A partir da análise e desdobramentos da noção de Corpoterritório em contextos de criação artística, a pesquisa pretende proporcionar um olhar aprofundado e descolonizador com respeito às abordagens de alguns processos contemporâneos de criação em dança e performance na América Latina, refletindo sobre as implicações das territorialidades nos nossos corpos. Partindo desta análise, a proposta é identificar as misturas que nos compõem enquanto corpos latinos, como entendemos nossos universos subjetivos para o fazer artístico no contexto latino-americano e porque compreender o conceito de emancipação poderia ser uma forma de cruzar as linhas abissais que nos distanciam de referenciais da nossa própria história. A proposta da dissertação está vinculada também a um mapeamento carto(coreo)gráfico que ilustra, através das grafias de movimento (coreografia/composição) e grafias de territórios (cartografia), estratégias de diluição das fronteiras que nos separam enquanto criadoras(es) do e no Sul global.Item CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.Item COISAS-RITUAIS: ESPAÇO, TEMPO E PRESENÇA EM PERFORMANCE ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/25) AMATO, Eduardo. Cardoso; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4082979510642647; SILVA, Amabilis de Jesus; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; PELED, Yiftah; http://lattes.cnpq.br/6130136128034985; NORONHA, Fabio Jabur; http://lattes.cnpq.br/8001117846968595Este memorial dissertativo lida com relatos de experiências vividas em workshops, oficinas, encontros de artistas, rodas de conversas e cursos de curta duração, objetivando sublinhar a possibilidade de uma formação que se dá a partir do contato com as estratégias de criação, metodologias e procedimentos de diferentes artistas da performance arte. Nesse sentido, os aportes de reflexões são constituídos por manifestos, feedbacks, pequenos escritos compartilhados, textos e artigos publicados pelos/as artistas, e os estudos de pesquisadores/as e críticos/as sobre suas obras. Embora as descrições visem a totalidade dos acontecimentos, há um recorte que intenta o aprofundamento em três eixos: o espaço, o tempo e a presença. Tais eixos também se interligam com a última parte da pesquisa, aquela que trata das lembranças de rituais judaicos vividos no meu cotidiano, considerando-as, de igual modo, constituintes da minha formação.