Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Item “A Boa Nova também é para mim”: novos sentidos sobre as homossexualidades no Projeto Aprisco(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-06) SOUZA, Alessandra dos Reis de; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/7319972789312060; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; FERNANDES, Silvia Regina Alves; BARRETO, Danielle JardimO objetivo da pesquisa é analisar as compreensões de jovens que mantêm relacionamentos homossexuais e que participam da comunidade católica Fraternidade O Caminho no município de Campo Mourão, PR, buscando observar de que forma tais sujeitos ressignificam a relação com a religião a partir da vinculação ao Projeto Aprisco, iniciativa que visa dialogar e acolher jovens com relacionamentos homossexuais, de distintas identidades sexuais. Essa iniciativa tem como intuito evitar que esses jovens se afastem de Deus, vivam na “promiscuidade” e atentem contra a própria vida devido ao sofrimento gerado por questões advindas da orientação sexual. Diante da relevância que a religião assume na constituição das identidades juvenis, buscamos compreender de que forma esses jovens vêm dialogando com a Fraternidade O Caminho, enquanto instituição religiosa católica. Por meio de uma perspectiva interdisciplinar, de abordagem qualitativa, a pesquisa parte de material empírico produzido através de entrevistas semiestruturadas com o fundador da Fraternidade O Caminho e com os/as jovens homossexuais integrantes do Projeto. Para a análise dos dados, estruturamos três eixos, nos quais buscamos primeiramente relacionar as noções de gênero, sexualidades e identidades com a trajetória e compreensões dos/as 8 jovens entrevistados/as, discutindo ainda o processo de formação da identidade sexual. Já no segundo e terceiro eixos, abordamos as implicações da orientação sexual nos âmbitos familiar e religioso, respectivamente. Os resultados evidenciaram o enraizamento de uma concepção heteronormativa da família que é compartilhada pela Igreja, sociedade e, consequentemente, pelos próprios indivíduos, de modo a afetar sobremaneira sua qualidade de vida. Nesse contexto, passam a integrar o Projeto Aprisco, e após serem acolhidos/as constituem nessa iniciativa uma rede de apoio capaz de fornecer subsídios para a ressignificação da relação com a família, a Igreja, Deus e as sexualidades. Todavia, esse acolhimento acontece por meio de uma regulação das sexualidades, de modo que tal dimensão, assim como a religião têm atuado como modeladoras da subjetividade dos membros do Projeto Aprisco.Item A constituição axiológica de anúncios de propaganda governamental de combate à violência contra a mulher no cronotopo pandêmico(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-30) BRUSIANI, Larissa Aline José; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/1133215787071721; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ANGELO, Cristiane Malinowski Pianaro; COQUEIRO, Wilma dos SantosA problemática da violência doméstica contra a mulher é veemente e grave na sociedade brasileira, o que demanda uma compreensão sócio-histórica, cultural e ideológica de sua perduração e intensificação, mesmo diante da implementação de políticas públicas e das lutas travadas em torno da reconfiguração de papeis sociais de gênero em todos os âmbitos da organização social no curso da história. Assim, o objetivo desta dissertação é analisar a constituição axiológica e ideológica de dois anúncios de propaganda governamental de combate à violência doméstica contra a mulher, pelo incentivo a denúncias pelo ligue 180, no contexto da pandemia da covid-19. Ambos são de autoria institucional encomendada pelo governo Federal, representado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos direitos Humanos, em parceria com outras instituições. Um dos enunciados foi produzido no ano de 2020, e o outro no ano de 2021, como resposta governamental aos reclames de organizações sociais nacionais e internacionais à problemática do aumento da violência doméstica contra a mulher no cronotopo da pandemia da covid-19. Trata-se de pesquisa interdisciplinar, qualitativa e interpretativa que se vale das contribuições dos estudos feministas, dos estudos de gênero, da história das mulheres, da publicidade e propaganda e do aparato teórico-metodológico analítico do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Nesse ínterim, e a partir dos pressupostos teórico-metodológicos elencados, problematizamos o conteúdo ideológico e a efetividade dos enunciados eleitos para análise, a considerar tanto a sua dimensão extralinguística de produção e recepção social quanto a sua dimensão linguístico-semiótica. Os resultados indicam que os anúncios de combate à violência contra a mulher e incentivo ao Ligue 180 são restritivos em sua composição axiológica e ideológica, configuram e reforçam imagens estereotipadas de mulheres agredidas e de homens agressores em relações sociais assimétricas. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2020 são discursivizadas imagens de uma mulher branca, resignada, submissa, de classe média alta, amedrontada, coagida dentro do lar, impotente à denúncia no isolamento social e que oculta as agressões sofridas. Já sobre o agressor, discursiviza-se a imagem do homem detentor de poder dentro do lar, agressivo, vigilante, coercitivo. No anúncio de propaganda governamental do ano de 2021, são discursivizadas duas imagens de mulher, uma branca e outra negra. As axiologias mobilizadas na representação de ambas são diferentes. Na configuração da mulher branca investe-se em axiologias que constituem sua resignação, santidade, sofrimento, submissão, vergonha, dor, enquanto para a representar a mulher negra são mobilizadas axiologias que naturalizam sua condição de agredida. Por outro lado, são discursivizadas imagens de homens agressores que oscilam em suas práticas de agredir e demonstrar amor, em círculo pernicioso de violência doméstica física e psicológica que necessita ser rompido.Item A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos SantosAs relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.Item A dimensão religiosa nas compreensões e vivências de jovens universitários da Unespar(Universidade Estadual do Paraná, 2020-02-10) TEIXEIRA, Thauana Aparecida; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/6599920447316421; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; PRATES, Daniela Medeiros de Azevedo; SILVA, Renata daNesta pesquisa, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, procuramos analisar quais os sentidos que a dimensão religiosa adquire nas vivências e compreensões dos jovens universitários da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Para tanto, levamos em consideração o modo como os jovens universitários compreendem a dimensão religiosa e de que forma esta se faz presente nas suas vivências em diferentes esferas de sua vida, como a universidade, a família e amigos. Partimos de entrevistas semiestruturadas realizadas no ano de 2017, junto a trinta jovens acadêmicos de quatro cursos de Licenciatura da Unespar: Filosofia, Geografia História e Pedagogia, distribuídos em cinco campi da universidade: Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. A análise iniciou-se com a realização de fichamentos das entrevistas transcritas, a fim de entrar em contato com os dados coletados e de observar elementos que evidenciassem a relação do jovem com a dimensão religiosa, o que culminou na construção de três eixos temáticos, conforme segue: trajetória e vinculações do jovem à religião; compreensões do jovem sobre a religião; perspectivas juvenis sobre a relação entre religião e política. Os resultados apontam que a religião é um elemento significativo para a composição da identidade dos jovens e que estes a vivenciam a partir da tradição engendrada no contexto familiar, da possibilidade de experimentação e posterior identificação e vinculação a uma determinada instituição religiosa, ou ainda pela vivência desinstitucionalizada da crença. Concluímos que as influências religiosas contribuem para que o jovem se posicione frente aos assuntos sociais e políticos, concordando e às vezes posicionando-se de forma crítica frente as posições da religião.Item A dislexia e formação docente: identificação e acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/26) PRZYBYSZ, Débora Cristina; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/3187112227430122; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; STENTZLER, Márcia Marlene; MORI, Nerli Nonato RibeiroA dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado, sobretudo, pela dificuldade no desempenho de leitura e escrita. Essa é uma temática de estudo de interesse de diversas áreas além da fonoaudiologia, visto que a dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem frequente no ambiente escolar. Tomando por base que, em linhas gerais, o professor é o primeiro profissional a ter contato com a dislexia na escola, é de interesse profissional investigar o conhecimento docente sobre tal questão. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de docentes e de acadêmicos sobre dislexia, identificação e encaminhamento de alunos disléxicos. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem mista entre quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado com estudantes de licenciatura em seu último ano de formação nos cursos de Geografia, História, Letras e Matemática, recorte com base nos cursos ofertados pela Unespar – Campus de Campo Mourão, e docentes da rede pública de educação de Campo Mourão nas mesmas áreas de formação, estudo esse auxiliado pela aplicação de questionário por meio da interface Survey Monkey. Para a análise dos dados, usamos as ferramentas do Survey, bem como tabelas dinâmicas do Excel, visando o cruzamento das variáveis obtidas nas respostas quantitativas e qualitativas coletadas. Os dados coletados revelaram que há uma lacuna no conhecimento dos acadêmicos e dos docentes sobre a dislexia, sobre fatores identificadores e sobre os encaminhamentos necessários em casos dessa dificuldade de aprendizagem que se revela com bastante frequência no dia a dia da escola, porém ambos os grupos investigados concordaram em que há necessidade de melhorias no conhecimento sobre dislexia. Para que haja uma mudança nesse conhecimento, é importante que a formação docente seja repensada, visando reestruturações nos currículos para contemplar satisfatoriamente a questão das dificuldades de aprendizagem, bem como para que haja políticas públicas incentivando a realização de cursos de formação continuada de tal temática para os docentes já em atuação.Item “A família em primeiro lugar”: campanha de candidatos evangélicos à Assembleia Legislativa paranaense em 2018(Universidade Estadual do Paraná, 2020-03-13) SILVA, Lucas Alves da; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/2117390343566169; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; MARIANO, Ricardo; LOHN, Reinaldo LindolfoA pesquisa tem o objetivo de investigar como os candidatos evangélicos para a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em 2018 abordaram pautas relacionadas à defesa da família cristã e como, em torno desta temática, orbitaram outras discussões de ordem moral. Temos como hipótese a ideia de que as pautas morais levantadas pelos pleiteantes, em sua diversidade, tiveram como pano de fundo, explícito ou implícito, o ideal de manutenção da estrutura familiar patriarcal. Para tanto, identificamos os candidatos evangélicos que mobilizaram elementos religiosos, direta ou indiretamente, dos quais coletamos os materiais publicados nas páginas e perfis no Facebook durante o período de campanha eleitoral, tais como vídeos, fotos, textos, entre outros. Após a coleta, organização e tabulação dos dados, buscamos identificar e analisar o material daqueles que apresentaram como pauta a preservação da família patriarcal cristã, foco da nossa investigação. A partir da análise dos materiais, verificamos que o discurso em torno da defesa da família aparece articulado a outras pautas morais, como a de uma educação baseada em valores religiosos – com o apoio ao movimento Escola Sem Partido e contra a “ideologia de gênero” –, e a defesa e valorização da vida – contra o aborto e as drogas. A família patriarcal, composta por um homem uma mulher e seus filhos, se mostrou como núcleo perpetuador dos valores cristãos, tomada como modelo que justifica a não aceitação de outras formações familiares e que motiva a luta de evangélicos para barrar avanços a respeito de direitos de expressão da sexualidade, das liberdades individuais e da emancipação feminina.Item A formação de professores e a educação inclusiva: desafios e possibilidades na Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-26) FRITOLI, Silvana Telma de Lima; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6476272262118866; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FRANÇA, Fabiane Freire; FRANCISCO, Marcos ViniciusA história da inclusão no Brasil tem uma longa trajetória, desde os primeiros movimentos em busca de garantir o direito à educação de todas as pessoas até se concretizar em leis que amparam estudantes com alguma deficiência. Ainda que esteja garantido em lei, o ensino inclusivo continua sendo alvo de equívocos e gera várias indagações e dúvidas em professores(as), pais e alunos(as). Em vista disso, a pesquisa objetiva compreender a formação de professores nos cursos de licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná concernente à educação inclusiva. Para tanto, foi abordado os aspectos legais, históricos e práticos que permearam a formação docente no Brasil, como também a trajetória da inclusão e as percepções dos(as) docentes da Unespar que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial nos cursos de graduação em licenciatura da instituição. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico exploratória tendo por base entrevistas gravadas via plataforma google meet com nove professores(as) que ministram disciplinas de educação inclusiva ou educação especial na universidade. As entrevistas e os questionários foram transcritos e analisados. Os resultados apontam que na opinião dos professores das disciplinas com foco na educação especial e inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, a formação inicial nas graduações nessa perspectiva não é suficiente para que os(as) discentes atuem, após a sua formação, de maneira satisfatória na inclusão do(a) aluno(a) com deficiência, sendo necessário uma especialização. Como também indicam que a carga horária dessas disciplinas não é suficiente para a quantidade de conteúdos necessários para esta formação; apontam também que a postura do(a) docente influencia no processo de formação do discente; quanto ao processo de inclusão na Unespar, os resultados descrevem um cenário que necessita de readequações, principalmente no que se refere às políticas públicas para a formação e inclusão dentro das universidades e desenvolvimento de estratégias que permitam o ingresso de mais alunos(as) com deficiência nas graduações.Item A FUNÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO SOCIOEDUCATIVO: UM ESTUDO DE CASO DO CENSE DE CAMPO MOURÃO - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/01) MARCHESKI, Eliane; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5751455769231424; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; HASHIMOTO, Marcos Noboru; CHIES, Claudia; BOVO, Marcos ClairA presente pesquisa tem como objetivo avaliar se o espaço de internação (socioeducativo) e seus procedimentos (disciplinares/pedagógicos) influencia positivamente/negativamente no processo de socialização dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Nessa labuta propomos compreender e demonstrar a organização de um espaço complexo, que funciona na dicotomia vigilância/socioeducação: o Centro Socioeducativo de Campo Mourão-PR. A pesquisa procura abordar os contextos jurídicos, sociais e ideológicos que permeiam a trajetória dos internos. A metodologia para a realização da pesquisa consta na elaboração de entrevistas com profissionais da área, entrevistas grupais (grupos focais) e execução de oficinas (de redação e desenho) com os adolescentes envolvendo a temática do espaço e da socioeducação. A partir da observação participante, e da análise documental contextualizamos o espaço socioeducativo, suas rotinas, sua função social em consonância com as normas vigentes e as políticas públicas em execução.Item A geração invisível, órfãos da COVID-19: a visão dos profissionais no processo de acolhimento e inserção no novo contexto familiar.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) SÁ, Gabriel Francisco Cabrera de; BOVO, Marcos Clair; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0429281520449284; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; PRADO, Robervani Pierin do; GIMENES, Éder RodriguesA pandemia causada pela SARS-CoV-2 (COVID-19) está gerando inúmeros impactos mundiais que afetam muitas famílias, deixando milhares de mortos, inclusive crianças e adolescentes com perdas parentais em meio ao caos. No Brasil não há estatísticas oficiais capazes de identificarem esses indivíduos, de modo que tal situação contribui, sobremaneira, para a sua invisibilidade, marcando drasticamente e irreversivelmente uma geração. Diante disso, a pesquisa objetiva explicitar os resultados da análise sobre as políticas públicas de enfrentamento para promoção e acompanhamento das crianças e adolescentes com perdas parentais em decorrência da COVID-19, buscando compreender os desafios a serem superados. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa quanti-qualitativa de cunho exploratório por meio de pesquisa bibliográfica em artigos de periódicos, jornais e em projetos de lei propostos pelas esferas federal e estadual. Foram aplicados questionários para selecionar profissionais que estiveram envolvidos no “Programa Campo Mourão Acolhe” na cidade de Campo Mourão, Paraná, e após realização de entrevistas com questões semiestruturadas aos que tiveram contato no contexto familiar composto com crianças e adolescentes com perdas parentais em decorrência da COVID-19. Os projetos de leis pesquisados não se encontram em vigência, contradizendo os princípios basilares constituídos para qualquer criança e adolescente, sendo a da proteção integral e da prioridade absoluta, ademais, o “Programa Campo Mourão Acolhe” contribui de forma significativa ao município, não somente no encaminhamento de políticas públicas a este público, mas também na visibilidade e acolhimento dessas famílias, a visão desses profissionais proporcionou para análise do contexto familiar desses indivíduos, como a situação econômica, organização familiar, necessidades e dificuldades encontradas pelos responsáveis por essas crianças e adolescentes. Por fim, os resultados da pesquisa indicam que poucas políticas públicas novas foram implantadas voltadas a esses indivíduos, porém, houve um reaproveitamento de políticas já existentes.Item A influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2021/09/08) COUTO, Raphael Viana; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/9425945692642900; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; COSTA, Fábio Rodrigues da; STALLIVIERI, LucianeAs universidades de referência global segundo os principais rankings de avaliação e cujos processos de internacionalização são bem sucedidos, estão em países com alto índice de desenvolvimento humano. A maior interação internacional é apontada como um ponto forte das instituições que buscam mais visibilidade em suas pesquisas e ganho competitivo. A experiência de estudar no exterior, em um ambiente com ampla diversidade e multiculturalismo, pode revolucionar a vida acadêmica e social do estudante, mudando a forma como reconhece outros indivíduos e as comunidades. Os docentes são agentes multiplicadores de conhecimento e ao vivenciarem estudos em outros países trazem consigo aprimoramento profissional e pessoal com potencial para alterar seu cotidiano nestas duas esferas, além de influenciar os alunos e as instituições onde lecionam, expandindo o horizonte local. A pesquisa tem por objetivo analisar a influência da internacionalização na formação profissional e humana de docentes da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa bibliográfica, entrevistas e aplicação de questionários a docentes de todos os campi da universidade que tenham tido a experiência de mobilidade acadêmica internacional a partir de 2013. Os resultados demonstram a percepção dos docentes quanto ao grande desenvolvimento pessoal e profissional obtido por meio das experiências vivenciadas durante o processo de internacionalização do ensino superior.Item A interdisciplinaridade e a intersetorialidade: desafios da Rede de Proteção em Defesa das Crianças e Adolescentes vítimas de violência do Município de Maringá Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2019/11/27) COSTA, Valéria Cristina da; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/0092522015363822; COSTA, Fábio Rodrigues da Costa; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; BOVO, Marcos Clair; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga deEste trabalho teve por objetivo investigar as potencialidades e as dificuldades da rede de proteção social na realização do atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência na cidade de Maringá, situada no Estado do Paraná. A violência contra a criança é uma grave violação dos seus direitos fundamentais definidos por lei na Constituição de 1988 e no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA (1990). A rede, portanto, deve promover o atendimento integral, reconhecendo o processo de articulação permanente e coletiva, de ações e compreensões desempenhados pelos profissionais de várias áreas e políticas públicas, tendo como objetivo comum a criança e adolescente como prioridade absoluta. Para atingir os objetivos, primeiramente fizemos um resgate teórico, metodológico e legal quanto a temática e o mapeamento da rede de proteção social no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência na área de abrangência. Após a análise dos dados quantitativos e confrontá-los com o referencial teórico, com as legislações pertinentes e orientações técnicas, a pesquisa analisou a efetividade do trabalho da rede de forma qualitativa na perspectiva interdisciplinar e intersetorial pela ótica do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente foi possível analisar que a rede de proteção não pode e nem deve ocorrer limitada a apenas uma política setorial, deve ser por meio da interlocução setorial e interdisciplinar, considerando os aspectos históricos e a especificidade local.Item A paisagem e a valorização do espaço urbano: o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-10) SILVA, Cassio Henrique; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/5609437726981335; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; http://lattes.cnpq.br/1493478586678556A paisagem possibilita a análise do espaço por meio da combinação dos elementos naturais, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do ser humano com a natureza, está ligada diretamente aos padrões de uso e ocupação do solo. Além disso, o conceito de paisagem é complexo, abrange diversas concepções, portanto, as discussões nunca se esgotam. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e tem um caráter interdisciplinar, dialogando com a Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Economia. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar a influência da paisagem na valorização multidimensional do espaço urbano circundante ao Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão – PR. Nesse sentido, a pesquisa adota o método misto, com abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. O embasamento teórico foi obtido por meio de livros, capítulos de livros, dissertações, artigos científicos publicados em periódicos online, documentos, Leis e decretos municipais. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: 1) levantamento da estrutura física e registro fotográfico do parque; 2) Coleta de dados, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa, o qual inclui questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que, desde a implementação do parque, a região passou por inúmeras transformações na paisagem circunvizinha, em especial, na expansão da malha urbana. Nesse viés, a paisagem do parque é utilizada pelo mercado imobiliário para vender loteamentos de alto padrão, referenciando os aspectos de qualidade de vida proporcionados pelas áreas verdes urbanas. As formas de valorização identificadas estão relacionadas ao conforto térmico e aos valores estético, psicológico, econômico, histórico, cultural, ambiental e ecológico. Ademais, as principais formas de utilização do parque estão relacionadas à prática de esportes ao ar livre, caminhada ou corrida, descanso e relaxamento. Os moradores indicaram vários aspectos de valorização da região, sendo o mais citado a cobertura vegetal, mas também apontaram os aspectos de desvalorização, como o assoreamento do lago, ligado à beleza cênica do parque, e eventuais inconvenientes experimentados como resultado de morar nas proximidades do parque, como o alto fluxo de pessoas frequentando a região aos finais de semana. Portanto, a população reconhece o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira como uma paisagem que proporciona benefícios físicos e mentais, que se configura como um espaço de socialização de grande potencial econômico, histórico e cultural, o principal cartão postal de Campo Mourão com elevados graus de valorização.Item A pandemia da Covid-19 no espaço urbano de Campo Mourão: mudanças nas práticas socioespaciais e no uso do espaço público.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/12/18) DANTAS, Adriane Mendes; COLAVITE, Ana Paula; COSTA, Maria Antônia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/6849287642561721; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; COSTA, Maria Antônia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; YOKOO, Sandra Carbonera; FERRACIOLÍ, Patrícia Louise RodriguesUm novo coronavírus foi responsável por causar a doença da COVID-19, que pode resultar na Síndrome Respiratória Aguda Grave. A pesquisa tem como foco, discutir as práticas socioespaciais e as relações da população com o uso do espaço público durante a pandemia, de um ponto de vista interdisciplinar. O objetivo geral consiste em averiguar os desdobramentos e reflexos da pandemia da COVID-19 no espaço urbano de Campo Mourão-Pr, considerando as práticas socioespaciais e as relações da população com o uso do espaço público. A pesquisa se pauta no Método Quanti-qualitativo, com base na teoria da complexidade, e se desenvolveu a partir de etapas teóricas e práticas. Foram apresentadas abordagens teóricas de diferentes autores que discorrem sobre a temática da pandemia da COVID-19, indicando as práticas socioespaciais urbanas e o uso do espaço público. O desenvolvimento prático desta seguiu as seguintes etapas: mapeamento da evolução dos casos da COVID-19 no espaço urbano de Campo Mourão, com a identificação dos padrões de distribuição; em seguida foram aplicados questionários com a população, utilizando o Google Forms, para averiguar as principais mudanças nas práticas socioespaciais urbanas durante a pandemia. Sendo assim, realizou-se a análise dos mapas da evolução dos casos da COVID-19, relativos à evolução temporal dos casos por trimestres e identificou-se que no quinto trimestre, que compreende de março a maio de 2021, sendo o que obteve o maior número de casos positivados. Para tanto, foram selecionados dois setores de estudo, sendo um que apresentou maior incidência das ocorrências atribuído para o setor 4, e o outro, menor incidência de ocorrências sendo o setor 5. A escolha desses setores se deu por ser, um com bairros mais periféricos e o outro com bairros mais próximos da área central. Desta forma, ao analisar os dados obtidos com a aplicação do questionário, articulou-se que os indivíduos passaram a valorizar mais os espaços públicos em meio à pandemia do novo coronavírus. As respostas indicaram diferenças significativas nas possibilidades de prática de isolamento social entre os dois setores, mas similaridades na visão que tem sobre os espaços livres públicos, indicando que desempenham um papel fundamental para a manutenção da saúde física e/ ou mental. Os dois setores indicaram que sentiram falta de frequentar os espaços livres públicos durante o isolamento social e destacaram a falta desses espaços públicos em mais bairros da cidade, e o desejo de reformas e manutenção nos espaços que já existem. Finalmente destaca-se a relevância deste trabalho para subsidiar discussões que promovam a ampliação e melhorias nos espaços públicos para a utilização pela população, estimulando a melhoria da qualidade de vida para o enfrentamento de cenários extremos como o vivenciado durante a pandemia.Item A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/02) RÉ, Tatiane Monteiro; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5236599795385211; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; MIYAZAKI, Vitor Koiti; TOWS, Ricardo LuizAs praças enquanto espaços públicos constituíram-se ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, entre elas: a estética, a ambiental, a simbólica e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos. A pesquisa desenvolve-se a partir de eixos interligados: a pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual é o significado da praça pública na pequena cidade de Mamborê? b) Como compreender a história das praças de Mamborê a partir da formação do município? c) As praças de Mamborê estão conservadas? Como tem agido o poder público? O que pensa a população a respeito dessas praças? d) Como o poder público municipal tem contribuído para a melhoria das praças da cidade de Mamborê? A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; realização de entrevistas com moradores da cidade; e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos. Os resultados indicam que o estudo sobre pequenas cidades vem aumento, porém, necessita de uma definição do conceito e de critérios e/ou metodologias específicas para estudar este tipo de cidade. O uso da história oral como ferramenta de pesquisa permitiu preencher as lacunas não alcançadas pelos documentos históricos e fotografias. Nas praças estudadas encontramos a integração de usuários de diferentes níveis socioculturais e socioeconômico, apenas na Praça Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, devido a baixa circulação, não foi possível identificar o perfil dos usuários. O Poder Público Municipal está investindo na melhoria das praças, a Praça João Szesz tem projeto de revitalização, o projeto de revitalização da Praça das Flores já está em execução, e, apenas a Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ainda não tem nada programado. Espera-se que esses elementos aumentem a acessibilidade e sociabilidade entre os munícipesItem A Política Pública de Previdência de Cianorte/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-02) JEDLICZKA, Claudia Cristiane; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/7949979771762693; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; CHIES, Claudia; http://lattes.cnpq.br/0659967184952368; SOUZA, Adalberto Dias de; http://lattes.cnpq.br/7901127173295138Tem-se que a previdência social dos servidores públicos é o marco inicial da política pública previdenciária brasileira. Porém, a que mais demorou para ser desenvolvida enquanto política pública. Tal afirmação decorre do fato que desde o período imperial algumas classes de servidores já eram beneficiadas com a concessão de aposentadorias e pensões enquanto na iniciativa privada não existia nenhum movimento garantista de recursos ao trabalhador que se encontrasse em situação que o impedia de trabalhar (idade avançada ou invalidez), tampouco que assegurasse renda a seus familiares na ausência do trabalhador (pensão). Neste trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, texto legais e estudos atuariais, fez-se o levantamento histórico de como a previdência dos servidores públicos passa de uma despesa orçamentária para uma política pública, voltando especial olhar a este processo no Município de Cianorte. Desta feita, fez-se um estudo sobre o conceito de políticas públicas, categorias, objetivos, fases e etapas destas, bem como suas contribuições ao bem estar social e ao desenvolvimento territorial, voltando-se à política previdenciária dos servidores públicos, passando pela análise do macrossistema jurídico-previdenciário nacional na primeira parte do trabalho e, na segunda parte, do microssistema legal do Município de Cianorte. A intenção foi avaliar as ações e programas do governo municipal quanto à política previdenciária por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, voltada ao aspecto interdisciplinar, principalmente nas áreas de direito, ciência atuária e gestão pública, na qual o objetivo geral foi analisar a política pública previdenciária do Município de Cianorte/PR e seus impactos políticos, econômicos e sociais; cujos objetivos específicos decorrentes foram: - analisar a criação e desenvolvimento do Regime Próprio de Previdência Social no Brasil e no Município e as mudanças feitas na legislação previdenciária ao longo do tempo; - compreender o papel da previdência municipal dos servidores públicos e os impactos desta política pública no município; e, - estabelecer relações entre as dimensões política, econômica e social da política pública previdenciária do Município de Cianorte. Verificou-se que no Município de fato houve uma evolução jurídico-legal-conceitual, concatenada com a evolução havida em nível nacional. E que, embora tardia a percepção do déficit técnico-atuarial, certo é que medidas foram todas para assegurar aos servidores e seus dependentes renda quando não mais houver condições de trabalho.Item A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) FERREIRA, Jéfersson Gabriel Alves; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0511335252303977; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; TÖWS, Ricardo Luiz; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaA rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-qualitativa e exploratória, tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. Os resultados da pesquisa indicam as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.Item A Reconstrução da esfera pública brasileira : alternativas para a crise política(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/08) VEIGA, Dean Fábio Gomes; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/5814468054128727; LONGHI, Armindo José; BORDN, Reginaldo Aliçandro; ARAÚJO, Renan Bandeirante dePara Habermas a esfera pública é a instância por excelência do fortalecimento da democracia nos sistemas políticos contemporâneos. Nela os atores da sociedade civil, debatem e tematizam os assuntos públicos que devem ser solucionados pelo Estado. Busca-se com a presente dissertação entender a natureza e a função desta categoria diante da atual crise política brasileira e suas implicações. O mote fundamental do trabalho visa discutir se o modelo de esfera pública proposto por Habermas é uma alternativa viável diante da crise política brasileira. Aposta-se numa metodologia interdisciplinar, que considere os diversos aspectos sociais da teoria de Habermas como o agir comunicativo, o papel do direito na legitimação dos sistemas contemporâneos e a formação da democracia deliberativa. Pretende-se estabelecer um confronto entre a proposta habermasiana de esfera pública e o processo atual de crise política, sobretudo com o impeachment de 2016. Se a esfera pública é uma instância legitimadora da democracia, para Habermas trata-se de uma soberania procedimental, de que modo o processo de impeachment foi gerado e legitimado pela esfera pública? As manifestações de junho de 2013 até os movimentos “Fora Dilma” dos anos de 2015 e 2016 realmente representam a “voz” da esfera pública ou são apenas manipulações de grupos privados que “sequestram” os espaços públicos para a disseminação de suas ideias e para imposições de seus programas? O objetivo da presente discussão é recuperar um aspecto importante do conceito de esfera pública presente na teoria de Habermas e utilizá-lo na análise do caso brasileiro. Este aspecto do conceito de esfera pública, apesar de passadas mais de cinco décadas, e com diversas reformulações teóricas internas na filosofia política de Habermas, continua tendo um potencial positivo acerca da politica contemporânea.Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.Item A representação da violência de gênero no romance contemporâneo de autoria feminina: uma análise de Vista Chinesa e Paisagem de porcelana(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/01) LASTA, Gabriela; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/3193696500606721; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; ZOLIN, Lúcia OsanaNesta pesquisa, que integra a linha de pesquisa “Formação humana, processos culturais e instituições”, propõe-se uma análise de romances de autoria feminina, evidenciando as relações intrínsecas entre a representação literária e a sociedade, pela perspectiva dos Estudos Culturais, dos estudos feministas e de estudos sociológicos. O objetivo é refletir, de forma interdisciplinar, acerca da representação da violência de gênero – nas formas de estupro e tentativa de feminicídio – nas obras Vista Chinesa (2021), escrita por Tatiana Salem Levy, e Paisagem de Porcelana (2014), de Claudia Nina. Além da tematização da violência de gênero nas obras como refração literária da sociedade opressora e misógina onde ainda se verifica marcas do patriarcado, busca-se entender como a violência física, psicológica e simbólica, assim como os vários deslocamentos espaciais incidem na (des)construção das identidades das personagens femininas. Para tanto, a metodologia utilizada nesta pesquisa se pauta nos estudos acerca da interdisciplinaridade; na intrínseca relação entre literatura e sociedade; sobre a construção identitária e em estudos relacionados à representação da violência de gênero. Portanto, é uma pesquisa bibliográfica e analítica, que visa relacionar as leituras teóricas com a análise das obras que formam o corpus deste estudo. Espera-se, por conseguinte, a partir desse estudo da literatura como reflexo social – uma vez que, como salientou o crítico Antonio Candido (2019), na composição estrutural do romance, o externo torna-se interno, integrando-se à estrutura estética – contribuir com os estudos acerca da violência de gênero na sociedade, assim como a representação ficcional de questões de identidade e violência que comparecem na literatura de autoria feminina do século XXI.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.