Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED

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    REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: A QUEM INTERESSA A REFORMA?
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-06) DIAS, Gislei Rodrigues; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/5451391485426795; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro; PAULA, Rafael Freire de
    A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).
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    Educação em direitos humanos: representações docentes nas escolas municipais de Peabiru/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) AGOSTINIS, Bruna; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0439900374986406; JÚNIOR, Isaias Batista de Oliveira; LEITE, Lucimar da Luz; FRIAS, Ana Carolina Morgado
    A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Educação em Direitos Humanos às práticas pedagógicas e à formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR, a partir das representações docentes sobre o tema. O referencial teórico fundamentou-se nos Estudos Culturais e em pesquisas que abordam a formação docente e os Direitos Humanos por meio de diálogos interdisciplinares voltados à construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a segunda envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo, articulada à Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram que, embora os docentes reconhecessem a importância da Educação em Direitos Humanos, ainda havia lacunas na formação inicial e continuada, além de desafios para a efetiva inserção da temática no cotidiano escolar.
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    A cultura Maker e o ensino de língua portuguesa nas escolas públicas de São João do Ivaí - PR: desafios de uma prática (Form)ativa
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) EDUARDO, Dayany Carla Fróes; RODRIGUES, Maria Izabel Tognato Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/9635821377815409; MELLO, Cleverson Molinari; BRASILEIRO, Magaly Matias
    Esta pesquisa busca descrever as práticas formativas relacionadas à perspectiva da Cultura Maker no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, suas contribuições e/ou desafios para o contexto da rede pública estadual de ensino da Educação Básica tanto a partir de análise documental, quanto por meio das percepções de algumas professoras, pedagogas e alunos participantes desta pesquisa. Para tanto, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, vinculada à Pesquisa Interdisciplinar e na Teoria Histórico-Cultural. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e, no que tange às análises, pautamos nossos estudos na abordagem mista de pesquisa, envolvendo a qualitativa e a quantitativa. Para a coleta e geração de dados, além de análise documental, utilizamos um questionário online aplicado, via Google Forms, a 9 professoras, atuantes em ambos os contextos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, assim como a 9 professoras, 10 pedagogas e 12 alunos participantes desta pesquisa sobre a temática investigada, de cinco escolas públicas de um município do interior do Estado do Paraná. Para as análises, tomamos por base os aportes teórico-metodológicos da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), considerando-se alguns dos procedimentos propostos por esta perspectiva, tais como: contexto de produção, plano global, SOT (Segmentos de Orientação Temática - temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático - subtemas), e alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, como o hologramático (relação entre as partes e o todo) e o da recursividade (ciclo recursivo por meio do qual diferentes elementos contribuem para o desenvolvimento entre si simultaneamente). Os dados coletados e analisados demonstraram que, ao integrar as metodologias ativas e o fazer criativo ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da Cultura Maker, os alunos desenvolvem não apenas habilidades linguísticas, mas também suas capacidades relacionadas à autonomia, à colaboração e à resolução de problemas. No entanto, os desafios identificados, nas percepções e vozes dos participantes da pesquisa, como a necessidade de formação docente e de infraestrutura adequada, reforçam a importância de políticas educacionais que viabilizem a implementação efetiva dessa abordagem. Com isso, esperamos que nossa investigação contribua para as discussões em torno do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, a partir de um maior entendimento das práticas formativas relacionadas à perspectiva da Cultura Maker neste contexto, suas contribuições e/ou desafios para a rede pública estadual de ensino da Educação Básica com vistas ao engajamento dos alunos em seu desenvolvimento e formação humana.
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    Arranjos institucionais da vigilância socioassistencial no noroeste do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-25) BARBOZA, Janaína conceição; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/1367892889204339; BOVO, Marcos Clair; SCHEFFER, Sandra Maria
    Esta pesquisa investiga a vigilância socioassistencial no contexto da Política de Assistência Social brasileira, com foco no Estado do Paraná, especificamente nos municípios de Paranavaí, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. Considerada uma das três funções precípuas dessa política — ao lado da proteção social e da defesa de direitos —, a vigilância socioassistencial é analisada por meio das categorias fundamentais: território, risco e vulnerabilidade social. O objetivo geral é investigar como a vigilância socioassistencial é operacionalizada nos municípios estudados, levando em conta a existência de arranjos institucionais formais e informais, e avaliar em que medida essas diferentes configurações influenciam a gestão local da política de assistência social. Dentre os objetivos específicos, busca-se refletir sobre as categorias fundamentais da vigilância socioassistencial, a partir de uma abordagem interdisciplinar, aprofundando sua base teórico-metodológica; contextualizar historicamente a política de assistência social no Brasil, com ênfase na Constituição Federal de 1988 e nos marcos legais subsequentes, para compreender o surgimento e a consolidação do SUAS; caracterizar os municípios estudados e identificar as distintas formas de estruturação da vigilância socioassistencial em cada localidade, analisando os desafios e possibilidades decorrentes de tais configurações. Para atingir esses objetivos, adota-se uma abordagem interdisciplinar, integrando contribuições teóricas do Serviço Social, História, Geografia e Sociologia, e um referencial metodológico baseado no materialismo histórico-dialético, com a utilização de pesquisa bibliográfica e análise documental das diretrizes em níveis federal, estadual e municipal. Assim, a pesquisa busca proporcionar uma compreensão ampla e crítica das práticas de vigilância socioassistencial, com vistas ao fortalecimento da implementação dessa função no âmbito do SUAS. Os resultados apontam que a institucionalização da Vigilância Socioassistencial nos municípios estuados ainda encontra-se em estágio incipiente, marcado por fragilidades como escassez de recursos humanos com a expertise necessária à função, o que compromete a efetivação de seu caráter interdisciplinar. Soma-se a isso a carência de investimentos em tecnologia da informação e comunicação, além da compreensão restrita de território, que é reduzido à sua dimensão geográfica, o que fragiliza a capacidade da Vigilância em cumprir sua função estratégica de leitura crítica da realidade e de subsídio ao planejamento da política. Conclui-se que o fortalecimento da Vigilância Socioassistencial requer esforços intersetoriais, investimentos contínuos e uma leitura ampliada do território como espaço de relações sociais e expressão das desigualdades. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da gestão da política de assistência social e para o aprofundamento teórico e prático dessa função no âmbito do SUAS.
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    Gênero e reforma agrária: o território como espaço de luta e resistência das mulheres acampadas na região de Campo Mourão - PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-22) PIMENTEL, Maria de Lourdes Bassi Alves; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/3685502607200686; SERRA, Elpidio; NEVES, Sandra Garcia; BRANDÃO, Elias canuto
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações de gênero e poder nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Peabiru, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol, onde se localizam os acampamentos Nova Canaã, Irmã Dorothy, Nossa Senhora do Carmo e Valdair Roque. Destacamos o “lugar” das mulheres na participação da luta pela posse da terra e pela organização do território, por meio da divisão do trabalho produtivo e político, com ênfase nas funções desempenhadas nos acampamentos. Analisamos o papel das mulheres na construção e transformação da vida cotidiana, bem como na luta contra a invisibilidade. A busca pela Reforma Agrária revelou-se, também, como uma luta das mulheres pela superação da condição de subordinação em um espaço predominantemente masculino. Evidenciamos as vivências e os complexos embates da luta pela terra, que também significou luta pelo território, além das constantes ameaças de despejo. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Para desenvolver a pesquisa, fizemos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com entrevistas e questionários semiestruturados aplicados às mulheres dos acampamentos e às lideranças do MST. Também elaboramos mapas, gráficos e tabelas, e analisamos reportagens da imprensa regional, documentos de conselhos municipais, atas de assembleias dos acampamentos, processos judiciais, petições do Ministério Público e sentenças relacionadas à desapropriação, além de discursos de autoridades sobre os camponeses. Dada a complexidade e a natureza multifacetada do tema, adotamos uma abordagem interdisciplinar, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como José de Souza Martins, Maria das Graças Rua, Miriam Abramovay, Marco Aurélio Saquet, Claude Raffestin, Norberto Bobbio, Nicos Poulantzas, João Pedro Stédile, Aurea Andrade Viana de Andrade e Elpídio Serra. Com esta pesquisa, buscamos contribuir para o reconhecimento e valorização da luta das mulheres na Reforma Agrária, sua autonomia e a conquista de direitos.
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    Análize da função emancipadora da arte para expressão das emoções humanas
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-05-28) ARAUJO, Maria Eduarda dos Santos; NEVES, Sandra Garcia; http://lattes.cnpq.br/2279705773059607; http://lattes.cnpq.br/3845867107926956; PRESTES, Zoia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1927800358488148; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; http://lattes.cnpq.br/2222738235813129
    A Psicologia Histórico-Cultural possui seus fundamentos teóricos direcionados à compreensão do desenvolvimento da psique humana em relação ao movimento da realidade objetiva/concreta. Neste processo de compreensão do psiquismo, percebemos a função da Arte como promotora de desenvolvimento humano. Entendemos que a Arte, embora contribua para a manutenção e a conservação da ordem, ao atuar na preservação de alienações e estranhamentos, também favorece a compreensão profunda do processo de humanização. É com a matriz da produção cultural que desenvolvemos nosso estudo sobre as emoções expressas por pacientes em tratamento contra o câncer por meio da Arte. Por meio das manifestações/criações o ser humano expressa seus sentimentos e suas emoções. Fundamentamos nosso estudo intitulado “Análise da função emancipadora da Arte para expressão das emoções humanas” na abordagem do Materialismo Histórico‑Dialético e da Psicologia Histórico‑Cultural ao investigarmos de que modo a criação – pintura em tela de tecido com tinta acrílica – atua como recurso de humanização e como instrumento de expressão emocional para pacientes adultos em tratamento oncológico. Nosso objetivo é analisar as contribuições da Arte no processo de emancipação humana, compreendendo-a como forma de expressão das emoções humanas. Combinamos em nossa metodologia de pesquisa levantamento bibliográfico em bases especializadas e estudo de campo realizado junto a três pacientes do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão (PR). A coleta de dados incluiu registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas, gravações de áudio e vídeo, bem como documentação fotográfica das obras produzidas. A descrição das criações, em consonância à observação dos dados qualitativos (gravações, diários de campo) e quantitativos (levantamentos em plataformas como Oasis-Br e CAPES), revelou três eixos centrais para discussão, quais sejam: (1) a arte como mediação simbólica para externalização de angústias frente à doença; (2) a reorganização psíquica promovida pela atividade criativa, conforme teorizado por Vigotski, com ênfase no desenvolvimento da imaginação; (3) a tensão entre alienação e emancipação nas produções. As telas, que analisamos em paralelo as telas de Frida Kahlo, demonstraram que a Arte Plástica não apenas reflete a subjetividade do adoecimento, mas manifesta a percepção da realidade. Apesar de algumas limitações como a baixa adesão de participantes à pesquisa, o estudo comprova que a articulação da Arte em práticas pedagógicas hospitalares amplia a qualidade de vida psíquica da pessoa em tratamento contra o câncer. Nossos estudos resultaram da compreensão de que a criação não apenas evidencia a esfera emocional dos pacientes, mas também favorece processos de elaboração e transformação afetiva, além disso, concluímos, também, que a Arte como práxis transformadora, assume função política na luta pela humanização e pela emancipação integral do ser humano.
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    Gênero e Reforma Agrária: O território como espaço de luta e resistência das mulheres acampadas na região de Campo Mourão – PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-22) PIMENTEL, Maria de Lourdes Bassi Alves; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/3685502607200686; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; SERRA, Elpídio; NEVES, Sandra Garcia; BRANDÃO, Elias Canuto
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar as relações de gênero e poder nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Campo Mourão, especialmente nos municípios de Peabiru, Barbosa Ferraz e Quinta do Sol, onde se localizam os acampamentos Nova Canaã, Irmã Dorothy, Nossa Senhora do Carmo e Valdair Roque. Destacamos o “lugar” das mulheres na participação da luta pela posse da terra e pela organização do território, por meio da divisão do trabalho produtivo e político, com ênfase nas funções desempenhadas nos acampamentos. Analisamos o papel das mulheres na construção e transformação da vida cotidiana, bem como na luta contra a invisibilidade. A busca pela Reforma Agrária revelou-se, também, como uma luta das mulheres pela superação da condição de subordinação em um espaço predominantemente masculino. Evidenciamos as vivências e os complexos embates da luta pela terra, que também significou luta pelo território, além das constantes ameaças de despejo. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, fundamentado nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético. Para desenvolver a pesquisa, fizemos levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, com entrevistas e questionários semiestruturados aplicados às mulheres dos acampamentos e às lideranças do MST. Também elaboramos mapas, gráficos e tabelas, e analisamos reportagens da imprensa regional, documentos de conselhos municipais, atas de assembleias dos acampamentos, processos judiciais, petições do Ministério Público e sentenças relacionadas à desapropriação, além de discursos de autoridades sobre os camponeses. Dada a complexidade e a natureza multifacetada do tema, adotamos uma abordagem interdisciplinar, fundamentada nas contribuições teóricas de autores como José de Souza Martins, Maria das Graças Rua, Miriam Abramovay, Marco Aurélio Saquet, Claude Raffestin, Norberto Bobbio, Nicos Poulantzas, João Pedro Stédile, Aurea Andrade Viana de Andrade e Elpídio Serra. Com esta pesquisa, buscamos contribuir para o reconhecimento e valorização da luta das mulheres na Reforma Agrária, sua autonomia e a conquista de direitos.
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    Análise Dialógica do Discurso Jurisprudencial Penal do Crime de Racismo.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-10) SILVA, Ricardo Américo Barreto de Almeida e; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/2195250054666016; POLATO, Adriana Delmira Mendes; COQUEIRO, Wilma dos Santos; PEREIRA, Rodrigo Acosta; JUNIOR, Albino Gabriel
    O presente trabalho responde ao objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030 da ONU, que prima por paz, justiça e instituições eficazes. Numa abordagem interdisciplinar, coaduna-se referenciais do direito, dos estudos sobre racismo no Brasil e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujo desenvolvimento alavancado por pesquisadores brasileiros se arraiga nos pressupostos do dialogismo de Bakhtin e o Círculo. A ADD é compreendida como ferramenta da linguística social aplicada apta à problematização de narrativas jurídicas, que podem fundamentar a jurisprudência de Tribunais Superiores, servindo para fortalecer o racismo estrutural sistêmico, que reflete uma certeza social da impunidade àqueles que cometem o crime correlato. O objetivo geral do trabalho é analisar dialogicamente o discurso jurisprudencial penal do crime de racismo no Brasil. Na análise dos dados, emergem categorias em diferentes dimensões dialógicas: Identificam-se o cronotopo fático-concreto, o cronotopo dispositivo e o cronotopo hermenêutico-deliberativo, aplicados ao racismo cibernético e algorítmico, racismo religioso, racismo xenofóbico e racismo LGBTQIAPN+. Analisa-se o direito intuído/enformado pela Acusação e pela Defesa, bem como o direito intuído/enformado/informado pelo Juiz ou Tribunal. Destacam-se a ideologia cotidiana racista e antirracista materializadas na conduta típica e a ideologia antirracista informada pelo Estado por meio dos dispositivos legais. Examina-se a valoração das provas e dispositivos legais que enformam a norma geral e individual, abstrata e concreta, aplicável aos casos analisados. Observa-se a influência do sistema axiológico garantista e suas interações com o discurso jurisprudencial penal do crime de racismo. Na esfera do Direito, identifica-se os gêneros judicial normativa/retórico, político dispositivo/legal e social racista/antirracista que estruturam/fundamentam as decisões jurídicas. Dessa forma, o trabalho des(re)vela as nuances, formas de composição, pressupostos e discursos que entretecem as decisões judiciais relacionadas ao crime de racismo, bem como os elementos que reforçam ou desafiam o racismo sistêmico no sistema jurídico brasileiro.
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    Pobreza e Desigualdade de Renda: Uma análise Interdisciplinar do Brasil Contemporâneo
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-30) LIMA, Kennan Dyogo dos Santos; FERREIRA, Jorge Leandro Delconte; http://lattes.cnpq.br/3357182386926221; http://lattes.cnpq.br/9978491147121287; FERREIRA, Jorge Leandro Delconte; PANCERA, Aline de Queiroz Assis Andreotti; COSTA, Fábio Rodrigues da
    A pobreza e a desigualdade de renda são fenômenos interligados e persistentes, que impõem obstáculos significativos ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Esta dissertação adota uma abordagem interdisciplinar, combinando referenciais teóricos da economia, sociologia e geografia, com o objetivo de analisar a distribuição espacial desses fenômenos em nível municipal, entre os anos de 2000 e 2010. A pesquisa utiliza dados dos Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e aplica técnicas de Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE), com destaque para o uso dos índices FGT (Foster, Greer e Thorbecke), Gini e da estatística I de Moran. A análise permite identificar padrões territoriais de concentração, dependência espacial e formação de clusters de pobreza e desigualdade de renda. Os resultados revelam que tais clusters são persistentes ao longo do tempo, com destaque para a manutenção das desigualdades nas regiões Norte e Nordeste. Verificou-se, ainda, correlação estatística positiva entre pobreza e desigualdade, indicando que municípios com maior incidência de pobreza tendem a apresentar também níveis mais elevados de desigualdade de renda. Mesmo com variações positivas nos indicadores sociais no período analisado, os padrões regionais se mantiveram. Conclui-se que o território exerce um papel ativo na reprodução da pobreza e da desigualdade, sendo fundamental que políticas públicas incorporem a dimensão espacial como eixo estruturante de suas estratégias de intervenção e promoção da equidade social.
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    Racialidade e formação de profissionais da psicologia: análise em universidades privadas e públicas do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) SOUZA, Sirlene de França de; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/9764032951283311; http://lattes.cnpq.br/7295497926011527; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira de
    Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem sobre racialidade na formação de profissionais de Psicologia no noroeste do Paraná e nas universidades públicas do estado. A pesquisa parte da problemática da ausência ou insuficiência de conteúdos relacionados à racialidade nos currículos dos cursos de Psicologia, e de como essa lacuna impacta a formação ética e política dos futuros profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento do racismo. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando a análise documental das ementas dos cursos de Psicologia das instituições da região noroeste do Paraná, com base em teorias étnico-raciais. A pesquisa investigou as implicações das teorias raciais na formação dos profissionais e as conexões entre a teoria e a prática profissional no contexto das questões raciais. Os resultados revelam a presença, embora de forma limitada e superficial, de discussões sobre a racialidade nos currículos das instituições analisadas. Constatou-se que, apesar de algumas iniciativas, há uma deficiência na inclusão dessas temáticas de forma mais profunda, o que compromete a formação de profissionais capacitadas(os) para lidar com o racismo em sua atuação profissional. Como conclusão, o estudo aponta para a necessidade de aprimoramento nos currículos, que integre de maneira efetiva a abordagem da racialidade na formação das psicólogas(os), visando promover um cuidado mais ético, inclusivo e comprometido com a diversidade étnico-racial da população brasileira
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    Ensino de Ciências e BNCC nos Anos IniciaisdoEnsinoFundamental: evidências de indicadores da Alfabetização Científica ematividadessobre hábitos alimentares
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-01) SOUZA, Marta Almeida; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/7313020924711394; SILVA, Ricardo Desidério da; COQUEIRO, Wilma dos Santos; MOURA, Sebastião Rodrigues
    La enseñanza de las ciencias, tal como se establece en la Base Curricular Nacional Común (BNCC), debe garantizar a los estudiantes de la escuela primariael accesoauna diversidad de conocimientos científicos. En este contexto, el procesoinvestigativo constituye la base de esta enseñanza, promoviendo la AlfabetizaciónCientífica a través de estrategias pedagógicas que desarrollen habilidadesydestrezas propias de la práctica científica. Además, los indicadores de AlfabetizaciónCientífica cubren diferentes temáticas del contexto político y económico, permitiendouna comprensión científica de la influencia de las políticas de salud, ambientalesytecnológicas, lo que demanda un enfoque interdisciplinario. Por tanto, esteestudiotiene como objetivo analizar evidencias de Alfabetización Científica enlosregistrosde actividades de los estudiantes basados en el tema “hábitos alimentarios”. Setratade una investigación de análisis bibliográfico y documental, con enfoquecualitativo,utilizando como referencia los indicadores de Alfabetización Científicapropuestospor Pizarro (2014). Los resultados indican que las actividades analizadas resaltanlosindicadores Articular ideas, Argumentar, Leer en ciencias, Escribir enciencias,Problematizar, Crear y Actuar, demostrando la efectividad del procesodeAlfabetización Científica. Sin embargo, se observó que no se exploróel indicadorInvestigar, lo que sugiere mayor profundidad en los procesos, prácticasyprocedimientos de la investigación científica. A pesar de esta brecha, los resultadosrefuerzan la existencia de un proceso de Alfabetización Científica enel queel lenguaje de la Ciencia adquiere significados y se convierte en uninstrumentoesencial en la formación de los estudiantes. Se espera que esta investigacióncontribuya a la promoción de la Alfabetización Científica y a la formacióndesujetoscríticos, capaces de comprender y actuar en el mundo de forma reflexivayautónoma.
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    O Surdo Unilateral no Brasil: Reflexões para Pensar seus Aspectos Jurídicos, Sociais e Educacionais
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/01) ROCHA, Éverton Ledo da; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/3115674044109412; SILVA, Ricardo Desidério da; MARQUES, Maria Inez Barboza; HUMMEL, Eromi Izabel
    Embora a Lei 14.768 de 22 de dezembro de 2023 tenha reconhecido tão recentemente a surdez unilateral como deficiência no Brasil, sua invisibilidade ainda se faz presente. Caracterizada pela perda auditiva em um dos ouvidos, podendo ser leve, moderada, severa ou profunda, a surdez unilateral apresenta desafios significativos em termos de garantias legais e nas dificuldades cotidianas vivenciadas pelas pessoas afetadas. Nesse contexto, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar e com interfaces nas áreas de Saúde, Serviço Social e Educação, busca refletir sobre a surdez unilateral sob os aspectos jurídicos, sociais e educacionais, analisando sua vivência e legalização no Brasil, assim como os reflexos dessa condição para os indivíduos com surdez unilateral. Para tanto, a pesquisa adota o método dialético e caracterizase como uma investigação qualitativa e bibliográfica, com abordagem documental. Neste sentido, evidenciou-se que, no campo jurídico, a luta pelo reconhecimento da surdez unilateral foi bastante árdua e que, embora tão recente, representa uma grande conquista para que se reafirme a garantia de políticas públicas para essas pessoas. Socialmente, a falta de conscientização sobre as dificuldades vividas por essas pessoas reforça barreiras atitudinais, dificultando sua participação equitativa em diversos espaços e por fim, no campo educacional, o estudo ressaltou a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas que atendam às particularidades dos surdos unilaterais. Logo, espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o mapeamento do reconhecimento da surdez unilateral no Brasil, além de ampliar as pesquisas e estudos para se pensar estratégias sociais e educacionais que favoreçam a inclusão das pessoas com essa deficiência na sociedade.
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    Intersecções de raça e gênero: a HQ e a Webquest como estratégias de letramento crítico
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/18) ROCHA, Erica Teodoro; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7831185454845764; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; LEITE, Lucimar da Luz; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira de; SILVA, Mirian Cardoso da
    O objetivo desta pesquisa foi promover, por meio da problematização de Histórias em quadrinhos (HQs) de autoria da pesquisadora e obras de literatura infantil, a conscientização sobre respeito, equidade e a desconstrução de preconceitos raciais, utilizando propostas de atividades pedagógicas disponibilizadas em meio digital, através de uma Webquest denominada Letramento Literário e Cultural. Com o uso da ludicidade característica da HQ, é viável iniciar a problematização da temática da opressão racial e de gênero nesse período educacional, contribuindo, assim, para o letramento literário e para a construção de sociedade pautada em direitos humanos. A metodologia da pesquisa, além de estudos teóricos interdisciplinares de áreas como Educação, Literatura, Estudos Culturais e Feminismo Interseccional, consiste na organização de um site destinado a professores(as), por meio do recurso tecnológico da WebQuest (WQ) – ferramenta de ensino relevante e profícua no contexto educacional atual – capaz de proporcionar a alunos(as) e professores(as) a oportunidade de explorar ativamente a internet, pesquisar, selecionar e analisar informações e textos acerca de conteúdos específicos. Nesse sentido, a leitura das histórias em quadrinhos, relacionadas a outras informações e materialidades artísticas sobre o mesmo tema, por meio da WQ, possibilita a ampliação do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem ativa, interativa e motivadora de um conteúdo tão essencial na sociedade contemporânea que é a opressão racial e de gênero contra a mulher. Espera-se, portanto, que a pesquisa proporcione um suporte significativo a docentes e demais interessados(as) para a conscientização sobre as intersecções entre raça e gênero no contexto do Ensino Fundamental I, favorecendo um letramento literário que tenha como foco a diversidade e os direitos humanos.
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    Intervenções Públicas e Qualidade de Vida Urbana: O caso das praças na cidade de Umuarama – PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) SOUZA, Daniel Dutra de; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/0302078003204041; MELLO, Cleverson Molinari; BOVO, Marcos Clair; ABRAHÃO, Cinthia Maria de
    Quando se trata da utilização dos recursos públicos, é crucial entender que simplesmente seguir os preceitos legais não é suficiente. Os investimentos precisam ser realizados de maneira eficiente e eficaz pela administração governamental, garantindo um retorno esperado e alcançando os objetivos estabelecidos. Esse sucesso pode ser comprovado pelo engajamento da sociedade na utilização dos investimentos correspondentes. Praças, parques e calçadões não apenas oferecem lazer, mas também promovem interações sociais e integração comunitária. A presente dissertação objetiva compreender o processo de investimentos nas praças da cidade de Umuarama, levando-se em conta: parâmetros para a escolha dos espaços públicos a serem revitalizados e mecanismos para mensurar a eficiência na aplicação dos recursos. O período de corte estabelecido foi de 2018 a 2022. O estudo documental realizou um levantamento das praças que receberam investimento do poder público municipal no período estabelecido, por meio do portal de transparência municipal. Na pesquisa de campo, recorreu-se a um questionário semiestruturado, com um roteiro de questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado aos usuários, moradores e comerciantes do entorno da praça. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar, integrando conhecimentos e metodologias de diferentes áreas do saber para construir uma análise abrangente sobre os investimentos em espaços públicos. Discute-se a relevância das políticas públicas voltadas para o espaço público, com ênfase nas praças, que se destacam como elementos essenciais na promoção da qualidade de vida urbana. Da mesma forma, examina o papel do espaço público na sociedade contemporânea que desempenha uma importante função na sociedade moderna, transcendendo sua mera finalidade física para se tornar um cenário vital de interações sociais, expressões culturais e identidade comunitária.
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    Consciência Corporal e a percepção de felicidade pelos estudantes com TDAH
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-28) PIETCHAKI, Claudia Regina Ramos; NUNES, Meire Aparecida Lóde; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; http://lattes.cnpq.br/1359937899816293; NUNES, Meire Aparecida Lóde; OLIVEEIRA, Terezinha; NEVES, Sandra Garcia
    É evidente o aumento do número de alunos com TDAH matriculados no Ensino Fundamental. Na maioria dos casos, adotam-se tratamentos convencionais, como o uso de medicamentos, para o controle comportamental desses estudantes. Todavia, os valores contemporâneos e as relações sociais, muitas vezes, contribuem para sentimentos de inadequação, gerando estados de tristeza e frustração, os quais podem impactar negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Diante dessa realidade, esta dissertação investigou o conceito de felicidade entre os alunos diagnosticados com TDAH, buscando analisar as intervenções de consciência corporal podem promover uma mudança nesse conceito e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida desses estudantes. A percepção da felicidade, como categoria da qualidade de vida e, consequentemente, do desenvolvimento humano investiga, neste estudo, os impactos das práticas de consciência corporal dentro da Educação Somática, com ênfase na Eutonia, aplicadas a estudantes com TDAH em uma escola municipal de Umuarama-PR. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e intervenções práticas. Para a coleta de dados foram aplicados a Escala de Cantril e o Questionário Kidscreen, instrumentos que possibilitaram avaliar a percepção dos participantes sobre a qualidade de vida e bem-estar. Apesar das limitações em avaliar uma questão de extrema subjetividade, os resultados foram positivos, observou-se que a prática da consciência corporal proporcionou uma experiência significativa, favorecendo a percepção da felicidade como um componente essencial da qualidade de vida e do desenvolvimento humano.
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    “Hoje eu sou uma deputada estadual e também não sou por acaso, Deus falou comigo”: análise dos mandatos da Cantora Mara Lima na Assembleia Legislativa do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) FIER, Caio Rodrigo; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/8206213531850411; MEZZOMO, Frank Antonio; KLAUCK, Samuel; BELOTI, Adriana
    A pesquisa problematiza as relações entre as esferas da política e da religião a partir dos mandatos da Cantora Mara Lima na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A hipótese é de que a deputada, vinculada à Assembleia de Deus (AD), construiu seus dois mandatos (2015- 2018; 2019-2022) articulando sua cosmovisão religiosa às dinâmicas da realidade política estadual e nacional. Adotamos uma perspectiva interdisciplinar, na qual noções das disciplinas de História, Sociologia e Antropologia são acionadas para fundamentar a investigação. As fontes utilizadas referem-se às proposições legislativas (projetos de lei, projetos de resolução e requerimentos) produzidas pela deputada durante o período legislativo, informações disponíveis no site oficial da ALEP e materiais de campanha publicados em sua página oficial do Facebook. Construímos categorias temáticas, a fim de analisar o corpus documental e o perfil e a ênfase dada pela Cantora Mara Lima, percorrendo sua trajetória política e suas interlocuções junto ao campo religioso, espaço a partir do qual mantém conexão durante as campanhas e mandatos políticos. Identificamos que a deputada procura fortalecer os laços com seu eleitorado e os operadores evangélicos, com quem alimenta e promove trocas simbólicas, evidenciando e ratificando um movimento que vem ocorrendo em todo país, onde as fronteiras entre os campos da religião e da política estão cada mais fluídos e permeados.
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    Atenção primária e saúde indígena: assistência, serviços e políticas públicas em Campo Mourão/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-08) PEREIRA, Talyan Clavisso; MACIEL, Fred; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8332057955210079; MACIEL, Fred; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; MOURA, Débora Regina de Oliveira; NOVAK, Éder da Silva
    Os povos indígenas no Brasil apresentam um contexto histórico marcado por desestruturação social, econômica e ambiental desde o início da colonização portuguesa. Os movimentos de resistência tiveram grande influência sobre os determinantes da saúde destes povos. Neste contexto, o âmbito da saúde manteve-se desorganizado diante das dificuldades em estruturar assistência e políticas voltadas à diversidade cultural e geográfica das comunidades indígenas. Diante disso, torna-se indispensável a elaboração de ações e projetos para uma adequada educação e promoção em saúde para os mesmos, dispondo-se da Atenção Primária em Saúde (APS) como meio, denominada a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico da atenção primária à saúde das comunidades indígenas em Campo Mourão/PR, de modo a desenvolver um estudo local e corroborar com benfeitorias na assistência pública da saúde voltadas às comunidades indígenas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de atitudes interdisciplinares para integrar as diferentes áreas dos saberes em torno do objeto de estudo para melhor compreensão frente às complexas situações e problemas contemporâneos. Tratou-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva com abordagem qualitativa, com análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Contou com levantamento teórico, possibilitando uma análise acerca do tema e, posteriormente, o levantamento de informações por meio de entrevistas semiestruturadas junto à Secretária Municipal de Saúde, profissionais assistenciais (enfermeira e agente comunitária de saúde) atuantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da área de abrangência da comunidade Guarani e membros da comunidade indígena (pesquisa in loco), maiores de 18 anos, residentes de Campo Mourão/PR que utilizam a atenção primária do serviço público de saúde. Concluiu-se que a comunidade indígena Guarani do município enfrenta barreiras para acessar os serviços de saúde no âmbito da APS, como a dificuldade de comunicação, características culturais próprias e da equipe de saúde, e processo burocrático de cadastramento para adesão a tratamentos e serviços, sendo necessário intervenções políticas e assistenciais que respeitem suas necessidades e reivindicações.
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    Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Desenvolvimento Rural Sustentável, um estudo de caso em Campo Mourão – PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) SILVA, Rhaíssa Souza; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/2497099299793218; ANACLETO, Adilson; ROVEDA, Luís Fernando; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de
    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece que pelo menos 30% dos alimentos fornecidos nas escolas sejam provenientes da agricultura familiar, é de grande relevância. No entanto, poucos estudos sobre sua implementação na região de Campo Mourão foram identificados. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar se as políticas do PNAE na referida região incentivam a produção da agricultura familiar de maneira a promover o Desenvolvimento Rural Sustentável, favorecendo o crescimento social, econômico e ambiental. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva entre outubro de 2023 e junho de 2024, com visitas e entrevistas a quinze participantes do PNAE. Os resultados mostraram que as vendas ao programa representavam, em média, 26% da renda das famílias, e cerca de 20% das propriedades adotavam práticas orgânicas, enquanto as demais estavam em transição, enfrentando desafios como o uso de agrotóxicos nas propriedades vizinhas. Os principais produtos comercializados eram legumes, frutas e verduras. Os aspectos positivos mais apontados foram o aumento da renda familiar, a garantia do escoamento da produção e o incentivo à alimentação saudável. Entre os pontos negativos, destacaram-se a estrutura organizacional das cooperativas, as dificuldades logísticas, a complexidade da certificação orgânica e a insuficiência de assistência técnica. Conclui-se que o PNAE proporciona uma alimentação escolar de qualidade e contribui significativamente para o desenvolvimento local, promovendo a integração entre a comunidade e os diversos órgãos governamentais e sociais.
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    Análise das políticas públicas e promoção da saúde para a população idosa de Campo Mourão - PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-06) PASCOAL, Matheus Mendes; CHIES, Claudia; http://lattes.cnpq.br/0659967184952368; http://lattes.cnpq.br/2047064166433787; CHIES, Claudia; SANTANA, Valéria Barreiro Postali; COSTA, Maria Antonia Ramos
    O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas, em escala global, resultado da transição demográfica gerada pela redução das taxas de natalidade e pelo aumento da expectativa de vida. Sendo assim, esta pesquisa trata do envelhecimento populacional e das políticas públicas voltadas aos idosos. O objetivo geral foi analisar as intervenções e os desafios das políticas públicas para a promoção da saúde pública da população idosa do município de Campo Mourão - PR, evidenciando estratégias para as práticas do envelhecimento ativo. Para tanto, a pesquisa foi pautada em discussões interdisciplinares, incluindo e inter-relacionando temas, conceitos e metodologias das ciências humanas, ciências sociais e ciências da saúde. No que concerne à metodologia da pesquisa, adotou-se a perspectiva quali/quantitativa, a partir de levantamento teórico/conceitual e de dados estatísticos, aplicação de entrevistas com gestores públicos e questionários com idosos. Foram realizadas duas entrevistas com gestores e aplicados cem questionários com participantes idosos de 4 grupos do Projeto Terceira Idade em Ação. Os dados foram tabulados e representados em gráficos e tabelas, para facilitar a clareza da apresentação e análise, que se deu pelo método da análise de conteúdo. A partir dos levantamentos teóricos/estatísticos observou-se a rápida transição demográfica e envelhecimento da população nas variadas escalas espaciais, o que leva à necessidade de se implementar políticas públicas e se realizar pesquisas sobre a temática. Nos levantamentos à campo averiguou-se a relevância das ações, projetos e políticas públicas implementadas na promoção da saúde da população geral e população idosa no município de Campo Mourão. Verificou-se que tais ações proporcionam acompanhamento, orientações de saúde, prevenção de doenças, tratamentos e redução de agravos, entre outros alcances. Ainda diagnosticou-se, principalmente, a importância do projeto “Terceira Idade em Ação” para idosos do município de Campo Mourão - PR, tanto na ampliação da qualidade de vida quanto no processo de envelhecimento ativo. A maioria dos participantes do projeto informou, por meio de questionário, sentir-se motivada e avaliou os atendimentos como “excelentes” ou “bons”, além de relatar melhoria na saúde física e mental, satisfação para atividades do dia a dia, disposição, fortalecimento dos vínculos sociais e da autoestima. Concluiu-se que o projeto, aliado às demais ações, são fundamentais para o bem-envelhecer no município, e tem proporcionado diversos resultados positivos para a população idosa de Campo Mourão - PR. No entanto, constatou-se demandas importantes a serem supridas pelo poder público, e que os atendimentos em saúde, embora eficientes de modo geral, precisam ser aprimorados, sobretudo no que se refere à agilidade nos exames solicitados e atendimentos especializados.
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    Análise da infraestrutura e equipamento urbanos de lazer da pequena cidade de Engenheiro Beltrão-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-17) NASCIMENTO, Mariana Malamin do; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2429743942899756; BOVO, Marcos Clair; COLAVITE, Ana Paula; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de
    O crescimento acelerado e desordenado das cidades fez com que diversos problemas em relação à infraestrutura urbana surgissem, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Por essa razão, houve a necessidade de se criar novas estratégias, pensando em um desenvolvimento mais sustentável, abrangendo tanto os aspectos sociais e ambientais quanto econômicos, por meio dos planos de reestruturação. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a infraestrutura e equipamentos urbanos de lazer da pequena cidade de Engenheiro Beltrão-PR para o uso da população”. Assim, a pesquisa encontra-se vinculada a área de concentração sociedade e desenvolvimento do programa de pós-graduação com linha de pesquisa formação humana, políticas públicas e produção do espaço. O aporte metodológico é constituído de pesquisa interdisciplinar de caráter exploratório com abordagem de natureza quali-quantitativa, seguida por pesquisa bibliográfica (artigos, teses e dissertações), documental (livros e jornais e fotografias antigas) e de campo por meio da aplicação de um questionário de forma aleatória aos moradores de Engenheiro Beltrão sobre a qualidade dos equipamentos e infraestrutura dos espaços públicos destinados ao lazer. Dentre os resultados obtidos, observamos que o município de Engenheiro Beltrão possui duas praças centrais em bom estado de conservação com infraestrutura e equipamentos adequados aos usuários, de diferentes faixas etárias atendendo de forma adequada as características de um bom espaço público, porém é necessário investimentos de segurança como a instalação de câmeras e a contratação de vigias noturnos, no entanto, o parque do lago apresenta vários problemas relacionados a infraestrutura e equipamentos, e se encontra hoje inapropriado para uso e visitação por parte da população. Diante disso, o parque necessita de um processo de revitalização com investimentos por parte do poder público municipal, para atender os seus usuários de forma adequada.