Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED

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    Racialidade e formação de profissionais da psicologia: análise em universidades privadas e públicas do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) SOUZA, Sirlene de França de; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/9764032951283311; http://lattes.cnpq.br/7295497926011527; MARQUES, Maria Inez Barboza; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira de
    Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem sobre racialidade na formação de profissionais de Psicologia no noroeste do Paraná e nas universidades públicas do estado. A pesquisa parte da problemática da ausência ou insuficiência de conteúdos relacionados à racialidade nos currículos dos cursos de Psicologia, e de como essa lacuna impacta a formação ética e política dos futuros profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento do racismo. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando a análise documental das ementas dos cursos de Psicologia das instituições da região noroeste do Paraná, com base em teorias étnico-raciais. A pesquisa investigou as implicações das teorias raciais na formação dos profissionais e as conexões entre a teoria e a prática profissional no contexto das questões raciais. Os resultados revelam a presença, embora de forma limitada e superficial, de discussões sobre a racialidade nos currículos das instituições analisadas. Constatou-se que, apesar de algumas iniciativas, há uma deficiência na inclusão dessas temáticas de forma mais profunda, o que compromete a formação de profissionais capacitadas(os) para lidar com o racismo em sua atuação profissional. Como conclusão, o estudo aponta para a necessidade de aprimoramento nos currículos, que integre de maneira efetiva a abordagem da racialidade na formação das psicólogas(os), visando promover um cuidado mais ético, inclusivo e comprometido com a diversidade étnico-racial da população brasileira
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    Ensino de Ciências e BNCC nos Anos IniciaisdoEnsinoFundamental: evidências de indicadores da Alfabetização Científica ematividadessobre hábitos alimentares
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-01) SOUZA, Marta Almeida; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/7313020924711394; SILVA, Ricardo Desidério da; COQUEIRO, Wilma dos Santos; MOURA, Sebastião Rodrigues
    La enseñanza de las ciencias, tal como se establece en la Base Curricular Nacional Común (BNCC), debe garantizar a los estudiantes de la escuela primariael accesoauna diversidad de conocimientos científicos. En este contexto, el procesoinvestigativo constituye la base de esta enseñanza, promoviendo la AlfabetizaciónCientífica a través de estrategias pedagógicas que desarrollen habilidadesydestrezas propias de la práctica científica. Además, los indicadores de AlfabetizaciónCientífica cubren diferentes temáticas del contexto político y económico, permitiendouna comprensión científica de la influencia de las políticas de salud, ambientalesytecnológicas, lo que demanda un enfoque interdisciplinario. Por tanto, esteestudiotiene como objetivo analizar evidencias de Alfabetización Científica enlosregistrosde actividades de los estudiantes basados en el tema “hábitos alimentarios”. Setratade una investigación de análisis bibliográfico y documental, con enfoquecualitativo,utilizando como referencia los indicadores de Alfabetización Científicapropuestospor Pizarro (2014). Los resultados indican que las actividades analizadas resaltanlosindicadores Articular ideas, Argumentar, Leer en ciencias, Escribir enciencias,Problematizar, Crear y Actuar, demostrando la efectividad del procesodeAlfabetización Científica. Sin embargo, se observó que no se exploróel indicadorInvestigar, lo que sugiere mayor profundidad en los procesos, prácticasyprocedimientos de la investigación científica. A pesar de esta brecha, los resultadosrefuerzan la existencia de un proceso de Alfabetización Científica enel queel lenguaje de la Ciencia adquiere significados y se convierte en uninstrumentoesencial en la formación de los estudiantes. Se espera que esta investigacióncontribuya a la promoción de la Alfabetización Científica y a la formacióndesujetoscríticos, capaces de comprender y actuar en el mundo de forma reflexivayautónoma.
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    O Surdo Unilateral no Brasil: Reflexões para Pensar seus Aspectos Jurídicos, Sociais e Educacionais
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/04/01) ROCHA, Éverton Ledo da; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726; http://lattes.cnpq.br/3115674044109412; SILVA, Ricardo Desidério da; MARQUES, Maria Inez Barboza; HUMMEL, Eromi Izabel
    Embora a Lei 14.768 de 22 de dezembro de 2023 tenha reconhecido tão recentemente a surdez unilateral como deficiência no Brasil, sua invisibilidade ainda se faz presente. Caracterizada pela perda auditiva em um dos ouvidos, podendo ser leve, moderada, severa ou profunda, a surdez unilateral apresenta desafios significativos em termos de garantias legais e nas dificuldades cotidianas vivenciadas pelas pessoas afetadas. Nesse contexto, o presente trabalho, de natureza interdisciplinar e com interfaces nas áreas de Saúde, Serviço Social e Educação, busca refletir sobre a surdez unilateral sob os aspectos jurídicos, sociais e educacionais, analisando sua vivência e legalização no Brasil, assim como os reflexos dessa condição para os indivíduos com surdez unilateral. Para tanto, a pesquisa adota o método dialético e caracterizase como uma investigação qualitativa e bibliográfica, com abordagem documental. Neste sentido, evidenciou-se que, no campo jurídico, a luta pelo reconhecimento da surdez unilateral foi bastante árdua e que, embora tão recente, representa uma grande conquista para que se reafirme a garantia de políticas públicas para essas pessoas. Socialmente, a falta de conscientização sobre as dificuldades vividas por essas pessoas reforça barreiras atitudinais, dificultando sua participação equitativa em diversos espaços e por fim, no campo educacional, o estudo ressaltou a necessidade de práticas pedagógicas inclusivas que atendam às particularidades dos surdos unilaterais. Logo, espera-se, com os resultados obtidos, contribuir para o mapeamento do reconhecimento da surdez unilateral no Brasil, além de ampliar as pesquisas e estudos para se pensar estratégias sociais e educacionais que favoreçam a inclusão das pessoas com essa deficiência na sociedade.
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    Intersecções de raça e gênero: a HQ e a Webquest como estratégias de letramento crítico
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/18) ROCHA, Erica Teodoro; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7831185454845764; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; LEITE, Lucimar da Luz; SOUZA, Alexsandro Eleotério Pereira de; SILVA, Mirian Cardoso da
    O objetivo desta pesquisa foi promover, por meio da problematização de Histórias em quadrinhos (HQs) de autoria da pesquisadora e obras de literatura infantil, a conscientização sobre respeito, equidade e a desconstrução de preconceitos raciais, utilizando propostas de atividades pedagógicas disponibilizadas em meio digital, através de uma Webquest denominada Letramento Literário e Cultural. Com o uso da ludicidade característica da HQ, é viável iniciar a problematização da temática da opressão racial e de gênero nesse período educacional, contribuindo, assim, para o letramento literário e para a construção de sociedade pautada em direitos humanos. A metodologia da pesquisa, além de estudos teóricos interdisciplinares de áreas como Educação, Literatura, Estudos Culturais e Feminismo Interseccional, consiste na organização de um site destinado a professores(as), por meio do recurso tecnológico da WebQuest (WQ) – ferramenta de ensino relevante e profícua no contexto educacional atual – capaz de proporcionar a alunos(as) e professores(as) a oportunidade de explorar ativamente a internet, pesquisar, selecionar e analisar informações e textos acerca de conteúdos específicos. Nesse sentido, a leitura das histórias em quadrinhos, relacionadas a outras informações e materialidades artísticas sobre o mesmo tema, por meio da WQ, possibilita a ampliação do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma abordagem ativa, interativa e motivadora de um conteúdo tão essencial na sociedade contemporânea que é a opressão racial e de gênero contra a mulher. Espera-se, portanto, que a pesquisa proporcione um suporte significativo a docentes e demais interessados(as) para a conscientização sobre as intersecções entre raça e gênero no contexto do Ensino Fundamental I, favorecendo um letramento literário que tenha como foco a diversidade e os direitos humanos.
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    Intervenções Públicas e Qualidade de Vida Urbana: O caso das praças na cidade de Umuarama – PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) SOUZA, Daniel Dutra de; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/0302078003204041; MELLO, Cleverson Molinari; BOVO, Marcos Clair; ABRAHÃO, Cinthia Maria de
    Quando se trata da utilização dos recursos públicos, é crucial entender que simplesmente seguir os preceitos legais não é suficiente. Os investimentos precisam ser realizados de maneira eficiente e eficaz pela administração governamental, garantindo um retorno esperado e alcançando os objetivos estabelecidos. Esse sucesso pode ser comprovado pelo engajamento da sociedade na utilização dos investimentos correspondentes. Praças, parques e calçadões não apenas oferecem lazer, mas também promovem interações sociais e integração comunitária. A presente dissertação objetiva compreender o processo de investimentos nas praças da cidade de Umuarama, levando-se em conta: parâmetros para a escolha dos espaços públicos a serem revitalizados e mecanismos para mensurar a eficiência na aplicação dos recursos. O período de corte estabelecido foi de 2018 a 2022. O estudo documental realizou um levantamento das praças que receberam investimento do poder público municipal no período estabelecido, por meio do portal de transparência municipal. Na pesquisa de campo, recorreu-se a um questionário semiestruturado, com um roteiro de questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado aos usuários, moradores e comerciantes do entorno da praça. Os dados obtidos foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. O estudo adota uma abordagem interdisciplinar, integrando conhecimentos e metodologias de diferentes áreas do saber para construir uma análise abrangente sobre os investimentos em espaços públicos. Discute-se a relevância das políticas públicas voltadas para o espaço público, com ênfase nas praças, que se destacam como elementos essenciais na promoção da qualidade de vida urbana. Da mesma forma, examina o papel do espaço público na sociedade contemporânea que desempenha uma importante função na sociedade moderna, transcendendo sua mera finalidade física para se tornar um cenário vital de interações sociais, expressões culturais e identidade comunitária.
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    Consciência Corporal e a percepção de felicidade pelos estudantes com TDAH
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-28) PIETCHAKI, Claudia Regina Ramos; NUNES, Meire Aparecida Lóde; http://lattes.cnpq.br/7589708901294641; http://lattes.cnpq.br/1359937899816293; NUNES, Meire Aparecida Lóde; OLIVEEIRA, Terezinha; NEVES, Sandra Garcia
    É evidente o aumento do número de alunos com TDAH matriculados no Ensino Fundamental. Na maioria dos casos, adotam-se tratamentos convencionais, como o uso de medicamentos, para o controle comportamental desses estudantes. Todavia, os valores contemporâneos e as relações sociais, muitas vezes, contribuem para sentimentos de inadequação, gerando estados de tristeza e frustração, os quais podem impactar negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Diante dessa realidade, esta dissertação investigou o conceito de felicidade entre os alunos diagnosticados com TDAH, buscando analisar as intervenções de consciência corporal podem promover uma mudança nesse conceito e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida desses estudantes. A percepção da felicidade, como categoria da qualidade de vida e, consequentemente, do desenvolvimento humano investiga, neste estudo, os impactos das práticas de consciência corporal dentro da Educação Somática, com ênfase na Eutonia, aplicadas a estudantes com TDAH em uma escola municipal de Umuarama-PR. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e intervenções práticas. Para a coleta de dados foram aplicados a Escala de Cantril e o Questionário Kidscreen, instrumentos que possibilitaram avaliar a percepção dos participantes sobre a qualidade de vida e bem-estar. Apesar das limitações em avaliar uma questão de extrema subjetividade, os resultados foram positivos, observou-se que a prática da consciência corporal proporcionou uma experiência significativa, favorecendo a percepção da felicidade como um componente essencial da qualidade de vida e do desenvolvimento humano.
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    “Hoje eu sou uma deputada estadual e também não sou por acaso, Deus falou comigo”: análise dos mandatos da Cantora Mara Lima na Assembleia Legislativa do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-20) FIER, Caio Rodrigo; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/8206213531850411; MEZZOMO, Frank Antonio; KLAUCK, Samuel; BELOTI, Adriana
    A pesquisa problematiza as relações entre as esferas da política e da religião a partir dos mandatos da Cantora Mara Lima na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). A hipótese é de que a deputada, vinculada à Assembleia de Deus (AD), construiu seus dois mandatos (2015- 2018; 2019-2022) articulando sua cosmovisão religiosa às dinâmicas da realidade política estadual e nacional. Adotamos uma perspectiva interdisciplinar, na qual noções das disciplinas de História, Sociologia e Antropologia são acionadas para fundamentar a investigação. As fontes utilizadas referem-se às proposições legislativas (projetos de lei, projetos de resolução e requerimentos) produzidas pela deputada durante o período legislativo, informações disponíveis no site oficial da ALEP e materiais de campanha publicados em sua página oficial do Facebook. Construímos categorias temáticas, a fim de analisar o corpus documental e o perfil e a ênfase dada pela Cantora Mara Lima, percorrendo sua trajetória política e suas interlocuções junto ao campo religioso, espaço a partir do qual mantém conexão durante as campanhas e mandatos políticos. Identificamos que a deputada procura fortalecer os laços com seu eleitorado e os operadores evangélicos, com quem alimenta e promove trocas simbólicas, evidenciando e ratificando um movimento que vem ocorrendo em todo país, onde as fronteiras entre os campos da religião e da política estão cada mais fluídos e permeados.
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    Atenção primária e saúde indígena: assistência, serviços e políticas públicas em Campo Mourão/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-08) PEREIRA, Talyan Clavisso; MACIEL, Fred; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8332057955210079; MACIEL, Fred; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; MOURA, Débora Regina de Oliveira; NOVAK, Éder da Silva
    Os povos indígenas no Brasil apresentam um contexto histórico marcado por desestruturação social, econômica e ambiental desde o início da colonização portuguesa. Os movimentos de resistência tiveram grande influência sobre os determinantes da saúde destes povos. Neste contexto, o âmbito da saúde manteve-se desorganizado diante das dificuldades em estruturar assistência e políticas voltadas à diversidade cultural e geográfica das comunidades indígenas. Diante disso, torna-se indispensável a elaboração de ações e projetos para uma adequada educação e promoção em saúde para os mesmos, dispondo-se da Atenção Primária em Saúde (APS) como meio, denominada a principal porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta pesquisa teve por objetivo realizar um diagnóstico da atenção primária à saúde das comunidades indígenas em Campo Mourão/PR, de modo a desenvolver um estudo local e corroborar com benfeitorias na assistência pública da saúde voltadas às comunidades indígenas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de atitudes interdisciplinares para integrar as diferentes áreas dos saberes em torno do objeto de estudo para melhor compreensão frente às complexas situações e problemas contemporâneos. Tratou-se de uma pesquisa de campo exploratória descritiva com abordagem qualitativa, com análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Contou com levantamento teórico, possibilitando uma análise acerca do tema e, posteriormente, o levantamento de informações por meio de entrevistas semiestruturadas junto à Secretária Municipal de Saúde, profissionais assistenciais (enfermeira e agente comunitária de saúde) atuantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da área de abrangência da comunidade Guarani e membros da comunidade indígena (pesquisa in loco), maiores de 18 anos, residentes de Campo Mourão/PR que utilizam a atenção primária do serviço público de saúde. Concluiu-se que a comunidade indígena Guarani do município enfrenta barreiras para acessar os serviços de saúde no âmbito da APS, como a dificuldade de comunicação, características culturais próprias e da equipe de saúde, e processo burocrático de cadastramento para adesão a tratamentos e serviços, sendo necessário intervenções políticas e assistenciais que respeitem suas necessidades e reivindicações.
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    Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Desenvolvimento Rural Sustentável, um estudo de caso em Campo Mourão – PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) SILVA, Rhaíssa Souza; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/2497099299793218; ANACLETO, Adilson; ROVEDA, Luís Fernando; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de
    O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que estabelece que pelo menos 30% dos alimentos fornecidos nas escolas sejam provenientes da agricultura familiar, é de grande relevância. No entanto, poucos estudos sobre sua implementação na região de Campo Mourão foram identificados. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar se as políticas do PNAE na referida região incentivam a produção da agricultura familiar de maneira a promover o Desenvolvimento Rural Sustentável, favorecendo o crescimento social, econômico e ambiental. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva entre outubro de 2023 e junho de 2024, com visitas e entrevistas a quinze participantes do PNAE. Os resultados mostraram que as vendas ao programa representavam, em média, 26% da renda das famílias, e cerca de 20% das propriedades adotavam práticas orgânicas, enquanto as demais estavam em transição, enfrentando desafios como o uso de agrotóxicos nas propriedades vizinhas. Os principais produtos comercializados eram legumes, frutas e verduras. Os aspectos positivos mais apontados foram o aumento da renda familiar, a garantia do escoamento da produção e o incentivo à alimentação saudável. Entre os pontos negativos, destacaram-se a estrutura organizacional das cooperativas, as dificuldades logísticas, a complexidade da certificação orgânica e a insuficiência de assistência técnica. Conclui-se que o PNAE proporciona uma alimentação escolar de qualidade e contribui significativamente para o desenvolvimento local, promovendo a integração entre a comunidade e os diversos órgãos governamentais e sociais.
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    Análise das políticas públicas e promoção da saúde para a população idosa de Campo Mourão - PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-06) PASCOAL, Matheus Mendes; CHIES, Claudia; http://lattes.cnpq.br/0659967184952368; http://lattes.cnpq.br/2047064166433787; CHIES, Claudia; SANTANA, Valéria Barreiro Postali; COSTA, Maria Antonia Ramos
    O envelhecimento populacional é um fenômeno que vem ocorrendo nas últimas décadas, em escala global, resultado da transição demográfica gerada pela redução das taxas de natalidade e pelo aumento da expectativa de vida. Sendo assim, esta pesquisa trata do envelhecimento populacional e das políticas públicas voltadas aos idosos. O objetivo geral foi analisar as intervenções e os desafios das políticas públicas para a promoção da saúde pública da população idosa do município de Campo Mourão - PR, evidenciando estratégias para as práticas do envelhecimento ativo. Para tanto, a pesquisa foi pautada em discussões interdisciplinares, incluindo e inter-relacionando temas, conceitos e metodologias das ciências humanas, ciências sociais e ciências da saúde. No que concerne à metodologia da pesquisa, adotou-se a perspectiva quali/quantitativa, a partir de levantamento teórico/conceitual e de dados estatísticos, aplicação de entrevistas com gestores públicos e questionários com idosos. Foram realizadas duas entrevistas com gestores e aplicados cem questionários com participantes idosos de 4 grupos do Projeto Terceira Idade em Ação. Os dados foram tabulados e representados em gráficos e tabelas, para facilitar a clareza da apresentação e análise, que se deu pelo método da análise de conteúdo. A partir dos levantamentos teóricos/estatísticos observou-se a rápida transição demográfica e envelhecimento da população nas variadas escalas espaciais, o que leva à necessidade de se implementar políticas públicas e se realizar pesquisas sobre a temática. Nos levantamentos à campo averiguou-se a relevância das ações, projetos e políticas públicas implementadas na promoção da saúde da população geral e população idosa no município de Campo Mourão. Verificou-se que tais ações proporcionam acompanhamento, orientações de saúde, prevenção de doenças, tratamentos e redução de agravos, entre outros alcances. Ainda diagnosticou-se, principalmente, a importância do projeto “Terceira Idade em Ação” para idosos do município de Campo Mourão - PR, tanto na ampliação da qualidade de vida quanto no processo de envelhecimento ativo. A maioria dos participantes do projeto informou, por meio de questionário, sentir-se motivada e avaliou os atendimentos como “excelentes” ou “bons”, além de relatar melhoria na saúde física e mental, satisfação para atividades do dia a dia, disposição, fortalecimento dos vínculos sociais e da autoestima. Concluiu-se que o projeto, aliado às demais ações, são fundamentais para o bem-envelhecer no município, e tem proporcionado diversos resultados positivos para a população idosa de Campo Mourão - PR. No entanto, constatou-se demandas importantes a serem supridas pelo poder público, e que os atendimentos em saúde, embora eficientes de modo geral, precisam ser aprimorados, sobretudo no que se refere à agilidade nos exames solicitados e atendimentos especializados.
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    Análise da infraestrutura e equipamento urbanos de lazer da pequena cidade de Engenheiro Beltrão-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-02-17) NASCIMENTO, Mariana Malamin do; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2429743942899756; BOVO, Marcos Clair; COLAVITE, Ana Paula; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de
    O crescimento acelerado e desordenado das cidades fez com que diversos problemas em relação à infraestrutura urbana surgissem, prejudicando a qualidade de vida das pessoas. Por essa razão, houve a necessidade de se criar novas estratégias, pensando em um desenvolvimento mais sustentável, abrangendo tanto os aspectos sociais e ambientais quanto econômicos, por meio dos planos de reestruturação. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a infraestrutura e equipamentos urbanos de lazer da pequena cidade de Engenheiro Beltrão-PR para o uso da população”. Assim, a pesquisa encontra-se vinculada a área de concentração sociedade e desenvolvimento do programa de pós-graduação com linha de pesquisa formação humana, políticas públicas e produção do espaço. O aporte metodológico é constituído de pesquisa interdisciplinar de caráter exploratório com abordagem de natureza quali-quantitativa, seguida por pesquisa bibliográfica (artigos, teses e dissertações), documental (livros e jornais e fotografias antigas) e de campo por meio da aplicação de um questionário de forma aleatória aos moradores de Engenheiro Beltrão sobre a qualidade dos equipamentos e infraestrutura dos espaços públicos destinados ao lazer. Dentre os resultados obtidos, observamos que o município de Engenheiro Beltrão possui duas praças centrais em bom estado de conservação com infraestrutura e equipamentos adequados aos usuários, de diferentes faixas etárias atendendo de forma adequada as características de um bom espaço público, porém é necessário investimentos de segurança como a instalação de câmeras e a contratação de vigias noturnos, no entanto, o parque do lago apresenta vários problemas relacionados a infraestrutura e equipamentos, e se encontra hoje inapropriado para uso e visitação por parte da população. Diante disso, o parque necessita de um processo de revitalização com investimentos por parte do poder público municipal, para atender os seus usuários de forma adequada.
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    Psicologia, interdisciplinaridade e socioeducação sob a perspectiva dos(as) psicólogos(as) dos Centros de Socioeducação do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-12) AMBROZIO, Karina Soares; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0485838155282289; BOVO, Marcos Clair; MARQUES, Maria Inez Barboza; GUIMARÃES, Jean Pablo; CARVALHAES, Flavia Fernandes de
    A socioeducação é uma política pública voltada à responsabilização de adolescentes pela prática de atos infracionais, que possui caráter pedagógico e prevê uma intervenção de natureza interdisciplinar, a partir da composição de equipes multiprofissionais nos serviços de execução de medidas socioeducativas, das quais fazem parte os(as) psicólogo(as). Ao considerarmos os desafios e potencialidades da atuação dos(as) profissionais no contexto desta política, a pesquisa objetivou analisar a relação entre Psicologia e interdisciplinaridade na socioeducação, sob a perspectiva dos(as) psicólogos(as) que atuam nos Centros de Socioeducação (CENSE) do Paraná, responsáveis pela execução de medidas privativas de liberdade. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa qualiquantitativa, descritiva e exploratória, pautada no método dialético, que utilizou como coleta de dados a aplicação on-line de questionários e entrevistas semiestruturadas com os psicólogos(as) que atuam nas referidas unidades. Foi realizada a análise crítico-descritiva dos dados, a partir da revisão teórica pautada por uma abordagem interdisciplinar, envolvendo Psicologia, Direito, Educação, História, Sociologia e Serviço Social. Quanto ao perfil dos(as) participantes, os resultados demonstraram, em sua maioria, identificados(as) como mulheres cis, que se graduaram entre 1989 e 2017, sendo a maior parte anterior a 2006, em instituições públicas de ensino superior, e que atuam há mais de 15 anos na socioeducação. Os CENSEs em que estão lotados(as) são, em maior parte, destinados ao público masculino, e atendem tanto a internação provisória quanto a internação. Observamos relatos de defasagens nas equipes, compostas, sobretudo, por diretores(as), agentes de segurança socioeducativos(as), auxiliares/técnicos(as) de enfermagem, psicólogos(as), assistentes sociais, pedagogos(as) e terapeutas ocupacionais. Na perspectiva dos(as) psicólogos(as) dos CENSEs, a interdisciplinaridade é importante em sua atuação profissional na socioeducação, e a concepção acerca deste termo está alinhada ao encontrado na literatura sobre o tema que enfatiza o diálogo e a cooperação entre disciplinas. Contudo, os(as) participantes destacaram a insatisfação em relação às contribuições da graduação para uma atuação interdisciplinar, por não terem tido acesso a conteúdos direcionados à interdisciplinaridade na formação. Identificamos também que, na avaliação dos(as) participantes, a interdisciplinaridade ocorre de forma parcial nos CENSEs e na atuação de profissionais de psicologia nesses espaços. Observamos, ainda, a existência de tensões nessas unidades socioeducativas e um desequilíbrio entre os aspectos sancionatórios e pedagógicos das medidas, o que afeta o trabalho interdisciplinar. Sendo assim, consideramos necessária a adoção de estratégias por parte não só dos(as) trabalhadores(as), incluindo psicólogos(as), no sentido de abertura ao diálogo e da adoção de uma postura interdisciplinar, como também das gestões dos CENSEs e da Coordenação de Gestão do Sistema Socioeducativo do Paraná. Com o objetivo de criar e fazer funcionar espaços de comunicação e de participação dos trabalhadores(as), a construção de processos de trabalho não deve perder o foco no(a) adolescente destinatário(a) da política de socioeducação, ao mesmo tempo em que reconheça o papel primordial de cada categoria profissional, e destas em articulação, no atendimento socioeducativo.
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    Política, Direito e Cidadania: percepções dos jovens de Campo Mourão/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-25) VAREA, Izabel Raczenski; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/9021514515503339; MACIEL, Fred; MORGADO, Suzana Pinguello; PINHEIRO, Marcos Sorrilha; JUNIOR, César Dallabrida
    A pesquisa objetivou analisar percepções de jovens do 3º ano do Ensino Médio de Campo Mourão/PR sobre política, direito constitucional e exercício de cidadania com a finalidade de identificar seus impactos na participação política e concretização da democracia brasileira. Ancorada em uma perspectiva interdisciplinar, será adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, baseada principalmente em revisão bibliográfica e que conectará Política, Direito e Educação. Além disso, foi realizada coleta e análise de dados gerados por meio de questionários aplicados para alunos entre 16 e 18 anos cursantes do 3º ano do Ensino Médio em dois colégios (um particular e um público) do município. Pretendeu-se analisar se a qualidade de conhecimento constitucional, influências midiáticas, socioeconômicas e familiares podem interferir nas percepções e atuações políticas destes jovens, representantes de uma geração dos próximos agentes políticos do país. Esta pesquisa objetivou contribuir para a compreensão da juventude política atual, em um recorte de âmbito local. Como resultado, além de evidenciar tal diagnóstico local, percebeu-se o entendimento das inúmeras formas de participações institucionais e não institucionalizadas no campo político, assim como as diferenças nas percepções entre jovens de escola pública e privada, demonstrando certa contrariedade, uma vez que (supostamente) os jovens com mais potencial em ter acesso a conhecimentos relacionados à cidadania (estudantes da escola privada em relação aos da escola pública) são justamente os que apresentaram uma concepção de cidadania menos abrangente
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    A formação acadêmica nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas em uma universidade do estado do Paraná: uma análise à luz da BNCC
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-11) BUENO, Fabiana de Oliveira; BOVO, Marcos Clair; SILVA, Ricardo Desidério da; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1207424006701057; BOVO, Marcos Clair; SILVA, Ricardo Desidério da; NUNES, Meire Aparecida Lóde; VOLPATO, Hélito; DONATO, Larissa
    As Ciências da Natureza compõem uma das áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando conhecimentos conceituais sistematizados por meio de leis, teorias e modelos, sendo formada pelas disciplinas de Biologia, Química e Física. Diante disso, a pesquisa objetiva compreender a formação do/a biólogo/a presentes nos currículos atuais dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná a partir da BNCC e o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. Para tanto, levantamos a seguinte questão problema: Será que o profissional, a partir da implantação da BNCC e do Referencial Curricular para o Ensino Médio, recebe na sua própria formação possibilidades de diálogos sobre as competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou o mesmo se depara com isso na primeira vez na prática em sala de aula? E, “Como fica a relação da interdisciplinaridade nesses documentos?” Elas existem na prática durante a formação dos professores dos Cursos de Ciências Biológicas? O aporte metodológico foi constituído por pesquisa documental e qualitativa, de caráter exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica. Dentre os resultados encontrados, observamos a presença do enfoque interdisciplinar nas disciplinas de Biologia, Química e Física. Contudo, ao analisar a matriz curricular dos campi, identificamos uma representação limitada de disciplinas que adotam essa perspectiva. Os resultados das análises, considerando as sugestões dos conteúdos do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (2021) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) examinados, evidenciam que, na Unidade Temática I – Organização dos seres vivos e biodiversidade, a maioria dos conteúdos estão contemplados ou parcialmente contemplada. Já na Unidade Temática II – Ecologia, constatamos uma disparidade entre os campi: União da Vitória que apresenta a maior quantidade de conteúdos contemplados, enquanto Paranavaí registra a predominância de conteúdos não contemplados. Em contraste, Paranaguá demonstra um cenário mais equilibrado, com a maior proporção de conteúdos contemplados e parcialmente contemplados. Na Unidade Temática III – Origem e evolução da vida, identificamos que União da Vitória possui a maior quantidade de conteúdos não contemplados. Paranavaí, por sua vez, destaca-se por apresentar a maior proporção de conteúdos contemplados e parcialmente contemplados, enquanto Paranaguá exibe um cenário intermediário, com a metade dos conteúdos não contemplados. Por fim, na Unidade Temática IV – Genética, União da Vitória apresenta metade dos conteúdos não contemplados. Em contrapartida, Paranavaí e Paranaguá concentram a maior parte dos conteúdos contemplados ou parcialmente contemplados. Esses resultados indicam a necessidade de promover diálogos mais aprofundados entre os campi analisados, visando à adequação dos conteúdos abordados nos PPCs. Tais ajustes são essenciais para assegurar uma formação docente mais eficaz, capaz de atender às demandas da sociedade contemporânea.
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    Um olhar interdisciplinar para o espaço público: avaliação da infraestrutura do Parque da Pedreira em Campo Mourão-PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-09) ZAGO, Arieli Fernandes; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/9207361743405403; COSTA, Fábio Rodrigues da; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de
    A interdisciplinaridade é uma área do conhecimento na qual diferentes ciências cooperam entre si para desenvolverem um assunto em específico. Para esta pesquisa, o tema abordado de forma interdisciplinar é o espaço público, com um recorte espacial no Parque da Pedreira em Campo Mourão – Paraná. O diálogo interdisciplinar ocorrerá por meio do conceito de espaço público, e sua importância para a qualidade de vida da população local, incluindo conceitos da arquitetura, geografia e sociologia O objetivo geral da pesquisa é avaliar a infraestrutura do parque, destacando as problemáticas e potencialidades de uso. Para a avaliação do Parque da Pedreira foi aplicado o método de estudo de campo, juntamente com a abordagem qualiquantitativa e o método hipotético dedutivo, tendo a seguinte hipótese: o Parque da Pedreira de Campo Mourão não atende os requisitos básicos de segurança, acessibilidade e inclusão, mesmo sendo um projeto recém executado. Como instrumento de geração de registros aplicou-se o desenvolvido por De Angelis (2000) e adaptado por Bovo (2009), com a realização de um levantamento físico e posterior avaliação sobre a infraestrutura física do local a partir de termos de referências previamente definidos, além disso, também será avaliado a inclusão, a segurança e a acessibilidade no espaço do parque, observando a mesma metodologia. Como resultado, a hipótese se confirma parcialmente, pois o parque possui itens que são adequados e outros não. Assim, esta pesquisa apresenta as potencialidades e deficiências de infraestrutura do local, além de propor intervenções que possam melhorar a espacialidade do parque.
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    Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: um estudo de sua aplicabilidade no ensino superior
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-03-26) SILVA, Alexandre Caparelli; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/0402696836570936; ROESLER, Douglas André; ANDRADE, Aurea Andrade Viane de
    Esta pesquisa investigou se o uso de metodologias ativas no ensino superior é capaz de promover e atender às demandas de aprendizagem discente, na percepção de professores atuantes em universidades públicas e privadas da cidade de Campo Mourão – PR. A abordagem metodológica adotada foi mista, com natureza exploratório-descritiva, entre abril e novembro de 2024, envolvendo 50 docentes. Os dados foram coletados por meio de questionário on-line, composto por questões objetivas e subjetivas, e analisados por meio de estatística descritiva e interpretação qualitativa. A fundamentação teórica partiu de uma perspectiva interdisciplinar, articulando os conceitos de aprendizagem significativa, pensamento crítico e inovação pedagógica. Os resultados indicaram que as metodologias ativas favorecem o engajamento, a autonomia e o protagonismo dos estudantes, além de contribuírem para o desenvolvimento de competências valorizadas no mercado de trabalho. Contudo, a implementação enfrenta desafios como resistência de docentes e discentes, sobrecarga de trabalho e limitações estruturais. Evidenciou-se a necessidade de políticas institucionais que garantam formação continuada, infraestrutura adequada e adaptação ao contexto local para assegurar a eficácia dessas práticas no ensino superior.
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    Juventude e representações político-religiosas: projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) SANTOS, Thaís Serafim dos; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/9271425065844311; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina Alves
    Esta pesquisa partiu de uma perspectiva interdisciplinar, assim como da compreensão da diversidade abarcada pela categoria juventude, e teve como objetivo investigar os projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão, tendo em vista seus vínculos e representações político-religiosas. Para alcançarmos o referido propósito, lançamos mão de dois instrumentos de pesquisa. Com questionário online (survey), respondido por 282 jovens, pudemos traçar o perfil socioeconômico dos ingressantes, além de estabelecer as primeiras hipóteses sobre suas representações. Com os primeiros dados produzidos, elaboramos um roteiro de entrevista semiestruturada que foi utilizada com quatro jovens que nos confidenciaram seus projetos de vida, permitindo-nos estabelecer (a partir de suas compreensões) relações entre seus posicionamentos e representações político-religiosas. Os resultados da investigação ofereceram uma visão ampla do perfil dos jovens no que se refere à participação e engajamento político e religioso, permitindo uma análise entre a permeabilização das duas esferas e a forma como contribuem na elaboração e constituição de seus projetos. Percebemos maior vinculação religiosa se comparada à participação em atividades tradicionalmente consideradas políticas, como, por exemplo, a participação em partidos políticos. No entanto, foi expressiva a participação dos jovens em atividades de cunho solidário, revelando novas formas e estratégias de participação social. Pudemos ainda conjecturar acerca das preocupações específicas dos jovens com o futuro e o mundo do trabalho, estando estas esferas inevitavelmente ligadas à construção de projetos de vida. Seus projetos de vida revelaram-se calcados no desejo de se tornarem alguém na vida, por meio do trabalho. Ademais, notou-se uma intensa religiosidade jovem, em que os valores transmitidos pela religião perpassam pelas vidas e projetos dos jovens, inclusive sendo fonte de supressão das inseguranças relacionadas às incertezas do futuro.
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    “Não tenho religião, apenas a crença em Deus”: representações político-religiosas de jovens sem religião da Unespar
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) BONINI, Lara de Fátima Grigoletto; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4591868886819698; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina Alves
    A pesquisa buscou refletir e problematizar as representações político-religiosas de jovens universitários que declaram acreditar em Deus, mas não participar de religião. O recorte empírico do estudo compreende os jovens ingressantes em 2014 da Unespar, instituição multicampi recém-constituída, que contempla alunos oriundos de distintos contextos socioculturais, educacionais e regionais. Para identificar o perfil dos estudantes sem religião, optamos pela aplicação de survey, por meio de plataforma on-line, aos acadêmicos dos sete câmpus da Universidade, o que possibilitou evidenciar particularidades significativas dos jovens sem religião. As bases teórico-metodológicas para o tratamento e interpretação das respostas obtidas contemplaram uma abordagem de interdisciplinaridade e complexidade, a fim de dar conta da multidimensionalidade de implicações que o objeto de estudo promove. Entendemos que os novos movimentos advindos da modernidade são caracterizados por múltiplos fenômenos, como as ressignificações dos campos religioso e político, tendo em seu bojo a perspectiva da secularização, a configuração de distintos modos de ser jovem na atualidade, e a liberdade de construção de sistemas de crenças e valores próprios, sem necessariamente a mediação de autoridades e instituições religiosas. Os resultados obtidos sugerem que os jovens sem religião ingressantes da Unespar vivenciam as dinâmicas modernas de acordo com sua autonomia reflexiva, liberdade pessoal e seu desenvolvimento histórico. Identificamos que os universitários sem religião são compostos por sujeitos que passaram por experiências religiosas, desligados ou desconvertidos das instituições de origem, ou ainda, por indivíduos que nunca se identificaram com as religiões. Possuem crenças e práticas simbólico-religiosas e valorizam a dimensão subjetiva da fé, a partir de bricolagens particulares, ainda que com suspeita, crítica e discordâncias sobre a regulação dos sistemas religiosos instituídos. Os posicionamentos de participação político-social dos universitários sem religião são percebidos como atuações distantes das formas tradicionais de política, sendo ainda possível identificar interpretações críticas no que trata da aproximação entre as instituições religiosa e política. A pesquisa desenvolvida possibilitou compreender os aspectos subjetivos da religião e da política que atuam na identidade e vivência dos jovens sem religião da Unespar, tendo em vista as dinâmicas relativas ao flexível cenário contemporâneo de construção de religiosidades difusas e participações políticas menos institucionalizadas
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    Sociedade e imprensa: representações de beleza de mulher no jornal Folha do Norte do Paraná
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/10/15) SKURA, Ivania; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/5907385689545455; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ALVES, Fábio Lopes; BELLINI, Luiza Marta
    Esta investigação busca analisar representações que evocam relações entre mulher e beleza, evidenciando sentidos e interpretações surgidas do material empírico, a coluna Folha Feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná, especificamente no período que compreende os anos de 1962, 1963 e 1964. Visou-se identificar, neste espaço, representações nos discursos jornalísticos que permearam as noções de feminilidades vigentes na década de 1960, em um recorte que abarca reportagens nas quais o tema da beleza, categoria mais representativa dentre o corpus, fez-se presente. No jornal Folha do Norte do Paraná, meio de comunicação comercial que circulou na região entre os anos de 1962 e 1979, cuja posse era da Igreja Católica, diocese de Maringá/PR, a coluna feminina é a única seção que fala explícita e diretamente com as mulheres. Ao olhar para as representações de beleza de mulher, fez-se uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico para investigar essas comunicações. Notamos, nesse período, discursos que produzem sentidos estereotipados de gênero, que regem normas e condutas consideradas como adequadas para o público feminino, mas também ficou evidente que há, em tais materializações, pequenas pistas de fissuras no padrão uniformizador. Observando as relações de poder presentes nas condições de produção dessas mensagens, que envolvem duas instituições de destaque (a Imprensa e a Igreja Católica), compreendemos a referida mídia impressa regional como fonte de pesquisa histórica, de modo que a mesma evidencia valores, noções e modelos sociais que permitem enxergar como representações polifônicas de mulheres, que perpassavam o imaginário social no estado do Paraná à época, participaram na construção de uma cultura de (des)igualdade de gênero nos veículos de comunicação.
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    A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.
    (Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos Santos
    As relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.