Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Item Juventude e representações político-religiosas: projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) SANTOS, Thaís Serafim dos; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/9271425065844311; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina AlvesEsta pesquisa partiu de uma perspectiva interdisciplinar, assim como da compreensão da diversidade abarcada pela categoria juventude, e teve como objetivo investigar os projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão, tendo em vista seus vínculos e representações político-religiosas. Para alcançarmos o referido propósito, lançamos mão de dois instrumentos de pesquisa. Com questionário online (survey), respondido por 282 jovens, pudemos traçar o perfil socioeconômico dos ingressantes, além de estabelecer as primeiras hipóteses sobre suas representações. Com os primeiros dados produzidos, elaboramos um roteiro de entrevista semiestruturada que foi utilizada com quatro jovens que nos confidenciaram seus projetos de vida, permitindo-nos estabelecer (a partir de suas compreensões) relações entre seus posicionamentos e representações político-religiosas. Os resultados da investigação ofereceram uma visão ampla do perfil dos jovens no que se refere à participação e engajamento político e religioso, permitindo uma análise entre a permeabilização das duas esferas e a forma como contribuem na elaboração e constituição de seus projetos. Percebemos maior vinculação religiosa se comparada à participação em atividades tradicionalmente consideradas políticas, como, por exemplo, a participação em partidos políticos. No entanto, foi expressiva a participação dos jovens em atividades de cunho solidário, revelando novas formas e estratégias de participação social. Pudemos ainda conjecturar acerca das preocupações específicas dos jovens com o futuro e o mundo do trabalho, estando estas esferas inevitavelmente ligadas à construção de projetos de vida. Seus projetos de vida revelaram-se calcados no desejo de se tornarem alguém na vida, por meio do trabalho. Ademais, notou-se uma intensa religiosidade jovem, em que os valores transmitidos pela religião perpassam pelas vidas e projetos dos jovens, inclusive sendo fonte de supressão das inseguranças relacionadas às incertezas do futuro.Item “Não tenho religião, apenas a crença em Deus”: representações político-religiosas de jovens sem religião da Unespar(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) BONINI, Lara de Fátima Grigoletto; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4591868886819698; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina AlvesA pesquisa buscou refletir e problematizar as representações político-religiosas de jovens universitários que declaram acreditar em Deus, mas não participar de religião. O recorte empírico do estudo compreende os jovens ingressantes em 2014 da Unespar, instituição multicampi recém-constituída, que contempla alunos oriundos de distintos contextos socioculturais, educacionais e regionais. Para identificar o perfil dos estudantes sem religião, optamos pela aplicação de survey, por meio de plataforma on-line, aos acadêmicos dos sete câmpus da Universidade, o que possibilitou evidenciar particularidades significativas dos jovens sem religião. As bases teórico-metodológicas para o tratamento e interpretação das respostas obtidas contemplaram uma abordagem de interdisciplinaridade e complexidade, a fim de dar conta da multidimensionalidade de implicações que o objeto de estudo promove. Entendemos que os novos movimentos advindos da modernidade são caracterizados por múltiplos fenômenos, como as ressignificações dos campos religioso e político, tendo em seu bojo a perspectiva da secularização, a configuração de distintos modos de ser jovem na atualidade, e a liberdade de construção de sistemas de crenças e valores próprios, sem necessariamente a mediação de autoridades e instituições religiosas. Os resultados obtidos sugerem que os jovens sem religião ingressantes da Unespar vivenciam as dinâmicas modernas de acordo com sua autonomia reflexiva, liberdade pessoal e seu desenvolvimento histórico. Identificamos que os universitários sem religião são compostos por sujeitos que passaram por experiências religiosas, desligados ou desconvertidos das instituições de origem, ou ainda, por indivíduos que nunca se identificaram com as religiões. Possuem crenças e práticas simbólico-religiosas e valorizam a dimensão subjetiva da fé, a partir de bricolagens particulares, ainda que com suspeita, crítica e discordâncias sobre a regulação dos sistemas religiosos instituídos. Os posicionamentos de participação político-social dos universitários sem religião são percebidos como atuações distantes das formas tradicionais de política, sendo ainda possível identificar interpretações críticas no que trata da aproximação entre as instituições religiosa e política. A pesquisa desenvolvida possibilitou compreender os aspectos subjetivos da religião e da política que atuam na identidade e vivência dos jovens sem religião da Unespar, tendo em vista as dinâmicas relativas ao flexível cenário contemporâneo de construção de religiosidades difusas e participações políticas menos institucionalizadasItem Sociedade e imprensa: representações de beleza de mulher no jornal Folha do Norte do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2015/10/15) SKURA, Ivania; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/5907385689545455; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ALVES, Fábio Lopes; BELLINI, Luiza MartaEsta investigação busca analisar representações que evocam relações entre mulher e beleza, evidenciando sentidos e interpretações surgidas do material empírico, a coluna Folha Feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná, especificamente no período que compreende os anos de 1962, 1963 e 1964. Visou-se identificar, neste espaço, representações nos discursos jornalísticos que permearam as noções de feminilidades vigentes na década de 1960, em um recorte que abarca reportagens nas quais o tema da beleza, categoria mais representativa dentre o corpus, fez-se presente. No jornal Folha do Norte do Paraná, meio de comunicação comercial que circulou na região entre os anos de 1962 e 1979, cuja posse era da Igreja Católica, diocese de Maringá/PR, a coluna feminina é a única seção que fala explícita e diretamente com as mulheres. Ao olhar para as representações de beleza de mulher, fez-se uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico para investigar essas comunicações. Notamos, nesse período, discursos que produzem sentidos estereotipados de gênero, que regem normas e condutas consideradas como adequadas para o público feminino, mas também ficou evidente que há, em tais materializações, pequenas pistas de fissuras no padrão uniformizador. Observando as relações de poder presentes nas condições de produção dessas mensagens, que envolvem duas instituições de destaque (a Imprensa e a Igreja Católica), compreendemos a referida mídia impressa regional como fonte de pesquisa histórica, de modo que a mesma evidencia valores, noções e modelos sociais que permitem enxergar como representações polifônicas de mulheres, que perpassavam o imaginário social no estado do Paraná à época, participaram na construção de uma cultura de (des)igualdade de gênero nos veículos de comunicação.Item A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos SantosAs relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.Item Configuração e apropriação dos espaços públicos de Campo Mourão - PR: Particularidades e potencialidades(Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/03) FRANCISCON, Anderson; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1613698984941317; BOVO, Marcos Clair; LOBODA, Carlos Roberto; MILANÉS, Olga Alicia GallardoO espaço público é um dos temas mais relevantes na sociedade contemporânea. Tema que vem sendo debatido por diferentes áreas do conhecimento, dentre elas: filosofia, sociologia urbana, geografia, história e arquitetura, as quais buscam por diferentes vieses o seu entendimento nas diferentes especificidades ou na sua totalidade por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as potencialidades dos espaços públicos da cidade de Campo Mourão, destacando os aspectos sociais, econômicos, ambientais, simbólicos e culturais. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: a) Qual (ais) a (as) relação (ões) entre os espaços públicos de Campo Mourão e o público frequentador? b) Como ocorre a sociabilização entre os frequentadores desses espaços públicos na cidade de Campo Mourão? c) Os espaços públicos de Campo Mourão apresentam diferentes usos e funções? Qual (ais) a (as) visão(ões) do público que frequenta essas áreas? d) Como o poder público tem agido na administração de espaços destinados à população mourãoense? e) Quais as potencialidades dos espaços públicos da cidade de Campo Mourão? Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se os seguintes aportes metodológicos: recorte espacial (espaços públicos centrais), pesquisa bibliográfica, pesquisa in locu, entrevistas, elaboração de elementos cartográficos e levantamento urbanístico-arquitetônico. Para tanto, apresentamos os resultados utilizando o quadro CPD- Condicionantes, Potencialidades e Deficiências. Dessa forma, como potencialidade dos espaços públicos de Campo Mourão tem-se os fatores ligados às atividades sociais, culturais, simbólicas, ambientais, funcionais e econômicas. São os frequentadores: transeuntes e trabalhadores locais que são classificados como potencialidades, sendo responsáveis pela vitalidade local, proporcionando encontros, trocas comerciais, culturais e econômicas. Em contraponto, a atuação do poder público tem se demonstrado ineficiente, deixando de investir em políticas públicas, feitura e manutenção dos espaços públicos, consequentemente, havendo deficiências quanto aos bancos, iluminação, pavimentação, acessibilidade, paraciclos, entre outros elementosItem A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/02) RÉ, Tatiane Monteiro; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5236599795385211; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; MIYAZAKI, Vitor Koiti; TOWS, Ricardo LuizAs praças enquanto espaços públicos constituíram-se ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, entre elas: a estética, a ambiental, a simbólica e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos. A pesquisa desenvolve-se a partir de eixos interligados: a pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual é o significado da praça pública na pequena cidade de Mamborê? b) Como compreender a história das praças de Mamborê a partir da formação do município? c) As praças de Mamborê estão conservadas? Como tem agido o poder público? O que pensa a população a respeito dessas praças? d) Como o poder público municipal tem contribuído para a melhoria das praças da cidade de Mamborê? A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; realização de entrevistas com moradores da cidade; e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos. Os resultados indicam que o estudo sobre pequenas cidades vem aumento, porém, necessita de uma definição do conceito e de critérios e/ou metodologias específicas para estudar este tipo de cidade. O uso da história oral como ferramenta de pesquisa permitiu preencher as lacunas não alcançadas pelos documentos históricos e fotografias. Nas praças estudadas encontramos a integração de usuários de diferentes níveis socioculturais e socioeconômico, apenas na Praça Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, devido a baixa circulação, não foi possível identificar o perfil dos usuários. O Poder Público Municipal está investindo na melhoria das praças, a Praça João Szesz tem projeto de revitalização, o projeto de revitalização da Praça das Flores já está em execução, e, apenas a Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ainda não tem nada programado. Espera-se que esses elementos aumentem a acessibilidade e sociabilidade entre os munícipesItem É POSSÍVEL FALAR DE ENVELHECIMENTO “BEMSUCEDIDO” NO BRASIL? Uma análise teórico-quantitativa das condições socioeconômicas da população idosa(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/08) GUAREZ, Joze Palani; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/3754958164676300; LOPES, Janete Leige; SBARDELATTI, Eliane Cristina de Araújo; BASTOS, Luciana AparecidaDe acordo com IBGE (PNAD 2014) o Brasil conta com uma população de 203.190.852 de habitantes, dos quais 27.881.873 corresponde às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 13,72% da população brasileira. No panorama nacional, a população idosa vem aumentando significativamente, contudo a realidade tem demonstrado que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disso, a preocupação com esta classe populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem a implementação de políticas públicas e programas adequados para essa parcela da população, que requer cuidados específicos decorrentes do processo de envelhecimento, sem segregá-los da sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal apresentar, através de uma análise teórico-quantitativa a situação socioeconômica do idoso no Brasil, especificamente a sua relação com o mercado de trabalho. Para tanto, fez-se uso da análise estatística descritiva aplicada aos dados das PNAD’s 2004, 2009 e 2014 e do modelo econométrico probit da PNAD 2014. Nos resultados, verificou-se, com base no último levantamento que, do total da população idosa, cerca de 25% declarou estar trabalhando, em sua maioria (mais de 70%) no mercado informal. Trabalham por nenhum ou por baixos salários (24,87% de 0 a ½ salário mínimo; 17,65% de ½ a 1 salário mínimo). Ainda, do total da população idosa, mais de 75% declarou estar aposentada e deste percentual cerca de 20% afirmou ainda exercer alguma atividade no mercado de trabalho, sendo submetidos à baixos salários em complemento à sua aposentadoria (33,93% de 0 a ½ salário mínimo; 17,21% de ½ a 1 salário mínimo). Observou-se, também, que quanto mais cedo os idosos começaram a trabalhar, menor foi o grau de instrução alcançado, pois os estudos foram sacrificados em prol do trabalho, fato que os levaram para a informalidade e, por conseguinte, à salários menores. Dessa forma, inferiu-se, de acordo com os critérios adotados por este estudo, que o envelhecimento no Brasil não se mostrou bem-sucedido, na medida em que se constatou a existência de idosos, aposentados ou não, ocupados, por razões econômicas e inseridos em um contexto familiar cuja renda domiciliar per capta revelou estado de extrema pobreza e pobreza. Esse panorama, sugere-se que deve haver uma continuidade das políticas públicas e programas governamentais voltados aos idosos, especialmente no tocante a rendaItem A tecnologia educacional no ensino superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico(Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/08) GOLINHAKI, Jeciane; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1111813872031988; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; SANTOS, José Carlos dos; SANTINELLO, JamileO avanço com relação ao acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos em diversos ambientes; isso se verifica nos espaços de formação dos indivíduos, como é o caso do ensino superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, por meio de uma investigação, avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem, especificamente do acadêmico em Direito. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º período do curso de Direito de uma Instituição privada paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída por uma problematização com relação ao ensino jurídico no Brasil; pela análise do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e no curso de Direito, com a investigação de sua utilização por meio de aplicação de questionário da plataforma Survey Monkey; e, por fim, pelo desenvolvimento e aplicação da WebQuest com a observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente de ensino. Os dados foram apreciados de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises, concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação à utilização das tecnologias para aprendizagem conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos alunos.Item A Reconstrução da esfera pública brasileira : alternativas para a crise política(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/08) VEIGA, Dean Fábio Gomes; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/5814468054128727; LONGHI, Armindo José; BORDN, Reginaldo Aliçandro; ARAÚJO, Renan Bandeirante dePara Habermas a esfera pública é a instância por excelência do fortalecimento da democracia nos sistemas políticos contemporâneos. Nela os atores da sociedade civil, debatem e tematizam os assuntos públicos que devem ser solucionados pelo Estado. Busca-se com a presente dissertação entender a natureza e a função desta categoria diante da atual crise política brasileira e suas implicações. O mote fundamental do trabalho visa discutir se o modelo de esfera pública proposto por Habermas é uma alternativa viável diante da crise política brasileira. Aposta-se numa metodologia interdisciplinar, que considere os diversos aspectos sociais da teoria de Habermas como o agir comunicativo, o papel do direito na legitimação dos sistemas contemporâneos e a formação da democracia deliberativa. Pretende-se estabelecer um confronto entre a proposta habermasiana de esfera pública e o processo atual de crise política, sobretudo com o impeachment de 2016. Se a esfera pública é uma instância legitimadora da democracia, para Habermas trata-se de uma soberania procedimental, de que modo o processo de impeachment foi gerado e legitimado pela esfera pública? As manifestações de junho de 2013 até os movimentos “Fora Dilma” dos anos de 2015 e 2016 realmente representam a “voz” da esfera pública ou são apenas manipulações de grupos privados que “sequestram” os espaços públicos para a disseminação de suas ideias e para imposições de seus programas? O objetivo da presente discussão é recuperar um aspecto importante do conceito de esfera pública presente na teoria de Habermas e utilizá-lo na análise do caso brasileiro. Este aspecto do conceito de esfera pública, apesar de passadas mais de cinco décadas, e com diversas reformulações teóricas internas na filosofia política de Habermas, continua tendo um potencial positivo acerca da politica contemporânea.Item O mosaico referencial de Neil Gaiman: um estudo sobre a intertextualidade em The Sandman(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/06) LIMA, Cleverson de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; BASSO, Edcleia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/3942262595356278; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; BASSO, Edcleia Aparecida; ANDRE, Willian; LONDERO, Rodolfo RoratoO objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.Item Identidades em choque: violência como afirmação da diferença(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/10) POLISELI, Ana Carla; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/3564535040250138; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FILHO, Nei Alberto Salles; TOMITA, Iris YaeA pesquisa objetiva identificar e analisar as situações de violência identitária veiculadas na mídia impressa da região de Campo Mourão, buscando problematizar a formação de uma identidade única e imutável a partir das situações de violência noticiadas. Sua principal fonte de consulta será o jornal Tribuna do Interior. O periódico surgiu para atender uma demanda regional e todo o seu conteúdo, inclusive pautas nacionais, é visto a partir do enfoque local. Tem-se como fundamentação teórica para a compreensão do conceito de identidade a perspectiva dos Estudos Culturais, apresentada por Stuart Hall. Compreende-se que o processo de identificação passa pela articulação com o exterior que o constitui, diretamente atrelado às diferenças construídas por processos sociais e simbólicos. O resultado é que as identidades não são unificadas e podem colidir em alguns momentos. A análise empírica foi realizada utilizando a metodologia oferecida pela Análise de Conteúdo. A pesquisa nos exemplares da Tribuna do Interior apontar situações em que esse choque fica evidente, traduzido em algumas formas de violência noticiadas. Seus recortes espaciais e temporais são a região de Campo Mourão e os anos de 1987 a 1992. Essas escolhas se justificam uma vez que o Brasil passava por um momento de transformações estruturais, mudanças políticas e sociais. O Congresso Nacional discutia em 1987 as matérias que seriam incluídas na Constituição Federal e que iriam nortear o ordenamento jurídico. A democracia que se implantava trazia possibilidades e desafios que se traduziam nos princípios constitucionais. Este movimento e os reflexos no cotidiano daqueles que integravam a nação foi sentido e documentado com mais intensidade em grandes centros,Item O aborto nas Colunas Religiosas do jornal Folha do Norte do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/06) RIBEIRO, Amanda de Souza; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/9588882798256328; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ZIMMERMANN, Tânia Regina; MAIO, Eliane RoseA pesquisa objetiva analisar as matérias das Colunas Religiosas que tematizam o aborto no jornal Folha do Norte do Paraná, mídia impressa vinculada à Diocese de Maringá. Para tanto, foram identificadas as matérias veiculadas durante todo o período de circulação do periódico (abrangendo os anos de 1962 a 1979), tendo sido encontradas 13 publicações, todas referentes ao período de 1970 a 1974. Os conteúdos foram lidos, tabulados e analisados, em vista de verificar, com base nos estudos de gênero, como o tema do aborto foi abordado nas Colunas Religiosas desse periódico. A análise das matérias evidenciou a presença dos valores católicos nas publicações e nos argumentos utilizados para condenar a prática do aborto, tendo sido a discussão da pesquisa construída a partir de três eixos de análise. No primeiro deles, apresentam-se os debates que ocorriam em diferentes países na década de 1970 em relação à legalização do aborto, sendo apresentados e problematizados os discursos das publicações do jornal que tinham como objetivo reforçar a criminalização e condenação da prática do aborto. No segundo eixo, são apresentados os posicionamentos dos movimentos feministas e da Igreja Católica acerca do aborto na década de 1970, assim como as alegações utilizadas por cada grupo para defender sua posição. Nessa direção, as matérias do jornal são analisadas em vista de identificar os discursos utilizados para legitimar a posição contrária da Igreja em relação ao aborto – e também aos princípios dos movimentos feministas. No terceiro eixo, evidenciamos a utilização da ciência nos argumentos da Igreja Católica como forma de legitimar seus discursos morais e defender a existência da vida desde o momento da concepção. As representações sobre o tema do aborto, transmitidas aos leitores do jornal, consistiam em afirmar que sua prática seria um crime cruel contra a vida de seres inocentes, além de apresentar críticas às leis civis – que não devem contrariar as lei de Deus – bem como aos movimentos feministas, que defendiam a liberdade do corpo e da sexualidade das mulheres, considerados pela Igreja como uma intervenção contrária aos preceitos e vontades divinas.Item Religião e política: análise dos mandatos de agentes religiosos no legislativo municipal de Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/09) PINHEIRO, Amanda Costa; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/5869466720671867; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; RIVERA, Dario Paulo Barrera; GIUMBELLI, EmersonEsta pesquisa problematiza aspectos da inter-relação entre religião e política, a partir da análise dos mandatos dos vereadores evangélicos Edilson Martins (Assembleia de Deus) e Toninho Machado (Igreja Presbiteriana Renovada), do município de Campo Mourão. Durante o pleito eleitoral de 2012, os vereadores, agentes religiosos, manifestaram abertamente seu pertencimento religioso e receberam apoio de suas Igrejas e de outras denominações evangélicas. Diante disso, nosso objetivo consistiu em compreender como estes parlamentares definem suas prioridades no legislativo, além de pautar questões relativas ao campo religioso. Além dos materiais de campanha, exploramos as documentações produzidas pelos parlamentares entre os anos de 2013 e 2015, compostos por Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Moções, Indicações e Requerimentos e notícias divulgadas nas mídias locais. Os resultados obtidos apontam que, dentre as proposições – mesmo que se sobressaia a característica de atender às demandas da população em geral – é possível identificar pautas específicas ao campo religioso, o que reforça as discussões acerca da presença de grupos evangélicos no espaço público, notadamente no universo da política institucional.Item Existe relação entre desigualdade social, pobreza, baixo nível educacional e informalidade no mercado de trabalho? uma análise estatística e econométrica para o Brasil do ano de 2015.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/06) CARVALHO, Andréia Ricci da Silva; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/4962726839477484; LOPES, Janete Leige; CARVALHO, Luciane Cristina; BASTOS, Luciana AparecidaConsiderando os resultados do Produto Interno Bruto – PIB, nos anos de 2009 e 2010 o Brasil era a 8ª potência econômica no ranking mundial, o que levou o país a situar entre os 10 (dez) países com o melhor índice de crescimento econômico. Em contrapartida, esse resultado não foi suficiente para alterar os indicadores de desigualdade social existentes no país, o que se confirma com a 14ª posição de país mais desigual do mundo, segundo dados do Relatório do Desenvolvimento Humano do ano de 2015. Tem-se ainda que as riquezas e belezas paisagísticas, o desenvolvimento de diversos programas de transferência de renda, também não foram capazes de mudar o quadro de desigualdade social e com isso o estigma da desigualdade continua presente desde a colonização. Os dados estatísticos demonstraram que a desigualdade em especial a de renda ainda se faz presente no meio social, visto que um elevado contingente da população brasileira encontram-se vivendo na linha de pobreza e extrema pobreza, consequentemente essas pessoas também encontram-se excluídas do mercado de trabalho formal. Aliada a essa triste realidade soma-se o baixo nível de escolaridade da população, corroborando de forma decisiva na falta de qualificação profissional. Neste sentido, a proposta deste estudo foi de verificar, por meio de uma análise teórico-quantitativa e econométrica, qual a relação existente entre a desigualdade social, a pobreza, o baixo nível de escolaridade e o mercado de trabalho informal. A base de dados utilizada foi a da PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio, do ano de 2015. Os resultados que foram obtidos por meio das análises estatísticas, foram comparados com os resultados de outras pesquisas, sendo possível verificar-se que do total da população economicamente ativa, um percentual significativo desses trabalhadores que foram segregados e hoje se encontram na linha de pobreza e extrema pobreza, desempenham suas funções no mercado de trabalho informal, em virtude da falta de formação escolar adequada e qualificação profissional, sendo assim barrada ou dificultada a entrada desses trabalhadores no mercado de trabalho formal. Desta forma o estudo comprovou que a desigualdade social e a pobreza segregam os indivíduos, os quais se encontram sem condições de terem acesso a um ensino de qualidade, visto que um percentual de trabalhadores informais possui um acentuado baixo nível de escolaridade que os leva a falta de qualificação profissional devido a deficiente formação escolar e falta de cursos de aperfeiçoamento deixando esses trabalhadores com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho formal.Item O Centro Cívico de Jorge de Macedo Vieira: um espaço (re)produzido na cidade de Cianorte-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2018/07/31) SEIXAS, Márcia Valéria Aguilar Carraro; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/9381924022425038; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; LOBODA, Carlos Roberto; HAHN, Fábio André; TOWS, Ricardo LuizA cidade de Cianorte-PR foi planejada pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira (1894-1978) em 1955, tendo por modelo a cidade-jardim inglesa, apresentando características modernas constituída por zoneamento, traçado geométrico, ambos articulados por meio de eixos norteadores para organização da malha urbana e a preservação de áreas de mata nativa, destinadas à implantação de parques urbanos. Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo analisar a proposta urbanística elaborada pelo engenheiro Jorge de Macedo Vieira para o Centro Cívico da cidade de Cianorte, destacando as alterações ocorridas nesse espaço público de 1953 a 2017. Para tanto, levantamos os seguintes questionamentos: a) Como foi planejado o Centro Cívico? b) Como ocorreu o processo de (re)produção do espaço do Centro Cívico? c) Como é atualmente o espaço destinado para Centro Cívico? d) Qual era expectativa do projetista em relação ao Centro Cívico? e) Como foi executado o Centro Cívico pelos agentes promotores do espaço urbano? Os procedimentos metodológicos utilizados são constituídos de: a) levantamento de registros fotográficos do Centro Cívico em diferentes períodos com objetivo de compreender as alterações ocorridas ao longo do período analisado; b) análise do anteprojeto elaborado por Jorge de Macedo Vieira de 1955, localizado no acervo histórico de São Paulo; c) levantamento e análise da legislação municipal criada ou alterada que trata do Centro Cívico e espaços anexos; d) comparação entre os mapas subsequentes que demonstram as alterações da forma do desenho de 1955 a 2017; e) entrevistas semiestruturadas com moradores envolvidos no processo de urbanização inicial da cidade, representantes do poder público e os agentes imobiliários; f) levantamento fotográfico do Centro Cívico em dois percursos para análise de acordo com a metodologia dos autores Gordon Cullen(1983) e Kevin Lynch(1996). O aporte teórico utilizado na pesquisa segue a ótica interdisciplinar contemplando a Geografia, História, Arquitetura e Urbanismo no momento em que se inter-relacionam, contribuindo com análises da ação dos agentes produtores do espaço, dentre eles, o Estado e os promotores imobiliários operantes nesse espaço público. Dentre os resultados alcançados com a pesquisa, podemos destacar as intenções projetuais do engenheiro para o espaço do Centro Cívico, o descortinamento dos fatos que legalizaram a (re)produção do Centro Cívico e a análise do espaço atual sob a perspectiva da percepção da pesquisadora.Item Narrativas que vem do “lixo”: cooperativismo e identidade dos catadores de materiais recicláveis da COOPERESÍDUOS em Campo Mourão-PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/07/04) NEVES, Jorge Nei; BOVO, Marcos Clair; LEONELLO, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/3062171935459865; BOVO, Marcos Clair; MILÁNES, Olga Alícia Galhardo; BELLINI, Luzia MartaA falta de oportunidade de emprego, a baixa escolaridade e a ausência de políticas de inclusão, entre tantos fatores, tem levado milhares de brasileiros, homens e mulheres, de diferentes faixas etárias, a encontrar nas ruas, em meio aos detritos, a condição de manter sua dignidade e sua cidadania. É neste contexto, que essa pesquisa objetiva analisar a Cooperativa Resíduo Solidário (COOPERESÍDUOS) em Campo Mourão-PR, destacando as identidades construídas pelos catadores no aspecto do cooperativismo. A metodologia utilizada foi constituída de pesquisa qualitativa, por meio do método dialético, seguido da análise de leis federais, estaduais e municipais e do levantamento de dados técnicos em órgãos públicos. As análises quantitativas também foram relevantes para as a compreensão do funcionamento da Cooperativa entre os anos de 2013 a 2016. Também foi realizada a observação participativa na cooperativa na qual aplicamos junto aos cooperados um survey. Por fim, realizamos entrevistas semiestruturadas objetivando compreender as relações que os cooperados estabelecem com a cooperativa por meio das narrativas das trajetórias de vida. Os resultados da pesquisa indicam que os catadores trazem consigo as implicações da marginalidade da atividade de catação. Esses trabalhadores, ao declarar: “não sou um trabalhador do lixo”, querem ressignificar sua existência e a sua profissão, por meio de uma nova identidade individual e de classe, alterando o estigma de invisibilidade a que estão submetidos. Acima de tudo, a cooperativa se coloca como uma alternativa de economia solidária diante da organização do mercado e do capital.Item A dislexia e formação docente: identificação e acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/26) PRZYBYSZ, Débora Cristina; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/3187112227430122; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; STENTZLER, Márcia Marlene; MORI, Nerli Nonato RibeiroA dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado, sobretudo, pela dificuldade no desempenho de leitura e escrita. Essa é uma temática de estudo de interesse de diversas áreas além da fonoaudiologia, visto que a dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem frequente no ambiente escolar. Tomando por base que, em linhas gerais, o professor é o primeiro profissional a ter contato com a dislexia na escola, é de interesse profissional investigar o conhecimento docente sobre tal questão. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de docentes e de acadêmicos sobre dislexia, identificação e encaminhamento de alunos disléxicos. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem mista entre quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado com estudantes de licenciatura em seu último ano de formação nos cursos de Geografia, História, Letras e Matemática, recorte com base nos cursos ofertados pela Unespar – Campus de Campo Mourão, e docentes da rede pública de educação de Campo Mourão nas mesmas áreas de formação, estudo esse auxiliado pela aplicação de questionário por meio da interface Survey Monkey. Para a análise dos dados, usamos as ferramentas do Survey, bem como tabelas dinâmicas do Excel, visando o cruzamento das variáveis obtidas nas respostas quantitativas e qualitativas coletadas. Os dados coletados revelaram que há uma lacuna no conhecimento dos acadêmicos e dos docentes sobre a dislexia, sobre fatores identificadores e sobre os encaminhamentos necessários em casos dessa dificuldade de aprendizagem que se revela com bastante frequência no dia a dia da escola, porém ambos os grupos investigados concordaram em que há necessidade de melhorias no conhecimento sobre dislexia. Para que haja uma mudança nesse conhecimento, é importante que a formação docente seja repensada, visando reestruturações nos currículos para contemplar satisfatoriamente a questão das dificuldades de aprendizagem, bem como para que haja políticas públicas incentivando a realização de cursos de formação continuada de tal temática para os docentes já em atuação.Item Retorno e permanência após Programa de Reabilitação Profissional: a realidade dos egressos da APS Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/27) SPIELMANN, Chistiane Karla; LONGHI, Armindo José; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/1327077401116891; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; BATISTA, Alfredo AparecidoO Programa de Reabilitação Profissional foi criado na década de 1940 e, desde então, tem como objetivo proporcionar os meios para inserção e reinserção no mercado de trabalho, de trabalhadores que ficaram incapacitados para as funções de origem, devido ao quadro de adoecimento. Apesar de garantir os meios para a qualificação profissional (cursos, transporte, alimentação e treinamento), o programa não garante uma vaga no mercado. Muitas críticas são tecidas ao modelo de desenvolvimento da Reabilitação Profissional atual, como por exemplo, a não garantia de inserção e permanência no trabalho. Nesse sentido, propomos com esta dissertação, analisar as contribuições do Programa de Reabilitação Profissional do INSS para a (re) inserção e permanência profissional do trabalhador egresso do Programa. Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, que tem como objetivo estudar temas poucos explorados e possibilitar investigações futuras. Utilizamos as abordagens quantitativas e qualitativas e como instrumento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são trabalhadores egressos da Reabilitação Profissional no ano de 2013, da Agência da Previdência Social de Campo Mourão/PR, desligados para retorno ao trabalho em função diversa, que totalizam 12 trabalhadores: 7 com vínculo empregatício quando ingressaram na RP e 5 sem vínculo empregatício. Com a pesquisa, identificamos que os trabalhadores que ingressaram/saíram da Reabilitação Profissional com vínculo empregatício existente, tiveram maior êxito em seu retorno e/ou permanência no mercado de trabalho, se comparados com aqueles que estavam na condição de desempregados: dos 7 trabalhadores empregados, 85,71% permanecem empregados; enquanto que dos 5 trabalhadores desempregados, 60% permanecem nesta condição, 20% estão empregados e 20% retornaram ao benefício previdenciário. Durante as entrevistas, constatamos que para os trabalhadores egressos, apesar do Programa de Reabilitação Profissional contribuir para a qualificação profissional, não foi determinante para a (re) inserção e permanência profissional.Item As cooperativas de agricultura familiar frente ao desenvolvimento local dos municípios de Corumbataí do Sul e Iretama no estado do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2018/03/01) WIESE, Andréia Faxina; LEONELLO, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/8045424091702169; http://lattes.cnpq.br/1363015132129966; LEONELLO, João Carlos; http://lattes.cnpq.br/8045424091702169; SCHNEIDER, Mirian Beatriz; MILANÉS, Olga Alicia GallardoA modernização tecnológica na produção agropecuária brasileira, principalmente a partir dos anos 90, proporcionou um modelo de desenvolvimento rural que, apesar de significativos resultados econômicos, estabeleceu-se em proporção socioeconômica desigual, deixando milhares de produtores da agricultura familiar à margem desse processo, sobretudo por não conseguirem se adequar ao novo modelo de produção, baseado em tecnologia e investimentos financeiros para atender às exigências e à demanda de mercado. Assim, diante das dificuldades encontradas com o advento da globalização, a cooperação por meio da constituição de cooperativas passou a emergir como alternativa de inclusão social e geração de renda para os agricultores familiares. Diante desse quadro, essa pesquisa objetivou compreender a participação da Cooperativa Agroindustrial de Corumbataí do Sul (COAPROCOR) e da Cooperativa de Agricultores Familiares Vale do Rio Cantu (COAVRCAN) no fortalecimento do capital social e na promoção do desenvolvimento local dos municípios de Corumbataí do Sul e Iretama, no estado do Paraná. Para tanto, foi realizada uma pesquisa literária em torno dos temas agricultura familiar, capital social, cooperativismo e desenvolvimento local. A metodologia adotada teve por base: análise documental dos indicadores econômico-financeiros e sociais das cooperativas estudadas, pesquisa de dados socioeconômicos dos municípios onde estão sediadas, análise dos coeficientes de correlação de Person dos indicadores estudados e a realização de nove entrevistas. A realização das análises do desempenho econômico-financeiro e social das cooperativas (COAPROCOR e COAVRCAN) no período de 2009 a 2014 e dos indicadores/dados socioeconômicos dos municípios possibilitou verificar a evolução da situação econômica, financeira e social de Corumbataí do Sul e Iretama. Por sua vez, a análise das entrevistas possibilitou comparar as duas realidades. Evidenciou-se nesse estudo que a inserção do cooperativismo nesses dois municípios está pautada no fortalecimento do capital social para criação das cooperativas, para superação dos desafios enfrentados e na diversificação da produção na pequena propriedade da agricultura familiar e buscouse também, discutir as contribuições da COAPROCOR e da COAVRCAN no desenvolvimento local.Item Na igreja e na política: a atuação de deputados evangélicos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP)(Universidade Estadual do Paraná, 2019-03-12) ROSA, Daiana Nunes da; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/3269537030011000; Frank Antonio Mezzomo; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Cristina Satiê de Oliveira Pátaro; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; Dario Paulo Barrera Rivera; http://lattes.cnpq.br/3178816058544660O objetivo da pesquisa é o de compreender as articulações entre religião e política a partir da produção legislativa de quatro Deputados evangélicos na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP): Deputado Pastor Edson Praczyk da Igreja Universal do Reino de Deus; Deputada Cantora Mara Lima da Assembléia de Deus; Deputado Gilson de Souza, pastor na Igreja do Evangelho Quadrangular, e o Deputado Missionário Ricardo Arruda da Igreja Mundial do Poder de Deus. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta e tabulação de toda a produção legislativa dos referidos parlamentares ao longo de 2015-2017 e recorte para análise daquelas que mantém proximidade com o campo religioso. Nessas proposições foram identificadas três motivações principais as quais se traduziram na construção dos seguintes eixos de análise: 1) Defesa da liberdade religiosa pela não intervenção do Estado na atividade religiosa, pelo protagonismo da família na educação pública e em detrimento da liberdade de expressão; 2) Iniciativas parlamentares para promoverem a presença pública do evangelicalismo e a evangelização; 3) Engajamento no conservadorismo pela luta contra as drogas, a ideologia de gênero e a destruição da família. Podemos concluir que os parlamentares evangélicos promoveram diferentes modos de articulação entre as igrejas e a ALEP, mobilizando na produção legislativa convicções religiosas e ecoando um discurso em torno da bandeira da liberdade religiosa e do conservadorismo moral. As atuações em parte dialogam e em parte se distanciam dos modelos modernos de separação entre Igreja e Estado para favorecer os grupos religiosos e promover suas cosmovisões