Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Item A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) FERREIRA, Jéfersson Gabriel Alves; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0511335252303977; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; TÖWS, Ricardo Luiz; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaA rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-qualitativa e exploratória, tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. Os resultados da pesquisa indicam as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.Item O transtorno do espectro autista sob a ótica dos gestores de atenção primária em saúde do município de Marialva-PR: um olhar interdisciplinar(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/31) SOUZA, Jéssica Barbetto de; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/6484515106221230; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; TADEI, Gescielly Barbosa da SilvaIntrodução: O transtorno do espectro autista (TEA) é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Constata-se que houve um aumento nos últimos anos, na demanda para assistência de pessoas com o TEA. Observa-se a importância da saúde pública poder ter um olhar diferenciado acerca do acolhimento e intervenção para com a população que faz parte desse grupo. Objetivo: Identificar as hipóteses diagnósticas de TEA e verificar se os encaminhamentos que foram realizados na atenção primária à saúde estão voltados para o acompanhamento interdisciplinar. Método: Pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva e transversal, com abordagem qualitativa. Os preceitos éticos para a realização da pesquisa foram atendidos. A primeira etapa da coleta de dados foi realizada por meio do acesso ao sistema Ingá Digital, identificando os encaminhamentos realizados pelos profissionais que atenderam as pessoas diagnosticadas com TEA no período de 2018 a 2022, do município de Marialva-PR. Posteriormente foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores das unidades básicas de saúde para melhor compreensão do direcionamento dos casos TEA por parte da atenção primária em saúde. Os dados quantitativos foram analisados por meio de estatísticas descritivas simples e apresentados através de porcentagens e tabelas, os dados qualitativos, foco dessa pesquisa, foram analisados mediante técnica de análise de conteúdo e apresentados por categorias. Resultados: Percebeu-se que dos 44 pacientes com diagnóstico de autismo, 39 tinham registros no sistema IDS, e 5 não. Verificou-se que a média de idade dos pacientes foi de 7,55 anos, o que é considerado alto para um diagnóstico precoce de TEA, e apenas 30,77% desses pacientes foram encaminhados para especialistas referenciados para tratamento específico. Têm-se que a especialidade com maior número de pacientes atendidos foi a pediatria com 19 pacientes, e a especialidade com menor número de pacientes atendidos é a neuropediatria com 2 pacientes, apesar de sua importância como especialidade no diagnóstico e manejo do TEA. Também foi observado que o fluxo de atendimento para os pacientes ainda não está bem definido, havendo falta de orientação para as famílias desde o pré-natal até as consultas de puericultura e pediatria. Considerações finais: Verificou-se as hipóteses diagnósticas de TEA como não tendo um direcionamento pré-estabelecido e que não há acompanhamento interdisciplinar para esse público. Percebe-se a necessidade de uma maior qualificação dos profissionais para o reconhecimento precoce do TEA e preenchimento adequado dos prontuários, pois a não execução desse serviço traz como consequência a dificuldade de preparação para os atendimentos, assim como reduz a possibilidade de uma dinâmica interdisciplinar. Faz-se necessário estabelecer um fluxo de atendimento mais eficiente, pois o baixo número de consultas e a baixa média de consultas por paciente nas especialidades indicam possíveis lacunas na assistência integral e intensiva aos pacientes. Salienta-se a importância de fazer orientações sobre a temática para os familiares, assim como para as equipes pedagógicas, trazendo como possibilidade a interlocução entre equipe especializada, escola e casa.Item O Transporte Público como um Direito à Cidade: o desafio da Política Pública em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/28) OLVIEIRA, Joab Jacometti de; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/1135552069292190; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; GIMENES, Éder Rodrigo; TÖWS, Ricardo Luiz; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn deO ato de discutir e planejar o transporte público urbano esteve e ainda está presente na pauta da sociedade contemporânea, atingindo gestores públicos, empresas, organizações civis e a comunidade em geral. Com o crescimento das cidades, surge a necessidade do transporte público municipal, garantindo que a população da periferia tenha acesso aos demais bairros e ao centro, democratizando a cidade e suas funções sociais. Desse modo, é necessário buscar mecanismos e projetos que amenizem e solucionem os problemas ligados à mobilidade urbana, como sendo um direito à cidade. A pesquisa teve por objetivo analisar o transporte público coletivo do município de Campo Mourão-PR, evidenciando os desafios das políticas públicas de mobilidade urbana como um direito à cidade. Para tanto, discutimos a importância do transporte público coletivo enquanto uma política pública, analisando a documentos oficiais, artigos científicos, teses e dissertações que apresentam o ônibus enquanto ferramenta de democratização e desenvolvimento urbano. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativa, além do levantamento de referencial bibliográfico, também desenvolveu a aplicação de questionário aos usuários do transporte público coletivo do município, evidenciando a opinião pública sobre o atual modelo adotado no município, buscando refletir sobre possíveis melhorias e aprimoramentos no transporte público, evidenciando leis, modelos, políticas públicas e a opinião do recorte apresentado. Com o desenvolvimento da pesquisa percebemos que o transporte público coletivo teve avanços, entretando ainda existem diversos desafios e problemáticas que necessitam de atenção e melhorias. Os resultados da pesquisa indicam que ainda hoje o transporte público coletivo é utilizado, na maioria das vezes, apenas para deslocamentos ligados ao trabalho e por pessoas que não possuem veículo próprio, sendo considerado uma segunda alternativa para mobilidade urbana. Desta forma, destacamos a importância de investimentos no segmento, trazendo centralidade e prioridade na utilização do ônibus, enquanto uma ferramenta democrática e sustentável para as cidades da atualidade.Item Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Indicadores de absenteísmo-doença no período da pandemia COVID-19 entre docentes universitários(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/31) FIGUEIRA, Larissa Ricardo; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/0436905478306979; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; PEREIRA, Cassia Regina DiasA saúde do trabalhador é um campo que busca promover a saúde e proteger contra riscos no ambiente de trabalho. Nesse contexto, esta pesquisa se caracteriza como descritiva, transversal e de abordagem quantitativa, sendo realizada no período de maio a julho de 2022. Seu objetivo principal foi identificar o indice de absenteísmo dos docentes de uma universidade do estado do Paraná. A pesquisa foi realizada com 278 docentes por meio de consulta aos dados da universidade e de um questionário enviado via plataforma Google Forms®, adaptado do instrumento “Versão brasileira do questionário de qualidade de vida - SF-36”. O instrumento SF-36 é constituído por 36 perguntas que são agrupadas em oito domínios representados por capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais, saúde mental é uma questão comparativa sobre a percepção atual da saúde e há um ano. O indivíduo recebe uma pontuação em cada domínio, que varia de 0 a 100, sendo 0 a pontuação mais baixa e 100 a pontuação mais alta. As pontuações mais altas indicam melhores condições e estado de saúde. O questionário também conta com dados sociodemográficos e econômicos. Os resultados revelam que a 69% dos docentes é do sexo feminino e apresentam uma média de idade de 55,7 anos. Cerca de 62,2% possuem plano de saúde. Quanto ao estado civil, 56,12% são casados. A análise da qualidade de vida dos docentes indicou uma capacidade funcional de 67,1, limitações físicas em 71, dor em 50, estado geral de saúde em 32, vitalidade em 50, aspectos sociais em 55, limitações emocionais em 63 e saúde mental de 63. Quanto ao diagnóstico de COVID-19, 28,2% dos docentes tiveram diagnóstico positivo no ano de 2021. A falta de monitoramento adequado dificultou a obtenção de dados precisos sobre a taxa de absenteísmo-doença. Propõese a implementação de ações em saúde do trabalhador, como a criação da CIPA, estabelecimento do SESMT, desenvolvimento do PGR, capacitação dos docentes e implementação de programas de qualidade de vida para reduzir os riscos ocupacionais e o absenteísmo.Item Como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos?(Universidade Estadual do Paraná, 2023/10/02) LONGO, Lucas Toshitaka Yatsugafu; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/1895106697127109; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; JUNIOR, Jorge Pagliarini; NAGABE, FabianeAo longo da última década inúmeros fatores têm impactado no desenvolvimento de pequenos municípios, principalmente, os periféricos. De acordo com Costa (2013; 2016; 2018), os municípios periféricos são aqueles que enfrentam a estagnação do seu desenvolvimento, permanecendo em estabilidade, em luta pela sua subsistência ou, nos casos mais graves, entram em decadência. Esta dificuldade está associada a diferentes fatores tanto internos, quanto externos e que pode variar, pois estão atrelados a uma conjuntura específica do tempo e espaço da pesquisa: 1) Diminuição da população; 2) Crescimento de novas tecnologias e utilização da internet; e 3) Dinâmica econômica limitada e, consequente, reduzida arrecadação de impostos. Assim, levanta-se a questão: como os municípios periféricos podem se desenvolver? À vista disso, o turismo pode ser uma das alternativas possíveis para casos em que os municípios apresentam predisposição, principalmente o turismo histórico com a proposta de associar lazer ao conhecimento histórico. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto “Rota Ivaí”, que visa apresentar um diagnóstico das potencialidades de turismo histórico nos municípios de Fênix, Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. O projeto “Rota Ivaí” é um projeto amplo, no modelo “guarda-chuva”, composto por diferentes frentes de investigação e por etapas investigativas. Neste caso, todas ainda estão ligadas à primeira etapa, “etapa Fênix”. Portanto, este trabalho tem objetivo investigar como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos? Com o propósito de responder esta questão, a investigação se divide em três momentos: i) compreender os principais indicadores que caracterizam o município de Fênix como um município periférico que necessita de alternativas e intervenções para fomentar o seu desenvolvimento; ii) apresentar uma proposta de roteiro turístico histórico vinculada à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e à metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI); iii) apresentar um plano de trabalho com as ações necessárias para a implementação da proposta apresentada e do desenvolvimento do turismo em municípios periféricos, como é o caso de Fênix-PR. Nesse sentido, portanto, através dos indicadores foi possível caracterizar Fênix como um município periférico que possui atrativos com potencial para se tornarem produtos turísticos. Não obstante, a implementação do roteiro turístico proposto é marcado por um conjunto de forças e fatores que viabilizam: o roteiro fundamentado sobre os elementos que o compõem; ação do estado para a viabilidade física e formativa da sociedade; a iniciativa privada acompanha este processo. Pontuou-se, ainda, problemas e sugestões relativas ao turismo apontadas por 66 pesquisas brasileiras de mestrado e doutorado entre 2017 e 2020. Além disso, é possível sugerir que existe uma demanda reprimida por lazer associada, neste caso, por formação em regiões periféricas que atingem inicialmente um público local, mas com alcance nacional e internacional.Item Para além do concreto: a aprendizagem baseada em projetos no ensino de Engenharia Civil como estratégia(Universidade Estadual do Paraná, 2023/11/30) FERREIRA, Raema Kelly Taiany; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/9578992007498005; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; LIMA, Priscila Luciene Santos de; SCHEUER, LucianeA pesquisa teve como objetivo analisar se a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos promove um melhor desempenho e maior engajamento dos discentes, sendo capaz de atender as demandas do ensino de Engenharia Civil. Considerando que o ensino do curso em estudo é deficitário no desenvolvimento de habilidades, além do ensino teórico, que auxiliará os alunos na resolução de problemas reais, é necessário considerar uma aprendizagem ativa, que prepare para o exercício da profissão. A interdisciplinaridade está presente nessa pesquisa tendo em consideração que contempla a engenharia civil, a pedagogia trabalhando com as metodologias ativas e a formação dos docentes do curso, e a sociologia. Para atingir os objetivos propostos, foi analisada aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos na disciplina de Instalações Hidrossanitárias Prediais do curso de Engenharia Civil em uma instituição de ensino superior em Campo Mourão – PR, durante o segundo semestre de 2022. Para verificar a efetividade da Aprendizagem Baseada em Projetos, foram analisados a partir dos dados provenientes dos questionários aplicados antes e após a atividade. O estudo trouxe evidências que a metodologia ativa utilizada proporcionou um aprendizado mais atrativo aos discentes, se tornando uma estratégia relevante para ser utilizada no ensino aprendizagem, preparando os alunos para o mercado de trabalho.Item Entre o rural e o do campo: discussões e viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/11) BARRETO, Raquel Marina Lôbo; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7184802898083420; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; CECÍLIO, Maria Aparecida; PINHEIRO, Marcos SorrilhaAs escolas localizadas na zona rural possuem características estabelecidas a partir da cultura e da historicidade da região vinculada, bem como das implicações e propostas voltadas para a efetivação desse ensino que permeia entre o “rural” ou “do campo”. Na presente pesquisa propomos discussões referentes à viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR, a partir de uma análise relacionada aos conceitos e políticas vinculadas à Educação Rural e Educação do Campo. Uma vez que, enquanto a “rural” está em consonância à educação urbana, a “do campo” se preocupa com a realidade e luta do povo campesino. Com essa teorização, é possível considerar as especificidades do objeto de estudo e, assim, analisar o conceito e as estratégias de ensino em escolas no campo, bem como as propostas políticas governamentais envoltas a esse âmbito. A análise da pesquisa foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”, tal como as mudanças sociais e históricas que estão retratadas na instituição. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Como prática, utilizamos a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores/funcionários, gestores e familiares/responsáveis de alunos(as), para compreender o ensino na educação no campo, observando suas implicações como instância local de vivência. Compreendemos o processo de cessação de 36 escolas localizadas na zona rural do município, destacando os pontos que levaram a esse fenômeno e permanência da última escola rural de Moreira Sales/PR. Esperamos que, a partir do estudo investigativo teórico, seja possível elencar a relevância da educação na zona rural, seja “rural” ou “do campo”, como local de sociabilidade e/ou de promoção de resistência no campo. Para além disso, objetivamos, com a análise histórica e prática, promover a valorização da educação na zona rural, em especial da instituição estudada, além de problematizar, dialogar e discutir a viabilidade da mesma, a partir de implicações gestoras e governamentais. Conseguinte, entendemos a realidade da comunidade estudada e o papel que a instituição para os que a permeiam. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a sua regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhadas em escolas que aderem à uma Educação do Campo.Item Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na Microbacia do Rio Lajeado de Marilândia do Sul: entre a utopia e a realidade(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/11) SILVA, Roseli Ribeiro da; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/6759813445663546; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SHENEIDER, Alessandro Vinicios; GROFF, Andréa Machado; LIMA, Priscila Luciene Santos deA emergente condição social e ambiental, devido à exploração inadequada dos recursos naturais, constitui um sério problema. Nas áreas rurais do Estado do Paraná, também é possível observar essa tendência. Visando reduzir essa condição, o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias representa uma alternativa para recuperar e manter a capacidade reprodutiva dos recursos naturais. Diante disso, esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, buscou obter um diagnóstico das famílias que foram inseridas no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado no município de Marilândia do Sul. Assim, a pesquisa investigou se as políticas públicas presentes e implantadas pelo Programa foram capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável e a redução das assimetrias sociais. Para conhecer a realidade na comunidade rural, foram realizadas entrevistas com o apoio de um roteiro previamente elaborado com os vinte e sete agricultores inseridos no Programa. Os resultados indicam que, na conjuntura atual, os agricultores enfrentam grandes desafios para executar as atividades agrícolas na Microbacia. Também percebeu-se uma fragilidade no tocante a implantação das políticas públicas presentes no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado, que não possibilitou a redução das assimetrias sociais, todavia, a aproximação com os agricultores e as ações realizadas pelo Programa na comunidade permitiu a reflexão sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente entre os participantes. As considerações finais apresentam que, apesar da inserção na comunidade, as políticas públicas ainda são utópicas e que precisa de melhor planejamento e efetivação para o enfrentamento das desigualdades sociais na promoção do desenvolvimento rural sustentável para, assim, reduzir a pobreza presente nas comunidades mais vulneráveis que ainda resistem e sobrevivem no meio ruralItem Formação continuada de professores: cursos, projetos educacionais e impactos na rede municipal de Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/14) DE CARVALHO, Sara Julia Rodrigues; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/2927359531971023; FRANÇA, Fabiane Freire; PINHEIRO, Marcos SorrilhaA educação é fundamental no processo de formação humana integral e apresenta-se como importante ferramenta de desenvolvimento social. Tanto é essencial, que está estampada no rol dos Direitos Sociais do art. 6º da Constituição Federal, sendo abordada também pelo art. 205 da mesma Carta, onde consta que se trata de um direito de todos e um dever do Estado e da família. Diante disso, o Governo Federal, Estados e Municípios desenvolvem políticas públicas educacionais diversas, conforme as competências atribuídas pela Constituição. Entre as políticas públicas e demais ações implementadas pelos entes públicos, aquelas voltadas à formação continuada de professores têm se destacado, visto que a atuação do docente em sala de aula é fator determinante na qualidade da educação. Nesta conjuntura, a presente pesquisa aborda a educação sob as perspectivas jurídica, sociológica e da gestão pública, e tem como escopo investigar as ações implementadas pelo município de Campo Mourão/PR entre os anos de 2017 e 2020, voltadas à oferta de cursos de formação continuada de professores e projetos atrelados às formações. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, com pesquisa teórica em livros, artigos científicos, legislações e outros; a análise documental, com a coleta de dados junto a órgãos municipais e sua respectiva análise; e a pesquisa de campo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas a professores, diretor e gestores do município. A pesquisa é exploratória quanto aos objetivos e possui caráter qualitativo quanto à abordagem. A partir dos levantamentos realizados através dos procedimentos citados, pretendeu-se formar um diagnóstico, identificando os pontos fortes, as fragilidades e eventuais problemáticas que envolvem a formação continuada de professores no município. Desta forma, pautando-se nas perspectivas de 03 (três) professoras, 01 (um) diretor e 04 (quatro) gestoras, pretendeu-se analisar os possíveis impactos das ações implementadas em prol da formação continuada e averiguar a eficiência e eficácia da atuação do município de Campo Mourão/PR, analisando se suas ações estão aptas a atender as demandas educacionais amplamente consideradas. Com isso, esperou-se dar uma devolutiva ao município de Campo Mourão/PR, a fim de que este tenha acesso à uma ampla perspectiva sobre a formação continuada de professores, viabilizando um eventual aprimoramento e/ou ajuste nas ações propostas.Item Reflexões e reflexos: trabalho, juventude e aprendizagem. Uma análise a partir do Programa Adolescente Aprendiz do Centro de Educação Santa Rita do Município de Campo Mourão, de 2005 a 2015(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) NEVES, Vera Lucia; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/8045424091702169; http://lattes.cnpq.br/0564793730440880; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; SUGHIRIRO, Vera Lucia Tieko; PATARO, Cristina Satiê de OliveiraO trabalho se configura como categoria fundante do ser social. O homem se humaniza a partir da relação que estabelece com a natureza e com os outros seres humanos no processo de satisfação de suas necessidades materiais e constrói sua história a partir dos processos sociais de produção. No decorrer do tempo histórico, este sentido ontológico do trabalho dá lugar, no modo de produção capitalista, ao emprego, caracterizado pela compra e venda da força de trabalho, que culmina na denominada sociedade do salário. Os conhecimentos acumulados neste processo histórico são repassados através das gerações pela interação social. A juventude absorve o que foi construído por processos educativos formais e não-formais e pode recriar o ser social com sua intervenção. No entanto o conceito de juventude tem diferentes representações, é construído social e culturalmente e deve ser compreendido como uma categoria não estática, em constante construção, que tem diferentes significados no tempo e nas culturas. Dentre os diversos olhares que concebem o termo, há os que veem o segmento na perspectiva de grupo social envolvido em problemas ou aqueles que o percebe como um ator estratégico do desenvolvimento. A partir dos anos 2000 inicia-se um movimento de reconhecimento da juventude como protagonista e cidadã, como um segmento que necessita de ações e projetos que possam atender suas demandas e interesses. As ações ligadas à educação e ao emprego pautam os Programas voltados ao público jovem, que é definido a partir de recortes etários. O público compreendido entre 14 e 24 anos é alvo do Programa Jovem Aprendiz, que objetiva a inserção no mercado de trabalho formal, oportunizando que os jovens estabeleçam relações sociais e possam vislumbrar possibilidades futuras de permanência no espaço ocupacional. O presente estudo visa a analisar os aspectos relativos à inserção e permanência de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido pelo Centro de Educação Santa Rita, do Município de Campo Mourão, no período compreendido entre os anos 2005 a 2015, podendo subsidiar análises que possibilitem futuras intervenções para o segmento. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base nos dados disponíveis na Instituição e com a utilização de questionários aplicados junto às Empresas contratantes e os jovens egressos do Programa de Aprendizagem. Os resultados apontam que participar do Programa de Aprendizagem contribui para a inserção e permanência de alguns aprendizes no mercado de trabalho. No período estudado houve efetivação de apenas 41,92% dos jovens nas empresas em que realizaram as atividades práticas. E somente 58% dos jovens egressos estão trabalhando com contrato de trabalho formal.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM A METODOLOGIA WEBQUEST(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/4001697517934880; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DOS SANTOS, José Carlos; JUNIOR, João Batista Bottentuit; BALLER, LeandroO rápido crescimento do acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos no ambiente escolar, tornado uma alternativa importante para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é por meio de uma investigação descritiva-exploratória avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, de cinco escolas de diferentes cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída pela aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey; desenvolvimento e aplicação da WebQuest e, por fim, observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente escolar. Os dados foram apreciados a partir da análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla, de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação a utilização das tecnologias para aprendizagem, conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Entre mitos e imaginários: o culto ao empreendedorismo e ao trabalho na Maçonaria(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-08) ZAVADNIAK, Isadora de Paula Bandeira; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/1680680374837531; ANACLETO, Adilson; LIMA, Priscila Luciene Santos de; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; LIMA, Heron Oliveira dos SantosA Maçonaria teve seu primeiro registro formalizado no ano de 1717, embora sejam documentadas atividades anteriores a essa data. Ela é caracterizada por ser uma sociedade discreta e sempre teve associado a seus membros o mito da riqueza, quando iniciados na Ordem. Assim, diante das dúvidas que a cercam e sabendo-se que se trata de uma instituição filosófica e educativa, esta pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa investiga se os princípios da Maçonaria influenciam no comportamento dos seus membros que também são empreendedores, analisando se o perfil empreendedor e de inovação daqueles que pertencem a alguma Ordem maçônica difere do modo de agir de outras classes. Neste contexto, o estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas, é direcionado a 19 empreendedores pertencentes a Ordem maçônica e 19 empreendedores não pertencentes. O estudo revelou que a classificação por tamanho de empresas era similar entre os dois grupos analisados, no entanto os empreendedores maçons realizaram maior quantidade de cursos quando comparados com os demais empreendedores. O índice IED revelou diferenças estatísticas significativas nos índices de empreendedorismo (p < 0,05) entre os dois grupos analisados, sendo que o grupo dos empreendedores maçons apresentou tendência moderada com índices mais elevados para o empreendedorismo. A Ordem cumpre uma forma de transmissão de conhecimento que resulta no aprendizado de seus membros de questões como aprimoramento moral, intelectual, a prática de tolerância, empatia, filantropia, comprometimento, lealdade que, segundo as prerrogativas da Maçonaria, devem ser replicadas na vida diária longe das lojas simbólicas e essa situação também pode ser um fator de influência da diferença dos índices de empreendedorismo. Assim, finalmente pode ser afirmado que a força do culto ao trabalho e a forma pela qual a Ordem se organiza na transmissão do conhecimento certamente sobreviveram aos mitos e imaginários sobre a Maçonaria que permeiam a população.Item Análise da qualidade de vida de idosos participantes da universidade aberta para a pessoa idosa(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-27) RATIGUIERI, Gisele Maria; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/8858414490613445; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; LABEGALINI, Celia Maria Gomes; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaO envelhecimento humano é um processo complexo que se inicia no nascimento e influencia os estados físico, emocional, mental e social dos indivíduos. Com a crescente expectativa de vida, inclusive em países mais pobres, criam-se políticas públicas para atender esta parte da população. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 tornou-se um marco jurídico para as pessoas idosas e, aliada às aprovações de outras leis, advindas da constituinte, beneficia as pessoas com 60 anos ou mais. A partir das leis, os estados, os municípios e as instituições criam diversos espaços, programas e projetos direcionados para a melhoria da qualidade de vida desse público. Entre eles, na área educacional, há as Universidades Abertas à Pessoa Idosa (UNAPI) no âmbito das instituições de ensino superior. As UNAPI’s desenvolvem atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão e objetivam a reinserção do idoso na sociedade, a fim de reafirmar sua independência e autonomia, e de melhorar sua qualidade de vida. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é analisar as melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas participantes de uma UNAPI vinculada à uma universidade estadual do Paraná. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva-exploratória, analítica e transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para aprofundar o referencial teórico. Os instrumentos para a coleta de dados foram: o Formulário com os Dados de Identificação e Dados Sociodemográficos; o Formulário de Classificação Econômica, do Questionário World Health Organization Quality of Life, GROUP-OLD (WHOQOL-OLD) e roteiro de entrevista. Os dados quantitativos foram tabulados por meio do software Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Para os dados qualitativos, realizou-se a Análise de Conteúdo a fim de identificação de palavras que deram sentido à pesquisa e definiu-se a categoria para discussão. Dentre os 130 matriculados na UNAPI, 93 participaram da pesquisa quantitativa e nove idosos da pesquisa qualitativa. A partir dos dados levantados, identificou-se que 87 entrevistados são do sexo feminino e 6 do sexo masculino. A faixa etária variou de 60 a 93 anos e, dentre os 93 participantes, somente 2 revelaram ter problemas de saúde. Destaca-se a escolaridade dos participantes sendo 50,53% com cursos técnicos, superior e pós-graduados. Identifica-se 1,07% analfabeto, 1,07% com primário incompleto, 11,83% com primário completo e 13,98% com ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto. Todos os 93 participantes recebem aposentaria ou pensão. As classes sociais dos idosos, dividem-se em: 5,38% classe A, 7,52% classe B, 51,62% classe B2, 18,28% classe C1, 9,68% classe C2 e por fim, 7,52% classe DE. A partir da análise da qualidade de vida dos idosos, por meio da pesquisa quantitativa, verificou-se que os percentuais das seis facetas analisadas por meio do WHOQOL-OLD apresentaram mais que 80% de satisfação de qualidade de vida. As facetas obtiveram um alto índice de satisfação foram: 81,05% funcionamento do sensório, 80,17% intimidade, 82,66% morte e morrer, 84,68% participação social, 83,67% atividades passadas, presentes e futuras, 80,04% autonomia e 81,05% funcionamento do sensório. A análise dos dados qualitativos demonstrou que a sociabilidade e a reinserção na sociedade são as melhorias relatadas pelos nove idosos entrevistados a partir da efetiva participação na UNAPI. Diante disso, pode-se afirmar que os idosos investigados apresentaram melhoras na qualidade de vida a partir de sua participação na UNAPI. Destaca-se que a sociabilidade é o que mais influencia a qualidade de vida proporcionada pelas atividades do projeto de extensão, conforme o relatado pelos participantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se que os resultados da pesquisa podem subsidiar a implementação deste projeto nas universidades estaduais para a inclusão dos idosos em atividades que possibilitem um envelhecimento saudável.Item Hortas urbanas e periurbanas de Cascavel e Maringá: entre a organização e a resistência à fome(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-08) JESUS, Fabio Henrique de Albuquerque de; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/3359826101057927; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; GROOFF, Andréa MachadoA dificuldade de acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para a alimentação familiar tem se agravado no Brasil na última década, sendo possível encontrar milhares de pessoas vivendo em condições classificadas como abaixo da linha da pobreza. Diante do problema, a agricultura urbana pode ser considerada como uma relevante estratégia social de diminuição da desigualdade social, por meio da promoção da segurança alimentar e da geração de renda. As cidades de Cascavel e Maringá, localizadas, respectivamente, nas mesorregiões Oeste e Noroeste do Paraná, apresentam situação similar à observada em outras regiões brasileiras, no entanto não existem estudos que revelem a real situação e a relevância das hortas urbanas e periurbanas desses municípios na promoção da segurança alimentar e nutricional. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo investigar se hortas comunitárias são capazes de fortalecer o tecido social e combater a fome nos municípios citados. A metodologia é caracterizada por pesquisa exploratória e descritiva, realizada junto a 30 produtores que atuam em quatro hortas comunitárias (duas de Cascavel e duas de Maringá). Os resultados foram organizados por intermédio da estatística descritiva e analisados por meio de abordagem interdisciplinar. Eles revelam que as hortas comunitárias pesquisadas não estão sendo eficientes para o fortalecimento da coesão social e não estão sendo uma política pública eficaz de promoção da segurança alimentar e nutricional entre os agricultores urbanos das hortas comunitárias pesquisadas. A investigação identificou e pontuou os principais problemas que impedem que as hortas comunitárias pesquisadas sejam uma ferramenta eficaz para o combate à fome, orientando possíveis caminhos para a gestão organizacional desses espaços, bem como para a proposição de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento de programas de hortas comunitárias como estratégias sociais eficientes na promoção da segurança alimentar e nutricional.Item Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: efeitos na vida das pessoas idosas atendidas em um Centro de Referência de Assistência Social(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-15) SOUZA, Eliane de Oliveira da Silva; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/6230452856919745; COSTA, Maria Antonia Ramos; CHRISTINELLI, Heloa Costa Borim; MARQUES, Maria Inez BarbozaCom o crescimento da população idosa nas últimas décadas, pensar em políticas públicas para o envelhecimento traz reflexões acerca da importância de executar um serviço com efetividade. É fundamental considerar políticas públicas, visando garantir a qualidade de vida das pessoas idosas e de promover uma sociedade mais justa e inclusiva. Isso requer uma abordagem holística e ampla, que considere as necessidades individuais e coletivas da população idosa. Por isso, o objetivo desta dissertação é analisar em que medida o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem efeitos na convivência comunitária das pessoas idosas atendidas por este serviço. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo descritiva de natureza qualitativa, guiada por um roteiro de entrevista semiestruturada. Além disso, fez-se uma revisão bibliográfica para fundamentação teórica, com apoio da estratégica documental como suporte. O estudo foi realizado na cidade de Paranavaí, localizada na região Noroeste Paranaense, e envolveu a participação de pessoas idosas cadastradas em um Centro de Referência de Assistência Social. A coleta de dados foi realizada entre março e maio de 2023.Os dados coletados foram transcritos na íntegra e analisados por meio de análise de conteúdo. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNESPAR, por meio do Parecer nº 5.568. 532. Participaram da pesquisa nove idosos, dos quais oito eram mulheres e um era homem, com idade variando entre 60 e 89 anos. A amostra incluiu um número maior de mulheres, distribuídas em nove territórios distintos, com renda variando de 0 a dois salários mínimos. Quanto à escolaridade, houve uma ampla faixa, desde semianalfabetos até pessoa com doutorado. As prioridades oscilam entre o isolamento e não estar em uma situação prioritária. Os achados da pesquisa foram agrupados e classificados, resultando em três categorias distintas: conhecimento sobre os objetivos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; motivo da busca pelos idosos do serviço de convivência e suas expectativas e; percepções dos (as) idosos (as) sobre o efeito do SCFV na convivência comunitária. Os resultados indicam uma lacuna significativa no entendimento dos idosos sobre o SCFV. No que diz respeito à busca e às expectativas, destaca-se a importância da saúde mental. As discussões sobre o efeito revelam transformações notáveis na interação social, na qualidade de vida e no aprendizado contínuo em um ambiente saudável. O estudo revela, portanto, mudanças substanciais na vida dos participantes após ingressarem no SCFV, em especial, no que dia respeito ao efeito deste serviço para a convivência comunitária. Os idosos destacaram a importância da convivência comunitária, aprimoramento da qualidade de vida e aprendizado contínuo em um ambiente saudável. Os resultados ressaltam o crescimento pessoal, fortalecimento das relações sociais e formação de uma rede de apoio mútuo, evidenciando o efeito positivo das interações sociais. A pesquisa indica que, ao longo do tempo no serviço, os idosos alcançam empoderamento, apesar das diversas realidades sociais e contextos culturais.Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.