Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Item Sociedade e imprensa: representações de beleza de mulher no jornal Folha do Norte do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2015/10/15) SKURA, Ivania; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/5907385689545455; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ALVES, Fábio Lopes; BELLINI, Luiza MartaEsta investigação busca analisar representações que evocam relações entre mulher e beleza, evidenciando sentidos e interpretações surgidas do material empírico, a coluna Folha Feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná, especificamente no período que compreende os anos de 1962, 1963 e 1964. Visou-se identificar, neste espaço, representações nos discursos jornalísticos que permearam as noções de feminilidades vigentes na década de 1960, em um recorte que abarca reportagens nas quais o tema da beleza, categoria mais representativa dentre o corpus, fez-se presente. No jornal Folha do Norte do Paraná, meio de comunicação comercial que circulou na região entre os anos de 1962 e 1979, cuja posse era da Igreja Católica, diocese de Maringá/PR, a coluna feminina é a única seção que fala explícita e diretamente com as mulheres. Ao olhar para as representações de beleza de mulher, fez-se uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico para investigar essas comunicações. Notamos, nesse período, discursos que produzem sentidos estereotipados de gênero, que regem normas e condutas consideradas como adequadas para o público feminino, mas também ficou evidente que há, em tais materializações, pequenas pistas de fissuras no padrão uniformizador. Observando as relações de poder presentes nas condições de produção dessas mensagens, que envolvem duas instituições de destaque (a Imprensa e a Igreja Católica), compreendemos a referida mídia impressa regional como fonte de pesquisa histórica, de modo que a mesma evidencia valores, noções e modelos sociais que permitem enxergar como representações polifônicas de mulheres, que perpassavam o imaginário social no estado do Paraná à época, participaram na construção de uma cultura de (des)igualdade de gênero nos veículos de comunicação.Item A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos SantosAs relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item Juventude e representações político-religiosas: projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar)(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) SANTOS, Thaís Serafim dos; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/9271425065844311; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina AlvesEsta pesquisa partiu de uma perspectiva interdisciplinar, assim como da compreensão da diversidade abarcada pela categoria juventude, e teve como objetivo investigar os projetos de vida dos jovens ingressantes da Universidade Estadual do Paraná/Câmpus de Campo Mourão, tendo em vista seus vínculos e representações político-religiosas. Para alcançarmos o referido propósito, lançamos mão de dois instrumentos de pesquisa. Com questionário online (survey), respondido por 282 jovens, pudemos traçar o perfil socioeconômico dos ingressantes, além de estabelecer as primeiras hipóteses sobre suas representações. Com os primeiros dados produzidos, elaboramos um roteiro de entrevista semiestruturada que foi utilizada com quatro jovens que nos confidenciaram seus projetos de vida, permitindo-nos estabelecer (a partir de suas compreensões) relações entre seus posicionamentos e representações político-religiosas. Os resultados da investigação ofereceram uma visão ampla do perfil dos jovens no que se refere à participação e engajamento político e religioso, permitindo uma análise entre a permeabilização das duas esferas e a forma como contribuem na elaboração e constituição de seus projetos. Percebemos maior vinculação religiosa se comparada à participação em atividades tradicionalmente consideradas políticas, como, por exemplo, a participação em partidos políticos. No entanto, foi expressiva a participação dos jovens em atividades de cunho solidário, revelando novas formas e estratégias de participação social. Pudemos ainda conjecturar acerca das preocupações específicas dos jovens com o futuro e o mundo do trabalho, estando estas esferas inevitavelmente ligadas à construção de projetos de vida. Seus projetos de vida revelaram-se calcados no desejo de se tornarem alguém na vida, por meio do trabalho. Ademais, notou-se uma intensa religiosidade jovem, em que os valores transmitidos pela religião perpassam pelas vidas e projetos dos jovens, inclusive sendo fonte de supressão das inseguranças relacionadas às incertezas do futuro.Item “Não tenho religião, apenas a crença em Deus”: representações político-religiosas de jovens sem religião da Unespar(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/10) BONINI, Lara de Fátima Grigoletto; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4591868886819698; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; CASTRO, Lúcia Rabello de; FERNANDES, Silvia Regina AlvesA pesquisa buscou refletir e problematizar as representações político-religiosas de jovens universitários que declaram acreditar em Deus, mas não participar de religião. O recorte empírico do estudo compreende os jovens ingressantes em 2014 da Unespar, instituição multicampi recém-constituída, que contempla alunos oriundos de distintos contextos socioculturais, educacionais e regionais. Para identificar o perfil dos estudantes sem religião, optamos pela aplicação de survey, por meio de plataforma on-line, aos acadêmicos dos sete câmpus da Universidade, o que possibilitou evidenciar particularidades significativas dos jovens sem religião. As bases teórico-metodológicas para o tratamento e interpretação das respostas obtidas contemplaram uma abordagem de interdisciplinaridade e complexidade, a fim de dar conta da multidimensionalidade de implicações que o objeto de estudo promove. Entendemos que os novos movimentos advindos da modernidade são caracterizados por múltiplos fenômenos, como as ressignificações dos campos religioso e político, tendo em seu bojo a perspectiva da secularização, a configuração de distintos modos de ser jovem na atualidade, e a liberdade de construção de sistemas de crenças e valores próprios, sem necessariamente a mediação de autoridades e instituições religiosas. Os resultados obtidos sugerem que os jovens sem religião ingressantes da Unespar vivenciam as dinâmicas modernas de acordo com sua autonomia reflexiva, liberdade pessoal e seu desenvolvimento histórico. Identificamos que os universitários sem religião são compostos por sujeitos que passaram por experiências religiosas, desligados ou desconvertidos das instituições de origem, ou ainda, por indivíduos que nunca se identificaram com as religiões. Possuem crenças e práticas simbólico-religiosas e valorizam a dimensão subjetiva da fé, a partir de bricolagens particulares, ainda que com suspeita, crítica e discordâncias sobre a regulação dos sistemas religiosos instituídos. Os posicionamentos de participação político-social dos universitários sem religião são percebidos como atuações distantes das formas tradicionais de política, sendo ainda possível identificar interpretações críticas no que trata da aproximação entre as instituições religiosa e política. A pesquisa desenvolvida possibilitou compreender os aspectos subjetivos da religião e da política que atuam na identidade e vivência dos jovens sem religião da Unespar, tendo em vista as dinâmicas relativas ao flexível cenário contemporâneo de construção de religiosidades difusas e participações políticas menos institucionalizadasItem A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM A METODOLOGIA WEBQUEST(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/4001697517934880; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DOS SANTOS, José Carlos; JUNIOR, João Batista Bottentuit; BALLER, LeandroO rápido crescimento do acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos no ambiente escolar, tornado uma alternativa importante para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é por meio de uma investigação descritiva-exploratória avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, de cinco escolas de diferentes cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída pela aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey; desenvolvimento e aplicação da WebQuest e, por fim, observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente escolar. Os dados foram apreciados a partir da análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla, de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação a utilização das tecnologias para aprendizagem, conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.Item Reflexões e reflexos: trabalho, juventude e aprendizagem. Uma análise a partir do Programa Adolescente Aprendiz do Centro de Educação Santa Rita do Município de Campo Mourão, de 2005 a 2015(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) NEVES, Vera Lucia; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/8045424091702169; http://lattes.cnpq.br/0564793730440880; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; SUGHIRIRO, Vera Lucia Tieko; PATARO, Cristina Satiê de OliveiraO trabalho se configura como categoria fundante do ser social. O homem se humaniza a partir da relação que estabelece com a natureza e com os outros seres humanos no processo de satisfação de suas necessidades materiais e constrói sua história a partir dos processos sociais de produção. No decorrer do tempo histórico, este sentido ontológico do trabalho dá lugar, no modo de produção capitalista, ao emprego, caracterizado pela compra e venda da força de trabalho, que culmina na denominada sociedade do salário. Os conhecimentos acumulados neste processo histórico são repassados através das gerações pela interação social. A juventude absorve o que foi construído por processos educativos formais e não-formais e pode recriar o ser social com sua intervenção. No entanto o conceito de juventude tem diferentes representações, é construído social e culturalmente e deve ser compreendido como uma categoria não estática, em constante construção, que tem diferentes significados no tempo e nas culturas. Dentre os diversos olhares que concebem o termo, há os que veem o segmento na perspectiva de grupo social envolvido em problemas ou aqueles que o percebe como um ator estratégico do desenvolvimento. A partir dos anos 2000 inicia-se um movimento de reconhecimento da juventude como protagonista e cidadã, como um segmento que necessita de ações e projetos que possam atender suas demandas e interesses. As ações ligadas à educação e ao emprego pautam os Programas voltados ao público jovem, que é definido a partir de recortes etários. O público compreendido entre 14 e 24 anos é alvo do Programa Jovem Aprendiz, que objetiva a inserção no mercado de trabalho formal, oportunizando que os jovens estabeleçam relações sociais e possam vislumbrar possibilidades futuras de permanência no espaço ocupacional. O presente estudo visa a analisar os aspectos relativos à inserção e permanência de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido pelo Centro de Educação Santa Rita, do Município de Campo Mourão, no período compreendido entre os anos 2005 a 2015, podendo subsidiar análises que possibilitem futuras intervenções para o segmento. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base nos dados disponíveis na Instituição e com a utilização de questionários aplicados junto às Empresas contratantes e os jovens egressos do Programa de Aprendizagem. Os resultados apontam que participar do Programa de Aprendizagem contribui para a inserção e permanência de alguns aprendizes no mercado de trabalho. No período estudado houve efetivação de apenas 41,92% dos jovens nas empresas em que realizaram as atividades práticas. E somente 58% dos jovens egressos estão trabalhando com contrato de trabalho formal.Item A pequena cidade e a praça: memória e funcionalidade do espaço público(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/02) RÉ, Tatiane Monteiro; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5236599795385211; BOVO, Marcos Clair; HAHN, Fábio André; MIYAZAKI, Vitor Koiti; TOWS, Ricardo LuizAs praças enquanto espaços públicos constituíram-se ao longo da história como importantes referenciais urbanos de convivência humana. Esses espaços desempenham várias funções, entre elas: a estética, a ambiental, a simbólica e a social. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as praças da pequena cidade de Mamborê (PR), destacando o uso e as funções desempenhados por esses espaços públicos. A pesquisa desenvolve-se a partir de eixos interligados: a pequena cidade, a praça e a memória, problematizadas a partir das seguintes questões: a) Qual é o significado da praça pública na pequena cidade de Mamborê? b) Como compreender a história das praças de Mamborê a partir da formação do município? c) As praças de Mamborê estão conservadas? Como tem agido o poder público? O que pensa a população a respeito dessas praças? d) Como o poder público municipal tem contribuído para a melhoria das praças da cidade de Mamborê? A metodologia utilizada tem por base as categorias de análises como: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e foi desenvolvida a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; realização de entrevistas com moradores da cidade; e análise de fotografias das praças em diferentes momentos históricos. Os resultados indicam que o estudo sobre pequenas cidades vem aumento, porém, necessita de uma definição do conceito e de critérios e/ou metodologias específicas para estudar este tipo de cidade. O uso da história oral como ferramenta de pesquisa permitiu preencher as lacunas não alcançadas pelos documentos históricos e fotografias. Nas praças estudadas encontramos a integração de usuários de diferentes níveis socioculturais e socioeconômico, apenas na Praça Marechal Candido Mariano da Silva Rondon, devido a baixa circulação, não foi possível identificar o perfil dos usuários. O Poder Público Municipal está investindo na melhoria das praças, a Praça João Szesz tem projeto de revitalização, o projeto de revitalização da Praça das Flores já está em execução, e, apenas a Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ainda não tem nada programado. Espera-se que esses elementos aumentem a acessibilidade e sociabilidade entre os munícipesItem O mosaico referencial de Neil Gaiman: um estudo sobre a intertextualidade em The Sandman(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/06) LIMA, Cleverson de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; BASSO, Edcleia Aparecida; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/3942262595356278; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; BASSO, Edcleia Aparecida; ANDRE, Willian; LONDERO, Rodolfo RoratoO objetivo desta pesquisa é desenvolver uma análise a respeito das referências intertextuais presentes no graphic novel The Sandman, de Neil Gaiman, publicado entre os anos 1980 e 1990. Por conta de muitas intertextualidades estabelecidas com obras literárias, músicas, filmes, personagens de histórias em quadrinhos e episódios históricos, o graphic novel em questão se configura como uma espécie de “mosaico referencial”. Para o desenvolvimento do estudo, adotamos a metodologia da pesquisa bibliográfica e da análise comparada, e o dividimos em três capítulos. O primeiro trata de considerações sobre intertextualidade e literatura comparada no campo da teoria literária, com o suporte de autores como Carvalhal (2001; 2003), Nitrini (2000), Brait (2003) e Barros (2003). No segundo, apresentamos diversos níveis de contextualizações de The Sandman, para localizá-lo com relação a esta pesquisa e também a seu próprio contexto de produção. O referencial utilizado, nesse sentido, envolve considerações de Flusser (1983; 2007), Candido (1995), Steiner (1988), Compagnon (2009) e Hutcheon (1991), entre outros. O terceiro capítulo compreende um levantamento das referências intertextuais presentes em nosso corpus e a análise de algumas dessas ocorrências. Os resultados obtidos apontam para a pertinência de se desenvolver estudos comparativistas, e também para a compreensão de The Sandman enquanto produção intelectual e cultural de maior relevância, constituindo um panorama sobre a cultura humana desde suas manifestações mais antigas até a contemporaneidade.Item O aborto nas Colunas Religiosas do jornal Folha do Norte do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/06) RIBEIRO, Amanda de Souza; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/9588882798256328; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ZIMMERMANN, Tânia Regina; MAIO, Eliane RoseA pesquisa objetiva analisar as matérias das Colunas Religiosas que tematizam o aborto no jornal Folha do Norte do Paraná, mídia impressa vinculada à Diocese de Maringá. Para tanto, foram identificadas as matérias veiculadas durante todo o período de circulação do periódico (abrangendo os anos de 1962 a 1979), tendo sido encontradas 13 publicações, todas referentes ao período de 1970 a 1974. Os conteúdos foram lidos, tabulados e analisados, em vista de verificar, com base nos estudos de gênero, como o tema do aborto foi abordado nas Colunas Religiosas desse periódico. A análise das matérias evidenciou a presença dos valores católicos nas publicações e nos argumentos utilizados para condenar a prática do aborto, tendo sido a discussão da pesquisa construída a partir de três eixos de análise. No primeiro deles, apresentam-se os debates que ocorriam em diferentes países na década de 1970 em relação à legalização do aborto, sendo apresentados e problematizados os discursos das publicações do jornal que tinham como objetivo reforçar a criminalização e condenação da prática do aborto. No segundo eixo, são apresentados os posicionamentos dos movimentos feministas e da Igreja Católica acerca do aborto na década de 1970, assim como as alegações utilizadas por cada grupo para defender sua posição. Nessa direção, as matérias do jornal são analisadas em vista de identificar os discursos utilizados para legitimar a posição contrária da Igreja em relação ao aborto – e também aos princípios dos movimentos feministas. No terceiro eixo, evidenciamos a utilização da ciência nos argumentos da Igreja Católica como forma de legitimar seus discursos morais e defender a existência da vida desde o momento da concepção. As representações sobre o tema do aborto, transmitidas aos leitores do jornal, consistiam em afirmar que sua prática seria um crime cruel contra a vida de seres inocentes, além de apresentar críticas às leis civis – que não devem contrariar as lei de Deus – bem como aos movimentos feministas, que defendiam a liberdade do corpo e da sexualidade das mulheres, considerados pela Igreja como uma intervenção contrária aos preceitos e vontades divinas.Item A Reconstrução da esfera pública brasileira : alternativas para a crise política(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/08) VEIGA, Dean Fábio Gomes; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/5814468054128727; LONGHI, Armindo José; BORDN, Reginaldo Aliçandro; ARAÚJO, Renan Bandeirante dePara Habermas a esfera pública é a instância por excelência do fortalecimento da democracia nos sistemas políticos contemporâneos. Nela os atores da sociedade civil, debatem e tematizam os assuntos públicos que devem ser solucionados pelo Estado. Busca-se com a presente dissertação entender a natureza e a função desta categoria diante da atual crise política brasileira e suas implicações. O mote fundamental do trabalho visa discutir se o modelo de esfera pública proposto por Habermas é uma alternativa viável diante da crise política brasileira. Aposta-se numa metodologia interdisciplinar, que considere os diversos aspectos sociais da teoria de Habermas como o agir comunicativo, o papel do direito na legitimação dos sistemas contemporâneos e a formação da democracia deliberativa. Pretende-se estabelecer um confronto entre a proposta habermasiana de esfera pública e o processo atual de crise política, sobretudo com o impeachment de 2016. Se a esfera pública é uma instância legitimadora da democracia, para Habermas trata-se de uma soberania procedimental, de que modo o processo de impeachment foi gerado e legitimado pela esfera pública? As manifestações de junho de 2013 até os movimentos “Fora Dilma” dos anos de 2015 e 2016 realmente representam a “voz” da esfera pública ou são apenas manipulações de grupos privados que “sequestram” os espaços públicos para a disseminação de suas ideias e para imposições de seus programas? O objetivo da presente discussão é recuperar um aspecto importante do conceito de esfera pública presente na teoria de Habermas e utilizá-lo na análise do caso brasileiro. Este aspecto do conceito de esfera pública, apesar de passadas mais de cinco décadas, e com diversas reformulações teóricas internas na filosofia política de Habermas, continua tendo um potencial positivo acerca da politica contemporânea.Item É POSSÍVEL FALAR DE ENVELHECIMENTO “BEMSUCEDIDO” NO BRASIL? Uma análise teórico-quantitativa das condições socioeconômicas da população idosa(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/08) GUAREZ, Joze Palani; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/3754958164676300; LOPES, Janete Leige; SBARDELATTI, Eliane Cristina de Araújo; BASTOS, Luciana AparecidaDe acordo com IBGE (PNAD 2014) o Brasil conta com uma população de 203.190.852 de habitantes, dos quais 27.881.873 corresponde às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou seja, 13,72% da população brasileira. No panorama nacional, a população idosa vem aumentando significativamente, contudo a realidade tem demonstrado que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disso, a preocupação com esta classe populacional vem gerando, nos últimos anos, inúmeras discussões e a realização de diversos estudos com o objetivo de fornecerem dados que subsidiem a implementação de políticas públicas e programas adequados para essa parcela da população, que requer cuidados específicos decorrentes do processo de envelhecimento, sem segregá-los da sociedade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo principal apresentar, através de uma análise teórico-quantitativa a situação socioeconômica do idoso no Brasil, especificamente a sua relação com o mercado de trabalho. Para tanto, fez-se uso da análise estatística descritiva aplicada aos dados das PNAD’s 2004, 2009 e 2014 e do modelo econométrico probit da PNAD 2014. Nos resultados, verificou-se, com base no último levantamento que, do total da população idosa, cerca de 25% declarou estar trabalhando, em sua maioria (mais de 70%) no mercado informal. Trabalham por nenhum ou por baixos salários (24,87% de 0 a ½ salário mínimo; 17,65% de ½ a 1 salário mínimo). Ainda, do total da população idosa, mais de 75% declarou estar aposentada e deste percentual cerca de 20% afirmou ainda exercer alguma atividade no mercado de trabalho, sendo submetidos à baixos salários em complemento à sua aposentadoria (33,93% de 0 a ½ salário mínimo; 17,21% de ½ a 1 salário mínimo). Observou-se, também, que quanto mais cedo os idosos começaram a trabalhar, menor foi o grau de instrução alcançado, pois os estudos foram sacrificados em prol do trabalho, fato que os levaram para a informalidade e, por conseguinte, à salários menores. Dessa forma, inferiu-se, de acordo com os critérios adotados por este estudo, que o envelhecimento no Brasil não se mostrou bem-sucedido, na medida em que se constatou a existência de idosos, aposentados ou não, ocupados, por razões econômicas e inseridos em um contexto familiar cuja renda domiciliar per capta revelou estado de extrema pobreza e pobreza. Esse panorama, sugere-se que deve haver uma continuidade das políticas públicas e programas governamentais voltados aos idosos, especialmente no tocante a rendaItem Religião e política: análise dos mandatos de agentes religiosos no legislativo municipal de Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/09) PINHEIRO, Amanda Costa; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/5869466720671867; MEZZOMO, Frank Antonio; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; RIVERA, Dario Paulo Barrera; GIUMBELLI, EmersonEsta pesquisa problematiza aspectos da inter-relação entre religião e política, a partir da análise dos mandatos dos vereadores evangélicos Edilson Martins (Assembleia de Deus) e Toninho Machado (Igreja Presbiteriana Renovada), do município de Campo Mourão. Durante o pleito eleitoral de 2012, os vereadores, agentes religiosos, manifestaram abertamente seu pertencimento religioso e receberam apoio de suas Igrejas e de outras denominações evangélicas. Diante disso, nosso objetivo consistiu em compreender como estes parlamentares definem suas prioridades no legislativo, além de pautar questões relativas ao campo religioso. Além dos materiais de campanha, exploramos as documentações produzidas pelos parlamentares entre os anos de 2013 e 2015, compostos por Projetos de Lei, Projetos de Resolução, Moções, Indicações e Requerimentos e notícias divulgadas nas mídias locais. Os resultados obtidos apontam que, dentre as proposições – mesmo que se sobressaia a característica de atender às demandas da população em geral – é possível identificar pautas específicas ao campo religioso, o que reforça as discussões acerca da presença de grupos evangélicos no espaço público, notadamente no universo da política institucional.Item Identidades em choque: violência como afirmação da diferença(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/10) POLISELI, Ana Carla; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/3564535040250138; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; FILHO, Nei Alberto Salles; TOMITA, Iris YaeA pesquisa objetiva identificar e analisar as situações de violência identitária veiculadas na mídia impressa da região de Campo Mourão, buscando problematizar a formação de uma identidade única e imutável a partir das situações de violência noticiadas. Sua principal fonte de consulta será o jornal Tribuna do Interior. O periódico surgiu para atender uma demanda regional e todo o seu conteúdo, inclusive pautas nacionais, é visto a partir do enfoque local. Tem-se como fundamentação teórica para a compreensão do conceito de identidade a perspectiva dos Estudos Culturais, apresentada por Stuart Hall. Compreende-se que o processo de identificação passa pela articulação com o exterior que o constitui, diretamente atrelado às diferenças construídas por processos sociais e simbólicos. O resultado é que as identidades não são unificadas e podem colidir em alguns momentos. A análise empírica foi realizada utilizando a metodologia oferecida pela Análise de Conteúdo. A pesquisa nos exemplares da Tribuna do Interior apontar situações em que esse choque fica evidente, traduzido em algumas formas de violência noticiadas. Seus recortes espaciais e temporais são a região de Campo Mourão e os anos de 1987 a 1992. Essas escolhas se justificam uma vez que o Brasil passava por um momento de transformações estruturais, mudanças políticas e sociais. O Congresso Nacional discutia em 1987 as matérias que seriam incluídas na Constituição Federal e que iriam nortear o ordenamento jurídico. A democracia que se implantava trazia possibilidades e desafios que se traduziam nos princípios constitucionais. Este movimento e os reflexos no cotidiano daqueles que integravam a nação foi sentido e documentado com mais intensidade em grandes centros,Item A tecnologia educacional no ensino superior: a metodologia WebQuest como alternativa no ensino jurídico(Universidade Estadual do Paraná, 2017/06/08) GOLINHAKI, Jeciane; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1111813872031988; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; SANTOS, José Carlos dos; SANTINELLO, JamileO avanço com relação ao acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos em diversos ambientes; isso se verifica nos espaços de formação dos indivíduos, como é o caso do ensino superior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é, por meio de uma investigação, avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem, especificamente do acadêmico em Direito. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º período do curso de Direito de uma Instituição privada paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída por uma problematização com relação ao ensino jurídico no Brasil; pela análise do uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino superior e no curso de Direito, com a investigação de sua utilização por meio de aplicação de questionário da plataforma Survey Monkey; e, por fim, pelo desenvolvimento e aplicação da WebQuest com a observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente de ensino. Os dados foram apreciados de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises, concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação à utilização das tecnologias para aprendizagem conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento profissional dos alunos.Item O Pantanal reinventado na poética de Manoel de Barros.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/22) DOMINGUES, Haline Nogueira da Silva; BOVO, Marcos Clair; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6026737690826848; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; MENON, Maurício CésarEsta pesquisa tem por objetivo apresentar uma investigação entre Literatura e Geografia, a partir da análise simbólica dos elementos cósmicos terra e água, que são apreensíveis na poética de Manoel de Barros, em cinco poemas publicados na obra Poesia Completa (2010). Tendo em vista a relação interdisciplinar entre as áreas mencionadas, julgamos viável a eleição da terra e da água como perspectivas imagéticas e simbólicas que produzem, no interior do texto, um efeito semântico e poético, podendo ser aproveitado na constituição de um cenário geográfico. A pesquisa é caracterizada como um estudo bibliográfico, de natureza quali-interpretativa e evidenciou um diálogo entre desenvolvimento social, cultural e humano tendo como parâmetro os poemas do referido poeta. O interesse em estudar Manoel de Barros partiu da constatação de que ainda existem diversas possibilidades de desenvolvimento de trabalhos relacionados ao escritor em questão. Assim, a proposição da análise simbólica dos elementos terra e água, com base nos estudos desenvolvidos por Bachelard, nos permitiu compreender como se opera a criação imaginária, verbal e estética de Manoel de Barros no espaço pantaneiro, terreno este que se perfaz no âmbito da constituição do homem, enquanto sujeito sensível e cognoscível. Buscamos, por meio da relação dialógica entre Literatura e Geografia entender a ampliação das possibilidades interpretativas e significativas que a linguagem poética permite, por meio de aspectos apreensíveis como paisagem, espaço e lugar, os quais favorecem a formação identitária, social e humanizadora. Associar arte a contextos fixos, como a geografia de um determinado espaço, é possibilitar a compreensão de sua dimensão e propagar a cultura brasileira, viabilizando o acesso aos mais variados saberes, permitindo aos possíveis leitores desta pesquisa uma alternativa reflexiva sobre os aspectos inerentes à formação do homem. Para tanto, foram fundamentais para a elaboração desta dissertação as contribuições de teóricos tais como: Candido (1972, 1995, 2000, 2006), Paz (1982) e Bosi (2000), para a discussão sobre a teoria literária, literatura, sociedade, arte e poesia; Durand (1993, 1994, 1996, 2002), Alleau (2001) e Chevalier e Gheerbrant (2001), para o estudo dos símbolos e imagens; Bachelard (1984, 1989, 1990, 1991, 1993), para o estudo da criação poética e interpretação dos elementos terra e água; e Santos, Corrêa, Rosendahl, Ravetti, Cury, Ávila, Tuan, Mello e Lima (2001, 2009, 2007, 2009,1982, 1990, 2000), para discutir sobre a relação entre Literatura e Geografia e as noções de espaço, paisagem e lugar, dentre outros autores que enriqueceram este texto a partir de suas propostas de estudos. Neste sentido, podemos concluir que esta pesquisa oportunizou o conhecimento sobre vida e obra de Manoel de Barros, poeta do Modernismo brasileiro, que nos presenteou com um legado literário ímpar e inovador, enaltecendo seres, coisas ínfimas e cotidianas em sua poesia, ofertando aos leitores a sublimação do trivial e a vivência da arte poéticaItem O continuum disciplinar em Campo Mourão entre 1928-1972(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/22) LUZ, Leandro Moreira da; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/0643594280184837; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; LONGHI, Armindo José; ICHIKAWA, Elisa Yoshie; PRADO, Robervani Pierin doEsta pesquisa em discute fundamentalmente a temática das relações de poder e controle presentes no processo de ocupação, urbanização e modernização de Campo Mourão-PR. Analisamos a sociedade buscando demonstrar o quanto as estratégias de disciplinação passam pelo funcionamento da engenharia disciplinar do Poder Judiciário. A coleta dos dados se deu a partir de análises prospectivas, quantitativas e qualitativas, sob fontes de pesquisa primárias e secundárias: processos-crime, decisões regulamentares, leis, medidas administrativas, enunciados científicos, proposições filosóficas, morais, filantrópicas, os textos dos historiadores memorialistas de Campo Mourão, as fotos colecionadas no Museu Municipal, vídeos publicitários sobre a cidade etc. Nosso objetivo é apresentar os cenários e contextos onde figuram os personagens presentes nos processos-crime analisados, demonstrando, identificando, contextualizando e comparando, as categorizações, classificações e qualificações utilizadas para detalhar/individualizar os atores sociais presentes em Campo Mourão-PR a partir da Lei n° 1559 de 19 de março de 1916 que ordenava o início de um movimento de medição, demarcação e estabelecimento do território de Campo Mourão-PR, considerado, naquele momento, como “terra devoluta”, até o momento onde observamos uma cidade composta por ruas, avenidas, praças, bairros, clubes, estádios, igrejas, escolas, prisão etc.; ao final do nosso período de análise observamos que, mesmo diante das variações do moderno, a cidade ainda apresenta aspectos tradicionais (clássicos), em sentido das práticas de exercício e controle da Justiça e do Poder Judiciário. Entretanto, em meados de 1960, os disciplinadores possuem linguagens mais exatas (detalhadas/esmiuçadas) para qualificar/classificar quem ou o que deve ser agregado ao que se considera “normal” e “moderno”Item A dislexia e formação docente: identificação e acompanhamento de estudantes com dificuldades de aprendizagem.(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/26) PRZYBYSZ, Débora Cristina; HAHN, Fábio André; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/3187112227430122; HAHN, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; BOVO, Marcos Clair; STENTZLER, Márcia Marlene; MORI, Nerli Nonato RibeiroA dislexia é um transtorno de aprendizagem caracterizado, sobretudo, pela dificuldade no desempenho de leitura e escrita. Essa é uma temática de estudo de interesse de diversas áreas além da fonoaudiologia, visto que a dislexia é considerada uma dificuldade de aprendizagem frequente no ambiente escolar. Tomando por base que, em linhas gerais, o professor é o primeiro profissional a ter contato com a dislexia na escola, é de interesse profissional investigar o conhecimento docente sobre tal questão. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar o conhecimento de docentes e de acadêmicos sobre dislexia, identificação e encaminhamento de alunos disléxicos. Metodologicamente, foi realizada uma abordagem mista entre quantitativa e qualitativa. O estudo foi realizado com estudantes de licenciatura em seu último ano de formação nos cursos de Geografia, História, Letras e Matemática, recorte com base nos cursos ofertados pela Unespar – Campus de Campo Mourão, e docentes da rede pública de educação de Campo Mourão nas mesmas áreas de formação, estudo esse auxiliado pela aplicação de questionário por meio da interface Survey Monkey. Para a análise dos dados, usamos as ferramentas do Survey, bem como tabelas dinâmicas do Excel, visando o cruzamento das variáveis obtidas nas respostas quantitativas e qualitativas coletadas. Os dados coletados revelaram que há uma lacuna no conhecimento dos acadêmicos e dos docentes sobre a dislexia, sobre fatores identificadores e sobre os encaminhamentos necessários em casos dessa dificuldade de aprendizagem que se revela com bastante frequência no dia a dia da escola, porém ambos os grupos investigados concordaram em que há necessidade de melhorias no conhecimento sobre dislexia. Para que haja uma mudança nesse conhecimento, é importante que a formação docente seja repensada, visando reestruturações nos currículos para contemplar satisfatoriamente a questão das dificuldades de aprendizagem, bem como para que haja políticas públicas incentivando a realização de cursos de formação continuada de tal temática para os docentes já em atuação.Item Retorno e permanência após Programa de Reabilitação Profissional: a realidade dos egressos da APS Campo Mourão(Universidade Estadual do Paraná, 2018/02/27) SPIELMANN, Chistiane Karla; LONGHI, Armindo José; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; http://lattes.cnpq.br/1327077401116891; LONGHI, Armindo José; http://lattes.cnpq.br/5485015785154284; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; BATISTA, Alfredo AparecidoO Programa de Reabilitação Profissional foi criado na década de 1940 e, desde então, tem como objetivo proporcionar os meios para inserção e reinserção no mercado de trabalho, de trabalhadores que ficaram incapacitados para as funções de origem, devido ao quadro de adoecimento. Apesar de garantir os meios para a qualificação profissional (cursos, transporte, alimentação e treinamento), o programa não garante uma vaga no mercado. Muitas críticas são tecidas ao modelo de desenvolvimento da Reabilitação Profissional atual, como por exemplo, a não garantia de inserção e permanência no trabalho. Nesse sentido, propomos com esta dissertação, analisar as contribuições do Programa de Reabilitação Profissional do INSS para a (re) inserção e permanência profissional do trabalhador egresso do Programa. Trata-se de uma pesquisa de nível exploratório, que tem como objetivo estudar temas poucos explorados e possibilitar investigações futuras. Utilizamos as abordagens quantitativas e qualitativas e como instrumento de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são trabalhadores egressos da Reabilitação Profissional no ano de 2013, da Agência da Previdência Social de Campo Mourão/PR, desligados para retorno ao trabalho em função diversa, que totalizam 12 trabalhadores: 7 com vínculo empregatício quando ingressaram na RP e 5 sem vínculo empregatício. Com a pesquisa, identificamos que os trabalhadores que ingressaram/saíram da Reabilitação Profissional com vínculo empregatício existente, tiveram maior êxito em seu retorno e/ou permanência no mercado de trabalho, se comparados com aqueles que estavam na condição de desempregados: dos 7 trabalhadores empregados, 85,71% permanecem empregados; enquanto que dos 5 trabalhadores desempregados, 60% permanecem nesta condição, 20% estão empregados e 20% retornaram ao benefício previdenciário. Durante as entrevistas, constatamos que para os trabalhadores egressos, apesar do Programa de Reabilitação Profissional contribuir para a qualificação profissional, não foi determinante para a (re) inserção e permanência profissional.