Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "Aline de Novaes Conceição"
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Item IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTADO DO CONHECIMENTO(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/30) SILVA, Guilherme Bertolin; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/1988713421275242; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Aline de Novaes Conceição; http://lattes.cnpq.br/6626684820553089; Maria Luisa da Silva Boniotto; http://lattes.cnpq.br/6519566292082933; Márcia Marlene Stentzler; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036O objetivo de nosso estudo é compreender a implementação da Lei 10.639/03 na prática pedagógica da educação básica. Lei essa que tornou obrigatório o ensino de história da África e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Sua necessidade surgiu a partir da constatação de que a história e a cultura africana e afro brasileira estavam ausentes do currículo escolar brasileiro, sendo pouco explorados e muitas vezes desconhecidos pela comunidade escolar. O estudo busca retomar as origens da promulgação da Lei 10.639/03; discutir a prática pedagógica na educação básica com foco na Lei 10.639/03; mapear a produção científica existente sobre a Lei 10.639/03 na educação básica em periódicos, artigos, teses e dissertações, e, por fim, realizar a análise do corpus localizado mediatizada por análise de conteúdo (BARDIN, 2016). A pesquisa se qualifica como estado do conhecimento, com recorte temporal a partir do ano de promulgação da lei 2003 até o ano de 2023, com busca analítica cruzada com três descritores “lei 10.639/03” “educação básica” e “prática pedagógica”, realizada a partir do Portal Periódicos e Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Biblioteca Eletrônica Científica Online (Scielo). Nos apoiamos teoricamente em autores como Darci Ribeiro (1995), Gilberto Freyre (2003) e Sergio Buarque de Holanda (1995) que respaldam o debate sobre a constituição do povo brasileiro, discutimos aportes legais da educação mediatizados pela legislação, trazemos autores que pesquisam a lei em pauta dentre eles Luciano Gonçalves Costa (2010), Laurentino Gomes (2019), Liana Lewis (2014) entre outros, e autores da área da educação pensando na prática pedagógica como Freire (1996), Libâneo (2013), Saviani (2009), dentre outros. Mesmo a lei 10.639/03 tendo vinte anos de promulgação observamos que a implementação ainda é incipiente e não tem alcance amplificado na educação básica, em suas diferentes etapas e no escopo de todas as disciplinas e áreas no que tange a prática pedagógica, o estudo ganhou pertinência ao aferir a situação, demonstrando que se faz necessário mais pesquisas neste âmbito, especialmente para vislumbrar a construção de uma sociedade cada vez mais igualitária e equável.Item PEDAGOGIA HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO SITUADO NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/26) ANJOS, Fernanda Galvão dos; UJIIE, Nájela Tavares; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; http://lattes.cnpq.br/1529989802360468; Nájela Tavares Ujiie; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878; Aline de Novaes Conceição; http://lattes.cnpq.br/6626684820553089; Adriana Aparecida Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6770567160476471; Sandra Salete de Camargo Silva; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; Maria Simone Jacomini Novak; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036A temática foco desta dissertação é a “Pedagogia Hospitalar” e enceta um estudo de caso qualitativo situado no município de Paranavaí-PR. A Pedagogia Hospitalar é um campo que entretece educação e saúde numa ação socioeducativa humanizada. Em conformidade com Martins (2008) esta ação educativa no hospital possui três vertentes: classe hospitalar, hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, sendo cada uma delas suporte educacional elementar no processo de recuperação dos pacientes pediátricos, crianças e/ou adolescentes hospitalizados. Frente ao exposto, foi necessário um recorte teórico e metodológico, que pudesse conduzir a investigação; optamos por um estudo de caso qualitativo, embasado por Lüdke e André (2013), considerando que um estudo dessa natureza desenvolve-se numa situação real, rica em dados descritivos, sem perder, no entanto a focalização da realidade de forma complexa e contextualizada. A pesquisa teve por objetivo geral realizar um estudo de caso situado em Paranavaí, interior do Estado do Paraná, em relação ao atendimento de pedagogia hospitalar auferido à população hospitalizada do munícipio, via Santa Casa de Misericórdia, e os suportes correlatos. Os objetivos específicos foram: compreender o enquadramento da Pedagogia Hospitalar no cenário brasileiro e no contexto local; analisar a estrutura, cofigurações e nuances do atendimento à população hospitalizada local; averiguar os contributivos e limites do atendimento auferido. A pesquisa ancorou-se em autores dedicados ao tema para constituir sua base teórica e considerando as nuances evidenciadas pela pesquisa, que demonstrou ter o atendimento da correlação com a hospitalização escolarizada ou atendimento escolar domiciliar e atividades lúdicas, e encetou uma revisão de literatura com verticalidade correlata às duas dimensões, “pedagogia hospitalar” e “brinquedoteca hospitalar. Nesse bojo, a coleta de dados contou com visitações e observações da unidade de saúde, com a ação voluntária do grupo médicos do humor, a secretaria municipal de educação e o núcleo regional, conversas informais e entrevistas semiestruturadas com integrantes do atendimento hospitalar paranavaiense. Foram sujeitos da pesquisa dezoito participantes, dentre eles: a Enfermeira-Chefe da Santa Casa, a Pedagoga Hospitalar da unidade, a representante municipal do atendimento domiciliar, a representante do núcleo regional do atendimento domiciliar, a coordenadora da ação voluntária e treze membros da ação. O estudo foi realizado de forma ampla, observando o todo, captando seus elementos, desde o contexto histórico, estrutura da unidade de saúde e articulação do atendimento. Podemos concluir que nesta unidade há um limite entre a execução da atividade pedagógica hospitalar e o período de internamento, que em geral é de curto prazo; não existe uma ação articulista de trabalho colaborativo ampla entre a unidade de saúde e os suportes correlatos de atendimento domiciliar municipal e do núcleo, o que deixa a ação socioeducativa hospitalar ensimesmada e o trabalho da pedagoga hospitalar torna-se limitado e muitas vezes inconclusivo. Apesar dos limites de atendimento a ação voluntária que se articula com a vertente de atividade lúdica demonstra resultados produtivos e promissores comprometidos com a humanização, a alegria, a educação e a reabilitação em saúde.