Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "ALMEIDA, Rodrigo Davi de"
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Item AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NOS ANOS 2000(Universidade Estadual do Paraná, 2022/06/30) RAPOSO, Ingrid Rodrigues; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1998619861642217; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de ; http://lattes.cnpq.br/1153101691308425; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, busca analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002, 2015 e 2019, de modo a compreender o perfil requerido do professor que atua na Educação Básica a partir da análise das categorias: o que, como e porque ensinar. Considerado o contexto histórico, político e social, a pesquisa discorre sobre a concepção de formação de professores na sua relação com a lógica imanente à acumulação/expansão do capital e sua relação com os pressupostos das pedagogias do aprender a aprender, cuja formação do sujeito implica no ensino focado nas habilidades e competências dos alunos, processo que ocorreu independentemente das nuances que separam as orientações políticas de governos sociais/liberais (PT) ou liberais/ultraliberais (PSDB, DEM, PMDB). Amparada no materialismo histórico-dialético, essa pesquisa buscou analisar o objeto específico que são as DCNs no contexto das contradições contemporâneas mais amplas, particularmente a restruturação do mundo do trabalho. A pesquisa procura compreender a atuação dos Organismos Multilaterais enquanto força hegemônica que baliza e orienta as reformas educacionais, na perspectiva da formação do sujeito que saiba fazer, com vistas à criação da força de trabalho flexível adequada. A pesquisa analisa a implementação das políticas neoliberais e a difusão exacerbada da necessidade de um professor apto para atender as demandas do mercado de emprego reestruturado. Conforme a análise das diretrizes, ainda que a DCN de 2015 tenha procurado tentar conciliar contradições entre formação emancipatória e as necessidades do mercado, as DCNs mantiveram, em comum, o foco na teoria das competências. Isso ocorre porque as instituições multilaterais disseminam a tese de que os países em desenvolvimento devem organizar o sistema educacional com intuito de superar as dificuldades, incorporar-se à nova era do conhecimento, adequando o processo de ensino à formação do professor reflexível e competitivo, disposto a difundir uma formação com base nas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Por meio dessa pesquisa, concluiu-se que independente da matriz teórica que determinam as políticas públicas dos diferentes governos quanto da elaboração das DCNs (2002, 2015 e 2019), a política de formação de professores procura adequar-se as necessidades do mercado de emprego restruturado em acordo com a lógica da acumulação capitalista da contemporaneidade.Item JUVENTUDE E TRABALHO: A QUESTÃO DO ABANDONO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/09/29) SEGANTINE, Débora Baptista da Rocha; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1910554762282471; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540; FONSECA, Sergio Cesar da ; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350O abandono escolar é um problema que está presente em todas as etapas da Educação Básica brasileira, mas que se acentua no Ensino Médio, conforme se pode observar através das taxas de rendimento escolar publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Apesar dos índices oficiais de abandono escolar nesta etapa terem diminuído nos últimos anos, esse fenômeno é um entrave ao cumprimento das proposições do Plano Nacional de Educação (PNE) de universalizar o atendimento escolar. Nesse cenário, a presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí, tem como objetivo investigar as relações entre o abandono escolar, a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio com base na BNCC e seu vínculo com o mundo do trabalho contemporâneo. A fim de alcançar este objetivo, foi eleita a pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo, e sob a luz do materialismo histórico-dialético, procurou-se analisar o abandono escolar no Ensino Médio no Brasil entre os anos 2000 e 2020. Na busca por compreender o fenômeno abandono escolar e suas motivações, foi investigado o conceito de juventude, termo que deve ser pluralizado para juventudes, uma vez que contempla uma categoria social composta por jovens de diferentes identidades construídas em contextos históricos, culturais e sociais díspares. A pesquisa revelou também que o Ensino Médio, ainda que permeado de reformas educacionais, historicamente mostra se dual e excludente, tem a finalidade de preparar a classe dominante para a entrada no ensino superior e a camada popular para fomentar força de trabalho para suprir a demanda do mercado de emprego, o que se evidencia pela proposta de uma formação baseada em competências socioemocionais. A BNCC, que rege o Novo Ensino Médio, substancia uma formação alienada, negadora do acesso aos conteúdos científicos em prol do desenvolvimento de competências necessárias para a resolução de problemas cotidianos. Por fim, conclui-se que a nova estrutura curricular do Novo Ensino Médio, através dos Itinerários Formativos, a princípio, pode vir ao encontro dos anseios das juventudes que compõem a última etapa da Educação Básica, sobretudo dos jovens da camada mais pauperizada do proletariado que frequenta as escolas públicas e que, em tese, vislumbram a possibilidade futura de melhores condições salariais e de trabalho. Por outro lado, considerando que a questão socioeconômica se mostrou como a principal determinante para o abandono escolar, é possível que, para suprir suas necessidades de sobrevivência no complemento da renda familiar, manter-se na escola pode não ser a primeira opção