Literatura no ensino de História: uma proposta de tolerância e liberdade nas atividades escolares no Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão - PR
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Data
2025-02-14
Autores
Orientadores
Programa
ProfHistória
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Este trabalho tem como objetivo explorar as conexões entre literatura, história e expressão artística para aprimorar a compreensão dos movimentos de resistência na América Latina, promovendo a reflexão sobre os conceitos de liberdade e tolerância, entre os alunos do Colégio Estadual Tancredo Neves em Francisco Beltrão, Paraná, Brasil. O foco principal se atém aos processos de resistência de personagens histórico-ficcionais na formação da América Latina presentes no conto Fragmentos da Amazônia, de Bernardin de Saint-Pierre. A literatura no ensino de história é uma ferramenta pedagógica, usada tanto em sala de aula regular como por meio do programa complementar Mais Aprendizagem que visa desenvolver “habilidades de leitura, escrita, interpretação e resolução de problemas” sócio-formativos. A partir de autores que abordam a ideia de educação libertadora, questionadora e amorosa; e também a relação entre literatura e história e o ensino de história, a pesquisa segue uma proposta de conectar a literatura francesa com a sala de aula e as problemáticas enfrentadas atualmente no ambiente escolar. É possível observar as produções criativas dos alunos ao trabalhar com a fonte durante as aulas, pensando sobre os movimentos de resistência no espaço escolar e comunitário de Francisco Beltrão-PR a partir do conto Fragmentos da Amazônia , de Bernardin de Saint-Pierre. A produção final é a tradução, adaptação e ilustração deste conto inédito na língua portuguesa.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de História; Espaços de memória; Memória e identidade; Literatura; Liberdade.