Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROF HISTÓRIA
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Item A presença e participação de mulheres na política eleitoral do Município de Mamborê – PR (1960-2020)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-25) Sphair, Clarice Pereira de Melo; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; http://lattes.cnpq.br/4336105441803095; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Pedro, Joana Maria; http://lattes.cnpq.br/0818383116633579; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859Essa pesquisa aborda a presença e participação de mulheres na política eleitoral do Município de Mamborê – PR (1960-2020), tendo como enfoque as relações de gênero e como base metodológica as discussões oriundas da História Oral e da História Pública. Busca analisar quais foram os desafios encontrados pelas mulheres já eleitas, bem como as razões que as encorajaram a seguir nesse campo historicamente ocupado por homens. Mesmo compondo a maioria entre o eleitorado, a maior parte das mulheres não se candidata para exercer uma função no Legislativo ou no Executivo, e como consequência, a história do município quase sempre teve uma Câmara de Vereadores dominada por homens. Entretanto, algumas mulheres conseguiram votos suficientes para ocupar uma vaga no Legislativo Municipal: Olga Antônia Brunetta (1982); Deomira Brunetta (1992); Sandra da Silva Nascimento Agostinho (2012) e Maria Thereza Pereira Murback (2020). O Executivo Municipal teve representação feminina nos pleitos de (1996 e 2008) com Deomira Brunetta e Márcia Regina Wansovicz Matozo, respectivamente, que foram eleitas e conquistaram esse espaço como vice-prefeitas. Para essa abordagem, nos pautamos em alguns referenciais, tais como Ricardo Santiago (2016), em que apresenta a História Pública como um campo da história que produz conhecimento “com o público e para o público”, assim como no conceito de “autoridade compartilhada”, de Michael Frisch (2016) para pensar a construção do conhecimento histórico. Para as reflexões sobre História Oral fundamentamo-nos em estudos de Marieta de Moraes Ferreira (1994), e para pensar as relações de gênero ancoramo-nos em pesquisas e registros de Flávia Biroli (2012), Joan Wallach Scott (1995) e Joana Maria Pedro (2017). Numa perspectiva de maior diálogo com os públicos e também de divulgação do conhecimento histórico produzido nessa investigação, propomos a realização de um documentário, a fim de tornar públicas as memórias e experiências das participações das mulheres na política eleitoral do município de Mamborê. Acreditamos que conhecer as experiências vivenciadas pelas mulheres que já ocuparam o espaço da política eleitoral, contribui para a dimensão pública da história e pode inspirar mais mulheres a ingressarem na vida pública e também reavivar a memória da população, ressaltando para atuais e futuras gerações, a importância da participação feminina nos espaços de decisões, principalmente nos de política eleitoral.Item Ensino de História e a Educação Patrimonial: os corredores do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion de Antonina/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-22) Cunico, Mariele de Fátima; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/6584280133904485; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Maria Julieta Weber Cordova; http://lattes.cnpq.br/7757152411561844Esta dissertação de mestrado propõe organizar e sugerir algumas práticas educativas com o uso do acervo escolar do corredor do Colégio Estadual Cívico Militar Moysés Lupion como uma valiosa fonte de pesquisa para o Ensino da História Local. Estas atividades foram pensadas para serem realizadas pelos professores e professoras de História em conjunto com os estudantes do primeiro ano do Ensino médio desta instituição de ensino, no entanto, podem ser adaptadas para atender outros contextos escolares. Compreender a História Local é essencial para a formação do cidadão crítico e consciente, portanto, o uso dos patrimônios escolares no Ensino de História pode desempenhar um papel significativo na construção do conhecimento histórico dos discentes. Desta forma, este estudo desenvolve-se por meio da Educação Patrimonial, articulando a História Local e os patrimônios escolares. Assim, torna-se necessário observarmos o potencial didático deste simples corredor, um local de passagem e acesso para as salas de aula que abriga em seu interior uma grande quantidade e diversidade de objetos, móveis, vestimentas e fotografias que narram a trajetória da comunidade escolar local. A Educação Patrimonial é uma importante ferramenta pedagógica na construção do conhecimento Histórico, portanto, utilizá-la tornou-se indispensável para o desenvolvimento de práticas didáticas que relacione o ensino de História e os patrimônios locais, com o propósito de despertar a compreensão sobre a necessidade da preservação, valorização e da problematização dos bens escolares na construção da memória e identidade local. Assim, este estudo destaca a importância dos bens escolares como recursos metodológicos enriquecedor no processo de ensino e aprendizado desta disciplina, capaz de conectar os estudantes ao passado e proporcionar uma compreensão mais significativa do saber histórico.Item Antirracismo na escola: uma prática pedagógica multidisciplinar decolonial(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-05) Souza, Ilda Aparecida de; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; http://lattes.cnpq.br/4801456960203880; Mezzomo, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/3360323221539136; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Souza, Angela Maria de; http://lattes.cnpq.br/4207025108497025Este estudo parte da problemática de se desenvolver uma educação crítica, especialmente em relação ao racismo, que traz tantos efeitos para indivíduos no ambiente escolar e na sociedade. O estudo compartilha da concepção de que o ser humano não pode ser classificado por raça, cor ou ascendência, entendendo que o ambiente escolar convive com o racismo epistêmico, reconhecendo predominantemente os conhecimentos ocidentais como únicos válidos e legítimos. Isto indica que a educação precisa propor uma reflexão sobre o ensino da história e analisar seus registros de conhecimentos como base para a interpretação da história do Brasil. Partindo dessas compreensões e motivações, investigamos de que forma a equipe multidisciplinar pode contribuir para uma educação decolonial antirracista. Para tanto, foi proposto desenvolver uma Sequência Didática (SD), promovendo os direitos humanos no âmbito escolar, com foco nos mecanismos apontados na Lei n. 10.639/03. A Sequência Didática serviu para organizar rodas de conversas envolvendo os professores da equipe multidisciplinar do Colégio Cívico-Militar Dr. Osvaldo Cruz, em Campo Mourão, Paraná, assim como os resultados da pesquisa apontados na avaliação realizada com os professores. A pesquisa contribui para o desenvolvimento de proposta antirracista na escola, procurando construir uma educação democrática.Item A História do Haiti e sua relação com o Brasil: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-24) Ferreira, Gelssi Marli Muller; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/3233464905073021; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Este trabalho teve por objetivo a elaboração de uma sequência didática acerca da História do Haiti, enfatizando a relação histórica deste país com o Brasil. Para a construção desta proposta, mapeamos as principais abordagens acerca da história haitiana nos livros didáticos do ensino fundamental e médio adotados nas escolas brasileiras. Em seguida, e em consonância com as recentes abordagens historiográficas sobre o tema, elaboramos o material didático, privilegiando o aprofundamento de dois momentos históricos desta relação: sendo o primeiro deles a Revolução haitiana de 1794; e o segundo a imigração de cidadãos haitianos para o Brasil no século XXI, fenômeno este ainda em curso. Conforme demonstrado em vários estudos, a Revolução de 1794 repercutiu em todo o continente americano e ressoou em terras brasileiras, gerando fortes temores de que tal exemplo motivasse os escravos a se revoltarem contra o sistema escravista. Mais recentemente, constata-se que o fenômeno migratório de cidadãos haitianos para o Brasil tem impactado diversas regiões do nosso país, sendo o Estado do Paraná uma delas. Compreender as causas e a dinâmica desse processo é algo que consideramos fundamental, pois a escola pública brasileira tem acolhido, ainda que precariamente, centenas de estudantes haitianos. Acreditamos que a construção da referida sequência didática pode se constituir numa importante estratégia de trabalho para os docentes que diariamente lecionam em escolas onde a presença de imigrantes é marcante, auxiliando no combate ao preconceito, ao racismo e à xenofobia.Item O Ensino de História e a Educação Antirracista: Proposta de uma Sequência Didática a partir do uso de imagens(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-09) Silva, Francisco Lopes da; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/7284771914318923; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Moraes, Eulália Maria Aparecida de; http://lattes.cnpq.br/8344111210044375; Chaves, Otávio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0591671557668004Partindo da leitura que a História do racismo no Brasil se confunde com a História do povo brasileiro, e o fortalecimento da luta antirracista é urgente, a presente dissertação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) dentro da linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar", tem por objetivo a elaboração de uma sequência didática a partir do uso de imagens para a construção de práticas antirracistas no Ensino de História. Tal escolha se deve ao fato da força que as imagens exercem na sociedade contemporânea, especialmente dentre os mais jovens. Nesse sentido, privilegiamos o uso de diferentes tipos de imagem, tais como gravuras, charges, memes, fotografias e filmes. O material é voltado aos professores (as) que trabalham no Ensino Médio e também com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os referenciais teóricos utilizados na construção dos planos de aula e demais atividades dialogam com a literatura acerca da cultura africana, afro-brasileira, antirracista, da branquitude e o pensamento decolonial – com destaque para as obras de pesquisadores (as) negros (as). Procuramos estabelecer uma leitura acerca das manifestações do racismo estrutural em diferentes momentos históricos, abarcando desde os primórdios da colonização europeia até o tempo presente. Com a presente sequência didática, objetivamos contribuir com o processo de construção de práticas pedagógicas antirracistas para auxiliar os docentes na luta contra a persistência do racismo no ambiente escolar, buscando uma sociedade menos desigual a partir das relações étnico-raciais.Item Enigmas e expectativas: escavando o passado e os registros fósseis de Cruzeiro do Oeste com os estudantes de sexto ano do Colégio Estadual Cívico Militar Cruzeiro do Oeste – Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-19) Almeida, Flavia Pires de; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/6087548577515998; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Sant’Ana, Lucas César Frediani; http://lattes.cnpq.br/3391123151580938A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), dentro da linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares”, visa aproximar os conteúdos da disciplina de História dos alunos de sexto ano do Colégio Cívico Militar, localizado em Cruzeiro do Oeste, Paraná. A pesquisa e as atividades desenvolvidas para e com o alunado e públicos procuram valorizar suas vivências, expectativas e protagonismo em torno da aprendizagem, do estudo e da intervenção escolar e pública relacionada a uma temática não convencional em História: a paleontologia. Desde as descobertas de fósseis de pterossauros e dinossauros na cidade, a criação do Museu Paleontológico, bem como a sua divulgação científica (nacional e internacional) e o incentivo ao turismo, o fenômeno “dinomania” da Cultura Pop da década de 1990 foi reavivada nesse município. A convivência da comunidade com informações, exposições e réplicas de animais extintos espalhadas por praças, parques e museus despertou o interesse da comunidade. Igualmente, a curiosidade e o encantamento das crianças com essa temática nos permitiram levantar alguns questionamentos: como trabalhar os conteúdos de paleontologia nas aulas de História? De que forma a História Oral e a História Pública podem contribuir para a formação intelectual e identitária desses alunos? E, afinal, os instrumentos de ensino e de pesquisa em História podem contribuir para o engajamento e o protagonismo dos alunos nos espaços públicos, sobretudo em museus? Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizamos uma metodologia que entrelaça a História Local, a História Oral e a História Pública a fim de analisar a relação entre os documentos e as experiências ligadas a memórias individuais e coletivas voltadas para a formação identitária. Dessa forma, apresentamos uma Pedagogia Histórica Contextualizada, fundamentada na interdisciplinaridade e no protagonismo dos estudantes e comunidade.Item Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) Bertuol, Fábio Augusto; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2142604496022523; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Mello, Janaína Cardoso de; http://lattes.cnpq.br/4347504450030175O trabalho “Museu da Escola Santa Cruz: uma História em Construção”, vinculado ao ProfHistória da Unespar, teve como objetivo produzir conhecimento juntamente com os alunos das turmas do 6º ao 9º Ano da Escola Santa Cruz, na cidade de Capanema- Pr, a partir da criação de um museu virtual voltado para o estudo do acervo da escola, bem como produzir aportes para futura construção de um museu físico. Para tanto, a pesquisa dialogou com historiografia sobre História Local; História Digital; sobre a relação história, memória e patrimônio; e sobre o uso de arquivos escolares no ensino e aprendizagem de História, embasando-se em autores como Caimi (2014), Fortuna (2013), Meinerz (2013), Hartog (2003), Câmara e Benício (2017), Kossoy (1999), Mauad (2004) e Burke (2017). Como resultado, apresentam-se atividades que envolvem o museu físico e digital e que se integram ao currículo escolar, a fim de facilitar e trazer significados aos conteúdos históricos, deixando legados que servem de repositório de materiais catalogados para serem expostos no museu. As atividades foram significativas e contaram com o envolvimento dos estudantes diante de um ensino de História mais interessante, estimulando reflexões sobre a sociedade onde a escola está inserida, mapeando as fontes históricas existentes na instituição e problematizando diferentes recortes temporais.Item É possível aprender história por meio de um roteiro turístico? Uma proposta didática a partir da Rota Ivaí(Universidade Estadual do Paraná, 2024-06-17) Silva, Ellen Karen Velasco; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/0809282622369892; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Nagabe, Fabiane; http://lattes.cnpq.br/8553322039067421A presente pesquisa visa apresentar uma proposta de material didático correspondente ao processo de ocupação espanhola no Paraná no século XVI, mais especificamente de Villa Rica del Espirito Santo, localizada atualmente no município de Fênix/PR, com objetivo de problematizar se é possível aprender história a partir de um roteiro turístico. A proposta do material didático está apoiada na adoção de ambientes não-formais de aprendizagem, a partir de um caráter exploratório e de abordagem qualitativa, que foi desenvolvido e testado com estudantes do 8° ano da rede pública de ensino do estado do Paraná. A pesquisa de investigação integra um estudo mais abrangente sobre o Turismo Histórico no contexto da Rota Ivaí com diversos pesquisadores e diferentes abordagens conduzida por um professor da Unespar. Os resultados, apesar de ainda não conclusivos, revelaram que 81,25% dos estudantes investigados conseguiram desenvolver e demonstrar todas as habilidades provocadas pelo material, revelando o desenvolvimento de competências cidadãs e temporais dos estudantes envolvidos na pesquisa.Item Uma imagem vale mais do que mil palavras? Ensino de história e reflexões sobre o acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira em Campo Mourão-PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-11-27) Svolinski, André Felipe; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/1135563464809401; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Costa, Cleyton Antonio da; http://lattes.cnpq.br/3799666042598295Com o propósito de promover uma aprendizagem significativa para os alunos do Novo Ensino Médio (NEM) no Colégio Dom Bosco através do ensino de história local e educação patrimonial, a presente dissertação procurou analisar, manusear e ressignificar o ainda pouco explorado acervo fotográfico do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, em Campo Mourão-PR. Centrando-se nas discussões da história pública e educação patrimonial, foi utilizada a metodologia da aula-oficina para valorizar a autonomia estudantil. As seguintes questões foram levantadas para explorar as relações entre as fotografias e suas representações: Como o ensino de história local e a educação patrimonial podem promover a aprendizagem sobre a cultura visual da cidade de Campo Mourão e seu patrimônio? Qual será a relevância do acervo fotográfico do museu municipal para o processo de ensino-aprendizagem? A metodologia da aula-oficina poderá valorizar a autonomia estudantil e promover a aprendizagem significativa? O objetivo principal da dissertação consistiu em produzir material didático com base na análise de imagens do acervo municipal como forma de fornecer sugestões de práticas de ensino-aprendizagens de professores da Rede Pública de Ensino, reduzindo, em parte, a carência de conteúdos sobre a presente temática, além de promover a produção do saber escolar para experiências de curadoria e exposição no espaço escolar.Item Proposta de Inserção da História Local no Colégio Estadual Euclides da Cunha, Matelândia, Paraná: um olhar para os sextos anos do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-30) Remor, Adriana; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/8321841602271452; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Pereira, Márcio José; http://lattes.cnpq.br/6428881358629853A presente pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória - linha de pesquisa “Saberes Históricos nos Espaços Escolares” tem o objetivo de analisar memórias sobre espaços de vivência no município de Matelândia e estudá-los a partir da realidade do sistema educacional estadual, propondo dentro desta descrição uma forma de relacionar os conteúdos de história relativos ao sexto ano com uma proposta de inserção da história local como metodologia do Ensino de História no Colégio Estadual Euclides da Cunha, no município de Matelândia, Paraná. Busca-se com isso a atenção ao contexto da vivência dos estudantes a fim de tornar palpáveis e significativos os conceitos de presente, passado, simultaneidade e permanência a partir da história local e familiar dos estudantes. Especificamente, a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa divide-se por um lado em estudo de dissertações do ProfHistória voltadas para o estudo da História Local nos anos finais do Ensino Fundamental; estudo de documentos norteadores do ensino Local; bem como da revisão de bibliografia sobre História Local na relação ensino e aprendizagem; e por outro, na produção e análise de atividades. As atividades, por sua vez, dividem-se entre as atividades em forma de tarefa de pesquisa para casa e atividades desenvolvidas em sala de aula, e todas elas oportunizam uma caracterização da comunidade escolar pela ótica dos próprios moradores, sendo a sua sistematização e análise apresentada em forma de material didático voltado para o ensino de história local. Entre os resultados da pesquisa destaca-se o fato de os alunos poderem expressar e sistematizar elementos da história do seu bairro e do colégio, atividade significativa para a fase do ensino que passam a experimentar no sexo ano.Item Ensino de História e fotografia: uma proposta de estudo das transformações das paisagens urbanas para os anos iniciais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-10-03) Tertuliano, Solimara Aparecida; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/5651029320562305; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Weber, Astor; http://lattes.cnpq.br/8416640847350451Em meio aos desafios para o ensino de História na atualidade está o de aproximar a realidade dos alunos dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Diante disso, buscamos desenvolver atividades voltadas para o estudo da paisagem urbana do município de Janiópolis - Pr nas aulas de História. Esta proposta está ancorada na seguinte problemática: como trabalhar o processo histórico de transformação da paisagem urbana do município, a partir das abordagens das relações entre sociedade e natureza e a passagem do tempo, que demarcam esse fenômeno histórico, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Acreditamos que uma das possibilidades seja a do trabalho com fotografias antigas e atuais por meio de atividades que abordam a transformação da paisagem e as memórias desse processo, visto que é a fotografia uma fonte de fácil acesso, tanto para professores quanto para alunos. Como resultado da pesquisa apresentamos um material didático para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental estruturado na análise de comparação de fotografias antigas e atuais da cidade de Janiópolis - PR. Com base em leitura bibliográfica, as atividades desenvolvidas foram organizadas em um roteiro, que será o produto educacional deste trabalho, podendo ser utilizado e adaptado por outros professores de história.Item Narrativas de violência nas relações de gênero: percepções de estudantes do ensino médio(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-27) Santo, Patrícia Fernandes Dal; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; http://lattes.cnpq.br/4389599911822198; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Ferreira, Angela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3848461237618025A violência de gênero se faz presente nas relações sociais nos mais diversos ambientes, se tornando uma discussão para além do currículo escolar, pois perpassa conceitos e preceitos religiosos, familiares, culturais e históricos. Assim, o debate dessa temática no âmbito escolar se faz necessária não apenas para a formação acadêmica dos/as estudantes, bem como para sua formação humana. As discussões acerca da diversidade e da violência quando debatida dentro deste contexto é também uma forma de discutir as demandas de sujeitos/as historicamente excluídos/as, ouvindo suas vozes e reconhecendo seus protagonismos no processo escolar e social. A violência contra as mulheres em nosso país, culturalmente construída e de certa forma tão naturalizada, inclusive os casos fatais como de feminicídios, muitas vezes passam despercebidas e quase imperceptíveis quando ressoam em versos, imagens ou notícias, reproduzindo misoginia, androcentrismo e reforçando uma sociedade de base patriarcal. Desse modo, nossa proposta de experiência pedagógica buscou promover discussões e reflexões em sala de aula sobre a temática da violência de gênero, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Vinícius de Moraes - EFM, localizado no distrito de Catuporanga município de Nova Tebas- PR, acerca de alguns contextos em que essas violências são normalizadas e veiculadas. Para isso, a partir de maio de 2021 trabalhamos com uma variedade de materiais didáticos (textos, audiovisuais, dados oficiais, propagandas comerciais, músicas) para contextualizar as violências e muitas vezes, as formas como são naturalizadas. A experiência pedagógica e a Sequência Didática (SD) exteriorizada nesta dissertação é resultado de uma construção partilhada, que foi concebida a partir da mediação da professora entre o tema e a turma de estudantes, e tem como objetivos contribuir para as aulas de ensino de história, ampliando o diálogo e as reflexões sobre a invisibilidade das mulheres, questionando o apagamento de múltiplos sujeitos na historiografia e proporcionando junto aos/às estudantes a oportunidade de conceber suas próprias percepções, produzindo suas narrativas, e consequentemente, a construção do conhecimento histórico. Nossa proposta de experiência pedagógica, assim como a (SD) promove um diálogo constante com os estudos de gênero, a história das mulheres e o ensino de história objetivando discutir e analisar a violência de gênero que atinge as mulheres, problematizando fatos históricos em consonância com a contemporaneidade.Item Ensino de História e História Local: (Re) Conhecendo Memórias e Histórias de Altamira do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-26) Alves, Patrícia de Mattos; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/2540317088049423; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Pagliarini, Raphael; http://lattes.cnpq.br/0369631427707441O presente trabalho aborda a história local no ensino de história a partir das narrativas e experiências dos alunos do 9º ano A e de alunos de turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Altamira do Paraná, como forma de produzir uma pesquisa ao processo experiência didática em ensino de História. Uma das contribuições da pesquisa deve-se ao trabalho de produção das atividades desenvolvidas em sala de aula na perspectiva da Educação Histórica, que se fundamenta em Barca (2004), Schmidt e Braga (2005-2006) e em Fernandes (2008). O trabalho integra a relação entre ensino-pesquisa-aprendizagem, com objetivo de produzir novos conhecimentos e, acima de tudo, possibilitar que o educando atue como sujeito histórico, descobrindo nesse processo o significado da sua própria contribuição para a construção do conhecimento a partir de um trabalho de produção de pesquisa voltada para o estudo de memórias de familiares e moradores do município de Altamira do Paraná. Discorremos os resultados do trabalho com a aprendizagem histórica a partir da perspectiva da formação da consciência histórica dos alunos, problematizando com isso conhecimentos prévios e o próprio resultado das narrativas produzidas nas aulas, as quais estruturam um processo de reflexão sobre práticas educativas. Os resultados da pesquisa estão materializados na produção e análises de material propositivo, uma Unidade Temática Investigativa (UTI).Item As crianças na relação com os espaços da cidade: possibilidades de produção de conhecimentos históricos-educacionais(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-31) Santos, Maíra Wencel Ferreira dos; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/7792499053528112; Cyntia Simioni França; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Paim, Elison Antônio; http://lattes.cnpq.br/8695520812750828Compartilho uma pesquisa de mestrado desenvolvida no programa PROFHISTÓRIA. O objetivo foi produzir conhecimentos históricos-educacionais na interface com a cidade junto com estudantes dos anos iniciais, da rede municipal de ensino de Campo Mourão (PR). Estimulamos as crianças a narrarem como se relacionam com a cidade e quais as experiências vividas nos espaços coletivos. O objetivo era ampliar as noções de espaço-tempo das crianças na e com a cidade. Busquei (re) elaborar os sentidos com relação as diferentes culturas da cidade, e compreendendo que a cidade é formada por diferentes tramas, conflitos, e atravessada por múltiplas temporalidades e sensibilidades (BENJAMIN, 1994; THOMPSON, 1988; GAY, 1988). Para colocar em ação a pesquisa, trabalhamos com as memórias em práticas de rememoração benjaminiana. Tal exercício foi potencializado através das relações das crianças com os lugares da cidade, fotografias, objetos, vídeos e documentos pessoais e as crianças produziram narrativas, orais, escritas e visuais. Tais narrativas foram condensadas e produzidas em mônadas, o aporte teórico-metodológico benjaminiano. A rememoração permite as crianças se posicionarem não enquanto “público/multidão”, mas como pessoas na sua inteireza humana, inseridas, com as suas diferenças, na trama social, sendo capazes de rearticular dimensões espaço-temporais frente aos desafios das questões socialmente vivas no presente (GALZERANI, 1998; 2008). Buscamos ampliar e fortalecer as relações humanas, afetivas e sensíveis dos estudantes com a cidade em que vivem. A dissertação foi organizada em três capítulos. O primeiro costura um debate com alguns autores acerca da imagem da criança benjaminiana como produtora de conhecimentos históricos-educacionais, além de apresentar algumas noções sobre memória, história e tempo. No segundo capítulo conhecemos o lugar e as crianças narradoras da pesquisa. Já o último capítulo é formado pela composição das tecituras em mônadas, dialogando com o referencial teórico. Sem trazer conclusões fechadas, apresento como se deu a caminhada e o encontro de professora-pesquisadora com estudantes nessa produção de conhecimentos históricos-educacionais.Item Cosmo polifônico: universo de vozes e o ensino de história a partir do podcast(Universidade Estadual do Paraná, 2022-06-28) Jaques, Felippe Estevam; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/6497958613255871; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Rogério Rosa; http://lattes.cnpq.br/1738939950525949O ensino de História é um constante desafio para professores e professoras que trabalham no ensino fundamental e médio, dedicados em pensar e trazer o passado para o presente dos estudantes. Considerando este esforço, de um ofício que pode ser traduzido de maneira quase artesanal, foi onde nos debruçamos durante esta pesquisa. Isto significa que desejamos encontrar diferentes modos em como o docente pode dividir a sua principal ferramenta de trabalho, a oralidade, juntamente com seus estudantes. Para tanto, utilizamos a ferramenta tecnológica conhecida como podcast enquanto um possível caminho para compreender a escola enquanto skholè, ou seja, como um espaço que permita a existência do ócio e do tempo livre não apenas para algo a ser ensinado, mas também experienciado, ou seja, aquilo que permanece, aquilo que marca. O conceito de experiência que utilizamos nesta pesquisa parte das definições estabelecidas e defendidas pelo educador espanhol Jorge Larossa Bondía. Ao longo desta pesquisa se fez necessário realizarmos diversas discussões referentes aos impactos causados pelas NTICs, aqueles causados no âmbito das relações sociais e com um olhar mais atento ao ambiente escolar. Também procuramos evidenciar quais são os principais desafios que muitos professores encontram ao se depararem com os instrumentos tecnológicos, sua utilização em diversos casos é imposta por políticas públicas governamentais orientadas por um ―escolanovismo de mercado‖. Por fim, nosso trabalho também concentrou esforços para a construção e a confecção do produto podcast, realizado conjuntamente com os estudantes do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas do interior do estado do Paraná. Visamos neste último momento demonstrar os êxitos alcançados e as fragilidades existentes ao longo do processo, indo desde a concepção dos episódios até o seu lançamento na podosfera.Item O uso de memes como recurso didático no ensino de história(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-28) Souza, Paulino Augusto Peres de; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; http://lattes.cnpq.br/0165285728983866; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Junior, Arnaldo Martin Szlachta; http://lattes.cnpq.br/466185918516747; Crestani, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4355800754850860Esta dissertação tem por objetivo discutir estratégias para o uso dos memes no ensino de História. Parte da cultura contemporânea da web, os memes exercem enorme influência entre pessoas de todas as idades, especialmente entre os adolescentes e jovens. Linguagem caracterizada pela intertextualidade, o meme mescla imagens, sons e palavras para transmitir mensagens de forma cômica, irônica, viral e, por vezes, ácida. Para melhor compreender a popularidade e aceitação dos memes entre as novas gerações, procuro contextualizar o mundo atual ante as mudanças provocadas pela globalização e pelas novas tecnologias de comunicação e informação, em especial a internet. Em seguida, problematizo o conceito de meme, suas principais características e tipos, dando destaque para os memes de cunho político e os memes históricos. Por fim, busco apresentar estratégias para o trabalho com os memes em sala de aula com vista ao desenvolvimento do letramento digital e da literácia histórica.Item Patrimônio, História Local e Ensino de História: Uma proposta de jogo de cartas sobre o Município de Campo Mourão - PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2021-08-30) Cardoso, Paula Évile; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/6278987570243468; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Fagundes, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; Felipe, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158O presente trabalho discute a possibilidade de aplicação de metodologias ativas no Ensino de História, visando o trabalho docente no Ensino Fundamental, e apresenta uma proposta de metodologia de ensino ancorada numa abordagem lúdica, por meio de um jogo de cartas que objetiva que aluno ou aluna seja um sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As discussões presentes no trabalho dissertativo e no jogo perpassam o campo do patrimônio material e imaterial e a utilização de fontes na sala de aula, como as fotografias, os documentos oficiais e os jornais. A discussão teóricometodológica problematiza o Ensino de História, a relação entre História, memória e identidade e o estudo da história local. Também se problematiza a questão do jogo como elemento da cultura, partindo de referências clássicas como a de Johan Huizinga, e a relação entre o lúdico e o desenvolvimento da aprendizagem nas fases da criança, ancorados em Piaget e Vygotsky. Todas essas problematizações são acompanhadas do estudo das propostas de documentos que norteiam a educação e o ensino de História, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP).Item Aprender História com a metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógico sobre Villa Rica Del Espiritu Santo(Universidade Estadual do Paraná, 2021-11-19) Soares, Marcela da Silva; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/1200479178818420; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Crestani, Leandro de Araújo; http://lattes.cnpq.br/4355800754850860; Vas, Braz Batista; http://lattes.cnpq.br/5505825684588218; Sousa, Lademe Correia de; http://lattes.cnpq.br/5807964944454957O objetivo desta pesquisa foi avaliar como os alunos aprendem História com a metodologia WebQuest no contexto pandêmico de ensino remoto com o propósito de estimular a resolução de situações-problema e dar maior autonomia a professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, levando em consideração o perfil mais dinâmico dos alunos. Parto de dois pressupostos: i) A metodologia WebQuest como uma Tecnologia Digital de Informação e Comunicação pode mobilizar o conhecimento histórico; ii) Adaptações em sua organização metodológica permitem maior interação do aluno com o conteúdo proposto, oportunizando a aprendizagem na aula de História. A pesquisa se construiu em três etapas: 1) construção da WebQuest sobre o tema Villa Rica del Espirutu Santo de forma colaborativa e com base em resultados de pesquisas anteriores e coleta de dados realizada junto aos alunos em 2017 e 2021; 2) aplicação da WebQuest de forma remota; 3) análise das produções com base na Taxonomia Digital de Bloom ou na Taxonomia dos Objetivos Educacionais, versão revisada de 2009. O material didático-pedagógico construído foi aplicado com alunos do 2º ano A do Ensino Médio da Escola Estadual Santo Inácio de Loyola, no município de Fênix (PR). Concluímos que algumas alterações nos procedimentos da metodologia aproximaram os alunos do conteúdo proposto e, mesmo em ensino remoto, ela se mostrou como possibilidade. Os objetivos estabelecidos para verificação da aprendizagem foram constatados com base na análise de dados cruzados das produções dos alunos e em toda a arguição nas aulas de aplicação. Os resultados mostraram que os alunos desenvolveram diferentes níveis de aprendizagem: 81,3% de ordem inferior e 68,8% de ordem superior.Item História dos conceitos e ensino de história na formação de professores(Universidade Estadual do Paraná, 2022-07-09) Oliveira, Lucas André Zukovski de; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/9141177409274505; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Jasmin, Marcelo Gantus; http://lattes.cnpq.br/0635042395741656A dissertação ora apresentada está situada entre o terreno da teoria da história, da historiografia, do ensino de história e da linguagem, trata, mais especificamente, dos conceitos em história. Nosso principal interlocutor é o professor e pesquisador Reinhart Koselleck (1923-2006), que, por sua vez, está vinculado a um dos trabalhos de história dos conceitos produzidos em solo alemão, o Conceitos históricos fundamentais: Léxico histórico da linguagem político-social da Alemanha, do qual foi editor ao lado de Otto Brunner e Werner Konze. No que diz respeito à historiografia, nas últimas décadas, é possível notar um interesse crescente sobre a discussão conceitual, mas, apesar disso, são poucos os trabalhos que relacionam a temática ao ensino de história. Sendo assim, nosso objetivo é aproximar as reflexões de Koselleck ao ensino, visando tornar o universo da linguagem conceitual mais claro e consciente àqueles envolvidos nesse processo, em especial, os professores. Para tal, na primeira parte do trabalho, analisamos a trajetória pessoal e intelectual de Koselleck, a história da história dos conceitos e seus pressupostos teóricos e metódicos. Na segunda parte, buscamos nos apropriar desses pressupostos para pensar os conceitos no ensino de história. Verificamos que os sujeitos, em suas vidas práticas, estão em contato recorrente e mobilizam constantemente a linguagem conceitual, que é indispensável para a explicação humana do mundo e de si, para a construção do pensamento histórico científico e para o processo de ensino e aprendizagem em história. Ela impulsiona e delimita a experiência histórica e a tentativa humana de apreendê-la. Sem ela, a reflexão historiográfica estaria comprometida. Nesse sentido, nossa proposição didática se materializou em dois roteiros com questões norteadoras direcionadas à formação de professores. O primeiro sobre aqueles conceitos encontrados nas fontes históricas; o segundo sobre aqueles criados pelos historiadores para explicar seus objetos e/ou seus procedimentos metodológicos. Essas questões são os veículos por meio dos quais buscamos tornar possível aos professores de história o desenvolvimento do grau de consciência sobre a dimensão conceitual do pensamento historiográfico, contribuindo tanto para a análise de textos históricos quanto das narrativas heterogêneas e conflitantes que permeiam a sociedade.Item História do Brasil Império em jogo(Universidade Estadual do Paraná, 2022-05-16) Botelho, Leiva Cristina Severino; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/1789676105980492; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Silva, Ricardo Tadeu Caires; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336; Costa, Marcella Albaine Farias da; http://lattes.cnpq.br/6721324249058751Este trabalho tem como objetivo abordar a História do período imperial brasileiro de maneira lúdica e atrativa, por meio da produção de um jogo que atribui às fontes documentais um dos caminhos possíveis para se obter uma visão mais ampliada das versões históricas. Para tal, fizemos uma breve conceituação da palavra jogo, uma descrição de elementos relevantes nos jogos, como a ludicidade, as regras e o “faz de conta”, expresso pela ideia de Círculo Mágico, e debatemos as possibilidades de ensinar e aprender História utilizando jogos, sem desconsiderar as formas tradicionais de ensino. Segundo Rüsen (2011), a disciplina de História não pode mais ser considerada uma atividade divorciada das necessidades da vida prática. Assim, a ideia é que, a partir da discussão e análise dos documentos citados no jogo ora proposto, os estudantes tenham condições de construir e desenvolver sua capacidade de pensar historicamente a respeito de um período frequentemente preterido nas aulas de História no ensino básico. Além disso, o formato do jogo permitirá que professores e estudantes tenham a oportunidade de desenvolver pesquisas e criar, eles próprios, cartas adicionais ao jogo, assumindo uma atitude historiadora, como recomendado pela BNCC (2017). Dessa forma, o jogo Império: História do Brasil em jogo busca despertar o interesse pela nossa História, a partir do acesso a documentos como artigos de revistas, livros, filmes, histórias em quadrinhos etc., os quais revelam um pouco do dia a dia vivido pela população brasileira no século XIX, e colaborar com o processo de difusão dos resultados de estudos de diversos historiadores. Consequentemente, visa a propiciar a expansão do acesso ao conhecimento da História brasileira a um número cada vez maior de pessoas.
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