ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO EM PARANAVAÍ-PR
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Data
2023/09/20
Autores
Orientadores
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O ensino remoto emergencial tem sua gênese no contexto pandêmico, desde então vem se configurando em termos de status e estatuto teórico. A pesquisa ora apresentada compõe este intento com afinco de compreender quais concepções de alunos e professores, e quais as ações pedagógicas foram realizadas por professores de matemática do ensino médio em colégios de Paranavaí, município do interior do Estado do Paraná. Nesta dinâmica a pesquisa contempla a natureza qualitativa do tipo estudo de caso, a qual contou com uma revisão de literatura, estudo teórico bibliográfico e documental no que dispõe aspectos legais, coleta de dados via questionário estruturado digital google forms, sistematização de dados, análise textual discursiva e ponderações relativa aos achados. Como respaldo teórico tomamos por base a discussão de educação, ensino médio, matématica, ensino-aprendizagem e ensino remoto, Lüdke e André (2013) como ancoragem metodológica e Moraes e Galiazzi (2016) como ancoragem analítica dos dados. No dimensionamento do campo do ensino remoto o compreendemos como em construção, com produções e discussões incipientes. Entretanto, trazemos nosso contributivo com a pesquisa realizada com o universo de alunos, no que dispõe os enfrentamentos vivenciados na dinâmica do ensino remoto, de ordem pedagógica, psicológica, econômica, política e social, bem como evidenciamos as concepções de ensino-aprendizagem e a prática pedagógica dos professores de matemática do ensino médio de modo esclarecer as ações e o arranjo curricular configurado, para compor o estatuto e status da área, bem como abrir possibilidades de outras investigações e generalizações percucientes ao contexto do ensino remoto.
Descrição
Palavras-chave
Educação Básica, Ensino Médio, Matemática, Ensino Remoto, Prática Pedagógica