PROPOSTA DE ANÁLISE DA OBRA TRISTÃO E ISOLDA: VÍCIOS E VIRTUDES NA EDUCAÇÃO DO HOMEM DO MEDIEVO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LITERATURA

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Data
2021/05/25
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A pesquisa acontece por meio da análise da obra de cavalaria O Romance de Tristão e Isolda, lenda celta reescrita pelo autor Joseph Bédier (1884-1938), que demonstra uma grande contribuição sobre o pensamento e as ações da sociedade medieval do século XII. O trabalho tem como objetivo principal compreender a formação do homem por meio das virtudes, tendo como enfoque principal o Amor como uma delas, pois, assim, entende a formação moral e ética, para uma vida em sociedade que busca o bem comum. Para essa análise, baseamo-nos em Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) e São Tomás de Aquino (1225-1274). Diante do desenvolvimento do estudo, trabalhamos por meio da História Social indicada por March Bloch (1886-1944), sendo ele a base fundamentadora nas relações filosóficas, cultural e social que se relacionam ao contexto das novelas de cavalaria findadas no período Medieval, uma vez que, ao desenvolver o estudo sobre tais textos, conseguimos compreender o pensamento e ações do ser humano em diferentes épocas. A análise sobre o contexto histórico dos períodos é responsável por nos demonstrar fatos que comprovem as ações dos Homens. Para essa apreciação, contamos com o diálogo entre autores como Jacques Le Goff (1924-2014) e Georges Duby (1919-1996), que trazem sua dedicação em estudar e compreender questões do medievo, seja nos costumes ou, até mesmo, nas relações sociais, que consideramos relevantes para assim compreender nossas relações do hoje, mas, principalmente, sobre a historiografia retratada na obra de Bédier. Logo, por fim da pesquisa, trabalhamos com um capítulo em específico para compreender a importância das obras clássicas para o ensino, pensando, diretamente, em uma forma de educar que não se baseia apenas em conteúdo. Nesse trabalho, buscou-se o cuidado de pensar em uma formação social, na qual a criança é educada para poder compreender os conteúdos científicos propostos no currículo escolar, mas, que atrelado a esse ensino, seja desenvolvida uma educação moral, ética e virtuosa, para que sejam desenvolvidos de forma crítica e consigam se desenvolver em uma sociedade direcionados para o bem coletivo, defendidos por Aristóteles em Ética a Nicômaco (1991) e São Tomás de Aquino com a Suma Teológica (2012) e Virtudes Morais (2015)
Descrição
Palavras-chave
Medievo; Novela de Cavalaria; Ensino de Literatura.
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