A metodologia WebQuest na aula de história

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018-12-13
Programa
ProfHistória
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Com enfoque no uso escolar da internet , esta dissertação investigou as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino de história analisando as produções de estudantes do ensino médio e fundamental . A base teórico -metodológica foi o conceito de competência narrativa, que diz respeito à forma de tratamento do saber histórico. O estudo se dividiu em três etapas: (1) elaboração de recurso educativo sobre a escravidão no estado do Paraná; (2) aplicação de um questionário com uso da plataforma survey monkey e (3) implementação do material produzido na escola selecionada para a pesquisa. A WebQuest mostrou-se uma metodologia exequível ; contudo , quanto a alguns elementos qualitativos das produções estudantis analisadas , os resultados não foram como esperado . De modo efetivo , ficou evidente que a metodologia WebQuest deve ser pensada a partir de propostas que considerem as especificidades do conhecimento produzido na disciplina de história e dos estudantes a quem ela se dirige . Após tais reflexões , como produto final desta dissertação , a WebQuest aplicada na terceira etapa foi reformulada e ficará disponível como sugestão de atividade a ser desenvolvida com estudantes da educação básica.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de história, metodologia WebQuest, uso da internet
Citação