Casa Familiar Rural de Pinhão: pedagogia da alternância, jovens egressos e agricultura familiar
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Data
2019/03/14
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O locus de análise nesta pesquisa é a Casa Familiar Rural de Pinhão em um contexto de formação de jovens oriundos de pequenas propriedades rurais, a partir de uma proposta de ensino baseada na Pedagogia da Alternância. Buscamos investigar, como problemática inicial, se a formação dos jovens egressos da Casa Familiar Rural de Pinhão tem contribuído para a permanência desses jovens no campo. Para tanto buscamos compreender: I) a dinâmica das chamadas Casas Familiares Rurais no processo de escolarização desses jovens no campo, II) analisando a articulação de formação em um caso específico − a Casa Familiar Rural de Pinhão/PR −, enquanto alternativa de educação para os jovens agricultores) e III) seus efeitos na vida pessoal e profissional dos jovens egressos. A investigação foi fundamentada na análise de leis federais e estaduais e em entrevistas semiestruturadas com egressos, com professores e com a coordenação pedagógica da escola. Como resultado dessa investigação não se pode afirmar, embora a Casa Familiar Rural de Pinhão desenvolva um trabalho educativo importante na formação dos jovens oriundos de propriedades rurais, que, atualmente, ela desempenha, como um dos seus pilares fundamentais, função proeminente na permanência dos jovens no campo.
Descrição
Palavras-chave
Casa Familiar Rural, Pedagogia da Alternância, jovens agricultores