Socioeducação e trabalho pedagógico: diálogos com jovens sobre liberdade e direitos humanos.

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Data
2022-03-09
Programa
PPGSeD
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as contribuições e os limites de um trabalho pedagógico que articule os conteúdos curriculares às atividades de reflexão, expressão de sentimentos e emoções, com vistas a promover a formação humana de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Socioeducação (CENSE) de Campo Mourão-PR. Para tanto, visa responder as seguintes indagações: de que forma o trabalho pedagógico realizado junto aos adolescentes, em cumprimento de medidas socioeducativas de internação, pode contribuir para a formação humana desses sujeitos? Quais os limites, possibilidades e contribuições de uma prática pedagógica que articule os conteúdos curriculares às temáticas voltadas para a dimensão afetiva? A presente pesquisa se ancorou nas contribuições de Paulo Freire (1996, 2011, 2013, 2019a, 2019b, 2019c), Moreno et al. (1999), Sastre e Moreno (2002), dentre outras literaturas. A partir dos dados empíricos, oriundos de observação participante, de cunho qualitativo e da pesquisa bibliográfica, o trabalho pedagógico foi fundamentado em uma prática humanizadora por meio dos conteúdos curriculares atrelando cognição e afetividade. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as produções dos alunos expressas em diferentes linguagens (oral, escrita, desenhos, canções), áudios e registro em caderno de campo durante a realização das oficinas pedagógicas produzidas pela pesquisadora. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2021 e posteriormente organizados em categorias de análise, conforme Bardin (1977), dispostas em três eixos de discussões: 1) diálogos sobre liberdade, 2) diálogos sobre os direitos humanos e 3) diálogos sobre desigualdade social. Dentre os resultados obtidos, este estudo evidenciou que os alunos expressaram sentimentos e emoções durante as oficinas que envolveram os conteúdos curriculares por meio de temas geradores, que permitiram a significação dos conhecimentos ligados à realidade vivenciada por eles. O aprendizado mobilizou a elaboração de conceitos e atitudes e fomentou a compreensão ética desses jovens. Evidenciamos a necessidade de estudos e reflexões sobre o currículo e condições adequadas para possibilitar o planejamento coletivo dos/as docentes que atuam no CENSE. Constatamos que, apesar dos avanços, é necessário ampliar práticas democráticas e dialógicas dentro da sala de aula e demais espaços socioeducativos.
Descrição
Palavras-chave
Interdisciplinaridade. CENSE. Formação humana. Jovens.
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