Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR
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As primeiras dissertações de mestrado foram defendidas na UNESPAR em 2015. Desde então, cada Programa de Pós-Graduação vinha hospedando os trabalhos em seu próprio site. Chegou a hora de a UNESPAR centralizar e coordenar a produção acadêmica dos Programas neste espaço. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR permite acesso coordenado e centralizado a essa produção, com mecanismos de busca e dados organizados. Em breve os trabalhos estarão acessíveis. No momento, o conteúdo eventualmente encontrado nesta página está disponível em caráter de teste.
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Item A FOTOGRAFIA DE ESPETÁCULOS NA MEDIAÇÃO DE ESPECTADORES: O DITO E O QUE RESTA A DIZER(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/30) LUZ, Juliana. Correia; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/0643851715292605; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; NININ, ROBERTA; http://lattes.cnpq.br/1920667853739253; MEDEIROS, FÁBIO HENRIQUE NUNES; http://lattes.cnpq.br/9427658023758154O presente trabalho investigou potencialidades de fotografias de espetáculos teatrais como recurso pedagógico de mediação de espectadores de teatro, propondo a inserção de fotógrafo de espetáculos no setor das ações educativas e suas contribuições às atividades de mediação. Para tanto, adota-se como base teórica as contribuições de autores como Flávio Desgranges, Maria Lúcia Pupo, Roberta Ninin, Robson Rosseto, no que tange aos estudos que envolvem o espectador e a mediação teatral. Especialmente Susan Sontag, colabora na reflexão acerca das práticas fotográficas. Emidio Luisi, Filomena Chiaradia e entrevistas realizadas com fotógrafos da cena teatral curitibana, contribuem sobre as particularidades da fotografia de espetáculos. Com vistas à relativização das fronteiras entre obra e espectador, o fotógrafo de teatro e o espectador são analisados como partícipes da obra teatral no que se refere aos processos de mediação. A pesquisa de campo é baseada na metodologia de um estudo exploratório que tem como subsídio a fotografia de cena como disparador no desenvolvimento de procedimentos metodológicos de mediação teatral. As propostas de mediação foram desenvolvidas com os espectadores do espetáculo A casa que nunca habitei, realizado em Curitiba, em 2022. Como resultado desta investigação, uma proposta artístico/pedagógica de mediação teatral é apresentada com base nas fotografias, considerando como ocorrem os processos de fruição de espectadores, também partícipes da obra teatral, e o envolvimento do fotógrafo, localizando este profissional em uma perspectiva de espectador e mediador teatral.Item A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE O USO DO CINEMA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE OURINHOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/26) Silva, Julya Gonçalves da; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/7447756447254136; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SILVA, ANALÍGIA MIRANDA DA; http://lattes.cnpq.br/6440145397352380; MOMOLI, DANIEL BRUNO; http://lattes.cnpq.br/7701594143194418; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717A presente pesquisa tem como finalidade discutir sobre o uso do cinema no contexto escolar, enfatizando sua natureza como linguagem artística, frequentemente negligenciada. Dessa forma, este estudo tem como intuito analisar as possibilidades de apresentação de filmes no espaço educacional em diferentes áreas do conhecimento, pensando o cinema a partir dele mesmo e na sua interface com a escola. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em cinco escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos/SP, onde entrevistamos 12 educadores e educadoras que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral é investigar e analisar de que forma o cinema, está presente nas práticas pedagógicas de professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, de escolas públicas e estaduais do município de Ourinhos. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: de que maneira as práticas pedagógicas de educadores e educadoras de diferentes componentes dos anos finais do ensino fundamental têm envolvido o cinema, nas escolas da cidade de Ourinhos? O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Alain Bergala (2008), Adriana Fresquet (2013), Rosália Duarte (2002), Marcos Napolitano (2019), Paulo Freire (1996) e Rosa Maria Bueno Fischer (2008). Realizamos a análise dos dados por meio da abordagem de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). O estudo se classifica como bibliográfico, de natureza teóricoprática, com abordagem qualitativa e delineamento descritivo-explicativo. A pesquisa utilizou a leitura bibliográfica para construção do referencial teórico-analítico e entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados.Item À Luz de Bruel: O processo de criação, produção e difusão do documentário(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/04) SILVA, Dorotéia Werner; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/2803624521035094; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; CAMARGO, Hertez Wendel.; http://lattes.cnpq.br/2778413245735367; BORGES, Paulo Humberto Porto; http://lattes.cnpq.br/3666391237095572; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717O memorial "À Luz de Bruel: O Processo de Criação, Produção e Difusão do Documentário" tem como objetivo apresentar o processo de criação e desenvolvimento do documentário de curta-metragem "À Luz de Bruel". Neste trabalho, apresento o desenvolvimento da ideia, do argumento e do roteiro, além das etapas de produção audiovisual: pré-produção, produção e pós-produção, até a difusão do produto finalizado em festivais e mostras. O personagem principal do documentário é o iluminador paranaense Beto Bruel. Ao longo do documentário, são apresentados depoimentos de personalidades do teatro nacional e do próprio artista. Com relação aos aspectos específicos dos processos em torno do documentário "À Luz de Bruel", utilizo interlocuções com integrantes da equipe para obter informações precisas e detalhadas. A partir de uma pesquisa exploratória e revisão de literatura acerca do audiovisual e documentário, foi delineado o referencial teórico utilizado no presente trabalho. Autoras e autores como Manuela Penafria, Bill Nichols e Eduardo Coutinho contribuíram na área do documentário. Destaco ainda Chris Rodrigues, que, a partir de sua extensa bagagem na produção cinematográfica, possibilitou que alguns pontos importantes fossem delineados. Para a discussão da direção e fotografia, utilizei as contribuições de Sidney Lumet, entre outras autoras e autores, que foram importantes para o desenvolvimento deste memorial.Item A paisagem e a valorização do espaço urbano: o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-10) SILVA, Cassio Henrique; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/5609437726981335; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; http://lattes.cnpq.br/1493478586678556A paisagem possibilita a análise do espaço por meio da combinação dos elementos naturais, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do ser humano com a natureza, está ligada diretamente aos padrões de uso e ocupação do solo. Além disso, o conceito de paisagem é complexo, abrange diversas concepções, portanto, as discussões nunca se esgotam. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e tem um caráter interdisciplinar, dialogando com a Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Economia. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar a influência da paisagem na valorização multidimensional do espaço urbano circundante ao Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão – PR. Nesse sentido, a pesquisa adota o método misto, com abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. O embasamento teórico foi obtido por meio de livros, capítulos de livros, dissertações, artigos científicos publicados em periódicos online, documentos, Leis e decretos municipais. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: 1) levantamento da estrutura física e registro fotográfico do parque; 2) Coleta de dados, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa, o qual inclui questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que, desde a implementação do parque, a região passou por inúmeras transformações na paisagem circunvizinha, em especial, na expansão da malha urbana. Nesse viés, a paisagem do parque é utilizada pelo mercado imobiliário para vender loteamentos de alto padrão, referenciando os aspectos de qualidade de vida proporcionados pelas áreas verdes urbanas. As formas de valorização identificadas estão relacionadas ao conforto térmico e aos valores estético, psicológico, econômico, histórico, cultural, ambiental e ecológico. Ademais, as principais formas de utilização do parque estão relacionadas à prática de esportes ao ar livre, caminhada ou corrida, descanso e relaxamento. Os moradores indicaram vários aspectos de valorização da região, sendo o mais citado a cobertura vegetal, mas também apontaram os aspectos de desvalorização, como o assoreamento do lago, ligado à beleza cênica do parque, e eventuais inconvenientes experimentados como resultado de morar nas proximidades do parque, como o alto fluxo de pessoas frequentando a região aos finais de semana. Portanto, a população reconhece o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira como uma paisagem que proporciona benefícios físicos e mentais, que se configura como um espaço de socialização de grande potencial econômico, histórico e cultural, o principal cartão postal de Campo Mourão com elevados graus de valorização.Item A PERCEPÇÃO DIGITAL NA POÉTICA DE SERGIUS ERDELYI: SINESTESIA EM PROCESSO DE CRIAÇÃO(Universidade Estadual do Paraná, 2023/07/28) Wozniack, Bruno Henrique; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/1940146888777859; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; BASBAUM, Sergio; http://lattes.cnpq.br/0777127477216804; SALGADO, LUIZ ANTONIO ZAHDI; http://lattes.cnpq.br/8521527602221526WOZNIACK, Bruno H. A Percepção Digital na poética de Sergius Erdelyi: sinestesia em processo de criação. Dissertação - UNESPAR, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba, 2023. A seguinte dissertação propõe analisar o processo criativo do artista Sergius Erdelyi (1919-2015), criando um método de análise que busca as similaridades entre suas obras que apresentam cunho sensorial sinestésico com as características do conceito de Percepção Digital de Basbaum (2005), intrinsecamente relacionado a arte, a sinestesia, a tecnologia digital emergente na cultura contemporânea e a percepção, para assim responder a seguinte pergunta: Como o conceito de Percepção Digital de Basbaum pode contribuir para uma investigação do processo criativo sinestésico e dos diversos experimentos interativos e multissensoriais que estão presentes na obra de Sergius Erdelyi? A pesquisa tem caráter exploratório e faz uma análise qualitativa com método bibliográfico e estudo de caso, que investiga e expõem o trabalho do artista como representação desta forma perceptiva apresentada pelo conceito, buscando ampliar a capacidade reflexiva sobre as produções artísticas, as perspectivas do estudo científico a respeito do tema, assim como o reconhecimento do artista.Item A perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-27) FERREIRA, Maria Lúcia; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; http://lattes.cnpq.br/6117032689916007; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; FERNANDES, Heloísa; http://lattes.cnpq.br/6840055284315113; OLIVEIRA NETO, José Francisco de; http://lattes.cnpq.br/6389922147584969A maior parte do oceano (59%) está experimentando um impacto cumulativo crescente, devido às mudanças climáticas, à pesca, à poluição e ao transporte marítimo. Nesse contexto, a Década dos Oceanos surgiu com o objetivo de conscientizar a população de modo geral sobre a importância do oceano e a nossa relação com ele. Além disso, estima-se que 25% dos manguezais brasileiros já tenham sido destruídos, tendo a aquicultura, poluição e a especulação imobiliária como suas principais causas. Paranaguá, localizada no litoral do Paraná, é privilegiada por possuir grandes áreas de manguezais consideradas bem preservadas, apesar dessas áreas já terem apresentado sinais de degradação pelo processo de desenvolvimento industrial e urbano ao longo do tempo, estimulada pela ocupação urbana e atividade portuária da cidade. Estudos recentes em 22 bosques de manguezais em Paranaguá, 21 apresentaram algum grau de antropização no seu interior e arredores e 475 pontos apresentaram pressão antrópica, principalmente em relação a “lixo domiciliar”, efluentes domésticos sem tratamento e entulhos de restos de material de construção. Considerando este panorama, faz-se necessário conhecer a perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido em dois capítulos. No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção ambiental dos alunos do ensino básico do município sobre o ecossistema manguezal, considerando o panorama das características regionais de manguezal da região, através da aplicação de dois questionários semi estruturados, elaborados levando-se em conta os objetivos propostos pela ONU, almejando o embasamento científico teórico para a criação de ações e práticas de educação ambiental. Já no segundo capítulo desenvolveu-se um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes do município sobre os manguezais e sua importância e impactos, destacando se existem lacunas de conhecimento sobre o ecossistema, com enfoque na presença de resíduos sólidos neste ambiente, elencado como um dos principais problemas neste ecossistema. Com os resultados obtidos observou-se que os estudantes apresentam uma percepção bem ambientalista, porém com certa carência de informações sobre aspectos biológicos e físicos do ecossistema. Além disso, foi observado que grande parte dos estudantes conhecem as consequências causadas pelo impacto humano, porém, demonstraram carência de informações em alguns aspectos ecológicos. Desta forma, se mostra necessário a implementação de metodologias voltadas para o desenvolvimento de ações voltadas para a criação de uma cultura oceânica nos currículos da formação básica de ensino, com o auxílio de projetos extensionistas oferecidos pelas universidades, órgãos e secretarias governamentais e terceiro setor que contribuam na formação dos valores ambientais e sociais dos alunos como cidadãos. Para tornar o conteúdo mais acessível, a arte pode ser utilizada como aliada, desde que bem concebida por grupo multidisciplinar, já que é capaz de sensibilizar e materializar sentimentos e emoções.Item A Política Pública de Previdência de Cianorte/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-02) JEDLICZKA, Claudia Cristiane; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/7949979771762693; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; CHIES, Claudia; http://lattes.cnpq.br/0659967184952368; SOUZA, Adalberto Dias de; http://lattes.cnpq.br/7901127173295138Tem-se que a previdência social dos servidores públicos é o marco inicial da política pública previdenciária brasileira. Porém, a que mais demorou para ser desenvolvida enquanto política pública. Tal afirmação decorre do fato que desde o período imperial algumas classes de servidores já eram beneficiadas com a concessão de aposentadorias e pensões enquanto na iniciativa privada não existia nenhum movimento garantista de recursos ao trabalhador que se encontrasse em situação que o impedia de trabalhar (idade avançada ou invalidez), tampouco que assegurasse renda a seus familiares na ausência do trabalhador (pensão). Neste trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, texto legais e estudos atuariais, fez-se o levantamento histórico de como a previdência dos servidores públicos passa de uma despesa orçamentária para uma política pública, voltando especial olhar a este processo no Município de Cianorte. Desta feita, fez-se um estudo sobre o conceito de políticas públicas, categorias, objetivos, fases e etapas destas, bem como suas contribuições ao bem estar social e ao desenvolvimento territorial, voltando-se à política previdenciária dos servidores públicos, passando pela análise do macrossistema jurídico-previdenciário nacional na primeira parte do trabalho e, na segunda parte, do microssistema legal do Município de Cianorte. A intenção foi avaliar as ações e programas do governo municipal quanto à política previdenciária por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, voltada ao aspecto interdisciplinar, principalmente nas áreas de direito, ciência atuária e gestão pública, na qual o objetivo geral foi analisar a política pública previdenciária do Município de Cianorte/PR e seus impactos políticos, econômicos e sociais; cujos objetivos específicos decorrentes foram: - analisar a criação e desenvolvimento do Regime Próprio de Previdência Social no Brasil e no Município e as mudanças feitas na legislação previdenciária ao longo do tempo; - compreender o papel da previdência municipal dos servidores públicos e os impactos desta política pública no município; e, - estabelecer relações entre as dimensões política, econômica e social da política pública previdenciária do Município de Cianorte. Verificou-se que no Município de fato houve uma evolução jurídico-legal-conceitual, concatenada com a evolução havida em nível nacional. E que, embora tardia a percepção do déficit técnico-atuarial, certo é que medidas foram todas para assegurar aos servidores e seus dependentes renda quando não mais houver condições de trabalho.Item A política pública neoliberal brasileira e os impactos ambientais dentro das comunidades indígenas no litoral do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-18) MORO Suelena Cristina; Adilson Anacleto; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/5995017564234325; ANACLETO Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; Priscila Luciene Santos de Lima; http://lattes.cnpq.br/7325012453913306; Sandro V. Deretti; http://lattes.cnpq.br/1764024633455172; Liliane da Costa Freitag; http://lattes.cnpq.br/2488270747860832A chegada dos colonizadores ao Brasil marcou um ponto de inflexão na história dos povos originários, resultando em alterações profundas em seus sistemas de vida e acarretando uma série de impactos majoritariamente negativos. Esta realidade não foi diferente para a população indígena localizada no litoral do Paraná, que compartilhou das mesmas vicissitudes, embora a falta de estudos contemporâneos sobre sua atual condição tenha perpetuado um véu de desconhecimento sobre sua realidade presente. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como foco investigar, sob a perspectiva das lideranças indígenas, os efeitos da política pública neoliberal brasileira e o impacto dentro das comunidades indígenas situadas no litoral paranaense. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa exploratória descritiva, envolvendo a colaboração de cinco caciques representativos da região em questão. Os resultados deste estudo revelaram uma percepção generalizada entre as lideranças indígenas de um retrocesso pronunciado nas últimas décadas, principalmente nas esferas da saúde, moradia, alimentação, segurança, discriminação e preservação ambiental. A constante invasão dos territórios indígenas por parte de não indígenas foi identificada como uma das principais causas desses retrocessos, desencadeando uma série de problemas que vão desde a falta de energia elétrica e saneamento básico até a insegurança provocada pela presença de invasores em seus territórios e atos discriminatórios fora deles. O cotidiano nos aldeamentos é marcado pela ausência de serviços essenciais, tal como acesso precário à saúde indígena especializada e a escassez de água potável, além da persistência de atos discriminatórios que tem impactos psicossociais devastadores sobre as comunidades. Em um esforço para proteger as novas gerações, as lideranças indígenas se empenham em prepará-las para lidar com essas adversidades sem promover confrontos. Os relatos unânimes sobre os impactos ambientais evidenciam a vulnerabilidade das comunidades indígenas diante da exploração ilegal de recurso naturais por parte de invasores, prática essa facilidade pela inação de órgãos púbicos responsáveis pela proteção dos territórios indígenas. A extração de madeira, ervas medicinais, flores, bem como a caça indiscriminada de animais, representam ameaças adicionais à sobrevivência dos originários, exacerbando ainda mais os desafios enfrentados pelos aldeamentos já negligenciados pela gestão pública. Em síntese, os resultados desta pesquisa evidenciam não apenas os impactos adverso da política neoliberal sobre as comunidades indígenas do litoral do Paraná, mas também a necessidade urgente de se adotarem medidas eficazes para proteger e promover os direitos e o bem-estar dessas populações historicamente marginalizadas e negligenciadas.Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item AGINDO A FILOSOFIA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/27) RIBEIRO, FERNANDO CESAR; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; http://lattes.cnpq.br/4849444468933750; SILVA, AMABILIS DE JESUS DA; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; NETO, PAULO VIEIRA; http://lattes.cnpq.br/5651365091491667; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Na presente dissertação defendo que desempenho uma reflexão filosófica por meio de minhas ações em performance. Para tal, apresento uma estrutura composta por preâmbulo, dois estudos principais, um estudo intermediário, além de uma pequena conclusão. No preâmbulo defino o terreno artístico e filosófico desta pesquisa, sendo a performance arte e a filosofia da ação de Paul Ricœur, respectivamente. No primeiro estudo, direciono-me ao exame de como e quando o agir se torna um filosofar a partir de uma investigação no campo da criação, na qual abordo obras, discuto e proponho novos conceitos como criação em processo, agir-filosofar e filosofar prático. Após introduzir o conceito de particulares básicos da performance arte no estudo intermediário, investigo o filosofar prático em duas etapas: a primeira relacionada à ação e a segunda aos demais particulares. A pesquisa abrange um período de dez anos de minha produção artística, delimitada entre os anos de 2010 e de 2019. Em todo o seu corpo apresento e discuto conceitos e teorias de filósofos como Paul Ricœur, Santo Agostinho, G. E. Anscombe, Hannah Arendt, J. L. Austin, Arthur Danto, Donald Davidson, J. Searle, P. F. Strawson, Charles Taylor, Paul Valéry e G. L. von Wright.Item Aminoácidos Micosporinas-like: Uma revisão integrativa macroecológica e geopolítica desta classe de compostos bioativos, em macroalgas, frente às mudanças ambientais vigentes.(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-06) VIANA, Thadeu dos Santos; PELLIZZARI, Franciane Maria; http://lattes.cnpq.br/5871026743739880; http://lattes.cnpq.br/3914734826312072; PELLIZZARI, Franciane Maria; http://lattes.cnpq.br/5871026743739880; YOKOYA, Nair Sumie; http://lattes.cnpq.br/4867627743145895; BARUFI, José Bonomi; http://lattes.cnpq.br/9864229688560337; LEMES, Sandro Valdecir Deretti; http://lattes.cnpq.br/1764024633455172As macroalgas marinhas têm despertado crescente interesse científico e industrial devido à síntese de Aminoácidos do Tipo Micosporina (MAA). Mais de 70 moléculas foram identificadas em diferentes filos primitivos filogeneticamente (eg. Cnidaria, Echinodermata, Mollusca, Fungi, Lichen, Cyanobacteria, Microalgas - Bacillariophyta, Charophyta, Chlorophyta, Dinoflagellata), incluso em Macroalgas. Descritos como filtros solares e antioxidantes, protegem as células da mutação causada pelo excesso de radiação UV e estabilizam os radicais livres, combatendo EROs (Espécies Reativas do Oxigênio). Em espécies macroalgais, a função dos MAAs também inclui o aumento da tolerância celular à dessecação, e ao estresse termo-halino, relevante frente às mudanças meteorológicas e oceanográficas vigentes. Embora existam revisões sobre estes compostos fotoprotetores e antioxidantes, a informação está dispersa, não existindo a conciliação de características macroecológicas, associando fatores bióticos e abióticos, de algas de zonas latitudinais distintas. Apresentamos uma base atualizada de dados sobre os MAAs encontrados em espécies de macroalgas marinhas dos três diferentes grupos (Rhodophyta, Phaeophyceae e Chlorophyta) em uma comparação latitudinal global inédita. A abordagem metodológica foi baseada em pesquisa de revisão sistematizada integrativa centrada em análises quali-quantitativas de cunho lexicográfico, geopolítico e macroecológico dessa classe de compostos bioativos sintetizados por macroalgas. A importância desse estudo reside na compreensão das implicações geopolíticas, industriais e ecológicas associadas às espécies de macroalgas, onde foi observada uma maior concentração de MAAs, independente da zona latitudinal, em algas vermelhas e verdes distribuídas em zonas de supralitoral, como é o caso do Complexo Porphyra/ Pyropia, e Prasiola spp. Em um contexto oceânico global, macroalgas desempenham papel crucial em serviços ecossistêmicos, contribuindo para a biodiversidade e a sustentabilidade marinha, e sendo altamente sensíveis às condições abióticas, são bioindicadires e fontes de recursos de uso biotecnológicos principalmente frente as mudanças globais vigentes. Estas mudanças ambientais modulam o ciclo de vida das espécies, assim como a síntese de compostos bioativos. Compreender as variações moduladoras destes compostos bioativos é essencial para uma gestão sustentável de bancos de espécies algais alvo-industriais.Item Análise da Influência de um Parque Urbano de Barbosa Ferraz – Paraná na Adesão à Prática de Atividade Física(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-31) SILVA, Danieli dos Santos da; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; http://lattes.cnpq.br/9943762507845575; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; CARDOSO, Oséias; http://lattes.cnpq.br/3383628403624701Introdução: A existência de parques está associada a vários benefícios para a saúde da população local. Em Barbosa Ferraz (PR), o Parque Verde Vida é o principal espaço público de lazer e esporte da cidade e se destaca pelo uso ativo, que pode ser observado diariamente. Objetivo: Analisar a influência de um parque urbano na adesão à prática de atividade física da população. Método: Pesquisa quantitativa e descritiva, pesquisa bibliográfica e pesquisa com observação sistemática in loco. A observação sistemática foi realizada por meio do System for Observing Play an Recreation in Communities (SOPARC), com dois observadores no local, para promover maior confiabilidade. Também se aplicou o questionário IPAQ - versão curta, que avaliou o nível de atividade física de 62 pessoas, com idades entre 19 e 91 anos. Resultados: Verificou-se que a maioria dos usuários entrevistados são do sexo feminino (88,71%), a faixa etária com maior concentração é de 60 a 79 anos de idade (n=26; 41,94%), e que frequentam o parque principalmente às 8h (n=27, 43,55%) ou às 18h30min (n=20, 32,26%). Observa-se ainda prevalência elevada de sujeitos muito ativos (n=26; 41,94%), e chama a atenção o fato de que nenhum individuo foi classificado como sedentário, e apenas um foi considerado como irregularmente ativo B (1,61%). Por fim, destaca-se que o Parque Verde Vida, localizado em Barbosa Ferraz (PR) se apresenta como um espaço público com considerável frequência da população, sendo o único voltado à prática de atividades físicas e de lazer na cidade. Conclusão: Os resultados deste estudo demonstram que, dentre os frequentadores do parque, as mulheres realizam mais atividades físicas, principalmente no período da manhã. Observa-se ainda que existe a necessidade de melhorias na infraestrutura do parque investigado. Portanto, sugere-se que ações do Poder Público sejam intensificadas, para promoção de programas que possam potencializar o uso desse espaço, aumentando, assim, o nível de atividade física realizado no local e colaborando com a promoção de saúde da população.Item Análise da qualidade de vida de idosos participantes da universidade aberta para a pessoa idosa(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-27) RATIGUIERI, Gisele Maria; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/8858414490613445; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; LABEGALINI, Celia Maria Gomes; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaO envelhecimento humano é um processo complexo que se inicia no nascimento e influencia os estados físico, emocional, mental e social dos indivíduos. Com a crescente expectativa de vida, inclusive em países mais pobres, criam-se políticas públicas para atender esta parte da população. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 tornou-se um marco jurídico para as pessoas idosas e, aliada às aprovações de outras leis, advindas da constituinte, beneficia as pessoas com 60 anos ou mais. A partir das leis, os estados, os municípios e as instituições criam diversos espaços, programas e projetos direcionados para a melhoria da qualidade de vida desse público. Entre eles, na área educacional, há as Universidades Abertas à Pessoa Idosa (UNAPI) no âmbito das instituições de ensino superior. As UNAPI’s desenvolvem atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão e objetivam a reinserção do idoso na sociedade, a fim de reafirmar sua independência e autonomia, e de melhorar sua qualidade de vida. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é analisar as melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas participantes de uma UNAPI vinculada à uma universidade estadual do Paraná. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva-exploratória, analítica e transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para aprofundar o referencial teórico. Os instrumentos para a coleta de dados foram: o Formulário com os Dados de Identificação e Dados Sociodemográficos; o Formulário de Classificação Econômica, do Questionário World Health Organization Quality of Life, GROUP-OLD (WHOQOL-OLD) e roteiro de entrevista. Os dados quantitativos foram tabulados por meio do software Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Para os dados qualitativos, realizou-se a Análise de Conteúdo a fim de identificação de palavras que deram sentido à pesquisa e definiu-se a categoria para discussão. Dentre os 130 matriculados na UNAPI, 93 participaram da pesquisa quantitativa e nove idosos da pesquisa qualitativa. A partir dos dados levantados, identificou-se que 87 entrevistados são do sexo feminino e 6 do sexo masculino. A faixa etária variou de 60 a 93 anos e, dentre os 93 participantes, somente 2 revelaram ter problemas de saúde. Destaca-se a escolaridade dos participantes sendo 50,53% com cursos técnicos, superior e pós-graduados. Identifica-se 1,07% analfabeto, 1,07% com primário incompleto, 11,83% com primário completo e 13,98% com ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto. Todos os 93 participantes recebem aposentaria ou pensão. As classes sociais dos idosos, dividem-se em: 5,38% classe A, 7,52% classe B, 51,62% classe B2, 18,28% classe C1, 9,68% classe C2 e por fim, 7,52% classe DE. A partir da análise da qualidade de vida dos idosos, por meio da pesquisa quantitativa, verificou-se que os percentuais das seis facetas analisadas por meio do WHOQOL-OLD apresentaram mais que 80% de satisfação de qualidade de vida. As facetas obtiveram um alto índice de satisfação foram: 81,05% funcionamento do sensório, 80,17% intimidade, 82,66% morte e morrer, 84,68% participação social, 83,67% atividades passadas, presentes e futuras, 80,04% autonomia e 81,05% funcionamento do sensório. A análise dos dados qualitativos demonstrou que a sociabilidade e a reinserção na sociedade são as melhorias relatadas pelos nove idosos entrevistados a partir da efetiva participação na UNAPI. Diante disso, pode-se afirmar que os idosos investigados apresentaram melhoras na qualidade de vida a partir de sua participação na UNAPI. Destaca-se que a sociabilidade é o que mais influencia a qualidade de vida proporcionada pelas atividades do projeto de extensão, conforme o relatado pelos participantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se que os resultados da pesquisa podem subsidiar a implementação deste projeto nas universidades estaduais para a inclusão dos idosos em atividades que possibilitem um envelhecimento saudável.Item Análise morfológica, histológica e alimentar de peixes comercializados, em diferentes estações do ano, em Pontal do Paraná-Brasil(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-12) CAPETE, Karina Gonçalves; SCHWARZ, Kátia Kalko; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; http://lattes.cnpq.br/1097053581876772; SCHWARZ, Kátia Kalko; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; BARRIVIERA, Valéria Rossetto; http://lattes.cnpq.br/0864622140088580; OLIVEIRA NETO, José Francisco de; http://lattes.cnpq.br/6389922147584969Os recursos pesqueiros marinhos representam uma importante fonte de proteína e renda para para as comunidades ligadas ao setor da pesca, no litoral paranaense. A caracterização da morfologia do sistema digestivo dos peixes é de fundamental importância, pois está relacionada com a sua dieta, morfologia intestinal e as características do local de alimentação. O presente estudo foi de avaliar 12 espécies de peixes com diferentes hábitos alimentares e suas correlações morfológicas, com doze repetições cada, obtidos frescos no Mercado de Peixes do Balneário Shangri-lá, localizado em Pontal do Paraná – PR. As espécies comerciais encontradas durante as quatros estações durante um ano foram: Scomberomorus cavalla, Micropogonias furnieri, Mugil lisa, Cynoscion acoupa, Pseudobatos horkelii, Cynoscion leiarchus, Oligoplitas saurus, Thunnus atlanticus, Pomatomus saltatrix, Centropomus parallelus, Chaetodipterus faber e Menticirrhus americanos. As mucosas intestinais e estomacais de cada espécie foram diferentes. Porém a morfologia estomacal foi extremamente adaptada para cada uma das espécies analisadas. Já por outro lado, o Parú apresentou um estomago totalmente glandular e com grande capacidade de trituração, espécie esta que foi encontrada restos de plástico em seu ducto digestivo.Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SONTAG, Adrielly; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/3513043395551009; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.Item AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM A METODOLOGIA WEBQUEST(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/4001697517934880; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DOS SANTOS, José Carlos; JUNIOR, João Batista Bottentuit; BALLER, LeandroO rápido crescimento do acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos no ambiente escolar, tornado uma alternativa importante para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é por meio de uma investigação descritiva-exploratória avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, de cinco escolas de diferentes cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída pela aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey; desenvolvimento e aplicação da WebQuest e, por fim, observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente escolar. Os dados foram apreciados a partir da análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla, de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação a utilização das tecnologias para aprendizagem, conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.