Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR
URI Permanente desta comunidade
As primeiras dissertações de mestrado foram defendidas na UNESPAR em 2015. Desde então, cada Programa de Pós-Graduação vinha hospedando os trabalhos em seu próprio site. Chegou a hora de a UNESPAR centralizar e coordenar a produção acadêmica dos Programas neste espaço. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR permite acesso coordenado e centralizado a essa produção, com mecanismos de busca e dados organizados. Em breve os trabalhos estarão acessíveis. No momento, o conteúdo eventualmente encontrado nesta página está disponível em caráter de teste.
Navegar
Navegando Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 535
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aprendizagem histórica; Escola, currículo e ensino de história; Funções do ensino de história.(Universidade Estadual do Paraná, 22-07-14) Silva, Celio Roberto da; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; http://lattes.cnpq.br/8753063660711885; Mello, Ricardo Marques; http://lattes.cnpq.br/5690946182130826; Hahn, Fábio André; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; Cerri, Luis Fernando; http://lattes.cnpq.br/8736574102082133Esta pesquisa teve como propósito averiguar algumas funções que foram atribuídas ao ensino de história na história do Brasil, e discutir se as funções atuais designadas a essa disciplina em âmbito escolar são exequíveis. Tendo como ponto de partida a fundação do colégio Pedro II e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e como ponto de chegada, a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizou-se uma revisão bibliográfica a fim de compreender e discutir o que outros autores já disseram sobre o assunto, assim como uma análise de vários documentos históricos, como leis, decretos, regulamentos, livros didáticos, etc. Verificou-se que ao longo da história do ensino de história no Brasil diversas funções foram atribuídas ao ensino de história, desde ensinar valores cívicos e cristãos até a desenvolver senso crítico. Algumas pesquisas mais recentes têm ressaltado a importância do aprendizado histórico focado na concepção de consciência histórica. Dentro desta perspectiva dialogou-se com autores como Jörn Rüsen, Luís Fenando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Christian Laville que trazem importantes contribuições para o debate. O produto pedagógico proposto nesta dissertação foi a criação de um conjunto de Podcasts chamado Pretéritum, divididos em dois grupos: no primeiro, com 3 episódios, tratou-se das funções atribuídas ao ensino de história, do século XIX aos dias atuais; no segundo, realizou-se entrevistas com três professores de história que lidam com questões relacionadas às serventias do ensino de história: Luis Fernando Cerri, Ricardo Marques de Mello e Cleverson José Catore da Silva.Item O Profissional de Apoio no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Rede Municipal de Curitiba.(Universidade Estadual do Paraná, 02/10/24) BIANCA, Mariane Tonolli Della; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; http://lattes.cnpq.br/1344209252445098; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Robéria Vieira Barreto Gomes; http://lattes.cnpq.br/3456804214594890; Andréa Lúcia Sério Bertoldi; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710A presente pesquisa foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI na Universidade Estadual do Paraná, na linha de pesquisa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O tema pesquisado discute sobre o Profissional de Apoio (PA) no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Curitiba. O objetivo geral desse trabalho é analisar a atuação do profissional de apoio na Rede Municipal de Curitiba no atendimento do estudante com TEA e os específicos são: apresentar as políticas púbicas que regulamentam o Profissional de Apoio no atendimento de estudantes com TEA; descrever a contratação desse profissional na Rede Municipal de Curitiba; registrar dados sobre o trabalho colaborativo entre profissional de apoio (PA) e o professor (a) regente (PR) e elaborar um recurso educacional no formato eBook evidenciando práticas pedagógicas para o profissional de apoio, professor regente e escola no atendimento de estudantes com TEA. Assumimos como pressuposto que apesar das políticas públicas regulamentarem a quais estudantes se destinam o trabalho desse profissional, há diversas interpretações da lei e de como deve ser a atuação desse profissional. Para tal análise adotamos como metodologia de investigação, uma abortagem qualitativa, iniciando com uma pesquisa bibliográfica, seguida da aplicação de um questionário, por meio de um formulário em aplicativo de gerenciamento de pesquisas. Os participantes da pesquisa foram professores regentes e profissionais de apoio de três escolas municipais com estudantes com Transtorno do Espectro Autista. As categorias analisadas foram: os aspectos relacionados a formação que o PA deve receber; a implementação da Lei Berenice Piana na Rede Municipal de Curitiba; o trabalho colaborativo entre professor e profissional de apoio e à concepção do PR e do PA quanto a atuação do PA. As respostas dos questionários foram analisadas a partir dos estudos de Bardin (2016), por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram a necessidade de formação para atuação do PA, a importância do trabalho colaborativo entre os profissionais PA e PR, o desconhecimento da legislação referente ao direito de um PA pelos participantes e a concepção de que o PA é fundamental para que a inclusão aconteça. A partir dos resultados foi elaborado um recurso educacional no formato de eBook evidenciando práticas pedagógicas para o PA que contribuam para o desenvolvimento da função. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética da Unespar, Parecer nº 6.096-784, em de 02 de junho de 2023 e pelo comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Parecer nº 6.508.917, em 16 de novembro de 2023.Item Estratégias inclusivas para alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual.(Universidade Estadual do Paraná, 03/10/24) BRILL, Samanta Jander Chimene; Andreia Nakamura Bondezan; http://lattes.cnpq.br/9661846112727279; http://lattes.cnpq.br/2442686613069038; Andreia Nakamura Bondezan; http://lattes.cnpq.br/9661846112727279; Sandra Salete de Camargo Silva; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; KLAUS, Vanessa Lucena Camargo de Almeida; http://lattes.cnpq.br/4002703346200955; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; GOES, Eliane Pinto de; http://lattes.cnpq.br/1809592930661784A presente pesquisa investiga o processo de alfabetização de crianças com Deficiência Intelectual (DI) em um contexto de inclusão escolar, com foco na seguinte pergunta: Quais são as estratégias pedagógicas adotadas por professores que atuam no terceiro ano do Ensino Fundamental no que diz respeito à alfabetização de crianças com DI? O objetivo central é compreender as práticas pedagógicas inclusivas adotadas por professores do interior do Paraná para atender às necessidades específicas desses alunos. A perspectiva histórico-cultural de Vigotski serve como embasamento teórico, enfatizando a importância das mediações, recursos especiais e caminhos alternativos no ensino de pessoas com deficiência. Adotando uma abordagem qualitativa e aplicada, a pesquisa utilizou revisão bibliográfica e trabalho de campo como métodos principais de coleta de informações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de quatro escolas municipais de Umuarama, no Paraná, buscando captar suas percepções e experiências no processo de alfabetização de crianças com DI. A análise temática foi utilizada para identificar e compreender as estratégias pedagógicas inclusivas adotadas por esses profissionais. Embora os professores demonstrem disposição para promover a inclusão, ainda há uma carência de planejamento e de estratégias pedagógicas diferenciadas que atendam às necessidades dos alunos com DI. Essa lacuna é atribuída, em grande parte, à falta de compreensão teórica aprofundada sobre a Dl. A limitação no embasamento teórico afeta a eficácia das intervenções pedagógicas, resultando em práticas que subestimam o potencial desses alunos e restringem suas oportunidades de aprendizagem. No entanto, as entrevistas revelaram que os professores valorizam as relações dialógicas e a empatia como aspectos essenciais no processo pedagógico. A pesquisa contribui para a compreensão dos desafios enfrentados na alfabetização de crianças com DI em contextos de inclusão escolar, bem como para a identificação de práticas que favorecem o desenvolvimento das habilidades de reflexão fonológica. Os resultados fornecem subsídios importantes para a melhoria da formação docente e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, destacando a necessidade de fortalecer a formação dos professores em Educação Inclusiva, com ênfase na compreensão da Deficiência Intelectual e na implementação de estratégias pedagógicas diferenciadas.Item Tecnologias Digitais para otimizar a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.(Universidade Estadual do Paraná, 04/10/2024) TRAVAGLIA, Fabiana Silva Azevedo; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; http://lattes.cnpq.br/9434759829304290; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; PEDRO, Ketilin Mayra; http://lattes.cnpq.br/0991868156805558A identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) é primordial para desenvolver suas potencialidades. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei nº 9.394/1996) garante o direito ao atendimento educacional especializado aos estudantes com AH/SD, no entanto, a invisibilidade desses estudantes no contexto escolar impede o acesso aos seus direitos, comprometendo seu desenvolvimento pleno e a equidade educacional. Nesse sentido o papel dos professores é imprescindível na identificação dos estudantes com AH/SD. O objetivo deste estudo foi analisar como as tecnologias digitais podem otimizar a identificação de estudantes com AH/SD, a fim de promover o atendimento educacional especializado. Para esse intuito, os objetivos específicos propostos foram: contextualizar concepções e as características de estudantes com AH/SD, especificar as contribuições das tecnologias digitais na educação e identificação dos estudantes com AH/SD e desenvolver um website para otimizar a identificação de estudantes com AH/SD. A investigação buscou formas que ampliem a identificação dos estudantes com AH/SD no contexto escolar, por conseguinte o tipo de estudo foi exploratório e descritivo, de natureza aplicada. O procedimento adotado foi de pesquisa de campo, sua abordagem foi qualitativa, para análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo e o método aplicado ao recurso educacional foi o Design Thinking (DT). Este trabalho fundamentou-se na Teoria dos três anéis, proposta por Joseph Renzulli, e das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, posto que são as teorias adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) na identificação dos estudantes com AH/SD. A pesquisa contou com 55 professores que atuam nos 6º anos do Ensino Fundamental de três colégios estaduais que ofertam o Ensino Fundamental II – Anos Finais e o Ensino Médio, de Umuarama, Paraná. Com base nos resultados deste estudo, a subnotificação no Censo Escolar e invisibilidade dos estudantes com AH/SD no contexto escolar são resultado da falta de conhecimento e formação dos professores em AH/SD, a coleta de dados revelou que 80% dos professores participantes da pesquisa nunca participaram de formação sobre o tema, além disso, a falta de tempo, recursos, preenchimento de formulários impressos para indicar estudantes com AH/SD, a sobrecarga de trabalho, salas numerosas e esforços direcionados aos estudantes com dificuldades são barreiras para a percepção e reconhecimento das características dos estudantes com AH/SD em sala de aula, pelos professores. Com o intuito de promover conhecimento sobre AH/SD foi realizada com todos os professores dos três colégios participantes a “Oficina Pedagógica em AH/SD” no momento formativo de Estudo e Planejamento. A análise dos dados também demonstrou um consenso significativo de 87% dos respondentes sobre o potencial das tecnologias digitais para auxiliar na identificação de estudantes com AH/SD e desse modo, o recurso educacional, um website denominado SUPERAH, foi desenvolvido com o propósito de favorecer a identificação de estudantes com AH/SD e divulgar informações sobre as características deste Público da Educação Especial (PEE).Item O uso do tablet como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendização de alunos da Educação Inclusiva(Universidade Estadual do Paraná, 04/10/2024) ROZA, Cristiano; SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371; http://lattes.cnpq.br/3630958470921607; SILVA, Rosangela Trabuco Malvestio da; http://lattes.cnpq.br/6348015771508371; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060O presente estudo está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Educação Especial e inclusiva - GEPEEIN/UNESPAR/CNPq na modalidade de ensino referente à Educação Especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE), campus de Paranavaí-PR. Teve por objetivo identificar o uso do tablet no contexto escolar do Ensino Fundamental I, em consonância com a inclusão dos discentes com deficiência. Está pautada em autores que discutiram as temáticas, como Galvão Filho (2009), Carneiro (2009), Abrusio (2015), Pocho (2014), documentos oficiais e leis que fundamentam a discussão. O problema desta pesquisa se configura na seguinte questão: “Como os docentes da Municipal “X”, percebem o uso do tablet no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos inclusos, quanto à aplicabilidade e à utilização como auxilio no ensino e aprendizagem para educação inclusiva?” Com o intuito de responder ao problema apresentado, esta pesquisa em um primeiro momento discorreu sobre as tecnologias e tecnologias assistivas frente às práticas pedagógicas. Na sequência descreveu o programa “Piá Conectado”, projeto do Governo do Estado do Paraná implantado no município de Campo Mourão, explicando os procedimentos, formas e as metodologias empregadas para que o discente tenha acesso a esta tecnologia educacional. Em seguida realizou um estudo sobre o tablet como ferramenta de ensino em sala de aula e suas possibilidades para o ensino e aprendizagem de crianças inclusas no ensino fundamental. Para tanto foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação envolvendo os docentes que possuem alunos inclusos nas turmas do 1º ao 3º ano da escola municipal “X”. Para coletar os dados foi utilizada questionários, observações participativas e entrevistas com os envolvidos, que foram analisados tendo como base o referencial teórico da pesquisa. Ao final, realizou-se a análise do material coletado na pesquisa de campo, por meio da fundamentação teórica. Também apresenta o recurso educacional desenvolvido, onde se espera contribuir diretamente para a atividade profissional dos professores das escolas muncipais do Estado do Paraná, norteando as suas ações educativas, com a finalidade de equilibrar os conhecimentos teóricos com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e práticas condizentes ao cenário da educação inclusiva, no que se refere às adaptações curriculares e ao uso do tablet de modo a promover uma integração de saberes disciplinares e tecnológicos. Conclui-se que o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas em sala de aula, combinado com metodologias e planejamentos apropriados, cria um ambiente de promoção de auxilio e maior engajamento dos alunos, com ou sem deficiência, permitindo sua participação ativa no processo educativo. Quando essas ferramentas são integradas de maneira planejada, elas auxiliam a formar um espaço de aprendizado que valoriza e respeita a diversidade, promovendo a inclusão e a igualdade. O projeto “Pia Conectado” é válido, mas, como todo projeto, precisa passar por revisões para melhorar. Não se trata apenas de fornecer os dispositivos, mas de oferecer suporte em outras áreas, conforme evidenciado pela pesquisa. Assim como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as Tecnologias Assistivas não substituem o papel do educador, mas ampliam as possibilidades pedagógicas ao oferecer recursos que atendem às necessidades específicas de cada alunoItem O DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM E A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA.(Universidade Estadual do Paraná, 06/11/24) NASCIMENTO, Camila Naomi da Costa Ishisaki; FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano; http://lattes.cnpq.br/7070068190380218; http://lattes.cnpq.br/8990121557593927; FRANÇA, Denise Maria Vaz Romano; http://lattes.cnpq.br/7070068190380218; BOCK, Geisa Leticia Kempfer; http://lattes.cnpq.br/7254066340917321; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Com o estudo proposto buscou-se discutir conhecimentos sobre as possibilidades de prática pedagógica de professores de crianças autistas, incluídas no ensino regular, matriculadas na primeira etapa do Ensino Fundamental em Paranaguá. Também levanta a possibilidade de utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem na prática pedagógica dos professores de Paranaguá. A possibilidade surgiu diante do problema que orientou a pesquisa da problemática “Como se desvela a prática da inclusão de crianças autistas nos anos iniciais do ensino fundamental em Paranaguá?”. Na fundamentação teórica se apresentam conhecimentos tanto na perspectiva biomédica como social sobre o Autismo. Segue-se com um panorama histórico sobre a legislação e os direitos educacionais da pessoa com Autismo, delineia-se a base teórica fundada na perspectiva Histórico Cultural para depois apresentar o DUA como possibilidade de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. O estudo foi descritivo exploratório, do tipo transversal, realizado com 66 professores do Sistema Municipal de Ensino de Paranaguá anos iniciais. Como instrumento da coleta de dados foi aplicado um questionário. Os professores foram convidados a participar da pesquisa de modo voluntário e após terem firmado o termo de Consentimento Livre Esclarecido. A análise de dados foi quantitativa e qualitativa. A análise quantitativa ocorreu com a utilização de estatística descritiva e a qualitativa utilizou a categorização proposta por Bardin. Os resultados mostraram que entre os respondentes 75,8% (n=50) afirmaram não se sentirem preparados para atender alunos com Autismo e 57,6 % (n=38) afirmam que não receberam da parte de seu empregador formação ou capacitação sobre o Autismo. A conclusão foi que os professores não se sentem preparados para trabalhar com crianças autistas no ensino regular e muitos afirmaram não ter recebido em sua graduação e formação continuada acesso a conhecimentos sobre o Autismo e Desenho Universal de Aprendizagem, evidenciando assim, uma demanda formativa. Dessa forma, foi elaborado um material auto formativo e disponibilizado aos professores, público alvo do estudo, em modelo de E-book, trazendo conhecimentos sobre o Autismo e o Desenho Universal para a Aprendizagem.Item Formação de Professores para o uso da Tecnologia Assistiva como Estratégia no Desenho Universal para Aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 08/10/24) ALVES, Tiago José; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; http://lattes.cnpq.br/8551646277586004; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; VITALIANO, Celia Regina; http://lattes.cnpq.br/7209579954342576; SILVA, Sandra Salete de Camargo; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317O ambiente escolar é composto por uma diversidade de estudantes que apresentam peculiaridades únicas e que devem ser valorizadas no processo de ensino e aprendizagem. Fato esse que se faz necessário a adoção de estratégias e recursos que possibilitem atingir todos os estudantes. Diante disso, a presente pesquisa recorre à inovação científica dos estudos a respeito do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e da Tecnologia Assistiva (TA) para responder à questão: Os professores do Apoio Educacional Especializado (AEE) possuem conhecimentos a respeito do uso de TA como estratégia na organização do planejamento pedagógico baseado nos princípios do DUA? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em identificar o conhecimento dos professores quanto ao uso de TA como estratégia na organização e o planejamento pedagógico baseado nos princípios do DUA. Tendo como objetivos específicos: especificar o DUA na educação escolar; analisar as contribuições do DUA no planejamento escolar; conceituar a TA como recurso do ensino e aprendizagem; identificar o conhecimento dos professores; desenvolver formação continuada com os professores AEE da cidade de Arapongas, norte do Paraná; elaborar Guia Pedagógico com conteúdo da formação. Desta forma, utiliza-se da abordagem qualitativa, fundamentada pela pesquisa exploratória e descritiva, enquanto os procedimentos foram amparados pela pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Os participantes do estudo foram os professores de apoio educacional especializado da cidade de Arapongas, totalizando 39 professores, e segundo informações coletadas dos professores, apresentaram pouco conhecimento a respeito da temática em estudo, o que resultou como recurso educacional a organização e oferta de uma formação continuada. Conclui-se que para melhoria de práticas pedagógicas inclusivas, faz-se necessário ampliar a formação para todos os professores da educação básica, podendo assim, fortalecer a qualidade do aprendizado dos estudantes, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizagem mais acessível, estimulante e equitativo.Item SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUIS BUÑUEL(Universidade Estadual do Paraná, 10/12/2020) SAUTHIER, Helio Ricardo; VASCONCELOS, Beatriz Ávila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/1814623528566340; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SILVA, Amábilis de Jesus da; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273O objeto de estudo desta pesquisa centra atenção na visualidade da personagem Séverine em A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), filme dirigido pelo cineasta espanhol Luis Buñuel e com figurinos criados pelo estilista francês Yves Saint Laurent. A leitura em perspectiva discursiva foi realizada com foco no figurino dessa personagem icônica, para discutir tal visualidade enquanto um discurso que atualiza representações da mulher casta e da mulher profana na iconografia da história da arte ocidental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, na qual trago como referência concepções de discurso desenvolvidas na perspectiva da Análise de Discurso Francesa (AD), especialmente num viés foucaultiano, no sentido de investigar a memória discursiva e a intericonicidade materializadas em Séverine e que compõem seus sentidos. Também lanço mão do método para análise fílmica fundamentado em fotogramas e do cruzamento de imagens da história da arte ocidental, para evidenciar as formações discursivas, a memória discursiva e a intericonicidade que inscrevem formações imaginárias no corpo da mulher e interagem no processo de (re)-produção de identidades. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a visualidade de Séverine remonta a um longo processo de construção icônica advinda especialmente do Classicismo e do Renascimento e que foi amplamente explorada pelos campos discursivos do cinema e da moda, influenciando as formações imaginárias e identitárias que costuram o sujeito pós-moderno à estrutura social e às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais.Item A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.(Universidade Estadual do Paraná, 11/10/24) CASTRO, Rosicléia Siqueira de; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; http://lattes.cnpq.br/4590468801958511; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; Reginaldo Peixoto; http://lattes.cnpq.br/4397425097179971; Ricardo Desidério da Silva; http://lattes.cnpq.br/0871407652290726A Comunicação Aumentativa e Alternativa constitui um campo essencial dentro da tecnologia assistiva, promovendo recursos e estratégias que ampliam ou substituem a fala, favorecendo a expressão e a interação de pessoas com dificuldades significativas na comunicação verbal. Sua implementação no contexto educacional é fundamental para assegurar a inclusão e a participação plena de estudantes com deficiências, especialmente no Atendimento Educacional Especializado, sendo fundamental a formação de professores capacitados para utilizá-la de forma eficaz. A pesquisa desenvolvida nesta dissertação buscou abordar e refletir sobre a formação de professores, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva e, especificamente, a Comunicação Aumentativa e Alternativa. Para isso, foi elencado o seguinte questionamento: quais conhecimentos teóricos e práticos sobre a Comunicação Aumentativa e Alternativa são importantes para que os professores do Atendimento Educacional Especializado possam desenvolver um trabalho adequado com a criança e/ou estudante que apresenta ausência ou dificuldade significativa na expressão verbal? Nesse sentido, o objetivo é investigar a compreensão que os professores do Atendimento Educacional Especializado, atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais e nos Centros de Atendimento Educacional Especializado do município de Araucária-Paraná, possuem a respeito da Comunicação Aumentativa e Alternativa. A fundamentação da pesquisa tem uma abordagem qualitativa,com pesquisa exploratória, bibliográfica e de natureza aplicada. Fizeram parte deste estudo 56 professores do Atendimento Educacional Especializado, atuantes em dois Centros de Atendimento e também nas Salas de Recursos Multifuncionais, que responderam a um questionário online com a finalidade de analisar o conhecimento acerca do tema, elencar as possíveis dúvidas e as principais dificuldades. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que a pesquisa aponta para a necessidade de abordar e aprofundar a temática. Verificou-se a significativa importância da implementação de formação continuada, envolvendo não apenas professores da educação especial, mas também os do quadro geral e demais profissionais que atendem o estudante, público da pesquisa, no contexto escolar. Perspectivas futuras da pesquisa incluem o desenvolvimento de estratégias formativas contínuas e práticas colaborativas entre professores e demais profissionais da escola, assegurando a aplicabilidade da Comunicação Aumentativa e Alternativa no cotidiano escolar. Espera-se, ainda, que os resultados possam subsidiar políticas públicas que incentivem a disseminação e ampliem as oportunidades de comunicação e inclusão para os estudantes, contribuindo para a construção de práticas pedagógicas mais equitativas e inclusivas.Item SIGEduc (Escola Digital): Desafios e Contribuições na perspectiva dos estudantes Surdos da Educação de Jovens e Adultos de Mossoró.(Universidade Estadual do Paraná, 11/11/24) OLIVEIRA, Jozilene Melo de Andrade; MOSQUERA, Carlos Fernando França; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; http://lattes.cnpq.br/0886668133237230; MOSQUERA, Carlos Fernando França; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; LEMOS, Suely Fernandes Coelho; http://lattes.cnpq.br/3530419552943210; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216A pesquisa investiga a escola pública brasileira, envolve o Sistema Integrado de Gestão e Educação (SIGEduc) e estudantes Surdos de uma escola da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mossoró, Rio Grande do Norte, durante a pandemia da Covid-19. Diante da problemática das barreiras comunicacionais para os estudantes Surdos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é válido refletir sobre a viabilidade desses recursos, quando eles carecem de acessibilidade em língua de sinais. Tais observações sustentam a hipótese de que a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é essencial para garantir o acesso igualitário ao conhecimento. Assim, origina-se a pergunta de partida: Como o SIGEduc (Escola Digital) e seus recursos contribuem para o trabalho docente colaborativo e favorecimento de experiências de aprendizagem com os estudantes Surdos na EJA em uma escola de Mossoró (RN)? O objetivo geral é analisar desafios e contribuições do SIGEduc como recurso de acessibilidade linguística na construção de um sistema inclusivo, a partir das perspectivas dos estudantes Surdos bilíngues e de um professor de uma escola da EJA Mossoró. Os objetivos específicos são: investigar os desafios e potencialidades do SIGEduc (Escola Digital) junto aos estudantes Surdos EJA/Mossoró; conhecer como o professor da EJA/Mossoró realiza o trabalho colaborativo SIGEduc (Escola Digital) junto aos estudantes Surdos; apontar, a partir da perspectiva do estudante Surdo da EJA/Mossoró, questões sobre acesso e acessibilidade à Escola Digital no processo de aprendizagens e a inclusão; elaborar como recurso educacional um Tutorial em Libras, proposto para colaborar com a autonomia do estudante Surdo. A abordagem metodológica é qualitativa (Minayo, 2014) de natureza descritivo-exploratória (Gil, 1999). O campo de pesquisa é uma escola da EJA em Mossoró, da rede pública estadual do RN. Os participantes da pesquisa são três estudantes Surdos e um professor da EJA/Mossoró, conforme descrito nos critérios de inclusão/exclusão. Optou-se, como instrumento de pesquisa, 10 perguntas semiestruturadas via entrevistas, aplicadas após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Para isso, contou-se com a presença do intérprete de Libras para mediar a comunicação durante a coleta de dados. Com os dados transcritos, utiliza-se, na tratativa do material, a Análise Temática (Braun; Clarke, 2006). Nas discussões e resultados, verifica-se que a Libras presente no SIGEduc possibilita ao estudante Surdo participar ativamente na plataforma complementar de ensino, ao manipular as informações de forma individual e coletiva, promovendo sua autonomia de forma colaborativa na construção do conhecimento. Por fim, paralelamente à dissertação, foi desenvolvido o recurso digital intitulado “Tutorial Bilíngue de Acesso ao SIGEduc (Escola Digital) (Libras/Português)”, como contribuição para o estudante Surdo da EJA/Mossoró.Item Atendimento Educacional Especalizado no município de Paranavaí: desafios e encaminhamentos na implementação das políticas públicas inclusivas.(Universidade Estadual do Paraná, 12/03/24) BUZIGNANI, LILIANE CRISTINA ROCHA; GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; http://lattes.cnpq.br/4656353180389504; GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Felipe Luiz Gomes Figueira; http://lattes.cnpq.br/6096596033912162; Rita de Cássia Pizoli; http://lattes.cnpq.br/8835078921002360O presente estudo teve como objetivo pesquisar, analisar e compreender a implementação das políticas nacional e estadual de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, no município de Paranavaí. Os marcos históricos deste estudo estão relacionados às políticas públicas, a partir da década de 1990, como: a Declaração Mundial sobre Educação para Todos (1990), a Declaração Mundial de Salamanca (1994), a Declaração de Guatemala (1999), a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), além de documentos do Estado do Paraná, como a Deliberação nº 2/2016 e as Instruções nº 7/2016, nº 9/2018 e nº 6/2023, referentes ao Atendimento Educacional Especializado. A implementação efetiva das políticas de educação inclusiva é de extrema importância e configura-se como meta. Nesse contexto, o município de Paranavaí é desafiado a colocar em prática as políticas nacional e estadual de Educação Especial, buscando a inclusão dos alunos com deficiências na rede regular de ensino. O estudo tem como foco o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais nas escolas de período parcial, integral e jornada estendida. Trata-se de uma pesquisa teórica e de campo, na rede municipal, e relacionada aos alunos matriculados na Educação Especial. Nesse sentido, a pesquisa investiga o cenário diante dessa oferta e visa compreender o impacto das políticas educacionais na efetivação da educação inclusiva em Paranavaí. A metodologia adotada inclui entrevistas, com a secretária municipal de educação e a supervisora da Educação Especial, análise documental e levantamento de dados quantitativos. Os resultados demonstram desafios na implementação das políticas públicas de educação inclusiva, especialmente diante da diversidade de escolas de tempo integral, parcial e estendido no município, mas indicam um esforço do município em alinhar suas práticas com as orientações do estado do Paraná. A pesquisa também visa apresentar o recurso educacional, por meio de um memorial, sendo uma revista eletrônica com dados qualitativos e quantitativos referentes a 2022 e 2023, sobre o público-alvo atendido. Os resultados apontam para a efetivação do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais, em consonância com as diretrizes estaduais, no entanto foi constatada também a existência de classes especiais para atender esse público no município. Assim, conclui-se que, embora haja avanços na implementação das políticas de educação inclusiva em Paranavaí, persistem desafios que demandam esforços contínuos para garantir uma inclusão efetiva para todos os alunos.Item A Inclusão de Estudantes Surdos: trajetórias da educação básica ao ensino superior(Universidade Estadual do Paraná, 13/04/2023) OLIVEIRA, Francismara Janaina Cordeiro de; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; http://lattes.cnpq.br/7930458402321840; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Noemi Nascimento Ansay; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Carlos Fernando França Mosquera; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; Igor Ortega Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2574401807505295A proposta desta pesquisa foi analisar a inclusão de estudantes surdos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e suas trajetórias acadêmicas da educação básica ao ensino superior. Para fundamentar este estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito das políticas institucionais relacionadas aos estudantes surdos da UNESPAR. Em um segundo momento, para coleta de dados, foram realizadas cinco reuniões remotas, devido a pandemia da Covid-19 e a distância entre os campi, através da técnica de Grupo Focal (BUSANELLO et al, 2012). Participaram do grupo cinco estudantes surdos matriculados na UNESPAR, os temas discutidos buscaram compreender as trajetórias acadêmicas da educação básica ao ensino superior e os desafios enfrentados por esses estudantes. Para essa etapa da pesquisa, submetemos o projeto à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UNESPAR, sendo este aprovado pelo CEP/UNESPAR, através do parecer consubstanciado nº 4.888.217. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdos proposta por Bardin (2016), dela emergiram quatro categorias: a) a trajetória escolar dos estudantes surdos, da educação básica ao ensino superior; b) políticas públicas no atendimento de estudantes surdos; c) acesso e permanência na universidade; d) estratégias pedagógicas para professores e professoras da educação básica, que trabalham com estudantes surdos. Quanto aos resultados obtidos na análise da primeira categoria, observou-se que a maioria estudou em escola pública, mas que, a fim de adaptarem-se, trocavam constantemente de escola até que encontrassem instituições com melhores condições inclusivas. Quanto a segunda categoria, os participantes demonstraram interesse e senso político, conhecendo seus direitos e as políticas voltadas à inclusão social e educacional da pessoa surda. Em relação a terceira categoria, os participantes relatam que apesar das dificuldades dos professores do ensino superior em mediar os processos de ensino e aprendizagem, o trabalho dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e o uso de recursos visuais é fundamental para este alunado. Por fim, na última categoria, os estudantes consideram que o uso de uma pedagogia visual é um importante recurso para garantir o desenvolvimento pedagógico dos estudantes. Como produto educacional resultante deste estudo, elaboramos um Caderno Pedagógico intitulado: “Caminhos para a Inclusão Escolar de Estudantes Surdos”, com propostas de trabalho pedagógico para estudantes surdos nos diversos níveis de ensino, buscando dar subsídios aos professores e professoras dessas etapas de ensino.Item Desenho universal para a aprendizagem e planejamento colaborativo: tecendo possibilidades para práticas pedagógicas inclusivas(Universidade Estadual do Paraná, 13/11/24) LIMAN, Daiana Aparecida Teles Vieira de; SILVA, Sandra Salete de Camargo; CRUZ, Lutécia Hiera da; http://lattes.cnpq.br/2403668086605389; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; http://lattes.cnpq.br/3207806446284514; SILVA, Sandra Salete de Camargo; http://lattes.cnpq.br/7044281324055317; Amanda de Mattos Pereira Mano; http://lattes.cnpq.br/9864602016869508; CRUZ, Lutécia Hiera da; http://lattes.cnpq.br/2403668086605389; VIEIRA, Leociléa Aparecida; http://lattes.cnpq.br/0063909006157307A política vigente do nosso país relacionada à inclusão escolar e o movimento em busca de uma educação com perspectiva inclusiva, garante o direito de todos à educação. Para além das intenções legais que asseguram o direito à matrícula, é necessário condições para permanência, participação, aprendizado e um ambiente educacional acessível e inclusivo para todos os estudantes. Assim, a pesquisa aborda a temática do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do Planejamento Colaborativo como abordagens que dialogam e estão alinhadas ao conceito da educação com perspectiva inclusiva, pois reconhecem a importância do coletivo da escola para pensar, planejar e implementar práticas pedagógicas inclusivas e universais pautadas na redução e/ou na eliminação de barreiras que impedem e/ou dificultam o acesso ao conhecimento pelos estudantes, sejam eles com deficiência ou não por meio de uma cultura inclusiva e colaborativa nos sistemas educacionais. A problematização surgiu de contextos cotidianos, nos quais os profissionais da educação estão sendo provocados a ressignificar suas práticas e questiona: como reconhecer e valorizar as diferenças de aprendizagem de todos e de cada um dos estudantes no contexto do ensino comum nas escolas regulares? O estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e do Planejamento Colaborativo no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e universais que oportunizem um ensino e aprendizagem de qualidade para todos os estudantes. Em termos metodológicos, optou-se pela pesquisa colaborativa, em uma abordagem qualitativa, exploratória e aplicada, delineada por meio de uma discussão teórica, respaldada por coleta de dados realizada por meio de questionários. Participaram da pesquisa professores da educação básica que atuam em Sala de Recurso Multifuncional (SRM) e no ensino comum nas escolas regulares, supervisores e diretores escolares. O método utilizado para interpretar os dados coletados foi a análise de conteúdo, com definições de categorias que estruturaram dados essenciais para a pesquisa. A partir da análise e discussões dos resultados constatou-se a necessidade de apresentar alternativas que melhorem o ensino no contexto das classes comuns. Nesse direcionamento materializou-se o recurso educacional, um e-book interativo autoformativo, intitulado Novas abordagens para planejar na perspectiva inclusiva: práticas universais no contexto da classe comum, objetivando refletir sobre práticas pedagógicas a partir de novas abordagens alinhadas ao conceito de educação inclusiva. Como resultados constatamos que um planejamento pensado de forma intencional, colaborativa e articulado aos princípios e diretrizes do DUA potencializa a construção de práticas pedagógicas universais e inclusivas, ao possibilitar o acesso a um ensino de qualidade para todos os estudantes. Também se situou nos resultados que essas práticas universais e de Planejamento Colaborativo ainda não estão evidenciadas como deveriam, para que se efetive uma educação com perspectiva inclusiva nos contextos educacionais.Item A concepção de homem na BNCC: impactos para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva(Universidade Estadual do Paraná, 14/10/2022) VIEIRA, Ariadine Marques; GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; http://lattes.cnpq.br/9233380817950156; GARCIA, Dorcely Isabel Bellanda; http://lattes.cnpq.br/8124217357002723; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Ademir Quintilio Lazarini; http://lattes.cnpq.br/0049894245206872; Eromi Izabel http://lattes.cnpq.br/0729013084742634ummelO trabalho objetivou a análise do conceito de homem presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), verificando suas implicações para a efetivação das políticas públicas da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, no contexto educacional. A pesquisa está pautada no materialismo histórico, que considera a influência das relações sociais na vida e na formação dos indivíduos. A abordagem é qualitativa, amparada em pesquisa bibliográfica e documental. Discute-se nessa proposta, as causas da condição educacional atual, tendo em vista a existência de um distanciamento entre a formação preconizada pela BNCC e as demandas pela inclusão do sujeito, no que se refere à Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. A BNCC, como documento norteador dos currículos da educação brasileira, no sentido de direcionar a educação para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, estabelece por foco o desenvolver de competências e habilidades. Ao desvelar seus fundamentos, verifica se que a concepção de sujeito competente e habilidoso é critério típico do ideário (neo)liberal, exigido para moldar trabalhadores para um mercado que requer força de trabalho e cidadãos adaptados aos processos produtivos vigentes.Nessa perspectiva, omitem-se as causas estruturais do desemprego e da miséria, inerentes à sociedade capitalista dividida em classes, atendendo às exigências de flexibilidade da força de trabalho perante o processo de reestruturação produtiva. Ao articular o conceito de homem presente na BNCC a seus fundamentos econômicos e sociais, identificam-se desdobramentos para o enfraquecimento do processo inclusivo no sistema educacional brasileiro. A educação é acionada pelos organismos internacionais para solucionar problemas inerentes à sociabilidade do capital, a inclusão é concebida como um projeto para conter a exclusão que se constitui nessa organização social, assumindo condições superficiais que emanam de um discurso ideológico, em que todos têm o direito à educação. O silenciamento da Educação Especial no documento da BNCC é produto desse projeto educacional, no qual a proposta inclusiva é condicionada ao atendimento de interesses econômicos. Considerando que o setor educacional é um alvo mercadológico, a concepção de homem da BNCC serve à essa sociabilidade conduzida pelos interesses do capital, o que remete à superficialidade da abordagem inclusiva no documento, compreendendo os obstáculos materiais que dificultam o atendimento das demandas dos estudantes público-alvo da Educação Especial nas escolas. Adentrar esses alunos nos ambientes escolares não é garantia para seu acesso à aprendizagem, configurando a precariedade da Educação Especial perante a redução de investimentos na educação pública, coerente com a política neoliberal que impera. Enquanto houver relação social regulada para satisfação dos interesses do capital e a educação for considerada como mercadoria, as políticas públicas educacionais não viabilizarão a inclusão e o atendimento adequado aos sujeitos público-alvo da Educação Especial. A partir desta pesquisa foi disponibilizado para acesso aberto um Produto Educacional elaborado no formato de um caderno pedagógico para contribuir na formação e estudos de professores e/ou interessados na temáticaItem Práticas Inclusivas na Educação do Campo: os desafios e perspectivas da formação docente(Universidade Estadual do Paraná, 17/10/2022) LOPES, Marili Moreira; ANSAY, Noemi Nascimento; Carlos Fernando França Mosquera; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; http://lattes.cnpq.br/4529943942836284; ANSAY, Noemi Nascimento; http://lattes.cnpq.br/2522951277654216; Carlos Fernando França Mosquera; http://lattes.cnpq.br/3705543502063474; Washington Cesar Shoiti Nozu; http://lattes.cnpq.br/4755838697434676; CUNHA, Rosemyriam Ribeiro dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0536970443232460Esta dissertação de mestrado objetiva realizar uma análise sobre a formação de professores do Campo, em relação às práticas inclusivas para estudantes com deficiência. O interesse por esta temática surgiu a partir do questionamento sobre a formação docente e as estratégias de trabalho dos professores da Rede Municipal de Ensino do Campo, no município de Paranaguá, no Estado do Paraná, quanto a Educação Inclusiva. Para construção dos dados da pesquisa, além da pesquisa bibliográfica, realizamos uma pesquisa de campo, convidando os docentes de sete Escolas do Campo (das colônias) para responder um questionário no Google Forms e depois participar de sessões reflexivas sobre a temática, tratando-se então de uma pesquisa qualitativa. Para esta etapa da pesquisa submetemos o projeto à avaliação do Comitê de Ética e Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), o qual foi aprovado pelo CEP/UNESPAR, através do parecer consubstanciado nº 4.698.833. A média de presenças das sessões foi de 32,83 docentes (soma do total de presentes de cada encontro dividido pelo total de encontros), todas mulheres. Com este grupo, realizamos cinco sessões remotas em razão da pandemia do Covid-19, além de uma presencial. Utilizamos a metodologia da Pesquisa Colaborativa de Ibiapina (2008) que prevê sessões reflexivas entre pesquisadores e docentes das escolas citadas. Os dados obtidos por meio das falas das professoras foram analisados segundo os passos da análise de conteúdo de Bardin (2016) e possibilitaram o levantamento de dois eixos temáticos: Os desafios da inclusão na Educação do Campo e Educação Inclusiva e Práticas Inclusivas no cotidiano escolar. As docentes das sete Escolas do Campo do município de Paranaguá participaram das sessões reflexivas, objetivando aprender e construir conhecimentos a respeito da Inclusão como: plano de ensino adaptado para as condições dos estudantes com deficiência; uso de material concreto e adaptado para a realidade do estudante com deficiência e de sua turma. Como produto educacional, elaboramos um Caderno Pedagógico, apresentando um Curso de Formação de Docentes do Campo. As propostas partiram das discussões levantadas com os professores mediadores. Desta forma, pretende-se, com este produto, oferecer um curso de formação de docentes na área da Educação Inclusiva e suas diferentes especificidades para o atendimento do público-alvo da Educação Especial, em Escolas do Campo.Item CONTE-ME SUA HISTÓRIA: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTÁRIO COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO(Universidade Estadual do Paraná, 17/12/2020) SILVA, Eduardo Antonio Ramos; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; http://lattes.cnpq.br/4527159431649347; WOSNIAK, Cristiane do Rocio; http://lattes.cnpq.br/8707636250586166; BAGGIO, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433; KRUGER, Cauê; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Essa dissertação é o resultado de aproximadamente três anos de experiências trocadas com jovens do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, denominada Escola Estadual Sagrada Família. Essas experiências foram potencializadoras da realização de uma pesquisa artísticaprocessual, cujo resultado foi a produção dessa escrita acadêmica, assim como a realização de um filme documentário. Os seis jovens estudantes na época foram selecionados a partir de suas histórias de vida –, proposta metodológica tomada de empréstimo das ciências sociais e aplicada em sala de aula –, que foram relatadas em uma carta escrita por alguns no começo de 2018 e por outros no começo de 2019. Essas cartas, portanto, constituíram-se como o ponta pé inicial dos desígnios assumidos posteriormente, visto que despertaram em mim um sentimento de empatia. Meus interesses principais com a pesquisa se moveram entre dois polos: o primeiro deles era entender as idiossincrasias de cada um desses estudantes e que por meio desse projeto eles (as) pudessem se expressar de uma maneira mais espontânea, ou seja, nos limites das dificuldades práticas dessa proposta, falassem com um grau de interferência menor do que o convencional; e o segundo propósito era experienciar aquilo que se passaria “em torno da câmera” (ROUCH, 1961), tornando esses estudantes também companheiros (as) no processo de realização. Para alcançar os objetivos propostos dialoguei com as teorias do campo temático do cinema documental em suas interfaces com as ciências sociais, a história, a educação e as artes, pois o cinema aqui é tratado como linguagem artística (SUPPIA, 2015, p. 118). Esses diálogos e/ou discussões teóricas se sucedem, principalmente, nos três primeiros capítulos da dissertação, enquanto no quarto capítulo me ocupo do tratamento de questões referentes às especificidades da criação do documentário, incluindo as imprevisibilidades do processo. Considero, no entanto, que embora no quarto capítulo eu descreva e avalie a sua realização, é fundamental o visionamento do resultado, o filme propriamente dito, para cotejá-lo com os relatos do processo, tendo em vista que eles se complementam no curso dos eventos. Esses encaminhamentos podem facilitar o entendimento do leitor e espectador no que tange a relação estética e ética estabelecida entre aquele que propôs o projeto (eu/professor) e aqueles que o aceitaram (eles e elas/estudantes), visto que foi após a conclusão dessas duas etapas que avaliei criticamente sua realização e busquei deixar vestígios de reflexão e reflexividade (COESSENS, 2014, p. 02).Item Estresse visual associado à dificuldade de leitura: contribuições à formação docente.(Universidade Estadual do Paraná, 20/09/2022) ALDA, Érica Jamal da Silva; HUMMEL, Eromi Izabel; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; http://lattes.cnpq.br/4645830987850009; HUMMEL, Eromi Izabel; http://lattes.cnpq.br/0729013084742634; Eliane Paganini da Silva; http://lattes.cnpq.br/5103036346581478; Gilmar de Carvalho Cruz; http://lattes.cnpq.br/2305518769010186; Ana Carla Oliveira Garcia; http://lattes.cnpq.br/2065933643890848A pesquisa se propôs a identificar a compreensão dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a respeito do estresse visual a fim de nortear a elaboração de um material educativo que promova conhecimentos aos professores do município de Londrina-Paraná, acerca da temática. A presente pesquisa foi realizada em três etapas: 1) Levantamento bibliográfico com o intuito de definir as características do estresse visual; 2) Identificação do conhecimento a respeito do tema por meio de questionário enviado aos professores que atuam em sala de Recursos professores do município de Londrina-Paraná; 3) Produção de um E-Book com conteúdos de informação sobre o estresse visual (síndrome de Irlen), o material contém instruções para uma possível identificação e orientações sobre a intervenção com esses alunos. Para responder aos objetivos da pesquisa adotou-se a pesquisa bibliográfica, de campo com caráter descritivo. Para o desenvolvimento do material foi relevante a contribuição dos professores das salas de recursos multifuncionais. Esse material tem por objetivo apoiar o trabalho pedagógico, permitindo que o professor especializado e o professor de sala de aula comum, por meio do ensino colaborativo, realizem os encaminhamentos e as intervenções necessárias para o aluno que apresenta os sintomas e características do estresse visual.Item Sociedade e imprensa: representações de beleza de mulher no jornal Folha do Norte do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2015/10/15) SKURA, Ivania; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; http://lattes.cnpq.br/6663293423459196; http://lattes.cnpq.br/5907385689545455; PÁTARO, Cristina Satiê de Oliveira; MEZZOMO, Frank Antonio; ALVES, Fábio Lopes; BELLINI, Luiza MartaEsta investigação busca analisar representações que evocam relações entre mulher e beleza, evidenciando sentidos e interpretações surgidas do material empírico, a coluna Folha Feminina do Jornal Folha do Norte do Paraná, especificamente no período que compreende os anos de 1962, 1963 e 1964. Visou-se identificar, neste espaço, representações nos discursos jornalísticos que permearam as noções de feminilidades vigentes na década de 1960, em um recorte que abarca reportagens nas quais o tema da beleza, categoria mais representativa dentre o corpus, fez-se presente. No jornal Folha do Norte do Paraná, meio de comunicação comercial que circulou na região entre os anos de 1962 e 1979, cuja posse era da Igreja Católica, diocese de Maringá/PR, a coluna feminina é a única seção que fala explícita e diretamente com as mulheres. Ao olhar para as representações de beleza de mulher, fez-se uso da análise de conteúdo como procedimento metodológico para investigar essas comunicações. Notamos, nesse período, discursos que produzem sentidos estereotipados de gênero, que regem normas e condutas consideradas como adequadas para o público feminino, mas também ficou evidente que há, em tais materializações, pequenas pistas de fissuras no padrão uniformizador. Observando as relações de poder presentes nas condições de produção dessas mensagens, que envolvem duas instituições de destaque (a Imprensa e a Igreja Católica), compreendemos a referida mídia impressa regional como fonte de pesquisa histórica, de modo que a mesma evidencia valores, noções e modelos sociais que permitem enxergar como representações polifônicas de mulheres, que perpassavam o imaginário social no estado do Paraná à época, participaram na construção de uma cultura de (des)igualdade de gênero nos veículos de comunicação.Item A dimensão intertextual na poesia de Paulo Leminski: um estudo comparativo.(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/01) JESUS, Bruna Kely de; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; http://lattes.cnpq.br/6419475396408604; http://lattes.cnpq.br/8947533551216210; FERNANDES, Mônica Luiza Socio; MENON, Maurício César; COQUEIRO, Wilma dos SantosAs relações intertextuais presentes nos poemas de Paulo Leminski são o foco desta pesquisa, que por sua vez, é de caráter bibliográfico e é caracterizado como um estudo comparativo, que se vale desse método como um meio e não um fim. Com base na literatura comparada, como disciplina que compreende a comparação de uma literatura com outras esferas da expressão humana, integraremos conteúdos e aspectos filosóficos, conhecimentos específicos da música e das artes visuais, história, linguística, teoria literária e da sociologia, não utilizando tais disciplinas apenas como conceitos, mas como articuladoras de um olhar interdisciplinar para o objeto, nesse caso o poema, para além das fronteiras das palavras. Buscamos entender como a relação entre literatura e outras áreas do conhecimento, a saber: pintura e música, pode contribuir, por meio da leitura intertextual, para a ampliação das possibilidades interpretativas da linguagem poética e para a formação humana (intelectual, social e cultural). Serão fundamentais para a pesquisa os estudos de Bosi (2000), Candido (2006), Paz (1982) e Pound (1991/2003), sobre a poesia; Souriau (1983) sobre A Correspondência das Artes; Oliveira (2002), sobre a relação entre literatura e música e Carvalhal (2003/2006) sobre literatura comparada. Utilizaremos também os postulados de Manguel (2001) sobre a leitura de imagens e Beckett (1997) sobre a história da pintura. Os estudos de Horta (1984) e Bennet (1986) são basilares no tocante aos conceitos da música, bem como as discussões de Bakhtin (2011) acerca das noções de intertextualidade.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.