Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR
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As primeiras dissertações de mestrado foram defendidas na UNESPAR em 2015. Desde então, cada Programa de Pós-Graduação vinha hospedando os trabalhos em seu próprio site. Chegou a hora de a UNESPAR centralizar e coordenar a produção acadêmica dos Programas neste espaço. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESPAR permite acesso coordenado e centralizado a essa produção, com mecanismos de busca e dados organizados. Em breve os trabalhos estarão acessíveis. No momento, o conteúdo eventualmente encontrado nesta página está disponível em caráter de teste.
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Item SOBRETUDO: DISCURSO, IMAGINÁRIO E FIGURINO EM A BELA DA TARDE, DE LUIS BUÑUEL(Universidade Estadual do Paraná, 10/12/2020) SAUTHIER, Helio Ricardo; VASCONCELOS, Beatriz Ávila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; http://lattes.cnpq.br/1814623528566340; VASCONCELOS, Beatriz Avila; http://lattes.cnpq.br/3794997653941862; SILVA, Amábilis de Jesus da; http://lattes.cnpq.br/7668645752206910; FISCHER, Sandra; http://lattes.cnpq.br/0161776649502273O objeto de estudo desta pesquisa centra atenção na visualidade da personagem Séverine em A Bela da Tarde (Belle de Jour, 1967), filme dirigido pelo cineasta espanhol Luis Buñuel e com figurinos criados pelo estilista francês Yves Saint Laurent. A leitura em perspectiva discursiva foi realizada com foco no figurino dessa personagem icônica, para discutir tal visualidade enquanto um discurso que atualiza representações da mulher casta e da mulher profana na iconografia da história da arte ocidental. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como do tipo descritiva, na qual trago como referência concepções de discurso desenvolvidas na perspectiva da Análise de Discurso Francesa (AD), especialmente num viés foucaultiano, no sentido de investigar a memória discursiva e a intericonicidade materializadas em Séverine e que compõem seus sentidos. Também lanço mão do método para análise fílmica fundamentado em fotogramas e do cruzamento de imagens da história da arte ocidental, para evidenciar as formações discursivas, a memória discursiva e a intericonicidade que inscrevem formações imaginárias no corpo da mulher e interagem no processo de (re)-produção de identidades. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a visualidade de Séverine remonta a um longo processo de construção icônica advinda especialmente do Classicismo e do Renascimento e que foi amplamente explorada pelos campos discursivos do cinema e da moda, influenciando as formações imaginárias e identitárias que costuram o sujeito pós-moderno à estrutura social e às formas pelas quais somos representados ou interpretados nos sistemas culturais.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM A METODOLOGIA WEBQUEST(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/4001697517934880; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DOS SANTOS, José Carlos; JUNIOR, João Batista Bottentuit; BALLER, LeandroO rápido crescimento do acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos no ambiente escolar, tornado uma alternativa importante para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é por meio de uma investigação descritiva-exploratória avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, de cinco escolas de diferentes cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída pela aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey; desenvolvimento e aplicação da WebQuest e, por fim, observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente escolar. Os dados foram apreciados a partir da análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla, de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação a utilização das tecnologias para aprendizagem, conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.Item Reflexões e reflexos: trabalho, juventude e aprendizagem. Uma análise a partir do Programa Adolescente Aprendiz do Centro de Educação Santa Rita do Município de Campo Mourão, de 2005 a 2015(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) NEVES, Vera Lucia; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; http://lattes.cnpq.br/8401584703814689; http://lattes.cnpq.br/8045424091702169; http://lattes.cnpq.br/0564793730440880; LEONELLO, João Carlos; LOPES, Janete Leige; SUGHIRIRO, Vera Lucia Tieko; PATARO, Cristina Satiê de OliveiraO trabalho se configura como categoria fundante do ser social. O homem se humaniza a partir da relação que estabelece com a natureza e com os outros seres humanos no processo de satisfação de suas necessidades materiais e constrói sua história a partir dos processos sociais de produção. No decorrer do tempo histórico, este sentido ontológico do trabalho dá lugar, no modo de produção capitalista, ao emprego, caracterizado pela compra e venda da força de trabalho, que culmina na denominada sociedade do salário. Os conhecimentos acumulados neste processo histórico são repassados através das gerações pela interação social. A juventude absorve o que foi construído por processos educativos formais e não-formais e pode recriar o ser social com sua intervenção. No entanto o conceito de juventude tem diferentes representações, é construído social e culturalmente e deve ser compreendido como uma categoria não estática, em constante construção, que tem diferentes significados no tempo e nas culturas. Dentre os diversos olhares que concebem o termo, há os que veem o segmento na perspectiva de grupo social envolvido em problemas ou aqueles que o percebe como um ator estratégico do desenvolvimento. A partir dos anos 2000 inicia-se um movimento de reconhecimento da juventude como protagonista e cidadã, como um segmento que necessita de ações e projetos que possam atender suas demandas e interesses. As ações ligadas à educação e ao emprego pautam os Programas voltados ao público jovem, que é definido a partir de recortes etários. O público compreendido entre 14 e 24 anos é alvo do Programa Jovem Aprendiz, que objetiva a inserção no mercado de trabalho formal, oportunizando que os jovens estabeleçam relações sociais e possam vislumbrar possibilidades futuras de permanência no espaço ocupacional. O presente estudo visa a analisar os aspectos relativos à inserção e permanência de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz desenvolvido pelo Centro de Educação Santa Rita, do Município de Campo Mourão, no período compreendido entre os anos 2005 a 2015, podendo subsidiar análises que possibilitem futuras intervenções para o segmento. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base nos dados disponíveis na Instituição e com a utilização de questionários aplicados junto às Empresas contratantes e os jovens egressos do Programa de Aprendizagem. Os resultados apontam que participar do Programa de Aprendizagem contribui para a inserção e permanência de alguns aprendizes no mercado de trabalho. No período estudado houve efetivação de apenas 41,92% dos jovens nas empresas em que realizaram as atividades práticas. E somente 58% dos jovens egressos estão trabalhando com contrato de trabalho formal.Item Violências de gênero na universidade de música: um olhar para o habitus, colonialidades, experiências e atravessamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-02-27) JACOMETI, Amanda Lourenço; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; http://lattes.cnpq.br/5823392172470254; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780; DOMENICI, Catarina Leite; http://lattes.cnpq.br/0175914492530439; MARCON, Fernanda; http://lattes.cnpq.br/5574911786614860Este trabalho é um estudo sobre as produções de violência de gênero e suas transversalidades dentro de duas universidades públicas de música do Rio de Janeiro (a UNIRIO e a UFRJ), sobretudo as violências que afetam mulheres, travestis, homens trans, pessoas transmasculinas, pessoas não binárias e dissidências de gênero. Tem como objetivo falar sobre diferentes experiências, acreditando que escutá-las é um grande mecanismo para entender as diversidades. Para isso, é necessário compreender como se dão as relações entre gênero e música nessas universidades, que seguem um modelo de ensino europeu conservartorial, e de que forma esses entendimentos do que é música, suas formas de produção e valorização possivelmente influenciam em um notável menor número de mulheres e dissidências em cursos que envolvem criação e virtuosismo em instrumentos. Pretende fazer um breve histórico do ensino de música no Rio de Janeiro, chegando até os dias de hoje, além de uma análise das respostas obtidas através de formulários, mostrando também como as violências de gênero são interseccionalizadas por questões como classe/econômica, raça/etnia, hereditariedade e ocupação de espaços.Item Sistemas de certificação orgânica em produtos vegetais no litoral do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-14) HERMENEGILDO, Wanderley; ROVEDA, Luís Fernando; FIGUEIREDO, Josiane Aparecida Gomes; http://lattes.cnpq.br/4316737388104674; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; http://lattes.cnpq.br/5091928132470157; ROVEDA, Luís Fernando; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; FIGUEIREDO, Josiane Aparecida Gomes; http://lattes.cnpq.br/4316737388104674; MICHELLON, Ednaldo; http://lattes.cnpq.br/2320962799636868O estudo investigou os sistemas de certificação orgânica no litoral do Paraná, destacando que das 78 unidades cadastradas em abril de 2021, 38 eram certificadas por auditoria e 40 pelo sistema participativo. As perguntas foram direcionadas a buscar as principais questões encontradas no sistema de certificação, a qual o produtor participa. Foram obtidas 54 respostas, sendo 28 unidades possuem certificação por auditoria, e 26 pelo sistema participativo. A maioria das unidades certificadas por auditoria é representada pela TECPAR CERT, enquanto a ECOVIDA representa o modelo participativo. Antonina se destaca como o município com o maior número de certificações, impulsionado por estímulos governamentais para produção orgânica. Morretes tem predominância de certificações participativas, enquanto Paranaguá e Guaraqueçaba contam com certificações do PMO em parceria com o IDR. A infraestrutura digital robusta do sistema de auditoria contrasta com a limitada conectividade do sistema participativo. No contexto da certificação orgânica, as diferenças entre os sistemas incluem o processo de certificação, custos, comercialização e retenção de valores por cooperativas e associações. Ambos os sistemas permitem a venda direta, incentivando preços até 30% superiores ao tabelado. A pesquisa destacou a necessidade de melhorias na infraestrutura viária e acesso à internet, além de desafios relacionados ao saneamento básico nas áreas rurais. O estudo sugere intervenções, que incluem melhorias e incentivo à participação em programas de ATER, facilitação do acesso a insumos orgânicos e promoção da conscientização sobre práticas sustentáveis. Essas recomendações fornecem diretrizes práticas para políticas e programas destinados a promover a produção orgânica sustentável na região litorânea do Paraná.Item A perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-27) FERREIRA, Maria Lúcia; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; http://lattes.cnpq.br/6117032689916007; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; FERNANDES, Heloísa; http://lattes.cnpq.br/6840055284315113; OLIVEIRA NETO, José Francisco de; http://lattes.cnpq.br/6389922147584969A maior parte do oceano (59%) está experimentando um impacto cumulativo crescente, devido às mudanças climáticas, à pesca, à poluição e ao transporte marítimo. Nesse contexto, a Década dos Oceanos surgiu com o objetivo de conscientizar a população de modo geral sobre a importância do oceano e a nossa relação com ele. Além disso, estima-se que 25% dos manguezais brasileiros já tenham sido destruídos, tendo a aquicultura, poluição e a especulação imobiliária como suas principais causas. Paranaguá, localizada no litoral do Paraná, é privilegiada por possuir grandes áreas de manguezais consideradas bem preservadas, apesar dessas áreas já terem apresentado sinais de degradação pelo processo de desenvolvimento industrial e urbano ao longo do tempo, estimulada pela ocupação urbana e atividade portuária da cidade. Estudos recentes em 22 bosques de manguezais em Paranaguá, 21 apresentaram algum grau de antropização no seu interior e arredores e 475 pontos apresentaram pressão antrópica, principalmente em relação a “lixo domiciliar”, efluentes domésticos sem tratamento e entulhos de restos de material de construção. Considerando este panorama, faz-se necessário conhecer a perspectiva ambiental dos estudantes do ensino básico de Paranaguá (PR) sobre o ecossistema manguezal e seus impactos. Para isso, o presente estudo foi desenvolvido em dois capítulos. No primeiro, o objetivo foi conhecer a percepção ambiental dos alunos do ensino básico do município sobre o ecossistema manguezal, considerando o panorama das características regionais de manguezal da região, através da aplicação de dois questionários semi estruturados, elaborados levando-se em conta os objetivos propostos pela ONU, almejando o embasamento científico teórico para a criação de ações e práticas de educação ambiental. Já no segundo capítulo desenvolveu-se um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes do município sobre os manguezais e sua importância e impactos, destacando se existem lacunas de conhecimento sobre o ecossistema, com enfoque na presença de resíduos sólidos neste ambiente, elencado como um dos principais problemas neste ecossistema. Com os resultados obtidos observou-se que os estudantes apresentam uma percepção bem ambientalista, porém com certa carência de informações sobre aspectos biológicos e físicos do ecossistema. Além disso, foi observado que grande parte dos estudantes conhecem as consequências causadas pelo impacto humano, porém, demonstraram carência de informações em alguns aspectos ecológicos. Desta forma, se mostra necessário a implementação de metodologias voltadas para o desenvolvimento de ações voltadas para a criação de uma cultura oceânica nos currículos da formação básica de ensino, com o auxílio de projetos extensionistas oferecidos pelas universidades, órgãos e secretarias governamentais e terceiro setor que contribuam na formação dos valores ambientais e sociais dos alunos como cidadãos. Para tornar o conteúdo mais acessível, a arte pode ser utilizada como aliada, desde que bem concebida por grupo multidisciplinar, já que é capaz de sensibilizar e materializar sentimentos e emoções.Item Hortas comunitárias urbanas e famílias em vulnerabilidades no município de Sarandi/PR: implicações econômicas, sociais e ambientais(Universidade Estadual do Paraná, 2023-05-12) SILVA, Francisca Maria da; ANACLET0, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/4653955366008723; Adilson Anacleto; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; Priscila Luciene Santos de Lima; http://lattes.cnpq.br/7325012453913306; Alessandro Vinicios Schneider; http://lattes.cnpq.br/9752568267069455; Andréa Machado Groff; http://lattes.cnpq.br/0653768219721678A Insegurança Alimentar e Nutricional no Brasil e no Mundo é um problema crônico, porque milhares de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica não tem acesso a alimentos saudáveis e nutritivos. As hortas comunitárias em áreas urbanas se tornam uma importante alternativa para essa questão, pois oferecem acesso de baixo custo e alimentos saudáveis, promovendo um bem-estar social e coletivo diante da interação entre os horticultores. A pesquisa tem caráter exploratória descritiva quantitativa e qualitativa e como objetivo promover um diagnóstico relativo as famílias empobrecidas envolvidas com a produção de hortas comunitárias urbanas no Município de Sarandi-Paraná, avaliando sua perspectiva de sustentabilidade socioeconômica e ambiental no combate à pobreza. Iniciou-se a pesquisa de campo entre o mês de março e outubro de 2022, foi desenvolvida por entrevista técnica e semiestruturada qualitativa e quantitativa. No total, foram entrevistados 59 horticultores e o estudo mostrou que a maioria dos horticultores são de fato classificados como pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quanto ao grupo de produção, a maioria são do sexo masculino, pessoas idosas e casadas, a comercialização das hortaliças se dá nos diversos espaços urbanos, como os comércios locais, as ruas. Com relação ao preço das hortaliças, é considerado justo e satisfatório. A atividade de Agricultura Urbana promove a qualidade de vida dos horticultores e desenvolve a produção de alimentos orgânicos. Para as famílias em vulnerabilidade social, contribui para as transformações sociais e econômicas na comunidade local.Item Percepção da comunidade litorânea do estado do paraná sobre mudanças climáticas(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-19) ZACHARIAS, Maíra; STRINGARI, Danyelle; http://lattes.cnpq.br/6235127981805861; http://lattes.cnpq.br/1683215301242057; STRINGARI, Danyelle; http://lattes.cnpq.br/6235127981805861; LEMES, Sandro Valdecir Deretti; http://lattes.cnpq.br/1764024633455172; LABIAK JUNIOR, Silvestre; http://lattes.cnpq.br/5739819800762533O assunto “Mudanças Climáticas” vem sendo muito discutido atualmente, esse desequilíbrio climático é provocado em sua maior parte, pela queima exacerbada de combustíveis fósseis, utilizados principalmente nas indústrias. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborou o objetivo 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, para conscientizar e mobilizar a população em todo o mundo sobre a sua importância, que neste estudo foi aplicado aos sete municípios do litoral paranaense: Paranaguá, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. O objetivo principal desta pesquisa foi estruturar a percepção da população do Litoral do Paraná sobre mudanças climáticas. Para analisar a percepção do grupo em estudo, foi utilizado um questionário pré-estabelecido por IWAMA (2014), com base no levantamento/survey e na análise quantitativa. O questionário é constituído de questões fechadas e foi aplicado à população por meio do método de conveniência ou acessibilidade, após a aprovação do Comitê de Ética. O questionário passou ainda por uma validação de experts e um teste de validação do instrumento. Os respondentes foram abordados por meio da internet, utilizando a plataforma Google Forms. No total foram entrevistadas 395 pessoas, estando de acordo com o número mínimo amostral para as análises (384). Paranaguá foi o município que mais teve respostas (76%), seguido de Pontal do Paraná (14,18%), Matinhos e Guaraqueçaba (10,38%), 8,61% de Morretes (8,61%), Guaratuba (8,10%) e Antonina (7,69%), sendo a sua maioria do gênero feminino (62,03%). Mais de 90% das pessoas responderam que já tinham ouvido falar sobre as mudanças climáticas e ambientais, ao relacionar esta questão ao perfil dos entrevistados pode-se verificar que os entrevistados com nível superior e com renda igual ou superior a 5 salários mínimos, favoreciam as respostas sobre já terem ouvido falar de mudanças climáticas, já de modo inversamente proporcional, há um indicativo de que a baixa escolaridade e renda dos entrevistados favoreciam respostas negativas sobre ouvir a expressão mudanças climáticas. Além disso, em relação à percepção de problemas ambientais, os resultados demonstram que sua relação é de nível moderado, significativo e positivo com 4 das 5 dimensões da escala de traços de personalidade, onde: 1) extroversão r=0.320; p<0,001); 2) conscenciosidade (r=0.411; p<0,001); 3) amabilidade (r=0.370; p<0,001); e 4) abertura (r=0.304; p<0,001). Sendo assim, quanto mais o indivíduo manifesta características destes 4 traços de personalidade, mais perceberá os problemas ambientais. Os resultados desta pesquisa permitem possíveis avanços nas abordagens teóricas e metodológicas ligadas ao tema das Mudanças Climáticas e como a sociedade age diante dos riscos a que está exposta, buscando também contribuir para uma interface com as políticas públicas.Item Walking: Implicações do conceito no processo de digitação de uma obra ao violão(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-30) LONER, Raquel Turra; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; http://lattes.cnpq.br/2189145933984383; ALÍPIO, Alisson; http://lattes.cnpq.br/9279082278320395; MADEIRA, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7682010729445034; SCARDUELLI, Fabio; http://lattes.cnpq.br/5068745211460296O Walking é um comportamento de mão esquerda ao violão inicialmente observado por Frank Koonce (1997). Loner e Alípio (2020) o consideram um ideal motor de execução ao violão que possibilita a realização de um ideal sonoro, estando relacionado, portanto, à fluência mecânica e sonora de uma execução. Ele pode ser definido como a sucessão dos movimentos de mão esquerda que possibilitam a sustentação do som entre as notas, ou seja, como uma sucessão de intenções. A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do Walking no processo de digitação de uma obra ao violão, visando contribuir para o aprofundamento das discussões teóricas acerca da técnica violonística e favorecer a aplicação sistemática do Walking, propiciando, assim, uma maior eficácia no cumprimento dos ideais de fluência de uma execução. Esta investigação foi fundamentada pela Teoria da Digitação (2014), de Alisson Alípio, na qual os procedimentos metodológicos necessários ao processo digitacional foram sistematizados em um cenário digitacional. Estabelecemos relações entre o Walking e as etapas metodológicas previstas no cenário digitacional e constatamos que o conceito se relaciona de diferentes formas e em diferentes graus com as instâncias que o constituem. Dentre estas, a que mais diretamente é influenciada pelos preceitos do Walking é a etapa relativa ao levantamento dos expedientes técnicos que viabilizam a execução. A investigação acerca das implicações do Walking nesta etapa baseou-se na premissa segundo a qual, no que se refere à ação de mão esquerda ao violão, “o todo não é igual à soma das suas partes” (DERGAL, 2020) — ou seja, a aplicação do Walking não equivale à realização sequencial dos expedientes técnicos de sustentação do som que o constituem — assim como nas proposições de Meinel (1977) acerca da qualidade do movimento na prática esportiva, as quais contribuíram para a concepção de uma técnica de mão esquerda ao violão baseada na combinação fluida de intenções.Item Ecoturismo e o desenvolvimento sustentável no município de Morretes-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-03) ROSA, Alexandre César; LEMES, Sandro Valdecir Deretti; http://lattes.cnpq.br/1764024633455172; http://lattes.cnpq.br/5909397154014814; LEMES, Sandro Valdecir Deretti; http://lattes.cnpq.br/1764024633455172; VEIGA, Claudimar Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8239776856549739; ABRAHÃO, Cinthia Maria de Sena; http://lattes.cnpq.br/2369333680147548; SCHEUER, Luciane; http://lattes.cnpq.br/0510063139083117Este estudo teve como objetivo investigar os fatores socioeconômicos ambientais que contribuem para a formação da perspectiva atual sobre a sustentabilidade da atividade de ecoturismo da localidade “sede” da cidade de Morretes-Pr. O trabalho divide-se em três capítulos. O primeiro capítulo examinou o histórico do ecoturismo e do desenvolvimento sustentável no em seus contextos mundial, no litoral do Paraná e no município de Morretes-Pr. Como método foi utilizado uma revisão bibliográfica levantando informações sobre as condições em que o ecoturismo se desenvolveu no mundo e na região estudada, seus principais atores e fluxos de demanda por serviços e investimentos, ocorridos em um horizonte de 20 anos. Este capítulo encerra-se com a apresentação do problema da pesquisa, justificativa, objetivo geral e objetivos específicos e hipóteses da pesquisa. No segundo capítulo foi apresentado uma revisão sistemática utilizando alguns dos documentos levantados na pesquisa bibliográfica realizada para obtenção dos dados secundários. Nessa revisão foi realizada uma análise comparativa do contexto mundial e brasileiro do ecoturismo, onde dados extraídos de artigos científicos sobre o tema foram transcritos para documento apropriado para análise textual através do software IRAMUTEC (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), programa este que realiza as análises Fatorial Confirmatória (AFC); Classificação Hierárquica Descendente (CHD), a Análise de Similitude e uma Nuvem de Palavras, procedimentos esses necessários para a apresentação do estado da arte em ambos os cenários. Destaque-se que na pesquisa bibliográfica realizada sobre o tema não foram identificados outros estudos utilizando estas ferramentas, ensejando a produção dessas informações na pesquisa. No terceiro capítulo foram apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa, incluindo os métodos de obtenção dos dados primários (amostra e aplicação do questionário) utilizados nos testes estatísticos inferenciais e descritivos realizados, assim como a metodologia de adaptação da ferramenta de análise de sustentabilidade denominada “Sistema de Indicadores de Sustentabilidade de Turismo” (HANAI, 2009), através da qual foi utilizada para avaliar o nível de sustentabilidade da atividade na região. Por fim, foram apresentados os resultados da pesquisa, os quais apontaram para um nível global de sustentabilidade compreendido entre o neutro (18 indicadores) e a sustentabilidade parcial (11 indicadores), na escala de classificação de sustentabilidade apresentada na pesquisa, sendo observado também, através do teste de variância utilizando o cálculo da ANOVA a um fator, que o grupo representado pelos governantes apresentou em três das seis dimensões uma diferença significativamente relevante nas suas respostas, representados por um p-valor<0,05, quando comparados com os outros dois grupos avaliados (sociedade civil e gestores governamentais e de instituições ligadas ao ecoturismo).Item Moacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e Maestro(Universidade Estadual do Paraná, 2023-07-07) GOMES, Fábio Lima Marinho; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; http://lattes.cnpq.br/0467054601986899; POLETTO, Fabio Guilherme; http://lattes.cnpq.br/2097889787004162; TINÉ, Paulo José de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/3115574393562084; OLIVEIRA, Allan de Paula; http://lattes.cnpq.br/5506766415099780Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.Item Efeitos de Saccharomices cerevisae e Mananoligossacarídeo na dieta de alevinos de Tilápia Rosa (Oreochromis sp.) linhagem Saint-Peter(Universidade Estadual do Paraná, 2023-12-06) SCHLOTTAG, Bianca Bueno; ROVEDA, Luís Fernando; SCHWARZ, Kátia Kalko; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; http://lattes.cnpq.br/9058321547891129; ROVEDA, Luís Fernando; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; SCHWARZ, Kátia Kalko; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; SILVA, Ubiratã de Assis Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/3784298086238318No cultivo da tilápia, espécie de peixe com maior produção no Brasil, a substituição de antibióticos por aditivos probióticos vem se tornando mais comum, propiciando maior sustentabilidade para a atividade. Assim, o objetivo foi avaliar a inclusão de probiótico, prebiótico e simbiótico em rações para alevinos de tilápia rosa (Oreochromissp.) (10,12±0,50g) num período de 60 dias. Um total de 300 peixes foram distribuídos em 20 tanques (45L cada), com quatro tratamentos e cinco repetições cada, sendo T1: tratamento controle; T2: 0,25% de Saccharomyces cerevisae; T3: 0,25% de mananoligossacarídeo (MOS); e T4: T1+T2. Foram avaliados: peso médio (PM), ganho de peso (GP), consumo da ração (CR), conversão alimentar (CA), peso do peixe (PP) comprimento do peixe (CP); comprimento do intestino (CI) e taxa de sobrevivência (SOB). Na análise considerando os valores das pesagens quinzenais foram superiores para PM, CR e GP apenas após o tempo de tratamento de 60 dias, demonstrando que este é o tempo ideal de experimentação. O consumo da ração e taxa de sobrevivência não diferenciaram entre os tratamentos, enquanto o tratamento com MOS teve peso médio e ganho de peso superiores ao simbiótico, este teve pior valor para conversão alimentar. Não foram observadas diferenças significativas para PM, CR, CA, SOB e CI aos 60 dias, porém a utilização de MOS influenciou o GP, PP e CP. Para uma melhor compreensão da ação destes aditivos no trato digestivo recomenda-se a realização da histologia intestinal para análise das vilosidades e células imunes.Item Comunidades caiçaras em áreas de preservação permanente: implicações socioculturais e os direitos ambientais.(Universidade Estadual do Paraná, 2023-12-06) MICHALISZYN FILHO, Luiz Antônio; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/9780401679800588; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; http://lattes.cnpq.br/9752568267069455; SCHEUER, Luciane; http://lattes.cnpq.br/0510063139083117O processo de colonização do litoral do Paraná foi caracterizado pela mistura racial de europeus, negros com as tribos indígenas, surgindo às comunidades caiçaras, que praticam a agricultura de subsistência, pesca artesanal e extrativismo vegetal. Ocorreu que significativa parte dessa região litorânea foi transformada em áreas de preservação ambiental o que afetou a forma de viver nessas comunidades. Diante do exposto, objetivando promover um diagnóstico sobre a percepção neste novo cenário, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva junto a 5 famílias consideradas líderes em suas comunidades e residentes no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. O estudo revelou que os moradores não foram consultados para a criação do parque, foram relatadas dificuldades no extrativismo e a coibição enérgica pelas instituições de fiscalização ambiental quando do abate de pequenos animais silvestres para consumo familiar. Conclui-se que apesar dos moradores possuírem os direitos assegurados por constituição quanto ao uso dos recursos naturais, as comunidades tradicionais na região não tiveram seus processos de reconhecimento iniciados. Assim, o estado que deveria ser democrático, não cumpre a sua função e impõe as comunidades socialmente vulneráveis maiores dificuldades de sobrevivência, acelera o definhamento dessas comunidades com relevância histórica e cultural no litoral Brasileiro.Item Inovação tecnológica no processo de tingimento com corantes naturais em couros de tilápia, robalo e linguado(Universidade Estadual do Paraná, 2023-12-14) SUAVE, Larissa Lorraine Lima Alves; SCHWARZ, Kátia Kalko; ROVEDA, Luís Fernando; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; http://lattes.cnpq.br/4375348527608415; SCHWARZ, Kátia Kalko; http://lattes.cnpq.br/5826818769951915; ROVEDA, Luís Fernando; http://lattes.cnpq.br/6039857578906685; GUILHERME, Pablo Damian Borges; http://lattes.cnpq.br/2689507681780757; BARRIVIERA, Valéria Rossetto; http://lattes.cnpq.br/0864622140088580O processo de curtimento para transformação da pele de peixe em couro, motiva o desenvolvimento de um produto com valor agregado, sendo uma alternativa sustentável que contribui para o bem social, econômico e ambiental. Este trabalho teve como objetivo avaliar a resistência física de couros de tilápia, linguados partes preta e branca e robalos tingidos com corantes naturais. Para isso, o estudo foi realizado em duas etapas: a primeira foi a de transformação da pele de peixe em couro no curtume comunitário de couros de peixes no PROVOPAR de Pontal do Paraná/PR, e a segunda, os testes físicos e mecânicos da resistência à tração (N/mm²), alongamento (%) e rasgamento progressivo (N/mm) dos couros de peixes, realizados no Laboratório Multidisciplinar de Estudos Animais da Unespar campus Paranaguá. As espécies utilizadas neste trabalho foram: tilápia (Oreochromis niloticus), robalos (Centropomus undecimalis) e linguados (Paralichthys spp.) - partes preta (axial) e branca (abaxial)(n=144). Os corantes empregados foram: açafrão, urucum e tingimento natural. Os corpos de prova para os testes físicos e mecânicos foram retirados no sentido transversal e longitudinal. Todos os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANOVA). Através dos resultados, constatou-se que conforme o valor da espessura aumenta nas diferentes espécies de peixe, os corpos de prova apresentam rupturas diferenciadas, atingindo menor altura durante o estiramento e exigindo maior força aplicada (N). Houve efeito nos couros quando comparados os parâmetros de espécie e sentido de corpo de prova, conferindo maior resistência à tração (18,91N/mm²) no sentido transversal e maior alongamento (74,19%) no sentido longitudinal; e melhor desempenho físico na espécie de robalo. Os couros tingidos com corantes naturais apresentaram maior espessura (mm), maior força máxima (N) aplicada e melhor desempenho para o rasgo (N/mm) nos testes de resistência ao rasgamento progressivo, conferindo couros de qualidade que podem ser empregados para confecção de cabedais de moda e até materiais esportivos.Item Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural na Microbacia do Rio Lajeado de Marilândia do Sul: entre a utopia e a realidade(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/11) SILVA, Roseli Ribeiro da; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/6759813445663546; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; SHENEIDER, Alessandro Vinicios; GROFF, Andréa Machado; LIMA, Priscila Luciene Santos deA emergente condição social e ambiental, devido à exploração inadequada dos recursos naturais, constitui um sério problema. Nas áreas rurais do Estado do Paraná, também é possível observar essa tendência. Visando reduzir essa condição, o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias representa uma alternativa para recuperar e manter a capacidade reprodutiva dos recursos naturais. Diante disso, esta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, buscou obter um diagnóstico das famílias que foram inseridas no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado no município de Marilândia do Sul. Assim, a pesquisa investigou se as políticas públicas presentes e implantadas pelo Programa foram capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável e a redução das assimetrias sociais. Para conhecer a realidade na comunidade rural, foram realizadas entrevistas com o apoio de um roteiro previamente elaborado com os vinte e sete agricultores inseridos no Programa. Os resultados indicam que, na conjuntura atual, os agricultores enfrentam grandes desafios para executar as atividades agrícolas na Microbacia. Também percebeu-se uma fragilidade no tocante a implantação das políticas públicas presentes no Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia do Rio Lajeado, que não possibilitou a redução das assimetrias sociais, todavia, a aproximação com os agricultores e as ações realizadas pelo Programa na comunidade permitiu a reflexão sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente entre os participantes. As considerações finais apresentam que, apesar da inserção na comunidade, as políticas públicas ainda são utópicas e que precisa de melhor planejamento e efetivação para o enfrentamento das desigualdades sociais na promoção do desenvolvimento rural sustentável para, assim, reduzir a pobreza presente nas comunidades mais vulneráveis que ainda resistem e sobrevivem no meio ruralItem PERFORMANCE [ESCREVEDOR DE HISTÓRIAS]: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESAPAGAMENTO DA CULTURA AFRO-DIASPÓRICA NA CENA ARTÍSTICA CURITIBANA(Universidade Estadual do Paraná, 2023/05/31) SZYMANSKI, MARCEL LEANDRO; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/4767825044374810; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; DUMAS, ALEXANDRA; http://lattes.cnpq.br/5041254022481817; SOUZA, JULIANNA ROSA DE; http://lattes.cnpq.br/4004929606438427A presente pesquisa tem como objeto de investigação a performance [escrevedor de histórias] – realizada entre os anos de 2016 e 2019, na cidade de Curitiba e em seis Comunidades Remanescentes Quilombolas do Paraná – e as duas publicações que a compõe (desdobramentos em livro), para compreender o lugar ou o não-lugar de narrativas afro-diaspóricas nas artes da cena, especificamente no teatro profissional Curitibano deste período (2016 à 2019), correspondente a um recorte do meu próprio exercício profissional, para identificar como a proposição da performance em questão, ao buscar o aquilombamento como processo artístico, se caracteriza como contribuição para o que chamo de desapagamento da cultura afro-diaspórica na cena artística curitibana, diante do apagamento de suas narrativas. Sob uma análise autoetnográfica, pretende-se realizar um estudo de caso da performance e suas duas publicações para identificar articulações com as contribuições do conceito de Escrevivências, da linguista e escritora brasileira Conceição Evaristo; de Quilombo, da historiadora brasileira Beatriz Nascimento; da Poética da Relação, proposta pelo escritor martinicano Édouard Glissant e da Performance Fugitiva, pensada pelos teóricos americanos da performance negra, Fred Moten e Stefano Harney e – juntamente com o referencial bibliográfico sobre o tema – pensar processos de subjetivação que constituem os processos criativos da negritude e que se inserem como micropolítica frente à história oficial que rege o status quo colonial das artes da cena na cidade de Curitiba.Item CONSTRUINDO OLHARES: PEQUENO GUIA DE AUDIOVISUAL PARA EDUCADORES(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) Machado Junior, Iveraldo C; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/1639458627827952; CAMARGO, Marcos H; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; MENDES, MARIA CRISTINA; http://lattes.cnpq.br/9740175774603031; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780Vivemos em um mundo digital, com um grande fluxo de informações e conhecimentos que circulam na sociedade em rede, e com isso a produção e o consumo de audiovisual passou a fazer parte do nosso cotidiano. Diante disso, como a educação tem lidado com essa realidade? Construindo Olhares é uma proposta pedagógica que versa sobre audiovisual, cujo objetivo foi a produção de uma série de 3 episódios que apresenta uma introdução ao universo do audiovisual voltada a educadores que desejam utilizar essa ferramenta pedagógica em seus processos de ensino e aprendizagem. Navegando através da cibercultura, cinema, educação, a etapa de concepção, desenvolvimento e produção da série, analisa cada um dos episódios a partir de suas temáticas, escolhas estéticas e do processo de realização. Traz ao debate Paulo Freire, Bell Hooks, Pierre Lèvy, Manuel Castells, Marcos Camargo, Solange Stecz, Marília Franco e Cezar Migliorin, além de observar dados da pesquisa TIC Educação 2019, a fim de compreender mais sobre a relação entre educação e o uso de tecnologias da informação e comunicação em sala de aula no Brasil. Para que os educadores possam contribuir na formação dos educandos, é crucial a compreensão dos elementos e técnicas que compõem a linguagem audiovisual, que tem a capacidade de trabalhar habilidades valiosas como a análise crítica, comunicação eficaz e a expressão criativa. Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia e a comunicação têm um papel fundamental em nosso cotidiano, essas habilidades tornam-se fundamentais. Ao propor a experiência do trabalho com audiovisual, os professores possibilitam oportunidades na formação dos estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.Item REFLEXÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA, NO ESPAÇO ESCOLAR, A PARTIR DA PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/06/01) PEREIRA, Miriam Galvan; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/1450804851054407; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; SOUSA, REGINALDO CERQUEIRA; http://lattes.cnpq.br/1720254111592839Esta pesquisa discutiu a aplicação do cinema na educação, tomando a produção audiovisual/documentário como uma possibilidade criativa em sala de aula e traz como problema a pergunta: “em que medida a literatura transformada em documentário, como exercício prático, baseado em temas que podem ser retirados de obras literárias, pode colaborar para que os alunos se apropriem da linguagem cinematográfica?”. Como objetivo geral, investigou-se o processo de produção de documentários, uma vez que os temas selecionados foram objeto de produções individuais ou coletivas, propiciando a relação entre os textos e as relações dos autores em sua comunidade e em suas vidas. A metodologia empregada para atingir os objetivos propostos foi a utilização do audiovisual/documentário em sala de aula e temas retirados de obras da literatura brasileira. A finalidade do cinema e literatura no contexto acadêmico tem se mostrado uma ferramenta eficaz para o ensino. Por meio de filmes e obras literárias, é possível despertar o interesse pelo audiovisual e também pela leitura. Essa abordagem permite uma dinâmica diferenciada com os jovens, além de possibilitar um aprendizado mais significativo e interativo, que se torna mais prazeroso e motivador para o estudante. Uma proposta pedagógica foi elaborada a partir dos resultados positivos obtidos nesse projeto, que principia com os estudantes sendo apresentados às etapas de uma produção cinematográfica, assim como aos processos de produção documental. Para alcançar o proposto, foram apresentadas, aos estudantes do Novo Ensino Médio, 1º anos, no Colégio Estadual Santa Rosa, no Bairro Cajuru, Curitiba/PR,obras para leitura (fragmentos, trechos, contos, crônicas) de autores clássicos e contemporâneos, para a identificação de temas que possam ser transformados em um documentário e que façam sentido no cotidiano, baseando-se nos conhecimentos que adquiriram no decorrer das aulas programadas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, onde colocaram suas experiências, culminando na produção coletiva de um documentário. Teóricos como Bergala (2008), Rancière (2012), Freire (1987), Napolitano (2015), Fresquet (2013), Stecz (2018), Puccini (2009), figuram como marco teórico da pesquisa, auxiliando na compreensão da medida em que o cinema fortalece a educação, pois este traz à educação uma forma de trabalhar as diversidades e os conhecimentos através do uso da coletividade, abrindo uma nova possibilidade de percepção da realidade que cerca os estudantes.