Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Assunto "Deficiência intelectual. Desenvolvimento. Linguagem. Psicologia históricocultural"
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Item LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DOS ASPECTOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SALA DE AULA(Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/25) SILVA, Alini Gontijo da; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7050340290031297; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; Sonia Mari Shima Barroco; http://lattes.cnpq.br/0910185283511592; Carla Salati Almeida Ghirello-Pires; http://lattes.cnpq.br/5690475091243209; Maria Angélica Olivo Francisco Lucas; http://lattes.cnpq.br/3450865697987896Ao longo dos últimos anos, observa-se um aumento expressivo de matrículas de aluno com deficiência intelectual no ensino regular como consequência do movimento de inclusão. Diante desse contexto, o que se verifica, em muitos casos, é a aprovação compulsória desses estudantes sem que a aprendizagem tenha se concretizado de fato, acarretando uma série de outras dificuldades tanto para o aluno quanto para o professor. Assim sendo, a presente dissertação expõe uma pesquisa que objetivou analisar como se dá o processo de apropriação dos conteúdos escolares por meio da linguagem pelo aluno com deficiência intelectual incluso no ensino regular com ênfase no trabalho realizado pelo professor. Sob o aporte da psicologia históricocultural e dos estudos realizados por Vigotski e seus colaboradores, este estudo buscou pontuar o desenvolvimento do psiquismo e os problemas impostos à pessoa com deficiência intelectual para alcançá-lo, tanto quanto poderia, ante às mediações pedagógicas. Para a averiguação do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa em uma escola pública de Ensino Fundamental e Ensino Médio, localizada no Noroeste do Paraná, no ano de 2019, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Na turma, havia 29 alunos matriculados, sendo oito com deficiência intelectual. Dos oito alunos, três frequentavam a Sala de Recursos Multifuncionais. As observações ocorreram nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, História, Matemática e Geografia, com o propósito de analisar como os professores têm usado a linguagem oral e escrita como mediação dos conteúdos a serem apropriados pelos alunos com deficiência intelectual, os quais fazem parte do processo de inclusão escolar. Os dados coletados mostram que muito há de se fazer para que esses alunos se apropriem dos conteúdos científicos: necessidade de metodologia de ensino diferenciada, material didático adaptado e melhores condições de trabalho para o professor chamam atenção. Não se pode, portanto, afirmar que esses alunos não aprendem; do mesmo modo, não se pode afirmar que, em algum momento, esses alunos venham a compreender a linguagem oral e escrita aplicada nas aulas e dar sentido a ela enquanto as adaptações necessárias não forem ofertadas.