Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Assunto "Consciência Histórica, História das Mulheres, Educação Histórica, Livro Didático de História."
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Item CONSCIÊNCIA HISTÓRIA E TEMÁTICA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA(Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/27) PAULA, Larissa Klosowski de; CAMPOI, Isabela Candeloro; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; http://lattes.cnpq.br/4359683635948704; Isabela Candeloro Campoi; http://lattes.cnpq.br/8568342954658223; Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt; http://lattes.cnpq.br/1253046260139699; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336A partir da análise da trajetória da cientificização da história e sua relação com a disciplina escolar, o objetivo da pesquisa foi identificar se os fundamentos do pensamento histórico científico ocorrem nos livros didáticos de história de acordo com as premissas cunhadas pelo historiador alemão Jörn Rüsen, dando ênfase na representação da temática das mulheres no material analisado. Diante desse objetivo, foram selecionadas as três coleções de livros didáticos (modalidade Ensino Médio) mais distribuídas às escolas públicas brasileiras no ano de 2015. Para tanto, como os livros didáticos, para serem avaliados e catalogados pelo Guia dos Livros Didáticos, seguem os crivos dos documentos norteadores, foram analisados esses documentos, especificamente os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Por se tratar de um estudo realizado no estado do Paraná, foi importante trazer à tona as considerações das Diretrizes Curriculares Estaduais da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Logo, a metodologia empreendida consistiu em pesquisa bibliográfica, já que o objeto e fonte dessa pesquisa recai nos livros didáticos e nos documentos que norteiam esse material, à luz das premissas do historiador alemão Jörn Rüsen. A problematização em torno desse aspecto consistiu em compreender até que ponto a cultura histórica escolar brasileira coincide com as premissas desse renomado autor no que afere à educação histórica, para qual Rüsen salienta a importância da especificidade do ensino de história e os meios para se chegar até ele. Na análise observou-se que há discrepâncias no que se refere à formação da consciência histórica e na temática das mulheres dentro dessa perspectiva. Isso porque algumas das competências salientadas por Rüsen não compõem as obras didáticas analisadas, sendo insuficientes para a formação da consciência histórica do alunado.