Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Assunto "Artes"
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Item A DOBRA DO PAPEL DA DANÇA NA INFÂNCIA: MANUALIDADE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA VOLITIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/28) ALVES, Juliana Zelenski; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/1181721934691287; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; VASCONCELLOS, SÔNIA TRAMUJAS; http://lattes.cnpq.br/7124035497111005O presente estudo tem como proposta problematizar a dança na infância com foco nas relações entre o fazer manual e estratégias pedagógicas que colaborem para nutrir a volição da criança nos processos de ensino, aprendizagem e criação em dança a partir de uma metodologia de investigação viva em artes: a A/r/tografia na perspectiva de Rita Irwin. Contextualizo desdobramentos corporais impressos em trabalhos artísticos ao longo da minha atuação como artista-docente-pesquisadora em dança em interlocução com as artes manuais; articulo essas experiências com abordagens sistêmicas de conhecimento na perspectiva de Ludwig von Bertalanffy e Jorge Albuquerque Vieira, evidenciando particularmente o conhecimento tácito e suas relações com a volição em diálogo com Suely Rolnik. Discuto o desenvolvimento infantil sob uma perspectiva bioecológica na proposta de Urie Bronfenbrenner, apontando relações entre a infância e estratégias de ensino da dança a partir de um fazer artesanal e manufaturado. Estas relações são então contextualizadas com o desenvolvimento da noção de artista-docente-artesão(ã), a partir de abordagens de Richard Sennett e Isabel Marques. As questões de estudo são tecidas e discutidas a partir desses fios condutores e a dissertação é bordada na relação teórica com a experiência de uma diversidade de mulheres artistas-artesãs que, em suas experiências práticas e epistêmicas, colaboram para a construção de um pensar-fazer artesanal por uma dança volitiva na infância.Item Arte Contemporânea. Estigma. Perseguição Política. DNA de DAN. Maikon K.(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/25) MOSCO, Wanderson Barbieri; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; http://lattes.cnpq.br/7372431828732263; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; GRUNER, Clóvis; http://lattes.cnpq.br/4400370278287507; ALVES, RICARDO HENRIQUE AYRES; http://lattes.cnpq.br/7515345224876748A presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar a criação, o percurso e as polêmicas que envolveram a obra DNA de DAN; produzido pelo artista curitibano Maikon K em 2012 o trabalho passou por perseguição política após apresentações em julho e outubro de 2017. Como metodologia de pesquisa foi realizada uma busca por fontes primárias, majoritariamente encontradas em repositórios na internet. Já com o intuito de embasar questões técnicas a respeito de temas relativos ao processo criativo como o uso do corpo e o fato de o performer estar nu em sua apresentação, foi feito um levantamento de literatura especializada. Para isso foram abordadas questões como o uso do corpo na arte de performance, a objeção de moralistas em tornar relevante trabalhos artísticos que possuam nu masculino, além de relacionar peculiaridades da arte contemporânea. Assim, analisa-se, a partir da realização de um trabalho nu e de como esse trabalho foi recebido, a forma como os trabalhos que abordem, direta ou indiretamente, temas de gênero e sexualidade afetam a recepção da arte no público conservador. Incluindo a tentativa de associar esses produtores com crimes como pedofilia e intolerância religiosa, entre outros. Os resultados dessa pesquisa apontam para o uso do discurso conservador como arma política e de freio contra avanços sociais conquistados por grupos minoritários nas últimas décadas. Essas campanhas difamatórias contribuíram para ampliar a estigmatização da arte produzida por pessoas LGBTQIA+ que, para manteremse em atividade, precisaram se adaptar e resistir a essas reações de forma poética e combativa.Item CINEMA DOCUMENTÁRIO PARANAENSE: A TRANSPOSIÇÃO DA LITERATURA AO CINEMA DE EM BUSCA DE CURITIBA PERDIDA, O LEGADO DO PIRATA ZULMIRO E RAINHA DE PAPEL(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/29) SILVEIRA, Estevan Alexandre; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; http://lattes.cnpq.br/5933082368738416; SIRINO, Salete Paulina Machado; http://lattes.cnpq.br/1331036846713013; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; ARAUJO, DENIZE CORREA; http://lattes.cnpq.br/2170696630653079; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Desde que foi inventado, o cinema conquistou mentes e corações por meio de seu potencial de produzir histórias e narrativas, sendo que grande parte da produção cinematográfica foi realizada a partir de inspiração em obras literárias. As adaptações e as transposições cinematográficas são maneiras diferentes de contar uma história, tornando-se opções importantes para a criatividade artística. Nesta pesquisa, no contexto Literatura e Cinema, abordar-se-á a práxis da transposição fílmica das obras: Em busca de Curitiba perdida, transposição do conto de Dalton Trevisan; O legado do pirata Zulmiro, com base em duas obras de autoria de Marcos Juliano Ofenbock; e Rainha de papel, inspirado na vida e em poemas de Efigênia Rolim.Para tanto, refletese, também, sobre Cinema e Educação, de modo a desvelar as relações entre o texto verbal e o texto cinematográfico, com vistas a contribuir com as possibilidades de mediação fílmica no contexto escolar. Nesse diapasão, nesta pesquisa, como referencial teórico, são relevantes estudos de Alain Bergala, Jesús Martín-Barbero, Marília Franco, dentre outros. Por fim, como apêndice, apresenta-se uma síntese sobre a produção do documentário paranaense realizado entre os anos de 2000 e 2020.Item DAIARA TUKANO: ARTE MIRACIONAL ORIGINÁRIA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/05) BRAVO, Bernardo Soares; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; http://lattes.cnpq.br/5492064463003406; MIKOSZ, JOSÉ ELIÉZER; http://lattes.cnpq.br/8805958526800693; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; FERNANDA MENDONÇA; http://lattes.cnpq.br/7787231161770667; Marcos Camargo; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367Esta pesquisa de mestrado tem a intenção de investigar o trabalho de Daiara Tukano. A partir da constatação da presença indígena dentro da seara da arte contemporânea nos últimos anos (por meio de inúmeras exposições, com presença de trabalhos na 34a Bienal de São Paulo, exposições no Masp e na Pinacoteca de São Paulo) constatamos que, dentre os trabalhos acadêmicos apresentados, ainda não havia estudos suficientes sobre o trabalho desta artista Yepá Mahsã. A partir de um novo protagonismo que tem consciência das possíveis armadilhas existentes no sistema das artes, artistas indígenas como Daiara Tukano têm trazido para a arte contemporânea conceitos da cosmovisão de seus povos, como o hori, conceito do povo Yepá Mahsã (Tukano) cuja definição ultrapassa o conceito ocidental de arte. A partir dos estudos de José Eliézer Mikosz sobre arte a partir dos estados não-ordinários de consciência, dos estudos de João Paulo Tukano, de entrevistas com a própria artista Daiara Tukano, de textos de recentes catálogos expositivos de Museus voltados ao tema, de artigos científicos, de materiais publicados pela imprensa e de intensa bibliografia complementar, esta pesquisa tem como objetivo analisar o conceito de hori à luz de uma arte miracional originária (nomenclatura escolhida pela artista e explicada na dissertação), bem como de analisar os trabalhos de Daiara Tukano realizados até então como exemplos de uma ação cosmopotente que ocupa, revitaliza e questiona os paradigmas eurocentrados do fazer, do praticar e do estudar arte contemporânea na atualidade. A pesquisa foi realizada por meio de coleta de dados, entrevistas e análise documental.Item DISPOSITIVOS DE PODER E CONTROLE E O LUGAR DO CORPO EM RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DANÇA ONLINE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/27) OLIVEIRA, Larissa Damaris Lorena de; VELLOZO, Marila Annibelli; SIEDLER, Elke; http://lattes.cnpq.br/2259772519759431; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; http://lattes.cnpq.br/0591223900258754; VELLOZO, Marila Annibelli; http://lattes.cnpq.br/8878488690524317; Albuquerque, Iara Cerqueira Linhares de; http://lattes.cnpq.br/7913529993809727; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615A pesquisa reflete sobre os dispositivos de poder nas relações de ensinoaprendizagem em dança que ocorrem no deslocamento das aulas presenciais para as remotas, no contexto da pandemia da SARS-CoV-2 (Covid-19) (2020-2021), e as possíveis implicações no corpo discente de alunos de turmas do 6.o ao 9.o anos, do Ensino Fundamental II, da rede privada do Paraná. A hipótese é a de que há uma crescente falta de interesse, por parte dos estudantes, de mobilizar o corpo em diferentes amplitudes e deslocamentos pelo espaço, dada as relações que se estabelecem pelo e no aumento do uso de dispositivos digitais online em várias instâncias da vida, principalmente com o deslocamento para aulas remotas, a partir da crise sanitária. O aporte teórico perpassa pelos conceitos de sujeição dos corpos (FOUCAULT, 2009; 2014), Biopolítica (LEMKE, 2018a) e espaços heterotópicos (FOUCAULT, 2003; 2013) em articulação com a teoria Corpomídia (KATZ; GREINER, 2005) e as possíveis relações entre tecnologia e cognição (CLARK, 2003; 2008). A metodologia se baseia na revisão bibliográfica dos autores mencionados e no método exploratório de questionários com professores da rede privada das turmas de 6.o ao 9.o ano do ensino fundamental II, nas cidades de Guarapuava, Ponta Grossa, União da Vitória, Colombo, e Curitiba, no estado do Paraná. Como resultados destacam-se alguns fatores como o espaço, a timidez,a presença da câmera e dos familiares que colaboraram para a transformação do movimento corporal no ambiente remoto.Item ÈMÍ WÁ - A PRESENÇA NO TEATRO NEGRO CURITIBANO(Universidade Estadual do Paraná, 2022/12/01) CALDAS, Isabel Cristina Oliveira; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/4359865610431191; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; FREITAS, Régia Mabel da Silva; http://lattes.cnpq.br/0134813839409526; SOUZA, JULIANNA ROSA DE; http://lattes.cnpq.br/4004929606438427; SILVA, ´Salloma´ Salomão Jovino da; http://lattes.cnpq.br/7881261009549464Esta dissertação procurou compreender as especificidades do Teatro Negro no âmbito estético, da criação e da produção a partir do estudo de caso da Coletiva Preta de Teatro “EmiWa” em Curitiba (PR). A pesquisa teve como objetivo lançar luz à presença de grupos de Teatros Negros na cena curitibana, com criações a partir do agenciamento de artistas negros em produções a partir da década de 80. Este estudo de caso é uma investigação de natureza qualitativa e cunho autoetnográfico. Optou-se pela pesquisa exploratório-descritiva da realidade social desses artistas. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 11 atores/sujeitos sociais, a saber: 07 atores componentes de elencos que atuaram em coletivos negros e 04 atrizes negras que atuaram na cena e direção do trabalho Parteiras de Interior, produzido na Coletiva EmíWá. Além disso, foram realizados encontros online da Coletiva “Emi Wá”, nos quais foram coletadas informações comportamentais e rotinas do grupo durante ensaios e reuniões para essa criação. Os resultados apontaram para a presença de grupos de Teatros Negros em Curitiba engajados na luta antirracista através da arte, onde o aquilombamento é a base para criações cênicas voltadas a recuperação de memórias e à valorização das epistemes negras.Item ENNIO MARQUES FERREIRA E A ARTE MODERNA NO PARANÁ: A TRAJETÓRIA DE UM ENTUSIASTA (1955-1964)(Universidade Estadual do Paraná, 2024/07/29) UADA, Rafaella Shizuko; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; http://lattes.cnpq.br/4294545758167032; FREITAS, Artur; http://lattes.cnpq.br/7705592106667807; BARRETO, Karoline Marianne; http://lattes.cnpq.br/1547370490094609; KAMINSKI, ROSANE; http://lattes.cnpq.br/0588374677778245A pesquisa investiga as múltiplas atuações profissionais de Ennio Marques Ferreira (1926-2021) no desenvolvimento e afirmação da arte moderna no Paraná entre 1955 e 1964. Durante esse período, Ennio desempenhou diversos papéis na arte paranaense como artista, crítico, fundador da galeria Cocaco e diretor do Departamento de Cultura da Secretaria de Estado e Cultura (SEC). A pesquisa estrutura-se em quatro etapas principais: 1) analisar a inserção de Ennio no campo da arte; 2) avaliar o impacto da galeria Cocaco na formação de práticas artísticas modernistas no Estado; 3) identificar as especificidades visuais das primeiras produções artísticas de Ennio, além de analisar seus primeiros textos críticos; e 4) examinar as ações implementadas no Salão Paranaense de Belas Artes (SPBA) durante sua primeira gestão como diretor do Departamento de Cultura. A metodologia adotada baseia- se em pesquisas documentais (jornais, revistas, cartas, convites, catálogos, folders e documentos oficiais), considerando o contexto histórico e a questão sociopolítica dos autores e dos leitores da época. Além disso, utiliza-se pesquisa bibliográfica (livros, teses, dissertações e artigos científicos), incorporando contribuições de diversos autores relacionados ao tema, como Adalice Araújo, Maria José Justino, Geraldo Leão Veiga de Camargo e Artur Freitas, entre outros. A análise fundamenta-se também na teoria dos campos sociais do sociólogo francês Pierre Bourdieu, destacando a importância das interações e relações entre agentes. Ennio cultivou relações próximas com artistas, críticos e instituições, formando uma rede essencial para a promoção da arte moderna no Paraná. Portanto, a análise das condições extratextuais, como o contexto político e social, é crucial para entender como Ennio, enquanto agente do campo artístico, se inseriu e influenciou este campo de maneira multifacetada.Item ESTUDO SOBRE UM PROCESSO EXPERIMENTAL: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CINEMA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/27) CAMPOS, Márcia Regina Galvan; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; http://lattes.cnpq.br/2252479963451931; CAMARGO, Marcos H.; http://lattes.cnpq.br/7288362539238367; DA SILVA, ACIR DIAS; http://lattes.cnpq.br/6902191554348937; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780A presente pesquisa propõe a criação, a implementação e o estudo de processo experimental, a partir de uma formação continuada, para educadores, objetivando o trabalho pedagógico com o cinema. A formação será de modo online e serão abertas inscrições para professores de qualquer disciplina, atuante em sala de aula, e com interesse em trabalhar com cinema e audiovisual em suas salas de aulas. O estudo se dará com base na produção, pelos professores, de pequenos filmes, após a aproximação, o envolvimento e a sensibilização das etapas de uma produção cinematográfica. Inspiro-me na proposta lançada na obra “Hipótese-cinema”, de Alain Bergala, que trata do cinema como experiência de criação. No que se refere à mensuração dos dados, será realizado um mapeamento dos conhecimentos iniciais sobre criações e produções audiovisuais dos inscritos, a partir de uma atividade inicial de produção, bem como, ao final do processo, nova produção, comparando-as, analisando as descobertas e os ganhos obtidos, tendo como critérios de análise o Minuto Lumière, de Bergala, para a Primeira Experiência, e a exploração dos conhecimentos adquiridos ao final do curso de formação, como os elementos da linguagem cinematográfica, e as etapas de uma produção audiovisual, para a Segunda Experiência.Item O DEGUSTAR DO RASABOXES(Universidade Estadual do Paraná, 2024/10/04) LIMA, Daniele Cristina Mariano; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; http://lattes.cnpq.br/0724058375267422; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885; Luciana Paula Castilho Barone; http://lattes.cnpq.br/4116304733863528; Cauê Kruger; http://lattes.cnpq.br/1114691391456508Esta dissertação pretende estudar o método/exercício/jogo Rasaboxes, criado por Richard Schechner, que conjuga a teoria sobre o ator como atleta afetivo, de Antonin Artaud, com o Natya Shastra, o livro indiano mais antigo sobre a performance teatral. Partindo do Rasaboxes, busco compreender o processo de suspensão de emoções dentro da prática do jogo que se dá no tabuleiro afetivo. Deste modo utilizando o Atletismo Afetivo e os estudos de Schechner iremos articular o fazer do Rasaboxes com a compreensão da diferenciação entre emoção e afeto durante a prática que pode ser auxiliadora ao fornecer ferramentas para um equilíbrio emocional dos jogadores.Item O DESVIO EM PROCESSOS CRIATIVOS DE DANÇA: POSSIBILIDADES INFINITAS E INDEFINIDAS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/07/27) GIEHL, Iago Roger; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; http://lattes.cnpq.br/8439918300369830; SILVA, Rosemeri R.; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615; DUENHA, MILENE LOPES; http://lattes.cnpq.br/5227467362015897; MARTINS, Giancarlo; http://lattes.cnpq.br/5485635472498844A presente pesquisa desenvolvida neste programa de Mestrado, o PPGARTES, tem o intuito de olhar para os desvios que acontecem e podem acontecer nos processos de criação em dança, a partir da experiência de um projeto prático/artístico, permeado pelos entendimentos e conceitos que fazem parte da construção de uma composição. A perspectiva de corpo abordada neste trabalho parte da teoria do Corpo Propositor (CP), proposta pela pesquisadora, Rosemeri Rocha da Silva (2013). A partir deste entendimento, e tendo como objeto de pesquisa, um trabalho de autoria própria em desenvolvimento durante o percurso desta pesquisa, busco uma relação potente para desdobrar outros olhares para a criação, entendendo o desvio como possibilidade, deslocando possíveis lógicas de criação e estudo do processo. Como os processos de criação em dança podem ser construídos através de desvios, podendo transformar e deslocar modos já conhecidos de se compor uma criação em Dança? Quais as possibilidades do desvio? O que implica e o que muda a partir do olhar para o desvio? Essas e outras perguntas são discutidas a partir do subsídio teórico dos seguintes autores: Roel (2014) para entender composição; a investigação e criação em dança por Tridapalli (2008); a improvisação por Martins (1999, 2002), Midgelow (2018) e Guerrero (2008); restrição por Vallim (2014); experiência por Schwab (2016); entre outros teóricos que contribuem para esta discussão. Os desvios no processo abrem possibilidades, permitem caminhos indefinidos e infinitos dentro de um processo.Item O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”(Universidade Estadual do Paraná, 2024/08/02) Fernandes, Eloisa Maria; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; http://lattes.cnpq.br/2379044697032969; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780; STECZ, Solange Straub; http://lattes.cnpq.br/6933734062626717; BUCHMANN, LUCIANO PARREIRA; http://lattes.cnpq.br/1073258616943164A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.Item O TEATRO NA ESCOLA E A TRAJETÓRIA EDUCACIONAL DE ESTUDANTES INSERIDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/27) GONÇALVES, Edina Honorato; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/2548227212295959; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; SCHAFFRATH, Marlete dos Anjos Silva; http://lattes.cnpq.br/9029294805841656; MARTINS, Guaraci da Silva Lopes; http://lattes.cnpq.br/5878388419335370Esta pesquisa objetiva realizar um estudo sobre o ensino do teatro na Educação de Jovens e Adultos – EJA, tendo como base uma pesquisa de campo, qualitativa exploratória. O objetivo central desta investigação é identificar as questões que implicam no abandono e retorno dos estudantes inseridos nesta modalidade específica de ensino, a partir de processos cênicos relacionados à história de vida dos participantes. Para tanto, adota-se como principal base teórica as contribuições de pesquisadores da Educação, especialmente Paulo Freire (1984, 2004), cabendo destacar da área teatral, Augusto Boal (2001, 2009, 2012), Carmela Soares (2006, 2010) e Viola Spolin (2006, 2008). Ao longo da pesquisa de campo, no segundo bimestre do ano de 2021, realizou-se jogos e improvisações cênicas com uma turma composta por estudantes matriculados no Ensino Médio ofertado pelo Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos - (CEEBJA), situado em um bairro periférico de Curitiba. Os participantes envolvidos desenvolveram diversas atividades teatrais, por meio do ensino remoto em ambiente virtual, com enfoque nas situações geradoras de abandono e de retorno na modalidade escolar EJA. Neste sentido, as práticas realizadas se basearam nos pressupostos do Teatro do Oprimido, especialmente o Teatro Fórum, o Teatro Imagem e o Teatro Jornal, assim como, às propostas teatrais desenvolvidas por Viola Spolin. No decurso da carreira acadêmica e profissional da autora deste estudo, observou-se a relevância do teatro no espaço educacional, na medida em que propicia a vivência de emoções, sentimentos e situações até então jamais experimentadas e que podem ser alvo de debate entre todos os envolvidos. Na análise das experiências teatrais, constatou-se o alto índice de abandono escolar entre os jovens que, em função de condições adversas, dentre a principal destaca-se a gravidez precoce e a necessidade de trabalhar, deixaram de frequentar os bancos escolares convencionais na idade apropriada. O trabalho realizado problematiza o contexto social brasileiro marcado pela marginalização, exclusão e opressão de sujeitos que buscam concluir os seus estudos movidos pela perspectiva de inserção produtiva no mercado do trabalho.Item PRÁTICAS ARTÍSTICAS COLABORATIVAS E PARTICIPATIVAS: PROCESSOS DE CRIAÇÃO-ENSINO DE ARTE(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/20) SOUZA, Julia Pereira de; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; http://lattes.cnpq.br/1306794606303297; BANDEIRA, DENISE; http://lattes.cnpq.br/7336525235378003; BLOOMFIELD, TÂNIA; http://lattes.cnpq.br/4966004466813759; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885Esta dissertação apresenta uma reflexão sobre práticas artísticas, que implicam em colaboração, participação, experiência, agenciamento em contextos socioculturais e seus desdobramentos para o ensino de arte. Ao tomar como recorte as práticas dos anos de 1990 até 2010, investigadas no cenário internacional, tem como principal objetivo, fazer uma cartografia de tais conceituações artísticas e pressupor possíveis contribuições educacionais. Além disto, reflete sobre um potencial de sensibilização dessas ações, retoma o conceito jogo-brincadeira de Allan Kaprow e a concepção de microutopia, como disparadores de um processo de criação-ensino de arte. Na sequência, a partir de uma seleção de artistas do contexto local e do caráter colaborativo e/ou participativo presente em suas obras, analisa e discute esses trabalhos, com entrevistas e documentos de arquivo. No curso dessas etapas investigativas, foram realizadas algumas práticas desta proposição, conceito que foi elaborado como um modo colaborativo para o ensino de arte, dada a oportunidade da minha atuação docente, entre 2020 e 2021, com turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Entre os autores adotados para este aporte teórico, destacamse: Claire Bishop (2012, 2008), Grant Kester (2014), Allan Kaprow (1993, 1996, 2004), Pablo Helguera (2010, 2011, 2018) e Mônica Hoff Gonçalves (2011, 2014, 2019)Item TEATRO E ACESSIBILIDADE: MEDIAÇÕES E PRÁTICAS TEATRAIS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM ATORES E ESPECTADORES CEGOS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/04/12) PARTYKA, Juliana Terezinha; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; http://lattes.cnpq.br/4376345381424310; ROSSETO, ROBSON; http://lattes.cnpq.br/2190838870076391; LUCIANI, NADIA MOROZ; http://lattes.cnpq.br/8060129570802673; TEIXEIRA, Rosanny Morais; http://lattes.cnpq.br/3889613701782245; GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSIS; http://lattes.cnpq.br/2053790360952885A presente dissertação propõe-se a investigar propostas metodológicas para a inclusão de pessoas com deficiência visual – cegos ou baixa visão – e videntes na prática teatral, como artistas e espectadores. O estudo analisa metodologias de criação e montagem de espetáculos teatrais com estudantes do Instituto Paranaense de Cegos – IPC como parte dos resultados dos Projetos “Ilusão Ótica: Que falta nos faz a palavra” (2015) e “Teatralizando a Educação” (2016), inicialmente elaborado e desenvolvido como projeto de extensão em parceria entre a Universidade Estadual do Paraná – Campus de Curitiba II – Faculdade de Artes do Paraná – FAP e o Instituto Paranaense de Cegos, bem como o processo de mediação cultural para pessoas com deficiência visual no espetáculo “Cachorro” de Dea Loher, produção da Monstruosa Companhia de Teatro (2018). A partir de recursos narrativos e sensoriais utilizados em cena, artistas e espectadores com e sem deficiência visual têm o mesmo acesso aos estímulos perceptivos e aos elementos constitutivos de uma encenação, portanto este trabalho propõe-se a analisar práticas e recursos teatrais desenvolvidos a partir do encontro entre pessoas com deficiência visual e videntes no intuito de gerar reflexões e métodos para contribuir na inclusão da pessoa com deficiência visual no âmbito artístico teatral.