Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM por Assunto "Educação Matemática. Ensino Médio. Educação do Campo."
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Item MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: ALGUMAS RELAÇÕES(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/09/23) BERTOL, Daniel Bonadiman; CEOLIM, Amauri Jersi; CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; http://lattes.cnpq.br/3356056908167229; http://lattes.cnpq.br/9441960693153567; http://lattes.cnpq.br/9649919234589716; VERONEZ, Michele Regiane Dias; http://lattes.cnpq.br/4294737927701301; BRAZ, Bárbara CândidoA presente pesquisa apresenta aspectos da Modelagem Matemática (MM) na perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC) com foco de ensino em uma Escola do Campo. A pergunta norteadora dessa investigação centrou-se na seguinte questão: Que características da MM na perspectiva da EMC e da Educação do Campo são evidenciadas durante o desenvolvimento de atividades de Modelagem em uma Escola do Campo? Para responder a esta questão realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa. Os dados foram coletados remotamente via internet por meio da observação utilizando ferramentas online. Para tanto, realizou-se o desenvolvimento de duas atividades de Modelagem Matemática, conduzidas pelos casos 2 e 3 indicados por Barbosa (2004), em uma turma do 3° ano do Ensino Médio de uma Escola do Campo no interior do Paraná. Os dados foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). Os resultados revelam que a MM na perspectiva da Educação Matemática Crítica possibilitou fazer conexões com as características da Educação do Campo, emergindo por meio do diálogo, discussões democráticas e reflexões críticas a respeito de questões econômicas, ambientais, culturais e sociais, despertando nos estudantes, autonomia ao trabalharem em grupos durante o processo de desenvolvimento de atividades com temas envolvendo situações reais. Além disso, esta pesquisa apontou para algumas particularidades que são próprias daquele contexto nas quais os estudantes estão inseridos, tais como conhecimento local e argumentos críticos, que estão alinhadas com os interesses da Educação Matemática Crítica.