Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM por Assunto "Design de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-29) BADOCO, João Vitor; NOGUEIRA, Clelia Maria Ignatius; MERLI, Renato Francisco; http://lattes.cnpq.br/4313837720967509; http://lattes.cnpq.br/7001703570357441; http://lattes.cnpq.br/6178614282134616; DANTAS, Sergio Carrazedo; http://lattes.cnpq.br/5137837974828532; SANTOS, Ricardo Tiburcio dos; http://lattes.cnpq.br/8675196549404868; ZANELLA, Marli Schmitt; http://lattes.cnpq.br/0294897833824760O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas por estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar essa meta, buscou-se, ainda, detectar os elementos necessários para o design de um jogo educativo destinado ao ensino de estruturas aditivas dos números naturais junto a essa faixa etária. A Engenharia Didático-Informática (EDI) desempenhou um papel essencial, orientando