Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED
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Navegando Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED por Assunto "Interdisciplinar"
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Item A paisagem e a valorização do espaço urbano: o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão - PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-10) SILVA, Cassio Henrique; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; http://lattes.cnpq.br/5609437726981335; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; OLIVEIRA, Tarcisio Dorn de; http://lattes.cnpq.br/1493478586678556A paisagem possibilita a análise do espaço por meio da combinação dos elementos naturais, socioeconômicos e culturais. Percebida como materialização das relações do ser humano com a natureza, está ligada diretamente aos padrões de uso e ocupação do solo. Além disso, o conceito de paisagem é complexo, abrange diversas concepções, portanto, as discussões nunca se esgotam. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão, e tem um caráter interdisciplinar, dialogando com a Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Economia. Dessa forma, a pesquisa objetiva analisar a influência da paisagem na valorização multidimensional do espaço urbano circundante ao Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira em Campo Mourão – PR. Nesse sentido, a pesquisa adota o método misto, com abordagem qualiquantitativa, com análises realizadas à luz da teoria da complexidade de Edgar Morin. O embasamento teórico foi obtido por meio de livros, capítulos de livros, dissertações, artigos científicos publicados em periódicos online, documentos, Leis e decretos municipais. O trabalho de campo foi realizado em duas etapas: 1) levantamento da estrutura física e registro fotográfico do parque; 2) Coleta de dados, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa, o qual inclui questões abertas e fechadas. Os resultados apontam que, desde a implementação do parque, a região passou por inúmeras transformações na paisagem circunvizinha, em especial, na expansão da malha urbana. Nesse viés, a paisagem do parque é utilizada pelo mercado imobiliário para vender loteamentos de alto padrão, referenciando os aspectos de qualidade de vida proporcionados pelas áreas verdes urbanas. As formas de valorização identificadas estão relacionadas ao conforto térmico e aos valores estético, psicológico, econômico, histórico, cultural, ambiental e ecológico. Ademais, as principais formas de utilização do parque estão relacionadas à prática de esportes ao ar livre, caminhada ou corrida, descanso e relaxamento. Os moradores indicaram vários aspectos de valorização da região, sendo o mais citado a cobertura vegetal, mas também apontaram os aspectos de desvalorização, como o assoreamento do lago, ligado à beleza cênica do parque, e eventuais inconvenientes experimentados como resultado de morar nas proximidades do parque, como o alto fluxo de pessoas frequentando a região aos finais de semana. Portanto, a população reconhece o Parque Natural Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira como uma paisagem que proporciona benefícios físicos e mentais, que se configura como um espaço de socialização de grande potencial econômico, histórico e cultural, o principal cartão postal de Campo Mourão com elevados graus de valorização.Item A Política Pública de Previdência de Cianorte/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-05-02) JEDLICZKA, Claudia Cristiane; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; http://lattes.cnpq.br/7949979771762693; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; CHIES, Claudia; http://lattes.cnpq.br/0659967184952368; SOUZA, Adalberto Dias de; http://lattes.cnpq.br/7901127173295138Tem-se que a previdência social dos servidores públicos é o marco inicial da política pública previdenciária brasileira. Porém, a que mais demorou para ser desenvolvida enquanto política pública. Tal afirmação decorre do fato que desde o período imperial algumas classes de servidores já eram beneficiadas com a concessão de aposentadorias e pensões enquanto na iniciativa privada não existia nenhum movimento garantista de recursos ao trabalhador que se encontrasse em situação que o impedia de trabalhar (idade avançada ou invalidez), tampouco que assegurasse renda a seus familiares na ausência do trabalhador (pensão). Neste trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, texto legais e estudos atuariais, fez-se o levantamento histórico de como a previdência dos servidores públicos passa de uma despesa orçamentária para uma política pública, voltando especial olhar a este processo no Município de Cianorte. Desta feita, fez-se um estudo sobre o conceito de políticas públicas, categorias, objetivos, fases e etapas destas, bem como suas contribuições ao bem estar social e ao desenvolvimento territorial, voltando-se à política previdenciária dos servidores públicos, passando pela análise do macrossistema jurídico-previdenciário nacional na primeira parte do trabalho e, na segunda parte, do microssistema legal do Município de Cianorte. A intenção foi avaliar as ações e programas do governo municipal quanto à política previdenciária por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, voltada ao aspecto interdisciplinar, principalmente nas áreas de direito, ciência atuária e gestão pública, na qual o objetivo geral foi analisar a política pública previdenciária do Município de Cianorte/PR e seus impactos políticos, econômicos e sociais; cujos objetivos específicos decorrentes foram: - analisar a criação e desenvolvimento do Regime Próprio de Previdência Social no Brasil e no Município e as mudanças feitas na legislação previdenciária ao longo do tempo; - compreender o papel da previdência municipal dos servidores públicos e os impactos desta política pública no município; e, - estabelecer relações entre as dimensões política, econômica e social da política pública previdenciária do Município de Cianorte. Verificou-se que no Município de fato houve uma evolução jurídico-legal-conceitual, concatenada com a evolução havida em nível nacional. E que, embora tardia a percepção do déficit técnico-atuarial, certo é que medidas foram todas para assegurar aos servidores e seus dependentes renda quando não mais houver condições de trabalho.Item A praça e o ciclista: espaço público, lazer e qualidade de vida em Umuarama-PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/15) FERREIRA, Jéfersson Gabriel Alves; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/0511335252303977; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; TÖWS, Ricardo Luiz; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaA rápida evolução do processo de urbanização no Brasil e no mundo tem proporcionado desafios para implantar e desenvolver ações em áreas públicas que visam ao desenvolvimento social e de qualidade de vida. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal em Umuarama-PR, destacando os usos e as funções desempenhadas por esse espaço público. Para tanto, elencamos as seguintes questões de pesquisa: a) espaços públicos como: as praças podem se constituir espaços de convivência potencialmente significantes para a prática do ciclismo? b) quais equipamentos/manutenções são necessários para se criar socialmente um ponto de encontro que fortaleça a identidade dos ciclistas umuaramenses? c) esses espaços públicos contribuem para o desenvolvimento físico, emocional e social que estão voltados à qualidade de vida da população umuaramense? O aporte metodológico é constituído de pesquisa quali-qualitativa e exploratória, tendo por base as categorias de análises: estrutura, processo, forma e função propostas por Milton Santos (1985) e que foram desenvolvidas a partir das seguintes etapas: observação in loco das estruturas existentes nas praças; aplicação de questionários com questões semiestruturadas aos ciclistas e aos moradores do entorno da Praça Portugal. Os resultados da pesquisa indicam as potencialidades e estratégias para a implantação do ponto do ciclista na Praça Portugal, enquanto espaço público voltado ao lazer e atividades físicas, permitindo maior usabilidade, convivência, formação indenitária e qualidade de vida.Item A relação das ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão (UTFPR-CM), com o desenvolvimento territorial (2019-2022)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-02-22) VOLANTE, Edivana de Albuquerque Canto; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; http://lattes.cnpq.br/0834526895514013; ANDRADE, Aurea Andrade Viana de; http://lattes.cnpq.br/2843549171290076; CARDOSO, Rosimeri Darc; http://lattes.cnpq.br/4201841819747534; COSTA, Fábio Rodrigues da; http://lattes.cnpq.br/9325969628367881; DEIMLING, Natalia Neves MacedoAs universidades públicas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, têm um papel fundamental no desenvolvimento territorial. Esta pesquisa objetivou analisar como as ações de extensão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus de Campo Mourão – contribuíram para esse desenvolvimento no período de 2019 a 2022. A pesquisa é quali-quantitativa e desenvolveu-se por intermédio de análise de referencial teórico, documental e empírico, bem como de estudo das Legislações e Normas da Extensão Universitária no Brasil, e de documentos oficiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tais como: Regulamentos, Instruções Normativas, Editais, Plano de Desenvolvimento Institucional, Relatórios de Gestão, entre outros. Do Campus de Campo Mourão, foram analisados dezesseis projetos classificados em editais da UTFPR que receberam incentivo através de bolsas. Na investigação empírica, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com coordenadores/as selecionados/as a partir de critérios como: área temática, recebimento de bolsa, alcance do projeto e relação com uma das dimensões do Patrimônio Territorial. O estudo mostrou que os projetos de extensão da UTFPR-CM, objetos desta pesquisa, contribuíram, de algum modo, para o desenvolvimento territorial, pois devolveram à sociedade seus conhecimentos científicos, interagiram com ela, levaram discentes para fora dos muros da universidade e possibilitaram ao público-alvo pensar e desenvolver ações reconhecendo-se como sujeitos capazes de transformar o local onde vivem.Item A ressignificação da prática pedagógica do professor egresso do PDE/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) DE MELO, Sérgio Corrêa; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; http://lattes.cnpq.br/3931038687291017; DIDYK, Edcleia Aparecida Basso; http://lattes.cnpq.br/3044684319280503; SFORNI, Marta Sueli de Faria; CALSA, Geiva Carolina; BOVO, Marcos Clair; TOGNATO, Maria Izabel RodriguesO objetivo geral da pesquisa foi investigar, numa perspectiva interdisciplinar, ancorada em leituras, estudos e pesquisas advindo da Teoria da Complexidade, a percepção dos professores da Rede Estadual de Educação do Paraná, jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão, quanto às possíveis transformações na sua prática docente, após sua participação no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), atendendo, assim, ao objetivo central do programa que é alcançar uma melhoria no processo de ensino e, consequentemente, na aprendizagem dos alunos. Os participantes principais da pesquisa foram 50 professores egressos do programa, que responderam um questionário semi-aberto, online, feito na plataforma Survey Monkey. Foram entrevistados também gestores e pedagogos que atuavam nas mesmas escolas de origem dos professores arrolados na pesquisa. A complexidade que envolve o tema, o contexto, os participantes da pesquisa e a necessidade de analisar o problema de modo holístico, evitando, assim, visões unilaterais, ou apontar apenas resultados numéricos e estatísticos, demandou a convivência entre diferentes paradigmas de pesquisa, em vigência na Ciência Contemporânea. Assim, a pesquisa interdisciplinar, de base quali-quantitativa, orientou o olhar do pesquisador que, ao interpretar os dados, buscou por fatores contextuais – internos e externos – pelas influências e pressões, todos emersos das vozes dos participantes da pesquisa e sustentados teoricamente por pesquisadores, estudiosos e educadores de diferentes áreas do conhecimento. Entre várias constatações, destacam-se: a) a percepção de trabalho docente apresentada pelos participantes é polissêmica, com sentidos plurais; b) a fonte principal que informa sua prática pedagógica são seus saberes experienciais, seguidos dos advindos do PDE/PR; c) os professores egressos ainda sentem dificuldades em lidar com alguns problemas oriundos de fatores internos e externos, tais como desinteresse, indisciplina, carga horária pequena de horas-atividade, que têm interferido de maneira significativa na ressignificação da sua prática docente; d) a relação professor-PDEpratica pedagógica pode ser comparada a um rizoma. A pesquisa possibilitou ainda ao pesquisador um aprofundamento horizontal e holístico na área de formação de professores, com foco no PDE/PR, e uma definição particular de trabalho docente que se configura como um conjunto de saberes, experiências, modelos (des)construídos ao longo de carreira, vislumbrados ou não na sua prática pedagógica, e que constituem sua identidade, sua marca como profissionais da educação.Item A verticalização urbana de Campo Mourão – Paraná (1970-2015): análise dos agentes produtores do espaço urbano(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/07) MORIGI, Josimari de Brito; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4206555646389878; BOVO, Marcos Clair; ENDLICH, Angela Maria; MEZZOMO, Frank AntonioA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de verticalização urbana na cidade de Campo Mourão-PR. Para tanto, delimitou-se como recorte temporal o período que se estende da década de 1970 ao ano de 2015. A escolha desse período justifica-se pelo fato de que o primeiro edifício mais alto da cidade foi inaugurado no início da década de 1970, e a partir de então foram construídos diversos edifícios mais altos, constituídos por diversos pavimentos. Investigou-se ainda, verificar a forte atuação do Estado e dos promotores imobiliários, que vêm contribuindo para diversas transformações (morfológicas) na paisagem urbana mourãoense. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, entrevistas e o levantamento de dados junto à Prefeitura Municipal, ao Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, às imobiliárias e aos edifícios. Também se utilizou o referencial técnico, isto é, a elaboração de mapas, gráficos e tabelas e as respectivas análises dos mesmos. Para melhor compreensão da verticalização urbana trabalhou-se com alguns conceitos da verticalização urbana e com alguns instrumentos relacionados ao planejamento urbano, tais como a legislação. Adotou-se uma ótica interdisciplinar com intuito de estabelecer uma articulação entre diversas áreas do conhecimento científico. Desse modo, muito embora a Geografia tenha sido o ponto de partida, buscou-se subsídios na História, na Arquitetura, na Economia, no Urbanismo, na Sociologia, na Engenharia e no Direito. Muitas cidades brasileiras obtiveram um crescimento econômico e um aumento populacional expressivo nas últimas décadas, resultando na ampliação horizontal e vertical do espaço urbano para atender a essa demanda. Cabe salientar que, diversas cidades, mesmo apresentando áreas desocupadas dentro de seus limites urbanos ou mesmo possuindo espaços horizontais, situados ao entorno da área urbana, que podem ser ocupados, o processo de verticalização está sendo muito impulsionado. Isto é decorrente, principalmente, do desenvolvimento econômico alcançado pelas cidades, do forte aquecimento do setor imobiliário e também da valorização do solo urbano, sobretudo, nas áreas centrais das cidades e em suas adjacências. A verticalização urbana mostra-se presente em Campo Mourão desde a década de 1950, sendo inicialmente marcada pela construção de edifícios menores destinados sobretudo para as atividades comerciais. Com o passar do tempo novos edifícios foram sendo construídos, inclusive os mais altos da cidade, e os mesmos foram destinados principalmente, para a habitação. Verificou-se que a década de 1980 foi o período em que a verticalização se mostrou mais intensa em Campo Mourão, pois foram construídos mais de 30 edifícios acima de 4 pavimentos. Tal fato está relacionado a forte atratividade de investidores que viram na referida cidade boas oportunidades de auferir lucros. A concentração de edifícios na área central da cidade está ligada a própria lei do zoneamento urbano que indica as áreas que podem abrigar edifícios e o porte dos mesmos, e também porque as áreas centrais são mais valorizadas por conta da infraestrutura e da localização e, por conseguinte, atraem maiores investimentos, especialmente para a construção de edifícios maiores e mais modernos, os quais são destinados para uma população de maior poder aquisitivo.Item A violência doméstica contra mulheres de Corumbataí do Sul/PR: desafios e possibilidades de superação(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) MICOLAJUNAS, Luciana Josélia; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/4809385528233903; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; MACHADO, Vanessa Rombola; http://lattes.cnpq.br/0505507655594064; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041A violência de gênero praticada contra a mulher é um problema social de reconhecimento internacional acerca da necessidade de compreensão e enfrentamento. Embora existam conquistas na efetivação dos direitos humanos das mulheres, persistem vestígios de uma sociedade patriarcal, na qual não se concretiza de fato a igualdade de direitos conforme preconiza a legislação vigente no país, com fulcro na Lei 13.104/2015, que criminaliza o feminicídio e o reconhece como assassinato de mulheres cometido em razão de seu gênero. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta como problema: quais motivos influenciam a permanência ou rompimento do ciclo de violência vivenciado por mulheres vítimas de violência de gênero, residentes em um município brasileiro de pequeno porte I? O objetivo geral é investigar os fatores socioculturais e econômicos que permeiam a violência doméstica sofrida por mulheres residentes em Corumbataí do Sul, município localizado na região sul do Brasil e situado no noroeste do Paraná. Os Objetivos específicos são: a) mapear o perfil socioeconômico e cultural das mulheres vítimas de violência no Brasil e correlacionar com o perfil do município de Corumbataí do Sul-PR; b) analisar se as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra mulher estão disponíveis para mulheres de Corumbataí do Sul-PR; c) averiguar os desafios e as possibilidades de superação dessa vivência, de acordo os relatos das mulheres que sofreram violência doméstica, em Corumbataí do Sul. Adota-se, na pesquisa, uma metodologia quali-quantitativa, utilizando-se o grupo focal como instrumento para a coleta de dados, na busca de elucidar o problema apresentado. O perfil das participantes evidenciou serem mulheres cisgênero, com predominância da etnia parda, em relações conjugais de união estável, com baixo grau de escolaridade, residentes em casas alugadas, trabalhadoras informais, com renda de até um salário-mínimo, que recebem benefícios assistenciais e apresentam situação de hipossuficiência financeira. Enquanto resultados, o estudo aponta como essencial a promoção de diálogos e a implementação da educação em direitos humanos e educação em gênero desde os anos iniciais do ensino fundamental, enquanto medida de conscientização, prevenção e superação da violência doméstica, das mais diversas formas contra violências que ferem os direitos fundamentais inerentes aos seres humanos.Item Análise da Influência de um Parque Urbano de Barbosa Ferraz – Paraná na Adesão à Prática de Atividade Física(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-31) SILVA, Danieli dos Santos da; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; http://lattes.cnpq.br/9943762507845575; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; http://lattes.cnpq.br/6018591392022592; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; CARDOSO, Oséias; http://lattes.cnpq.br/3383628403624701Introdução: A existência de parques está associada a vários benefícios para a saúde da população local. Em Barbosa Ferraz (PR), o Parque Verde Vida é o principal espaço público de lazer e esporte da cidade e se destaca pelo uso ativo, que pode ser observado diariamente. Objetivo: Analisar a influência de um parque urbano na adesão à prática de atividade física da população. Método: Pesquisa quantitativa e descritiva, pesquisa bibliográfica e pesquisa com observação sistemática in loco. A observação sistemática foi realizada por meio do System for Observing Play an Recreation in Communities (SOPARC), com dois observadores no local, para promover maior confiabilidade. Também se aplicou o questionário IPAQ - versão curta, que avaliou o nível de atividade física de 62 pessoas, com idades entre 19 e 91 anos. Resultados: Verificou-se que a maioria dos usuários entrevistados são do sexo feminino (88,71%), a faixa etária com maior concentração é de 60 a 79 anos de idade (n=26; 41,94%), e que frequentam o parque principalmente às 8h (n=27, 43,55%) ou às 18h30min (n=20, 32,26%). Observa-se ainda prevalência elevada de sujeitos muito ativos (n=26; 41,94%), e chama a atenção o fato de que nenhum individuo foi classificado como sedentário, e apenas um foi considerado como irregularmente ativo B (1,61%). Por fim, destaca-se que o Parque Verde Vida, localizado em Barbosa Ferraz (PR) se apresenta como um espaço público com considerável frequência da população, sendo o único voltado à prática de atividades físicas e de lazer na cidade. Conclusão: Os resultados deste estudo demonstram que, dentre os frequentadores do parque, as mulheres realizam mais atividades físicas, principalmente no período da manhã. Observa-se ainda que existe a necessidade de melhorias na infraestrutura do parque investigado. Portanto, sugere-se que ações do Poder Público sejam intensificadas, para promoção de programas que possam potencializar o uso desse espaço, aumentando, assim, o nível de atividade física realizado no local e colaborando com a promoção de saúde da população.Item Análise da qualidade de vida de idosos participantes da universidade aberta para a pessoa idosa(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-27) RATIGUIERI, Gisele Maria; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/8858414490613445; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; LABEGALINI, Celia Maria Gomes; FERNANDES, Carlos Alexandre MolenaO envelhecimento humano é um processo complexo que se inicia no nascimento e influencia os estados físico, emocional, mental e social dos indivíduos. Com a crescente expectativa de vida, inclusive em países mais pobres, criam-se políticas públicas para atender esta parte da população. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 tornou-se um marco jurídico para as pessoas idosas e, aliada às aprovações de outras leis, advindas da constituinte, beneficia as pessoas com 60 anos ou mais. A partir das leis, os estados, os municípios e as instituições criam diversos espaços, programas e projetos direcionados para a melhoria da qualidade de vida desse público. Entre eles, na área educacional, há as Universidades Abertas à Pessoa Idosa (UNAPI) no âmbito das instituições de ensino superior. As UNAPI’s desenvolvem atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão e objetivam a reinserção do idoso na sociedade, a fim de reafirmar sua independência e autonomia, e de melhorar sua qualidade de vida. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação é analisar as melhorias na qualidade de vida das pessoas idosas participantes de uma UNAPI vinculada à uma universidade estadual do Paraná. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva-exploratória, analítica e transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para aprofundar o referencial teórico. Os instrumentos para a coleta de dados foram: o Formulário com os Dados de Identificação e Dados Sociodemográficos; o Formulário de Classificação Econômica, do Questionário World Health Organization Quality of Life, GROUP-OLD (WHOQOL-OLD) e roteiro de entrevista. Os dados quantitativos foram tabulados por meio do software Microsoft Excel e analisados por meio de estatística descritiva. Para os dados qualitativos, realizou-se a Análise de Conteúdo a fim de identificação de palavras que deram sentido à pesquisa e definiu-se a categoria para discussão. Dentre os 130 matriculados na UNAPI, 93 participaram da pesquisa quantitativa e nove idosos da pesquisa qualitativa. A partir dos dados levantados, identificou-se que 87 entrevistados são do sexo feminino e 6 do sexo masculino. A faixa etária variou de 60 a 93 anos e, dentre os 93 participantes, somente 2 revelaram ter problemas de saúde. Destaca-se a escolaridade dos participantes sendo 50,53% com cursos técnicos, superior e pós-graduados. Identifica-se 1,07% analfabeto, 1,07% com primário incompleto, 11,83% com primário completo e 13,98% com ensino fundamental completo ou ensino médio incompleto. Todos os 93 participantes recebem aposentaria ou pensão. As classes sociais dos idosos, dividem-se em: 5,38% classe A, 7,52% classe B, 51,62% classe B2, 18,28% classe C1, 9,68% classe C2 e por fim, 7,52% classe DE. A partir da análise da qualidade de vida dos idosos, por meio da pesquisa quantitativa, verificou-se que os percentuais das seis facetas analisadas por meio do WHOQOL-OLD apresentaram mais que 80% de satisfação de qualidade de vida. As facetas obtiveram um alto índice de satisfação foram: 81,05% funcionamento do sensório, 80,17% intimidade, 82,66% morte e morrer, 84,68% participação social, 83,67% atividades passadas, presentes e futuras, 80,04% autonomia e 81,05% funcionamento do sensório. A análise dos dados qualitativos demonstrou que a sociabilidade e a reinserção na sociedade são as melhorias relatadas pelos nove idosos entrevistados a partir da efetiva participação na UNAPI. Diante disso, pode-se afirmar que os idosos investigados apresentaram melhoras na qualidade de vida a partir de sua participação na UNAPI. Destaca-se que a sociabilidade é o que mais influencia a qualidade de vida proporcionada pelas atividades do projeto de extensão, conforme o relatado pelos participantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se que os resultados da pesquisa podem subsidiar a implementação deste projeto nas universidades estaduais para a inclusão dos idosos em atividades que possibilitem um envelhecimento saudável.Item Aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: uma abordagem interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos(as)(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) SILVA, Débora Raitz; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; http://lattes.cnpq.br/8394256958384156; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FILHO, Izaias da Costa; http://lattes.cnpq.br/9183520756095297A presente pesquisa objetiva analisar como se deu o processo de aprendizagem de alunos(as) por meio das tecnologias digitais no período da pandemia de Covid-19, tendo em vista a realidade desse público de classe baixa e de trabalhadores(as) em meio à mudança do ensino presencial para o remoto. Como fundamentação teórica deste estudo, de natureza aplicada, descritiva, com alicerce na pesquisa de campo e com abordagem quali-quantitativa, este estudo recorreu a pesquisadores(as) recentes e de abordagem interdisciplinar, dentre os principais: Arroyo (2017), Freire (2021, 2022), Kenski (2012), Moran (2013) e Lévy (2010a, 2010b). Para tanto, investigaram-se os discentes da EJA matriculados no ensino médio e fundamental do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná, juntamente com os(as) docentes e a equipe pedagógica da instituição, no período de 2019 a 2022, ou seja, antes, durante e pós-pandemia. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três grupos do colégio, sendo 13 discentes, 8 docentes e 2 pessoas da equipe pedagógica; e os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o ensino remoto para alunos(as) da EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), do investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e da promoção de políticas públicas para essa modalidade.Item As metodologias ativas no ensino médio: desafios para os espaços de aprendizagem(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-17) SONTAG, Adrielly; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; http://lattes.cnpq.br/3513043395551009; TOGNATO, Maria Izabel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0267233631277517; SFORNI, Marta Sueli de Faria; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; GRAÇA, Luciana Manuela Almeida; MELLO, Cleverson Molinari; http://lattes.cnpq.br/5313818584196257No contexto educacional pós-moderno, as abordagens metodológicas têm recebido uma atenção especial, como as Metodologias Ativas. No entanto, há que se considerar a necessidade de se conhecer mais ampliadamente a perspectiva desta estratégia de ensino, a fim de que se possa entender seus desafios e contribuições ao desenvolvimento de capacidades sociais e culturais, necessárias ao pertencimento do sujeito na sociedade. Por essas razões, destacamos a importância de se investigar tal perspectiva, pois as Metodologias Ativas surgem como uma abordagem alternativa com o intuito de engajar o estudante no processo de aprendizagem de modo a torna-lo protagonista do seu aprendizado, permitindo o avanço em algumas capacidades, tais como: criticidade, criatividade, cooperação e autoavaliação. Assim, considerando o contexto exposto e a importância dessa abordagem, elaboramos o seguinte problema de pesquisa: quais desafios são encontrados por professores do Ensino Médio ao implementarem as Metodologias Ativas como prática pedagógica na rede estadual pública de ensino? Desse modo, esta pesquisa busca investigar o uso das Metodologias Ativas e seus desafios no contexto do Ensino Médio de um determinado colégio da rede estadual de ensino do interior do Estado do Paraná. Para isso, pautamos nossos estudos em diferentes áreas do conhecimento, a saber: na Teoria da Complexidade, na pesquisa interdisciplinar e na perspectiva das Metodologias Ativas, além de outros estudos relacionados à temática proposta. No que tange aos procedimentos metodológicos, quanto à natureza da pesquisa, fundamentamos nossa investigação na abordagem mista, envolvendo a quantitativa e a qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta e geração de dados, utilizamos um questionário online via Google Forms junto a professores da Educação Básica. Para as análises e o tratamento dos dados, tomamos por base alguns dos princípios da Teoria da Complexidade, tais como: o princípio da recursividade e o hologramático, além de alguns procedimentos de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como o contexto de produção, plano global, além do uso de SOT (Segmentos de Orientação Temática – temas) e STT (Segmentos de Tratamento Temático – subtemas). Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das Metodologias Ativas por parte dos professores, embora os dados evidenciem preocupações quanto às condições objetivas do trabalho docente em relação à implementação desta estratégia metodológica, como, por exemplo, a falta de tempo para planejamento e preparação das atividades, a ausência de formação docente sobre esta abordagem, bem como os impedimentos predominantes para a realização desta proposta didático-pedagógica. Ademais, a falta de aceitação dessas estratégias metodológicas por parte dos estudantes também foi indicada como impedimento para sua implementação. Com isso, concluímos que, para que a implementação das Metodologias Ativas ocorra na rede estadual pública de ensino, é necessário melhorar as condições objetivas de trabalho, propiciando formação docente sobre esse tema. Assim, ao organizar tais práticas formativas, o contexto educacional poderia contribuir para a aceitação das metodologias ativas por parte dos estudantes, auxiliando professores e estudantes em um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.Item AS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO COM A METODOLOGIA WEBQUEST(Universidade Estadual do Paraná, 2016/03/11) GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; http://lattes.cnpq.br/0107345200784230; http://lattes.cnpq.br/5616135738264100; http://lattes.cnpq.br/4001697517934880; HAHN, Fábio André; FAGUNDES, Bruno Flávio Lontra; DOS SANTOS, José Carlos; JUNIOR, João Batista Bottentuit; BALLER, LeandroO rápido crescimento do acesso às tecnologias na sociedade tem motivado a realização de estudos sobre os impactos desses recursos no ambiente escolar, tornado uma alternativa importante para o processo de formação dos alunos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é por meio de uma investigação descritiva-exploratória avaliar em que medida a metodologia WebQuest contribui para o processo de aprendizagem. A WebQuest é uma metodologia colaborativa elaborada com suporte na internet, na qual o aluno empreende investigação orientada de temáticas predefinidas pelo professor, em que a maior parte das informações com as quais interagem são originadas da internet. A investigação foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino, de cinco escolas de diferentes cidades da Mesorregião Centro Ocidental Paranaense. Desenvolvida em três etapas, a pesquisa foi constituída pela aplicação de questionários por meio da plataforma Survey Monkey; desenvolvimento e aplicação da WebQuest e, por fim, observação e avaliação participativa do pesquisador no ambiente escolar. Os dados foram apreciados a partir da análise fatorial exploratória e a regressão linear múltipla, de modo a identificar os fatores que influenciaram diretamente no desempenho da utilização da WebQuest. Como resultado das análises concluiu-se que os alunos que demonstram interesse em relação a utilização das tecnologias para aprendizagem, conseguem atingir melhores resultados na resolução das tarefas, como foi verificado na aplicação da WebQuest, contribuindo para a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos alunos.Item Biblioteca pública universitária: reflexões e diagnóstico das bibliotecas da Universidade Estadual do Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SILVA, Liane Cordeiro da Silva; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/6892986719901676; BOVO, Marcos Clair; OLIVEIRA, Heloá Cristina Camargo de; MORAES, Marcos Antonio de; MELLO, Cleverson MolinariAs bibliotecas universitárias estão pautadas nos processos organizacionais, na flexibilidade, na eficiência, no acesso à informação e na produção do conhecimento, possibilitam orientar seus leitores quanto à utilização da informação para a sua formação acadêmica, cultural e intelectual que buscam entendimento por meio de um enfoque interdisciplinar. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar as bibliotecas universitárias dos campi da Universidade Estadual do Paraná tendo por base a percepção dos gestores, dos agentes administrativos, professores e discentes com relação aos serviços e à infraestrutura das bibliotecas. Nesse contexto, a pesquisa apresenta as seguintes indagações: a) quais as qualidades percebidas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação da Unespar quanto aos serviços prestados na biblioteca universitária?; b) quais aspectos precisam ser melhorados e/ou ações precisam ser implementadas para potencializar a qualidade dos serviços das bibliotecas no atendimento às necessidades específicas de informações requeridas pelos discentes e docentes da graduação e de programas de pós-graduação?; e c) quais as qualidades percebidas em relação à quantidade do acervo, atendimento, treinamentos, políticas, processos, serviços, tecnologias de informação e infraestrutura das bibliotecas? Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se por uma abordagem qualiquantitativa. A coleta de dados utilizou-se questionários que foram aplicados aos acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, num total de oitocentos e cinquenta e oito questionários, e aos docentes cento e vinte e oito participantes dos campi da Unespar para averiguar a frequência, a satisfação o espaço físico e mobiliário e serviços oferecidos pelas bibliotecas, além da infraestrutura, e da acessibilidade e também entrevistas semiestruturadas com os gestores e agentes universitários – bibliotecários de cada campi, e uma entrevista com a reitora, totalizando quinze entrevistas, todas realizadas via Google Meet. Dentre os resultados destacamos a necessidade da ampliação dos espaços físicos das bibliotecas; melhoria e adequação dos mobiliários; renovação constante do acervo; melhoria no sinal de internet e wifi; e aquisição de novas tecnologia como computadores.Item Como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos?(Universidade Estadual do Paraná, 2023/10/02) LONGO, Lucas Toshitaka Yatsugafu; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; http://lattes.cnpq.br/1895106697127109; COSTA, Maria Antonia Ramos; http://lattes.cnpq.br/8519325093149115; JUNIOR, Jorge Pagliarini; NAGABE, FabianeAo longo da última década inúmeros fatores têm impactado no desenvolvimento de pequenos municípios, principalmente, os periféricos. De acordo com Costa (2013; 2016; 2018), os municípios periféricos são aqueles que enfrentam a estagnação do seu desenvolvimento, permanecendo em estabilidade, em luta pela sua subsistência ou, nos casos mais graves, entram em decadência. Esta dificuldade está associada a diferentes fatores tanto internos, quanto externos e que pode variar, pois estão atrelados a uma conjuntura específica do tempo e espaço da pesquisa: 1) Diminuição da população; 2) Crescimento de novas tecnologias e utilização da internet; e 3) Dinâmica econômica limitada e, consequente, reduzida arrecadação de impostos. Assim, levanta-se a questão: como os municípios periféricos podem se desenvolver? À vista disso, o turismo pode ser uma das alternativas possíveis para casos em que os municípios apresentam predisposição, principalmente o turismo histórico com a proposta de associar lazer ao conhecimento histórico. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto “Rota Ivaí”, que visa apresentar um diagnóstico das potencialidades de turismo histórico nos municípios de Fênix, Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz e Corumbataí do Sul. O projeto “Rota Ivaí” é um projeto amplo, no modelo “guarda-chuva”, composto por diferentes frentes de investigação e por etapas investigativas. Neste caso, todas ainda estão ligadas à primeira etapa, “etapa Fênix”. Portanto, este trabalho tem objetivo investigar como uma rota de turismo histórico pode contribuir para o desenvolvimento de municípios periféricos? Com o propósito de responder esta questão, a investigação se divide em três momentos: i) compreender os principais indicadores que caracterizam o município de Fênix como um município periférico que necessita de alternativas e intervenções para fomentar o seu desenvolvimento; ii) apresentar uma proposta de roteiro turístico histórico vinculada à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e à metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI); iii) apresentar um plano de trabalho com as ações necessárias para a implementação da proposta apresentada e do desenvolvimento do turismo em municípios periféricos, como é o caso de Fênix-PR. Nesse sentido, portanto, através dos indicadores foi possível caracterizar Fênix como um município periférico que possui atrativos com potencial para se tornarem produtos turísticos. Não obstante, a implementação do roteiro turístico proposto é marcado por um conjunto de forças e fatores que viabilizam: o roteiro fundamentado sobre os elementos que o compõem; ação do estado para a viabilidade física e formativa da sociedade; a iniciativa privada acompanha este processo. Pontuou-se, ainda, problemas e sugestões relativas ao turismo apontadas por 66 pesquisas brasileiras de mestrado e doutorado entre 2017 e 2020. Além disso, é possível sugerir que existe uma demanda reprimida por lazer associada, neste caso, por formação em regiões periféricas que atingem inicialmente um público local, mas com alcance nacional e internacional.Item Cultura e identidades culturais no campo: diversidade e pertencimento da juventude em um colégio do campo de Roncador/P(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/04) OLIVEIRA, Julio Rodrigues de; BOVO, Marcos Clair; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/2474643637903471; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FOESTSCH, Alcimara Aparecida; REDIN, EzequielA cultura é um elemento riquíssimo para conhecer a história e a identidade de um povo, consiste em marcas que as pessoas carregam de sua existência em um determinado tempo e espaço, como exemplos: objetos, valores, crenças, hábitos, costumes, estilos. Também apresenta um grau de importância ao desenvolvimento social da coletividade histórica, por se apresentar como um reflexo da sua própria organização social. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mostrar o resultado da análise das mudanças da identidade cultural da juventude residente no Campo, destacando a influência da globalização e mídias digitais a partir da ótica da Educação do Campo. O aporte metodológico foi constituído de pesquisa exploratória, por meio de análise bibliográfica e documental da categoria Educação de Campo, levantamento de dados quantiqualitativos das instituições escolares da modalidade Campo na Mesorregião Centro Ocidental Paranaense, aplicação de questionários semiestruturados aos professores(as), equipe gestora e pedagógica e estudantes de uma Instituição Escolar do Campo que oferta o Ensino Médio. Os resultados da pesquisa contribuem para a expansão de discussões sobre essa temática, estimulando novas estratégias para que os(as) estudantes sintam-se pertencidos(as), tendo em vista que a juventude residente no campo é caracterizada por uma identidade cultural única, exclusiva, que mescla elementos culturais de seus antepassados, alinhados com as “novidades”, tecnologias e o mundo “pop” contemporâneo, tal como se encontram estudantes que se autointitulam caipiras ou agroboys, além de grupos culturais que são influenciados pelos elementos locais, perpassados pela globalização, de maneira que essas identidades culturais sejam reconhecidas, valorizadas e incorporadas aos processos educativos de modo a contribuir para que os(as) estudantes atuem como agentes transformadores na realidade local e regional das quais fazem parte.Item Direitos Fundamentais das Pessoas Trans: possibilidades de atuação do Ministério Público em Campo Mourão/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-25) PIRES, Thiago Rodolfo; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0012557061121281; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; COLAVITE, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/0456212182572519; NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do; http://lattes.cnpq.br/7740026689471870Na presente pesquisa, de natureza interdisciplinar, coadunamos contribuições da ciência do Direito, da Educação, da História, da Filosofia, da Psicologia, Sociologia e dos estudos de gênero aos eixos de análises dos direitos humanos e fundamentais sociais do trabalho, no tocante às pessoas trans de Campo Mourão/PR. Buscamos não apenas apontar as adversidades e os contratempos existentes em um contexto contemporâneo que se mostra hostil e que repudia ostensivamente a manifestação diversa da cisnormatividade socialmente reconhecida, mas destacar os possíveis caminhos a serem perfilhados na legítima luta social empreendida, com destaque para a atuação do Ministério Público (MP). Em vista disso, problematizamos: Quais são as políticas públicas municipais de acesso aos direitos fundamentais da população trans de Campo Mourão/PR? Nosso objetivo central na pesquisa é investigar as políticas públicas e os possíveis instrumentos de atuação do MP operantes em Campo Mourão/PR na promoção dos direitos fundamentais das pessoas trans. Esse objetivo geral se desdobra em outros 3 (três) objetivos específicos, a saber: 1) Mapear as políticas voltadas aos direitos fundamentais da comunidade trans e compreender como foram teorizadas e mobilizadas; 2) Analisar as pautas legislativas e de políticas públicas concernentes aos aspectos trabalhistas da população trans no Município de Campo Mourão/PR; 3) Averiguar os possíveis instrumentos de atuação do MP com vistas a garantir a acessibilidade das pessoas trans ao mercado formal de trabalho. Nesse contexto, realizamos uma análise documental e um estudo exploratório junto ao Poder Executivo Municipal, à Câmara de Vereadores e ao MP, e averiguamos os instrumentos de proteção e de acesso aos direitos fundamentais do grupo trans. Reconhecemos a identidade de gênero enquanto direito humano e fundamental, com a consequente proteção da pessoa trans, no intuito de promover plenamente a consecução da dignidade da pessoa humana. Observamos que a ausência de atuação específica na temática, por ora, do MP com atuação em Campo Mourão/PR não impede que haja, em um futuro próximo, a sua deflagração na tutela dos direitos fundamentais da minoria trans.Item Direitos Humanos e Literatura: propostas de trabalho com contos de Conceição Evaristo na educação básica(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-26) SANTOS, Danieli Cássia dos; COQUEIRO, Wilma dos Santos; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/0827605814490673; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; ZUKOSKI, Ana Maria Soares; http://lattes.cnpq.br/6633946411492536; FELIPE, Delton Aparecido; http://lattes.cnpq.br/1673979833356158; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001Esta pesquisa tem como objetivo, compreender como as questões raciais e de gênero podem ser discutidas na escola, por meio da literatura negrofeminina de Conceição Evaristo. A partir de contos que integram a coletânea Olhos d'água (2014), da escritora Conceição Evaristo, busca-se ampliar a visibilidade da literatura negrofeminina no âmbito da educação básica. A proposta focaliza a intrínseca relação entre literatura, sociedade e educação, considerando as interseccionalidades de classe, raça e gênero, especialmente no que concerne à incidência da violência contra a mulher, notadamente a mulher negra nas periferias urbanas. Nesse contexto, esta pesquisa se fundamenta em discussões interdisciplinares sobre a história social do povo negro no Brasil, a ocupação dos espaços de marginalização social por essa população, do feminismo negro interseccional, bem como na análise da historiografia literária brasileira que marginalizou e continua a marginalizar escritores(as) negros(as). Adicionalmente, a pesquisa aborda a proposta de ensino com base na estética da recepção e nos princípios dos direitos humanos. O objetivo é promover, por meio da elaboração de sequências didáticas, discussões relevantes acerca das temáticas presentes nos contos da coletânea, no contexto do ensino de literatura. Isso é feito com a finalidade de proporcionar aos estudantes da rede básica de ensino textos literários que estimulem o pensamento crítico e a reflexão. No que diz respeito à metodologia adotada, esta pesquisa envolve uma análise interdisciplinar dos contos da coletânea, fundamentada no referencial teórico mencionado. Essa análise culmina na elaboração de atividades de ensino que exploram a representação literária sob uma perspectiva interdisciplinar e dialógica, conectando-a aos direitos humanos e à condição dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Portanto, o propósito deste estudo é contribuir para o ensino de literatura na rede básica de maneira sensível às questões contemporâneas que permeiam a sociedade atual.Item Entre mitos e imaginários: o culto ao empreendedorismo e ao trabalho na Maçonaria(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-08) ZAVADNIAK, Isadora de Paula Bandeira; ANACLETO, Adilson; http://lattes.cnpq.br/4935834455286413; http://lattes.cnpq.br/1680680374837531; ANACLETO, Adilson; LIMA, Priscila Luciene Santos de; SCHNEIDER, Alessandro Vinicios; LIMA, Heron Oliveira dos SantosA Maçonaria teve seu primeiro registro formalizado no ano de 1717, embora sejam documentadas atividades anteriores a essa data. Ela é caracterizada por ser uma sociedade discreta e sempre teve associado a seus membros o mito da riqueza, quando iniciados na Ordem. Assim, diante das dúvidas que a cercam e sabendo-se que se trata de uma instituição filosófica e educativa, esta pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa investiga se os princípios da Maçonaria influenciam no comportamento dos seus membros que também são empreendedores, analisando se o perfil empreendedor e de inovação daqueles que pertencem a alguma Ordem maçônica difere do modo de agir de outras classes. Neste contexto, o estudo, por meio de entrevistas semiestruturadas, é direcionado a 19 empreendedores pertencentes a Ordem maçônica e 19 empreendedores não pertencentes. O estudo revelou que a classificação por tamanho de empresas era similar entre os dois grupos analisados, no entanto os empreendedores maçons realizaram maior quantidade de cursos quando comparados com os demais empreendedores. O índice IED revelou diferenças estatísticas significativas nos índices de empreendedorismo (p < 0,05) entre os dois grupos analisados, sendo que o grupo dos empreendedores maçons apresentou tendência moderada com índices mais elevados para o empreendedorismo. A Ordem cumpre uma forma de transmissão de conhecimento que resulta no aprendizado de seus membros de questões como aprimoramento moral, intelectual, a prática de tolerância, empatia, filantropia, comprometimento, lealdade que, segundo as prerrogativas da Maçonaria, devem ser replicadas na vida diária longe das lojas simbólicas e essa situação também pode ser um fator de influência da diferença dos índices de empreendedorismo. Assim, finalmente pode ser afirmado que a força do culto ao trabalho e a forma pela qual a Ordem se organiza na transmissão do conhecimento certamente sobreviveram aos mitos e imaginários sobre a Maçonaria que permeiam a população.Item Entre o rural e o do campo: discussões e viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/11) BARRETO, Raquel Marina Lôbo; MACIEL, Fred; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/7184802898083420; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; CECÍLIO, Maria Aparecida; PINHEIRO, Marcos SorrilhaAs escolas localizadas na zona rural possuem características estabelecidas a partir da cultura e da historicidade da região vinculada, bem como das implicações e propostas voltadas para a efetivação desse ensino que permeia entre o “rural” ou “do campo”. Na presente pesquisa propomos discussões referentes à viabilidade de uma escola pública municipal em Moreira Sales/PR, a partir de uma análise relacionada aos conceitos e políticas vinculadas à Educação Rural e Educação do Campo. Uma vez que, enquanto a “rural” está em consonância à educação urbana, a “do campo” se preocupa com a realidade e luta do povo campesino. Com essa teorização, é possível considerar as especificidades do objeto de estudo e, assim, analisar o conceito e as estratégias de ensino em escolas no campo, bem como as propostas políticas governamentais envoltas a esse âmbito. A análise da pesquisa foi pautada na investigação histórica do conceito de escolas localizadas na zona rural, na qual discutimos sobre as possíveis diferenciações terminológicas entre “rural” e “do campo”, tal como as mudanças sociais e históricas que estão retratadas na instituição. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, a partir de estudos envoltos à Educação do Campo e discussões das Políticas Públicas por meio de programas que estão relacionados à essa modalidade de ensino. Como prática, utilizamos a pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores/funcionários, gestores e familiares/responsáveis de alunos(as), para compreender o ensino na educação no campo, observando suas implicações como instância local de vivência. Compreendemos o processo de cessação de 36 escolas localizadas na zona rural do município, destacando os pontos que levaram a esse fenômeno e permanência da última escola rural de Moreira Sales/PR. Esperamos que, a partir do estudo investigativo teórico, seja possível elencar a relevância da educação na zona rural, seja “rural” ou “do campo”, como local de sociabilidade e/ou de promoção de resistência no campo. Para além disso, objetivamos, com a análise histórica e prática, promover a valorização da educação na zona rural, em especial da instituição estudada, além de problematizar, dialogar e discutir a viabilidade da mesma, a partir de implicações gestoras e governamentais. Conseguinte, entendemos a realidade da comunidade estudada e o papel que a instituição para os que a permeiam. Ressaltamos que uma escola localizada na zona rural é relevante para a sua regionalidade, seja com perspectiva “rural” ou “do campo”, mesmo que a consciência de classe, luta e permanência no campo só seja trabalhadas em escolas que aderem à uma Educação do Campo.Item Espaços públicos, lazer e qualidade de vida na cidade de Umuarama - Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-11) PEREIRA, Danilo Cesar; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; http://lattes.cnpq.br/4591377131226063; BOVO, Marcos Clair; http://lattes.cnpq.br/8553647366079597; FERNANDES, Carlos Alexandre Molena; LOBODA, Carlos RobertoA discussão acerca do espaço público tem surgido como um tema de grande relevância na sociedade contemporânea. O espaço público tem sido objeto de estudo, análise e reflexão de diversos campos do saber, dentre eles: geografia, história, sociologia e educação física, cada um procurando compreender suas complexidades por meio de abordagens interdisciplinares que exploram tanto suas nuances particulares quanto sua integridade conceitual. Diante disso, a pesquisa objetiva analisar o uso dos espaços públicos voltados às práticas de lazer e de promoção de qualidade de vida na cidade de Umuarama. Mais especificamente, buscamos analisar os espaços públicos: Bosque Uirapuru, Praça Dr. Antônio Morais Barros e Lago Tucuruvi, bem como a apropriação da população na utilização destes ambientes. Para tanto, levantamos o seguinte questionamento: Os espaços públicos podem, de fato, se constituir em espaços de convivência com potencialidades significativas para a prática do lazer e, consequentemente, promover a qualidade de vida e o desenvolvimento físico e social? Para a realização da pesquisa adotou-se os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa quali-quantitativa e descritiva, pesquisa bibliográfica e pesquisa in loco. Para a avaliação da qualidade de vida, utilizou-se o questionário WHOQOL-bref elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que nos forneceu um perfil mais global das condições e expectativas em relação à vida dos participantes da pesquisa. Participaram da amostra da pesquisa um total de 150 indivíduos, a saber: 50 usuários do Bosque Uirapuru, 50 usuários da Praça Dr. Antônio Morais Barros e 50 usuários do Lago Tucuruvi. Esta amostra caracteriza-se como um recorte da realidade estudada, onde a partir dos dados coletados pudemos ter uma descrição das ações, interesses e necessidades dos indivíduos envolvidos na pesquisa. Os resultados mostram que o Bosque Uirapuru e a Praça Dr. Antônio Morais de Barros cumprem a sua função enquanto espaço público e que o Lago Tucuruvi tem cumprido a sua função parcialmente. Porém vale ressaltar que todos os espaços públicos objetos do estudo apresentam elementos ligados às atividades sociais, culturais, simbólicas, ambientais, funcionais e econômicas. Apresentam, também, estrutura, equipamentos e mobiliários urbanos que contribuem significativamente para a prática do lazer e da promoção da saúde, bem como alguns que necessitam de maior cuidado e manutenção por parte da administração pública. Os usuários dos espaços públicos são em sua maioria jovens e adultos que realizam práticas como a caminhada, corrida, alongamentos, exercícios físicos, práticas esportivas, contato com a natureza e momentos de lazer na busca de benefícios à melhora da qualidade de vida, além de se conectarem com a história e cultura local. Quanto a qualidade de vida, os resultados indicam predominantemente uma percepção positiva dos participantes da pesquisa, na qual essa percepção pode ser atribuída em grande parte à presença e ao uso dos espaços públicos, que desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos. Sugerimos algumas propostas para criação de ambientes inclusivos, acessíveis e que atendam às necessidades da população, bem como a contratação de profissionais de Educação Física para a melhoria das ações desenvolvidas nos espaços públicos, com o intuito de suprir as necessidades dos indivíduos que utilizam os locais para a realização de suas práticas de lazer com vistas à promoção da saúde.