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Navegando por Autor "FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza"

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    A ATIVIDADE DO DESENHO NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/22) STEINHEUSER, Débora Buss; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/4692362344444142; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; SFORNI, Marta Sueli de Faria ; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; LAZARETTI, Lucinéia Maria ; http://lattes.cnpq.br/7146481573883908
    Esta pesquisa teve como foco o estudo do desenho e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Visto que é recorrente encontrar o desenho nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, sendo utilizado apenas como recurso, constituiu-se como objetivo desta pesquisa analisar o desenvolvimento do desenho como linguagem, a fim de compreendê-lo como atividade pedagógica. Com base no aporte da Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa compôs-se, além dos dados coletados na pesquisa de campo, de uma revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Mukhina, Elkonin e demais pesquisadores que, de alguma forma, contribuíram para o entendimento da atividade do desenho e da teoria. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola localizada no Noroeste do Paraná, em uma turma de Educação Infantil, com crianças em idade pré-escolar, ocorrida em dois momentos durante o ano de 2019. Na busca de compreender a finalidade do desenho para crianças em idade pré escolar, ora como conteúdo, ora como recurso, foi preciso, a princípio, entender o que é o desenho nos preceitos da teoria adotada, assim como o que essa atividade pode proporcionar às crianças em relação ao desenvolvimento de Funções Psíquicas Superiores. Fez-se, desse modo, um percurso de compreender os estudos de Vigotski, o qual pontua quatro estágios do desenho: estágio de esquemas, estágio do surgimento do sentimento da forma e da linha, estágio das representações verossímeis e estágio das representações plásticas. Foram selecionados seis desenhos de cada observação realizada, totalizando doze desenhos, sendo eles das mesmas crianças. O intuito foi analisar se houve desenvolvimento dos estágios. Os resultados apontam que, diante dos estudos e dos dados coletados, se pode considerar que o desenho vem sendo trabalhado apenas como recurso, utilizado como pretexto de outros conteúdos ou, ainda, passatempo. Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou conhecer o desenho não só como um recurso, mas como uma linguagem, uma atividade produtiva, um conteúdo que está em processo de desenvolvimento e que o ensino precisa estar atento, a fim de desenvolvê-lo e promover, nas crianças, na qualidade de alunos, as condições de humanizarem-se.
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    A BNCC DO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA FORMAÇÃO E TRABALHO DOS PROFESSORES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/12/18) PEREIRA, Karla Cristina Prudente; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/5686223110599328; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FONSECA, Sérgio César da ; http://lattes.cnpq.br/5760026330157184; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão ; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903
    A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, busca investigar as demandas que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio ocasiona à formação e ao trabalho dos professores. Recém aprovada e em fase de adequação pelas instituições de ensino de todo o país, públicas e particulares, a BNCC promove uma nova estrutura para o Ensino Médio e aprofunda a perspectiva de ensino disseminada no Brasil pelo “neoescolanovismo”, na década de 1990. Movimento esse que resgata alguns princípios educacionais da Escola Nova, como a aprendizagem baseada no fazer. É nesse período que os princípios da flexibilização toyotista chegam ao Brasil, permitindo a reestruturação produtiva, que foi iniciada em 1970 nos países de capital desenvolvido. Fundamentados nesse contexto, os ideais formativos defendidos a partir de 1990 no país primam por um ensino centrado no aluno e suas experiências individuais, privilegiando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem pela ação com vistas à implantação de um novo modelo de organização da produção, que tenciona adequar as concepções pedagógicas às novas necessidades produtivas. Essas relações vêm se aprofundado e, atualmente, possuem um caráter mais ofensivo, dessa forma, é preciso buscar apreender, com muita cautela, de que forma a BNCC se insere nesse contexto, para tanto, se faz indispensável uma análise que supere sua aparência. Partindo dessa necessidade de aprofundamento de análise e pautado no materialismo histórico-dialético, o objetivo desse estudo é investigar a BNCC do Ensino Médio empenhando-se para desvelar o perfil de professor necessário para a sua efetivação. Para tanto, incialmente apresentamos uma discussão acerca do processo de reestruturação produtiva no Brasil, que possibilitou a nova organização de produção toyotista, rompendo com a rigidez fordista e instaurando o princípio da flexibilização – aspectos esses que foram incorporadas aos preceitos educacionais, resultando na difusão das pedagogias do “aprender a aprender” que, justamente, pensam o ensino como ferramenta para formação de sujeitos flexíveis. Na sequência, examinamos as alterações que essa flexibilização, tanto produtiva quanto educacional, causou à formação e ao trabalho docente, que foram racionalizados e perderam seu caráter formativo, considerando que o professor passou a ser compreendido como o profissional responsável por organizar as atividades práticas necessárias para que o aluno desenvolva seu próprio conhecimento. Assim, tendo relacionado a BNCC ao processo de flexibilização do ensino, passamos à análise das suas áreas de conhecimento e das orientações apresentadas, que servirão como base para elaboração dos itinerários formativos do Ensino Médio. A investigação evidencia o caráter pragmatista e liberal das atuais políticas educacionais, incluindo a BNCC. O documento defende a implementação de um currículo esvaziado de conteúdo, que se preocupe com o desenvolvimento de habilidades e competências pelos alunos e os prepare para ingresso imediato nos postos de trabalho flexibilizado. Desse modo, a organização do ensino deve promover a autonomia dos alunos, que serão responsabilizados por seu processo de ensino e o professor passa a ser um sujeito secundário e desprovido de conteúdo formativo. Logo, sem a necessidade de transmissão dos conhecimentos específicos das disciplinas, a nova configuração do Ensino Médio permite que a atuação docente se dê por profissionais não licenciados que atestarem “notório saber” na área. Se o processo de reestruturação produtiva contribuiu para a difusão de um novo perfil de professor e foi responsável pelo esvaziamento dos conteúdos de sua formação, as novas reformas políticas contribuirão para o acirramento dessas relações e o barateamento dos cursos de formação de professor.
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    A BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/02/21) SARAIVA, Ellyn Vieira de Souza; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/5402606022626953; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; SAITO, Heloisa Toshie Irie ; http://lattes.cnpq.br/2902881020655837; MAGALHÃES, Cassiana ; http://lattes.cnpq.br/4143702372700862; UJIIE, Najela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878
    Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, e tem como objetivo analisar a importância da brincadeira de papéis sociais para o desenvolvimento psíquico da criança de quatro a cinco anos de idade e sua organização pedagógica. No cenário educacional, muito se debate sobre a importância da brincadeira de papéis sociais na Educação Infantil, porém nossa hipótese é que existe uma lacuna conceitual e teórica sobre a importância dessa atividade. Dessa forma ainda nos deparamos com a seguinte questão: como a brincadeira de papéis sociais pode contribuir para o desenvolvimento psíquico das crianças de quatro a cinco anos de idade? Para responder a esta inquietação, analisamos os documentos oficiais do Ministério da Educação, que embasam a organização pedagógica na Educação Infantil os quais servem de suporte para o trabalho dos professores dessa etapa de ensino, com a finalidade de entender como a brincadeira de papéis sociais é abordada nesses documentos. Na sequência, tomamos como referência a Teoria Histórico-Cultural, realizando uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico-bibliográfico, a partir dos pressupostos teóricos das obras de Vigotski, Luria, Leontiev, Elkonin, dentre outros, que se dedicaram a estudar sobre o desenvolvimento psíquico, a periodização do desenvolvimento humano e as atividades dominantes de cada período, no intuito de compreendermos a brincadeira de papéis sociais e sua importância para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. A partir dos estudos documentais e teóricos, apresentamos possibilidades de intervenções, extraídas das obras de Elkonin (2009) e Brigatto (2018), com o propósito de contribuir com o trabalho pedagógico, almejando o desenvolvimento das funções psíquicas da criança do período da idade pré-escolar. Podemos considerar que os resultados desta pesquisa indicam que a organização intencional e planejada do trabalho docente, no que tange à intervenção pedagógica, é elemento fundamental que promove os processos imbricados nessa atividade. Percebemos a relevância da formação inicial e continuada do professor, para que ele atue, de forma consciente, em relação à própria importância educativa frente à brincadeira de papéis sociais. Com este trabalho, espera-se subsidiar a ressignificação das brincadeiras de papéis sociais, garantindo práticas pedagógicas objetivadas dessa atividade, em que as crianças tenham elementos necessários para aprimorar a brincadeira de papéis sociais, engendrando avanços em seu psiquismo.
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    A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COMO FERRAMENTA DE HEGEMONIA DO CAPITAL: UM DESAFIO PARA A EFETIVAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/13) POLIDO, Aline Maestre; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7110704575876200; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; ARAÚJO, Renan Bandeirante de ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; COSTA, Maria Luiza Furlan ; http://lattes.cnpq.br/6836134905831335
    Esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a formação continuada de professores como um desafio para a efetivação da pedagogia histórico-crítica e as suas contribuições como ferramenta de formação humana e transformação social. Sob o aporte teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético e da teoria histórico-crítica, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental em que foram selecionadas fontes relevantes para contemplarmos o objetivo proposto. O estudo foi organizado em três seções: na primeira seção apresentamos os conceitos marxistas, fundamentais para a compreensão da estrutura social da modernidade capitalista, e a importância de uma educação crítica como ferramenta do desenvolvimento consciente do indivíduo, por meio da apropriação das objetivações para si. Na segunda seção, apresentamos a pedagogia histórico-crítica como expressão teórica do marxismo no campo da educação, a fim de cunhar esta teoria pedagógica como a teoria educacional que visa ao desenvolvimento dos indivíduos buscando a superação da alienação e o pleno desenvolvimento do homem enquanto gênero humano. Ainda nesta seção discutimos a questão da formação continuada em âmbito nacional, apontando-a como um possível obstáculo que pode impossibilitar a efetivação da pedagogia histórico-crítica no espaço escolar. Na terceira seção, sob um olhar crítico, analisamos a capacitação de professores, oferecida pela rede de ensino do Estado do Paraná. Para essa análise, apresentamos os roteiros disponibilizados para os cursos de formação que ocorrem anualmente nas escolas. Os resultados indicam que estamos diante de um desafio a ser enfrentado, qual seja, a formação continuada, amparada na prática reflexiva, no pragmatismo, no cotidiano escolar, fomentando os profissionais da educação a se adaptarem à realidade em busca de soluções imediatistas. Amparada na perspectiva neoliberal, a formação continuada está desvinculada da práxis. Consideramos que, diante desse contexto, a formação que almejamos está centrada no desenvolvimento do gênero humano, em indivíduos que possam transformar a sociedade na luta permanente das contradições. Nos limites das análises, nosso esforço foi no sentido de assegurar que, na perspectiva da teoria histórico-crítica, a formação continuada seja repensada e reorganizada de maneira que o professor não reproduza apenas o conhecimento, mas faça de seu próprio trabalho um espaço de transformação.
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    A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO E O SISTEMA DIDÁTICO-DESENVOLVIMENTAL ELKONIN-DAVIDOV-REPKIN: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/01) BONZANINI, Rayza Lima; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/0087755019565680; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira ; http://lattes.cnpq.br/0992862282815480; MENEZES, Maria Christine Berdusco ; http://lattes.cnpq.br/6121001403189549; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    A presente pesquisa encontra-se inserida no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar, Mestrado Acadêmico em Formação Docente - área de concentração: Educação, História e Ciências, oferecido pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. A proposta de estudo aborda a questão do livro didático, que se configura como uma das ferramentas de trabalho pedagógico presente na realidade das escolas públicas, as quais seguem as propostas do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa está ancorada nos pressupostos do Sistema Didático Desenvolvimental Elkonin-Davidov-Repkin, com foco na escolarização e no ensino, sendo que, por meio destes, formulam-se processos psicológicos e culturais, os quais podem atuar significativamente no desenvolvimento psíquico dos estudantes. Neste espaço de reflexões e análises, estruturamos a problemática da pesquisa buscando questionar: quais elementos precisam ser analisados em um livro didático de maneira a avaliar se o material pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico na perspectiva adotada? Para responder essa questão, a pesquisa objetivou verificar se as formulações de conteúdo do livro didático do componente curricular de Língua Portuguesa do 2º ano do ensino fundamental apresentam propostas que assegurem o desenvolvimento da formação do pensamento teórico nos estudantes. Para tanto, procurando atender às demandas deste objetivo, a pesquisa utiliza o tratamento de dados com base no Materialismo Histórico-Dialético, que se volta na direção do trabalho social dos homens e nas propriedades adquiridas historicamente. Sendo assim, o estudo aborda as questões relacionadas à consolidação do Sistema Elkonin-Davidov-Repkin, descrevendo seu percurso histórico e a importância da Teoria da Atividade de Estudo. Na sequência, discute-se o desenvolvimento do pensamento teórico e do pensamento empírico direcionando as questões para o ensino escolar, mais precisamente a uma das ferramentas utilizadas nas escolas, qual seja, o livro didático. Posteriormente, apresentamos as abordagens relacionadas ao material didático, o modelo adotado para análise da presente pesquisa, verificando as formulações de conteúdo do livro didático do componente curricular de Língua Portuguesa e como se apresentam suas propostas vistas sob a perspectiva teórica adotada. A pesquisa revelou que os conteúdos e atividades propostas no livro didático por si só não são o suficiente para desenvolver nos estudantes o desenvolvimento do conhecimento teórico, fazendo-se preciso propor ações de aprendizagem aos estudantes. Nesse viés, o livro didático configura-se como um auxílio no processo de formação da atividade de estudo, tendo como principal característica o sentido dialógico. Contudo, vale mencionar que esperamos que este estudo contribua para uma reflexão mais elaborada em que as análises possam permear as práticas de desenvolvimento do trabalho pedagógico nas escolas.
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    A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E O TRABALHO DOCENTE SOB A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/03/28) VIEIRA, André Luiz; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9730776164329864; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; GASPARIN, João Luiz ; http://lattes.cnpq.br/9492108458166634; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FAUSTINO, Rosângela Célia ; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165
    O trabalho educativo tem-se mostrado como um grande desafio na Educação Básica brasileira, sobretudo quando se objetiva uma educação crítica que promova a formação de um ser histórico, plural, desalienado e ciente da necessidade de luta de sua classe, com vistas à libertação da alienação, emancipação. Nesse sentido, o problema de pesquisa que norteia o presente estudo de dissertação de mestrado, se centra na questão norteadora: “Como repensar as propostas didáticas do Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica?”. Tendo em vista esta problemática, o presente estudo tem por objetivo analisar o Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. Para efetivação deste objetivo, o caminho metodológico percorrido pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e natureza básica, cujos procedimentos adotados consistiram de caráter bibliográfico e documental. A análise possibilitou repensar encaminhamentos educativos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura e no trabalho com o gênero crônica. Assim, a partir do estudo do LRCO, evidenciou-se que a base ideológica que os estruturam tem o mesmo caráter orientador dos livros didáticos, como a BNCC, com conteúdos apresentados de forma rarefeita e fragmentados que prezam o desenvolvimento de competências e habilidades, encaminhamentos didático-metodológicos estes que moldam o indivíduo às contínuas mudanças do mercado de trabalho e, consequentemente, de manutenção da hegemonia. Pensar criticamente tais materiais possibilitou também o desenvolvimento de uma proposta didática como uma via para a efetivação de um ensino pautado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular Língua Portuguesa a partir do gênero textual crônica. Conclui-se ressaltando a importância de se pensar criticamente o ensino e almejando que os encaminhamentos apresentados neste estudo possam orientar a didática em sala de aula a fim de que professores e professoras possam atuar contra toda e qualquer forma de alienação, em acordo com a perspectiva da política cultural contra hegemônica.
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    ACENTUAÇÃO GRÁFICA: ESTADO DA ARTE SOB O ENFOQUE DA TEORIA HISTÓTRICO-CULTURAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/30) SILVA, Amanda Inácio da; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; FERRO, Lussuede Luciana de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2991516738579826; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3963141372992140; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; FERRO, Lussuede Luciana de Souza ; http://lattes.cnpq.br/2991516738579826; ARRAIS, Luciana Figueiredo Lacanallo ; http://lattes.cnpq.br/0850344246071354; SANTOS, Edilson de Araujo dos ; http://lattes.cnpq.br/0214330846160967; UJIIE, Nájela Tavares ; http://lattes.cnpq.br/1242945275956878
    Mestrado Acadêmico em Formação Docente - Área de Concentração: Educação, História e Ciências, oferecido pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Paranavaí. Nesta pesquisa, o problema do estudo está centrado na questão norteadora: Os trabalhos acadêmicos existentes sobre acentuação gráfica têm feito uma relação desse conteúdo com a Teoria Histórico-Cultural (THC)? Tendo em vista essa problemática, o objetivo foi o de desenvolver um estado da arte, para analisar a organização do processo do ensino da acentuação gráfica nos anos iniciais do ensino fundamental em que se constatou que a abordagem do ensino de acentuação gráfica, em sua maioria, é marcada por metodologias que priorizam aspectos mecânicos, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas e no cumprimento de regras normativas da língua portuguesa. No intento de demonstrar que existem outras concepções teóricas que possibilitam em ensino voltado para a formação do pensamento teórico, o caminho metodológico percorrido pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujo procedimento adotado consistiu em estudo de caráter bibliográfico. As análises aqui proferidas utilizaram-se dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade que possibilitaram repensar encaminhamentos teóricos-metodológicos para a organização do ensino de acentuação gráfica na língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental. Para essa organização pedagógica, tomou-se como referência os estudos sobre as atividades dominantes, mais precisamente a respeito da estrutura da Atividade de Estudo proposta pelo Sistema Didático desenvolvido pelos pesquisadores russos Davidov, Elkonin e Repkin. Nesse contexto e ancorada em uma perspectiva materialista em que busca discorrer sobre a historicidade da psicologia soviética, utilizou-se obras de Marx e Engels (1984); (2006); Leontiev (1978); Vigostski (2001); Luria (2013); Davidov (2019), entre outros, procurando demonstrar como o ensino, organizado sob as bases da THC pode contribuir com os processos de ensino-aprendizagem. Sendo o professor o organizador da atividade pedagógica e mediador dos conceitos, cabe a ele possibilitar o desenvolvimento do conhecimento mais elaborado considerado como aquele conhecimento que permite a objetivação no interior da totalidade da prática social
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    ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DA SUBTRAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
    (Universidade EStadual do Paraná, 2016/09/08) SILVA, Nilza Marcia Mulatti; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3592371798569695; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; SFORNI, Marta Sueli de Faria ; http://lattes.cnpq.br/9919089239265864; ARAÚJO, Renan Bandeirante de; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; GARCIA, Tânia Marli Rocha ; http://lattes.cnpq.br/0611075824535298
    Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o nível de consciência da ação de subtrair por intermédio da análise da manifestação da linguagem. O estudo foi realizado mediante pesquisa teórica, investigação documental e pesquisa de campo. Inicialmente, realizamos estudos a fim de compreender os aportes da Teoria Histórico-Cultural, vinculados ao desenvolvimento do pensamento por conceitos, à organização do ensino para o desenvolvimento psicointelectual e aos pressupostos psicológicos para a resolução de problemas matemáticos. Posteriormente, investigamos como o conceito da subtração se apresenta nos documentos oficiais que norteiam o ensino fundamental no estado do Paraná. Os estudos ofereceram subsídios para análise das intervenções matemáticas desenvolvidas em uma classe do quarto ano do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados coletados indicaram que a maioria dos alunos ao resolver as tarefas não ultrapassaram os procedimentos descritivos, limitando a tomada de consciência que se esbarrou na dificuldade da linguagem. No entanto, os alunos que conseguiram resolver os problemas conscientemente eram capazes de explicitar por meio de diferentes recursos as ações mentais que realizaram, transcendendo dos procedimentos descritivos para os explicativos, evidenciando um pensamento matemático. Nesse contexto, consideramos que as intervenções realizadas, envolvendo outras formas de linguagem, como a oralidade, o desenho, a manipulação de materiais aliadas à linguagem numérica contribuíram com o desenvolvimento psíquico dos alunos. Concluímos que a apreensão dos conceitos científicos é resultado de um processo longo e complexo de evolução do pensamento infantil que se efetiva com a mediação do professor. Por fim, é importante realçar a análise preliminar dos conceitos e das relações objetivas entre eles, além da previsão de momentos do uso de diferentes linguagens como instrumentos que possibilitam ao aluno a organização do pensamento e a tomada de consciência e, ao professor, a análise da dinâmica do processo de aprendizagem. São procedimentos capazes de potencializar alunos e professores na busca da superação da situação de não aprendizagem, como também elevar os níveis de humanização, não somente no período escolar, mas ao longo da vida.
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    APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL: A ESCRITA DA CRIANÇA NO INÍCIO DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2020/02/20) THOMÉ, Tatiana Viaes; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9896985539175486; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco ; http://lattes.cnpq.br/3450865697987896; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036
    Constituiu-se como objetivo desta pesquisa analisar o desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças em processo de escolarização. Em virtude da mecanização dos processos de ensino da escrita às crianças pela ação repetitiva de grafar símbolos, torna-se um desafio, no ambiente escolar, fazer com que os estudantes se apropriem das finalidades e do sistema da escrita no início do Ensino Fundamental. Nesse sentido, a consolidação do desenvolvimento do pensamento e da apropriação da linguagem oral e escrita é, ainda, um fator importante de estudo no campo educacional. Por isso, sob o aporte da Teoria Histórico-Cultural, este estudo desenvolveu-se por meio do aprofundamento teórico para compreender conceitos sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, a gênese do pensamento e da linguagem desde o momento de simbolização da fala até o entendimento da escrita pela criança, pela palavra, com a mediação do uso de instrumentos e de signos, os quais foram fundamentais para analisar os dados coletados na pesquisa de campo a partir de entrevistas semelhantes à pesquisa de Luria (2012b). A fundamentação teórica e a observação em campo permitiram analisar os estágios da pré-história da escrita das crianças no início da escolarização, com base nas elucidações levantadas segundo pesquisa de Luria com crianças não-escolarizadas, na Rússia em 1920. O experimento ocorreu com crianças matriculadas no Infantil V, no ano de 2018, as quais foram promovidas para o primeiro ano do Ensino Fundamental em 2019, em duas escolas municipais localizadas na região Noroeste do Estado do Paraná. Foram selecionados quatro casos para as análises. Os dados coletados apontam que as crianças entrevistadas, em um único encontro individual em 2018, já possuíam o conhecimento do traçado das letras do alfabeto da língua portuguesa, principalmente para a escrita do próprio nome, e algumas conseguiam representar, por imagens ou letras, as sentenças que foram ditadas. Com a continuidade da pesquisa em 2019, mais duas séries de entrevistas foram agendadas com as mesmas crianças. Na análise, a comparação de desenvolvimento da linguagem escrita não foi realizada entre as diferentes crianças, mas, sim, a trajetória da apropriação da linguagem simbólica dos três momentos de cada criança, dela com ela mesma em espaços de tempo iguais. Os dados analisados mostraram a mudança do percurso do desenvolvimento da pré-história da escrita, ou não, dessas crianças. As contribuições dessa teoria sobre o desenvolvimento infantil permitiram analisar as mudanças dos estágios de desenvolvimento da pré-história da escrita nas crianças durante o período da pesquisa de campo, mostrando, assim, indicativos para a organização do processo de ensino e aprendizagem da apropriação da linguagem escrita à luz da Teoria Histórico-Cultural.
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    AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL NOS ANOS 2000
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/06/30) RAPOSO, Ingrid Rodrigues; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/1998619861642217; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de ; http://lattes.cnpq.br/1153101691308425; ALMEIDA, Rodrigo Davi de ; http://lattes.cnpq.br/9524251326442540
    A pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, busca analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2002, 2015 e 2019, de modo a compreender o perfil requerido do professor que atua na Educação Básica a partir da análise das categorias: o que, como e porque ensinar. Considerado o contexto histórico, político e social, a pesquisa discorre sobre a concepção de formação de professores na sua relação com a lógica imanente à acumulação/expansão do capital e sua relação com os pressupostos das pedagogias do aprender a aprender, cuja formação do sujeito implica no ensino focado nas habilidades e competências dos alunos, processo que ocorreu independentemente das nuances que separam as orientações políticas de governos sociais/liberais (PT) ou liberais/ultraliberais (PSDB, DEM, PMDB). Amparada no materialismo histórico-dialético, essa pesquisa buscou analisar o objeto específico que são as DCNs no contexto das contradições contemporâneas mais amplas, particularmente a restruturação do mundo do trabalho. A pesquisa procura compreender a atuação dos Organismos Multilaterais enquanto força hegemônica que baliza e orienta as reformas educacionais, na perspectiva da formação do sujeito que saiba fazer, com vistas à criação da força de trabalho flexível adequada. A pesquisa analisa a implementação das políticas neoliberais e a difusão exacerbada da necessidade de um professor apto para atender as demandas do mercado de emprego reestruturado. Conforme a análise das diretrizes, ainda que a DCN de 2015 tenha procurado tentar conciliar contradições entre formação emancipatória e as necessidades do mercado, as DCNs mantiveram, em comum, o foco na teoria das competências. Isso ocorre porque as instituições multilaterais disseminam a tese de que os países em desenvolvimento devem organizar o sistema educacional com intuito de superar as dificuldades, incorporar-se à nova era do conhecimento, adequando o processo de ensino à formação do professor reflexível e competitivo, disposto a difundir uma formação com base nas habilidades e competências requeridas pelo mercado. Por meio dessa pesquisa, concluiu-se que independente da matriz teórica que determinam as políticas públicas dos diferentes governos quanto da elaboração das DCNs (2002, 2015 e 2019), a política de formação de professores procura adequar-se as necessidades do mercado de emprego restruturado em acordo com a lógica da acumulação capitalista da contemporaneidade.
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    AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PARA OS POVOS DO CAMPO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA-PR ENTRE 1990 E 2016
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/03/20) PELLIM, Ezilda Franco; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/7365887403751448; BRANDÃO, Elias Canuto ; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; CECÍLIO, Maria Aparecida ; http://lattes.cnpq.br/8558159610365011; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    A ausência de políticas educacionais para os povos do campo no Brasil é uma realidade evidente, sobretudo no nosso objeto de pesquisa, o município de Nova Olímpia-PR, onde todas as escolas rurais foram fechadas em menos de duas décadas. Assim, objetivamos pesquisar o que de fato ocorreu nos últimos anos e, para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um recorte temporal entre os anos de 1990 a 2016. Tomamos como ponto de partida questões como estas: Qual é a perspectiva da educação do campo no Estado neoliberal? Como tem se dado o diálogo entre as perspectivas dos movimentos sociais e as políticas de Estado? Qual é a perspectiva de educação para os alunos do campo no município de Nova Olímpia? Para alcançar a proposição, fundamentamos a pesquisa perpassando diversos autores que, assim como nós, partem de uma abordagem teórica metodológica na linha do materialismo histórico dialético. Visamos à compreensão da realidade histórico-cultural e social dos povos do campo e da educação destinada a esses povos, com vistas a ultrapassar o senso comum, socialmente construído. Considerando a riqueza de materiais acessados, analisamos as políticas de educação e a influência dos movimentos sociais na construção da LDB 9394/96; historicizamos a educação dos camponeses no Brasil, com foco nas políticas para Educação do Campo que se deram pós-LDB; discutimos os conceitos de cidadania e de educação, propostos na LDB 9394/96, e a prática, in voga, no município, pautada na ideia de formação para o mercado de trabalho. Investigamos a educação dos povos do campo, praticada nos pequenos municípios, buscando identificar quem são os sujeitos camponeses, que formação devem receber os professores que atendem a alunos do campo e qual o currículo escolar ideal para um pequeno município com economia agrícola. Discorremos sobre o fechamento das escolas no campo e o atendimento aos alunos deste nas escolas das cidades, pelo processo de nucleação. Por fim, analisamos as políticas e práticas educacionais no município de Nova Olímpia, partindo de sua identificação e histórico, com foco sobre o relato das escolas rurais, desativadas desde o final de década de 1990; e averiguamos as perspectivas de educação, presentes na proposta pedagógica e na prática da escola municipal, a partir do conceito de Educação do Campo, no campo e para o campo, enquanto perspectiva dos movimentos sociais e em contraposição à educação rural, pensada sob a perspectiva do latifúndio, ou da preparação da força de trabalho para o mercado urbano, perspectiva esta que reforçou o êxodo rural no município estudado. A dissertação perpassa várias categorias que contribuem para compreendermos o objeto investigado e, aqui, antecipamos as seguintes categorias de análise, visto o método desenvolvido, o materialismo histórico dialético: trabalho, hegemonia, contradição e totalidade. Concluímos que a Educação do Campo na perspectiva dos movimentos sociais, não interessa às políticas educacionais do Estado neo/liberal, visto que para este, as políticas partem da necessidade de qualificação da força de trabalho para o mercado, sendo uma das razões do fechamento das escolas rurais em Nova Olímpia na década de 1990, e das escolas de campo em todo o Brasil, apesar da legislação que assegura o direito da educação aos povos do campo, no campo.
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    CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTAL PARA A ORGANIZAÇÃO DA ACENTUAÇÃO GRÁFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/23) CASTILHOS, Gleicieli Thaine Lucheti dos Santos de Castilhos; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/9978982287686717; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; LONGAREZI, Andréa Maturano; http://lattes.cnpq.br/7536546387037721; FRANCO, Sandra Aparecida Pires ; http://lattes.cnpq.br/4775777293922801; NOVAK, Maria Simone Jacomini ; http://lattes.cnpq.br/8950601840578036
    Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação stricto sensu, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Paranavaí, e teve como objetivo analisar o ensino do acento gráfico, no quarto ano do Ensino Fundamental, a fim de apontar possibilidades na organização da atividade de ensino no âmbito da formação do pensamento teórico dos estudantes. Nossa hipótese é de que o ensino do acento gráfico, como um dos conteúdos curriculares da língua portuguesa, está estruturado nos alicerces das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pressupondo-se, desta maneira, o desenvolvimento do pensamento empírico, assim a Aprendizagem Desenvolvimental pode ser um caminho possível para superar esse modo de ensino com vistas ao desenvolvimento do pensamento teórico. Diante disso, delineou-se o seguinte problema: Como organizar o processo didático da acentuação gráfica para superar a formação do pensamento empírico? Buscando responder esta questão e atender ao objetivo geral desta pesquisa, adotamos como metodologia de pesquisa uma abordagem crítico-dialética com tratamento qualitativo dos dados, de natureza teórica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, juntamente com o procedimento técnico de uma pesquisa de campo. Para melhor organizar a pesquisa, subdividiu-se o mesmo em três objetivos específicos, quais sejam: Entender como a língua portuguesa passou a fazer parte do currículo escolar, observando-se seus resultados; Apresentar as raízes da Aprendizagem Desenvolvimental e alguns de seus conceitos básicos; Analisar como o conteúdo de acentuação gráfica está sendo ensinado e apreendido no quarto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tomamos como aporte teórico os autores L. S. Vigotski (1979, 1993, 2000, 2018); V. V. Davidov (1982, 1987, 1988, 2019); além de outras contribuições de Bajard (2021); Foucambert (2010); Engels (1876); V. V. Repkin (2020); A. R. Luria (1979, 1984, 1986); A. N. Leontiev (1978) e demais pesquisadores da área. Ao realizar as análises, entendemos que o ensino da acentuação gráfica acontece atualmente de forma superficial e que não desenvolve, nos estudantes, o pensamento teórico, uma vez que se desconsidera a função simbólica que provê nas palavras o processo de ensino. Conclui-se, assim, que a Aprendizagem Desenvolvimental, por meio da Atividade de Estudo, é um caminho possível para proporcionar o desenvolvimento de neoformações psíquicas nos estudantes.
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    CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    (Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/07) CARDOSO, Thaís Fernanda Ruiz Braga; FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/4499431934676180; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; FRANCO, Sandra Aparecida Pires ; http://lattes.cnpq.br/4775777293922801; SHIMAZAKI, Elsa Midori ; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; BORGES, Fabio Alexandre ; http://lattes.cnpq.br/6339328194070311
    Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, e tem como objetivo compreender como a Teoria da Atividade de Estudo pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. O objetivo vem ao encontro dos questionamentos que temos feito como professora da sala de Recurso Multifuncional Tipo I, quando perguntamos como desenvolver um trabalho pedagógico que promova o aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual? Para atender a estes questionamentos e ao objetivo proposto, realizamos esta pesquisa de caráter bibliográfico e documental, com o aporte da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo, estudando as obras clássicas de pesquisadores soviéticos como Vigotski, Leontiev, Davidov e Elkonin. Perante estas teorias, buscamos o entendimento metodológico nos componentes estruturais da Atividade de Estudo, por ser a atividade dominante na idade escolar que contribui com a organização do trabalho do professor, no processo de desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Para efeito de demonstração dos estudos realizados, o texto apresenta, inicialmente, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e o processo de ensino e aprendizagem; em seguida, apresenta os aspectos históricos, os princípios teóricos e a legislação da Educação Especial tratando, especificamente, do pensamento e linguagem dos alunos com Deficiência Intelectual; e, por fim, demonstra a Atividade de Estudo e seus componentes estruturais como possibilidade para promover a aprendizagem desses alunos. Para isso, o gênero textual poema foi inserido como uma proposição didática complementar de leitura e escrita, para fomentar nos professores da sala de Recurso Multifuncional Tipo I novas perspectivas metodológicas que promovam a assimilação dos conceitos científicos. De posse dos dados teóricos e documentais, pudemos considerar que a Atividade de Estudo pode contribuir e fomentar para que os alunos com DI desenvolvam o pensamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem desses alunos, estimulando a formação psíquica destes alunos.
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    EDUCAÇÃO PARA OS POVOS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA: O fechamento de escolas rurais e a resistência
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/28) IZIDIO, Valdemir Aparecido; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/3747654609767410; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; FAUSTINO, Rosângela Célia ; http://lattes.cnpq.br/8578533833560165; STENTZLER, Márcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar o fechamento de escolas rurais no município de Nova Esperança, compreendendo a relação desse processo com as práticas de favorecimento ao agronegócio, nova cultura para a exportação. As análises tomaram como ponto de partida a década de 1980, por considerá-la o momento em que houve a evasão de muitos camponeses para a cidade. Entendemos que a problemática está agregada à introdução de um modelo agrícola de descarte do camponês. As escolas fechadas fazem parte de comunidades que se desenvolveram a partir de pequenas propriedades no processo de colonização e desenvolvimento da cafeicultura nessa região, e com o desenvolvimento do agronegócio, não conseguiram sobreviver, pois centenas de famílias foram expulsas do campo, diminuindo o número de crianças que estudavam nessas escolas. Trata se de uma pesquisa sobre as escolas denominadas rurais e das escolas atualmente denominadas do campo que ainda persistem na luta contra seu fechamento. Para o desenvolvimento do estudo, analisamos obras de pesquisadores que discutem as instituições escolares do campo, como Arroyo, Caldart, Fernandes, Brandão e outros, além de fontes primárias como: diário de classe, mapas, termos de abertura e fechamento das escolas, que aludem compreender o motivo da extinção das escolas rurais no município. A pesquisa tem como base o método materialismo histórico-dialético e proposta metodológica qualitativa, com procedimentos de levantamentos de dados da região Norte Central Paranaense e análise documental das escolas rurais fechadas no município de Nova Esperança. Das 44 escolas rurais que existiam 42 foram fechadas. As comunidades localizadas nos distritos ainda lutam por políticas para o pequeno proprietário e, de modo especial manter as escolas que atendem a população camponesa que continua no campo. Por fim, realizamos um estudo com o propósito de contribuir com a história da educação no município de Nova Esperança, sendo parte da ampliação do conhecimento de todos que estudam nas escolas rurais e urbanas. Constatamos que os povos que saíram do campo dessa região, não conseguiram resistir às forças impostas pelo agronegócio e as políticas públicas desenvolvidas a partir da década de 1980.
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    ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA SOVIÉTICA AO ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: vivência efetiva para o desenvolvimento da imaginação criadora
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/12/21) MÁXIMO, Maria José; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/3317443858230454; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; BARROCO, Sonia Mari Shima ; http://lattes.cnpq.br/0910185283511592; MOLINA, Adão Aparecido ; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060
    O presente estudo teve como objetivo analisar o papel formativo do ensino da arte no desenvolvimento integral da criança na educação infantil, a partir dos pressupostos da teoria histórico-cultural. Os avanços promovidos pela lei de diretrizes e bases para a educação nacional n° 9.394 de 1996, na qual a educação infantil foi instituída como primeira etapa da educação básica e o ensino da arte como conteúdo curricular obrigatório com vista à formação integral da criança. Contudo, nos documentos orientadores da educação infantil identificam-se a concepção espontânea da construção do conhecimento como do desenvolvimento da criança. Os encaminhamentos pedagógicos propostos no trabalho com a arte corroboram para a manutenção de práticas pedagógicas superficiais, limitadas ao conhecimento cotidiano, que privilegia a livre expressão. Concepção que encontra respaldo no discurso pelo não ensino a essa faixa etária. Em decorrência da ausência de uma concepção teórica que verse em favor da transmissão da cultura, científica e artística mais elaborada à criança, constata-se tanto a desvalorização do conteúdo artístico quanto a frágil formação do professor dessa área. Em contraposição à concepção natural do desenvolvimento humano, este estudo buscou nos pressupostos da teoria histórico-cultural confirmar a contribuição do papel formativo da arte no desenvolvimento da criança. Para tanto, realizamos um estudo de caráter documental e bibliográfico, fundamentado no método materialista histórico e dialético, a fim de examinar nos documentos orientadores e diretivos a concepção de educação, bem como o ensino da arte na educação infantil. Ancorados nesses pressupostos teóricos, verificamos a concepção de desenvolvimento da criança e da atividade educativa, concepções que também buscamos identificar nos textos clássicos da psicologia russa, que analisam a temática em questão, nos quais constatamos orientação contrária à identificada nos documentos oficiais, tanto no que se refere à concepção do desenvolvimento da criança, quanto à essencialidade da educação para seu desenvolvimento. O referencial em questão, ao esclarecer a natureza social do desenvolvimento psíquico da criança, do coletivo para o individual, do externo para o interno, do concreto para o abstrato, do sensível para o cognitivo, apresentou a lei zona de desenvolvimento, como a atividade que potencializa o processo, a atividade guia. E mostra que se trata de um processo, de natureza dialética, mediado pelo signo e motivado pelo fenômeno afetivo, onde o desenvolvimento da unidade, afetivo cognitivo, que constitui a estrutura psíquica, encontra-se na dependência de vivências efetivas. Nesse sentido, identificamos a contribuição do ensino da arte na educação infantil, em virtude tanto do elemento emotivo, parte constitutiva da arte como da atividade guia, como por se constituir um signo, um conteúdo ideal no sentido pedagógico, que dada a sua constituição traz em si altas potencialidades humanas cristalizadas. A apropriação desses elementos na atividade de imitação bem como na atividade criadora, decorrente da assimilação dos elementos que a constituem, estabelece vivências efetivas, consequentemente, o desenvolvimento inicial das funções psíquicas como um todo. Assim, podemos concluir que, da qualidade do signo artístico, como da mediação do professor, depende o nível de desenvolvimento que essa pode vir a promover na criança.
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    ENSINO E FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL NA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO EDITH EBINER ECKERT (EIEF), CHÁCARAS JARAGUÁ, PARANAVAÍ / PR (1974-2023)
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024/11/29) MATARUCO, Neiriane Aparecida Cattelan; STENTZLER, Márcia Marlene; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; http://lattes.cnpq.br/6527434251942156; STENTZLER, Marcia Marlene ; http://lattes.cnpq.br/6870547390134036; MACHADO, Maria Cristina Gomes ; http://lattes.cnpq.br/3874168724032825; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa objetiva compreender o impacto da Escola Municipal do Campo Professora Edith Ebiner Eckert (EIEF) no ensino e formação sociocultural das crianças da comunidade Chácaras Jaraguá, em Paranavaí/Paraná. A história desta escola está vinculada à existência da comunidade. Ela foi criada pelo município como escola rural multisseriada em 1967. Resistiu ao desmantelamento das instituições isoladas pelos poderes públicos. Atualmente, existem somente duas escolas do campo em Paranavaí. Esta instituição tem centralidade na vida das pessoas, sendo lugar de aprendizagens, de formação de memórias, de manutenção de tradições e de integração sociocultural. Muitas histórias de vida foram conformadas nesse lugar e representações sociais foram constituídas sobre essa instituição. Atualmente ela funciona em tempo integral. Oferta Educação Infantil e Ensino Fundamental, até o 5º ano. Portanto, o estudo histórico acerca de sua existência torna-se necessário, uma vez que instituições dessa natureza impactaram a vida de inúmeras famílias. Ao longo dos 57 anos de existência, ela ocupou um importante papel no ensino das crianças e, por conseguinte, na conformação sociocultural na comunidade local, por meio de diferentes atividades, em particular as festividades escolares e cívicas como parte do ensino. Trabalhamos na perspectiva da história socioeducacional e cultural, analisando aspectos do contexto macro e micro, considerando as inter-relações que a escola estabelece com o seu entorno. Esta pesquisa tem por base autores que pesquisam sobre as múltiplas relações que se estabelecem entre sociedade e instituições educacionais, bem como na cultura que se produz em seu interior. Entre eles destacamos Roger Chartier (1990), Marc Bloch (2001), Jacques Le Goff (2003), e Edward Palmer Thompson (1981). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de campo, com questionário aplicado a um grupo-amostra composto por ex-alunos e um grupo focal composto por ex-professores e uma ex-cozinheira. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Unespar e foi aprovado pelo Parecer 6.499.668, em 10/11/2023. Os documentos estão localizados no arquivo da escola e na Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí. O movimento da sociedade em relação à organização da educação foi apreendido por meio de pesquisa no jornal Diário do Noroeste, onde buscamos por notícias sobre esta escola, considerando representações sociais sobre o papel da educação. Por meio desses procedimentos, construímos análises acerca do papel da escola na comunidade e no processo de ensino e aprendizagem das crianças das Chácaras Jaraguá, onde essa instituição foi muito valorizada e respeitada pela comunidade que lutou por sua permanência até o tempo presente. A escola pesquisada passou pelo processo de mudança de Escola Rural para Escola do Campo. Verificamos que a Cultura Escolar se manifesta no dia a dia da comunidade que está alicerçada na existência da própria escola que preserva as tradições e saberes locais.
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    FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO
    (Universidade Estadual do Paraná, 2015/07/30) OLIVEIRA, Helen Cristina de; ARAÚJO, Renan Bandeirante; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; http://lattes.cnpq.br/2042802777087952; ARAÚJO, Renan Bandeirante ; http://lattes.cnpq.br/9293271922485263; FILHO, Domingos Leite Lima ; http://lattes.cnpq.br/1113538527015820; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.
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    LINGUAGEM E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DOS ASPECTOS TEÓRICOS, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SALA DE AULA
    (Universidade Estadual do Paraná, 2021/02/25) SILVA, Alini Gontijo da; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/7050340290031297; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; BARROCO, Sonia Mari Shima ; http://lattes.cnpq.br/0910185283511592; GHIRELLO-PIRES, Carla Salati Almeida ; http://lattes.cnpq.br/5690475091243209; Maria Angélica Olivo Francisco Lucas; http://lattes.cnpq.br/3450865697987896
    Ao longo dos últimos anos, observa-se um aumento expressivo de matrículas de aluno com deficiência intelectual no ensino regular como consequência do movimento de inclusão. Diante desse contexto, o que se verifica, em muitos casos, é a aprovação compulsória desses estudantes sem que a aprendizagem tenha se concretizado de fato, acarretando uma série de outras dificuldades tanto para o aluno quanto para o professor. Assim sendo, a presente dissertação expõe uma pesquisa que objetivou analisar como se dá o processo de apropriação dos conteúdos escolares por meio da linguagem pelo aluno com deficiência intelectual incluso no ensino regular com ênfase no trabalho realizado pelo professor. Sob o aporte da psicologia históricocultural e dos estudos realizados por Vigotski e seus colaboradores, este estudo buscou pontuar o desenvolvimento do psiquismo e os problemas impostos à pessoa com deficiência intelectual para alcançá-lo, tanto quanto poderia, ante às mediações pedagógicas. Para a averiguação do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa em uma escola pública de Ensino Fundamental e Ensino Médio, localizada no Noroeste do Paraná, no ano de 2019, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental. Na turma, havia 29 alunos matriculados, sendo oito com deficiência intelectual. Dos oito alunos, três frequentavam a Sala de Recursos Multifuncionais. As observações ocorreram nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, História, Matemática e Geografia, com o propósito de analisar como os professores têm usado a linguagem oral e escrita como mediação dos conteúdos a serem apropriados pelos alunos com deficiência intelectual, os quais fazem parte do processo de inclusão escolar. Os dados coletados mostram que muito há de se fazer para que esses alunos se apropriem dos conteúdos científicos: necessidade de metodologia de ensino diferenciada, material didático adaptado e melhores condições de trabalho para o professor chamam atenção. Não se pode, portanto, afirmar que esses alunos não aprendem; do mesmo modo, não se pode afirmar que, em algum momento, esses alunos venham a compreender a linguagem oral e escrita aplicada nas aulas e dar sentido a ela enquanto as adaptações necessárias não forem ofertadas.
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    LINGUAGEM E PENSAMENTO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS EM DIFERENTES PROCESSOS DE REALIDADES
    (Universidade Estadual do Paraná, 2019/02/26) ABRAHÃO, Regiane; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; http://lattes.cnpq.br/4571373360030873; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de ; http://lattes.cnpq.br/3303970016702517; ZANATTA, Shalimar Calegari ; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350
    A presente pesquisa foi motivada pelo nosso desejo de compreender como alunos que vivenciam diferentes processos de realidades se apropriam dos significados das palavras. A linguagem é uma importante função psíquica superior e também um importante instrumento de mediação do ser humano, pois, desde que nascem, as crianças a assimilam como um produto sócio - histórico e usam-na para analisar, generalizar e codificar suas experiências. É importante ressaltar que as funções psíquicas superiores, são desenvolvidas nas práticas básicas da atividade do sujeito, influenciadas diretamente pela cultura existente no meio em que vive. Sob os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, observamos como as funções psíquicas superiores, que são de origem sócio - históricas, se manifestam na consciência humana. Nesse aspecto, o objetivo foi o de buscar investigar se, o processo de realidade em que a escola está inserida pode influenciar na diferenciação de apropriação de significados de palavras, por parte dos alunos que ali frequentam. Para tanto, realizamos um estudo com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em duas escolas localizadas em diferentes localidades, sendo: uma escola pública, localizada em um bairro de comunidade carente de assistências públicas e doações, e outra escola particular, localizada no centro da cidade, em que o perfil da comunidade não é carente de assistências públicas e doações. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de instrumento de coleta de dados contendo uma sequência com 10 palavras (retiradas dos livros didáticos), 6 perguntas sobre seu grau de leitura e acesso à internet e 6 figuras geométricas para identificar os significados. Para atender ao que foi proposto, dividimos a pesquisa em quatro seções: contando a introdução como a primeira seção; na segunda seção abordamos a Teoria Histórico-Cultural, que preconiza basicamente que a humanidade apresenta mudanças em seu desenvolvimento psíquico de acordo com o processo de apropriação cultural humana, mas só podemos compreender tal desenvolvimento como algo que ocorre por meio das relações sociais de inserção do indivíduo na cultura. Tal inserção possibilitará o desenvolvimento das funções psíquicas superiores como: atenção, sensação, memória, percepção, imaginação e linguagem. Na terceira seção discutimos a teoria histórico-cultural e a relação entre linguagem e pensamento; os instrumentos e signos como mediadores do conhecimento; a palavra como signo da linguagem; os conceitos espontâneos e conceitos científicos, finalizando a seção com o estudo dos conceitos de generalização e abstração. Na quarta seção, realizamos os encaminhamentos teóricos metodológicos para a pesquisa de campo, relacionando-os ao aporte da Teoria Histórico-Cultural. Para isso, tomamos como referência princípios da investigação experimental aplicada por Luria na década de 1930. Os resultados evidenciaram a validade de que quanto mais acesso o aluno tiver aos conhecimentos academicamente elaborados, maior será seu desenvolvimento psíquico; melhor e mais adequadamente ele utilizará as palavras como representantes dos significados abstratos que deseja utilizar.
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    O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE: POLÍTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
    (Universidade Estadual do Paraná, 2017/04/10) FORCADELL, Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; http://lattes.cnpq.br/4629794516295407; MOLINA, Adão Aparecido; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060; SILVA, Tania dos Santos Alvarez ; http://lattes.cnpq.br/6256836308179990; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza ; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169
    Esta pesquisa realiza estudos sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Universidade abordando as políticas de inclusão, a formação docente e as práticas educativas na educação regular inclusiva para surdos. A motivação para que ela fosse realizada surgiu da necessidade de possibilitar uma formação básica e continuada na prática dessa língua aos acadêmicos que frequentam a disciplina na universidade. Considerando que muitos dos futuros professores terão contato com surdos nas escolas regulares, o conhecimento que eles adquirirem na Língua de Sinais ajudará na didática da sua atuação docente. Desejosos de que essa formação vá além dos bancos universitários, compartilhamos algumas orientações básicas para a prática docente em salas de aula regular inclusiva para surdos. O aporte teórico desta pesquisa faz um recorte histórico de 1990 a 2011 enfocando alguns desafios impostos pela implantação das políticas públicas de educação inclusiva, assegurando aos indivíduos as condições igualitárias de acesso educacional universalizado e com qualidade, mas que respeite a especificidade e a potencialidade de cada um. De acordo com a pertinente legislação regulamentadora, essa educação deve ser ofertada, preferencialmente, no ensino regular. Dessa forma, para o professor realizar um planejamento pedagógico que atenda a todas essas especificidades está cada vez mais desafiador. Em tempos de inclusão, as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula devem atender a um público cada vez mais diversificado. No caso do ensino regular, existe uma preocupação em formar profissionais da educação que garantam um ensino igualitário aos surdos que dividem com os ouvintes o mesmo espaço em sala de aula. O objetivo central deste trabalho está em propor encaminhamentos que auxiliem os acadêmicos, futuros professores, que cursam a disciplina de Língua Brasileira de Sinais, preparando-os para uma formação inclusiva nas escolas regulares de Educação Básica para Surdos. Assim, o trabalho torna-se relevante porque alia o conhecimento teórico sobre a inclusão dos surdos somando à formação prática em Libras. Espera-se, com isso, que o futuro professor possa estabelecer uma relação de interação com seus alunos surdos, adquirindo conceitos sobre a surdez, sobre o surdo, sobre sua identidade e cultura, e sobre as metodologias adequadas na educação dos surdos. Além de ampliar o conhecimento da Libras como língua natural dos surdos e redirecionar suas práticas para um ensino baseado na diferença e não na deficiência.
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