Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "Ana Paula Salvador Werri"
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Item REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ: AS PARCERIAS SOB A LÓGICA DO CAPITAL(Universidade Estadual do Paraná, 2024/03/25) CAMARGO, Joseane Vieira Cavalcante de; FAVARO, Neide de Almeida Lança Galvão; SEMZEZEM, Priscila; http://lattes.cnpq.br/1012388941501759; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; http://lattes.cnpq.br/4951955783658715; Neide de Almeida Lança Galvão Favaro; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Priscila Semzezem; http://lattes.cnpq.br/1012388941501759; André Ricardo Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6779656684312233; Ana Paula Salvador Werri; http://lattes.cnpq.br/8249621072953372; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí. O tema da dissertação refere-se ao estudo e compreensão das parcerias público-privadas (PPP) a partir da Reforma do Ensino Médio brasileiro em sua relação com o capital. Tem como objetivo analisar a articulação entre os setores público e privado na educação do Paraná e suas funções, a partir da Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017), considerando a lógica de funcionamento da relação social do capital. A pesquisa é qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, fundamentada no materialismo histórico. Observa-se o processo que oportunizou essa reforma e como as PPP se fortalecem na escola pública. A reforma trouxe mudanças substantivas em aspectos do Ensino Médio e adequou o currículo, estruturado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCN-EM), ambas aprovadas em 2018. Esse arcabouço jurídico passou a regular as parcerias com o setor privado, o que está em andamento em diversos estados brasileiros. Tais medidas resultam de um processo organizado especialmente a partir dos anos de 1990, em sintonia com o receituário dos organismos mundiais. A implantação da reforma no Paraná é discutida, com a publicação de novas diretrizes curriculares e pelo fato de impulsionar as PPP no Ensino Médio. Ao identificar os diversos meios utilizados pelo estado paranaense para que instituições privadas adentrassem na escola pública, verificou-se a ênfase na plataformização do ensino, por intermédio de parcerias com o setor privado. A utilização e imposição do Quiz, do Educatron, das aulas ministradas pela Unicesumar, na modalidade EaD, dentre outras em curso, revelam o adoecimento do trabalhador docente, a intensificação de seu trabalho e o controle empreendido, além da precarização do ensino. Nesse estado, bem como em todo país, as medidas foram impostas e sofreram críticas de vários setores. Com a ascensão de Lula à presidência intensificaram-se as lutas pela revogação da reforma em sua totalidade, mas até o momento houve apenas mudanças em alguns aspectos, como o currículo e a carga horária, que deixam intocada a essência da questão discutida nesta pesquisa, ao manterem as parcerias e assim a possibilidade de transferir recursos públicos para o setor privado. O que ocorre no Paraná não é um fato isolado, pois o país aderiu aos ajustes neoliberais, esteve presente em conferências mundiais e tem corroborado com os anseios do capital mundial. As políticas educacionais e o avanço das PPP fortalecem setores privados na escola pública e, assim, o que antes era improdutivo para o capital passa a gerar lucros, sob distintas formas. A plataformização do ensino e a EAD resultam na transferência de vultuosos recursos públicos para o setor privado. As PPP não necessariamente privatizam a educação, mas proporcionam aberturas para isso, com a possibilidade de profissionais docentes serem contratados pelos setores privados para atuarem no setor público, tendência já em curso. O Estado atende assim aos anseios do capital via mercantilização da última etapa da Educação Básica.