Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "Alexandra Bujokas de Siqueira"
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Item ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES HUMANAS EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS(Universidade Estadual do Paraná, 2023/04/06) BRAGA, Flávia Tatiane Ruiz; GOMES, Paulo César; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; http://lattes.cnpq.br/9474153918734520; Paulo César Gomes; http://lattes.cnpq.br/3637285622123132; Alexandra Bujokas de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/9128093573466760; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478Reivindicar a Mídia-Educação enquanto construção de uma consciência emancipada, libertadora e transformadora da sociedade e seus fenômenos decorre da dialogicidade de áreas e campos de conhecimento distintos: a Comunicação e a Educação. Sabe-se que compreender os fenômenos decorrentes das mídias, sua expressão cultural e que a produção e o uso dessas ferramentas são fundamentais para conviver e compreender o mundo contemporâneo. Nesse aspecto, a Mídia- Educação tem papel fundamental na inserção e transformação social na história recente, em especial, em meio a desinformação, discurso de ódio e Fake News. De outro lado, a escola e os educadores têm papel imprescindível na emancipação dos sujeitos e na formação de cidadãos compromissados com o convívio social, respeitoso e democrático, bem como com o desenvolvimento da criticidade e de práticas que contribuam com a leitura crítica dos meios e da possibilidade de que aprendizes tornem-se também produtores desses conteúdos de mídia. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar, por meio de uma Análise de Visual de Conteúdo, representações do “ser humano” presentes em uma coleção de livros didáticos do Ensino Médio da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, coleção de uso corrente em escolas públicas do Estado do Paraná. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa em Educação que, a partir de uma proposta de Análise Documental e de Análise Visual de Conteúdo, procurou categorizar e analisar fenômenos sociais expressos e coletados a partir da produção imagética da coleção de livros didáticos para o Ensino Médio, dos autores Leandro Godoy, Rosana Maria Dell’Agnolo e Wolney C. Melo, publicados pela Editora FTD na edição de 2020. A pesquisa tem como aporte teórico autores que publicam acerca da Mídia-Educação tais como: Belloni, Buckingham, Siqueira, Hall, Silverstone, Cauduro, Kellner etc., bem como autores que pleiteiam uma educação emancipadora e crítica como Paulo Freire, Marilena Chauí, dentre outros. Os resultados evidenciam uma predominância em imagens do gênero masculino: homem branco (caucasiano), em geral, representado em profissões valorizadas socialmente (médicos, empresários, intelectuais, dentre outras). O gênero feminino foi representado como: donas de casa, a cuidar do filho doente, como estudantes, como pesquisadoras, como médica e até como pessoa idosa. Os resultados evidenciam a importância de ser abordada a representação dos gêneros sexuais e suas etnias com equidade e igualdade.