Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "Airton José Vinholi Junior"
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Item A FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE IDEAL DE THOMAS MORE: ANÁLISE DA OBRA UTOPIA (1515)(Universidade Estadual do Paraná, 2024/09/27) VASCONCELOS, Thamiris Dias; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/4644064911964789; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Cássia Regina Dias Pereira; http://lattes.cnpq.br/0247177328518148; Airton José Vinholi Junior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; Neide Almeida Lança Galvão; http://lattes.cnpq.br/6325209425358903; Rita de Cássia Pizoli Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8835078921002360A Utopia, o não-lugar ou lugar nenhum, assim como a República de Platão, é a idealização perfeita da melhor das repúblicas. Nela, não há propriedade privada, os homens são bons e virtuosos, as leis são poucas, simples, mas sobretudo justas. Não há privilégios ou privilegiados, tudo o que é produzido por todos é igualmente dividido por todos. Apesar de ser um mártir católico, em sua Utopia, defende a laicidade; apesar de advogado e chanceler inglês, defende a simplicidade das leis; apesar de nobre, defende o acesso à educação e à cultura para todo o povo. Thomas More mostra-nos, em sua Utopia, que é com educação, respeito e cultura que se faz terrena a sociedade celestial. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de analisar como ocorre a formação humana na ilha de Utopia. Para isso, a metodologia empregada foi a análise bibliográfica por meio de revisão da literatura sobre o tema, com o cuidado de não fazer analogias ou tirar conclusões além das condições oferecidas pelo período e realidade histórica estudada. A pesquisa tem como base teórica a História Social, que estuda seus personagens dentro de seu contexto e realidade próprios, e lança mão do conceito de longa-duração, entendendo que há continuidades e rupturas no decorrer de todo o processo histórico. A obra Utopia, escrita em 1515, e publicada em 1516 é interpretada por alguns estudiosos como a idealização da cidade divinal, considerando o fato de seu autor ser um dos mais conhecidos humanistas cristãos, para outros ela seria apenas uma crítica satírica a Inglaterra do século XVI. A análise da obra nos permitiu uma aproximação sobre o que era uma sociedade ideal para um intelectual versado nas leis e profundamente religioso. Thomas More, apesar de religioso, idealiza a melhor das repúblicas não como um milagre, mas tomando a educação como base para o estabelecimento dela. Sendo assim, ele nos mostra que é por meio de uma educação que promova a formação humana, buscando desenvolver integralmente o indivíduo que se estabelece uma sociedade justa, igualitária e fraternal.Item A IMPORTÂNCIA DA SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA PARA O APRIMORAMENTO DO INTELECTO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS PEDRO ABELARDO E HUGO DE SÃO VÍTOR(Universidade Estadual do Paraná, 2019/03/08) MACHADO, Roseli Belém; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/4540941271275425; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Airton José Vinholi Junior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; Ricardo Tadeu Caires Silva; http://lattes.cnpq.br/6521759429378336Essa pesquisa, que se situa no campo da história da Educação, visa analisar a metodologia de ensino de Pedro Abelardo (1079 – 1142), um dos mestres precursores da dialética medieval, e Hugo de São Vítor (1096 – 1141), que em sua obra Didascalicon faz apontamentos fundamentais sobre a metodologia da leitura, para a compreensão e o uso das palavras como contribuintes para o bom desenvolvimento da inteligência. A concepção intelectual, bem como a importância da metodologia do uso das palavras para ampliação do conhecimento, é abordada em grande parte em relação à formação do homem medieval do século XII, visto que este momento é concebido com grandes mudanças na educação. A hipótese levantada refere-se à organização do homem em relação à busca do conhecimento, à importância de se rever os rumos metodológicos de ensino, à importância de se trabalhar as vias intelectuais em relação à construção do saber, tomando a necessidade de exploração do objeto estudado como um todo. Isto significa usar o trabalho simultâneo da leitura e da dialética como rota fundamental entre o estímulo da ampliação das potencialidades mentais, por meio do ensino reflexivo que vise à formação do homem ativo na sociedade. Evidencia-se para tanto que atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e o raciocínio lógico se difundem no mecanismo do cérebro por meio de estímulos exteriores que possibilitam a transcendência do conhecimento quantitativo para o qualitativo, nas diferentes formas de memórias, que possibilitarão ao homem o conhecimento e o domínio do todo: razão e emoção, assegurando as capacidades subjetivas essenciais à espécie humana. Por meio dessa pesquisa, é possível verificar que o uso das palavras mediadas por meio da leitura e da escrita reflexiva, como instrumentos estimuladores do desenvolvimento intelectual, fundamenta a memória prática e assim indica possibilidades de progresso de uma educação significativa, como viés do conhecimento que favorece a formação integral do homem. Analisa-se a importância de se repensar a educação, seus métodos e metodologias para que visem à ampliação da inteligência por meio da organização do processo da aquisição do conhecimento, como rever, retomar didaticamente as rédeas do ensino investigativo, reorganizar o que e o como ensinar; repensar quão fundamental é a verificação e a escolha de uma linha de ensino como âncora facilitadora no direcionamento e na mediação do conhecimento, que objetive a formação do homem ético, consciente e participativo no seu próprio processo histórico.Item NICOLE ORESME (1323-1382): Pequeno tratado da primeira invenção das moedas e algumas reflexões sobre os seus ensinamentos(Universidade Estadual do Paraná, 2017/05/12) SILVA, Aureci Santos Torres da; PERIN, Conceição Solange Bution; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; http://lattes.cnpq.br/2000568962620369; Conceição Solange Bution Perin; http://lattes.cnpq.br/8838312470687058; Airton José Vinholi Junior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941; Adão Aparecido Molina; http://lattes.cnpq.br/2722357341071060Neste estudo analisamos a importância dos ensinamentos realizados por Nicole Oresme no século XIV, mais especificamente na obra Pequeno tratado da primeira invenção das moedas, na qual o autor estabelece uma relação entre economia, matemática, poder e sociedade. Partindo dessa premissa, surgiu o questionamento sobre como a produção de Oresme, escrita há sete séculos, poderia contribuir para a reflexão sobre o processo de ensino. A pretensão não é a de fazer uma comparação entre passado e presente, mas sim pensar que Oresme, na sua época, representou um mestre para seus ouvintes, e, de modo geral, para a sociedade, e que, na atualidade, o professor pode ser considerado um dos maiores representantes do ensino formalizado, ou seja, aquele que tem a formação específica para ensinar conhecimentos básicos (português, matemática, história, geografia, ciências) e que contribui diretamente na educação do homem e na sua formação como homem. Desse modo, ao delimitar o tema, levamos em consideração a relevância que apresenta tal estudo, no conhecimento dos processos e estratégias de ensino, utilizados por teóricos de séculos passados, como é o caso do autor em destaque. Dessa forma, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói e desenvolve seu tempo. Seguindo tal reflexão, o estudo foi realizado, recorrendo à pesquisa qualitativa, com levantamentos, estudos e análises bibliográficas da literatura, livros, artigos científicos e documentos escolares. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em autores como Marc Bloch, que direciona a história como um processo de longa duração, em que os acontecimentos não são analisados pelos fatos, mas pelas necessidades que os homens criam e transformam para o seu tempo. Teóricos como Kosminsky, Hodgett, Pirenne, Fourquin, Artigas, Loyn e Le Goff deram sustentação ao trabalho, dividido da seguinte forma: na primeira seção desenvolvemos, brevemente, considerações sobre as questões econômicas e educacionais, relacionadas ao período medieval, mais especificamente no século XIV. Na segunda, realizamos estudos e análise do Pequeno tratado da primeira invenção das moedas, levando em consideração a economia, o dinheiro, a ética e a didática. E, na terceira seção, buscamos associar a contribuição de Oresme à ética do ensino nos dias atuais, bem como o papel do ensino na formação de homens éticos. A exemplo de Nicole Oresme, que contribuiu para que as relações entre os homens medievais e as moedas acontecessem de forma mais éticas, outros clássicos ressaltam a importância de se formar o homem comprometido com as questões coletivas e éticas. Portanto, firma-se assim, a relevância do papel do professor no processo de ensino das novas gerações.