Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "Airton José Vinholi Júnior"
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Item CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/28) MENDONÇA, Viviane Fernandes; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5539174002818559; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Zélia Ferreira Caçador Anastácio; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; Airton José Vinholi Júnior; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941O Ensino de Biologia Molecular é cercado de conceitos abstratos de difícil aquisição e retenção pelos estudantes. A demanda por um Ensino Médio que proporcione aos estudantes formação que atenda às necessidades de uma sociedade que cresce científica e tecnologicamente abre discussões acerca de estratégias pedagógicas que permitam aos jovens uma formação de qualidade. Como proporcionar aos jovens uma Aprendizagem Significativa? A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Marco Antonio Moreira contribui para a aprendizagem significativa do Dogma Central da Biologia Molecular? Considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o Dogma Central da Biologia Molecular com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa de estudantes da primeira série do ensino médio. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, definida como um estudo de caso. A implementação ocorreu em um colégio estadual do município de Paranavaí, no Paraná, com 30 alunos da primeira série do Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e de mapa conceitual inicial e final. A análise de dados ocorreu conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a implementação desta unidade de ensino demandou um tempo prolongado em comparação a uma abordagem mais tradicional. Entretanto, revelou que os materiais utilizados foram potencialmente significativos, uma vez que foram capazes de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com os conhecimentos prévios dos estudantes. A análise apontou, também, alterações cognitivas a partir da implementação da sequência didática, ao obter evidências da Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integrativa, que são princípios da Aprendizagem Significativa. Além disso, observou-se a captação de novos significados relacionados ao Dogma Central da Biologia Molecular, em 83,3% dos participantes da pesquisa. Somados a isso, 40% dos estudantes demonstraram capacidade de explicar o conhecimento, enquanto 23,3% dos estudantes demonstraram a capacidade de aplicar os conhecimentos em novas situações problemas. Recomenda-se, portanto, a adoção dessa unidade de ensino aos professores de Biologia que vislumbram como resultado de sua ação docente uma aprendizagem que tenha significado e compreensão.