Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador"
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Item CONTRIBUIÇÕES DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA MOLECULAR(Universidade Estadual do Paraná, 2023/02/28) MENDONÇA, Viviane Fernandes; ROYER, Marcia Regina; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/5539174002818559; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador ; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; JÚNIOR, Airton José Vinholi ; http://lattes.cnpq.br/2760856258795941O Ensino de Biologia Molecular é cercado de conceitos abstratos de difícil aquisição e retenção pelos estudantes. A demanda por um Ensino Médio que proporcione aos estudantes formação que atenda às necessidades de uma sociedade que cresce científica e tecnologicamente abre discussões acerca de estratégias pedagógicas que permitam aos jovens uma formação de qualidade. Como proporcionar aos jovens uma Aprendizagem Significativa? A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Marco Antonio Moreira contribui para a aprendizagem significativa do Dogma Central da Biologia Molecular? Considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre o Dogma Central da Biologia Molecular com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa de estudantes da primeira série do ensino médio. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, definida como um estudo de caso. A implementação ocorreu em um colégio estadual do município de Paranavaí, no Paraná, com 30 alunos da primeira série do Novo Ensino Médio nas aulas do componente curricular Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e de mapa conceitual inicial e final. A análise de dados ocorreu conforme a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontaram que a implementação desta unidade de ensino demandou um tempo prolongado em comparação a uma abordagem mais tradicional. Entretanto, revelou que os materiais utilizados foram potencialmente significativos, uma vez que foram capazes de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com os conhecimentos prévios dos estudantes. A análise apontou, também, alterações cognitivas a partir da implementação da sequência didática, ao obter evidências da Diferenciação Progressiva e Reconciliação Integrativa, que são princípios da Aprendizagem Significativa. Além disso, observou-se a captação de novos significados relacionados ao Dogma Central da Biologia Molecular, em 83,3% dos participantes da pesquisa. Somados a isso, 40% dos estudantes demonstraram capacidade de explicar o conhecimento, enquanto 23,3% dos estudantes demonstraram a capacidade de aplicar os conhecimentos em novas situações problemas. Recomenda-se, portanto, a adoção dessa unidade de ensino aos professores de Biologia que vislumbram como resultado de sua ação docente uma aprendizagem que tenha significado e compreensão.Item USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DE DIVISÃO CELULAR NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA(Universidade Estadual do Paraná, 2025/03/24) SOUZA, Eloiny Fernanda de; ROYER, Marcia Regina; OLIVEIRA, Caroline Oenning; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/1247653550780081; ROYER, Marcia Regina ; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; OLIVEIRA, Caroline Oenning de ; http://lattes.cnpq.br/8829125369662508; ANASTÁCIO, Zélia Ferreira Caçador ; http://lattes.cnpq.br/9701215931000356; JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães ; http://lattes.cnpq.br/3766552181829432O ensino da divisão celular apresenta alguns desafios significativos devido à sua natureza abstrata, tornando-se um obstáculo para a compreensão por parte dos estudantes. Em um cenário educacional que está em constante evolução devido aos avanços científicos e tecnológicos, é pertinente adotar estratégias pedagógicas inovadoras e contemporâneas para oferecer uma formação de qualidade que atenda às necessidades atuais. Com base na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e implementar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) utilizando Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVAs), que integram animações e simulações, com o intuito de investigar sua contribuição para a Aprendizagem Significativa (AS) no ensino da divisão celular, focando especialmente nos processos de mitose e meiose. Trata se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujos procedimentos a caracterizam como uma observação participante. A implementação ocorreu em uma escola estadual de Paranavaí, Paraná, envolvendo 27 alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio na disciplina de Biologia. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários pré e pós-teste, gravações em áudio, diário de campo e análise de mapas conceituais iniciais e finais. A análise dos dados foi conduzida com base nos princípios da análise de conteúdo de Bardin, garantindo uma interpretação meticulosa e detalhada dos achados. Os resultados da pesquisa indicaram que, embora a implementação da UEPS demandasse um tempo mais prolongado em comparação às abordagens tradicionais, os materiais utilizados se mostraram potencialmente significativos. Estes materiais conseguiram estabelecer conexões relevantes e apropriadas com os conhecimentos prévios dos estudantes, evidenciando mudanças cognitivas significativas. Observou-se a presença dos princípios da Diferenciação Progressiva e da Reconciliação Integrativa, que são centrais para a AS. Ademais, 37% dos alunos demonstraram uma assimilação de novos significados relacionados à divisão celular, enquanto 59% foram capazes de explicar os conteúdos adquiridos e 74% aplicaram os conhecimentos em novos contextos, mostrando uma compreensão aprofundada e aplicável dos conceitos ensinados. Tais resultados reforçam a eficácia da abordagem implementada e sugerem sua adoção por professores de Biologia que desejam promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada, favorecendo não apenas a memorização, mas a compreensão real e a aplicação dos conteúdos.