Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "ADELINO, Cíntia de Souza"
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Item PNAIC E A PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO(Universidade Estadual do Paraná, 2018/04/05) ADELINO, Cíntia de Souza; BRANDÃO, Elias Canuto; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; http://lattes.cnpq.br/8675113846123568; Elias Canuto Brandão; http://lattes.cnpq.br/0224334447996878; Elsa Midori Shimazaki; http://lattes.cnpq.br/9372609347074339; Fátima Aparecida de Souza Francioli; http://lattes.cnpq.br/6706709290587169O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), implementado em 2012, foi estruturado em quatro eixos com a intenção de alfabetizar todas as crianças da rede pública de ensino, dos oito anos de idade ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Para esta pesquisa ateve-se ao primeiro eixo que trata da formação continuada de professores alfabetizadores, com ênfase em um munícipio localizado na região sul do país, elencado como lócus no desenvolvimento deste estudo. O objetivo foi investigar se o PNAIC tem proporcionado formação continuada aos professores que atenda de fato às necessidades dos filhos dos camponeses no município. Os objetivos específicos foram propostos para propiciar melhores condições à investigação da alfabetização no Brasil; a implementação do PNAIC e a formação continuada de professores para a Educação do Campo no município proposto. Para o feito, analisaram-se produções que sustentam as políticas educacionais, projetos e planos a cerca da alfabetização. Como também a verificação da origem do PNAIC e suas contribuições no contexto atual, a partir de documentos oficiais, buscando compreender e analisar a sua implementação e a formação continuada de professores para a educação dos povos do campo. Foram elencados como sujeitos da pesquisa: estudantes camponeses, professores, coordenadores e formadores do PNAIC. O método adotado foi o da abordagem quantitativa e qualitativa para realizar a análise por meio da quantificação dos dados coletados, os quais foram associados aos aspectos subjetivos dos sujeitos. Foram utilizados também instrumentos metodológicos como: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e pesquisas bibliográficas. A fundamentação teórica teve como base autores que discutem a alfabetização, educação para os povos do campo e a formação de professores, a exemplo de Duarte (2012), Kuenzer (2011), Frade (2010), Freire (2011), Soares (2012), Mortatti (2000), Gadotti (2000), Caldart (2009), Arroyo (2004 e 2007), entre outros. Tais autores possibilitaram fundamentar a discussão sobre o PNAIC, no que diz respeito à formação continuada de professores alfabetizadores para a Educação do Campo, cuja finalidade foi investigar se o PNAIC tem formado professores para atender a demanda proveniente dos povos do campo. De acordo com a análise, os resultados foram de que não tem ocorrido formação específica no referido município para a educação dos povos do campo, mesmo estando pactuado na adesão do PNAIC, e mesmo o município possuindo percentual considerável de estudantes dos camponeses.