Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR por Autor "ACHERMANN, Mônica Tortorelli Winche"
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Item INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O QUE DIZEM OS PERIÓDICOS BRASILEIROS(Universidade Estadual do Paraná, 2022/03/29) ACHERMANN, Mônica Tortorelli Winche; ROYER, Marcia Regina; FLÔR, Daniela Eloise; http://lattes.cnpq.br/7560936930373791; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; http://lattes.cnpq.br/6060398259514657; Marcia Regina Royer; http://lattes.cnpq.br/7072099675401478; Shalimar Calegari Zanatta; http://lattes.cnpq.br/1110095948611350; Josi Mariano Borille; http://lattes.cnpq.br/5961794004341715O movimento STEAM, principiado nos Estados Unidos da América na década de 1990, se popularizou em vários países como uma tendência educacional que articulou disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem pedagógica, atrelou-se aos desafios globais sociais e ambientais, ressignificando o aprendizado e subsidiando as demandas por habilidades e conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica do século XXI. Entender e contextualizar, historicamente, quais foram os fatores que motivaram o surgimento deste movimento é um elo entre o estado da arte e a prospecção de cenários vindouros. Diante disso, como problema de pesquisa procurou-se saber como a abordagem STEAM está sendo aplicada no ensino brasileiro. Portanto, este trabalho, de natureza mista quali-quantitativa, por meio da pesquisa do estado da arte e da análise de Bardin, investiga a variabilidade contextual em que o STEAM foi utilizado como abordagem pedagógica. Para efetivação deste estudo e levantamento de dados utilizou-se a base de dados do Google Acadêmico, no qual foram aplicadas as palavras-chave: “STEM”, “STEAM”, “STEM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e “STEAM e EDUCAÇÃO e BRASIL e ENSINO” e também a base de dados do Programa de Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de Paranavaí. A partir desse levantamento, foi possível inferir que nos resultados dos trabalhos analisados, a aplicação da abordagem STEAM apontou benefícios e possibilidades para uma inovação no ensino. Evidenciou-se também desafios e limitações como a falta de ferramentas e materiais adequados, espaços propícios para o desenvolvimento de projetos e, principalmente, a falta de capacitação dos professores. Todos esses fatores dificultam a implantação de ações interdisciplinares em nosso país. Conclui-se, que a abordagem STEAM tem sido aplicada em todas as regiões do Brasil nos diversos níveis do ensino, apresentando resultados positivos que permite que essa abordagem seja somada a novos projetos no ensino brasileiro. Desse modo, questões como formação docente, incentivos e valorização seja para STEAM, seja para qualquer outra tendência educacional, devem ser tratados com prioridade. A aplicação da abordagem STEAM como uma prática pedagógica inovadora em diferentes contextos educacionais e culturais, contribui no processo de ensino e aprendizagem, pois essa abordagem traz como pressuposto, um currículo contextualizado com o mundo real, menos disciplinar, incorporando elementos da tecnologia que vivenciamos.