Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES por Autor "BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO"
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Item CONHECIMENTO CORPORIFICADO: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO ENSINO SUPERIOR EM DANÇA(Universidade Estadual do Paraná, 2024/04/29) LIMA, Jenifer; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/8649985024909449; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; TRIDAPALLI, Gladistoni dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2924820297611148; SILVA, Rosemeri Rocha; http://lattes.cnpq.br/9734662622571615O presente estudo apresenta narrativas de experiências autobiográficas de pessoas que vivenciaram diferentes momentos da história do segundo Curso Superior de Dança criado no Brasil, atualmente inserido na Universidade Estadual do Paraná – Unespar, na cidade de Curitiba, Paraná. As narrativas são articuladas com dados bibliográficos sobre as principais alterações ocorridas na organização curricular e nos processos de ingresso neste curso ao longo do tempo. A pesquisa é orientada metodologicamente pela fenomenologia hermenêutica e pelo Método Interpretativo Biográfico proposto por Max van Manen, com foco na coleta de dados de memórias corporificadas como pressuposto de produção de conhecimento na área das Artes. O estudo foi realizado com dezesseis pessoas com idades entre 21 anos e 75 anos, diferentes identidades gênero, etnia e condição socioeconômica, as quais atuaram ou atuam neste curso como docentes e/ou discentes em diferentes momentos, ao longo de suas quase quatro décadas de existência. Durante as entrevistas, foi solicitado que as pessoas participantes relatassem memórias de experiências (positivas e negativas) que considerassem mais relevantes, relativas ao processo de aproximação inicial de cada pessoa com a dança, da experiência do ingresso no curso, nos processos de ensino e aprendizagem, nas mudanças curriculares vivenciados ao longo do tempo, procurando evidenciar as subjetividades das sensações e emoções corporais mais vivas na memória de cada pessoa entrevistada, assumindo as narrativas tais como foram contadas, como discursos corporificados produzidos pela memória autobiográfica, em ressonância com abordagens propostas por Francisco Varela e António Damásio. O estudo revelou uma forte conexão entre as narrativas das experiências vividas pelos(as) participantes, as alterações curriculares e os processos seletivos de ingresso, particularmente no que se refere à acessibilidade e inclusão da diversidade corporal e de diferentes manifestações de dança no âmbito do curso ao longo do tempo.Item RESSIGNIFICÂNCIAS NO ESPAÇO NÃO FORMAL: EXPERIÊNCIAS AUDIOVISUAIS NO CENTRO JUVENIL DE ARTES PLÁSTICA - CJAP(Universidade Estadual do Paraná, 2023/08/29) CORRÊA, Amanda Juliete; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; http://lattes.cnpq.br/6546300608317357; BERTOLDI, ANDRÉA LÚCIA SÉRIO; http://lattes.cnpq.br/5961876370701710; MEDEIROS, Ceres Luehring; http://lattes.cnpq.br/8042617987329882; MARTINS, ZELOI APARECIDA; http://lattes.cnpq.br/4062798556830780O distanciamento social decorrente da pandemia da COVID-19 provocou a aceleração do uso de tecnologias digitais no campo do ensino, como decorrência do trânsito do modelo de aulas presenciais para o formato on-line em diferentes áreas, entre elas, na Dança. Esta condição demandou uma rápida adaptação de docentes e estudantes de dança ao ambiente virtual de aprendizagem, expondo desafios aos processos de ensino e aprendizagem desta arte, particularmente com crianças e adolescentes. Diante deste contexto, o presente estudo tem como proposta investigar a percepção de um grupo de crianças de 7 a 11 anos, sobre aspectos referentes às suas experiências de aprendizagem em aulas de dança jazz no formato on-line. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, que utiliza como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com questões referentes à motivação, atenção e integração dos participantes, com o intuito de identificar e contextualizar o impacto do ambiente virtual no processo de ensino-aprendizagem da dança na infância. Para a análise qualitativa dos dados, optou-se por uma abordagem fenomenológica, intencionando o resgate dos significados atribuídos pelos sujeitos aos fenômenos sob investigação, a partir do relato dos próprios sujeitos, com o objetivo de buscar sua estrutura essencial. As entrevistas foram gravadas e transcritas para a análise de conteúdo por meio de três etapas, conforme a análise de dados proposta por Bardin (2016): 1. Pré-análise, que se refere à organização do material com o objetivo de torná-lo operacional; 2. Exploração dos dados e descrição analítica, que destaca o estudo aprofundado dos dados coletados, sempre orientado pelas hipóteses e pelos referenciais teóricos; 3. Tratamento, inferência e interpretação dos resultados, por meio de análise reflexiva e crítica dos dados. Os resultados do estudo evidenciam o perfil dinâmico dos nativos digitais em relação à adaptabilidade à Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no que se refere às categorias analisadas sobre a percepção dos/as participantes sobre estrutura das aulas no ambiente virtual, motivação, interação com a turma e aprendizagem. A dinamicidade e adaptabilidade apresentadas indicam mento de necessidade cada vez maior de aprimorar práticas docentes na relação com este perfil de estudantes, considerando a contribuição potencial das aulas de dança on-line no processo de ensino aprendizagem.