Programa de Pós-Graduação em História Pública - PPGHP
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Navegando Programa de Pós-Graduação em História Pública - PPGHP por Autor "Cavanna, Federico José Alvez"
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Item Aparecida do Oeste: memórias e narrativas dos estudantes do campo sobre o lugar em que vivem(Universidade Estadual do Paraná, 2022-09-29) Basseto, Marli Batista; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/8545377995498483; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Bichara, Marcia Regina Poli; http://lattes.cnpq.br/5507592538617186A pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos histórico-educacionais pela via da autoridade compartilhada, cujo mote de reflexão é a História Local. Conheci Aparecida do Oeste, interior do estado do Paraná, pelo olhar dos estudantes do 7º ano, de uma escola do campo, da rede pública de ensino, por meio da produção de narrativas escritas e iconográficas construídas em sala de aula sobre as suas experiências vividas na cidade. A pesquisa se insere no diálogo com o movimento da História Pública, pois entendemos a sala de aula como possibilidades de se fazer história pública pela via da autoridade compartilhada. Para colocar em ação a pesquisa, dialogo com o aporte teórico-metodológico de Walter Benjamin sobre memória, história, narrativa, experiência, cultura e mônadas. Colocar em discussão a cidade é concebê-la como um medium de produção de conhecimento histórico-educacional (BENJAMIN, 1985, 2007). Nesse sentido, (re)construí junto com os estudantes a história local por meio de suas memórias expressas em narrativas, tecidas por relações dialógicas, coletivas e colaborativas.Item Arquivos, Memória Escolar e História Pública: Memorial do Colégio Estadual Quintino Bocaiuva de Ubiratã-Paraná(Universidade Estadual do Paraná, 2023-08-30) Souza, Regiane Aparecida da Cruz e; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/2083484983454321; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Bueno, Alexandra Padilha; http://lattes.cnpq.br/7151712254101700A presente pesquisa abarca a análise dos arquivos e memórias escolares do Colégio Estadual Quintino Bocaiuva de Ubiratã desde o ano de 1960, considerando os arquivamentos institucionais, múnus públicos, preservação, acessibilidade e edificação. A preocupação presente no tema se dá na perspectiva da História Pública e História digital no desejo de potencializar a construção do conhecimento histórico "vivo" para além de uma concepção de “arquivo escolar morto”, meramente administrativo, buscando difundir o conhecimento proeminente, dialogando com o movimento da História Pública [...] a história para o público, com o público, feita pelo público (MAUAD In SANTHIAGO,2016), promovendo o diálogo e interação com amplas audiências. Utilizaram-se como fontes as pesquisas bibliográficas, entrevistas, relatos e registros pessoais da comunidade local, o que permitiu intuir que a construção de processos históricos amplos perpassa para além dos arquivos contidos apenas nas dependências da escola, elas ampliam-se nas memórias e contribuições do público em histórias vividas e muitas vezes não contadas, impetrando “personagens” históricos, pessoas que possivelmente de outra maneira permaneceriam anônimas na historiografia escolar. "contribuindo para o acesso de um público maior, e também de forma participativa" (NOIRET, 2014). Propomos então, a criação de um Centro Memorial Digital, para preservação, conservação e circulação de informações, que por meio de ferramentas digitais, promovam o diálogo e um espaço de interação entre pesquisadores, escola e público para além de arquivamentos burocráticos. Entendendo que "Um arquivo escolar não está determinado pelo consumir, nem pelo usar, mas na possibilidade de colocar acima da mesa coisas que se transformam em maravilhas, [...] para serem cuidadas, para prestar atenção, coisas interessantes por si mesmas apresentadas de forma pública". (LARROSA, 2021). Uma forma de contribuição na construção dialógica do conhecimento histórico e inserção crítica na história, em que o indivíduo assuma uma posição de sujeito transformador.Item Das alegorias aos mosaicos: experiências vividas pelas professoras na pandemia do covid-19(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-28) Oliveira, Carolina Oliva Rodrigues de; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/2416717067816802; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Cunha, Nara Rubia de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4787129577624171Nesta dissertação focalizo a formação docente continuada considerando a articulação entre formação e experiências vividas e tomando a pandemia, memórias e linguagens como meios de produção de conhecimento-histórico educacional. Apresento, assim, um olhar sensível as questões que engendram o cotidiano e denominam as ações do dia a dia das professoras. Perante essas múltiplas faces, debruço-me sobre o período pandêmico, para refletir as ressignificações possíveis das narrativas para produção de conhecimento histórico, a partir das experiências dos sujeitos e suas formas de expressão. Para isso, apresento uma pesquisa protagonizada com professoras de História da Educação Básica, das escolas públicas de Campo Mourão, no interior do estado do Paraná, desenvolvida em parceria com o Laboratório do Ensino de História, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), na mesma cidade, no período de maio de 2022 a agosto de 2022. A pesquisa tem como base os referenciais teórico-metodológico do filósofo alemão Walter Benjamin, assumindo as mônadas como possibilidade de apresentar de forma fragmentária as memórias docentes vividas na pandemia no diálogo com a sua singularidade espaço-temporal na relação com a cultura mais ampla (macro-história).Item Educação e Pandemia: O Ensino Remoto sob os olhos de Professores do Município de Campo Mourão – PR(Universidade Estadual do Paraná, 2022-03-30) Silva, Greiciane Farias da; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/4045473989322196; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637; Picoli, Bruno Antonio; http://lattes.cnpq.br/0720220622377411O presente estudo possuiu como objetivo principal questionar qual a visão de alguns professores da educação básica, do município de Campo Mourão – PR, acerca da possível fusão entre espaço escolar e espaço doméstico ocasionada pela pandemia de Covid-19. Deste modo, o recorte cronológico dessa pesquisa localizou-se dentre a História do Tempo Presente, compreendendo de março de 2020 (início da pandemia no Brasil) até dezembro de 2021. O recorte metodológico aqui abordado encontrou-se na História oral e as fontes selecionadas se construíram com a realização de conversas. Além disso, os campos História Oral e História do Tempo Presente foram aqui interligados pela História Pública. Esta, por sua vez, guiou essa pesquisa, visto que foi a responsável por permitir que houvesse uma relação de autoridade compartilhada entre historiadora e público. Ou seja, pautando-se no contexto histórico da educação brasileira e analisando o período de ensino remoto foram levantados questionamentos acerca dos impactos desses na vida de professores e alunos, bem como foi necessário pontuar as principais continuidades e as principais rupturas promovidas pela pandemia e pelo isolamento social no que se refere ao ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, nessa pesquisa foram apresentados relatos de três professores acerca de suas experiências vividas no ano de 2020 e 2021Item Leonardo Boff, um Intelectual Público. Releitura do passado cristão na obra Igreja: carisma e poder(Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-12) Lima, Weverton José dos Santos; Pirateli, Marcos Roberto; http://lattes.cnpq.br/3031442948722469; http://lattes.cnpq.br/4841839773233493; Pirateli, Marcos Roberto; http://lattes.cnpq.br/3031442948722469; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Pirateli, Marcelo Augusto; http://lattes.cnpq.br/2617836067453828O presente trabalho está inserido dentro do programa de Pós-graduação em História Pública na linha de pesquisa memórias e espaços de formação. Como um campo amplo e interdisciplinar, as discussões sobre história pública podem ser entendidas de diversas formas. Aqui é entendida dentro do tipo da história e público, que abarca a reflexividade e autoreflexividade sobre o campo. Deste modo objetiva-se compreender como Leonardo Boff, um intelectual público, realiza a recepção do passado e a releitura da comunidade cristã antiga e como aborda esses elementos na sua obra de modo a torná-los inteligíveis para o seu público a fim de formar criticamente e engajar e mobilizar na discussão política e social. O trabalho tem um caráter teórico bibliográfico, buscando compreender como elementos característicos do cristianismo antigo estão presentes na obra Igreja: Carisma e Poder de Leonardo Boff e como são utilizados na construção da sua narrativa de crítica à instituição visando mobilizar as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). A versão original da obra foi publicada em 1981 e por causa do seu conteúdo foi submetida à Congregação para Doutrina da Fé do Vaticano, passando por uma espécie de censura e sendo republicada em outras edições ao longo dos anos. O intelectual engajado exerce uma grande importância, sobretudo enquanto intelectuais no espaço público, na democratização do acesso ao saber histórico, às compreensões dos aspectos do passado na contemporaneidade, e à busca por uma sociedade mais consciente e crítica. Para isso, a ciência histórica e a recepção e releitura do passado contribuem para o processo de produção intelectual para públicos não acadêmicos.Item Memórias do acolhimento institucional de crianças e adolescentes e o processo de adoção em Campo Mourão: um caleidoscópio de experiências(Universidade Estadual do Paraná, 2024-07-04) Moyano, Tatiana Larisa; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/9522940285004822; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Rodrigues, Divania Luiza; http://lattes.cnpq.br/7170935324820591; Priori, Claudia; http://lattes.cnpq.br/1391884709498230A presente pesquisa, vinculada à linha de estudo “Memórias e Espaços de Formação”, procura um caleidoscópio de memórias que englobam a relação do processo de adoção com os abrigos institucionais de crianças e adolescentes como espaços de experiência, dialogando com história pública e produzindo conhecimento histórico silenciado socialmente e anulado nas bibliografias existentes. Em decorrência das transformações históricas e sociais os abrigos institucionais e casa lar para crianças e adolescentes e o instituto da adoção foram moldando-se a cultura e local de cada país para sanar as lacunas históricas com reflexões acerca de sua eficácia diante os anseios atuais. Tendo em vista o processo histórico dos abrigos institucionais e da adoção, assim como as realidades e mitigações que o acompanham, é fundamental propiciar aqueles que vivenciaram esse processo a oportunidade de acolher/relatar suas experiências, utilizando os recursos da conversação como maneira de produção de conhecimento histórico, ao mesmo tempo é importante difundir na sociedade o trabalho realizado nos abrigos institucionais e todo o processo adotivo. A partir desta reflexão foram criados momentos de conversação com os públicos dos abrigos institucionais de Campo Mourão, participantes do processo adotivo, equipe de apoio da Vara da família de Campo Mourão e o público que viveu em abrigos institucionais, os quais contribuíram em relatar suas experiências promovendo diálogos com as amplas audiências através dos acolhimentos de suas histórias frente às riquezas que podem ser apresentadas, corroborando ou confrontando com os fatos até então tido como únicos conhecimentos.Item Partilha de Memórias e Narrativas dos mestres(as) moçambicanos(as) na interface com as Pinturas Rupestres de Chinhamapere(Universidade Estadual do Paraná, 2023-03-29) Jaquete, Inácio Marcio de Jesus Fernando; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; http://lattes.cnpq.br/6949457842088819; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; Paim, Elison Antônio; http://lattes.cnpq.br/8695520812750828; Luís, Solange Maria Evangelista Mendes; https://www.africanos.eu/index.php/pt/ceaup-i-d/investigadores/872-solange-luisO objetivo desta pesquisa é acolher as memórias das experiências vividas pelos mestres(as) anciãos e anciãs na interface com as pinturas rupestres de Chinhamapere para compreendermos os sentidos que atribuem a esse patrimônio cultural. A princípio, este estudo, surge por um lado como resultado de constantes indagações sobre os significados que a comunidade local atribui as pinturas rupestres de Chinhamapere, e por outro lado, pela progressiva tendência de desvalorização do patrimônio intangível “memória” relacionada aos patrimônios culturais. Durante a tessitura desta dissertação, foram sendo agregadas algumas abordagens teóricas que buscam refletir sobre os estereótipos impostos ao continente africano e aos seus povos. A pesquisa insere-se no campo da História Pública, pois foi realizado numa relação dialógica com anciãos e a anciã na interface com as pinturas rupestres de Chinhamapere e pela via de autoridade compartilhada (FRISCH, 2016), com a proposta de produção de conhecimentos históricos por meio de saberes locais compartilhados pelos anciãos a (ã) da comunidade. Para colocar em ação a pesquisa, enveredo pelo aporte teórico-metodológico de Walter Benjamin (1985), que por meio de práticas de rememoração acolho memórias, narrativas e experiências que expressam genericamente o tecido social da comunidade de Chinhamapere com destaque nas diversas práticas socioculturais, cerimônias rituais, lutas diárias, modos de resistência frente a políticas públicas de gestão “moderna” do patrimônio cultural que muitas vezes desfalecem ou suprimem as tradições orais ligadas as pinturas rupestres, para produzir conhecimentos e saberes outros de forma coletiva e colaborativa, onde os mestres anciãos e a anciã narram e constroem suas histórias por meio de suas próprias memórias e experiências vividas. Portanto, a construção coletiva e colaborativa, o envolvimento e partilhas de experiências dos anciãos e da anciã de Chinhamapere pode ser lida nessa pesquisa como um ato político e de resistência a subalternização ou apagamento das suas culturas, tradições e identidades.Item Um processo de emancipação: conversações entre História Pública, livro didático e professoras(Universidade Estadual do Paraná, 2021-03-09) Prohmann, Ana Carolina Santos; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; http://lattes.cnpq.br/9402563106127028; Cavanna, Federico José Alvez; http://lattes.cnpq.br/6710867357846918; França, Cyntia Simioni; http://lattes.cnpq.br/1533088932330150; Estacheski, Dulceli de Lourdes Tonet; http://lattes.cnpq.br/2680166742315032Esta pesquisa teve como objetivo pensar nas experiências de mulheres professoras de História ao trabalhar com Livros Didáticos, que por muitas vezes excluem a participação feminina da História, ou ainda não possuem uma escrita que demostre equidade, e sendo o livro didático um material público e difusor do conhecimento histórico vamos buscar a relação e a conversação da História Pública com o Ensino de História. Dessa forma aproximo o modo de fazer História Pública com aquele que é para e com o público. Através da prática da Pesquisa-ação e da conversação, refletir juntamente com professoras de História pensando nas experiências em trabalhar com os livros didáticos e a história das mulheres. No primeiro capítulo é apresentado o encontro da História Pública com as temáticas pesquisadas e a importância em pensar o livro didático dentro desse movimento que é a História Pública e como as experiências de professoras de história contribuem para um processo de emancipação, no último capítulo são apresentadas as conversações com essas professoras e as reflexões sobre o compartilhamento de experiências e como esse metodologia de conversa e escuta é importante para uma formação e reflexão em conjunto. Utilizei a concepção de emancipação através das contribuições de Jacques Rancière (2002), o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2003), a metodologia de pesquisa-ação dialogando com Maria Amélia Franco (2005) e a conversação com Gloria Rojas Alvarez (2019), e entendi gênero como categoria de análise através das leituras Joan Scott (1990).