Programa de Pós-Graduação em História Pública - PPGHP
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Navegando Programa de Pós-Graduação em História Pública - PPGHP por Autor "Almeida, Juniele Rabêlo de"
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Item Benedita e Manoel: memórias do fenômeno migratório (Nordeste e Sul)(Universidade Estadual do Paraná, 2021-07-07) Campos, Laiza Suelen Barroso; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; http://lattes.cnpq.br/3247498203640527; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Reisdorfer, Thiago; http://lattes.cnpq.br/5658850237898637; Baggio, Eduardo Tulio; http://lattes.cnpq.br/8887788540106433A presente pesquisa tem por objetivo analisar o fenômeno migratório entre o Nordeste e o Sul do Brasil a partir das memórias de Benedita e Manoel, nascidos em Vitória da Conquista, na Bahia, e que migraram para o Paraná na década de 1960 – passando pelo município de Paranavaí, até fixarem residência em Ubiratã. Basicamente, a análise se concentra nas memórias de Benedita e Manoel e no significado que esse fenômeno migratório adquiriu em suas vidas, com base em suas narrativas. Além disso, pondero nesta investigação o grau de parentesco que possuo com os entrevistados, o que apresenta uma problemática da afetividade, já que tratam-se de meus avós. Para a realização da investigação, utilizei como principal fonte as entrevistas tendo como base teórico-metodológico a História Oral e, ainda, refletindo as escolhas feitas durante o processo pensando a História Pública, neste caso, a realização do documentário que se deu a partir da filmagem das entrevistas coletadas para a pesquisa. Desse modo, de um lado este trabalho se concentra em analisar as memórias de Benedita e Manoel e de outro, em apresentar e discutir a maneira pela qual abordei a História Pública nesta pesquisa a partir da produção do documentário, que tem como título “Benedita e Manoel”. A partir disso, foi possível perceber como processos históricos amplos perpassam as narrativas de Benedita e Manoel e, especialmente, explorar as possibilidades de diálogo da História com outras áreas do saber – como o cinema – e com os públicos não-acadêmicos, trazendo como “atores” ou “personagens” históricos pessoas que, possivelmente, de outra maneira, permaneceriam anônimas na historiografia.Item Botequins de Ponta Grossa e Curitiba: a decoração e a ornamentação como experiências públicas.(Universidade Estadual do Paraná, 2021-09-07) Silva, Kevin Luiz da; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/3536704790348526; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Junior, Jorge Pagliarini; http://lattes.cnpq.br/3644282667480930; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Santos, Francieli Lunelli; http://lattes.cnpq.br/8960483487745098O botequim pode ser compreendido como um espaço que oferece mais do que a degustação de bebidas e comidas. Habitualmente, esses estabelecimentos atraem um público específico, apresentando propostas conceituais de discurso, arquitetura, decoração e de público, inovando e aderindo às novas práticas sociais. Nos botequins da cidade de Ponta Grossa (Boteking; Botequim; Boteco da Visconde; Choperia Vô Tito) e Curitiba (Bar Stuart), é possível observar decorações com apelo ao passado - geralmente com uso de objetos da metade do século XX - as quais denominamos como “decoração nostálgica”. Considerando as audiências destes espaços, como os apelos à memória e à decoração estimulam o consumo da história? E, além disso, como ambas influenciam o comércio e a boemia nestes locais, tanto pelos usos do passado com fins comerciais quanto pelo sentimento de nostalgia e de valorização de objetos e atmosferas pretéritas? No âmbito da história pública, valemo-nos da metodologia empregada em história oral temática para entrevistar e dialogar com as audiências desses espaços decorativos de memória, botequins das cidades de Ponta Grossa e Curitiba. Neste trabalho, a preocupação central se voltou para a forma como os usos do passado envolvem memórias sobre e em ambientes do comércio (botequins) e suas respectivas sociabilidades e influências nostálgicas, além do alcance dessa influência da memória sobre as audiênciasItem Performances Artístico-Fotográficas e Sensos de História em Engenheiro Beltrão – PR.(Universidade Estadual do Paraná, 2023-06-01) Soares, Danieli Dias Rangel; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; http://lattes.cnpq.br/5772839099243068; Kobelinski, Michel; http://lattes.cnpq.br/1310902714344771; Peters, Ana Paula; http://lattes.cnpq.br/9480212256567229; Almeida, Juniele Rabêlo de; http://lattes.cnpq.br/5588377981047859; Donner, Sandra Cristina; http://lattes.cnpq.br/9161566640553151A relação entre o historiador e seus públicos é significativa para repensar a dualidade entre a transformação física, funcional e estética dos espaços públicos de uma cidade e as memórias que os moradores guardam consigo sobre esses lugares. Entrelaçando elementos da história pública, história oral, fotografia e arte, este trabalho tem como objetivo investigar essas relações entre os lugares públicos da cidade de Engenheiro Beltrão (PR) - Parque da Gruta, Gruta Nossa Senhora da Rosa Mística e Museu Histórico Municipal Yutaka Kitayama - e os sensos de passado sobre esses mesmos lugares pelos seus moradores. Visitar e revisitar esses espaços ambíguos e contraditórios de forma coletiva requer o estudo, a interação e o compartilhamento de experiências sensíveis e artísticas a fim de preservar aquelas tramas que unem as pessoas ao passado, à estética e à história da cidade. A partir destes direcionamentos, levantaram-se as seguintes questões: Como os moradores e visitantes destes espaços concebem estes lugares e seu passado? Quais memórias, registros visuais e apreensões estéticas esses visitantes guardam só para si e quais são partilhados? Quais lembranças os moradores podem fornecer sobre a paisagem histórica sobre a qual se instalaram o parque, o museu e a gruta? Como os moradores avaliam o passado e essas mudanças na forma da cidade? Em termos metodológicos foram recolhidos depoimentos de pessoas que se dispuseram a participar da pesquisa, mediante um espaço criado na internet. Assim, foi possível ouvir os munícipes e como os mesmos interpretam, refletem e interagem por meio de gatilhos memoriais e, ao mesmo tempo, produzem novos olhares sobre estes espaços de fruição pública.