Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM por Autor "BITTAR, Marilena"
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Item ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO PELO SOFTWARE GEOGEBRA: UM ENFOQUE EM PRÁTICAS DE PROFESSORES ENVOLVENDO SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2021/08/31) JUNIOR, João Carlos Alves Pereira; ESTEVAM, Everton José Goldoni; http://lattes.cnpq.br/7355643831417416; http://lattes.cnpq.br/5091253634516257; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; BITTAR, MarilenaO modo como o professor que ensina Matemática conduz a aula, a perspectiva que assume, o conjunto de recursos (materiais e instrumentos) utilizados constituem elementos que influenciam a aprendizagem dos alunos. Todos esses movimentos que constituem ações do professor e fazem parte da sua prática profissional, ou ainda, modos como essa prática pode se modificar, são aspectos de interesse em diversas pesquisas na Educação Matemática. Neste contexto, o presente estudo admitiu como problemática as questões: Que funções o software GeoGebra pode desempenhar no ensino e na aprendizagem de Matemática? Como o software GeoGebra pode ser explorado em práticas de ensino de Matemática e particularmente para o Ensino Exploratório? Que ações o professor deve realizar no planejamento de uma aula assente na perspectiva exploratória e envolvendo simulações e animações no software GeoGebra? Quais intenções, características e relações motivam essas ações? Para responder a essas questões foram realizadas intervenções de modo ajustado ao objetivo geral, qual seja, investigar o potencial do software GeoGebra, bem como a natureza e a intencionalidade das ações do professor no planejamento de aulas assentes na perspectiva exploratória de ensino de Matemática e envolvendo simulações e animações nesse software. Este objetivo se desdobra em outros específicos que orientam a estrutura da dissertação no formato multipaper, quais sejam: (i) esclarecer aspectos e possibilidades de contributos teóricos para investigações que realizam discussões sobre a prática profissional do professor para/em práticas que envolvam a integração da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; (ii) compreender empregos do software GeoGebra em pesquisas que vêm sendo realizadas no campo do ensino de Matemática; e (iii) investigar ações e intenções do professor no planejamento de uma aula assente na perspectiva exploratória, envolvendo simulações e animações no software GeoGebra. A perspectiva de pesquisa qualitativa foi assumida, situada no paradigma interpretativo, e realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção, que envolveu três dimensões: contribuições teóricas referentes à Abordagem Instrumental, com enfoque particular na Gênese Instrumental, e ao Mathematics TPACKS para estudos sobre a prática profissional de professores; revisão de pesquisas brasileiras, envolvendo dissertações de mestrado acadêmico que admitem o GeoGebra como artefato potencial para o ensino e a aprendizagem de Matemática; e a prática de dois professores que ensinam Matemática, com ênfase no planejamento. Como instrumentos de coleta de dados da pesquisa, além do material bibliográfico explorado, foram utilizados o caderno de campo do pesquisador, para registros da trajetória de todos os encaminhamentos da intervenção; entrevista com os professores participantes; e audiogravações de encontros de planejamento colaborativo de forma remota e presencial. A partir da articulação dessas dimensões, os resultados apontaram a natureza (tipo de ação, características, modos de encaminhamento, aspectos envolvidos) e a intencionalidade (para que o professor as realiza) das ações em face do quadro do Ensino Exploratório. Elas tiveram como foco a transformação de práticas envolvendo simulações e animações em propostas pedagógicas, que permitem ou promovem a aprendizagem matemática pelos alunos. A conclusão é que, nesse contexto, uma diversidade de potenciais do software GeoGebra para exploração, visualização, manipulação e investigação de objetos matemáticos que favorecem o ensino e a aprendizagem de Matemática, e como a Gênese Instrumental e o Mathematics TPACK podem constituir aportes teóricos em estudos que envolvam a investigação, compreensão e o desenvolvimento profissional dos professores que discutem a integração da tecnologia, não por si, mas com intencionalidade pedagógica, em especial em contextos colaborativosItem FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2024/04/24) ZANATTA, Leonardo Ferreira; REZENDE, Veridiana; http://lattes.cnpq.br/5630494004651939; http://lattes.cnpq.br/3366460595473025; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; http://lattes.cnpq.br/7001703570357441; BITTAR, Marilena; http://lattes.cnpq.br/0836684545511633Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assume-se que a compreensão de um conceito por um sujeito é associada à vivência de diferentes situações, se desenvolvendo ao longo de seu processo de escolarização e podendo ocorrer inclusive em sua fase adulta. Do ponto de vista da TCC, o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis: a forma operatória do conhecimento; e a forma predicativa do conhecimento. Isoladamente essas formas não são suficientes para se obter a conceitualização. Mediante ao exposto, esta pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: que conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática ao resolverem situações-problema de função afim? No intuito de responder a essa questão, o objetivo geral foi analisar manifestações das formas operatória e predicativa relativas ao conceito de função afim, de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Esse objetivo desdobrou-se em dois objetivos específicos: analisar as interações dialógicas estabelecidas entre os participantes da pesquisa; e analisar os esquemas apresentados pelos participantes da pesquisa ao resolverem as situações- problema propostas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de pesquisa composto por três situações-problema que visaram fomentar manifestações de ambas as formas do conhecimento. O instrumento foi implementado junto a sete estudantes do 4o ano de Licenciatura em Matemática. Foram considerados, para produção dos dados, os protocolos de resolução dos estudantes, a transcrição dos diálogos dos estudantes e a transcrição das entrevistas realizadas. Como resultados, associado à forma operatória do conhecimento, foram identificados, junto aos participantes da pesquisa, quinze teoremas em ação associados ao conceito de função, sendo dez teoremas em ação verdadeiros e cinco falsos. Já quanto à forma predicativa do conhecimento, foram identificados dez momentos com indícios de mobilizações do conhecimento predicativo, presentes tanto em falas dos estudantes quanto em seus protocolos.