Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM por Autor "BITTAR, Marilena"
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Item CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ANIMADOS NO GEOGEBRA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL(Universidade Estadual do Paraná, 2023-04-03) BUENO, Adrieli Cristine; BASNIAK, Maria Ivete; GARCÍA-CUÉLLAR, Daysi Julissa; http://lattes.cnpq.br/9968558637717566; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; http://lattes.cnpq.br/6100629763244189; REZENDE, Veridiana; http://lattes.cnpq.br/5630494004651939; BITTAR, Marilena; http://lattes.cnpq.br/0836684545511633Nesta pesquisa, que envolve a construção de cenários animados no GeoGebra, tomou-se como referencial teórico a Aproximação Instrumental (AI) que, articulando a abordagem instrumental e a Teoria Antropológica do Didático, é considerada uma teoria necessária quando há interação com as tecnologias digitais, pois considera a relação instrumental entre sujeito e objeto no processo de desenvolvimento de uma tarefa. Os cenários animados no GeoGebra, construções que possuem movimento e constituem uma cena animada, são usados neste trabalho para abordar o conteúdo de função afim. Assim, o presente trabalho teve por objetivo investigar a relação instrumental entre as características da função afim e as técnicas instrumentadas empregadas no GeoGebra na construção de cenários animados por alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foram usados os pressupostos metodológicos da Pesquisa de Desenvolvimento, que possibilita investigar a integração de tecnologias na educação em contextos reais. Considerando as características dessa metodologia, a pesquisa foi teoricamente orientada, pois foi realizado um estudo teórico sobre a AI; foram realizadas intervenções, antecipadamente planejadas, com os alunos de duas turmas do 8o ano do Ensino Fundamental de um colégio no Paraná e contou-se com a colaboração de outros pesquisadores para propor a construção de cenários animados no software GeoGebra envolvendo o conteúdo de função afim; por ser fundamentalmente responsiva, durante o período de intervenção foram realizadas reuniões semanais entre os colaboradores da pesquisa para que fossem feitos os ajustes necessários; e por ser iterativa, após obter o resultado de cada etapa, as próximas ações foram (re)planejadas e melhoradas para que se construíssem soluções adequadas. Para apresentar e discutir os resultados, esta pesquisa foi organizada no formato multipaper e contou com um capítulo teórico sobre a AI. O primeiro artigo buscou elencar o processo de construção do cenário animado Abelha simples e discutir os elementos da AI, como tarefa, técnica instrumentada, esquemas e dimensões da instrumentação e instrumentalização. O segundo artigo relata a construção do cenário animado Abelha simples desenvolvido pelos alunos por meio da dialética esquema-técnica discutida dentro da AI. Por fim, no terceiro artigo, considerando as dialéticas artefato-instrumento e instrumentação-instrumentalização, a construção do cenário animado próprio desenvolvido por um aluno foi analisada. Portanto, a partir das características da função afim, como constante, crescente e decrescente, idealizou-se um processo de construção para o cenário animado Abelha simples (artigo 01) que, ao ser proposto aos alunos do Ensino Fundamental, foram verificadas as técnicas instrumentadas empregadas por eles, a manifestação de noções referentes às características da função afim, através dos esquemas de ação instrumentada (artigo 02), e que por meio da construção de cenários animados, o artefato GeoGebra transformou-se em diferentes instrumentos (artigo 03). Dessa forma, compreende-se que as situações propostas aos alunos foram favoráveis para que, futuramente, o conceito de função e as características da função afim sejam compreendidas por eles, além de evidenciar aspectos pertinentes à interação entre aluno e software.Item ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO PELO SOFTWARE GEOGEBRA: UM ENFOQUE EM PRÁTICAS DE PROFESSORES ENVOLVENDO SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES(Universidade Estadual do Paraná, 2021-08-31) JUNIOR, João Carlos Alves Pereira; ESTEVAM, Everton José Goldoni; http://lattes.cnpq.br/7355643831417416; http://lattes.cnpq.br/5091253634516257; BASNIAK, Maria Ivete; http://lattes.cnpq.br/2309595955795399; BITTAR, MarilenaO modo como o professor que ensina Matemática conduz a aula, a perspectiva que assume, o conjunto de recursos (materiais e instrumentos) utilizados constituem elementos que influenciam a aprendizagem dos alunos. Todos esses movimentos que constituem ações do professor e fazem parte da sua prática profissional, ou ainda, modos como essa prática pode se modificar, são aspectos de interesse em diversas pesquisas na Educação Matemática. Neste contexto, o presente estudo admitiu como problemática as questões: Que funções o software GeoGebra pode desempenhar no ensino e na aprendizagem de Matemática? Como o software GeoGebra pode ser explorado em práticas de ensino de Matemática e particularmente para o Ensino Exploratório? Que ações o professor deve realizar no planejamento de uma aula assente na perspectiva exploratória e envolvendo simulações e animações no software GeoGebra? Quais intenções, características e relações motivam essas ações? Para responder a essas questões foram realizadas intervenções de modo ajustado ao objetivo geral, qual seja, investigar o potencial do software GeoGebra, bem como a natureza e a intencionalidade das ações do professor no planejamento de aulas assentes na perspectiva exploratória de ensino de Matemática e envolvendo simulações e animações nesse software. Este objetivo se desdobra em outros específicos que orientam a estrutura da dissertação no formato multipaper, quais sejam: (i) esclarecer aspectos e possibilidades de contributos teóricos para investigações que realizam discussões sobre a prática profissional do professor para/em práticas que envolvam a integração da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática; (ii) compreender empregos do software GeoGebra em pesquisas que vêm sendo realizadas no campo do ensino de Matemática; e (iii) investigar ações e intenções do professor no planejamento de uma aula assente na perspectiva exploratória, envolvendo simulações e animações no software GeoGebra. A perspectiva de pesquisa qualitativa foi assumida, situada no paradigma interpretativo, e realizamos um estudo do tipo pesquisa-intervenção, que envolveu três dimensões: contribuições teóricas referentes à Abordagem Instrumental, com enfoque particular na Gênese Instrumental, e ao Mathematics TPACKS para estudos sobre a prática profissional de professores; revisão de pesquisas brasileiras, envolvendo dissertações de mestrado acadêmico que admitem o GeoGebra como artefato potencial para o ensino e a aprendizagem de Matemática; e a prática de dois professores que ensinam Matemática, com ênfase no planejamento. Como instrumentos de coleta de dados da pesquisa, além do material bibliográfico explorado, foram utilizados o caderno de campo do pesquisador, para registros da trajetória de todos os encaminhamentos da intervenção; entrevista com os professores participantes; e audiogravações de encontros de planejamento colaborativo de forma remota e presencial. A partir da articulação dessas dimensões, os resultados apontaram a natureza (tipo de ação, características, modos de encaminhamento, aspectos envolvidos) e a intencionalidade (para que o professor as realiza) das ações em face do quadro do Ensino Exploratório. Elas tiveram como foco a transformação de práticas envolvendo simulações e animações em propostas pedagógicas, que permitem ou promovem a aprendizagem matemática pelos alunos. A conclusão é que, nesse contexto, uma diversidade de potenciais do software GeoGebra para exploração, visualização, manipulação e investigação de objetos matemáticos que favorecem o ensino e a aprendizagem de Matemática, e como a Gênese Instrumental e o Mathematics TPACK podem constituir aportes teóricos em estudos que envolvam a investigação, compreensão e o desenvolvimento profissional dos professores que discutem a integração da tecnologia, não por si, mas com intencionalidade pedagógica, em especial em contextos colaborativosItem FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA RELATIVAS À FUNÇÃO AFIM MANIFESTADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA(Universidade Estadual do Paraná, 2024-04-24) ZANATTA, Leonardo Ferreira; REZENDE, Veridiana; http://lattes.cnpq.br/5630494004651939; http://lattes.cnpq.br/3366460595473025; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius; http://lattes.cnpq.br/7001703570357441; BITTAR, Marilena; http://lattes.cnpq.br/0836684545511633Com base na Teoria dos Campos Conceituais (TCC), assume-se que a compreensão de um conceito por um sujeito é associada à vivência de diferentes situações, se desenvolvendo ao longo de seu processo de escolarização e podendo ocorrer inclusive em sua fase adulta. Do ponto de vista da TCC, o conhecimento se apresenta em duas formas indissociáveis: a forma operatória do conhecimento; e a forma predicativa do conhecimento. Isoladamente essas formas não são suficientes para se obter a conceitualização. Mediante ao exposto, esta pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: que conhecimentos matemáticos são manifestados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática ao resolverem situações-problema de função afim? No intuito de responder a essa questão, o objetivo geral foi analisar manifestações das formas operatória e predicativa relativas ao conceito de função afim, de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. Esse objetivo desdobrou-se em dois objetivos específicos: analisar as interações dialógicas estabelecidas entre os participantes da pesquisa; e analisar os esquemas apresentados pelos participantes da pesquisa ao resolverem as situações- problema propostas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de pesquisa composto por três situações-problema que visaram fomentar manifestações de ambas as formas do conhecimento. O instrumento foi implementado junto a sete estudantes do 4o ano de Licenciatura em Matemática. Foram considerados, para produção dos dados, os protocolos de resolução dos estudantes, a transcrição dos diálogos dos estudantes e a transcrição das entrevistas realizadas. Como resultados, associado à forma operatória do conhecimento, foram identificados, junto aos participantes da pesquisa, quinze teoremas em ação associados ao conceito de função, sendo dez teoremas em ação verdadeiros e cinco falsos. Já quanto à forma predicativa do conhecimento, foram identificados dez momentos com indícios de mobilizações do conhecimento predicativo, presentes tanto em falas dos estudantes quanto em seus protocolos.