Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PRPGEM por Autor "ALMOULOUD -, Saddo Ag"
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Item UMA ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DE MEDIDAS DE PERÍMETRO E ÁREA DO FRACTAL ILHA DE KOCH(UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR, 2022/25/03) FRATUCCI, Vinícius Murilo; MORAN, Mariana; http://lattes.cnpq.br/1703128480989350; http://lattes.cnpq.br/1075854670929908; REZENDE, Veridiana; http://lattes.cnpq.br/5630494004651939; ALMOULOUD -, Saddo Ag; http://lattes.cnpq.br/9168215683139657Esta pesquisa de mestrado objetiva-se em investigar, por meio da Teoria Antropológica do Didático (TAD), as praxeologias mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção de fórmulas de cálculo de medidas de perímetro e área do Fractal Ilha de Koch, em que estamos norteados na seguinte questão de pesquisa: Quais as praxeologias mobilizadas por estudantes do Ensino Médio durante a construção de fórmulas para o cálculo de medidas de perímetro e área do Fractal Ilha de Koch? Consideramos que a pesquisa se constitui de uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo e, como aporte teórico da investigação, utilizamos a Teoria Antropológica do Didático (TAD), a qual permitiu modelar o conhecimento por meio de OP e como metodologia, empregaremos a Engenharia Didática, uma vez que ela nos auxilia na construção e delineamento desta pesquisa. Desse modo, realizamos uma análise praxeológica de algumas situações em que o software GeoGebra pode ser utilizado para conduzir estudantes do 2º ano do Ensino Médio a construir e explorar o fractal proposto. Buscamos elaborar e analisar a Organizações Praxeológicas, identificando as praxeologias mobilizadas pelos estudantes. Como resultado, pudemos identificar tais praxeologias durante o desenvolvimento da pesquisa. Pudemos constatar os fatores que possibilitaram o desenvolvimento da OP em uma sala de aula. Portanto, a elaboração de uma Organização Didática para o ensino e aprendizagem de uma Organização Matemática possibilitou a identificação de conhecimentos prévios dos estudantes, como é o caso de noções básicas de geometria, a pertinência da (re)introdução da Geometria Fractal na Educação Básica e, também, a validade das Organizações Praxeológicas construídas para esta pesquisa.