DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA

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Data
2025-04-29
Programa
PRPGEM
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas por estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar essa meta, buscou-se, ainda, detectar os elementos necessários para o design de um jogo educativo destinado ao ensino de estruturas aditivas dos números naturais junto a essa faixa etária. A Engenharia Didático-Informática (EDI) desempenhou um papel essencial, orientando
Descrição
The teaching of mathematics in the early years of elementary school faces various challenges, especially in helping students understand mathematical concepts in a contextual, engaging, and meaningful way. In this context, games are recognized as strategies that foster engagement, motivation, and support learning, while providing playful and significant experiences. This study aimed to develop a pedagogical Game Design Document (GDD) based on Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields (TCC), with the objective of promoting the construction and consolidation of addition structure concepts among 4th and 5th grade elementary students. To achieve this, we sought to identify the key elements needed for designing an educational game to teach these mathematical structures to children in this age group. Didactic-Computer Engineering (EDI) played a crucial role in guiding both the design and the organization of the game’s activities. Although the game’s complete development was not finished, two phases were finalize
O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas por estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar essa meta, buscou-se, ainda, detectar os elementos necessários para o design de um jogo educativo destinado ao ensino de estruturas aditivas dos números naturais junto a essa faixa etária. A Engenharia Didático-Informática (EDI) desempenhou um papel essencial, orientando
Palavras-chave
Design de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC.
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