REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: A QUEM INTERESSA A REFORMA?
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-05-06
Autores
Orientadores
Programa
PPGSED
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).
Descrição
The approval of the National Common Curriculum Base (BNCC), brought new approaches to the Brazilian educational system, and many of these changes are already underway in the country's schools with the so-called New High School (NEM). This is a new public policy never before seen on the national scene. Thus, considering the importance of the theme involving education, as well as the changes that the new proposal brings, it is fair to question the possible impacts that will be promoted in Brazilian schools, in addition to analyzing what are the political and economic interests behind the NEM. In this sense, this work aims to: a) understand the reforms established in the history of Brazilian education, with regard to high school; b) reflect on the consequences of reforms on the quality of education; c) critically analyze the New High School. For the research in question, a historical survey was conducted about the reforms in High School in Brazil and a qualitative documentary analysis of the BNCC focused on NEM. It should be noted that the research will take place in an approach based on interdisciplinarity as the way to understand and critically reflect on education reforms in the country, especially the NEM.
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trouxe novas abordagens para o sistema educacional brasileiro, sendo que muitas dessas mudanças já estão em curso nas escolas do país com o denominado Novo Ensino Médio (NEM). Trata-se de uma nova política pública nunca antes vista no cenário nacional. Diante da relevância da temática educacional e das transformações introduzidas pela nova proposta, é pertinente questionar os possíveis impactos que ela poderá gerar nas escolas brasileiras, bem como investigar os interesses políticos e econômicos que sustentam o NEM. Neste sentido, esse trabalho objetiva: a) compreender as reformas estabelecidas na história da educação brasileira, no que tange ao ensino médio; b) refletir sobre as consequências das reformas na qualidade da educação; c) analisar criticamente o Novo Ensino Médio. Para a pesquisa em questão, foi realizado um levantamento histórico acerca das reformas no Ensino Médio no Brasil e análise documental de cunho qualitativo da BNCC voltada ao NEM. Vale salientar que a pesquisa se fundamenta em uma abordagem interdisciplinar, entendida como caminho essencial para compreender e refletir criticamente sobre as reformas educacionais no país, especialmente no que tange ao Novo Ensino Médio (NEM).
Palavras-chave
Interdisciplinaridade. Políticas Públicas. Novo Ensino Médio.