DISPOSIÇÃO PARA O PRECIPÍCIO: A FILOSOFIA NO ENSINO ENGENDRADA PELA POESIA.
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Data
2019-04-29
Autores
Orientadores
Programa
PROF-FILO
Título da Revista
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Editor
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ
Resumo
O escrito que se seguirá arrisca uma posição: ensina-se filosofia com poesia e que tal possibilidade se dá porque a filosofia é essencialmente poética. Para fundamentar tal posição tomar-se-á como base epistemológica os escritos do filósofo alemão Martin Heidegger, especialmente de sua obra tardia. A presente proposta fundamentará que a possibilidade do que será arriscado efetiva-se na medida em que o dito “ensino de filosofia” acontece através de um Triangulo Amoroso: espanto, salto e a-bismo – um acontecer originário da linguagem genuinamente poético. Consequentemente, defender-se-á que o fazer filosófico é – sobretudo e necessariamente – poético. Para conduzir tal acontecimento, será proposta uma metodologia de ensino de filosofia, a saber, a “psicagogia”: uma condução artística e poética das almas por meio das palavras. Uma condução do olhar do aluno para uma aprendizagem filosófica. Para pôr à prova a possibilidade de uma condução psicagógica que norteie adequadamente a visão do aluno, a obra de Fernando
Descrição
The following writing that will follow risks a position: philosophy is taught with poetry and that such possibility is given because philosophy is essentially poetic. In order to substantiate this position, the writings of the German philosopher Martin Heidegger, especially of his late work, will be taken as epistemological basis. The present proposal will justify that the possibility of what will be risky becomes effective insofar as the said "teaching of philosophy" happens through a Loving Triangle: astonishment, leap and a-bismism - a happening originating from genuinely poetic language. Consequently, it will be argued that the philosophical making is - above all and necessarily - poetic. To conduct such an event, a methodology of philosophy teaching will be proposed, namely, "psicagogia": an artistic and poetic conduction of souls through words. A drive from the student's perspective to a philosophical learning. In order to test the possibility of a psychagogical driving that adequately guides the studen
O escrito que se seguirá arrisca uma posição: ensina-se filosofia com poesia e que tal possibilidade se dá porque a filosofia é essencialmente poética. Para fundamentar tal posição tomar-se-á como base epistemológica os escritos do filósofo alemão Martin Heidegger, especialmente de sua obra tardia. A presente proposta fundamentará que a possibilidade do que será arriscado efetiva-se na medida em que o dito “ensino de filosofia” acontece através de um Triangulo Amoroso: espanto, salto e a-bismo – um acontecer originário da linguagem genuinamente poético. Consequentemente, defender-se-á que o fazer filosófico é – sobretudo e necessariamente – poético. Para conduzir tal acontecimento, será proposta uma metodologia de ensino de filosofia, a saber, a “psicagogia”: uma condução artística e poética das almas por meio das palavras. Uma condução do olhar do aluno para uma aprendizagem filosófica. Para pôr à prova a possibilidade de uma condução psicagógica que norteie adequadamente a visão do aluno, a obra de Fernando
O escrito que se seguirá arrisca uma posição: ensina-se filosofia com poesia e que tal possibilidade se dá porque a filosofia é essencialmente poética. Para fundamentar tal posição tomar-se-á como base epistemológica os escritos do filósofo alemão Martin Heidegger, especialmente de sua obra tardia. A presente proposta fundamentará que a possibilidade do que será arriscado efetiva-se na medida em que o dito “ensino de filosofia” acontece através de um Triangulo Amoroso: espanto, salto e a-bismo – um acontecer originário da linguagem genuinamente poético. Consequentemente, defender-se-á que o fazer filosófico é – sobretudo e necessariamente – poético. Para conduzir tal acontecimento, será proposta uma metodologia de ensino de filosofia, a saber, a “psicagogia”: uma condução artística e poética das almas por meio das palavras. Uma condução do olhar do aluno para uma aprendizagem filosófica. Para pôr à prova a possibilidade de uma condução psicagógica que norteie adequadamente a visão do aluno, a obra de Fernando
Palavras-chave
Filosofia. Poesia. Ensino de filosofia. Psicagogia.