INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

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Data
2023/02/16
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Este trabalho investigou como o Mapa Conceitual (MC) tem sido utilizado pelos professores que ministram o componente curricular de Química no Ensino Médio. De acordo com Joseph D. Novak, o MC dá um caráter humanista à Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de Ausubel. Trata-se de um recurso metodológico que prioriza a hierarquização dos conceitos que compõem um tema ou uma área do conhecimento. Como metodologia de pesquisa, utilizamos a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como fonte de busca de trabalhos acadêmicos que satisfazem o critério aqui estabelecido: utilização do MC no ensino de química para aluno do EM. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória, quali- quantitativa. Os resultados indicam que os MC são produzidos individualmente e coletivamente durante todo processo de ensino e aprendizagem, principalmente nos anos iniciais do Ensino Médio, nos conteúdos de ligações químicas e soluções.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem significativa; Mapas conceituais; Ensino Médio; Química.
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