POLÍTICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: CONTEXTO HISTÓRICO E ABORDAGENS DE ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS COMO ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO EM CASA
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Data
2023/03/31
Autores
Orientadores
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Este trabalho, desenvolvido junto à Linha de Pesquisa Educação, História e Formação de Professores do programa de pós-graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus Paranavaí-PR), como pesquisa de mestrado, tem como tema a internacionalização do ensino superior. A problemática da pesquisa parte do contexto de uma política internacional de globalização e neoliberalismo que apregoam a competitividade como fator para o desenvolvimento econômico. Indaga-se: como as políticas educacionais no Brasil e como a política de internacionalização no Ensino Superior tem sido desenvolvida nesse contexto de cortes de verbas e desigualdade? Desta forma, o objetivo desse trabalho é entender as políticas de internacionalização do ensino superior a partir de um viés histórico crítico e apresentar o ensino de línguas adicionais como possíveis estratégias de internacionalização em casa implementadas na atualidade. Para tanto, busca compreender o contexto histórico e econômico que deu origem às políticas de internacionalização; analisar a origem de políticas e programas de internacionalização em países centrais do Norte Global, que influenciam as políticas brasileiras, e na América Latina; entender a internacionalização no Brasil nos dias atuais, tendo como base documentos oficiais e revisão bibliográfica; conceituar internacionalização em casa como ferramenta de quebra de paradigmas ocidentais colonizadores e sintetizar os principais encaminhamentos e estratégias para implementá-la encontrados na literatura, como a adoção das abordagens de ensino de Línguas como CLIL ( content and language integrated learning ) e EMI ( english as a medium of instruction ). Concluiu-se que essas políticas se originaram em um contexto de reformas neoliberais e mercantilização da educação, principalmente como movimentação acadêmica, e seguem o modelo ocidental do Norte Global, o que contribui com a manutenção da dominação de países de alta renda, nesse sentido, a internacionalização em casa permitiria a quebra desse paradigma e a universalização dos seus resultados. Assim, o ensino de línguas adicionais, através de abordagens que permitam também o trabalho com conteúdos curriculares foi apresentado como parte significativa e democrática de políticas de internacionalização interna. O estudo é de cunho qualitativo bibliográfico e busca investigar o tema através do uso de fontes de estudos e pesquisas nacionais e internacionais por autores mais referenciados ou citados na área e alguns documentos oriundos de estudos dos organismos internacionais e suas agências de cooperação.
Descrição
Palavras-chave
Internacionalização; políticas públicas; CLIL e EMI; internacionalização no Paraná.