CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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Data
2022/03/07
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí, e tem como objetivo compreender como a Teoria da Atividade de Estudo pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual. O objetivo vem ao encontro dos questionamentos que temos feito como professora da sala de Recurso Multifuncional Tipo I, quando perguntamos como desenvolver um trabalho pedagógico que promova o aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual? Para atender a estes questionamentos e ao objetivo proposto, realizamos esta pesquisa de caráter bibliográfico e documental, com o aporte da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo, estudando as obras clássicas de pesquisadores soviéticos como Vigotski, Leontiev, Davidov e Elkonin. Perante estas teorias, buscamos o entendimento metodológico nos componentes estruturais da Atividade de Estudo, por ser a atividade dominante na idade escolar que contribui com a organização do trabalho do professor, no processo de desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual. Para efeito de demonstração dos estudos realizados, o texto apresenta, inicialmente, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e o processo de ensino e aprendizagem; em seguida, apresenta os aspectos históricos, os princípios teóricos e a legislação da Educação Especial tratando, especificamente, do pensamento e linguagem dos alunos com Deficiência Intelectual; e, por fim, demonstra a Atividade de Estudo e seus componentes estruturais como possibilidade para promover a aprendizagem desses alunos. Para isso, o gênero textual poema foi inserido como uma proposição didática complementar de leitura e escrita, para fomentar nos professores da sala de Recurso Multifuncional Tipo I novas perspectivas metodológicas que promovam a assimilação dos conceitos científicos. De posse dos dados teóricos e documentais, pudemos considerar que a Atividade de Estudo pode contribuir e fomentar para que os alunos com DI desenvolvam o pensamento teórico, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem desses alunos, estimulando a formação psíquica destes alunos.
Descrição
Palavras-chave
Educação Especial; Deficiência Intelectual; Atividade de Estudo. Gênero Textual.
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