HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO PARANAENSE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES PDE DE HISTÓRIA (2007-2016)

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Data
2020/02/27
Programa
PPIFOR
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Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Esta dissertação tem como objeto central de investigação as produções dos professores de História desenvolvidas no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), entre os anos de 2007 a 2016, referente à História e Cultura Africana e Afro brasileira. O PDE é uma política pública de formação continuada levada a cabo pelo governo do Estado do Paraná com vistas a capacitar o quadro docente do magistério estadual. Por meio da análise qualitativa dos 303 artigos elaborados pelos professores de História dentro da aludida temática, investigamos se a lei n.º 10.639/03 vem sendo implementada satisfatoriamente nas escolas estaduais paranaenses. A análise das produções foi feita tomando como referência a nova historiografia sobre o negro no Brasil bem como a legislação federal e estadual afeta ao tema. Da análise dos trabalhos constatou-se que estes, em sua grande maioria, estão em consonância com esta nova historiografia bem como demonstram conhecer os diplomas legais e demais instrumentos normativos criados pelos governos federal e estadual para implementação da referida lei. Além disso, diversas produções apontam para o fato da existência da discriminação, do preconceito e do racismo no ambiente escolar paranaense, fato que só reforça a necessidade da continuidade das políticas públicas de formação e capacitação docente. Por fim, destacamos que as produções PDE História se constituem num rico material didático para se trabalhar a História e a Cultura africana e afro-brasileira nas escolas.
Descrição
Palavras-chave
História da África e da Cultura afro-brasileira; PDE- Paraná; formação docente; ensino; Lei n.º 10.639/03.
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