EDUCAR PARA A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: LIMITES E POSSIBILIDADES DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE RONDON/PR

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020/02/20
Programa
PPIFOR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Paraná
Resumo
Os temas ligados à diversidade sexual e de gênero têm recebido especial atenção pelas mais variadas instâncias da sociedade brasileira a partir da segunda metade de 1980, por meio dos movimentos sociais. Seja para propor um debate que promova os direitos humanos, seja para denunciar as diversas formas de violência contra a população LGBTTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexuais), o assunto tem sido abordado tanto pelos meios de comunicação de massa, quanto por alguns educadores preocupados em promover o respeito à diversidade, todavia ainda não é prática generalizada de todos os envolvidos em educação. Por considerar o tema incipiente e necessário no âmbito escolar, o trabalho aqui apresentado teve como objetivo investigar como a heteronormatividade ocorre no espaço escolar, e, consequentemente os reflexos dela nas identidades e expressões de gênero e nas orientações sexuais fora desta norma. Assim, o trabalho é respaldado nos documentos norteadores da educação, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Plano Nacional da Educação (2014) e Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008). No mesmo sentido, abordou-se a ascensão da Sociologia como ciência e disciplina escolar, bem como os caminhos para a aquisição de livros didáticos dessa disciplina no Brasil, em 2012, fazendo parte do Plano Nacional do Livro Didático. Esse é o último baluarte do trabalho dessa dissertação, pois foi com o capítulo 14 - Gênero e Diversidade Sexual - do livro “Sociologia em Movimento” que desenvolvemos a proposta pedagógica aqui investigada. Tal perspectiva foi importante na medida em que esta dissertação apresenta os trâmites de uma intervenção pedagógica na disciplina de Sociologia, realizada em um colégio estadual do município de Rondon com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um estudo bibliográfico, documental e de campo por meio da intervenção pedagógica na escola. Foram trabalhadas 20 aulas, previstas no Plano de Trabalho Docente, por meio de diversificadas metodologias. Toda a prática desenvolvida foi pautada nos autores que fundamentaram o estudo, tais como Louro (1997); Maia (2004); Giddens (2005); Nunes (2005) Candido (2006); Lorensetti et al. (2006); Maio (2010); Colling e Tedeschi (2015); Silva et al. (2016); Oliveira, Peixoto e Maio (2018); Reis (2018), entre outros e buscou desenvolver uma consciência ética com respeito às diferenças individuais, no sentido da superação do preconceito de modo geral e da LGBTIfobia em específico. Os resultados positivos evidenciaram que é viável a discussão de assuntos relacionados à sexualidade, gênero e diversidade sexual nas aulas de Sociologia, pois permite desnaturalizar práticas discriminatórias no espaço escolar e propicia um campo fértil para a discussão de temas considerados emergentes, que buscam a promoção do respeito às diversidades, no sentido de contribuir para a formação de cidadãos críticos e promove uma sociedade justa e igualitária, conforme preconizam os documentos norteadores da educação. Os argumentos sociológicos dos/as estudantes tornam-os/as atores de sua própria ação, mitigando os preconceitos, neste caso ligado à diversidade sexual.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Sociologia; Diversidade Sexual; Preconceito; Cidadania.
Citação